fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quinta, 05 Agosto 2021

Curso de pós-graduação online é ofertado pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade

 

SÃO CARLOS/SP - O aumento intenso da população urbana, principalmente nas últimas décadas, tem causado uma grande pressão em diversos aspectos socioambientais. As cidades, além de serem construídas com materiais extraídos da natureza, demandam recursos energéticos e hídricos para que seus habitantes exerçam atividades cotidianas. Sendo assim, as questões de sustentabilidade ganham, cada vez mais, importância.

Como consequência deste processo, a procura por pessoas qualificadas nas causas e efeitos do consumo exacerbado e com capacidade de propor ações integradas, com foco na água e energia para as futuras gerações, também cresce. Para capacitar esses profissionais, estão abertas as inscrições no curso de especialização em Sustentabilidade e Eficiência das Cidades e Edifícios, ofertado pelo Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Ao longo de 18 meses, em 360 horas aula, a pós-graduação online aborda temas como economia, gestão, cidades inteligentes e clima. Além disso, são tratados assuntos como sistemas construtivos, conservação e tecnologias economizadoras de água para edifícios. A grade curricular traz conteúdos sobre resíduos sólidos, drenagem, mobilidade urbana sustentável e iluminação natural. Engenheiros, arquitetos e tecnólogos atuantes tanto no setor privado como público, bem como em instituições de Ensino Superior, podem participar.

Continua depois da publicidade

O corpo docente é formado por professores da UFSCar e de outras instituições, assim como por profissionais do mercado com grande experiência nos temas envolvidos. As aulas estão previstas para começar no dia 10 de setembro e acontecem às sextas-feiras, das 18 horas às 22h30, e aos sábados das 8 às 18 horas. O formulário de inscrições e outras informações, como valores de investimento, estão disponíveis na plataforma box UFSCar, em bit.ly/cursosustentabilidadeufscar.

Publicado em Educação

RIO DE JANEIRO/RJ - A CBF sorteou os confrontos de quartas de final e chaveamento para as semifinais da Copa do Brasil nesta tarde de sexta-feira. Com isso, São Paulo e Santos conheceram seus próximos adversários.

O São Paulo busca avançar na competição pelo troféu e também pelas premiações. Para isso, a equipe de Hernán Crespo irá encarar o Fortaleza nas quartas de final.

A equipe de Juan Pablo Vojvoda faz ótima campanha no Brasileirão e chega para brigar pelo título com um elenco bem entrosado.

O primeiro jogo fica com o mando de campo do São Paulo e deve acontecer no Morumbi. A decisão da vaga acontece em Fortaleza, no Ceará.

 

Santos pega o Athletico-PR e decide na Vila Belmiro

Depois de golear a Juazeirense em casa, o Santos mostrou problemas no jogo da volta, mas conseguiu sair com a classificação. O técnico Fernando Diniz precisa encontrar uma maneira de melhorar a performance de seu grupo para encarar o Athletico-PR.

Do outro lado, o Furacão oscilou nas últimas rodadas do Brasileirão mas segue com uma forte equipe e vê na Copa do Brasil uma ótima oportunidade de levantar uma taça na temporada. A primeira partida será em Curitiba.

Continua depois da publicidade

Atlético-MG e Fluminense duelam para seguir em todas as competições

Atlético-MG e Fluminense fazem confronto de equipes que também estão vivas na Libertadores e brigando no Campeonato Brasileiro.

O Fluminense terá o mando de campo do primeiro jogo e procura conseguir vantagem para seguir forte na decisão fora de casa. O técnico Roger Machado montou uma equipe muito competitiva e sabe aproveitar a experiência de alguns de seus jogadores mais rodados, como Fred e Nenê.

Do outro lado, o Atlético-MG conta com um elenco recheado de nomes conhecidos e com a ótima fase de sua grande estrela, o atacante Hulk. O time de Cuca decide a vaga para as semifinais jogando em casa.

 

Flamengo enfrenta o Grêmio e Renato Gaúcho volta a Porto Alegre

Vivendo ótima fase no comando técnico do Flamengo, Renato Gaúcho encara seu ex-clube, que segue com problemas de desempenho.

Desde que assumiu o clube do Rio de Janeiro, Renato se acostumou a vencer por amplos placares e parece ter recuperado a confiança de alguns jogadores em seu futebol, como é o caso de Bruno Henrique e Arrascaeta.

Do outro lado, o Grêmio segue lutando para sair da zona de rebaixamento no Brasileirão e encontra na Copa do Brasil uma oportunidade de título. Para isso, a equipe de Felipão precisa encarar esse duro confronto com os cariocas.

A decisão começa em Porto Alegre, com mando de campo gremista. O segundo jogo será com mando do Flamengo.

 

 

*Por: GAZETA ESPORTIVA

Publicado em Esportes

SÃO PAULO/SP - A produção de veículos se retraiu 4,2% em julho na comparação com o mesmo mês de 2020. Segundo balanço divulgado hoje (6) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram fabricadas 163,6 mil em julho, enquanto no mesmo mês do ano passado a produção ficou em 170,7 mil veículos.

O presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, atribuiu a queda na produção, que já vinha acontecendo em junho, à interrupção das linhas de montagem em várias fábricas pela falta de componentes, especialmente os semicondutores. “Várias fábricas parando por semanas ou dias têm impactado de forma bem forte”, disse durante a apresentação dos dados.

Os semicondutores são materiais usados nas partes eletrônicas dos veículos. Esse tipo de material enfrenta uma crise mundial de demanda a partir da queda de fabricação ocasionada pela pandemia da covid-19.

No acumulado dos sete primeiros meses do ano, no entanto, a produção de veículos registra alta de 45,8% em relação ao período de janeiro a julho de 2020, com a montagem de 1,3 milhão de unidades. Moraes ponderou que o crescimento expressivo é a partir de uma base comparativa baixa, uma vez que no primeiro semestre do ano passado sofreu os impactos das restrições provocadas pela pandemia da covid-19. “Esse crescimento tem que ser contextualizado porque nós ficamos vários meses parados [no ano passado] por conta da pandemia”, ressaltou.

 

Vendas

As vendas de veículos novos nacionais tiveram uma retração de 3% em julho na comparação com o mesmo mês de 2020, com o emplacamento de 150,9 mil unidades. Nos primeiros sete meses de 2021, foram licenciados 1,11 milhão, o que representa um crescimento de 28,6% nas vendas em relação ao período de janeiro a julho do ano passado.

Os automóveis e veículos comerciais leves registram queda de 4,5% nas vendas de julho sobre o mesmo mês do ano passado, com 138,6 mil unidades licenciadas. No período de janeiro a julho, entretanto, o segmento tem alta de 27,6%, com o emplacamento de 1,04 milhão de automóveis e veículos comerciais leves.

Os caminhões tiveram alta nas vendas de 21,9% de julho em comparação com o mesmo mês de 2020, com o emplacamento de 11,1 mil unidades. No acumulado de janeiro a julho, foram vendidas 66,9 mil unidades, o que significa um crescimento de 47,9% em relação aos sete primeiros meses do ano passado.

 

Exportações

As vendas de veículos para o exterior tiveram queda de 18,4% em julho em relação as exportações no mesmo mês de 2020. Foram exportadas em julho 23,7 mil unidades e 223,9 mil nos primeiros sete meses do ano. No acumulado do período de janeiro a julho, o número representa um crescimento de 50,7%.

Continua depois da publicidade

Emprego

Em julho, as montadoras empregavam 102,7 mil pessoas, 1,2% menos do que o total de postos de trabalho abertos no mesmo mês de 2020.

 

 

 

*Por Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil

Publicado em Economia

SÃO PAULO/SP - O governador João Doria (PSDB) afirmou nesta sexta-feira (6) que o calendário de vacinação de adolescentes contra a Covid-19 está confirmado para começar no próximo dia 18 de agosto.

"Já dialogamos novamente com o Ministério da Saúde. Hoje [sexta], o secretário Jean Gorinchteyn está em Brasília com uma reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, com objetivo de reestabelecer o equilíbrio e a proporcionalidade na distribuição das vacinas para São Paulo, sobretudo para as da Pfizer", afirmou o tucano, durante audiência pública em Jundiaí (58 km de SP), para a implantação da Região Metropolitana de Jundiaí.

Segundo o governo estadual, nesta semana chegaram ao estado 228 mil doses de Pfizer, metade do combinado. O ministério negou que quisesse prejudicar São Paulo, afirmando que apenas estava equalizando a distribuição.

"Há um déficit de 228 mil doses desta vacina que deverá ser incorporado na proporcionalidade para uso da vacinação aqui em São Paulo", afirmou Doria, que antes subiu em uma cadeira para fazer uma selfie com cerca de 50 profissionais de saúde aglomerados no fundo do palco do Teatro Polytheama, onde aconteceu a audiência pública.

Na quinta (5), a Secretaria Estadual da Saúde disse que a vacinação de adolescentes estava sem data para começar por causa da distribuição de vacina da Pfizer ao estado. O imunizante é o único atualmente autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para ser usado em crianças e adolescentes.

"Isso [déficit] não altera o calendário de vacinação, tão pouco de adolescentes, que continua programado para 18 de agosto. Começaremos a vacinar em todo o estado de São Paulo jovens na faixa de 17 e 16 anos. Faremos por etapas e por faixas etárias para evitar aglomerações e para facilitar a ordenação da própria população e o planejamento vacinal dos municípios, dos profissionais de saúde e dos próprios jovens", afirmou.

Nesta sexta-feira, o Ministério da Saúde informou o governo paulista de que irá entregar uma remessa de vacinas da Pfizer contra a Covid-19 no nível praticado até o corte de 50% registrado nesta semana. O governo estadual havia ameaçado entrar na Justiça contra o governo federal para receber as doses.

Segundo calendário divulgado pelo governo estadual no último dia 28, a previsão é encerrar a imunização de adolescentes nos municípios paulistas em 12 de setembro, com o público de 12 a 14 anos. O governo paulista espera concluir a vacinação de primeira dose para adultos nos municípios paulistas no próximo dia 16.

Continua depois da publicidade

VEJA CALENDÁRIO

  • 10 a 16 de agosto - 18 a 24 anos
  • 18 a 29 de agosto - adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, deficiências, gestantes e puérperas
  • 30 de agosto a 5 de setembro - 15 a 17 anos
  • 6 a 12 de setembro - 12 a 14 anos

 

 

 

*Por: FÁBIO PESCARINI / FOLHA

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS;/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirma nesta sexta-feira (06/08) mais duas mortes por COVID-19 no município, totalizando 497 óbitos. Trata-se de um homem de 92 anos, internado em hospital público desde 12/07 e de um homem de 72 anos, internado em hospital privado desde 22/07.

São Carlos contabiliza neste momento 26.299 casos positivos para COVID-19 (32 resultados positivos foram divulgados hoje), com 497 óbitos confirmados e 131 descartados.

Dos 26.299 casos positivos, 24.078 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 48 óbitos sem internação, 2.173 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 1.631 receberam alta hospitalar e 449 positivos internados foram a óbito. 25.470 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 45.000 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (72 resultados negativos foram liberados hoje).

Estão internadas neste momento 61 pessoas, sendo 17 adultos na enfermaria. 5 pacientes estão em Unidades de Cuidados Intermediários (UCI - Santa Casa), 2 pacientes estão neste momento em Unidade de Suporte Ventilatório (USV – HU/UFSCar). No total na UTI adulto estão internadas 33 pessoas, sendo 25 em leitos de UTI/SUS e 8 em leitos de UTI da rede particular. Na enfermaria SUS 4 crianças estão internadas neste momento. Nenhuma criança ocupa vaga de UTI/SUS. 4 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos neste momento. A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS adulto está em 56,82% (25 adultos estão internados). 

O município disponibiliza 44 leitos adulto de UTI/SUS para COVID-19, já que a Santa Casa voltou a operar com 30 leitos adulto para UTI/SUS, 20 leitos de UCI, 6 de UTI infantil e 8 de enfermaria o Hospital Universitário (HU/UFSCar) opera com 14 leitos de UTI/SUS adulto, 6 de Unidade de Suporte Ventilatório (USV) e 15 de enfermaria. 

Continua depois da publicidade

CENTRO DE TRIAGEM – Nenhum paciente está sendo atendido neste momento em leito de estabilização do Centro de Triagem de Síndrome Gripal do Ginásio Milton Olaio Filho. 

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 82.833 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 81.532 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 1.301 ainda continuam em isolamento domiciliar.

A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal sendo que 56.317 pessoas já realizaram a coleta de exames, 39.026 tiveram resultado negativo para COVID-19, 17.097 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 194 pessoas aguardam resultado de exame.

Publicado em Coronavírus

Elton Carvalho e Bruno Zancheta acompanhados do Secretário Marcos Palermo fizeram visita surpresa na Santa Casa e encontraram 10 leitos livres, mesmo com fila nas UPAs aguardando leitos

 

SÃO CARLOS/SP - Os vereadores Elton Carvalho (Republicanos) e Bruno Zancheta (PL), acompanhados do Secretário Municipal de Saúde Marcos Palermo, fizeram na noite da última quinta-feira (05), uma visita surpresa na Santa Casa de Misericórdia de São Carlos para uma fiscalização.

De acordo com os parlamentares, muitas pessoas fizeram denuncia queixando-se que estavam nas UPAs aguardando a liberação de leitos na Santa Casa, mas sem sucesso.

Ao chegar na Santa Casa, os vereadores foram prontamente recebidos pela equipe técnica, através de seus gestores.

“Fomos recebidos pela equipe da Santa Casa e ao fiscalizar os leitos de enfermaria, notamos que haviam pelo menos dez leitos disponíveis. Isso causou estranheza. Conversando com alguns pacientes, mencionaram que os leitos estavam desocupados a um bom tempo. É inadmissível ter fila aguardando liberação de leitos e os leitos disponíveis, ou seja, vazios. Isso não pode acontecer”, disse Elton.

Questionado, o médico responsável afirmou que pode ter sido um erro de sistema ou até mesmo operacional e que iria apurar o ocorrido e equacionar toda a demanda e fila de espera durante a madrugada.

“Depois do referenciamento, a população tem sofrido muito nas UPAs com a falta de vagas para a Santa Casa. Não podemos aceitar isso. Estamos fiscalizando e de olho”, explicou o vereador Bruno Zancheta.

Continua depois da publicidade

O Secretario Marcos Palermo se colocou à disposição dos parlamentares e afirmou que irá intensificar as auditorias e fiscalizações na Santa Casa diuturnamente.

 

Publicado em Política

 

O exame em cães suspeitos pode ser realizado em São Carlos de forma gratuita

 

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo realiza anualmente a Semana Estadual de Prevenção e Controle de Leishmaniose Visceral, cuja finalidade é o desenvolvimento de ações educativas visando a sensibilização da população sobre a transmissão da doença, manejo ambiental para controle do vetor, e a guarda responsável dos animais de estimação.

Continua depois da publicidade

A Leishmaniose Visceral é uma doença grave que afeta animais e pessoas, causada pelo protozoário do gênero Leishmania sp. e transmitida pelo inseto vetor flebotomíneo, conhecido como mosquito-palha (Lutzomyia longipalpis).

A fêmea do mosquito palha (L. longipalpis) se infecta ao picar um cão doente contaminado com o protozoário e passa a transmití-lo a outros cães e seres humanos nas próximas picadas. 

Os vetores são insetos pequenos, com 2 a 3 milímetros, e costumam picar ao entardecer e à noite. Desenvolvem-se em locais úmidos e sombreados com acúmulo de matéria orgânica (folhas, frutos, lixo orgânico em apodrecimento, galinheiros). 

Em humanos a LV é uma doença crônica, sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, perda de peso, fraqueza e perda de energia, anemia, aumento de baço e fígado. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos.

 No cão, principal reservatório e fonte de infecção no meio urbano, a doença caracteriza-se por febre irregular, apatia, emagrecimento progressivo, descamação e úlceras na pele (especialmente no focinho e nas orelhas), conjuntivite, paralisia das patas traseiras, fezes sanguinolentas e crescimento exagerado das unhas. 

De acordo com as pesquisas entomológicas (busca pelo inseto vetor) realizadas pela Superintendência de Controle de Endemias - SUCEN, até o momento, não houve o registro de ocorrência do inseto que transmite a LVA, na área urbana de São Carlos. “Portanto, é muito importante a conscientização da população para que mantenham os quintais devidamente limpos, livre de galinheiros e pocilgas, podando árvores e removendo resíduos de capina e folhagens, eliminando os ambientes favoráveis à existência do inseto, mantendo nosso município livre da transmissão local desta grave doença”, alerta Luciana Marchetti, médica veterinária, supervisora da Unidade de Controle de Zoonoses e Endemias

Apesar de grave, a Leishmaniose Visceral tem tratamento para seres humanos, sendo totalmente gratuito na rede SUS. 

Para animais, existe apenas um medicamento devidamente registrado no Ministério da Agricultura, consistindo em um tratamento caro, e ainda não há comprovação científica de que o cão fique livre do parasita, representando risco à saúde de humanos caso exista a presença do vetor na área.

À menor suspeita de que o cão possa estar doente, deve ser levado ao Médico Veterinário, pois a leishmaniose causa muito sofrimento aos animais acometidos e sem o tratamento adequado, a morte ocorre rapidamente. Além de levar ao Médico Veterinário para o correto diagnóstico, o cão deve usar a coleira repelente de insetos, sendo a principal medida preventiva comprovadamente eficaz. 

O exame em cães suspeitos, pode ser realizado em São Carlos de forma gratuita através da Unidade de Controle de Zoonoses e Endemias, que encaminha o material para análise ao Laboratório Instituto Adolfo Lutz. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3307-7405.

Publicado em Outras Notícias

 

SÃO CARLOS/SP - Será aberta nesta sexta-feira (06/08), às 14h, de forma virtual a Exposição “A Vida: do Visível ao Invisível”, uma parceria entre a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o Instituto de Física de São Carlos, da USP, montada no Museu da Ciência “Professor Mário Tolentino”. Para acompanhar a exposição basta clicar no link https://www.youtube.com/watch?v=Ma4cHUvqpdE.

Continua depois da publicidade

A visitação será, em um primeiro momento, totalmente virtual. As visitações presenciais somente acontecerão em um segundo momento e dependerão das determinações do Plano São Paulo e dos decretos que regulamentam as ações de controle e combate a pandemia, e assim deverá seguir os protocolos de combate à COVID-19, como número adequado de visitantes, distanciamento e protocolos de higienização.

A exposição “A Vida: Do visível ao invisível” discorre, de forma instrutiva e prazerosa, sobre aspectos diversos da vida na Terra, abordando temas fascinantes, desde o nascimento do Universo até as tecnologias mais recentes envolvendo as vacinas. 

Virtualmente, as pessoas poderão verificar painéis sobre átomos, tabela periódica, moléculas, células animais e vegetais, células tronco, genoma, corpo humano, história das vacinas e aspectos sobre a Covid-19, que é o principal assunto debatido hoje pela sociedade.

A exposição foi idealizada pelo professor Vanderlei Salvador Bagnato, Diretor do Instituto de Física de São Carlos USP e coordenador do CEPOF (Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica), com correalização da Secretaria Municipal de Educação, e apoio da Diretoria de Ensino da Região de São Carlos, do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) e do Espaço Interativo de Ciências (EIC-CIBFar), e da Direção do Museu. 

Os futuros agendamentos das visitações, aquelas consideradas presenciais, serão realizados pela direção do Museu, dentro das possibilidades futuras e regras sanitárias pertinentes. A previsão é que o agendamento esteja aberto ainda no segundo semestre deste ano.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - Nas primeiras horas de hoje, 06, um sujeito foi detido por Guardas Municipais, por estar furtando o relógio de um poste de energia na Vila Prado, em São Carlos.

A Central Operacional da GM foi acionada e uma viatura foi até a Avenida Dr. Teixeira de Barros (Rua Larga), no local estava A.O.S.J, de 21 anos, ferramentas para o furto e o medidor de energia no chão.

Continua depois da publicidade

Diante dos fatos, o individuo foi conduzido à Central de Polícia Judiciária, onde foi dada voz de prisão e o mesmo recolhido ao Centro de Triagem de São Carlos.

Publicado em Policial

TÓQUIO - A seleção brasileira feminina de vôlei se impôs e garantiu vaga na final dos Jogos de Tóquio ao superar a Coreia do Sul na manhã desta sexta-feira, 6, na Ariake Arena, na capital japonesa. Dominante durante toda a partida, a equipe do técnico José Roberto Guimarães venceu com tranquilidade por 3 sets a 0, parciais de 25/16, 25/16 e 25/16.

A decisão será contra os Estados Unidos, no domingo, à 1h30. A exemplo das brasileiras, as americanas também superaram com relativa facilidade a Sérvia mais cedo.

Essa foi a sétima vitória do país em uma campanha, até aqui, impecável na competição. Se não chegaram entre as principais favoritas, as brasileiras se credenciaram ao longo dos Jogos.

A equipe terminou a primeira fase na liderança do Grupo A. Se a masculina acabou sucumbindo na semifinal, em virada histórica sofrida para o Comitê Olímpico Russo, a feminina demonstra consistência sólida para sonhar com um novo ouro.

Foi justamente com Guimarães que a seleção conquistou a medalha dourada em Londres-12. Após o ouro quatro anos antes, em Pequim-08, essa é a chance de consagração definitiva depois de cair no Rio-16 ainda nas quartas de final para a China.

Continua depois da publicidade

A seleção ainda superou um baque horas antes da partida com a “suspensão provisória por potencial violação de regra antidopagem” da oposta Tandara Caixeta. De acordo com o jornal O Globo, o uso de um remédio para controle menstrual é suspeito de ter causado o problema. Ainda de acordo com a publicação, o uso do medicamento teria sido autorizado pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

 

 

*Por: VEJA.com

Publicado em Esportes

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Agosto 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.