fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

SÃO CARLOS/SP - São Carlos deu mais um passo na implantação do Método Wolbachia, tecnologia inovadora que integra a estratégia do Ministério da Saúde para o controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. O município foi uma das três cidades do Estado de São Paulo selecionadas, em 2025, para receber a iniciativa, com base nos índices de infestação do vetor registrados na cidade.

A tecnologia utiliza uma bactéria natural chamada Wolbachia, que impede o desenvolvimento adequado dos vírus dentro do mosquito. Quando presente no Aedes aegypti, a bactéria reduz significativamente a capacidade de transmissão dessas doenças. Além disso, a Wolbachia é passada da fêmea para seus descendentes, permitindo que as novas gerações de mosquitos também carreguem essa proteção.

A estratégia consiste na liberação controlada de mosquitos com Wolbachia em áreas previamente definidas. Ao se reproduzirem com a população local, os descendentes passam a carregar a bactéria, aumentando gradativamente sua presença no ambiente. Com o tempo, a população de mosquitos com Wolbachia tende a se estabilizar, tornando o método autossustentável e uma alternativa de longo prazo para o enfrentamento das arboviroses.

Desde o ano passado, equipes da Vigilância em Saúde de São Carlos participam de reuniões técnicas e capacitações promovidas pelo Ministério da Saúde para preparar a implantação da tecnologia. Entre as primeiras etapas realizadas estiveram o mapeamento das regiões com maior incidência de dengue e a análise das condições ambientais e urbanas do município.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins Gomide, o trabalho agora avança para a fase de planejamento operacional e definição das áreas prioritárias para a liberação dos mosquitos, seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Na semana passada, agentes de combate às endemias e profissionais da Vigilância em Saúde participaram de uma capacitação voltada à realização de uma pesquisa de base junto à população dos bairros contemplados pelo programa. Ao todo, 14 agentes foram treinados para aplicar os questionários, além da equipe do próprio departamento.

Segundo Denise Gomide, o levantamento tem como objetivo avaliar o grau de conhecimento da população sobre o Método Wolbachia e identificar a percepção dos moradores em relação à iniciativa, uma vez que a participação popular é considerada fundamental para o sucesso da estratégia.

A pesquisa será realizada entre os dias 8 e 12 de junho e deverá ouvir 602 moradores distribuídos em dezenas de bairros da cidade, incluindo Arnon de Melo, Centro, Chácara São João, Planalto Verde, Santa Angelina, Jd. Acapulco, Jd. Alvorada, Jd. Bandeirantes, Jd. Beatriz, Jd. Centenário, Jd. Cruzeiro do Sul, Jd. Gonzaga, Jd. Medeiros, Jd. Real, Jd. São João Batista, Jd. Martinelli, Antenor Garcia, Belvedere, Presidente Collor, Jd. Santa Tereza, Tangará, Cidade Aracy, Mirante do Bela Vista, Morada dos Deuses, Núcleo Residencial Silvio Villari, Pq. Anhembi, Pq. Paraiso, Maria Stella Fagá, Santa Felícia, Itamarati, Zavaglia, Eduardo Abdelnur, Ipê Mirim, Itatiaia, Romeu Tortorelli, Vida Nova São Carlos, São Carlos I, São Carlos II, São Carlos III, São Carlos VIII, Vila Arnaldo, Vila Brasília, Vila Costa do Sol, Vila Elisabeth, Vila Faria, Vila Jacobucci, Vila Lutfalla, Vila Marques, Vila Mercedes, Vila Monte Carlo, Vila Monteiro, Vila Morumbi, Vila Nery, Vila Rancho Velho, Vila São José e Vila Vista Alegre.

Experiências já desenvolvidas em municípios brasileiros demonstraram resultados positivos após a implantação da tecnologia. Estudos apontam redução significativa nos casos de dengue e outras arboviroses, além da diminuição dos custos relacionados a atendimentos médicos e internações.

O Ministério da Saúde destaca que o Método Wolbachia é uma estratégia segura, sustentável e alinhada às práticas modernas de controle biológico adotadas em saúde pública. A expectativa é que, aliada às ações já desenvolvidas pelo Departamento de Vigilância em Saúde e ao engajamento da população, a tecnologia contribua para reduzir a circulação da dengue em São Carlos.

Apesar da inovação, a diretora de Vigilância em Saúde reforça que a eliminação dos criadouros continua sendo essencial para o combate ao mosquito. Segundo ela, cerca de 85% dos focos do Aedes aegypti são encontrados dentro das residências, tornando indispensável a colaboração da população na eliminação de recipientes com água parada, na limpeza de terrenos e no descarte correto de resíduos.

“Essas medidas são complementares às ações tradicionais de controle do vetor. O sucesso no enfrentamento da dengue ainda depende da participação de todos os moradores”, ressalta Denise Martins Gomide.

SÃO CARLOS/SP - Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a Influenza, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Carlos promove nesta semana uma ação especial de vacinação com horário estendido. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Vila Isabel e Santa Felícia permanecerão abertas até as 19h nesta terça-feira (9/6) e quinta-feira (11/6), facilitando o acesso da população que não consegue comparecer às unidades durante o expediente convencional.

A vacina contra a gripe está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade. A medida busca aumentar a proteção dos moradores contra os vírus respiratórios, especialmente durante o período de temperaturas mais baixas, quando há maior circulação desses agentes infecciosos.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins Gomide, o município ainda registra baixa adesão entre os grupos prioritários da campanha. Entre os dias 28 de março e 3 de junho, foram aplicadas 43.714 doses, sendo 26.687 destinadas aos grupos prioritários, que somam uma população alvo de 66.427 pessoas. Isso representa uma cobertura vacinal de 40,17%, índice considerado abaixo da meta recomendada pelas autoridades de saúde.

Os dados revelam diferenças importantes entre os grupos. Entre as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, apenas 3.518 doses foram aplicadas, o que corresponde a uma cobertura de 22,54%, demonstrando baixa adesão. Já entre as gestantes, foram aplicadas 858 doses, alcançando 47,67% da população alvo. O grupo dos idosos com mais de 60 anos apresentou melhor desempenho, com 22.311 doses aplicadas e cobertura de 45,52%, ainda assim insuficiente para garantir ampla proteção coletiva.

Denise reforça a importância da imunização, especialmente para crianças, gestantes e idosos, que apresentam maior risco de desenvolver complicações decorrentes da gripe. “A combinação de temperaturas mais baixas e ar seco favorece a circulação dos vírus respiratórios e aumenta o risco de agravamento dos quadros gripais, tornando a vacinação ainda mais necessária”, destacou.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e possui alta capacidade de transmissão. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação continua sendo a principal forma de prevenção, contribuindo para a redução de complicações, internações e mortes causadas pela doença, além de diminuir a pressão sobre os serviços de saúde durante os períodos de maior incidência de síndromes respiratórias.

Normalmente, a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades de Saúde da Família (USFs) ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Excepcionalmente nos dias 9 e 11 de junho, as UBSs Vila Isabel e Santa Felícia atenderão das 7h30 às 19h exclusivamente para aplicação da vacina contra a Influenza.

Para receber a dose, basta apresentar um documento oficial com foto e, se possível, a carteira de vacinação.

ARARAQUARA/SP - A Prefeitura de Araraquara, por meio da Divisão de Vigilância Ambiental – Controle de Vetores, segue atuando de forma permanente no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e outras arboviroses.

Na última semana, as equipes de agentes de combate às endemias realizaram ações intensificadas em diversas regiões do município, especialmente em áreas onde foram confirmados casos positivos de dengue. Os trabalhos contemplaram bairros das regiões da Vila Xavier, Jardim Imperial, Santa Angelina, Jardim Universal e Jardim Eliana.

Nessas localidades, foi realizada a delimitação de uma área de, no mínimo, 300 metros ao redor dos imóveis com casos confirmados da doença. As equipes efetuaram vistorias em diversas residências da área delimitada para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito. Durante as ações, foram encontrados e eliminados focos com larvas, além da remoção de materiais inservíveis e recipientes com potencial para acumular água. Posteriormente às vistorias, e quando é alcançada a abertura de, no mínimo, 80% dos imóveis da área delimitada, as equipes iniciam o bloqueio químico por meio da nebulização, com o objetivo de eliminar mosquitos adultos possivelmente infectados e reduzir o risco de transmissão da doença.

Além das ações de bloqueio, a Vigilância Ambiental iniciou o trabalho de intensificação nas áreas denominadas 1.4 e 1.5, localizadas na região norte do município, abrangendo bairros como Chácara Velosa, Jardim Adalgiza, Jardim Imperador, Jardim Zavanella e arredores. A medida foi adotada em razão dos índices apontados pelo ADL (Avaliação de Densidade Larvária), que identificou elevada infestação do mosquito na região.

Com a conclusão do segundo ciclo de visitas e o início do terceiro ciclo de trabalho, a Divisão de Vigilância Ambiental já contabiliza mais de 188 mil imóveis trabalhados em todo o município. As ações incluem vistorias, orientação aos moradores e eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti, contribuindo para a redução da infestação do mosquito e da transmissão das arboviroses.

A Vigilância Ambiental reforça que a maior parte dos criadouros é encontrada dentro dos imóveis, tornando fundamental a inspeção semanal de quintais, calhas, ralos, vasos de plantas, caixas d'água e demais recipientes que possam acumular água.

A população também pode colaborar com as ações de combate ao mosquito denunciando imóveis com possíveis criadouros.As denúncias podem ser realizadas por meio da Ouvidoria da Dengue pelos telefones (16) 3303-3115 e (16) 3303-3104.

SÃO CARLOS/SP - Pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP)), Universidade Federal de São Carlos, Embrapa Instrumentação e Universidade Federal de Ouro Preto apontam resultados promissores obtidos em laboratório para o combate ao câncer de ovário, em estudo publicado na revista internacional ACS Omega.

A pesquisa investigou compostos metálicos à base de cobre coordenados a ligantes nitrogenados e identificou substâncias com elevada atividade antitumoral, indicando um possível caminho para o desenvolvimento de terapias mais eficazes no futuro.

Os pesquisadores desenvolveram cinco variações desses compostos e avaliaram seus efeitos em diferentes tipos de câncer, incluindo ovário, pulmão e mama. Entre os resultados, um dos compostos se destacou ao apresentar desempenho significativamente superior ao da cisplatina — um dos principais medicamentos utilizados atualmente na quimioterapia — especialmente no combate ao câncer de ovário.

De acordo com o estudo, a substância atua diretamente em processos fundamentais das células cancerígenas. O composto reduz a capacidade de proliferação tumoral, interfere na formação de novas colônias celulares e provoca alterações internas capazes de induzir a destruição dessas células. Os resultados também sugerem mecanismos múltiplos de ação, incluindo interação com o DNA e comprometimento de processos celulares essenciais para a sobrevivência tumoral.

Outro aspecto considerado relevante pelos pesquisadores foi a forte atividade observada mesmo em baixas concentrações. Nessa condição, o composto já foi capaz de reduzir significativamente a formação de colônias de células cancerígenas, característica considerada importante para limitar a progressão do tumor.

Além da atividade citotóxica, os pesquisadores investigaram parâmetros biológicos relacionados à proliferação celular e interação com biomoléculas, permitindo uma compreensão mais ampla do potencial terapêutico desses compostos.

A pesquisa reuniu especialistas de diferentes áreas, incluindo química inorgânica, cristalografia, biofísica e biologia celular. Segundo os autores, os resultados representam um avanço relevante, embora ainda preliminar, já que os testes foram realizados exclusivamente em ambiente laboratorial.

Os próximos passos envolvem estudos mais complexos para avaliar o comportamento dessas substâncias em organismos vivos. Somente após essas etapas será possível determinar se os compostos poderão futuramente ser transformados em medicamentos seguros e eficazes para uso clínico.

Assinam esta pesquisa os cientistas Alexandre B. de Carvalho (primeiro autor e pesquisador correspondente); Marcos V. Palmeira-Mello; Paulo N. de Souza; Saulo H. Mendes Abe; José Balena G. Filho; Marcelo B. Andrade; Rodrigo S. Corrêa; Alzir A. Batista e Javier Ellena (pesquisador correspondente).

Esta pesquisa contou com os apoios da FAPESP, FAPEMIG, CNPq e CAPES.

Confira no link o original desta pesquisa

https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acsomega.5c11889

CONGO - Cinco pacientes se recuperaram de um tipo raro de Ebola, disse o chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS) no último domingo, 31, durante uma visita a Bunia, no leste do Congo, cidade que está no epicentro do surto.

"Quatro pessoas receberão alta hoje e uma recebeu alta anteontem", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante a inauguração de um novo centro de tratamento de ebola em Bunia, capital da província de Ituri.

"É claro que ainda estamos trabalhando em vacinas e tratamentos, mas isso não significa que as pessoas não possam se recuperar do ebola", acrescentou.

A OMS informou na sexta-feira, 29, que um paciente se recuperou do vírus Bundibugyo, o tipo atual de ebola, para o qual não existe tratamento ou vacina aprovados. Esta foi a primeira recuperação documentada de um paciente com Bundibugyo confirmado durante o surto atual.

A organização de saúde afirmou que os dados oficiais mais recentes mostram 906 casos suspeitos e 223 mortes suspeitas. O país vizinho, Uganda, confirmou nove casos e uma morte, segundo o Ministério da Saúde ugandense, na sexta-feira.

Apesar de instalações de saúde mais bem organizadas e da chegada de novos ajudantes, o vírus continua a se espalhar mais rapidamente do que a resposta humana, afirmou no sábado, 30, a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), que pediu a expansão imediata dos testes, o envio mais rápido de profissionais humanitários e o acesso contínuo a suprimentos médicos.

Os perigos enfrentados pelos profissionais de saúde foram agravados pela revolta dos moradores contra os rigorosos protocolos médicos para o tratamento dos corpos das vítimas, que entram em conflito com os ritos funerários locais. Os moradores já realizaram pelo menos três ataques contra centros de saúde.

Tedros enfatizou a importância do envolvimento da comunidade na resposta ao surto durante a inauguração do novo centro de tratamento no domingo.

"Se você procurar atendimento em um centro de saúde ao apresentar sintomas, poderá receber o apoio necessário e se recuperar. Portanto, o essencial é procurar ajuda o mais cedo possível e obter o suporte necessário", afirmou o diretor-geral da OMS.

"Podemos deter o ebola e qualquer pessoa infectada pode se recuperar. Mas a regra é que isso é responsabilidade de todos e todos os cidadãos devem se envolver", acrescentou.

Os ataques na região perpetrados pelas Forças Democráticas Aliadas, um grupo rebelde aliado ao Estado Islâmico, e por uma coligação de milícias étnicas também dificultaram a resposta.

Combatentes da ADF mataram sete pessoas no sábado em Beni, província de Kivu do Norte, uma área também afetada pelo surto, disseram o exército congolês e grupos da sociedade civil.

A doença também foi relatada em Kivu do Norte e Kivu do Sul, ao sul de Ituri, onde o grupo rebelde M23, apoiado por Ruanda, controla muitas cidades importantes, incluindo Goma e Bukavu.

"A mensagem final que gostaríamos de compartilhar com a comunidade de Ituri é que há esperança", disse Pierre Akilimali, Gerente de Incidentes do Instituto Nacional de Saúde Pública do Congo, durante a inauguração no domingo.

"Com o tratamento sintomático que estamos oferecendo atualmente, estamos vendo os pacientes se recuperarem", acrescentou Akilimali.

"Temos muita esperança. O vírus aqui não é tão complexo quanto aqueles que enfrentamos no passado e, com o apoio de todos os nossos parceiros, acreditamos que conseguiremos controlar este surto o mais rápido possível", disse Davin Ambitapio, outro médico do centro de tratamento.

 

 

 por Estadao Conteudo

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (Crefito-3), realizou na última sexta-feira (29/05) uma capacitação em políticas públicas com o tema “Gestão de Filas de Espera e Ferramentas Tecnológicas do Cuidado”. O encontro aconteceu no Paço Municipal e reuniu profissionais da saúde, gestores públicos, representantes de instituições de ensino e municípios da região.

A capacitação teve como objetivo promover a qualificação dos profissionais e gestores, apresentando estratégias voltadas à otimização do atendimento à população por meio do uso de ferramentas tecnológicas e do aprimoramento dos processos de organização das filas de espera no sistema público de saúde.

Representando o Crefito-3 participaram o presidente da entidade, Dr. Jeferson Gonçalves Azevedo, além das delegadas Dra. Thaís Hiraishi Couto Silva, Dra. Camila Baione e Dra. Carol Martinez, delegada e coordenadora da subsede de Ribeirão Preto.

A atividade também contou com a presença de representantes dos municípios de Araraquara e Santa Lúcia, além de representantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Durante o evento foram debatidas práticas voltadas à modernização da gestão pública, com a apresentação de experiências e metodologias que contribuem para tornar os serviços de saúde mais eficientes, humanizados, acessíveis e resolutivos.

Para a diretora de Gestão do Cuidado Ambulatorial, Lindiamara Soares, a capacitação reforça a importância da inovação e da qualificação permanente dos profissionais da área.

“Essa capacitação foi uma oportunidade importante para discutirmos soluções inovadoras para um dos grandes desafios da gestão pública em saúde, que é a organização das filas de espera e a ampliação do acesso da população aos serviços. A parceria com o Crefito-3 trouxe experiências e conhecimentos que podem contribuir diretamente para o aperfeiçoamento dos nossos processos”, destacou.

SÃO PAULO/SP - A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo amplia, a partir desta segunda-feira, 1, a vacinação contra a gripe nos 645 municípios do Estado paulista para toda a população acima dos 6 meses de idade. A imunização é feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Estado de São Paulo. a campanha segue até o fim de junho.

"Além de proteger individualmente, a vacina ajuda a diminuir a transmissão do vírus e a reduzir a pressão sobre os serviços de saúde", afirma a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da SES-SP, Tatiana Lang.

Conforme a pasta, a campanha de vacinação teve início para os grupos prioritários, que englobavam idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas, que são mais suscetíveis ao desenvolvimento de formas graves da doença.

Neste ano, o Estado de São Paulo já aplicou mais de 5,6 milhões de doses.

Quais as medidas para se prevenir de vírus respiratórios?

Além de manter a caderneta vacinal em dia, também é fundamental seguir algumas orientações como:

- Higienização frequente das mãos e objetos;

- Manter o ambiente arejado;

- Beber bastante água e manter-se hidratado;

- Ter uma alimentação saudável e rica em frutas, verduras e legumes;

- Reforçar a imunidade;

- Manter o ambiente domiciliar limpo e livre de poeiras e mofos;

- Suplementação de vitaminas e minerais, se necessário.

 

 

por Estadao Conteudo

SÃO CARLOS/SP - A Santa Casa de São Carlos foi reconhecida nacionalmente com o Prêmio Gestão Primme 2026, uma iniciativa que valoriza cases de sucesso na saúde filantrópica brasileira e no Sistema Único de Saúde (SUS), destacando decisões estratégicas, projetos bem executados e soluções aplicáveis à realidade das instituições de saúde.

A instituição está entre as vencedoras na categoria Gestão e Sustentabilidade – Gestão e Governança, com um projeto desenvolvido por Danilo Carvalho Oliveira, diretor Administrativo Financeiro; Lais Maria Angulo, assessora da Diretoria Administrativo Financeira; e Lucas Marini, gerente de Tecnologia da Informação.

O Prêmio Gestão Primme é promovido pelo Grupo Mídia e reúne hospitais e instituições filantrópicas de todo o país em uma disputa que reconhece iniciativas de destaque nas áreas de gestão, inovação, governança, sustentabilidade e eficiência operacional. Os projetos inscritos passam por avaliação e concorrem com cases desenvolvidos por organizações de diferentes regiões do Brasil, o que torna o reconhecimento ainda mais relevante para as instituições vencedoras.

A cerimônia de premiação foi realizada em São Paulo e contou com a participação dos três profissionais responsáveis pelo projeto. Representando oficialmente a Santa Casa de São Carlos e o provedor Antonio Valério Morillas Junior, Danilo Carvalho Oliveira recebeu o prêmio em nome da instituição e da equipe.

Ao receber a premiação, Danilo Carvalho Oliveira ressaltou a importância do trabalho em equipe para a conquista. “É uma grande satisfação representar a Santa Casa neste momento e receber um prêmio que reconhece o esforço coletivo de profissionais dedicados à construção de uma gestão cada vez mais eficiente e sustentável. Este reconhecimento pertence à instituição e a todos que acreditam na inovação, na governança e na melhoria contínua como ferramentas para fortalecer a assistência prestada aos nossos pacientes”, afirmou.

Para o provedor Antonio Valério Morillas Junior, a conquista é resultado de um trabalho baseado em planejamento, responsabilidade e compromisso com a melhoria contínua. “Receber um reconhecimento nacional como o Prêmio Gestão Primme demonstra que a Santa Casa está avançando de forma consistente em seus processos de gestão e governança. Este prêmio é fruto do trabalho de profissionais comprometidos com a sustentabilidade da instituição e com a qualidade dos serviços prestados à população. Parabenizo o Danilo, a Lais, o Lucas e todos os colaboradores que contribuem diariamente para o fortalecimento da nossa Santa Casa”, destacou.

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, irá iniciar a vacinação contra a influenza (gripe) para o público em geral nesta segunda-feira (01/06). 

Diante disto, todas as pessoas passam a estar aptas a se imunizar contra a gripe em São Carlos, com exceção àquelas com menos de seis meses de idade. Anteriormente, a vacina já estava disponível para todos os grupos prioritários e especiais, que, da mesma forma, podem continuar se imunizando.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins Gomide, o índice de vacinação está baixo no município, principalmente em crianças, porém todos os grupos prioritários  e especiais foram liberados para receber a imunização em 28 de março, quando teve início a Campanha Nacional.

 Em São Carlos até o momento foram aplicadas somente 38.436 doses, considerando os grupos prioritários e os especiais. Entre os grupos mais vulneráveis, os índices seguem abaixo do esperado. Das 15.610 crianças de 6 meses a menores de 6 anos, somente 3.180 foram vacinadas, representando cobertura de 20,37%. Entre as gestantes, com população alvo de 1.800 mulheres, foram aplicadas 794 doses, alcançando 44,11%. Já entre os idosos, principal público da campanha, foram registradas 21.154 doses aplicadas, o equivalente a 43,16% da meta prevista, considerando o público de 49.017 idosos.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que os grupos prioritários, formados por gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de seis anos de idade e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais (como doenças cardiorrespiratórias, obesidade mórbida, diabetes, entre outras), mesmo com a vacina liberada para a população em geral,  devem se vacinar o quanto antes contra a gripe, pois são mais suscetíveis ao desenvolvimento de formas graves da doença.

Além de manter a caderneta vacinal em dia, também é fundamental seguir algumas regras como: higienização frequente das mãos e objetos; manter o ambiente arejado; beber bastante água e se manter hidratado; ter uma alimentação saudável e rica em frutas, verduras e legumes; reforçar a imunidade; manter o ambiente domiciliar limpo e livre de poeiras e mofos; suplementar vitaminas e minerais, se necessário.

A vacinação contra a gripe acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), exceto do Cruzeiro do Sul que passa por reforma, sempre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. No ato da imunização, o munícipe deve levar documento oficial com foto, CPF e a carteira de vacinação.

SÃO CARLOS/SP - A Câmara Municipal de São Carlos realizou, na manhã desta quinta-feira (28/05), audiência pública para a apresentação do balanço do primeiro quadrimestre de 2026 da Secretaria Municipal de Saúde. A sessão foi coordenada pelo presidente do Legislativo, Lucão Fernandes, e contou com a presença do secretário de Saúde, Leandro Pilha, além de diretores e técnicos da pasta.

Os números revelam a dimensão da procura pelo sistema de saúde da cidade. Entre janeiro e abril, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) registraram 117.920 atendimentos, com destaque para a UPA do Aracy, que concentrou o maior fluxo, incluindo 46.786 atendimentos adultos e 7.386 pediátricos. A UPA Vila Prado somou 44.360 atendimentos, enquanto a UPA Santa Felícia contabilizou 43.154.

Outro dado de impacto é o montante de recursos enviados à Santa Casa, que recebeu R$ 57,3 milhões em repasses no período, valor que representa parcela significativa do orçamento da saúde municipal. Após descontos de empréstimos, o repasse líquido foi de aproximadamente R$ 53,2 milhões. A instituição também se destacou na produção hospitalar, realizando 2.384 cirurgias no quadrimestre, entre eletivas e de urgência. Somando os procedimentos da Santa Casa e do Hospital Universitário, o total chegou a 2.922 cirurgias.

O relatório ainda mostra que a Prefeitura aplicou 33,92% da receita de impostos líquidos e transferências constitucionais em saúde, mais que o dobro do mínimo constitucional exigido de 15%. Esse índice demonstra o peso da saúde no orçamento municipal e a prioridade dada ao setor.

O secretário de Saúde, Leandro Pilha, destacou a importância da transparência na divulgação dos números. “A saúde é uma das áreas mais sensíveis da administração pública. Apresentar esses dados de forma clara e aberta à população é fundamental para que todos compreendam os desafios e os esforços que estão sendo feitos para manter o sistema funcionando”.

ATENDIMENTOS NA REDE - No Centro Municipal de Especialidades (CEME), foram ofertadas nesse período 21.576 consultas, porém foram registradas 4.634 faltas. Também foram agendados 10.767 exames e registradas 1.968 faltas. 

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram ofertados 74.669 atendimentos nesse período e registradas 13.187 faltas. Nas Unidades de Saúde da Família (USFs) foram disponibilizados 43.223 atendimentos e registradas 4.040 faltas. No Ambulatório Oncológico foram marcadas 2.739 consultas, mas 327 pacientes não compareceram. Já no Ambulatório Materno Infantil foram disponibilizadas 1.507 consultas com 302 faltas registradas e agendados 590 exames com 52 ausências.

Pela Farmácia de Alto Custo passaram 22.552 pessoas, sendo 5.702 em janeiro, 5.036 em fevereiro, 6.225 em março e 5.589 em abril. Nas 13 farmácias da rede municipal foram atendidas 152.618 pessoas, configurando um aumento de 3,25% em relação ao quadrimestre anterior.

O Departamento de Vigilância em Saúde divulgou o índice de cobertura das vacinas de rotina BCG (96%), Tríplice Viral D1 (98%), DTP 1º REF (81%), Varicela (87%), Poliomielite (96%), Hepatite A (88%), Pneumocócica (92%) Rotavírus Humano (92%), Meningocócica C (95%), Hepatite B (93%), Penta (97%), Febre Amarela (90%) e Tríplice Viral D2 (84%).  Contra a dengue foram aplicadas 11.681 doses na faixa etária de 10 e 14 anos. Da vacina Butantan DV ( para trabalhadores da Atenção Primária em Saúde, trabalhadores de Saúde dos serviços públicos e privados e população de 59 anos foram aplicadas 566 doses. Contra a Influenza foram aplicadas 35.540 doses, incluindo grupos prioritários e especiais.

A Secretaria de Saúde também concluiu a reforma de três unidades (UBS Azulville, USF CDHU e Base do SAMU). Iniciou as reformas da USF do Cruzeiro do Sul e da Base dos Agentes de Endemias e a construção do CAPS IJ e das USF’s Romeu Tortorelli e José Fernando Petrilli.

Acompanharam a audiência os vereadores André Rebello, Bira, Bruno Zancheta, Cidinha do Oncológico, Edson Ferraz, Fernanda Castelano, Gustavo Pozzi, Júlio César, Linei Navarro,  Paraná Filho, Sérgio Rocha e  Thiago de Jesus.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.