fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 

Neve de Marte é empoeirada e pode derreter

Escrito por  Ago 25, 2021

EUA - Nas últimas duas décadas, os cientistas encontraram gelo em muitos locais de Marte. A maior parte do gelo marciano foi observada a partir de satélites orbitais como o Mars Reconnaissance Orbiter, da Nasa. Mas determinar o tamanho do grão e o conteúdo de poeira do gelo acima da superfície é um desafio. E esses aspectos do gelo são cruciais para ajudar os cientistas a determinar a idade do gelo e como ele foi depositado.

Assim, os cientistas planetários Aditya Khuller e Philip Christensen, da Universidade Estadual do Arizona (EUA), e Stephen Warren, um especialista em gelo e neve da Terra da Universidade de Washington (EUA), desenvolveram uma nova abordagem para determinar o quão empoeirado o gelo de Marte realmente é.

Combinando dados das sondas Phoenix Mars Lander e Mars Reconnaissance Orbiter, da Nasa, com simulações de computador usadas para prever o brilho da neve e do gelo glacial na Terra, eles conseguiram igualar o brilho do gelo marciano e determinar seu conteúdo de poeira. Seus resultados foram publicados na revista Journal of Geophysical Research: Planets, da União de Geofísica dos Estados Unidos (AGU, na sigla em inglês).

Semelhança

Como Marte é um planeta empoeirado, grande parte de seu gelo também é empoeirado e muito mais escuro do que a neve fresca que podemos ver na Terra. Quanto mais empoeirado o gelo, mais escuro e, portanto, mais quente ele fica, o que pode afetar sua estabilidade e evolução ao longo do tempo. Sob certas condições, isso também pode significar que o gelo pode derreter em Marte.

“Há uma chance de que esse gelo empoeirado e escuro derreta alguns centímetros”, disse Khuller. “E qualquer água líquida de subsuperfície produzida pelo derretimento será protegida da evaporação na fina atmosfera de Marte pelo manto de gelo sobrejacente.”

Com base em suas simulações, eles preveem que o gelo escavado pela Phoenix Mars Lander formado por uma precipitação de neve empoeirada, em algum momento dos últimos milhões de anos, é semelhante a outros depósitos de gelo encontrados anteriormente nas latitudes médias de Marte.

Simulações aprimoradas

“Acredita-se amplamente que Marte passou por várias eras glaciais ao longo de sua história, e parece que o gelo exposto nas latitudes médias de Marte é um resquício dessa antiga neve empoeirada”, disse Khuller.

Para as próximas etapas, a equipe espera analisar melhor as exposições ao gelo em Marte, avaliar se o gelo pode realmente derreter e aprender mais sobre a história do clima do planeta.

“Estamos trabalhando no desenvolvimento de simulações de computador aprimoradas do gelo marciano para estudar como ele evolui ao longo do tempo e se pode derreter para formar água líquida”, disse Khuller. “Os resultados deste estudo serão essenciais para o nosso trabalho porque saber o quão escuro é o gelo influencia diretamente o quão quente ele fica.”

 

 

*Por: REVISTA PLANETA

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Novembro 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.