fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Sexta, 28 Janeiro 2022

BRASÍLIA/DF - Na sexta-feira (28), a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a possibilidade de comercialização de testes de covid-19 que podem ser aplicados por leigos, em si mesmos ou amigos e familiares, os chamados autotestes.

Até agora, os testes só poderiam ser aplicados por profissionais de saúde ou trabalhadores de farmácias. Há no mercado diferentes tipos de teste, dos laboratoriais mais precisos, como o RT PCR, aos de anticorpos, passando pelo de antígeno, que fornece um diagnóstico rápido mas possui menos índice de acerto do que o RT-PCR.

Nesta matéria, a Agência Brasil explica o que foi aprovado e como será possível o uso dos autotestes pelos cidadãos. Veja:

» O que são os autotestes?

Segundo a Anvisa, os autotestes são um procedimento “orientativo”. Eles indicam que alguém pode estar infectado com o novo coronavírus. Contudo, o diagnóstico efetivo só pode ser realizado por um profissional de saúde.

A Anvisa explica que o autoteste de covid-19 deve ser usado como triagem, para permitir o auto isolamento precoce e, assim, quebrar a cadeia de transmissão do vírus o mais rápido possível, "mas o diagnóstico depende de confirmação em um serviço de saúde”, alerta a publicação da agência sobre o tema.

Assim, o autoteste não se resume apenas à coleta. Neste tipo de exame, o indivíduo realiza todo o procedimento, da coleta à interpretação dos resultados.

» O autoteste já pode ser comprado?

Não. Os fabricantes desse produto terão de entrar com pedido de registro junto à Anvisa. Segundo a decisão tomada, esses requerimentos serão avaliados com prioridade pelo órgão.

A Anvisa disponibilizou um site onde estarão listados os testes (veja aqui). Assim, quando os autotestes começarem a ser vendidos no mercado, é importante que o cidadão se informe se aquela marca obteve, de fato, o registro da Anvisa para aquele produto.

» Quanto deve custar um teste desses?

A Anvisa ainda não divulgou estimativa de preços.

» Qual o tipo de teste utilizado por leigos?

Pela decisão da Anvisa, apenas os tipos de teste de antígeno poderão ser autorizados para uso por leigos como autoteste. Não serão permitidos para uso pela população, portanto, os testes de anticorpos.

» O resultado do autoteste vale como documento oficial?

Não. Em locais que existem resultados negativos de testes para covid-19, será preciso realizar os exames conforme as exigências (podendo ser RT-PCR ou de antígeno, a depender do caso) em um posto de saúde, hospital, farmácia ou outra unidade de saúde autorizada.

» Quais os requisitos para o registro de autotestes?

A diretoria da Anvisa estabeleceu uma série de requisitos para os fabricantes de autotestes que entrarem com pedido de registro. As instruções para uso, guarda e descarte devem ser claras. Será preciso usar ilustrações para exemplificar as formas de aplicação e a interpretação dos resultados (se positivo, negativo ou inconclusivo).

Os fabricantes devem disponibilizar também um canal de atendimento para orientar consumidores e tirar dúvidas. Os atendentes devem ser capacitados para responder a demandas sobre o uso do produto e para orientar o cidadão sobre os procedimentos a partir dos resultados dos testes. Os canais devem informar também o telefone do disque saúde, serviço oficial do Ministério da Saúde.

» Quem poderá vender autotestes?

Apenas farmácias e estabelecimentos de saúde licenciados para comercializar dispositivos médicos. Ao buscar um desses comércios, certifique-se de que ele possui o registro adequado para essas atividades junto à vigilância sanitária.

Não será permitida, portanto, a venda por outros tipos de estabelecimentos ou a oferta de autotestes na Internet, em plataformas ou sites de empresas ou de qualquer outro tipo que não se enquadrem nas modalidades autorizadas.

» Quando usar os autotestes?

Os autotestes são indicados para aplicação quando uma pessoa apresenta sintomas de covid-19. Nessa situação, o recomendado é realizar o teste entre o 1º e 7° dia de seintoma.

Também é recomendado realizar o autoteste quando houve contato com alguém que teve resultado positivo para um exame de diagnóstico. Nesse caso, o autoteste deve ser aplicado a partir do 5º dia do contato.

» Posso usar como autoteste os testes de antígeno profissionais?

Não. Os testes de antígeno profissionais, ofertados em farmácias ou unidades de saúde, são diferentes dos autotestes que poderão ser ofertados quando fabricantes obtiverem os registros da Anvisa.

Os exames de antígeno de uso profissional podem ter diferenças de desempenho quanto, por exemplo, ao tipo de amostra. Isso requer a presença de um profissional de saúde para executar o exame.

» Qual será o procedimento utilizado para fazer o autoteste?

Cada autoteste vai ser de um jeito. Não há um procedimento padrão. Cada fabricante deverá explicar como funcionará o seu autoteste.

» O que fazer em caso de resultado positivo?

Se uma pessoa tiver o resultado positivo para covid-19 ao se testar, ela deve se isolar imediatamente, mesmo se não apresentar sintomas. Além disso é recomendado pela Anvisa usar máscara e avisar as pessoas com quem teve contato recente.

O isolamento pode ocorrer por diferentes períodos a depender da condição do paciente (veja aqui as orientações do Ministério da Saúde).

Como os autotestes podem dar resultados errados (falso positivo ou falso negativo), é importante procurar um exame de diagnóstico para confirmar o resultado positivo.

» O que fazer em caso de resultado negativo?

Como o autoteste possui limitações quanto à eficácia, em caso de resultado negativo a orientação da Anvisa é que se não houver sintomas a pessoa deve manter as medidas de prevenção. Se os sintomas aparecerem, ela deve realizar um novo autoteste ou um exame de diagnóstico.

» O que acontece caso haja alguma reação?

Como em qualquer medicamento ou procedimento médico, pode haver eventos adversos. A pessoa que teve a reação deve comunicá-la pelo serviço de atendimento ao consumidor do fabricante ou pode fazer a notificação diretamente no site da Anvisa.

Para esses casos, há o Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária (Vigipós). O fabricante do autoteste tem que repassar informações de queixas técnicas e eventos adversos ao sistema.

Caso a Anvisa determine o recolhimento de um lote ou até mesmo do conjunto do produto, a empresa também deve se responsabilizar pela logística deste tipo de recall.

Quem vende o produto também tem responsabilidade de notificar reclamações e eventos adversos. Mas esse tipo de informação deve ser inserida no Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária (Notivisa).

» O autoteste será oferecido em postos de saúde e hospitais públicos?

Até o momento, o Ministério da Saúde não anunciou uma política pública de disponibilização de autotestes para a população. Portanto, ainda não há previsão se este tipo de exame será colocado gratuitamente para a população.

 

 

Por Jonas Valente – Repórter Agência Brasil 

Publicado em Coronavírus

Shopping traz dicas para manter o estilo nos dias mais quentes do ano

São Carlos/SP – Os dias mais quentes do ano chegaram. E com as altas temperaturas, peças mais leves e calçados abertos ganham as vitrines. Com uma ampla variedade de opções, o Iguatemi São Carlos traz dicas para amenizar o calor por meio de produções estilosas.

Na Aleatory, a nova coleção de polos em algodão peruano é a mais procurada. O tecido, considerado um dos melhores algodões do mundo, garante durabilidade, resistência, maciez e leveza às peças, sendo ideal para o verão. Para Patrícia Machado, gerente e proprietária da marca no centro de compras, a escolha tem feito sucesso entre os clientes. “A cor menta é a mais vendida na loja atualmente e as polos em algodão peruano são muito confortáveis. Os clientes já querem sair com elas. Fora a praticidade, já que não possuem a necessidade de passar”, conta. Na Polo Wear, a aposta está nas regatas masculinas florais e estampadas e nos shorts collors e casuais.

Muito importantes nas composições, os acessórios também recebem destaque. “Os óculos de sol em 2022 possuem linhas geométricas grossas e hastes volumosas. Quanto à cor, as opções em casco de tartaruga voltaram com tudo”, diz Alexandre Carneiro, gerente da Ótica Crislen.

E outros itens queridinhos da estação são as sandálias, que aparecem em tons coloridos, os conhecidos “candy colors”. Na Via Armênia, rasteirinhas e saltos baixos comprovam que a tendência confortável segue fazendo sucesso. Já para os pés masculinos, a Democrata traz sandálias e chinelos groove, além de mocassins e sapatênis. A loja também aposta nos bonés para o período, já que finalizam o look e auxiliam na proteção solar.

Muitas outras opções estão disponíveis no Iguatemi São Carlos, em lojas como Renner e C&A, entre outras. E o shopping adota todas as medidas sanitárias recomendadas pelos órgãos responsáveis.

Para mais informações, acesse o site www.iguatemisaocarlos.com.br ou siga o empreendimento nas redes sociais @iguatemisaocarlos.

Serviço

Shopping Iguatemi São Carlos

Endereço: Passeio dos Flamboyants, 200, São Carlos

Informações: www.iguatemisaocarlos.com.br

Publicado em Comércio

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Fazenda, entregou nesta sexta-feira (28/01/22), 135 mil carnês do Importo Predial e Territorial Urbano (IPTU) para os Correios. Após a separação dos carnês por região, a distribuição começa a ser realizada pelos carteiros, o que deve acontecer na próxima semana.

O vencimento do IPTU 2022 de São Carlos começa somente em fevereiro para o pagamento à vista ou da primeira parcela. A cidade foi dividida em setores e as datas para pagamentos dependem da região do imóvel. O primeiro vencimento é 12 de fevereiro para a região central e o último, dia 21 do mesmo mês.

O IPTU de São Carlos já vem com 10% de desconto para os contribuintes adimplentes, que não tem qualquer tipo de débito com a Prefeitura. Quem paga à vista recebe outros 10%, e os beneficiários do IPTU Verde podem ter até mais 4% de desconto, totalizando 24% desconto.

“A reposição aplicada foi de 10,67% de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA). A previsão é arrecadar R$ 127 milhões, pouco mais que em 2021 quando foram arrecadados R$ 125 milhões com o IPTU”, afirma Mário Luiz Duarte Antunes, secretário de Fazenda.

INTERNET – A cota única do IPTU 2022 estará disponível (com os descontos) no site da Prefeitura Municipal de São Carlos a partir de o dia 4 de fevereiro. Basta acessar o site da www.saocarlos.sp.gov.br e clicar no ícone SIM Online. Para ter acesso aos valores o contribuinte precisa informar o número da inscrição imobiliária, que consta no carnê do ano passado.

Qualquer dúvida o contribuinte pode entrar em contato com a unidade do SIM pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou fazer o agendamento pela internet no link http://agendamento.saocarlos.sp.gov.br/ para o atendimento presencial. O SIM está localizado na rua Major José Inácio esquina com Dona Alexandrina, no centro.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - O vereador Ubirajara Teixeira, o Bira (PSD) acompanhado do chefe de gabinete da Prefeitura, José Pires (Carneirinho) e do chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, Eduardo Andreazi Moreira, participaram na manhã da última quarta- feira (26/01), de uma reunião  no Palácio dos Bandeirantes com o secretário Executivo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento  do Governo do Estado, Francisco Matturo.

 

O vereador esteve em São Paulo para solicitar a destinação de verbas no valor de R$ 1 milhão de reais para a recuperação das estradas rurais referente ao Programa Melhor Caminho do Governo de São Paulo. “Sabemos das dificuldades que os agricultores e munícipes enfrentam com a falta de manutenção e melhorias na maioria das estradas rurais do Município, principalmente em relação a transporte de mercadorias e alunos, por isso o repasse é importante para ajudar a Prefeitura a realizar os devidos reparos e conservação das estradas rurais”, comentou Bira.

 

O parlamentar agradeceu o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado, Francisco Matturo por receber essa importante demanda para a cidade de São Carlos. “A nossa intenção é que as estradas rurais estejam, todas em perfeitas condições de locomoção para que haja a locomoção de veículos rápida, segura e que o transporte de mercadorias da área rural para a área urbana não seja prejudicado devido à falta de manutenção”, disse Ubirajara Teixeira.

 

O vereador também agradeceu o apoio da Prefeitura Municipal no agendamento da reunião com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento. 

Mesmo antes de assumir o mandato como vereador na atual legislatura, Bira sempre trabalhou por melhores condições para os produtores rurais e sitiantes de São Carlos e agora, por isso destaca a importância deste tipo de conquista para todos que fazem uso diário das estradas rurais do Município. 

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - Na quinta-feira, 27, ocorreu a final da 6ª edição da competição “Sanca Cup 2022”. Trata-se do maior evento esportivo para as categorias de base de Futebol do nosso país, a qual reuniu cerca de 70 delegações e 250 equipes dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rondônia, Maranhão e Mato Grosso do Sul.


Com alta qualidade na estrutura, a Sanca Cup foi evento criado pelo atual prefeito Airton Garcia e que vem se consolidando como uma das mais importantes competições para quem gosta do esporte, sendo reconhecida pelo seu pioneirismo e qualidade.


Organizada pela Associação Dinâmica com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de São Carlos, a competição aconteceu mediante os protocolos sanitários, respeitando as normas constantes no Plano São Paulo em combate a Covid-19.


A Sanca Cup foi um grande sucesso e em todas as suas edições ajudou a fomentar o esporte, a aquecer a economia do município e a promover ações sociais, sendo uma oportunidade para os atletas serem observados por “olheiros”, o que pode levá-los a seguir carreira de jogador profissional.


Esta sexta edição contou o apoio da Câmara Municipal por meio dos seguintes vereadores: Professora Neusa, Marquinho Amaral, Paraná Filho e Roselei Françoso . Na final do evento estava presente o vice-prefeito, Edson Ferraz e os vereadores Professora Neusa e Roselei Françoso.

 

"Desta forma, a Sanca Cup foi um grande evento que mobilizou inúmeras famílias da região a participarem de forma expressiva, ressaltando a importância da parte esportiva e social da cidade a todos os cidadãos", declarou a vereadora Professora Neusa.

Publicado em Esportes
Especialistas abordam, em 40 episódios no YouTube, todos os artigos da CF88

 

SÃO CARLOS/SP - Está disponível no YouTube, com acesso aberto e gratuito, o curso de extensão sobre a Constituição Federal de 1988, com a participação de juristas e especialistas de diversas áreas lendo e debatendo integralmente os artigos, em mais de 40 episódios. O conteúdo está disponível em https://bit.ly/31V3RIN
O curso é o único nesse formato na Internet. Além da leitura dos artigos da CF88, o conteúdo apresenta as soluções que a CF88 traz no texto e aponta problemas na própria redação; e transforma as principais críticas do senso comum em aprendizagem constitucional. 
Os episódios são resultado do curso de extensão "A Ciência da CF88: Ler a Constituição Federal de 1988 - Integralmente", ofertado de janeiro a junho de 2021 pelo Departamento de Educação (DEd) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Segundo Vinício Carrilho Martinez, docente do DEd e responsável pelo curso, "mais de 50 pessoas se revezaram nesta luta afirmativa dos direitos fundamentais. Essa foi nossa pequena contribuição na defesa da cidadania democrática e da liberdade", relata o professor. "Convidamos para que assistam todos os episódios e se inscrevam no canal 'A ciência da CF88' no YouTube (youtube.com/c/ACiênciadaCF88) - para que possam compartilhar do conhecimento construído e repartido por juristas, cientistas sociais, mulheres, negros, comunicadores, professores e estudantes. Tivemos até mesmo a participação de duas crianças, além de convidados do exterior", celebra Martinez.
Para ele, "um povo sem história e sem conhecer seus direitos está fadado a ser subjugado. A importância de conhecer a Constituição Federal de 1988 está nisso, uma vez que a Constituição é a garantia dos próprios direitos. A essência da Constituição está na defesa dos direitos fundamentais e das garantias democráticas. Além de destacar a liberdade, a educação, a saúde pública, o meio ambiente, a cultura e de conclamar ao processo civilizatório. Também, por isso, denominamos de Carta Política, com a consagração do espaço público, da polis, da civilidade e da urbanidade".
Além do curso, foi lançada gratuitamente a primeira edição da revista "A Constituição de 1988" (https://bit.ly/3HY6o47), que apresenta os artigos da Constituição de maneira clara e sucinta. O objetivo da publicação é levar a CF88 para estudantes do Ensino Fundamental e Médio, sobretudo nas escolas públicas. 
Mais informações sobre a iniciativa estão em www.instagram.com/acienciadacf88/.
Publicado em Educação

SÃO PAULO/SP - O jogo diplomático em torno da grave crise de segurança no Leste Europeu ganhou novos matizes na sexta (28), com os Estados Unidos elevando o alarme acerca do risco de uma invasão russa da Ucrânia e ironizando o tom menos agressivo adotado pelo país de Vladimir Putin.

O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, disse que "embora nós não acreditemos que o presidente Putin tinha tomado uma decisão final de usar suas forças contra a Ucrânia, ele claramente tem agora essa capacidade".

Já o chefe do Estado-Maior da Forças Armadas americanas, Mike Milley, disse que a movimentação militar russa em torno da Ucrânia é a maior desde a Guerra Fria, o que parece um exagero dados exercícios anteriores de Moscou. Uma guerra, disse, seria "horrível", sobre o que há pouca dúvida.

Para dar mais dramaticidade, a Casa Branca fez vazar a repórteres um relato de inteligência segundo o qual o Kremlin já despachou até estoques de sangue para tratar de feridos em hospitais de campanha montados em seu território. Não há confirmação disso.

Horas após as declarações, o presidente Joe Biden disse que vai transferir tropas americanas para o Leste Europeu "no curto prazo". O democrata já havia informado, no início da semana, que cerca de 8.500 soldados estavam em prontidão para envio imediato à Europa.

Mais cedo, numa pouco usual entrevista online, na qual usou termos francos para falar da crise, o embaixador americano em Moscou, John Sullivan, afirmou que, "se eu coloco uma arma na mesa e digo que venho em paz, isso é ameaçador, e é isso que nós vemos agora".

Ele se refere ao envio de um contingente de 100 mil a 175 mil soldados russos, além de equipamentos, às fronteiras ucranianas para pressionar o Ocidente a aceitar um pacto de estabilidade no Leste Europeu.

Antes, o chanceler russo, Serguei Lavrov, havia repetido que seu país não pretende invadir a Ucrânia, como dizem Kiev e os membros da Otan, a aliança militar de 30 países liderada pelos EUA, apesar de as opções militares terem sido explicitadas. "No que depender da Rússia, não haverá guerra. Nós não queremos uma guerra. Mas não iremos permitir que [o Ocidente] ignore rudemente e pise nos nossos interesses", completou, ao falar com rádios russas.

Seu tom foi seguido por Aleksandr Lukachenko, ditador da Belarus, que recebeu apoio de Putin para esmagar a oposição contrária a mais uma eleição roubada no país, em 2020.

Tropas russas estão na Belarus em manobras militares que —em conjunto com outras na Crimeia anexada em 2014 e em regiões a leste da Ucrânia— permitem em tese ataques coordenados por três frentes contra o regime de Kiev. "Guerra é uma coisa ruim e terrível. Não haverá vitória numa guerra, todos iremos perder, por isso nós não queremos guerras, já tivemos demais", afirmou Lukachenko em Minsk. Ele comparou a situação com 1941, quando os nazistas invadiram a União Soviética, da qual tanto a Belarus quanto a Ucrânia faziam parte.

"Hoje, a vida é totalmente diferente do que era em 1941. As pessoas eram mais simples, tinham uma vida mais simples e não confortável como a nossa hoje. Deus proíba o início de uma guerra, porque uma das primeiras coisas que teremos de fazer será deixar nossa vida confortável para trás e enfrentar a dureza da guerra. Quem quer isso? Ninguém."

Sullivan, por sua vez, afirmou que os EUA esperam um retorno do Kremlin em relação à resposta formal dada pelo governo de Joe Biden às demandas russas para estabilizar a situação.

Putin quer que a Otan volte a seu formato de 1997, anterior ao início de sua expansão a leste, que aproximou tropas e armas das fronteiras russas. Historicamente, o centro-norte europeu é a avenida pela qual exércitos invadiram a Rússia —suecos no século 18, franceses no 19, alemães duas vezes no 20.

Além disso, há o componente político, já que o Kremlin vê risco de agitação interna se países antes aliados se tornarem democracias ocidentais. Por isso, mantém a firme aliança com a Belarus e, em 2014, interveio para evitar que o golpe contra o governo pró-Moscou em Kiev tornasse o país parte da Otan.

Deu certo até aqui. A Crimeia foi anexada, e o leste do país, o Donbass, virou um protetorado de separatistas russos étnicos. Uma solução para a questão pendente está no plano russo.

Putin ainda pediu que a Ucrânia nunca faça parte da Otan. As demandas foram recusadas pelos EUA e também pela aliança, como seria previsível, mas há pontos em que pode haver avanços: controle de armas nucleares e mecanismos de monitoramento mútuo de exercícios militares.

A partir daí, é possível que haja acordos menos públicos envolvendo a reabertura de negociações sobre o status do Donbass, o que a Ucrânia já iniciou nesta semana em reunião com Rússia, Alemanha e França, que deixe subentendido que a admissão na Otan será inviável.

Na sexta, Putin falou sobre o tema por telefone com o presidente francês, Emmanuel Macron, que busca algum protagonismo no imbróglio —ele tentará a reeleição em abril. Na ligação, o russo reforçou que as respostas dos EUA e da Otan não abordaram as principais preocupações de Moscou e que estudaria com atenção as propostas e depois decidiria sobre novas ações.

O líder do Kremlin também falará com o chinês Xi Jinping na semana que vem, durante a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim. Boicotada diplomaticamente pelo Ocidente, a competição terá basicamente Putin como estrela estrangeira nas tribunas. Desde novembro, Xi vem reiterando seu apoio à Rússia na disputa da Ucrânia, exortando os países a cooperarem militar e politicamente.

Na frente europeia, a pressionada Alemanha, vista como ambígua na crise por depender do gás natural russo, negocia a ampliação de seu contingente na base multinacional da Otan que comanda em Rukla, na Lituânia. O país também recebeu nesta sexta quatro caças F-16 adicionais da Força Aérea da Dinamarca —sem Aeronáutica própria, as ex-repúblicas soviéticas do Báltico dependem de proteção dos aliados.

Já o Reino Unido, com o premiê Boris Johnson envolto em uma grave crise doméstica, tenta assumir protagonismo no assunto. O escritório de Boris disse, em comunicado divulgado nesta sexta, que ele viajará à região da Ucrânia, sem, no entanto, especificar qual o destino da viagem e quando ela acontecerá.

Uma porta-voz do premiê disse que ele instará Vladimir Putin a "voltar atrás" em sua suposta intenção de invadir a Ucrânia a fim de "evitar um banho de sangue" durante a próxima conversa por telefone entre os dois líderes, cuja data também não foi divulgada. A chanceler britânica, Liz Truss, deve viajar para a Rússia nas próximas duas semanas para conversar com seu homólogo Sergei Lavrov.

Em mais uma frente de desgaste na relação entre os dois países, os EUA pediram que o Conselho de Segurança da ONU se reúna na próxima segunda (31) para discutir o que chamam de "comportamento ameaçador" da Rússia no entorno ucraniano. A diplomacia russa prontamente sinalizou que trabalha para convocar uma votação que impeça a reunião do colegiado.

O vice-embaixador russo na ONU, Dmitri Polianski, disse que isso seria uma espécie de golpe de relações públicas. "Não me lembro de outra ocasião em que um membro do Conselho de Segurança propôs discutir suas próprias alegações e suposições infundadas como ameaça à ordem internacional", afirmou ele.

Para a Ucrânia, uma das consequências sentidas em meio ao imbróglio está na área econômica. Antevendo o prejuízo, o presidente Volodimir Zelenski disse nesta sexta que uma nova escalada na tensão não pode ser descartada, mas criticou o que descreveu como "pânico" em torno do assunto.

"Não considero a situação agora mais tensa do que antes. Há um sentimento internacional de que há guerra aqui, mas não é o caso."

 

 

IGOR GIELOW / FOLHA

Publicado em Guerra na Ucrânia

BRASÍLIA/DF - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu o tempo que os partidos terão na propaganda gratuita no rádio e TV. De acordo com portaria publicada na terça-feira (25), as legendas com mais tempo serão DEM, MDB, PDT, PL, PP, PSB, PSD, PSDB, PSL, PT e Republicanos. Todos terão disponíveis 20 minutos e 40 inserções nos dois meios de comunicação durante o primeiro semestre deste ano.

A Justiça Eleitoral usou o desempenho das legendas nas eleições gerais de 2018 para distribuição do tempo, além de eventuais retotalizações de votos para a Câmara dos Deputados, fusões e incorporações de legendas. No total, foram distribuídos 305 minutos de veiculação e 610 inserções aos 23 partidos que cumpriram os requisitos.

Na propaganda gratuita, os partidos devem cumprir a legislação eleitoral e veicular conteúdos que difundam os ideais partidários, mensagens aos filiados, temas de interesse da sociedade e promoção da inclusão na vida política do país.

O tempo definido pelo TSE não tem relação com a propaganda eleitoral destinada à apresentação dos candidatos que vão concorrer às eleições de outubro.

O horário eleitoral gratuito terá início somente em agosto. 

 

AGÊNCIA BRASIL

 

Publicado em Política

BRASÍLIA/DF - O superávit primário de R$ 13,824 bilhões em dezembro fez a equipe econômica encerrar 2021 numa situação que não ocorria desde agosto de 2019. O Governo Central – Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central – alcançou, no mês passado, folga de R$ 119,7 bilhões na regra de ouro, que funciona como espécie de teto para a dívida pública.

Instituída pelo Artigo 167 da Constituição de 1988, a regra de ouro determina que o governo não pode se endividar para financiar gastos correntes (como a manutenção da máquina pública), mas apenas para despesas de capital (como investimento e amortização da dívida pública) ou para refinanciar a dívida pública.

Nos últimos anos, os sucessivos déficits fiscais vêm pondo em risco o cumprimento da norma, o que tem levado o Tesouro a buscar fontes de recursos para ter dinheiro em caixa e reduzir a necessidade de emissão de títulos públicos.

Com o governo arrecadando mais do que gastou em dezembro, o superávit primário permitiu a entrada de dinheiro em caixa que diminuiu temporariamente a necessidade de emissão de títulos públicos. A folga, no entanto, será temporária. Com o Orçamento de 2022 prevendo déficit primário de R$ 79,3 bilhões, o Tesouro projeta insuficiência de R$ 125,7 bilhões para a regra de ouro neste ano.

Esses R$ 125,7 bilhões precisarão ser aprovados pelo Congresso Nacional por maioria absoluta, na forma de créditos suplementares no Orçamento. Segundo o Tesouro Nacional, o dinheiro financiará principalmente gastos com a Previdência Social em 2022.

Além da arrecadação recorde, que garantiu a entrada de serviços das contas públicas, alguns fatores ajudaram a reduzir a insuficiência da regra de ouro em 2020. Um deles foi a incorporação de R$ 140 bilhões de superávits de fundos financeiros para o colchão da dívida pública (reserva financeira que cobre o vencimento da dívida pública em momentos de crise). A devolução de R$ 62,6 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao Tesouro foi outro fator.

 

 

Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil 

Publicado em Economia

IBATÉ/SP - A Secretaria Municipal de Saúde informa que neste sábado, 29, haverá mais um Plantão de Vacinação Contra a Covid-19, das 9h às 15h, APENAS na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Icaraí, que fica ao lado das escolas Antonio Deval e Segundo Carlos Lopes.

O Plantão acontece para dar sequência à imunização de pessoas com 12 anos ou mais [1ª, 2ª e 3ª dose]; das crianças de 6 a 11 anos sem comorbidades; e das crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas.

Elaine Sartorelli Breanza, secretária municipal da Saúde, lembra que o início do ano letivo se aproxima e esse retorno às aulas exige atenção dos pais para proteger as crianças. “Iniciamos a vacinação de crianças na semana passada e até o presente momento não tivemos nenhuma notícia de reação severa por conta da vacina. Agora, com o retorno às aulas, é importante que elas já tenham iniciado o ciclo vacinal com a primeira dose da vacina”, afirmou. 

A secretária ressalta que o Plantão de Vacinação é uma grande oportunidade para os pais e/ou responsáveis que não conseguiram vacinar seus filhos durante a semana. “Sabemos que durante a semana, a maioria dos pais trabalham e acabam não conseguindo levar seus filhos para vacinarem, por isso, vamos realizar o plantão neste sábado”, explicou.

No ato da imunização, a criança de 6 a 11 anos precisará estar acompanhada dos pais ou responsáveis, porém, caso não seja possível, o responsável precisará apresentar o Termo de Assentimento – que pode ser retirado na UBS [neste sábado] – preenchido e assinado pelos pais, além de comprovante de residência, carteirinha de vacinação, CPF e documento com foto.

Para as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades [lista definida pelo Ministério da Saúde], além das exigências acima, elas devem apresentar comprovantes da comorbidade, como exames ou qualquer prescrição médica, no momento da vacinação.

Para as pessoas com 12 anos ou mais, basta apresentar a Carteira de Vacinação, CPF e o documento com foto.

A Secretaria Municipal da Saúde ressalta que trabalha seguindo todos os protocolos de atendimento e segurança do Ministério da Saúde, e reforça que os cuidados devem permanecer, a recomendação é a utilização correta das máscaras de proteção com cobertura da boca e nariz, higienização das mãos, uso de álcool em gel 70% e beber bastante água para hidratação.

Publicado em Ibaté

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Janeiro 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31            
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.