fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Segunda, 23 Agosto 2021

 

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirma nesta terça-feira (24/08) mais uma morte por COVID-19 no município, totalizando 513 óbitos.

Trata-se de um homem de 77 anos de São Carlos, internado em hospital de Ribeirão Preto desde 27/07.

São Carlos contabiliza neste momento 27.027 casos positivos para COVID-19 (32 resultados positivos foram divulgados hoje), com 513 óbitos confirmados e 132 descartados.

Dos 27.027 casos positivos, 24.764 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 51 óbitos sem internação, 2.212 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 1.682 receberam alta hospitalar e 462 positivos internados foram a óbito. 26.352 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 46.651 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (90 resultados negativos foram liberados hoje).

Estão internadas neste momento 37 pessoas, sendo 1 adulto na enfermaria. 4 pacientes estão em Unidades de Cuidados Intermediários (UCI - Santa Casa), 1 paciente está em Unidade de Suporte Ventilatório (USV – HU/UFSCar). No total na UTI adulto estão internadas 26 pessoas, sendo 20 em leitos de UTI/SUS e 6 em leitos de UTI da rede particular. 5 crianças estão em enfermaria SUS neste momento. Nenhuma criança ocupa vaga de UTI/SUS. Três pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos. A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS adulto está em 45,45% (20 adultos estão internados). 

O município disponibiliza 44 leitos adulto de UTI/SUS para COVID-19, já que a Santa Casa voltou a operar com 30 leitos adulto para UTI/SUS, 20 leitos de UCI, 6 de UTI infantil e 8 de enfermaria o Hospital Universitário (HU/UFSCar) opera com 14 leitos de UTI/SUS adulto, 6 de Unidade de Suporte Ventilatório (USV) e 15 de enfermaria. 

 

CENTRO DE TRIAGEM – Nenhum paciente está sendo atendido neste momento em leito de estabilização do Centro de Triagem do Ginásio Milton Olaio Filho. 

 

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 84.623 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 83.539 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 1.084 ainda continuam em isolamento domiciliar.

A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal sendo que 58.137 pessoas já realizaram a coleta de exames, 40.665 tiveram resultado negativo para COVID-19, 17.348 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 124 pessoas aguardam resultado de exame.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Secretaria Municipal do Trabalho Emprego e Renda em Parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, está com as inscrições para o Bolsa Trabalho.

O Bolsa-Trabalho tem como objetivo proporcionar ocupação, qualificação profissional e renda aos cidadãos em situação de vulnerabilidade social, residentes no Estado de São Paulo. Tem duração de 5 meses e atenderá cidadãos desempregados com bolsa-auxílio de R$ 535,00.  

Para receber a bolsa-trabalho, além de desenvolver as atividades o munícipe deverá participar de um curso virtual de qualificação profissional de 80 horas, que será escolhido por ele no momento da inscrição.

 

Para participar é necessário:

  • Ser maior de 18 anos
  • Estar desempregado
  • Morador do Estado de SP há mais de 2 anos
  • Renda per capita menor do que meio salário mínimo
  • Além disso, o interessado não pode ser beneficiário de Seguro Desemprego ou qualquer outro programa assistencial equivalente.

As inscrições vão até o dia 29 de agosto no portal do Bolsa do Povo (www.bolsadopovo.sp.gov.br), na opção Bolsa-Trabalho, onde também podem ser encontradas mais informações.

Segundo o Diretor da Secretaria do Trabalho Antonio Ribeiro, que é coordenador do Programa no Município, disse que o programa vem em boa hora, pois com a pandemia, existem muitos trabalhadores desempregados e que a bolsa auxilio acompanhada da qualificação, além de garantir ajuda neste momento, prepara este trabalhador para retornar ao Mercado de Trabalho.

Para o Secretário de Trabalho, Emprego e Renda, essa é mais uma parceria que propicia a geração de renda, atendendo a população da nossa cidade, além de qualificar os munícipes para o mercado de trabalho. Além disso, as parcerias são sempre bem-vindas, pois é o momento de unirmos forças para enfrentarmos juntos a crise que o país vem enfrentando, acrescentou Nino Mengatti.

Maiores Informações: Secretaria Municipal de Trabalho Emprego e Renda.

Avenida São Carlos, 1800 ou pelos telefones 3374-1064 – 3374-1750

Publicado em Política

Sindicatos confirmam o trabalho opcional do comércio nos próximos feriados de 7 de setembro, 12 de outubro e 15 de novembro, das 9h às 16h, e já negociam a abertura das lojas em feriados de 2022

 

SÃO CARLOS/SP - O Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio) e o Sindicato dos Empregados do Comércio de São Carlos e Região (Sincomerciários) confirmaram, nesta semana, que já está autorizada a abertura opcional do comércio de produtos não essenciais de São Carlos nos próximos feriados: Independência, no dia 7 de setembro (terça-feira); Nossa Sra. Aparecida, no dia 12 de outubro (terça-feira) e no feriado da Proclamação da República, no dia 15 de novembro de 2021 (segunda-feira).

Com a maior flexibilidade no horário de atendimento do setor, nesses feriados as lojas poderão ficar abertas das 9h às 16h, respeitando o limite de capacidade de público que estará em vigência na data e mantendo os cuidados sanitários contra o Coronavírus.

Paulo Roberto Gullo, presidente do Sincomercio São Carlos, lembrou que a abertura do comércio nesses três feriados já estava prevista em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), assinada no final de 2020: “Para a retomada do setor em 2021, após os vários períodos de fechamento e restrições que vivemos, a abertura do comércio em São Carlos nos feriados foi essencial”.

Após a retomada do atendimento presencial das lojas dentro da fase de transição do Plano SP de contingência à Covid-19, em 19 de abril de 2021, o comércio de São Carlos trabalhou em todos os feriados: Tiradentes, no dia 21 de abril; Dia do Trabalho, em 1º. de maio; Corpus Christi, no dia 3 de junho e Rev. Constitucionalista de 1932, no dia 9 de julho, com pagamento de 100% de hora extra em folha para o funcionário.

“Vários empresários já nos procuraram reforçando que querem continuar abrindo nos feriados em 2022 e, nesse sentido, o Sincomercio já começou negociação com o Sincomerciários para definir as datas do próximo ano. Cada vez mais o comércio de São Carlos está entendendo a importância do trabalho nos feriados e com o apoio do Sincomerciários estamos conseguindo essa abertura. Tanto os empresários, quanto os funcionários e clientes todos estão gostando e apoiando esse novo formato mais moderno do nosso comércio”, finalizou Paulo Gullo.

 

 

Publicado em Comércio

SÃO CARLOS/SP - A Rádio Sanca foi a primeira mídia a noticiar o crime bárbaro que aconteceu no último sábado, 21, no bairro Eduardo Abdelnur, em São Carlos, com a jovem Tamiris de Oliveira, de 27 anos.

O ex-companheiro Daniel Paulo da Silva, 36 anos, após matar a jovem, ele mesmo se esfaqueou e foi levado pelo SAMU à Santa Casa de Misericórdia com várias perfurações e estava desde então na UTI da irmandade.

Nesta manhã de terça-feira, 24, o hospital confirmou que Daniel não resistiu e morreu.

O corpo dele foi encaminhado ao IML.

Publicado em Outras Notícias

Pesquisa será realizada na Universidade e desenvolverá plataforma educacional sobre cólica menstrual

 

SÃO CARLOS/SP - Mariana Arias Avila Vera, docente do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi agraciada com bolsa ofertada pela Associação Internacional para o Estudo da Dor (International Association for the Study of Pain - IASP) para desenvolver projeto de pesquisa que visa elaborar uma plataforma educativa (em Português, Espanhol e Inglês) para profissionais de saúde, adolescentes e mulheres sobre a cólica menstrual. Mariana Avila foi a única sul-americana a vencer o "Projeto 2021 dos Países em Desenvolvimento: Iniciativa para a Melhoria da Educação sobre a Dor", realizado pela Associação, juntamente com outros seis pesquisadores de diferentes países.

De acordo com a IASP, os beneficiários do subsídio deste ano foram escolhidos pelo compromisso em melhorar a educação e a prática da dor nos países em desenvolvimento e representam um grupo diversificado de países.

O projeto da professora Mariana Avila - "Manejo da Dismenorreia: Como lidamos com nossas cólicas menstruais?" - tem como objetivo tornar as informações sobre como avaliar e tratar a dismenorreia acessíveis para todos. A plataforma terá material escrito, vídeos e fotos traduzidos em Português, Inglês e Espanhol. "Vamos selecionar os estudos principais e mais importantes da área, fazer um resumo das principais evidências, e depois trabalhar para que essas informações sejam colocadas em linguagem acessível, de forma que todo o mundo possa ter em mãos informações e ferramentas para o manejo da cólica menstrual", aponta a pesquisadora da UFSCar.

De acordo com Mariana, a cólica menstrual é um problema de saúde pública que afeta cerca de 70% das mulheres em idade reprodutiva (entre a primeira menstruação e a menopausa), sendo mais prevalente em adolescentes e mulheres mais jovens. "Muitas vezes, a intensidade da dor da cólica é tão grande que as mulheres acabam faltando do trabalho, ou, na maior parte das vezes, apresentando uma queda importante da sua produtividade", explica Mariana. Segundo a professora da UFSCar, poucas pessoas sabem que há outras possibilidades de tratamento para a cólica além de medicamentos e água quente. "A fisioterapia é uma estratégia interessante, por exemplo, que pode ajudar as mulheres a conter a cólica menstrual", relata Avila. Com tantas informações, ainda desconhecidas pela maioria das mulheres, adolescentes e profissionais de saúde, a ideia da plataforma é desmistificar um pouco o tema, especialmente pensando nesse público, transmitindo as evidências científicas sobre a cólica em linguagem acessível.

A bolsa concedida pela IASP fornece o custeio para elaboração da plataforma, design de material e do site, bem como a tradução do material. Para a professora Mariana Avila, receber a bolsa tem um significado importante por diversos fatores, dentre eles, o fato de ser o reconhecimento da maior sociedade de estudo da dor no mundo.

"Eles reconhecem o potencial do projeto e o impacto que isso pode ter no estudo e manejo da dor relacionada à cólica menstrual. Além disso, foi uma bolsa bastante concorrida, e ser contemplada é sempre gratificante. Terceiro e não menos importante, é poder colocar em prática o que tenho estudado nos últimos anos, melhorando a vida das pessoas que têm cólica" conclui a docente.

O projeto tem como colaboradora a professora Patricia Driusso, também do DFsio, e estudantes orientados pela professora Mariana Avila: Guilherme Tavares de Arruda (doutorado), Amanda Garcia de Godoy (mestrado) e Bárbara Inácio da Silva (iniciação científica).

Publicado em Educação

BRASÍLIA/DF - A Receita Federal abriu hoje (24), a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2021, que também inclui restituições de exercícios anteriores. O crédito será feito no dia 31 de agosto para mais de 3,8 milhões de contribuintes.

Neste lote, o valor das restituições chega a R$ 5,1 bilhões. Desse total, R$ 273,2 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade: 8.185 idosos acima de 80 anos, 67.893 entre 60 e 79 anos, 6.088 com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e 26.647 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Foram contemplados ainda 3.710.930 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 16 de agosto.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet. No serviço Portal e-CAC, é possível verificar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones, para consulta à declaração e à situação cadastral no CPF. Com ele, é possível verificar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre a liberação das restituições.

Como resgatar

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração. Se por algum motivo o crédito não for realizado (se, por exemplo, a conta foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores, em seu nome, pelo Portal BB, acessando o endereço www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deve requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos - Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

 

 

*Por Andreia Verdélio - Repórter da Agência Brasil

Publicado em Economia

Forças de segurança estaduais recolheram mais de 6,5 toneladas de entorpecentes no primeiro semestre, a maior quantidade registrada para o período, desde 2001

 

ARAÇATUBA/SP - O trabalho das polícias Civil e Militar na região de Araçatuba para combater o tráfico de drogas permitiu retirar mais de 6,5 toneladas de entorpecentes das ruas, nos primeiros seis meses deste ano. A quantidade é a maior para o período em 21 anos e quase 7,5 vezes superior ao total recolhido no primeiro semestre de 2020, o que demonstra a efetividade das ações empregadas, especialmente por parte de unidades especializadas de ambas as Instituições.

No primeiro semestre do ano foram apreendidos 6.584,4 quilos das mais variadas substâncias, sendo 6.508 kg de maconha; 72,8 kg de cocaína; 2,1 kg de crack; e o restante de outros tipos de drogas. Em igual período de 2020 foram recolhidos 886,4 kg de entorpecentes – 839 kg de maconha; 43,8 kg de cocaína; 2,7 kg de crack; além de outras substâncias.

Desde 2001, quando teve início a série histórica, essa foi a primeira vez que a quantidade de drogas apreendidas no semestre chegou tão próximo e ultrapassou 6,5 toneladas.

Se analisado apenas o mês de junho, o aumento na apreensão de entorpecentes no território paulista foi mais de 10 vezes maior que o sexto mês de 2020. A quantidade passou de 15,1 kg para 171,5 kg.

Forte combate ao crime

Os resultados apresentados na atual gestão no combate à criminalidade, especialmente ao tráfico de drogas, são consequência dos investimentos em tecnologia e equipamentos e de outras medidas, como o aumento do efetivo policial nas ruas por meio das megaoperações São Paulo, Interior e Rodovia Mais Segura.

Também houve forte empenho do governo estadual para ampliar as unidades especializadas das polícias Militar e Civil, que têm como foco combater o crime de maneira mais ostensiva.

Prova disso são os Batalhões de Ações Especiais de Polícia (Baep), que atuam de forma semelhante aos padrões do patrulhamento de Choque e agora estão presentes em todo o Estado; além das Divisões Especializadas de Investigações Criminais (Deic), que reúnem todas as atividades de polícia especializada, trazendo mais organização e eficiência, podendo ser encontradas em diversas regiões do território paulista.

Somado a isso, há que destacar o trabalho do policiamento rodoviário, que atua em mais de 20 mil quilômetros de rodovias estaduais, inclusive nas rotas usadas por traficantes para transportar entorpecentes dentro e entre estados. Neste caso, também há equipes especializadas para combater esta e outras naturezas criminais, as quais pertencem ao Tático Ostensivo Rodoviário (TOR).

Publicado em Outras Cidades

SÃO PAULO/SP - Graças ao avanço da vacinação contra a Covid-19 no Estado, já ofertada a todas as pessoas com mais de 18 anos em território paulista e iniciada na última semana em adolescentes, as atividades sociais e comerciais têm sido retomadas com os cuidados necessários para barrar o avanço da pandemia.

Por isso, alguns estabelecimentos e municípios começam a exigir que seus profissionais, frequentadores e a população comprovem a imunização contra a Covid-19. Pelo aplicativo Poupatempo Digital, é possível acessar na palma da mão a versão digital da carteira de vacinação, que conta com as mesmas informações do modelo impresso entregue nas unidades de saúde.

Além disso, a ferramenta permite realizar o pré-cadastro, direcionado ao site Vacina Já – www.vacinaja.sp.gov.br, que diminui em até 90% o tempo de permanência no posto de saúde, e o serviço de validação do certificado de vacinação, que é a garantia de um documento oficial, que pode ser conferido online.

“Em um mundo cada vez mais digital, não faz sentido exigir que o cidadão ande com a carteirinha de papel em mãos. Por isso, o aplicativo do Poupatempo permite que o usuário não apenas tenha sua carteira digital no celular, como também que ela possa ser validada, através de um QR Code, que emite o certificado de autenticidade desse documento”, afirma Murilo Macedo, diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, que administra o Poupatempo no Estado.

A checagem da validação da carteira de vacinação contra a Covid-19 é muito simples. Basta que o cidadão que tenha a carteirinha digital no app do Poupatempo apresente o QR Code ou o código do certificado para verificação do órgão ou pessoa interessada.

“Isso pode acontecer, por exemplo, com familiares que moram em locais distantes e querem confirmar se seus parentes tomaram as duas doses da vacina”, explica Murilo Macedo.

 

Poupatempo Digital

Desenvolvido pela Prodesp, o aplicativo do Poupatempo disponibiliza 120 serviços online de diversos órgãos. Lançando em maio de 2020, a ferramenta já foi baixada mais de quatro milhões de vezes. Já a versão digital da carteira de vacinação da Covid-19 contabilizou entre janeiro e julho deste ano mais de um milhão de acessos.

 

 

*Por: GOVERNO DE SP

Publicado em Coronavírus

ALEMANHA - Cientistas concluem que aumento das temperaturas resultam em chuvas extremas, mais frequentes e mais intensas. Pesquisa ressalta necessidade de ações urgentes para frear emissões, assim como para lidar com catástrofes.

Enchentes como as que devastaram regiões da Alemanha e da Bélgica no mês passado podem ocorrer com frequência até nove vezes maior em razão do aquecimento global, afirma um estudo publicado nesta segunda-feira (23/08).

Ao menos 190 pessoas morreram na Alemanha e outras 38 na Bélgica entre os dias 14 e 15 de julho, quando chuvas extremas transformaram riachos em rios caudalosos que destruíram casas, rodovias e pontes, além de gerar prejuízos de bilhões de euros.

O estudo do grupo World Weather Attribution utilizou registros históricos e simulações computadorizadas para avaliar de que forma as temperaturas afetaram a incidência de chuvas, do século 19 até os dias atuais.

Apesar de o estudo ainda não ter sido avaliado por outras instituições científicas, os autores utilizaram métodos amplamente aceitos para conduzir análises rápidas de eventos climáticos específicos como secas, ondas de calor e enchentes.

A conclusão é que em uma grande faixa da Europa Ocidental – que vai da Holanda à Suíça – a quantidade de precipitação em um único dia aumentou de 3% para 19%, ao mesmo tempo em que a temperatura subiu 1,2º C, em razão da interferência humana no clima.

Segundo o estudo, as regiões dos vales dos rios Ahr e Erft, na Alemanha, tiveram 93 milímetros de chuva em um único dia. Na Bélgica, a região do rio Mosa recebeu uma quantidade recorde de 106 milímetros em um período de dois dias.

Os pesquisadores calculam que enchentes são entre 1,2 e nove vezes mais prováveis de ocorrerem do que na era pré-industrial, proporção que deve aumentar conforme a alta das temperaturas. As chuvas ocorridas na Alemanha e na região do Benelux são atualmente entre 3% e 19% mais fortes.

 

Urgência por ações mais decisivas

Especialistas acreditam que, para cada grau centígrado de aquecimento do planeta, o ar consegue absorver 7% mais água. Quando essa água é liberada, as chuvas se precipitam de forma mais intensa.

"As mudanças climáticas aumentam a probabilidade [da ocorrência de enchentes], mas também, a intensidade”, observou o coautor do estudo Frank Kreienkamp, do Serviço Meteorológico Alemão (DWD).

"Essas enchentes nos mostram que mesmo os países mais desenvolvidos não estão a salvo dos impactos graves de climas extremos”, disse Friederike Otto, diretor do Instituto de Mudanças Ambientais da Universidade de Oxford.

Os autores afirmam que os danos e as perdas de vida ressaltam a necessidade de ações mais decisivas para a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa, assim como maior preparação para lidar com as catástrofes. O estudo foi realizado por quase 40 pesquisadores de seis países europeus e dos Estados Unidos.

 

rc (AFP, AP)

dw.com

Publicado em Meio Ambiente

Em parceria com a UFSCar, entidades elaboram aplicativo, brinquedoteca, exposição itinerante e oficinas nas escolas

 

SÃO CARLOS/SP - Um projeto original em São Carlos está unindo instituições e pessoas para criar e implantar espaços de Educação Ambiental, baseados em demandas da própria comunidade. Esse tem sido o caminho do Aflorar - Espaços Educadores, uma iniciativa da Fundação Educacional de São Carlos (Fesc) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Carlos, Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da Universidade de São Paulo (USP) e Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Com base nessa metodologia e com foco na divulgação das bacias hidrográficas municipais, o projeto já planejou e iniciou  quatro ações: oficinas de Educação Ambiental em escolas, desenvolvimento da visita virtual à Trilha da Natureza da UFSCar; atualização e promoção da exposição itinerante "São Carlos por suas bacias" promovida pelo CDCC/USP; e a estruturação de um espaço de brinquedoteca na Fesc.

"Para despertar o olhar e o interesse da população para as bacias hidrográficas locais, buscamos levar os produtos construídos no Aflorar a diferentes públicos - comunidade escolar, visitantes do próprio CDCC, público da universidade e a terceira idade que frequenta a Fesc", destaca Sonia Buck, professora do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) da UFSCar e coordenadora do Aflorar. Confira a seguir as iniciativas em andamento.

- Oficinas nas escolas
São desenvolvidas junto com professores de duas escolas municipais de Educação Básica e seus estudantes. No total, são 10 oficinas com atividades sobre como implantar uma pequena horta e sobre a relação com a produção de alimento orgânico, o cuidado com a terra, a importância da infiltração da água de chuva no solo, a manutenção do equilíbrio da horta e das matas que protegem os rios, entre outros temas da conservação. Resíduos sólidos e o impacto deles na área das bacias hidrográficas do entorno das escolas, bem como formas de cuidar da biodiversidade nessas microbacias também são abordados.
Quando: Em andamento
Onde: Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Dalila Galli e Emeb Angelina Dagnone.

- Visita virtual à Trilha da Natureza da UFSCar 
Por meio de um aplicativo,  será disponibilizado um trajeto a ser percorrido virtualmente pelas pessoas ao longo da trilha da Natureza do Cerrado da UFSCar, estruturada há 29 anos. O percurso virtual contará com um mapa, fotos de ambientes e informações a respeito da vegetação e de animais locais. As informações sobre o Cerrado, seus potenciais e suas fragilidades serão veiculadas, de forma breve, ao longo da trilha. O aplicativo BoRa está sendo projetado pela Fubá - Educação Ambiental (www.fubaea.com.br), uma startup socioambiental que desenvolve ações e produtos relacionados a Educação Ambiental, em parceria com a equipe dos projetos Trilha da Natureza da UFSCar e Aflorar.
Quando: previsão de inauguração em setembro, por ocasião das comemorações do Dia do Cerrado (11 de setembro).

- Exposição itinerante "São Carlos por suas bacias" 
Promovida desde 2018 pelo CDCC/USP, instituição que há mais de 30 anos promove divulgação científica, a exposição teve a construção de mapas atualizados e descrição de características atuais, e ainda conta com maquetes do município e das bacias hidrográficas locais, além de painéis com informações sobre as bacias hidrográficas e a biodiversidade local. A exposição será itinerante e percorrerá diversos pontos de São Carlos.
Quando: previsão para dezembro de 2021 
Onde: Sede do CDCC/USP (Rua 13 de maio, n1.227, Centro, São Carlos)

- Brinquedoteca na Fesc Vila Nery
Integrada à área da biblioteca da Fesc, está sendo construída uma brinquedoteca, um espaço lúdico e educativo reservado para o público infantil, com livros infantis que focam o Cerrado, a Mata Atlântica e a natureza, jogos educativos, um tapete aconchegante para que as crianças possam usufruir em companhia de seus avós, que geralmente frequentam a Fundação para cursos, aulas de práticas corporais e exercícios físicos. 
Quando: previsão de inauguração em janeiro de 2022
Onde: Fesc Vila Nery (Rua São Sebastião, 2.828, Vila Nery, São Carlos)

Aflorando parcerias - o início

As reuniões oficiais com a equipe completa do projeto Aflorar tiveram início em janeiro deste ano, "sem contar os meses de planejamento, no ano anterior, pela Fesc, instituições e parceiros em contato com o Comitê de Bacia e o Fehidro [Fundo Estadual de Recursos Hídricos]", destacam os organizadores.
A fim de criar e implantar as ações, o grupo realizou um Diagnóstico Socioambiental participativo. Para isso, foram identificadas as instituições atuantes nas microbacias de estudo - escolas, associações de bairro, associações ambientalistas ou ONGs, coletivos e inclusive pessoas que, individualmente, promovem ações de educação ambiental em São Carlos. "Juntos, produzimos e sistematizamos um questionário para levantar os projetos na área de meio ambiente e educação ambiental existentes no município", conta a equipe do Aflorar. Ainda como parte do diagnóstico, foi elaborado um segundo questionário, de percepção ambiental, com o objetivo de incluir o aspecto humano e subjetivo dos são-carlenses.
Todas essas informações sobre o Diagnóstico Socioambiental bem como o andamento das demais atividades do projeto Aflorar foram apresentados no Encontro de Integração, promovido nos dias 22 e 25 de junho. O evento contou com a presença de 48 participantes das seguintes instituições: Emeb Angelina Dagnone de Melo; Emeb Dalila Galli; EE Attilia Prado Margarido; EE Bento da Silva César; Associação Veracidade; Fubá - Educação Ambiental e Criatividade; Projeto Pomares Urbanos; Grupo de Estudos e Intervenções SocioAmbientais (Geisa) da USP São Carlos; Grupo Escoteiro de São Carlos; Fórum de Associações de Moradores de São Carlos; e Fesc. A programação incorporou, além dos resultados, a apresentação das ações de escolas e instituições que participaram do diagnóstico, permitindo momentos de integração, troca de saberes e de experiências entre as pessoas presentes. 

Mais informações

Mais informações sobre o projeto Aflorar- Espaços Educadores estão disponíveis no Instagram (@projetoaflorar.fesc). Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br.

Publicado em Educação

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Agosto 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.