UCRÂNIA - O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, advertiu que milhões de pessoas podem morrer de fome por causa de um bloqueio russo aos portos ucranianos do mar Negro, que, segundo ele, deixou o mundo "à beira de uma terrível crise alimentar".
A Rússia conquistou grande parte da costa da Ucrânia e bloqueou as exportações agrícolas, o que elevou o custo dos grãos.
Zelenski afirmou que a Ucrânia agora não pode exportar grandes quantidades de trigo, milho, óleo vegetal e outros produtos que desempenhavam um "papel estabilizador no mercado global".
"Milhões de pessoas podem morrer de fome se o bloqueio russo ao mar Negro continuar", disse ele em uma declaração em vídeo ao TIME100 Gala 2022 em Nova York, divulgado pelas autoridades ucranianas nesta quinta-feira (9).
A Ucrânia e o Ocidente acusam Moscou de usar suprimentos de alimentos como arma de guerra. A Rússia diz que as minas explosivas colocadas pela Ucrânia no mar e as sanções internacionais contra Moscou são as culpadas.
Kiev costumava exportar a maioria de seus produtos por meio de portos marítimos, mas desde a invasão russa em 24 de fevereiro foi forçada a transportar grãos de trem pela fronteira ocidental da Ucrânia ou por pequenos portos do rio Danúbio.
Zelenski, que foi incluído na lista das 100 pessoas mais influentes de 2022 da revista Time, disse estar grato ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, por "unir o mundo livre quando a ameaça russa surgiu".
por Reuters