fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Sexta, 22 Abril 2022

SÃO CARLOS/SP - Nesta 6ª feira (22), um homem de 39 anos acionou a Polícia Militar após ter sido assaltado na Rua José Quatrochi, no bairro São Carlos V, São Carlos.

Segundo informações, o 190 da Polícia Militar foi acionado sobre o assalto. A vítima estava aguardando os Militares na Rua Miguel Petroni. Quando a Polícia chegou a vítima disse que havia ido até um ponto de drogas para comprar cocaína, pois é usuário, mas que as duas mulheres, supostas traficantes, haviam dito que não recebiam em cartão.

Assim sendo, a vítima teria ido até ao banco, sacado R$ 30,00 e retornado ao local para comprar o entorpecente, mas teria sido rendido por indivíduos que teriam chegado em um veículo.

Ainda segundo a vítima, um dos suspeitos estaria em poder de uma arma de fogo e sob ameaças teriam roubado o seu carro Fiesta. Os Policiais saíram em patrulhamento e no bairro Santa Angelina se deparou com o veículo Monza usado pelos bandidos, puxando o carro da vítima (Fiesta). Os ocupantes do Monza teriam tentado fugir, mas acabaram sendo detidos. As mulheres que estavam vendendo drogas também foram detidas.

A ocorrência foi encaminhada à Central de Polícia Judiciária, onde a autoridade após ouvir as partes separadamente, autuou P.H.O, de 34 anos e J.W.F, de 28 anos, e foram recolhidos ao Centro de Triagem de São Carlos.

Dentro do Monza a Polícia Militar localizou uma réplica de pistola.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Pesquisadores de São Carlos, em parceria com uma empresa privada, deram um passo importante para entender como o campo magnético gerado por ímãs acelera ou retarda a corrosão metálica em equipamentos eletrônicos, agrícolas, industriais, hospitalares e outras estruturas. Com apenas uma placa de circuito impresso e uma câmera fotográfica nas mãos, eles demonstraram, em tempo real, que um ímã com campo magnético uniforme, ou seja, que tem a mesma intensidade em toda a região estudada, retarda a corrosão, enquanto um heterogêneo acelera o processo.

Ímãs, ou eletroímãs, são componentes comuns em aparelhos de uso diário e são amplamente utilizados em medicina, indústrias, transporte, agricultura, e sistemas de energia elétrica. Os processos corrosivos são responsáveis por gastos da ordem de trilhões de dólares anualmente, atingem mais de 3% do PIB de países industrializados e cerca de 4% no Brasil, afetam o meio ambiente liberando resíduos tóxicos e compromete a segurança das estruturas metálicas.

Por isso, esforços vêm sendo empregados para entender o fenômeno, a fim de reduzir os efeitos da corrosão, uma vez que não é possível eliminá-la. O estudo realizado pelos pesquisadores da Embrapa Instrumentação, em parceria com a Universidade de São Paulo e com a empresa LMA Magnet Consultancy, localizadas em São Carlos, mostrou que há uma relação entre o tamanho da placa e o ímã.

Eles observaram que, quando a placa de cobre é bem menor do que o ímã, a corrosão ocorre de forma bem mais lenta do que sem ele. Mas quando é ao contrário, ímã menor que a placa, a corrosão acontece rapidamente nas bordas, onde o campo magnético do ímã é muito heterogêneo.

Pela lente da câmera, que pode até ser a de um celular, os pesquisadores conseguiram visualizar o efeito do ímã na deterioração da placa de metal. Outra vantagem do procedimento é que ele pode ser aplicado a outros metais e meios corrosivos. Assim, o estudo pode fornecer informações valiosas sobre o processo de corrosão na presença de campo magnético em diversas condições ambientais.

Muitos estudos apontaram que o campo magnético de um ímã pode retardar a corrosão metálica em ambiente natural, isto é, sem energia elétrica aplicada. No entanto, trabalhos mais recentes demostram que, em alguns casos, o efeito pode ser inverso, ou seja, o ímã pode acelerar a corrosão.

Embora diversas hipóteses tenham sido levantadas para explicar o motivo pelo qual um ímã pode tanto acelerar como retardar a corrosão, nenhuma delas havia sido comprovada experimentalmente até então. A principal causa seria a morosidade para medir a corrosão natural e, principalmente, o fato da maioria dos métodos de medição interferir no processo deste tipo de corrosão. 

Nesse sentido, o estudo realizado pela estudante de doutorado Cilhei Igreja Nascimento Mitre no Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP), sob a orientação do pesquisador da Embrapa Instrumentação, Luiz Alberto Colnago, traz importantes contribuições para entender o processo.

“A partir de agora pesquisadores de diversas áreas da química, física e engenharia podem usar ímãs para retardar a corrosão de peças metálicas ou programar inspeções mais frequentes, quando estrutura metálicas estão sob ação de campo magnético heterogêneo, condição na qual se encontra a maioria das aplicações dos ímãs”, conta a doutoranda.

O artigo sobre o estudo foi publicado pela npj Materials Degradation em março deste ano. A revista integra o portfólio da conceituada Nature, principal publicação científica internacional, com mais de 150 anos, pertencente ao grupo editorial alemão Springer. O artigo “In-operando analysis of the corrosion patterns and rates under magnetic fields using metallic film” está disponível em: https://www.nature.com/articles/s41529-022-00233-5

De olho na corrosão

Cirlei estudou primeiro o processo pela sofisticada ressonância magnética nuclear (RMN), técnica que demonstrou ser eficiente para monitorar o efeito do ímã na corrosão. Com a RMN, Cirlei já havia observado que o campo magnético tinha potencial para retardar os processos de corrosão em estruturas metálicas altamente usadas atualmente.

Os pesquisadores monitoraram a corrosão metálica na presença e na ausência de campos magnéticos, usando solução aquosa de ácido clorídrico. Para isso, utilizaram o cobre, foco de várias investigações por causa das suas inúmeras aplicações em eletrônica, comunicações, linhas de energia elétrica para serviços públicos domésticos e de água, máquinas agrícolas, entre outros.

O estudo “Use of Time Domain Nuclear Magnetic Resonance Relaxometry to Monitor the Effect of Magnetic Field on the Copper Corrosion Rate in Real Time” foi publicado pelo jornal Magneto Chemistry também em março e está disponível em: https://www.mdpi.com/2312-7481/8/4/40

No entanto, com a RMN não era possível visualizar processo ocorrendo, uma vez que a ação é realizada dentro do aparelho, totalmente fechado, gerando apenas sinais, interpretados estatisticamente pelos pesquisadores.

Por isso, no doutorado em andamento, também sob a supervisão de Colnago, especialista em aplicações de RMN no agro, a estudante desenvolveu o método simples para observar visualmente e registrar com câmeras fotográficas ou celulares o momento em que o ímã acelera ou retarda a corrosão. Ela utilizou uma placa de cobre, de fazer circuito impresso, e uma solução para remover o cobre das partes em que se desejava gravar.

 “Assim, os processos dinâmicos da corrosão sob um campo magnético, como rotação da solução corrosiva podem ser registrados, em tempo real, durante a deterioração do metal, utilizando câmeras digitais ou de celular, ou seja, sem exigir o uso de equipamentos sofisticados e de forma mais rápida. Observamos o fenômeno ocorrer instantaneamente”, disse Cirlei.

Com o método simples, que permitiu a visualização da ação do campo magnético, os autores concluíram que o ímã homogêneo dificulta a saída dos produtos da corrosão, por fazer com que o material corroído fique preso mais tempo sobre a placa metálica, impedindo a chegada de novos agentes corrosivos.

“No caso do ímã heterogêneo, o campo magnético muito forte nas bordas do ímã, atrai o agente corrosivo para essa região fazendo com que a corrosão se acelere. Constatamos que, quando uma peça metálica está dentro da região homogênea de um ímã, a corrosão é reduzida. Mas quando a peça metálica está sob a ação de um ímã heterogêneo a corrosão é acelerada”, afirmaram o orientador e a estudante.

Eles explicam que, como o ímã com campo magnético heterogêneo é comum em motores, equipamentos eletrônicos, médicos, industrial e eletrodomésticos, a corrosão deve ser melhor avaliada, bem como medidas protetivas mais eficientes devem ser tomadas para aumentar o tempo de vida das peças metálicas. 

Muitos autores acreditam que o efeito ambíguo do campo magnético é atribuído a diferenças no meio corrosivo, como tipo metálico, força de campo magnético, direção em relação à superfície do metal ou presença de gradientes.

Prejuízos milionários

 O fenômeno de corrosão eletroquímica é um grande problema na sociedade moderna, uma vez afeta todos os materiais metálicos, desde pequenos componentes eletrônicos, presentes na vida cotidiana, como portões metálicos, janelas, churrasqueiras, grades, até grandes infraestruturas, entre elas, pontes e navios.

No campo, os equipamentos agrícolas e sistemas mecanizados não estão imunes à corrosão. A deterioração compromete a vida útil de máquinas e instrumentos, onerando o produtor rural com manutenção e, muitas vezes, até com a substituição do bem. A corrosão é observada com mais frequência em implementos que usam adubo mineral, como plantadeiras, adubadeiras, sistemas de fertirrigação entre outros sistemas.

A corrosão é considerada extremamente grave por estudiosos do mundo todo. Os prejuízos causados com os processos corrosivos chegam a cerca de 2,5 trilhões de dólares anualmente, ou 3,4% do PIB mundial de países industrializados, segundo dados divulgados pela organização sem fins lucrativos NACE Internacional, na conferência Corrosion 2016, em Vancouver, Canadá. Além disso, a corrosão traz imensos danos ambientais e risco à vida humana.

No Brasil, estudo realizado pela International Zinc Association (IZA) com apoio da USP mostra que a perda é equivalente a 4% do PIB, cerca de 236 bilhões em 2015. Como não é possível impedir a deterioração metálica, o que pode ser feito para retardar são processos físicos e químicos, como  pintura, zincagem, niquelação, entre muitas outras formas. Esses procedimentos podem reduzir a velocidade da corrosão e aumentar o tempo de vida das estruturas metálicas.

De acordo com NACE International, a implementação de melhorias de prevenção da corrosão pode resultar em uma economia global entre 15 a 35% do custo dos danos, ou entre US$ 375 a 875 bilhões de dólares.

As pesquisas foram apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e pela Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG, Fundação Alemã de Pesquisa).

Vídeo da ação da corrosão.

 https://drive.google.com/file/d/1uVi3mede6SjPE7p8dBYkSg1Nna8b7i8h/view?usp=sharing

Sábado, 23 Abril 2022 07:49

Gabriela Silva, a nova Bella da Semana

Acesse www.belladasemana.com.br

 

Florianópolis/SC - Intensa, misteriosa e confiante, assim se define Gabriela Silva, nossa nova Bella da Semana. Declaradamente bissexual, a morena confessou que já transou em um vestiário de estádio, porão, ruas desertas, jacuzzi, saída de incêndio e tem a fantasia de ser amarrada durante o sexo. Confira o ensaio no site www.belladasemana.com.br.

Nascida em Balneário Camboriú, Gabriela tem 23 anos e uma personalidade muito forte. Durante o ensaio ao vivo para as redes sociais do Bella da Semana, a modelo cativou os assinantes da maior revista masculina do Brasil. 

Ela ainda tirou um tempo para conversar com a nossa equipe e revelar alguns segredos. Confira trechos da entrevista. 

Já fez ménage? Caso não, toparia? 

Nunca fiz, mas se eu sentisse vontade não me privaria de fazer. 

Qual lugar mais inusitado em que você já transou? 

Vestiário de estádio, porão, ruas desertas, jacuzzi, saída de incêndio….

Já ficou com outra mulher? Ficaria? 

Sim, sempre gostei de ficar com mulheres. 

Qual é a parte mais sensível do seu corpo? 

Pescoço, coxa, e sem dúvidas o mamilo também. 

Você prefere dominar ou ser dominada? 

Ser dominada.

Você já ficou com alguém famoso? Pode revelar o nome? 

Sim (acho que não posso revelar)...

Como foi posar para tantas câmeras durante a Live? 

Bem desafiador, mas a equipe toda é muito atenciosa e prestativa, logo já me senti mais à vontade.

Confira a entrevista completa e o ensaio exclusivo no site www.belladasemana.com.br

Publicado em Entretenimento

SÃO CARLOS/SP - A Câmara Municipal de São Carlos vai realizar na próxima segunda-feira, na Sala das Sessões do Edifício Euclides da Cunha, às 19h30, uma solenidade para homenagear a Comunidade Portuguesa em São Carlos. A solenidade foi agendada atendendo uma solicitação do vereador Azuaite Martins de França, através do requerimento nº 1119/2022

 “A data celebra a revolta dos militares portugueses, que a 25 de abril de 1974 levaram a cabo um golpe de Estado militar com o objetivo de acabar com a ditadura imposta por Salazar, que durou 48 anos. A Revolução dos Cravos restabeleceu liberdades democráticas, com o intuito de promover transformações sociais no país”, declarou Azuaite.

 O evento será aberto à participação da comunidade e terá transmissão ao vivo pelo canal 8 da Net, pelo canal aberto TV Câmara São Carlos 49.3, pela Rádio São Carlos AM 1450, Online via Facebook e canal do Youtube, por meio da página oficial da Câmara Municipal de São Carlos.

Publicado em Política
Ciclo de estudos recebe submissão de resumos e inscrições

 

SÃO CARLOS/SP - Estão abertas as inscrições para o 2º Ciclo de Estudos e Pesquisas com Profissionais da Educação (CEPPE) - Educação Escolar: Mudanças, Permanências e Perspectivas em Análise, evento virtual e gratuito do Núcleo de Formação de Professores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O Ciclo será realizado nos dias 30 de maio e 2, 6 e 9 de junho.
O 2º CEPPE tem como objetivo promover o compartilhamento de experiências e estudos entre os profissionais da Educação Básica, pesquisadores e licenciandos, colaborando para a formação inicial dos licenciandos e continuada dos professores envolvidos, frente às novas demandas da Educação Básica. 
Podem se inscrever estudantes dos cursos de licenciatura (graduação, mestrado e doutorado) e profissionais da educação interessados. O evento também recebe, até 8 de maio, submissão de resumos de trabalhos - relato de experiência ou um trabalho de pesquisa -, relacionados à Educação Básica, ao Ensino Superior ou à Formação de Professores, nos seguintes eixos: 1. Educação Infantil; 2. Ensino Fundamental; 3. Ensino Médio; 4. Ensino Superior; e 5. Formação de Professores. Não há limite na quantidade de trabalhos inscritos por participante.
Mais informações sobre o evento podem ser consultadas no site https://sites.google.com/view/ceppe2022, no Instagram @nucleo_fp e Facebook https://bit.ly/3uMviQN. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Publicado em Educação

ARARAQUARA/SP - Um homem foi detido por populares na noite de sexta-feira (22), após o mesmo praticar uma tentativa de roubo, seguida de uma agressão à uma testemunha.

Segundo as informações, uma jovem de 19 anos, estava chegando do trabalho e caminhava pela Rua Doutor José Logatti, no Jardim Roberto Selmi Dei, em Araraquara, quando foi surpreendida pelo indivíduo, que portava uma garrafa de vidro.

O homem agarrou a jovem por trás e tentou roubar o celular e a bolsa da vítima. Um senhor tentou evitar o roubo e ao confrontar o indivíduo, o mesmo o agrediu com a garrafa.

As informações preliminares dão conta de que a vítima sofreu um corte no rosto e outros ferimentos. Populares que viram a ação do criminoso, correram atrás do homem e o seguraram e segundo as informações, ele chegou a ser agredido por algumas pessoas.

A Polícia Militar foi acionada e o homem, que estava contido pelas testemunhas, foi detido. Tanto o senhor agredido, quanto o elemento, foram conduzidos à UPA Central para atendimento médico e exame de corpo de delito.

A vítima que tentou socorreu a jovem do roubo, precisou ficar em observação na UPA. O acusado foi encaminhado para o Plantão Policial, onde será ouvido, assim como a vítima e as testemunhas do fato.

 

 

Ed Junior / PORTAL MORADA

Publicado em Araraquara

Um homem foi preso na ação; flagrante ocorreu em Salto

 

SALTO/SP - Policiais da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Campinas prenderam um homem, de 34 anos, por tráfico de drogas, na última quarta-feira (20/04), em Salto, interior de São Paulo.

Durante investigação, os agentes da unidade obtiveram informações sobre uma transação do tráfico que ocorreria na região e conseguiram flagrar um dos autores com 40 tijolos de cocaína escondidos no painel e para-choque de um veículo, modelo Jeep/Compass.

Os 42 quilos do entorpecente foram apreendidos, assim como o automóvel, um celular, duas chaves de fenda e R$ 300 em espécie.

Exames periciais foram solicitados e o caso, registrado na unidade especializada.

Publicado em Outras Cidades

RIO DE JANEIRO/RJ - A atriz Viviane Araújo desfilou grávida de cinco meses na madrugada deste sábado (23) pela escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, na Marquês de Sapucaí, no Rio. Pela primeira vez Vivi não desfilou pela Mancha Verde, que também se apresentou nesta madrugada, em São Paulo.

Em São Paulo, coube a Duda Serdan substituir Viviane Araújo como rainha da Mancha Verde.

"Minha Dudinha! Minha menina! Pra mim é assim q sempre vou te ver, afinal de contas quando cheguei na Mancha você estava na barriga da sua Mamy! Quanto tempo estamos juntas! E hoje eu tô com meu coração partido por não poder estar ao seu lado", escreveu Viviane.

"Mas saiba que meu coração estará juntinho de vcs! Brilhe muito Rainha linda!! Tô aqui mandando todas as energias positivas pro nosso desfile, e sexta-feira, se Deus quiser estaremos juntas nas campeãs!"

Viviane Araújo, "rainha das rainhas" do carnaval carioca, com as limitações de uma gravidez aos 47 anos, percorreu os 700 metros da passarela do emblemático espaço com uma minissaia de penas coloridas, vestida de Cabocla Jurema, rainha indígena das florestas. Ela desfila pelo Salgueiro desde 2008.

Vivi é veterana do carnaval carioca, tendo começado a desfilar em 1995 com a escola Beija-Flor. Por isso, muitos a consideram "rainha das rainhas".

Casada desde o ano passado com o empresário Gilherme Militão, de 33 anos, esperam pela chegada de Joaquim.

 

 

R7

Publicado em Entretenimento

Uma espingarda e uma motocicleta também foram apreendidas na ação

 

LARANJAL PAULISTA/SP - A Polícia Civil apreendeu mais de 8 mil porções de entorpecentes durante operação de combate ao tráfico de drogas em Laranjal Paulista, na última terça-feira (19).  Uma espingarda e uma moto também foram apreendidas.

A ação, coordenada por policiais civis do Setor de Investigações Gerais (SIG) do município, foi desencadeada no bairro Vila Zalla.  As porções estavam prontas para serem distribuídas em pontos de venda. 

No total, foram apreendidos 5.515 porções de cocaína, 587 de crack, 760 de maconha, 1.092 de Haxixe, e 132 frascos de lança-perfume.

Publicado em Outras Cidades

Com o tema diversidade, a Escola Municipal Antonio Deval apresenta resultados dos projetos elaborados no 1° bimestre. 

 

IBATÉ/SP - Segundo a diretora Flaviana Carmargo, os alunos fizeram uma exposição dos trabalhos sobre diversidades. "Os alunos desde a 1ª etapa até o 5° ano abordaram o tema em seu amplo sentido. Eles desenvolveram os seguintes temas: cultura indígena, cultura nordestina, a variedade linguística dentro das regiões brasileiras e suas especificidades, a diversidade nas profissões, acessibilidade e bullying." A vice diretora Wilderlizi e a coordenadora Marlene destacaram a importância do tema ser trabalhado na escola e com a participação da comunidade. "Os alunos fizeram apresentações coletivas e individuais. Foi um momento importante para toda a comunidade escolar, visto que vivemos em uma sociedade diversa e diferente, pois sabemos que para cuidar de todos precisamos de olhares singulares", destacaram. 

O Secretário Municipal de Educação, Alexandre Moraes Gaspar, reforçou que a escola é por excelência, o lugar que os alunos aprendem a conviver com as diferenças e a deixar de lado preconceitos e estereótipos que encontram nas demais esferas sociais.

"A escola tem como um de seus papéis formar cidadãos para a boa convivência em sociedade, e para isso os alunos devem aprender a respeitar as diferenças. Parabéns a gestão escolar, professores,  pais, comunidade e alunos, que estão fazendo história no processo de ensino aprendizagem do município", concluiu Gaspar.

Publicado em Ibaté

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.