fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quarta, 06 Abril 2022

SÃO CARLOS/SP - A Câmara Municipal de São Carlos abriu à 0h desta quinta-feira (7) uma Consulta Pública online para que a população opine sobre a Retirada ou inclusão de símbolos e ritos religiosos do plenário e das sessões da Câmara Municipal de São Carlos.

 A Consulta Pública é um espaço aberto à comunidade para que os cidadãos participem das decisões públicas de forma democrática e transparente. As manifestações são públicas e ficarão registradas, havendo necessidade de preenchimento prévio de cadastro para eventual comunicação acerca dos temas em debate.

 Um Estado laico é aquele em que há separação entre o Estado e as religiões. A partir da ideia de laicidade, o Estado não permitirá a interferência de correntes religiosas em assuntos de sua responsabilidade, conforme previsto no artigo 19 da Constituição Federal de 1988, que preceitua:

"Art. 19. É vedado à União, Estados e Municípios:

I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes, relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;

(...)

III - criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si."

A laicidade do Estado garante a isonomia, o respeito à pluralidade cultural e diversidade religiosa, bem como a representação de toda sociedade sem distinção ou privilégios.

Em 2002 passou a vigorar na Câmara Municipal de São Carlos a Resolução N° 222 que obriga a disposição de um exemplar da Bíblia Sagrada na Mesa Diretora do Plenário, bem como a leitura de um trecho da Bíblia no início de cada Sessão Ordinária e Extraordinária. Esta prática pode ser entendida como inconstitucional e desrespeitar a pluralidade brasileira ao favorecer uma única religião em detrimento das demais em um espaço público que, por sua natureza institucional e coletiva, deve servir e atender aos interesses de toda população de forma igualitária. Ademais, também existe no Plenário da Câmara Municipal um crucifixo afixado de forma permanente em uma de suas paredes, denotando preferência institucional por uma única religião naquela que é considerada a Casa do Povo.

Tendo em vista a violência simbólica, física e institucional que vitima milhares de pessoas pelo Brasil, especialmente àquelas que professam fé vinculada a religiões de matriz africana ou que não se identificam com o cristianismo, a garantia da laicidade do Estado é fundamental para a existência da democracia em nosso país.

Neste sentido, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo já vem determinando judicialmente a retirada de ritos religiosos exclusivos e obrigatórios em Câmaras Municipais, tratando-se, portanto, de um debate atual e necessário.

Tendo em vista a relevância da promoção do debate amplo na sociedade, o Legislativo são-carlense busca colher contribuições da população em geral com referência a este tema.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Comissão Permanente de Licitações, realizou nesta quinta-feira, dia 7 de abril, em sessão pública, a abertura dos envelopes de documentação de 2 empresas que protocolaram as propostas para a Concorrência Pública Nº 01/2022, Processo Nº 8479/2020, do tipo menor valor de custo por quilômetro percorrido, objetivando a outorga, em caráter de exclusividade, da concessão para a exploração do sistema de transporte coletivo no município.

As empresas MJM Transportes e Serviços (Ribeirão Preto/SP) e Rigras Transportes Coletivos e Turismo (Ribeirão Pires/SP) apresentaram os envelopes de acordo com o previsto no edital, estando presentes os representantes credenciados.

Publicado em Política

BRASÍLIA/DF - Entrando na onda do "Desafio dos 10" anos no Instagram, Alok chegou os seguidores ao publicar uma foto de antes e depois. O objetivo do challenge é compartilhar um registro antigo e outro atual para que a galera possa avaliar sua mudança ao longo do tempo.

No entanto, o que chamou a atenção foi que o DJ estava mega diferente. Aliás, alguns chegaram a especular sobre as mudanças entre as imagens. Na primeira, ele aparece sem barba e com os cabelos curtinhos. Enquanto isso, na segunda exibe a longa barba e fios mais longos também.

Repercussão

Não demorou muito para que alguns seguidores começassem a apontar as mudanças. "Não existe gente feia, existe gente sem dinheiro", brincou um. "Dinheiro não traz felicidade, mas auxilia", comentou outro. "Da pobreza a riqueza com Alok", afirmou um terceiro.

Publicado em Celebridades
Quinta, 07 Abril 2022 11:15

Polícia flagra motorista com cocaína

SÃO CARLOS/SP - A Polícia Militar deteve um homem com cocaína na madrugada de hoje, 07, na Rodovia Washington Luís, em São Carlos.

Segundo consta, o homem dirigia um Fiat Uno com uma das lanternas queimadas, o que chamou atenção dos PMs e a abordagem foi realizada. Durante revista no veículo a droga foi localizada no porta-luvas.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - A união de forças e objetivos ainda é um dos melhores caminhos para o crescimento. Esse foi o resumo da reunião realizada na última terça-feira (6) entre o Sicoob Crediacisc, cooperativa de crédito de São Carlos, e a Coopama, cooperativa de motoristas de transporte de passageiro de São Carlos.

Nascida há 17 anos a partir da união de 30 empresários ligados à Associação Comercial (Acisc), o Sicoob Crediacisc tem 2,5 mil cooperados. “Somos mais de dois mil donos da cooperativa que visam oferecer condições melhores de taxas e juros aos cooperados”, explica o presidente da diretora executiva, Marcos Martinelli.

Para Martinelli, é fundamental praticar o princípio da intercooperação. “A Coopama está nascendo com uma proposta bastante interessante e nada mais apropriado do que apoiarmos com nossa experiência e serviços”, explicou o presidente do Sicoob Crediacisc.

“O acolhimento e a experiência do Sicoob Crediacisc estão sendo fundamentais para superarmos nossas dificuldades iniciais”, observou Marcelo Santos, diretor presidente da Cooperativa de Logística e Transporte de Passageiros dos Motoristas Autônomos do Estado de São Paulo (Coopama).

A Coopama São Carlos já reúne cerca de 80 motoristas e pelo menos 5 mil usuários em um aplicativo exclusivo de transporte de passageiros. “A cada dia ganhamos novos usuários e temos novos motoristas manifestando interesse em ingressar na cooperativa”, comemora Santos.

A precarização do trabalho e a baixa remuneração pelos aplicativos tradicionais levaram os motoristas são-carlenses a se organizarem, assim como tem ocorrido em diversos outros municípios. A ideia de lançar o próprio app surgiu há pelo menos 2 anos, mas foi a partir de meados de 2021 que saiu do papel.

“Já temos parceiros importantes, mas ainda estamos na fase de mostrar nosso diferencial”, explica Marcelo dos Santos. O aplicativo da Coopama São Carlos está disponível para ser baixado nas lojas onlines.

“Os aplicativos tradicionais não estão preocupados com as condições de trabalho dos motoristas, o desgaste dos veículos e outros fatores. A rotatividade é muito grande, novos motoristas chegam a cada dia sem noções de custos e despesas”, destaca o tesoureiro da Coopama, André Zambon.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - Policiais de Força Tática conseguiram deter dois adolescentes na tarde de ontem, 06, acusados de roubar um salão de beleza na Rua Monsenhor Romeu Tortorelli, no Jardim Munique, em São Carlos.

Segundo informações, os bandidos adentraram ao salão de beleza em posse de um simulacro de arma de fogo e renderam uma manicure e uma cliente, roubando um VW Gol.

O 190 foi acionado e os Policiais foram ao local fazendo uma varredura pela região, onde encontraram o veículo abandonado nas proximidades da Rodovia Washington Luís. Porém, os PMs não sossegaram e com as características dos elementos, foram atrás dos meliantes.

Minutos depois, encontraram um sujeito em uma casa e ao ser questionado confessou o crime e entregou o comparsa. Na casa do acusado foi localizado uma espingarda cal .22 desmuniciada.

Publicado em Policial

EUA - Um estudo publicado nesta quarta-feira, 6, na revista científica Nature, explica pela primeira vez por que a covid-19 causa inflamação grave em algumas pessoas, que desenvolvem dificuldades respiratórias e danos em múltiplos órgãos.

Esses pacientes também geram anticorpos durante a infecção, que pode agravar tal inflamação, segundo os autores do trabalho, do Hospital Infantil de Boston (Estados Unidos). Mas o estudo aponta que alguns anticorpos parecem não ter influência no agravamento da inflação, como aqueles desenvolvidos após a administração de vacinas de RNA mensageiro - como as da Pfizer e da Moderna.

"Queríamos entender o que distingue os pacientes da covid leve e grave. Sabemos que muitos marcadores inflamatórios são muito elevados em pessoas com doença grave e que a inflamação é a raiz da gravidade, mas não sabíamos o que a desencadeia", explica Judy Lieberman.

Para o estudo, os especialistas analisaram amostras de sangue de pacientes com covid internados no pronto-socorro e os comparou com amostras de indivíduos saudáveis ou outros indivíduos que sofrem de dificuldades respiratórias. Eles também examinaram o tecido pulmonar de autópsias realizadas em mortes por covid-19. Com esses dados, descobriram que o Sars-CoV-2 pode infectar monócitos e macrófagos, dois tipos de células imunes presentes no sangue e pulmões, respectivamente. Toda vez que a covid afeta essas células, a infecção causa a morte de monócitos e macrófagos, em um processo conhecido como piroptose, que "libera uma explosão de poderosos sinais de alarme inflamatório".

"Em pacientes infectados, cerca de 6% dos monócitos sanguíneos sofreram uma morte inflamatória. É uma quantidade alta porque as células mortas são rapidamente eliminadas do organismo", diz Lieberman. Esse percentual de piroptose sobe para 25% no caso de macrófagos pulmonares, enfatiza o especialista.

Estudando essas células com mais detalhes em busca de "sinais" do SARS-CoV-2, os pesquisadores descobriram que cerca de 10% dos monócitos e 8% dos macrófagos foram infectados, respectivamente. O próprio fato de que ambos os tipos de células podem se infectar é surpreendente, apontam os autores, uma vez que os monócitos não carregam Receptores ACE2 - a proteína celular que permite a entrada do coronavírus -, e os macrófagos apresentam pequenas quantidades dessa proteína.

Publicado em Saúde

EUA - Preservando amostras genéticas de mais de 1.200 espécies e subespécies em técnica de criopreservação, o The Frozen Zoo (ou “Zoológico Congelado”, em tradução livre), nos EUA, é o maior repositório do tipo em todo o mundo, e vem se tornando ponto de partida para a salvação de espécies ameaçada e mesmo reintrodução de espécies já extintas – através da clonagem. Localizado dentro do Instituto de Pesquisa em Conservação do Zoológico de San Diego, na Califórnia, o “Zoológico Congelado” já forneceu material para clonar quatro espécies ameaçadas, a partir das amostras de mais de 10,5 mil animais individuais armazenadas no local em temperaturas próximas de −200 °C.

O The Frozen Zoo, no Zoológico de San Diego, foi o primeiro “Zoológico Congelado” estabelecido no mundo, iniciado em 1972 pelas mãos do médico e geneticista alemão Kurt Benirschke, que trabalhava como pesquisador na Universidade da Califórnia, e decidiu começar a coletar amostras da pele de espécies ameaçadas de extinção. Curiosamente, Benirschke ainda não tinha planos concretos sobre o que viria a fazer com o material que estava preservando: ele simplesmente acreditava que ferramentas futuras poderiam utilizar as amostras para salvar os animais. “Havia um pôster pendurado no Frozen Zoo que dizia, ‘Você deve coletar coisas por razões que ainda não compreende’”, recorda Oliver Ryder, geneticista no Zoológico e um dos colaboradores iniciais do trabalho.

Publicado em Meio Ambiente

SÃO CARLOS/SP - O prefeito Airton Garcia, acompanhado da secretária de Educação, professora Wanda Hoffman, iniciou pela Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Dalila Galli, localizada no bairro Jockey Clube, a entrega dos kits escolares.

A Secretaria de Educação adquiriu 18.200 kits, sendo 9.200 para a educação infantil no valor de R$ 460.460,00; 6 mil para o Ensino Fundamental I (1º ao 5º Ano) no valor de R$ 448.440,00; 1.000 kits foram comprados para o ensino fundamental II (6º ao 9º Ano) no valor de R$ 53.000,00. Já para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram adquiridos 2 mil kits com investimento de R$ 119.980,00.

Cada kit é composto por 11 itens. Os itens são variáveis e de acordo com a idade dos alunos, mas a maioria é composto por caderno brochurão, caderno de desenho e cartografia, régua, lápis de cor (12 cores), lápis preto, apontador com depósito, borracha PVC branca, cola branca, giz de cera com 12 cores, tinta guache (12 cores) e tesoura sem ponta.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - Os envelopes contendo os documentos referentes à habilitação e proposta da Concorrência Pública Nº 01/2022, Processo Nº 8479/2020, do tipo menor valor de custo por quilômetro (percorrido), objetivando a outorga, em caráter de exclusividade, da concessão para a exploração do sistema de transporte coletivo no município deverão ser entregues impreterivelmente até essa quinta-feira (07/04), 9h, na Prefeitura de São Carlos,  sendo posteriormente abertos pela Comissão Permanente de Licitações em sessão pública. 

O valor estimado desta licitação é de R$ 493.448.590,50, tendo em vista que o prazo de vigência da concessão é de 10 anos, podendo ser prorrogável por mais 10, e a receita anual estimada na operação do sistema de transporte coletivo do município é da ordem de R$ 49.344.859,05.

A frota operacional deve ter 91 veículos, sendo 59 veículos tipo ônibus básico, 22 veículos do tipo midiônibus (ônibus maior que o micro-ônibus), 3 veículos tipo miniônibus (adaptados) para atendimento do serviço porta a porta. A frota ainda deve ser formada por 7 veículos reserva, sendo 5 veículos tipo ônibus básico e 2 midiônibus. A vida útil dos veículos deve respeitar o limite máximo de 10 anos de idade por veículo. Já a idade média da frota deverá ser de 5 anos.  A empresa vencedora do certame deve investir no sistema de bilhetagem eletrônica, GPS e aplicativo, monitoramento por câmeras e wi-fi.

Em 2019 eram transportados 692.426 passageiros por mês, porém nos 3 anos anteriores (2016 a 2018) a média de usuários foi de 901.658/mês. Nos anos de 2020 e 2021, devido aos impactos da pandemia da COVID-19, principalmente devido as medidas de restrição de circulação, ocorreu uma queda na média de passageiros/mês transportados de aproximadamente 50% do quantitativo de 2019. Com a redução das medidas restritivas o número de passageiros aumentou, passando em novembro de 2021 para 507.998 passageiros mensalmente.

O edital completo pode ser acessado no ícone Licitações no site da Prefeitura de São Carlos no www.saocarlos.sp.gov.br.

Publicado em Política

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.