SÃO CARLOS/SP - No dia 2 de novembro, celebramos Todos os Fiéis Falecidos, marcado pelo Dia de Finados. Essa data não deve ser vista como um momento de tristeza, mas sim como uma oportunidade para recordar com carinho aqueles que já partiram e rezar por suas almas. É um dia de saudade e amor.
Confira os horários de missas nos cemitérios de São Carlos
SÃO CARLOS/SP - Policiais militares da Força Tática detiveram nesta madrugada de sexta-feira, 1 de novembro de 2024, um indivíduo na Rua Donato Pedrino, bairro Antenor Garcia e recuperaram um carro, o qual havia sido roubado.
De acordo com informações, era por volta da 0h20, quando o sargento Frigieri e os cabos Jefferson e o Pereira, os quais estavam com vistas a um veículo com queixa de roubo. Os policiais foram averiguar um local onde apontava a localização de um celular roubado. No local os policiais avistaram o veículo Honda/HRV adentrando em uma casa. O condutor do carro saiu correndo, pulou o muro, mas foi detido na via pública.
M. H. R.S, idade não informada, foi encaminhado para a Central de Polícia Judiciária, onde foi autuado em flagrante e permaneceu à disposição da justiça.
Foto e reportagem Comando VP
SÃO CARLOS/SP - No final da noite de quinta-feira, o Centro de Controle Operacional (CCO), da Guarda Municipal, recebeu uma solicitação de um munícipe do bairro Jardim Araucária, afirmando que o vizinho estaria agredindo uma mulher.
As viaturas foram até o local informado e quando os GMs chegaram, avistaram P.D.T.P. de 34 anos, e uma criança de 3 anos na rua. A mulher teria dito que foi vítima de agressão por parte do seu amasio.
Os Guardas Municipais foram até a residência e localizaram A.F.C. de 33 anos, e ao ser informado sobre acusação e de que seria conduzido à Central de Polícia Judiciária, o valentão teria tentado agredir os GMs, onde foi contido e algemado.
Na CPJ o delegado tomou ciência do ocorrido e ratificou a voz de prisão pelo crime de violência doméstica.
A mulher foi atendida na UPA Santa Felícia.
SÃO CARLOS/SP - Na quinta-feira (31), o provedor da Santa Casa de São Carlos, Antonio Valerio Morillas Junior, juntamente com o diretor técnico Dr. Roberto Muniz Junior, a diretora de práticas assistenciais Dra. Carolina Toniolo Zenatti, o vice-diretor técnico Dr. Flavio Guimaraes, e o assessor de Relações Institucionais e Governamentais, Marcos Daniel, receberam o prefeito eleito Netto Donato para um encontro que reforçou a parceria já existente entre a instituição e a Prefeitura.
Netto, que já integrava a gestão municipal atual, destacou sua disposição em fortalecer essa colaboração na nova administração, especialmente em projetos que beneficiem diretamente a saúde da população. "A Santa Casa sempre esteve comprometida em oferecer um atendimento de qualidade à população, e esse compromisso só é possível graças ao apoio da prefeitura e de nossos parceiros. Hoje, reafirmamos a importância de fortalecer essa parceria com o prefeito eleito Netto Donato, que conhece de perto os desafios e as necessidades da nossa instituição. Tenho confiança de que essa união será fundamental para buscarmos avanços em novas iniciativas conjuntas que beneficiem a saúde da nossa comunidade", declarou o provedor Antonio Valerio.
Netto Donato também destacou a importância da cooperação com a instituição, que é uma referência em atendimento hospitalar para a cidade e a região. “Estou empenhado em dar continuidade ao trabalho que sempre foi voltado a apoiar a Santa Casa e a saúde de São Carlos. Sabemos dos desafios e da importância de mantermos esse diálogo aberto para construir soluções que favoreçam a população. Como prefeito, meu compromisso será somar esforços e buscar melhorias que impactem positivamente o atendimento da Santa Casa e a qualidade de vida dos nossos cidadãos", afirmou.
Na ocasião, o provedor entregou ao prefeito eleito o convite para o jantar comemorativo dos 133 anos da Santa Casa, que acontecerá no próximo dia 9 de novembro, às 20h, no The Hill Hotel, no Jockey Clube. A celebração reunirá autoridades, lideranças, colaboradores e a comunidade, em uma noite especial dedicada à trajetória da instituição e ao reconhecimento de todos os que contribuem para o atendimento à população.
Haverá horário estendido até 22h. No feriado de 15 de Novembro, lojas de São Carlos e Ibaté poderão abrir das 9h às 13h
SÃO CARLOS/SP - O Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio) e o Sindicato dos Empregados do Comércio de São Carlos e Região (Sincomerciários) autorizaram a abertura do comércio de São Carlos e Ibaté, SP, no Feriado Nacional de 15 de Novembro (sexta-feria), Proclamação da República, das 9h às 13h. O comércio das duas cidades ainda terá o horário estendido nesta sexta-feira (1º.) e para a Black Friday (29 de novembro), até às 22h. Nos demais feriados do mês, o comércio estará fechado.
Confira:
Dia 1º. (sexta-feira) – VÉSPERA DE FERIADO – 9h às 22h
Dia 2 (sábado) – FERIADO FINADOS – fechado
Dia 4 (segunda-feira) – FERIADO ANIV. SÃO CARLOS – fechado
Dia 9 (sábado) – das 9h às 17h
Dia 15 (sexta-feira) – FERIADO PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA – das 9h às 13h
Dia 20 (quarta-feira) – FERIADO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA – fechado
Dia 29 (sexta-feira) – BLACK FRIDAY – das 9h às 22h
Dia 30 (sábado) – PÓS BLACK FRIDAY – das 9h às 17h
Workshop reuniu empresários, gestores e pesquisadores para debater casos e parcerias na área
SÃO CARLOS/SP - Inovações na produção de fármacos, em procedimentos hospitalares, próteses, tecnologias de eficiência no uso de energia, dentre outras, foram destacadas como potenciais de atuação durante a primeira edição do Workshop de Inovações Tecnológicas na área da Saúde, que aconteceu em São Carlos no dia 15 de outubro. O evento, uma parceria entre o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) UFSCar-Materiais, reuniu empresários, estudantes, gestores, pesquisadores, além de representantes do HU, da sede da Embrapii e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Ernesto Pereira, coordenador da Embrapii UFSCar, aponta que o evento foi importante para estabelecer contato entre diferentes agentes que podem atuar positivamente no desenvolvimento de novos produtos, de projetos incrementais e disruptivos vinculados à Embrapii. 'Quando se pensa em projetos da Saúde, as ações da Embrapii são para melhorar a qualidade de vida de uma população cujo serviço público de saúde arca com cerca de 85% de toda a demanda, atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É um serviço de alta qualidade, por mais que a demanda seja grande e gere descompasso, para toda a população brasileira ter o benefício do uso", destacou Pereira.
Fábio Cavalcante, coordenador de Relações com o Mercado/área da Saúde da sede da Embrapii, relatou durante sua apresentação que o setor é o segundo com maior número de projetos na Empresa, ficando atrás apenas do Agroindustrial. Cavalcante reforçou o papel da Embrapii no apoio à inovação. "Inovação é sobre sobrevivência. Tem que investir em novos materiais, processos e tecnologias. A Embrapii existe para apoiar empresas com desafios tecnológicos, de forma rápida, e conectá-las com instituições de pesquisa que possam trazer essas soluções inovadoras", destacou.
No debate sobre oportunidades e espaços para pesquisas na área da Saúde, Felipe Roitberg, coordenador de Gestão da Pesquisa e Inovação da Rede Ebserh, apresentou a Empresa como uma grande oportunidade de pesquisa enquanto unidade acadêmica avançada que pode servir à Universidade, com cerca de 28 milhões de pacientes em base de dados, além da cooperação com os ministérios da Educação, da Saúde, e com pesquisadores. "Nosso desafio agora é desenvolver uma plataforma para disponibilizar as pesquisas realizadas e as informações geradas em toda a Rede Ebserh. Isso vai facilitar para que a Rede se reconheça. Também precisamos ampliar nosso pessoal técnico para pesquisa e inovação", apontou.
Thiago Russo, docente no Departamento de Fisioterapia da UFSCar e Gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFSCar, apresentou a Unidade de Pesquisa Clínica (UPC) do Hospital que, em 2024, já soma 51 projetos, principalmente desenvolvidos em programas de Iniciação Científica e Tecnológica. Ele também destacou a UPC como um espaço diferenciado para prática da pesquisa, principalmente pelo acesso da Unidade a "situações de urgência e emergência para encaminhamento dentro do Hospital, para realização de exames e inclusão de casos de 24 horas. Além da facilidade de buscar casos nas enfermarias e na Unidade de Terapia Intensiva e das diferentes áreas de atuação dos projetos da UPC".
Russo reforçou que o HU é um cenário de pesquisa importante para empresas da cidade e região e para as universidades e que pode contribuir com diferentes necessidades, como apoio regulatório junto à Anvisa, condução de testes clínicos, sempre em uma perspectiva baseada na ética e nas boas práticas em pesquisas clínicas. "Mais ainda, focados em contribuições importantes para o SUS, visto que abrimos oportunidades para a nossa comunidade ter tratamentos com novas tecnologias, novos dispositivos médicos e fármacos, por exemplo", destacou.
O Workshop teve duas mesas-redondas com representantes de empresas, que trouxeram suas experiências e, dentre as dificuldades, destacaram justamente as questões regulatórias e morosidade dos processos nos órgãos competentes, além de baixo investimento em empresas iniciantes e necessidade de ampliar espaços para relacionamento entre empresas, pesquisadores e investidores. Já os docentes da UFSCar reforçaram a importância das parcerias e destacaram a relevância da divulgação dos resultados de pesquisas, que assim podem chegar ao conhecimento de empresas que se interessem e invistam nesses projetos.
A proposta da Embrapii UFSCar-Materiais é promover novos eventos que facilitem a aproximação e conexão entre empresários e pesquisadores para oportunizar novas parcerias.
CAMPINAS/SP - A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da Polícia Civil fechou duas lojas suspeitas de falsificarem peças de roupas em Campinas, interior de São Paulo. Dois homens, de 21 e 48 anos, foram presos em flagrante por vender os produtos, nos bairros Jardim Aeroporto e na região central da cidade.
A investigação começou após denúncias das empresas, que alegaram que os lojistas estavam vendendo bolsas, sapatos, camisetas e outras peças falsificadas. Os suspeitos anunciavam as vestimentas como sendo de “outlet”, com produtos a preços reduzidos.
Os policiais foram até os endereços e encontraram os donos dos comércios, com peças expostas para venda, sendo 176 itens na primeira loja e mais 86 na segunda. Diversas roupas foram apreendidas e encaminhadas para perícia.
Os proprietários foram detidos e levados à 1ª DIG, onde os casos foram registrados como crime contra registro de marca, concorrência desleal e por fazer afirmação falsa ou enganosa.
SÃO PAULO/SP - José Luiz Datena, 67, não voltará mais ao comando do programa Brasil Urgente, do qual se afastou para concorrer à Prefeitura de São Paulo.
A Band confirmou nesta semana, que o apresentador deixará em definitivo a atração policial.
"A Band tem um enorme carinho pelo apresentador José Luiz Datena e reforça os laços de amizade com o profissional, que tem uma trajetória de enorme êxito no Grupo Bandeirantes há mais de 20 anos. Em comum acordo, o comunicador deixa a apresentação do Brasil Urgente, atração que comandou com maestria e grande audiência", afirmou o canal de TV, em nota enviada à imprensa.
Com isso, a apresentação titular do programa passa oficialmente às mãos de Joel Datena, 47, filho do apresentador. Ele já vinha exercendo de forma interina a função desde junho, quando o pai saiu de licença para se dedicar à campanha política.
A Band planeja dar um novo programa a José Luiz Datena no próximo ano, voltado para o entretenimento. "Para 2025, a emissora já discute com José Luiz Datena a criação de projetos no entretenimento, área em que ele já atuou com sucesso", conclui o comunicado.
POR FOLHAPRESS
BRASÍLIA/DF - O Pix, sistema de pagamento instantâneo brasileiro do Banco Central (BC), passará por mudanças a partir desta sexta-feira, 1º de novembro.
As novidades foram anunciadas em julho de 2023 e, segundo o BC, têm o objetivo de aumentar a segurança dos usuários.
O que irá mudar no Pix?
A mudança será no limite de transações via Pix em dispositivos novos. A partir de 1º de novembro, quem utilizar um celular ou computador novo terá limitações ao usar o Pix: as transferências estarão limitadas a R$ 200 por transação e a R$ 1.000 por dia.
Isso significa que, até que o novo dispositivo, número ou chave Pix acabem sendo devidamente cadastrados no banco, o usuário terá essas restrições.
A regra não afeta as pessoas que já realizam transações com o sistema. Isto é, se você está usando o mesmo celular ou computador de sempre, não precisa se preocupar com essas novas medidas.
Qual é o motivo das novas regras?
O objetivo do Banco Central, com essas regras, é evitar fraudes. Quando golpistas conseguem acessar o login e a senha de uma vítima, eles costumam usar dispositivos novos para realizar grandes transações.
“Essa medida minimiza a probabilidade de fraudadores usarem dispositivos diferentes daqueles utilizados pelo cliente para gerenciar chaves e iniciar transações Pix. Isso dificultará a fraude na qual o agente malicioso consegue, por meio de roubo ou de engenharia social, as credenciais, como login e senha, das pessoas”, explicou o Banco Central em nota.
Para quebrar esse bloqueio, os criminosos vão precisar cadastrar o novo dispositivo no banco da vítima, o que inclui etapas de segurança adicionais.
Cadastro do novo dispositivo
Se você comprou um celular novo ou está usando um computador diferente, precisará cadastrar esse dispositivo na sua instituição financeira para retirar as limitações de valor do Pix.
Esse cadastro ocorrerá diretamente com o seu banco, por meio dos canais de atendimento. Uma vez cadastrado, os limites voltam ao padrão.
As novas regras também trazem obrigações para as instituições financeiras. Agora, os bancos terão que monitorar transações que fogem do perfil habitual do cliente, além de checar regularmente se há marcações de fraude no CPF ou CNPJ de seus correntistas. A cada seis meses, os bancos deverão verificar essas informações junto ao Banco Central.
Caso um cliente acabe identificado como fraudador, o banco poderá encerrar o relacionamento, bloqueando recebimentos via Pix e aplicando limitações nas transações.
Caroline Vale / CATRACA LIVRE
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos informa que em função do ponto facultativo decretado nesta sexta-feira (01/11), alusivo ao Dia do Servidor, comemorado em 28 de outubro e transferido para essa data, do feriado nacional de Finados (02/11), e do aniversário em comemoração aos 167 anos de São Carlos na segunda-feira (04/11), o funcionamento de alguns serviços públicos será alterado, porém os serviços essenciais funcionarão normalmente.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) do Santa Felícia e Cidade Aracy seguirão com plantões 24h todos os dias. A UPA da Vila Prado permanece fechada para reforma. Para casos emergenciais, a população deve acionar diretamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pelo número 192.
Já as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s) não funcionarão nesta sexta-feira (01/11) e na segunda-feira (04/11), voltando a atender normalmente na terça-feira (05/11).
Na Casa do Trabalhador e no Procon, também não haverá expediente no feriado e no ponto facultativo, retornando às atividades na terça-feira, dia 05 de novembro. O mesmo vale para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Carlos, seja para os serviços de administração ou das Unidades de Atendimento ao Usuário.
Nestes dias, o atendimento do SAAE continua ocorrendo normalmente por meio do telefone 0800-300-1520. A ligação é gratuita.
Os restaurantes populares do São Carlos VIII, Cidade Aracy, Antenor Garcia e do Santa Felícia funcionarão normalmente nesta sexta-feira (01/11), não funcionam aos sábados, estarão fechados no feriado de 04 de novembro, retomando a oferta das refeições normalmente na terça-feira (05/11) no horário do almoço, das 11h30 às 13h, e no jantar, das 18h às 19h30.
O Mercado Municipal estará aberto nesta sexta-feira (01/11), das 9h às 22h, fechado no feriado (02/11) e no aniversário de São Carlos (04/11), e aberto normalmente na terça-feira (05/11), das 9h às 18h, acompanhando o horário de funcionamento do comércio.
Já o Parque Ecológico terá funcionamento normal na sexta-feira (01/11), no sábado feriado de Finados (02/11), no domingo (03/11) e na segunda-feira (04/11), aniversário da cidade. O horário para visitação pública permanece das 8h às 16h30.
A Guarda Municipal e o Conselho Tutelar podem ser acionados pelo telefone 153. Já a Defesa Civil atenderá a população pelo telefone 199 ou 3368-1781.
A coleta domiciliar de lixo permanece sem interrupções e mudanças de horário durante o feriado.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.