fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Sexta, 19 Julho 2024

Esse foi o primeiro a receber os equipamentos monitorados 24h pela Guarda Municipal; os outros Ecopontos também terão.

 

SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) concluiu nesta sexta-feira, 19/07, o trabalho de instalação de câmeras de segurança no Ecoponto do bairro São Carlos VIII. A medida faz parte de uma concepção ampla da autarquia para preservar estes espaços que, esporadicamente, têm sido alvo de vândalos que depredam os locais, como também de pessoas que depositam resíduos nas calçadas durante as madrugadas, quando eles estão fechados.

A parceria entre SAAE e Guarda Municipal, pretende diminuir ou acabar com os casos de incêndios, vandalismos, furtos, presença de usuários de entorpecentes e o despejo irregular de entulho nas calçadas. É, também, uma busca pelo desenvolvimento tecnológico do SAAE. Nos espaços, há alarme, com sensor de presença, câmeras de monitoramento, com filtro infravermelho,  reconhecimento de face e inteligência perimetral, que detecta movimentação de pessoas e veículos. 

O sistema estará permanentemente interligado à Guarda Municipal. Caso alguém invada o local, por exemplo, o Centro de Monitoramento da GM é automaticamente informado, tanto pelas imagens das câmeras quanto pelo alarme. O Secretário Municipal de Segurança Pública, Samir Gardini, afirma que a Guarda Municipal, assim como desempenha o cuidado com outros prédios públicos, dedicará a mesma atenção aos Ecopontos também, já que terá a visão em tempo real durante as 24 horas do dia. “O esforço deve ser conjunto, de todos os agentes envolvidos. Tudo o que somar, significar avanço, tenham absoluta certeza que a Guarda Municipal estará presente e atuante”.

De acordo com o Gerente de Tecnologia da Informação do SAAE, Glauco Piovesan, “a instalação desses modernos equipamentos de segurança reforça o compromisso da autarquia em continuamente aprimorar as atividades prestadas, utilizando as mais avançadas tecnologias disponíveis no mercado, que estão alinhadas aos serviços públicos municipais existentes”.

O presidente do SAAE, Engenheiro Mariel Olmo, acredita que esta atitude garantirá a preservação desses equipamentos públicos que pertencem a toda a população de São Carlos. “Começamos pelo Ecoponto do São Carlos VIII porque, como todos sabem, dos cinco em funcionamento, foi o que mais sofreu com a ação de pessoas inescrupulosas, que depredaram e até furtaram equipamentos, como torneiras, portas, vasos sanitários, fiação elétrica, etc. Mas os demais Ecopontos terão o mesmo olhar e o mesmo cuidado do SAAE. Um investimento necessário da autarquia que, em parceria com a GM, torço para que seja muito benéfico”.

Publicado em Outras Notícias

Da mecânica Aristotélica à mecânica Newtoniana

 

SÃO CARLOS/SP - No âmbito das comemorações do seu 30º Aniversário, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) realiza no próximo dia 14 de agosto do corrente ano, com início às 08h30, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas”, o “Curso para Educadores na área de Física” e cujo público-alvo será constituído por professores de ciências (ensino fundamental II) e física (ensino médio) - mas não restrita a estes.

Essa atividade formativa será constituída por uma palestra-aula experimental intitulada “Da mecânica Aristotélica à mecânica Newtoniana”, com três horas de duração, na qual serão abordados, inicialmente, os aspectos conceituais da mecânica de Aristóteles (384 AC), referente a queda dos corpos. Na sequência, serão tratadas as observações experimentais e conclusões de Galileu (1564-1642) e finalmente as Leis da mecânica sintetizadas por Newton (1642-1726). Finalmente, serão apresentados e testados um conjunto de experimentos, de fácil construção e baseados na plataforma Arduino, para validar as observações de Galileu e as leis de Newton. A ideia é que a atividade estimule e auxilie os professores a incorporarem esses e outros experimentos em seu portfólio didático.

Será emitido um Certificado de Participação com a respectiva carga horária.

Os interessados em participar desta iniciativa deverão se inscrever até o dia 08 de agosto no link -  https://forms.gle/YhsBpBD9jKRSga9j8

SÃO CARLOS/SP - Os Grupos AD e Capitânia/Genesis associados e parceiros investidores, adquiriram recentemente 50% de participação no Shopping Iguatemi São Carlos, em um movimento estratégico de expansão. O Grupo AD, presente nas cinco regiões do país, conta com 43 empreendimentos em seu portfólio, sendo alguns administrados e outros investidos, tanto nas capitais quanto em cidades do interior. Com 33 anos, o Grupo AD atua no planejamento, comercialização e gestão do segmento de shopping centers.

A partir dessa aquisição, a Rede Iguatemi deixa de ser coproprietária do Shopping Iguatemi São Carlos, sendo que, após um período de transição de três meses, a administração do empreendimento será assumida pelo Grupo AD, e o acordo de uso da marca “Iguatemi” poderá se estender pelo prazo de até 18 meses.

A Sobloco Construtora S.A., responsável pela realização global do Plano Urbanístico do Parque Faber e sócia fundadora do Shopping Iguatemi São Carlos, permanece com sua participação acionária inalterada. A empresa, presente no município de São Carlos há mais de 50 anos, mantém sua disposição em continuar investindo na cidade, bem como em futuras expansões do próprio shopping, agora em parceria com o Grupo AD.

O Shopping Iguatemi São Carlos possui 22.075 m² de ABL total, foi inaugurado em 29 de setembro de 1997, está localizado no Passeio dos Flamboyants, número 200, e possui 90 lojas, 5 lojas âncoras (Renner, Riachuelo, C&A e Pernambucanas), Cobasi, 14 operações de alimentação, restaurantes Mousse Cake e Outback – a inaugurar em julho –, cinema, parque de entretenimento, supermercado Pão de Açúcar, 915 vagas de estacionamento, além de operações de conveniência e serviços, sendo uma referência para toda a região.

De acordo com Helcio Povoa, CEO do Grupo AD, “o compromisso do Grupo AD e seus parceiros investidores em diversificar a atuação e fortalecer a presença no mercado, visa contribuir para o desenvolvimento econômico e social das regiões onde atua”.
A expansão estratégica fortalece a presença no interior do Estado de São Paulo – onde o Grupo AD já atua em 12 shoppings –, demonstrando sua capacidade de inovar e agregar valor aos empreendimentos.

Publicado em Comércio

SÃO CARLOS/SP - O Departamento de Vigilância em Saúde informa que a cidade contabiliza neste momento 4.457 casos positivos para COVID-19, sendo que 449 casos positivos foram registrados em janeiro, 2.142 casos positivos registrados fevereiro, 1.553 casos positivos em março, 244 casos positivos em abril, 26 casos em maio e 26 casos em junho.

Em julho, até 17/07, foram registrados 17 casos positivos no município. No dia 16/07 foi registrada mais uma morte pela doença, trata-se de um homem de 90 anos com comorbidades e reforço de vacina COVID-19 desatualizado.

São Carlos registra neste momento 15 óbitos por COVID-19 em 2024.

Estima-se que o tipo B afete mais de 1 milhão de brasileiros; capital brasileira enfrenta surto da doença em 2024

 

SÃO PAULO/SP - Estamos no Julho Amarelo, o mês de conscientização e de reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. A hepatite é uma doença que atinge o fígado e compromete suas funções. Os tipos mais comuns são causados pelos vírus A, B e C e, na maioria das vezes, as infecções são silenciosas ou assintomáticas. Estima-se que 520 mil pessoas tenham hepatite C no Brasil, mas não têm acesso ao diagnóstico e tratamento. Já para a hepatite B, a estimativa feita pelo Ministério da Saúde é de quase 1 milhão de casos, com apenas 300 mil diagnosticados.

Apesar de ser uma infecção que pode ser prevenida, como por exemplo, pela vacina, surtos pontuais da doença, que ocorrem quando há um número acima do comum de casos infecciosos, ainda acontecem. No ano passado, São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC) entraram em alerta após registrarem um crescimento no número de casos. Em 2024, desde o início do ano, outra capital brasileira está passando por um surto de contaminação de hepatite A. Curitiba (PR) já registrou, até o momento, 228 casos e 5 mortes confirmadas.

"As hepatites virais são doenças infecciosas de etiologia viral que acometem o fígado, inflamando-o inicialmente e prejudicando toda a sua função biológica, que é a de eliminar toxinas e metabolizar nutrientes e hormônios. Essas alterações podem ser leves, moderadas ou graves, como a cirrose hepática e o câncer de fígado. Quando se apresentam sintomas, estes são, comumente, cansaço, febre, mal-estar geral, tonturas, enjoos, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras", destaca a infectologista do Hospital Vita, Dra. Marta Fragoso.

Transmissão e prevenção 

A transmissão das hepatites pode ocorrer de diversas formas, como por meio da ingestão de alimentos ou água contaminada, pelo contato com secreções contendo o vírus ou em práticas sexuais sem proteção. Nas hepatites B e C, além dessas formas, elas também podem ser transmitidas da mãe para o filho durante a gestação, em uma transmissão vertical. “Sua forma de transmissão se dá por meio do contato com sangue ou secreções contaminadas, principalmente entre profissionais de saúde, usuários de drogas injetáveis que compartilham agulhas e seringas, e em procedimentos invasivos de saúde com dispositivos ou equipamentos sem esterilização adequada”, explica a infectologista.

Apesar de grande parte dos casos de hepatites não apresentarem sintomas, elas podem trazer complicações. A hepatite A, por exemplo, pode ser fulminante, enquanto as hepatites B e C podem causar cirrose, câncer (principalmente de fígado) e até mesmo a morte. O tipo C costuma se tornar crônico. A principal forma de prevenção é por meio da vacinação, que protege contra os tipos A, B e até o D, que, apesar de não ser comum, só contamina pessoas que já contraíram o tipo B.

A vacina pentavalente, que protege contra a hepatite B, além de proteger contra difteria, tétano, coqueluche e influenza tipo B, é aplicada logo após o nascimento. Para a hepatite A, a vacina deve ser aplicada entre 12 e 23 meses de vida. O saneamento básico adequado, a higiene das mãos e dos alimentos, além de práticas sexuais seguras, também são formas eficazes de prevenção.

Diagnóstico

O diagnóstico das hepatites é feito por meio de exames de sangue, nos quais se pesquisa a presença de anticorpos. É possível detectá-los por até seis meses após a contaminação. Como grande parte dos casos são silenciosos e assintomáticos, o diagnóstico precoce possibilita um tratamento certeiro, diminuindo as chances de complicações ou até mesmo da hepatite C ser descoberta em sua fase crônica.

A taxa de cura das hepatites pode chegar a 95%, principalmente se descoberta no início. A Mobius, empresa que desenvolve e comercializa produtos destinados ao segmento de medicina diagnóstica focada em biologia molecular, oferece testes moleculares para a detecção de hepatite B e C. A tecnologia possibilita um diagnóstico rápido, em poucas horas, além de auxiliar na conduta médica.

A hepatite é tratada com medicamentos antirretrovirais, mas isso pode ser inviável quando o vírus apresenta resistências causadas por mutações específicas. O teste HBV realiza a genotipagem para detecção da resistência a medicamentos, possibilitando um tratamento mais assertivo e personalizado na escolha do melhor medicamento. Na hepatite C, o teste HCV avalia as mutações em NS5B, 5UTR, NS5A, NS5A GT2 e NS3, e também identifica a melhor opção de tratamento, impactando diretamente no prognóstico da infecção. 

"Os exames moleculares da Mobius desempenham um papel importante na detecção precoce e precisa das hepatites B e C. As soluções são capazes de identificar o material genético e auxiliar na escolha dos melhores medicamentos disponíveis para o tratamento. A precisão dos exames proporciona resultados confiáveis, permitindo que os profissionais de saúde iniciem o tratamento rapidamente, antes que complicações sérias possam se desenvolver. Isso não só melhora as chances de recuperação do paciente, mas também reduz o risco de transmissão para outras pessoas", destaca Rafaela Carvalho, Business Partner Comercial da Mobius.

O tratamento das hepatites varia de acordo com a condição de cada paciente. De acordo com a Dra. Marta Fragoso, a hepatite A não possui tratamento específico, apenas o alívio dos sintomas, mas em caso de insuficiência hepática grave, o acompanhamento deve ser hospitalar. No caso da hepatite B, ela pode ser aguda ou crônica; na fase aguda, os sinais e sintomas são de curta duração e podem ser tratados com medicações. Já na fase crônica, que é quando a doença dura mais de seis meses, costuma-se utilizar medicamentos antivirais para reduzir os riscos de progressão para casos mais graves. A hepatite C também é tratada com antivirais de ação direta, buscando evitar remédios que sobrecarregam as funções do fígado.

Publicado em Ciência & Saúde

SÃO PAULO/SP - O lucro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) que será distribuído aos trabalhadores com carteira assinada deverá ser entre R$ 21 bilhões e 23 bilhões. A estimativa é do IFGT (Instituto Fundo de Garantia do Trabalhador). O fundo registrou em 2023 um resultado positivo de R$ 23,4 bilhões, o maior valor da história.

Mas o Conselho Curador do FGTS ainda vai definir, no dia 6 de agosto, o índice de divisão. Por lei, o lucro não pode ser 100% distribuído. Nos últimos anos, o repasse foi quase na totalidade aos trabalhadores.

O valor é sempre referente ao ano anterior. Após definição da distribuição, o dinheiro será creditado nas contas vinculadas do trabalhador até 31 de agosto.

No entanto, só poderá ser resgatado segundo as regras de saque do FGTS, como em caso de demissão sem justa causa, aposentadoria, compra da casa própria ou doença grave.

Quem tem direito

Todos os trabalhadores com saldo no FGTS em 31 de dezembro de 2023 terão direito à participação na distribuição de resultados.

O dinheiro não vai diretamente para o bolso, e sim para a conta da pessoa no FGTS, que só poderá ser sacado dentro das regras do fundo, como em caso de demissão sem justa causa, aposentadoria, compra da casa própria e doença grave.

Os valores são distribuídos de forma proporcional às contas dos trabalhadores no fundo.

Como consultar o saldo

O trabalhador pode verificar o saldo por meio do aplicativo FGTS, disponível para os telefones com sistemas Android e iOS, ou pelo site da Caixa.

É preciso cadastrar as informações pessoais e também informar o NIS (Número de Inscrição Social), que pode ser obtido nos extratos do FGTS, carteira de trabalho ou cartão do cidadão. Em seguida, o trabalhador deve criar uma senha numérica de seis dígitos.

Para consultar o FGTS no site: www.fgts.gov.br

Quando pode sacar?

O valor só pode ser sacado conforme as regras do fundo. O dinheiro é depositado na conta do FGTS de cada trabalhador e distribuído de forma proporcional. O fundo só pode ser retirado nos seguintes casos:

• saque-rescisão — é a sistemática pela qual o trabalhador, quando demitido sem justa causa, tem direito ao saque integral de sua conta FGTS, incluindo a multa rescisória;

• saque-aniversário — permite a retirada de uma parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, no mês de aniversário. No caso de rescisão de contrato sem justa causa, o trabalhador poderá sacar o valor referente à multa rescisória;

• necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastre natural — nessa modalidade, é preciso que o governo tenha reconhecido o evento adverso para que o trabalhador consiga sacar o seu saldo;

• aquisição de moradia própria;

• aposentadoria;

• morte do trabalhador;

• idosos maiores de 70 anos;

• pessoas com HIV;

• neoplasia maligna (câncer);

• estágio terminal por doença grave; e

• trabalhador que ficou fora do regime do FGTS por três anos consecutivos.

 

R7

Publicado em Economia

Encontro foi no Ciesp e contou com participação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico

 

SÃO CARLOS/SP - No último dia 17, empresários de diferentes ramos de São Carlos e região participaram de evento com a unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) instalada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Embrapii UFSCar-Materiais O encontro aconteceu no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) - regional São Carlos, e também contou a participação de integrantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de São Carlos.

Durante o evento, o coordenador da Embrapii-UFSCar, Ernesto Pereira, apresentou a Unidade, projetos já realizados e abordou as inúmeras parcerias que podem ser desenvolvidas junto a empresas e indústrias de São Carlos e região, com foco na solução de desafios dessas organizações, desenvolvimento e inovação. "A nossa Unidade reúne pesquisadores para atender as demandas das empresas e elaborar propostas técnicas que tragam solução, otimização e melhorias para as parceiras", frisou Pereira. Ele aponta que as demandas podem ser das mais variadas áreas e níveis de complexidade, sendo que os valores para o desenvolvimento dos projetos são custeados em divisão entre a empresa, a Embrapii-UFSCar e outras possíveis fontes de fomento.

Adilson de Oliveira, diretor do Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos (IEAE) da Universidade, destacou a importância dessa aproximação entre a UFSCar e as empresas, por meio da unidade da Embrapii. "O conhecimento gerado na Universidade faz sentido quando ele chega à sociedade. Essa parceria com as empresas para o desenvolvimento de pesquisas que promovem modernização e inovação leva o conhecimento como benefício para a sociedade, cumprindo uma missão importante da nossa Instituição", reflete Oliveira. 

Rafael Barberis, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de São Carlos, reforçou a importância do evento para aproximação entre os empresários e a UFSCar. "Um dos nossos objetivos é disseminar conhecimento e reunir todos os lados - poder público, universidade e empresas. É fundamental que as empresas descubram e aproveitem a expertise que temos aqui na cidade para progredir cada vez mais no setor econômico", pontua. Marcos Henrique dos Santos, diretor titular da regional do Ciesp em São Carlos e também empresário na área de tecnologia, valoriza essa aproximação, principalmente no período pós- pandemia, que passa por um processo de reindustrialização. "É muito difícil para as empresas nacionais buscarem recursos para investir em tecnologia. Nosso país é carente em várias questões, tem impostos altos, juros altos e fragilidades na formação de mão de obra. A Embrapii reúne características para nos apoiar, é um projeto bem elaborado para auxiliar as empresas nacionais com tecnologia, recurso e conhecimento. Inclusive, a gente pode absorver nas empresas a mão de obra formada na Universidade", reflete. Ele acrescenta que o evento foi valoroso para o Ciesp por estar relacionado com a vocação do Centro que é apoiar e proteger as indústrias. 

Luiz Fernando Sverzut é empresário e proprietário de empresa na área de máquinas para produção de embalagens flexíveis, sediada em São Carlos. Ele participou do evento e relatou seu objetivo diante das apresentações realizadas. "Estamos buscando parcerias maiores, pensando em inovação, pesquisa e tecnologia. A gente percebe que as indústrias de São Carlos estão cercadas de universidades, mas usam pouco esses recursos disponíveis. Viemos buscar mais isso, já que essas instituições têm expertise maior para nos ajudar. Pequenas e médias indústrias têm potencial para fazer parcerias com as universidades e institutos de pesquisa", relatou.

Além da apresentação da Embrapii-UFSCar, Regiane Travensolo, da área de Transferência de Tecnologia da Agência de Inovação (AIn) da Universidade, também falou sobre patentes, inovação industrial e aspectos jurídicos. O diretor jurídico da Fundação de Apoio Institucional (FAI) da UFSCar, Marcelo Garzon, esclareceu questões de segurança jurídica que as parcerias das empresas com a Embrapii têm no processo. O evento promoveu espaço para troca de experiências, esclarecimento de dúvidas e networking.

Publicado em Educação

Raça Rugby e Rugby São Carlos jogam no final da tarde deste sábado no câmpus do Moura Lacerda; após o clássico será realizado o tradicional "terceiro tempo" de confraternização aberto para as torcidas

 

RIBEIRÃO PRETO/SP - Neste sábado, 20 de julho, às 17 horas, no câmpus do Moura Lacerda, em Ribeirão Preto, o Raça Rugby protagoniza junto à experiente equipe do Rugby São Carlos um dos mais tradicionais clássicos do interior paulista. O jogo é válido pelo grupo A do Campeonato Paulista B de Rugby XV. A entrada é gratuita e o acesso do público é liberado a partir de 16h.

Os pinguins de Ribeirão prometem um jogo tático para buscar seu primeiro ponto na competição. Já os rinocerontes, como é conhecido o clube de São Carlos, jogam pela reabilitação na competição após derrota de 7 x 40 para o Melina, na rodada anterior.

Fair Play
Após o jogo, torcidas e atletas dos dois clubes participam do tradicional terceiro tempo, onde os rivais confraternizam. O evento inclui música, barracas com comida de rua e chope artesanal.

Paulista XV
O Paulista Adulto de XV masculino é conta com três divisões, classificadas com base no rendimento dos clubes no ano anterior. É o maior campeonato da modalidade no país com 28 times na disputa pelos títulos das divisões, somando mais de 70 jogos.

Raça Rugby
Com mais de 30 anos de atividade na cidade, o Raça Rugby mantém times adultos masculino e feminino. Os treinos são realizados no Campus II do Moura Lacerda às segundas e quintas-feiras, das 20h às 22h, sempre abertos à comunidade que queira conhecer e praticar o esporte.

O Raça Rugby Ribeirão tem apoio de: OPA Comunicação, Centro Universitário Moura Lacerda, Muraca Sports - Uniformes Esportivos, Santa Cruz Distribuidora, Dama Bier, Suelem Calado - Psicologia e Comunicação, Motion - Fisioterapia e Recovery e Ribeirão Remoções Hospitalares.

Raça Rugby X São Carlos Rugby
Sábado (20/7) - 17h (16h, abertura dos portões)
Câmpus II do Moura Lacerda
Av. Dr. Oscar de Moura Lacerda, 1520 - Ribeirão Preto – SP

Publicado em Ribeirão Preto

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Julho 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.