fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quarta, 04 Agosto 2021

 

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, realizará audiência pública para analisar o Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV e o projeto de aprovação referente a três empreendimentos imobiliários na área urbana do município.

Continua depois da publicidade

A audiência acontece no dia 10 de agosto, a partir das 19h, por meio de videoconferência (plataforma zoom), pelo endereço eletrônico https://us02web.zoom.us/j/88502078450?pwd=MmJnd09SeHFoY0szZm5idWpXREE0QT09

Nas audiências públicas serão analisados os seguintes empreendimentos: EIV – Processo nº 5667/2020 – Loteamento Residencial de Interesse Social - Jardim Carozelli (implantação de Loteamento Residencial de Interesse Social; EVI – Processo nº 91488/2020 – Condomínio Green Ville (implantação condomínio de lotes) e EIV – Processo nº 9143/2020 - Linear Incorporações e Construções EIRELI-ME (implantação Condomínio Residencial Habitacional Multifamiliar Vertical).

Os arquivos dos respectivos empreendimentos (EIV) estão disponíveis no site http://www.saocarlos.sp.gov.br/. Outras informações poderão ser solicitadas na Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano pelo telefone (16) 3362-1313. A audiência é de livre acesso a toda comunidade são-carlense.

Publicado em Outras Notícias

 

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação e Comunicação, estão desenvolvendo projetos e campanhas com objetivo de alertar a população para os riscos de incêndios e queimadas, muito recorrentes neste período do ano.

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação (SMMACTI) elaborou um mapa de calor com objetivo de identificar as regiões da cidade onde ocorre maior número de queimadas e incêndios. Essa ação tem objetivo de verificar se existe um padrão de distribuição de focos de calor. Este mapeamento é realizado anualmente com base nos dados de imagens de satélites, contidos no banco de queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O método de elaboração é baseado na instrução normativa do Programa de Gestão Ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, o Programa Município Verde Azul na diretiva sobre qualidade do ar.

A Secretaria do Meio Ambiente de São Carlos também tem realizado reuniões com o Ministério Público, Corpo de Bombeiros, CETESB, Defesa Civil e demais secretarias com objetivo de desenvolver um programa de formação de brigadas voluntárias. “O objetivo é que as associações de bairro, munícipes e coletivos ligados à temática ambiental, passem por um treinamento e possam colaborar tanto com medidas de prevenção, como de primeiras ações de controle de incêndio e possam comunicar de forma eficiente as instituições como Bombeiro e Defesa Civil”, ressalta Daniel Caiche, Engenheiro Florestal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Mateus de Aquino, secretário de Comunicação, fala da campanha publicitária desenvolvida por sua pasta em articulação com outras instituições. “Participamos de reuniões virtuais com vários parceiros e o Promotor do Meio Ambiente Flávio Okamoto, e após essas discussões propomos uma campanha de prevenção as queimadas, mas de forma integrada e não isolada, desta forma lançamos “Não provoque o seu Fagulha” com objetivo de alertar a população para os riscos de incêndios e queimadas”, relata o secretário.

 O engenheiro Daniel Caiche também chama a atenção para a importância de diferenciar queimada de incêndio florestal. Queimada é a prática agropastoril ou florestal que utiliza o fogo para fins de agricultura, renovar as pastagens e ou controle fitossanitário e pesquisa. Deve ser autorizada pelo Ibama, CETESB ou órgão competente e deve ser feita em condições controladas, que permitam que o fogo se mantenha confinado à área determinada. Já incêndio florestal é o fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo tanto ser provocado pelo homem (intencional ou negligência), quanto por uma causa natural, como os raios solares. “Na nossa região através de relatórios da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, a maior parte dos incêndios ocorre por ação realizada pelo homem, conhecida como causa antrópica, sendo a maior parte por motivos de negligência”, explica Caiche.

A ocorrência tanto de queimadas irregulares como de incêndios piora muito a vida nas cidades com a emissão de material particulado, poluentes e gases de efeito estufa. Um efeito direto no ecossistema urbano e Peri urbano é o efeito de perda de biodiversidade, da flora, fauna e no próprio solo. Somente nos sete primeiros meses do ano de 2021, o Corpo de Bombeiros de São Carlos registrou 320 ocorrências de incêndio em diferentes tipos de vegetação espalhada nas quatro regiões da cidade.

Em relação a qualidade do ar, estudos do Instituto de Estudos Avançados de São Paulo da USP (IEA-USP) têm demonstrado que esse material particulado em suspensão, prejudica não só o sistema respiratório que já sofre nesse período de estiagem típico da nossa região, mas que também têm influência em pessoas que tem complicações cardiovasculares, pessoas que já sofreram infarto ou AVC’s com impactos no sistema de saúde pública como aumento no número de internações e complicações súbitas como a Faculdade de Medicina de São Paulo tem constatado.

Publicado em Outras Notícias

 

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirma nesta quinta-feira (05/08) mais um óbito por COVID-19 no município, totalizando 495 mortes.

Trata-se de um homem de 47 anos de São Carlos que estava internado no hospital de Américo Brasiliense desde 17/07 e morte registrada no sistema de notificação em 03/08.

Continua depois da publicidade

São Carlos contabiliza neste momento 26.267 casos positivos para COVID-19 (107 resultados positivos foram divulgados hoje), com 495 óbitos confirmados e 131 descartados.

Dos 26.267 casos positivos, 24.046 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 48 óbitos sem internação, 2.173 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 1.618 receberam alta hospitalar e 447 positivos internados foram a óbito. 25.435 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 44.928 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (101 resultados negativos foram liberados hoje).

Estão internadas neste momento 68 pessoas, sendo 16 adultos na enfermaria. 8 pacientes estão em Unidades de Cuidados Intermediários (UCI - Santa Casa), 1 paciente está neste momento em Unidade de Suporte Ventilatório (USV – HU/UFSCar). No total na UTI adulto estão internadas 38 pessoas, sendo 29 em leitos de UTI/SUS e 9 em leitos de UTI da rede particular. Na enfermaria SUS 5 crianças estão internadas neste momento. Nenhuma criança ocupa vaga de UTI/SUS. 5 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos neste momento. A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS adulto está em 65,91% (29 adultos estão internados). 

O município disponibiliza 44 leitos adulto de UTI/SUS para COVID-19, já que a Santa Casa voltou a operar com 30 leitos adulto para UTI/SUS, 20 leitos de UCI, 6 de UTI infantil e 8 de enfermaria o Hospital Universitário (HU/UFSCar) opera com 14 leitos de UTI/SUS adulto, 6 de Unidade de Suporte Ventilatório (USV) e 15 de enfermaria. 

 

CENTRO DE TRIAGEM – Um paciente está sendo atendido neste momento em leito de estabilização do Centro de Triagem de Síndrome Gripal do Ginásio Milton Olaio Filho. O paciente já foi cadastrado e aguarda transferência via CROSS.

 

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 82.693 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 81.365 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 1.328 ainda continuam em isolamento domiciliar.

A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal sendo que 56.179 pessoas já realizaram a coleta de exames, 38.957 tiveram resultado negativo para COVID-19, 17.071 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 151 pessoas aguardam resultados de exame.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - A Rádio Sanca acompanhou na tarde da última 3ª feira (03), com exclusividade, o voo do dirigível ADB-3-3 tripulado e produzido aqui em nossa cidade. O repórter Ivan Lucas, foi o primeiro jornalista são-carlense à sobrevoar no ADB-3-3 da Airship do Brasil.

O ADB-3-3, com comprimento de 49m e capacidade para acomodar além do piloto, até cinco passageiros em sua Gôndola, possui teto operacional de 2.700m e chega até 85 km/h. Suas principais aplicações serão na Agricultura, Passeios Panorâmicos, Vigilância e Controle de Fronteiras, Publicidade, Inspeção de Linhas de Transmissão Elétrica, Prospecção Mineral, Segurança Pública e Treinamentos.

Charles Chueiri, é o comandante da aeronave, onde nos recepcionou e nos fez ficar nas alturas literalmente sobrevoando os céus de São Carlos. Charles, nos respondeu várias perguntas que você pode acompanhar no vídeo abaixo.

Os dirigíveis são aeronaves mais leves que o ar que voavam muito no início do século XX. Essa forma de voo caiu em desuso principalmente depois do desastre do Hindenburg em 1937. Porém, vale ressaltar que naquela época os dirigíveis eram inflados com hidrogênio como seu gás de impulsão, hoje, são inflados com hélio, ou seja, a chance de acontecer o que ocorreu em 1937 é praticamente 0.

 De uns anos pra cá os dirigíveis vêm aos poucos querendo retomar seu espaço com a Airship do Brasil que está desenvolvendo novos projetos e construindo protótipos de dirigíveis que estão em fase de certificação com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

A Airship do Brasil é uma empresa brasileira de capital privado, pertencente as Empresas Bertolini. Ciente dessas demandas, a Airship do Brasil estuda em seus projetos a aplicação dos mais avançados sistemas e tecnologias, de forma a apresentar ao mercado opções mais eficientes e cada vez mais interessantes à preservação do meio ambiente.

Continua depois da publicidade

A Airship se destaca também por ser capaz de realizar atividades no ciclo inteiro da tecnologia mais leve que o ar:

  • Pesquisa
  • Desenvolvimento
  • Fabricação
  • Certificação
  • Operação
  • Manutenção
  • Formação de tripulação e piloto

É muito importante ressaltar que o Brasil ganhou importância no cenário mundial dos dirigíveis com a empresa Airship do Brasil, com todo este trabalho que está desenvolvendo em São Carlos, para o Brasil e para o Mundo.
Queremos agradecer todos os funcionários, na pessoa do comandante Charles e do Geraldo Golveia (Crew Chief), que nos recebeu, nos instruiu e nos fez conhecer um pouco mais a grande empresa que temos no Centro do Estado de São Paulo.

Equipe de Solo...

Geraldo (Crew Chief)
Flávio 
Lucas 
José Medella
Leandro 
Luis 
Deivid
Otávio
Gilmar
Victor
André
Guilherme
Rafael

JAPÃO - A seleção brasileira de vôlei masculino deu adeus ao sonho do ouro olímpico nos Jogos de Tóquio (Japão). Os brasileiros foram derrotados de virada na madrugada desta quinta-feira (5) para o Comitê Olímpico Russo (ROC, na sigla em inglês) por 3 sets a 1, com parciais de 18/25, 25/21, 26/24 e 25/23. A partida foi realizada na Arena de Ariake, na capital Tóquio.

Desde os Jogos Olímpicos de Sidney (2000) o Brasil não fica de fora de uma final da competição. À época, o país foi eliminado nas quartas de final em confronto com a Argentina. Depois disso, foram quatro decisões consecutivas, tendo levado duas medalhas de ouro (Atenas 2004 e Rio 2016) e duas de prata (Pequim 2008 e Londres 2012).

Apesar de não avançar à final, o levantador Bruninho diz que o time tem que se manter firme para buscar a medalha de bronze.

"Por mais difícil que seja, temos que apagar isso [a derrota de virada para a Rússia]. O bronze conta muito pra gente. Sabemos o quanto a gente merece, quanto a gente trabalha, se dedica. Então, vamos entrar com a faca nos dentes como se fosse o ouro. Não temos tempo para lamentar", disse Bruninho, campeão olímpico na Rio 2016, em depoimento ao Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Continua depois da publicidade

A luta pelo bronze será à 1h30 (horário de Brasília) deste sábado (7). O adversário será o perdedor do confronto entre França e Argentina, às 9h desta quinta (5).

 

 

 

Por Rafael Monteiro - Repórter da Rádio Nacional

*AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Esportes

SÃO CARLOS/SP - Policiais de Força Tática detiveram dois sujeitos na noite de ontem (04), na Avenida São Carlos, região Central, após os PMs serem informados de que a dupla estaria aplicando golpes na cidade e estavam hospedados em um hotel.

Os Militares foram até o local informado e encontraram a dupla saindo com um VW Fox. A ordem de parada foi realizada e o motorista parou na Rua Dona Alexandrina. Durante busca pessoal nada de ilícito foi localizado, mas no veículo uma máquina de passar cartões foi encontrada e foi verificado que um valor alto havia sido recebido. Ao serem questionados, os mesmos confessaram que vieram da capital paulista e que estavam em São Carlos para aplicar golpes através de Pix e cancelamentos de compras.

Continua depois da publicidade

Os PMs foram até o hotel e no quarto da dupla foi localizado mais três máquinas de cartões. Diante dos fatos, ambos foram levados à Central de Flagrantes, onde o delegado de plantão elaborou o Boletim de Ocorrência (B.O), e foram liberados. O Fox, foi apreendido, pois o motorista não tem carteira de habilitação.

APREENSÕES:

  • 2 máquinas Stone;
  • 1 máquina Sumup;
  • 1 máquina Mega Pop;
  • Cartão de crédito variados;
  • Caderno com vários tipos de golpe;
  • 2 Celulares
 
Publicado em Policial

Evento online é aberto ao público e gratuito

 

SÃO CARLOS/SP - No dia 9 de agosto, às 19h30, será realizada a webconferência "A importância da participação dos familiares no Conselho Escolar". O tema será abordado pela professora do Departamento de Educação (DEd) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Maria Cecília Luiz, com transmissão ao vivo pelo YouTube (https://bit.ly/375b6N8). A atividade faz parte de uma série de webconferências realizada de maio a setembro e integra um dos componentes pedagógicos do curso de aperfeiçoamento em Conselho Escolar, coordenado pelas professoras Maria Cecília Luiz e Sandra Riscal, do DEd. Os encontros têm como palestrantes os autores do material pedagógico do curso; a proposta é a formação continuada para fortalecimento dos conselhos escolares. 

O Conselho Escolar (CE) é o espaço em que todos os envolvidos com a escola (familiares, alunos, professores, diretores e funcionários) se reúnem para decidir o que é melhor para a instituição escolar, com foco na qualidade do ensino e na aprendizagem dos discentes. "Defende-se a importância de conhecer e fortalecer os conselhos escolares a fim de tornar oportuna a reflexão sobre o convívio democrático nos diferentes espaços escolares, inclusive na relação escola e família. Além disso, ao compreender as funções, constituição e organização do Conselho Escolar nas relações que acontecem dentro da escola, possibilita-se a sua operacionalização com mais eficiência", explicam os organizadores da iniciativa. A webconferência do dia 9/8, aberta e gratuita, pode ser acompanhada pelo YouTube, por meio do link https://bit.ly/375b6N8.

A próxima webconferência já está agendada para o dia 13 de setembro, às 19h30, e terá como tema "Conselho Escolar e a gestão democrática da educação: convivência e aprendizagem na escola".

Continua depois da publicidade

Sobre o curso

O curso de aperfeiçoamento em Conselho Escolar, que está em andamento desde abril, é gratuito e foi pensado para técnicos de secretarias de Educação estaduais e municipais do Brasil inteiro. A seleção dos cursistas foi feita pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério de Educação (MEC).

O curso tem o objetivo de propiciar conhecimentos sobre o Conselho Escolar aos técnicos de secretarias de Educação, com vistas a promover planejamentos e ações motivadoras para serem desenvolvidas nos diferentes sistemas de ensino, incentivar o bom funcionamento dos conselhos, bem como articular uma gestão democrática nas instituições, com vistas à melhoria da qualidade da Educação Básica ofertada nas escolas públicas.

Publicado em Educação

Pedro Henrique voltou a respirar graças ao preparo e agilidade de uma equipe do 36º BPM/I

 

LIMEIRA/SP - A Polícia Militar salvou um menino, de dois anos e cinco meses, que se engasgou no apartamento em que reside, na cidade de Limeira. A ação ocorreu na segunda-feira (2).

Os protagonistas dessa ocorrência são os soldados Leonardo Augusto Cipriano e Nicolas Rodrigo Gentil, integrantes do 36º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I). Os militares realizavam patrulhamento pelo bairro Chácara Antonieta quando foram acionados pelo Centro de Operações da PM (Copom) sobre uma criança engasgada, na rua José Paolillo.

Chegando ao local, um condomínio, os policiais foram recebidos pelo porteiro que indicou o apartamento da vítima. No imóvel, os PMs se depararam com a mãe do pequeno Pedro Henrique com ele nos braços, sem respirar.

Imediatamente o soldado Cipriano pegou a criança e iniciou a manobra de Heimlich - método de desobstrução de vias aéreas, conseguindo fazer o menino expelir alguns alimentos e voltar a respirar.

Após o salvamento, o Corpo de Bombeiro também chegou ao local e o menino passa bem.      

        

Continua depois da publicidade
 

Essa é a primeira vez que os dois soldados atuam efetivamente em uma ocorrência desta natureza, já que em outros casos apenas deram apoio. Mesmo assim, ambos relatam a emoção que sentiram com o resultado exitoso. “Por sermos pais é muito gratificante trazer de volta um filho para sua família”, destacou Gentil. “Salvar o Pedro me deu muita satisfação e alegria. Vou levar esse momento na memória para o resto da minha vida”, completou Cipriano.

Publicado em Outras Cidades

Autor foi abordado em uma pensão; uma mulher, também envolvida no crime, é procurada pela polícia

 

REGISTRO/SP - A Polícia Civil prendeu um homem, de 34 anos, por tráfico de drogas, na terça-feira (3), em Registro, no Vale do Ribeira. Na ação, 371 porções de crack e cocaína foram apreendidas

Durante apurações, agentes da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) da cidade descobriram que o autor e sua companheira, de 45 anos, estavam envolvidos com a distribuição de drogas na região e que para isso se hospedavam em hotéis.

Ainda no decorrer dos trabalhos policiais, a equipe soube que o casal estaria em uma pensão no centro do município e foram ao local verificar. Chegando no endereço, os agentes confirmaram que os suspeitos estavam hospedados em um dos quartos, mas que não se encontravam no cômodo naquele momento.

Na tentativa de abordar o casal, a equipe monitorou a pensão até o momento que viu o investigado chegando ao local e realizaram a abordagem no quarto em que ele estava hospedado. Questionado, o homem logo confessou que estava embalando entorpecentes e que sua companheira tinha ido até Curitiba para buscar mais drogas.

Continua depois da publicidade

O suspeito foi preso em flagrante e no quarto apreendidas 305 porções de crack e 66 de cocaína, além de 717 eppendorfs vazios, um rolo de filme plástico, quatro facas, uma lâmina de barbear com resquícios de cocaína, duas balanças digitais de precisão e cadernos contendo anotações relacionadas à contabilidade da venda de drogas.

Publicado em Outras Cidades

Um homem foi preso em flagrante durante a ação

 

RIBEIRÃO PRETO/SP - A Polícia Civil prendeu, na manhã de quarta-feira (04), um motoboy, de 37 anos, que foi surpreendido com mais de 30 tijolos de maconha, que foram encontradas em sua casa, no bairro Adao do Carmo Leonel, no município de Ribeirão Preto.

Os trabalhos foram realizados por agentes da 2ª Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise), da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) da cidade, que apuraram a informação de que um homem estaria armazenando drogas que seriam comercializadas na região.

Os policiais conseguiram a qualificação do suspeito e o seu endereço e foram até o local para fiscalização, já que tinham conhecimento de que nesta data ele receberia novo carregamento com grande quantidade de entorpecentes.

Continua depois da publicidade

Assim que chegaram no endereço alvo, os investigadores abordaram o suspeito na calçada, sendo que ele imediatamente admitiu que guardava drogas em casa e acompanhou a vistoria no local. Dentro do imóvel, foram encontrados 33 tabletes de maconha.

Os tijolos, que somaram mais de 36,6 quilos, foram apreendidos e encaminhados para análise pericial. O homem foi preso em flagrante e conduzido à unidade especializada de polícia judiciária, onde foi indiciado por tráfico. Ele foi recolhido ao sistema penitenciário e permaneceu à disposição da justiça.

Publicado em Ribeirão Preto

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Agosto 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.