fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Terça, 25 Fevereiro 2025

Coordenação Geral de Acreditação – CGCRE, analisa desempenho e eficiência dos laboratórios de biologia e físico-química da Estação de Tratamento de Água.

 

SÃO CARLOS/SP - Desde a última segunda-feira, 24/02, até a próxima sexta-feira, 28/02, dois especialistas da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro – CGCRE, estão na Estação de Tratamento de Água – ETA Vila Pureza, na Avenida Dr. Carlos Botelho, 1.201. Na abertura das atividades, os avaliadores do Inmetro, Sidney Jorge de Almeida Silva, químico, ex-analista da CETESB, e Luis Carlos Faleiros Freitas, graduado em Engenharia Mecânica, e ex- pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, foram recebidos pelo presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE), Derike Contri; a superintendente de Administração, Rita de Cassia Camargo; Dra. Leila Patrizzi, gerente de Operações de Tratamento de Água e Esgoto; Renata Custódio, chefe do laboratório físico-químico; Mônica Cristina de Assis Abílio, coordenadora de Qualidade e Carolina Stella Gonçalves, chefe do laboratório de Microbiologia. Estavam presentes, ainda, todos os técnicos em química e em biologia que trabalham nos referidos laboratórios e na amostragem.

 Os laboratórios do SAAE São Carlos são acreditados junto ao Inmetro de acordo com os requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025-17. Esta norma apresenta as exigências gerais para garantir a competência de laboratórios de ensaio e confere reconhecimento e acreditação às análises realizadas. A ISO 17025 tem como princípio a padronização do processo analítico e a melhoria contínua do sistema, em busca, sempre, da maior eficiência. Essas avaliações  acontecem a cada dois anos.

CALIBRAÇÃO CONSTANTE DE EQUIPAMENTOS - Para que isso seja possível, é exigida a implantação de procedimentos que garantam a qualidade dos resultados apresentados, como a constante calibração dos instrumentos de análise por empresas pertencentes a Rede Brasileira de Calibração (RBC), a verificação com materiais de referência certificados com rastreabilidade comprovada e o aprimoramento contínuo e permanente dos analistas. Periodicamente, são feitas auditorias internas, externas e outras avaliações  pertinentes. 

AVALIAÇÃO PERMANENTE - A avaliação faz parte do processo de manutenção da acreditação, uma vez que os laboratórios do SAAE integram o grupo de laboratórios acreditados junto ao Inmetro no Brasil. Quando são realizadas atividades de coleta de água e análises da qualidade dessa água em laboratórios, é necessário desenvolver todas as atividades em conformidade com a norma ABNT NBR ISO 17025 para garantir a validade dos resultados.

De acordo com a Gerente de Operações de Tratamento de Água e Esgoto do SAAE, Dra. Leila Patrizzi, é sempre motivo de orgulho e satisfação receber essas avaliações. “Afinal, são elas que atestam e confirmam a excelência do trabalho desenvolvido pela equipe responsável pelo tratamento e monitoramento da qualidade da água. Este olhar externo, preciso, com rigor técnico dos avaliadores do Inmetro, sempre amplia e aprimora a análise crítica dos servidores do SAAE com o objetivo de melhoria constante no tratamento e monitoramento da qualidade da água”.

Para o presidente do SAAE, Dérike Contri, que assumiu a direção da autarquia no começo do ano, também foi uma oportunidade ímpar para conhecer os trâmites e os processos dessa avaliação criteriosa do Inmetro. “Ter uma avaliação e, principalmente, uma acreditação desse órgão que é referência no Brasil, o Inmetro, é lógico que dá confiança e credibilidade a quem é avaliado. No caso do SAAE, isso também garante à população a certeza de que aquela água que chega lá nas torneiras, nos chuveiros e nas caixas d’água das residências, é de qualidade inquestionável. Enquanto gestores atuais da autarquia, queremos manter esse padrão de reconhecimento porque, aliás, esta também é a orientação do prefeito Netto Donato”.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) informa que na madrugada desta terça-feira, 25/02, vândalos furtaram 8 das 10 torneiras do CICA - Centro Integrado da Criança e do Adolescente “Dario Placeres Cardoso Júnior”, conhecido como “Poço da Cica”, que fica na Rua Dom Pedro II, 625, esquina com a Geminiano Costa.

Em função disso, o registro geral do espaço precisou ser fechado e precisará de reposição de torneiras. Enquanto isso, a população não poderá usar este local público, que existe há 45 anos, e que passou por uma reforma recente e foi entregue no último dia 29 de janeiro.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Gestão Pública e Integração Governamental de São Carlos informa  que a consulta pública para coleta de sugestões para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026/2029 e para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO já está disponível no site da Prefeitura de São Carlos.

Para participar basta acessar o link https://cidadao.saocarlos.sp.gov.br/ clicar no ícone Sugestões PPA 2026/2029, preencher o formulário e enviar. Podem participar todos os são-carlenses e todas as entidades e instituições que compõem a sociedade civil.

Já a primeira audiência pública para a elaboração PPA 2026/2029 e da LDO para o exercício de 2026, acontece nesta quarta-feira, dia 26 de fevereiro, a partir das 18h30, na Câmara Municipal de São Carlos.

O PPA é uma peça de planejamento de 4 anos. Elaborada no primeiro ano de gestão, vale para os três do atual prefeito e para o primeiro ano da próxima gestão. 

“A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte e orienta a elaboração da Lei Orçamentária. Com base na LDO aprovada pelo Poder Legislativo Municipal, a Prefeitura elabora o orçamento para o ano seguinte, em conjunto com as secretarias, autarquias e fundações municipais”, esclarece Felipe Bauer Granai, secretário adjunto de Planejamento da Secretaria Municipal de Gestão Pública e Integração Governamental.

A audiência é aberta ao público em geral e será transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 49.3 da TV Aberta Digital, canal 20 da NET e canal 31 da Desktop/C.Lig), pela São Carlos FM 107,9 e online via Facebook, Instagram, YouTube e site oficiais da Câmara Municipal de São Carlos.

Publicado em Política

Proposta visa ampliar oportunidades para estudantes do ensino médio técnico

 

ARARAQUARA/SP - A Prefeitura de Araraquara recebeu na segunda-feira (24), o supervisor da Unidade CIEE, Renato Malta, para a apresentação de uma proposta de parceria voltada à contratação de jovens estagiários. A ideia é oferecer oportunidades de estágio para estudantes da rede pública de ensino, possibilitando experiência profissional e incentivo à formação. A proposta será discutida pela Secretaria de Administração.

O programa sugerido é o Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM), criado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Ele permite que estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio técnico realizem estágio de até quatro horas diárias por seis meses. O governo estadual arca com a bolsa-auxílio e o seguro de acidentes pessoais, garantindo aos jovens remuneração de R$ 851,46 para cursos do eixo tecnológico e R$ 703,38 para os demais.

Caso seja aprovada, a iniciativa beneficiará alunos a partir de 16 anos, desde que estejam regularmente matriculados e apresentem frequência mínima de 85%. Além disso, a prefeitura também estuda a abertura de vagas para o programa Jovem Aprendiz, destinado a adolescentes a partir de 14 anos.

O prefeito Dr. Lapena destacou a importância de políticas que incentivem a entrada dos jovens no mercado de trabalho. “Nosso governo está comprometido em oferecer oportunidades para a juventude de Araraquara, permitindo que estudem e ingressem no mercado de trabalho de forma digna. Queremos afastá-los de caminhos prejudiciais e reforçar valores fundamentais do trabalho e da cidadania”, afirmou.

Para o supervisor do CIEE, Renato Malta, a parceria pode representar um grande avanço para os estudantes. “O estágio é uma ferramenta essencial para que os jovens adquiram experiência e desenvolvam habilidades. Com essa possível parceria, poderemos contribuir para a formação profissional e o futuro de muitos estudantes”, disse.

Publicado em Araraquara

Arrecadação ocorreu durante o evento no último sábado, no Estádio Palma Travassos
 

RIBEIRÃO PRETO/SP - Maior pré-carnaval de Ribeirão Preto e região, o Bloco Califórnia embalou os foliões e deu um show de solidariedade no último sábado, 22 de fevereiro. Com mais de 15 mil pessoas reunidas para a folia antecipada, o evento arrecadou três toneladas de alimentos não perecíveis com a opção de ingresso solidário. Os mantimentos serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade da cidade. A entrega oficial aconteceu nesta terça-feira, 25. 
 
Para Mikhael Nakad, um dos organizadores do evento, a opção da entrada solidária é uma oportunidade de colaborar com entidades comprometidas com causas sociais. "O Bloco Califórnia é uma festa repleta de diversão, mas que carrega, também, a responsabilidade de contribuir com organizações que prestam assistência para pessoas em vulnerabilidade social. Além disso, o público tem a vantagem de adquirir ingressos a preços mais acessíveis", ressalta. 
 
"A colaboração feita pelo Bloco Califórnia foi essencial e muito bem-vinda. Este tipo de parceria é de grande importância para que possamos seguir colaborando com entidades locais, principalmente as que atendem crianças, adolescentes, mulheres e idosos”, comenta Carol Silva, presidente do Fundo Social da cidade.
 
A 8ª edição do evento contou com 18 atrações e nove horas de música ininterruptas. Dois trios elétricos agitaram a festa com shows de Jammil, DJ GBR, Valesca Popozuda, Tati Romero, Jana Lima e Tom Baratella. Os DJs Choco, Fifonha, Furya, In'Brazza, Karol Sanpereira, Panda, Pedro H, Pierre e Turin também integraram a programação. Além das tradicionais baterias universitárias Dorotéia, Taquicardia e Maculosa, que ganharam espaço na folia.

Publicado em Ribeirão Preto

EUA - O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira, 24, que as tarifas sobre importações do México e do Canadá "irão adiante" quando um adiamento de 30 dias expirar na semana que vem. A notícia, que veio nos últimos 40 minutos de negociação na segunda-feira, arrastou o S&P 500 para baixo.

Esse é o primeiro dos quatro prazos tarifários iminentes de Trump nas próximas seis semanas. Trump voltou a dizer que os EUA "foram aproveitados" por parceiros comerciais, mas que pretende "ganhar muito território".

Se confirmadas, as tarifas devem entrar em vigor a partir do dia 4 de março, quando expira o prolongamento do prazo anunciado pelo presidente americano. As tarifas incluem taxas de 25% sobre todas as importações mexicanas e canadenses, com uma exceção apenas da tarifa de 10% das importações de energia do Canadá.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - Neste final de semana, as disputas da seletiva para o Campeonato Brasileiro da 5ª Região tiveram início no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, reunindo mais de 1.500 judocas ao longo de dois dias de competição, sábado e domingo. Atletas das categorias Sub-13 até a sênior entraram no tatame em busca de uma vaga para o Campeonato Brasileiro Regional, que abrangerá os estados do sul e sudeste do país.

Durante a cerimônia de abertura, estiveram presentes diversas autoridades, incluindo o presidente da Federação Paulista de Judô e medalhista olímpico Henrique Guimarães, que recepcionou os competidores e ressaltou a relevância do retorno do judô ao Ginásio do Ibirapuera. Além dele, marcaram presença Rodney Andrade, diretor do ginásio, e Weber Matias dos Santos, secretário adjunto de esportes da cidade de São Paulo.

Os participantes tiveram a oportunidade de se inspirar com a presença de grandes nomes do judô brasileiro, como os medalhistas olímpicos Rafael Silva, o “Baby”, Carlos Honorato, Leandro Guilheiro e Douglas Vieira, que prestigiaram o evento e compartilharam sua experiência com os atletas.

A equipe da Fábrica de Campeões, orientada pelos Professores Caio Cunha e Sebá, contou com três representantes de São Carlos, que buscaram uma vaga para o Campeonato Brasileiro Regional. Apenas os primeiros colocados de cada categoria garantiriam a classificação para a competição, que será realizada em Canoas, no Rio Grande do Sul, no final de março.

No sábado, primeiro dia de disputas, Arthur Bassi lutou quatro vezes e, por pequenos detalhes, terminou em segundo lugar na categoria Cadete (Sub-18) até 90kg. Já Mayrhá Lucato, após quatro combates, conquistou a terceira colocação na categoria Sênior Feminino até 63kg.

No domingo, encerrando as competições, Matheus Rurali, da categoria Sub-21, enfrentou cinco adversários em lutas acirradas, mas acabou derrotado na final pelo atleta do Esporte Clube Pinheiros. Rurali, mesmo com seus 19 anos, já é um atleta experiente, já foi seleção brasileira, campeão paulista, vice campeão brasileiro, do JUBs, competiu fora do País, e hoje também é um dos atletas titulares da São Carlos em Jogos Regionais e Abertos.

Embora os três judocas não tenham garantido a classificação, demonstraram grande desempenho e provaram estar entre os melhores do Estado de São Paulo.

O próximo desafio dos judocas paulistas será a Copa São Paulo, evento que deve reunir cerca de 5.000 atletas de todo o país, novamente no Ginásio do Ibirapuera, entre os dias 7 e 9 de fevereiro.

Publicado em Esportes

BRASÍLIA/DF - As empresas e as instituições financeiras têm até o fim desta semana para mandarem aos contribuintes os dados para o Imposto de Renda Pessoa Física 2025 (IRPF). Acaba na sexta-feira (28) o prazo de envio dos informes de rendimentos relativos ao ano passado. Os informes são usados para o preenchimento da declaração do IRPF, cuja entrega está prevista para começar em 17 de março.

Em relação aos comprovantes de rendimentos, os dados não precisam ser enviados pelos Correios. As empresas e as instituições financeiras podem mandar os dados por e-mail, divulgar links para serem baixados na internet ou fazer a divulgação em aplicativos para dispositivos móveis. No caso dos servidores públicos federais, o informe de rendimentos pode ser obtido no site ou no aplicativo SouGov.br.

Os documentos de rendimento servem para a Receita Federal cruzar informações e verificar se o contribuinte preencheu os dados errados ou sonegou imposto. Os comprovantes fornecidos pelos empregadores devem conter os valores recebidos pelos contribuintes no ano anterior, assim como detalhar os valores descontados para a Previdência Social e o Imposto de Renda recolhido na fonte. Contribuições para a Previdência Complementar da empresa e aportes para o plano de saúde coletivo devem ser informados, caso existam.

 

Comprovantes na internet

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem pegar os comprovantes na internet. O documento está disponível na página Meu INSS ou no aplicativo de mesmo nome disponível para os sistemas Android e iOS. O segurado deve digitar a mesma senha para consultar os demais extratos. Caso não tenha senha, basta seguir os passos informados pelo site.

Planos de saúde individuais e fundos de pensão também são obrigados a fornecer os comprovantes, cujos dados serão usados para o contribuinte deduzir os valores cobrados no Imposto de Renda. Os bancos e corretoras devem informar os valores de todas as contas correntes e de todos os investimentos. Caso o contribuinte tenha conta em mais de uma instituição, deve obter os comprovantes de todas elas.

 

Novo prazo

Desde 2023, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda mudou. O documento poderá ser enviado de 15 de março a 31 de maio, ou nos dias úteis mais próximos a essas datas. De acordo com a Receita, a mudança foi necessária para que todos os contribuintes tenham acesso à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda no primeiro dia de entrega.

Segundo a Receita Federal, como a maioria das informações oferecidas na declaração pré-preenchida só chega à Receita Federal no fim de fevereiro, o Fisco precisa de um prazo para consolidar os dados. Por causa disso, o formulário pré-preenchido, que proporciona mais comodidade e diminui a chance de erros pelo contribuinte, só é fornecido na metade de março.

 

Atraso e erros

Caso o contribuinte não receba os informes no prazo, deve procurar o setor de recursos humanos da empresa ou o gerente da instituição financeira. Se o atraso persistir, a Receita Federal pode ser acionada. Em caso de erros ou divergência de dados, é necessário pedir um novo documento corrigido.

Se não receber os dados corretos antes do fim de maio, dia final de entrega da declaração, o contribuinte não precisa perder o prazo e ser multado. É possível enviar uma versão preliminar da declaração e depois fazer uma declaração retificadora.

 

AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Economia

CURITIBA/PR - Zezé Polessa, 71, foi internada após consumir uma feijoada vegana em Curitiba, onde teria três apresentações da peça "Os Olhos de Nara Leão".

A atriz compartilhou na noite de segunda-feira (24), um relato sobre sua hospitalização após passar mal e precisar cancelar dois espetáculos. "Uma pena lastimável, para ser bem explícita e enfática", escreveu.

Após almoçar uma feijoada vegana, Zezé Polessa sentiu um mal-estar e foi socorrida pelas produtoras da peça. "'Feijoada vegana faz mal à moça!!!' Foi o que aconteceu. Simples assim", explicou.

Zezé foi atendida pelo Hospital Nossa Senhora das Graças, onde recebeu o pronto atendimento e depois foi encaminhada para a internação. "Agradeço a todos. Sem essa rede de apoio não teria sido fácil. E mesmo com todas as complicações de uma intoxicação alimentar, hoje posso estar voando para casa recuperada", agradeceu na publicação.

 

FOLHAPRESS

Publicado em Celebridades

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Fevereiro 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.