fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Domingo, 02 Mai 2021

 

Quem tem 62 anos completos já pode procurar as unidades e postos volantes nesta terça-feira

 

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde, através dos Departamentos de Vigilância em Saúde e de Gestão do Cuidado Ambulatorial, informa que a partir desta terça-feira (04/05) terá início a vacinação contra a COVID-19 para idosos de 60, 61 e 62 anos, porém desta vez de forma escalonada.

Nesta terça-feira (04/05) devem procurar os locais de vacinação idosos com 62 anos completos; na quarta (05/05) os idosos com 61 anos e na quinta (06/05) quem já completou 60 anos. 

Na sexta-feira (07/05) e no sábado a vacinação prossegue para essas idades. “A ideia é evitar aglomeração e longas filas uma vez que são faixas etárias com um número maior de pessoas. Claro que quem não tomar a dose no dia determinado de acordo com a idade, poderá procurar os locais de vacinação tanto na sexta como no plantão de sábado ou no decorrer do calendário de imunização. Todos que são incluídos na campanha permanecem até a última etapa”, ressalta Denise Braga, diretora de Gestão do Cuidado Ambulatorial, solicitando a compreensão das pessoas para que sigam as orientações e se puderem procurem as unidades e postos volantes no dia indicado.

Para atender essas faixas etárias estarão disponíveis as unidades básicas de saúde do Santa Felícia, da Vila São José, da Redenção, do Azulville e do Cidade Aracy. O horário de vacinação nas unidades fixas é das 9h às 13h. A partir desta terça-feira (04/05) até sábado (08/05) os 4 postos volantes na modalidade drive-thru também estarão funcionando das 9h às 13h, na FESC I, na Vila Nery, no Estádio Municipal Prof. Luís Augusto de Oliveira “Luisão”, na Vila Prado, na UNICEP (no final da rua Miguel Petroni) e no estacionamento do Shopping Iguatemi.

Os demais grupos de idosos também continuarão sendo imunizados, tanto com a primeira dose como aqueles que já podem receber a segunda e última dose (verificar a data agendada no cartão de vacinação).

Já as Unidades de Saúde da Família (USF’s) estarão vacinando as pessoas residentes na região de cada unidade e que são cadastradas no Programa de Saúde da Família. 

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Crislaine Mestre, São Carlos recebeu do Departamento Regional de Saúde (DRS III - Araraquara) 8.405 doses da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz para vacinar idosos com 60, 61 e 62 anos. Os idosos de 68 anos que ainda tomaram a segunda dose da Coronavac/Sinovac/Butantan devem procurar as unidades ou posto volantes. Idosos de 67 anos foram imunizados com AstraZeneca, portanto o prazo para a segunda dose vence somente em julho.

CADASTRO - É importante realizar o pré-cadastro do idoso no site www.vacinaja.sp.gov.br (não precisa levar impresso), o que agiliza o atendimento. No ato da imunização, é necessário que a pessoa apresente documento oficial com foto e CPF e os idosos que agora receberão a segunda dose devem levar também o cartão de vacinação. O idoso também deve preencher anteriormente o cadastro local no link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/VacinaJa e levar impresso. Quem não tiver como imprimir e for preencher o formulário no local, deve levar a própria caneta.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - Um grupo plural, formado por professores, defensores públicos, advogados, membros do Ministério Público, entidades civis, representantes de Procons e cidadãos de todo o Brasil, sensibilizados com a grave situação do país, criou nesta semana a Frente Nacional de Defesa do Consumidor (FENADECON). O movimento de união prioriza uma agenda positiva na proteção dos direitos do consumidor e tem o objetivo de contribuir para solução de graves problemas, como o crescente assédio de instituições financeiras aos aposentados - que agravou o superendividamento no Brasil nos últimos anos - e ameaças de retrocessos aos direitos dos consumidores em tramitação no Congresso Nacional, como projetos de lei que pretendem impor barreiras para restringir o acesso do cidadão ao Judiciário.

“Nossa intenção com a Frente é criar um espaço de diálogo e participação dos órgãos e entidades de defesa do consumidor e especialistas, propondo ações que atenuem as dificuldades das pessoas, sobretudo aquelas agravadas pelos efeitos da pandemia da COVID-19. Os problemas são muitos e estaremos mais mobilizados para propor e cobrar soluções”, afirma Amauri da Matta, ex-promotor e coordenador do Procon-MG, coordenador do movimento.

A FENADECON tem o objetivo de debater e consolidar posicionamentos e atuar diretamente para a resolução dos problemas e propor medidas que defendam os direitos dos consumidores brasileiros. Será um canal direto e aberto de articulação entre as principais entidades do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor para estabelecer interlocução com os poderes executivo, legislativo e judiciário, e com a sociedade.

 

A primeira reunião que definiu a criação do movimento expôs alguns dos principais problemas que afetam os consumidores coletados por representantes de Procons de todo o Brasil. Um dos destaques foram as diversas denúncias de casos envolvendo fraudes e irregularidades na abordagem e concessão de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS. Em 2020, as reclamações sobre essa modalidade de crédito registradas no https://consumidor.gov.br e Banco Central cresceram 179% em relação a 2019, conforme revelou levantamento do Idec.

A Frente também acompanha a movimentação de medidas no Congresso Nacional que possam dificultar o acesso dos consumidores ao Judiciário, como projeto de lei que trata da pretensão resistida. Outros pontos de atenção do grupo são os reajustes nos planos de saúde, que tiveram aumentos acumulados no começo de 2021, e a alta de preços, em plena pandemia e crise financeira, de itens essenciais para a sobrevivência humana como alimentação e medicamentos.

“A crise econômica que enfrentamos desde o ano passado teve um efeito devastador para consumidores de todas as partes do Brasil. O número de denúncias de irregularidades e dificuldade com serviços financeiros e atividades vitais deixa o consumidor em uma situação cada vez mais vulnerável e são as nossas prioridades”, completa o coordenador do grupo.

Além de dialogar com o poder público, a Frente pretende ser um canal de orientação permanente com estudos, dados científicos e debates. Sua estrutura será composta por um comitê executivo, um conselho consultivo, e por uma coordenação e secretaria que darão andamento às deliberações.

De acordo com Juliana Cortes, diretora do Procon São Carlos neste momento de muita insegurança jurídica advindo dos reflexos causados pela pandemia, é necessário dar o respaldo aos consumidores que batem na porta em busca um socorro. “A união dos órgãos e entidades de Defesa do Consumidor trará equilíbrio nas relações de consumo, e o Procon de São Carlos estará junto neste time para garantir a defesa dos direitos dos consumidores são-carlenses”, garante a diretora.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - Os novos menores aprendizes que vão atuar na Prefeitura de São Carlos e nos órgãos da administração indireta foram recebidos no Paço Municipal nesta segunda-feira (03/05). A recepção foi feita pela equipe da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas (SMGP), responsável pelo recrutamento, seleção e contratação dos menores. 

Ao todo são 110 menores com idades entre 15 e 17 anos, assistidos pelas “Obras Sociais Francisco Thiesen”, entidade com atuação no bairro Antenor Garcia e atendimento à população em situação de vulnerabilidade. 

Para evitar aglomerações e atender os protocolos de segurança em função da pandemia, os menores foram divididos em dois dias e seis turmas para a recepção, com início nesta segunda-feira. As servidoras Leticia Ferreira e Heiane Sampaio apresentam as funções que podem ser executadas, direitos e deveres.

Flávia Floriano, diretora do departamento de Coordenação da Carreira da SMGP, destaca a importância do primeiro contato dos aprendizes com a equipe. “Muito tem aqui o primeiro contato com o mercado de trabalho, trazemos orientações desde a atuação deles, até regras de convívio e interação como os servidores, é uma interação em que todos aprendem”, disse a diretora. 

Os menores aprendizes podem atuar como arquivistas, auxiliares de escritório, almoxarifes e contínuos (office boy/office girl), com jornada de seis horas diárias, sendo uma hora para refeição. Nesta terça-feira (04/05), mais três turmas de aprendizes serão recebidas no Paço Municipal. Todos começam a atuar no dia 15 de maio.

Publicado em Outras Notícias

 

SÃO CARLOS/SP - Cinco novas diretoras de escolas da rede municipal de ensino aprovadas em concurso público tomaram posse no Paço Municipal nesta segunda-feira (03/05). As profissionais foram recebidas pelas secretárias de Gestão de Pessoas, Helena Antunes, e de Educação, Wanda Hoffmann, além de servidores das duas secretarias.

Seguindo as regras do concurso público, as aprovadas escolheram, por ordem de classificação, o local onde vão atuar, entre as cinco unidades da rede municipal que estavam com o cargo vago. 

Marina de Cassia Bertoncello Limoni, melhor colocada entre as convocadas nesta lista, decidiu assumir a direção do CEMEI Santo Piccin, no distrito de Água Vermelha. A profissional atuou como professora da própria rede municipal e da rede estadual por 29 anos, inclusive na direção, e traz a experiência para o novo desafio. “A possibilidade de trabalhar com as crianças e famílias da área rural é encantadora, é um público diferenciado”, afirmou a nova diretora.

A diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Cilmara Seneme Ruy, apresentou às novas diretoras as condições em que estão as unidades que vão assumir. A maior delas é o CEMEI Homero Frei no conjunto São Carlos 1, no Santa Felícia. “Os demais profissionais mantiveram as atividades, que em sua maioria são remotas nos tempos de pandemia, agora as novas diretoras podem imprimir um toque pessoal, integrando o trabalho”, disse Cilmara Seneme Ruy. Flávia Floriano, diretora de Coordenação da Carreira da SMGP, esclareceu pontos da atuação administrativa das novas contratadas. 

Jonas Figueroa, supervisor de Ensino da Secretaria de Educação, trouxe informações relativas à abertura, segurança e a adaptação de alunos e famílias à realidade atual. 

A rede municipal conta ao todo com 49 CEMEIS, 10 EMEIS e uma EMEJA, destinada à educação de jovens e adultos. Já a diretora do departamento de supervisão, Alessandra Marques Cunha, salientou a necessidade de estabelecer e cumprir critérios, principalmente na educação infantil.

A secretária municipal de Gestão de Pessoas, Helena Antunes, destacou a importância da nomeação das novas diretoras. “Principalmente em função da pandemia, é muito importante que as escolas tenham seus diretores presentes”, afirmou. 

A secretária de Educação, professora Wanda Hoffmann, destacou que as novas profissionais vão dar continuidade às ações administrativas e pedagógicas desenvolvidas pela rede. “As ações com as famílias serão conduzidas pelas novas diretoras, desejamos que tenham sucesso neste novo desafio”, destacou a secretária.

Publicado em Outras Notícias

 

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirma nesta segunda-feira (03/05) mais 2 mortes por COVID-19 no município, totalizando 302 óbitos.

Trata-se de uma mulher de São Carlos, de 61 anos, internada em hospital de São José do Rio Preto em 31/03 e óbito em 02/05 e de um homem de São Carlos, também de 61 anos, internado em hospital de Jundiaí em 02/04 e óbito em 01/05.

São Carlos contabiliza neste momento 17.236 casos positivos para COVID-19 (148 resultados positivos foram divulgados hoje), com 302 óbitos confirmados e 127 descartados.

Dos 17.236 casos positivos, 15.859 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 23 óbitos sem internação, 1.354 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 998 receberam alta hospitalar e 279 positivos internados foram a óbito. 16.471 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 34.278 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (201 resultados negativos foram liberados hoje).

Estão internadas neste momento 99 pessoas, sendo 30 adultos na enfermaria (30 positivos). Dez pacientes estão em Unidades de Cuidados Intermediários (UCI), unidades para pacientes que recebem alta da UTI e ainda necessitam de cuidados. No total na UTI adulto estão internadas 54 pessoas (53 positivos e 1 suspeito). Somente na UTI/SUS 36 adultos e 2 crianças ocupam leito. Já na enfermaria/SUS estão internadas 13 pessoas adultas. Na rede particular 20 pessoas estão internadas na enfermaria e 18 na UTI. 

Na enfermaria SUS 3 crianças estão internadas, 1 com suspeita da doença e 2 com resultado negativo para COVID-19. As duas crianças que ocupam vagas de UTI/SUS estão com resultado negativo para a doença.

16 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos, sendo 8 em UTI/SUS e 3 em UTI de hospital particular. Um paciente de outro município está internado em enfermaria do SUS e 2 estão em enfermaria de hospital particular. Na UCI 2 pacientes de outros municípios estão internados neste momento.

A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS adulto está em 97,3% (36 adultos estão internados). Neste momento a cidade opera com 37 leitos de UTI/SUS para adultos, sendo 27 na Santa Casa e 10 no Hospital Universitário (HU).

A Santa Casa possui 30 leitos de UTI COVID, porém 6 estavam desativados, 4 desde o dia 25 de março e 2 desde o dia 15 de abril, em função da dificuldade de adquirir sedativos, analgésicos, bloqueadores neuromusculares e déficit profissional, porém 3 leitos já foram reativados pelo hospital.

UPA – Três pessoas estão neste momento sendo atendidas em leitos de estabilização da UPA Santa Felícia, sendo 2 casos de alta complexidade e 1 caso de enfermaria. Todos os pacientes já estão cadastrados e aguardam transferência via CROSS.

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 60.909 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 59.274 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 1.635 ainda continuam em isolamento domiciliar.

A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal (quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre - mesmo que referida -, calafrios ou dor de garganta ou dor de cabeça ou tosse ou coriza ou distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos), sendo que 39.354 pessoas já realizaram coleta de exames, 28.287 tiveram resultado negativo para COVID-19, 10.902 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 165 aguardam resultado de exame.

O boletim emitido diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabiliza as notificações das unidades de saúde da Prefeitura, Hospital Universitário (HU), Santa Casa, rede particular e planos de saúde.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - Nesta manhã de segunda-feira (03/05), a Professora da rede municipal de ensino Renata Soares fez um desabafo nas redes sociais. Em um trecho a professora deixou claro que está de “alma lavada novamente... respeito é bom....”

A Rádio Sanca apurou que o município não se conformou com a condenação de primeiro grau e de segundo graus que determinou que a Prefeitura deve desembolsar dos cofres públicos mais de R$35.000 para indenizar a Professora chamada de vagabunda pelo Prefeito Airton Garcia no ano de 2017.  Após a ofensa contra a servidora pública, o Prefeito ainda ameaçou divulgar o nome da mesma para quem quisesse saber.

A última derrota da Prefeitura ocorreu na última sexta-feira (30/04), onde os Ministros do Tribunal Superior do Trabalho em Brasília negaram seguimento ao agravo de instrumento interposto pelo município.

Na fundamentação, a Ministra Relatora Maria Helena Mallmann destacou que a justiça do trabalho é competente para apreciar o caso, uma vez que as ofensas partiram do empregador (prefeitura) que estava representada pelo Prefeito.

A tese de defesa do município baseou-se que não houve ofensa e que mesmo que houvesse, a mesma foi proferida pela pessoa de Airton Garcia que não estava no momento como Prefeito.

Em contato com a Professora a mesma informou estar satisfeita com a sentença e que espera que a decisão sirva para a reflexão do chefe do executivo.

Processo Nº AIRR-0011594-49.2017.5.15.0106

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - O Dia das Mães está próximo e esta data mais que especial que será comemorada no dia 09/05, é a única que compete com a época de natal em termos de consumo e vendas.

No ano passado estávamos no início da pandemia e neste ano, infelizmente estamos em plena pandemia e devemos ter cuidados ao irmos as compras.

Fato é que, quanto menos sairmos de casa é melhor, mas existem situações que temos que ir às compras. Neste caso, use máscara, lave constantemente as mãos, use álcool gel, evite aglomerações e mantenha distância segura de uma pessoa para outra.  Se possível, dê preferência para as compras virtuais em sites confiáveis e conhecidos.

Do mais, nada muda nas orientações de compra e como é rotineiro, quando se aumenta as compras/vendas, automaticamente as chances de o consumidor ter algum tipo de problema também cresce e para tentar evitar "dores de cabeça" antes, durante e depois das compras, no artigo de hoje darei dicas que já são conhecidas de muitos, porém, é sempre importante ressaltar os direitos do Consumidor.

Pesquisa: Em primeiro lugar, o consumidor deve ir as compras o quanto antes, com isso ele terá condições de pesquisar preços entre as lojas, forma de pagamento e informações sobre os produtos que possui intenção de comprar.

Lembro que o Código de Proteção e Defesa do Consumidor estipula que todo produto deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.

É muito importante também, o consumidor ficar atento aos produtos expostos nas vitrines. Eles devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.

- Flores: Além do tradicional costume de presentear as mães com flores, este é o produto que mais se vende nesta época.

O maior problema é com os preços, já que podem ocorrer grandes variações de um estabelecimento para outro, até mesmo por conta da época.

Verifique o custo dos arranjos de flores, levando em conta: tamanho, flores utilizadas, base de apoio (cestas, cachopô, papéis, fitas, vasos), taxa de entrega, etc. Solicite confirmação de entrega junto ao fornecedor.

Cestas Temáticas: As opções são variadas, como de pães, frutas, flores, etc. Analise se todos os itens estão dentro do prazo de validade e exija que não haja contato direto dos produtos alimentícios com produtos químicos (cosméticos, por exemplo) ou com flores.

Previna-se e verifique se a pessoa que vai receber o presente possui alguma restrição nutricional em sua dieta (diabéticos, vegetarianos, hipertensos, etc.). Solicite que o fornecedor confirme a entrega, é a garantia de que tudo ocorreu bem.

Cosméticos/Produtos de Beleza: Antes de comprar, conheça bem os hábitos da presenteada e não se deixe levar por promessas milagrosas apresentadas em algumas publicidades montadas apenas para vender.

Atente-se a embalagem do produto, verificando: data de validade, composição, finalidade e instruções de uso, algumas pessoas são alérgicas a alguns componentes químicos.

Roupas: Atenção!!! Os lojistas são obrigados a trocar a mercadoria somente se houver vício (qualidade ou quantidade que se espera) ou defeito (causa dano material ou moral).

Reforçando, na compra de qualquer peça de vestuário, verifique se a loja permite a troca em caso de inadequação do tamanho, cor ou modelo. Se for permitido, solicite uma declaração por escrito (que pode ser na nota fiscal, na etiqueta), que permita identificar a loja e as condições para troca. Cuidado com as numerações, pois não são padronizadas e é comum haver diferença entre uma confecção e outra.

Geralmente as lojas concedem um prazo "X" mas isso pode variar. A dica é providenciar a troca o mais rápido possível.

Os estabelecimentos podem não admitir troca de algumas mercadorias, como peças de vestuário íntimo ou de cor branca, artigos em liquidação, produtos de ponta de estoque, fim de linha ou de estação, desde que o consumidor seja prévia e claramente informado sobre tais restrições e, principalmente, em caso de liquidações, se os produtos ofertados estão com pequenos defeitos ou danos.

Eletroeletrônicos/Eletrodomésticos: É primordial  que antes da compra, defina a marca, o modelo e faça uma pesquisa de preços. Leve em conta também a qualidade do produto e as reais necessidades da pessoa que será presenteada. Nem sempre aparelhos mais sofisticados são a melhor escolha por conta da dificuldade de manuseio.

Embora atualmente a maioria dos aparelhos possuem manual com linguagem fácil e são "bi volt", solicite uma  demonstração ao funcionário da loja, observando se a voltagem é compatível (110 ou 220 V).

Dê preferência aos produtos mais econômicos indicados pelo selo PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Estes produtos devem vir acompanhados de manual de instrução, endereço da rede de assistência técnica autorizada e termo de garantia datado e assinado pela loja. É importante verificar se há assistência técnica próxima onde o consumidor reside. Exija discriminação correta do produto no pedido ou nota fiscal, bem como condições de pagamento, data de entrega, instalação, valor do frete, etc.

Garantia Estendida - Atente-se quanto a garantia estendida, leia o contrato e verifique qual é a cobertura da mesma em caso de problema no produto. A maioria das garantias estendidas não cobre as necessidades do consumidor. Fuja da loja que lhe oferecer descontos no caso de adquirir garantia extra, inclusive o fato pode ser considerado venda casada.

O consumidor que comprar o produto com garantia estendida seja na loja física ou loja virtual, possui o prazo de sete dias para desistir do seguro (garantia).

Importante frisar que o artigo 49 do Código de Proteção e Defesa do Consumidor estabelece que, o consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial (loja física) ou seja, por telefone, TV, rádio, virtualmente, etc.

Por hoje é só e lembre-se, na dúvida não compre, use máscara e álcool gel e siga as recomendações médicas e sanitárias.

Feliz dia das Mães!

 

*Dr. Joner Nery é advogado inscrito na OAB/SP sob o n° 263.064, pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho e Especialista em Direito do Consumidor, ex-diretor do Procon São Carlos/SP e ex-representante dos Procons da Região Central do Estado de São Paulo, membro da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor da OAB/SP

Publicado em Comércio

SÃO CARLOS/SP - O Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio) reforça que com o horário estendido para atendimento presencial em comércios e serviços não essenciais, anunciado pelo Governo do Estado na última quarta-feira (28), O COMÉRCIO DE SÃO CARLOS VOLTA AO SEU HORÁRIO NORMAL, DE SEGUNDA A SÁBADO, COM 44 HORAS SEMANAIS DE TRABALHO, DENTRO DO PERÍODO DAS 6H ÀS 20H E COM CAPACIDADE LIMITADA A 25%.

A orientação do Sincomercio São Carlos é para que o comerciante respeite a limitação de público; disponibilize álcool em gel 70%; evite situações de aglomerações e oriente o distanciamento social; exija o uso máscara de proteção facial corretamente e mantenha fixado cartaz sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras.

 

 
Publicado em Comércio

SÃO CARLOS/SP - O vereador Azuaite França (Cidadania) manifestou congratulação com veículos de comunicação de São Carlos e do país e com entidades do jornalismo profissional, pela celebração do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa nesta segunda-feira (3). Ele protocolou uma moção nesse sentido na Câmara Municipal.

Azuaite  lembrou que a data foi estabelecida em 1993 pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), como forma de reafirmar a  importância de uma imprensa livre para a construção de uma sociedade forte e democrática.

O parlamentar assinalou que atualmente “o  Brasil vem apresentando um quadro extremamente preocupante de ofensiva à Imprensa, ocupando a vexatória 111ª. colocação no Ranking Mundial de Liberdade de Imprensa de 2021, segundo relatório divulgado no último dia 20 pela organização não-governamental Repórteres Sem Fronteiras (RSF)”.

Segundo observou, contribuem para que o país tenha sido lançado à zona vermelha do ranking, “os ataques diários do presidente da República e de grupos autoritários a jornalistas e veículos de comunicação, em desacordo com os princípios democráticos e não reconhecendo o jornalismo como uma parte vital da informação como um bem público”.

Afirmou que “é necessário que lancemos um movimento em favor da valorização da Imprensa como forma de fortalecer a democracia e, desde os municípios deste país ecoem vozes em defesa da liberdade dos meios de comunicação”.

“A imprensa livre é crucial durante uma crise de saúde pública como a que estamos enfrentando atualmente, pois o jornalismo profissional apura as informações, guia-se por critérios éticos e métodos de checagem e verificação que têm salvado vidas”, afirmou.

O vereador defende que os candidatos à Presidência da República nas eleições do próximo ano devam assumir compromisso formal de respeito à liberdade de imprensa. “É preciso que se comprometam em preservar a liberdade de imprensa,  para que a Democracia e o Estado de Direito prevaleçam e o Brasil não retorne a um passado obscurantista, de arbítrio e autoritarismo”.

A moção aos meios de comunicação, conforme Azuaite, “é uma forma de reiterar o compromisso da Câmara de São Carlos com a defesa intransigente da liberdade de imprensa”. Cópias do documento serão enviadas à Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner).

Publicado em Política

Na ação, foram apreendidas 842 porções de cocaína, além de outras substâncias e objetos utilizados no tráfico

 

PEDREIRA/SP - A Polícia Civil prendeu um homem, de 20 anos, que gerenciava um laboratório de drogas, no Jardim Andrade, em Pedreira, na região de Mogi Guaçu. Na ação, ocorrida na última sexta-feira (30/4), 842 porções de cocaína, bem como outros substâncias e objetos utilizados no tráfico de drogas, foram apreendidos.

Os trabalhos foram desempenhados pelo Setor de Investigações Gerais (SIG) do município, que, há dois meses, apurava a prática de armazenamento, mistura, preparação e distribuição de entorpecentes em um imóvel, na rua José Damásio Viale.

No final da semana passada, após confirmarem a existência de grande quantidade de drogas no local, as equipes deflagraram a 2ª fase da operação “Lab Zero” e entraram na casa. Dentro da residência, os agentes prenderam em flagrante o responsável por gerenciar a prática criminosa e apreenderam diversas porções de cocaína, além de 10 potes com cápsulas de cafeína e 6,7 quilos de bicarbonato – substâncias utilizadas para o fomento e aumento da lucratividade no comércio dos entorpecentes.

Na ação, também foram recolhidas embalagens plásticas, dois liquidificadores, duas peneiras, uma balança de precisão, 24 mil eppendorfs vazios e o celular do autor.

O homem foi preso em flagrante e levado à delegacia da cidade, onde o caso foi registrado como tráfico de drogas e qualquer objeto destinado à fabricação, preparação ou transformação de entorpecentes.

Depois de indiciado, o autor foi encaminhado à Unidade de Detenção, Triagem e Encaminhamento (UDTE) de Itapira, permanecendo à disposição da Justiça.

Publicado em Outras Cidades

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31            
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.