fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Segunda, 12 Outubro 2020

Levantamento do Hospital Amaral Carvalho aponta redução no número de pacientes encaminhadas à unidade para diagnóstico e tratamento da doença neste período

 

JAÚ/SP - Neste mês é celebrada a campanha Outubro Rosa, ação voltada para conscientização e prevenção do câncer de mama. Embora o assunto esteja em alta nas redes sociais no momento, a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) trouxe desafios para a prevenção da doença.

Pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, a pedido da farmacêutica Pfizer, apontou que 62% das mulheres deixaram de realizar exames para detecção do câncer de mama neste ano por conta da pandemia. As entrevistas foram feitas virtualmente com 1.400 mulheres brasileiras com 20 anos ou mais.

No Hospital Amaral Carvalho (HAC), neste ano, foram atendidas 270 novas pacientes no Departamento de Mastologia nos meses de março a agosto, cerca de 20% a menos que o mesmo período no ano passado. Já no Pró-mama, programa de prevenção do câncer de mama da Instituição, os números foram ainda mais discrepantes: 46 atendimentos no período contra 169 no ano passado. O serviço foi suspenso por um período, mas já retomou o atendimento, seguindo todas as normas para prevenção da COVID-19. "Percebemos que muitas mulheres estão deixando de vir ao hospital com medo de contrair o vírus e isso é preocupante. A luta é contra o tempo. O quanto antes diagnosticarmos o câncer de mama, mais favorável de se promover a cura", explica o diretor do programa e responsável pela mastologia do Hospital Amaral Carvalho, José Roberto Figaro Caldeira.

Outros números também foram comprometidos pela pandemia. Levantamento do HAC aponta que no período foram 336 retornos e 55 cirurgias a menos, se comparado com 2019. Para o mastologista João Ricardo Auler Paloschi, há chances de o serviço contabilizar futuramente casos mais graves da doença. "Nós tivemos redução de encaminhamentos por dois motivos. Um deles está relacionado ao medo que a pandemia criou nas mulheres, que deixaram de fazer a prevenção. Outro motivo é o impacto que a pandemia trouxe para os centros de realização de exames no País, que foram suspensos por conta da COVID-19. A partir de agora, esperamos receber pacientes com tumores em estágios mais avançados que não foram diagnosticados nesses meses de pandemia."

O Pró-mama está funcionando seguindo as normas de prevenção da Organização Mundial da Saúde (OMS) como uso obrigatório de máscaras, distribuição de álcool em gel e orientação sobre a lavagem das mãos. Além disso, os atendimentos são realizados somente por agendamento. "Reiteramos que a pandemia exige cuidados, mas não podemos nos esquecer das outras doenças", afirma o mastologista Ailton Joioso. "Os tratamentos menos agressivos e com altas chances de cura estão relacionados ao diagnóstico precoce. Os exames preventivos precisam ser feitos, ainda que nesse período de pandemia", completa.

A recomendação do médico é que todas as mulheres façam prevenção mamária com consulta com mastologista uma vez por ano e, a partir dos 40 anos, realizem a mamografia anualmente, de acordo com a orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia.

 

Prevenção
O HAC mantém o programa Pró-Mama, um dos cinco programas de prevenção da unidade. O serviço, iniciado em 2004, foi suspenso por um período por conta da pandemia da COVID-19, mas já retornou e atende cerca de 500 pacientes todos os anos com consultas e exames, favorecendo o diagnóstico precoce do câncer de mama e aumentando as chances de cura.
O atendimento é voltado para pacientes de Jaú que procuram os postos de Unidade Básica de Saúde (UBS) com alguma queixa mamária e são encaminhadas para o HAC para rastreamento e exames.

Publicado em Outras Cidades

SÃO CARLOS/SP - O internauta Celso Salvador, mais conhecido como Boiadeiro, postou em suas redes sociais um tremendo abandono em um banheiro localizado na Praça Jorge Luiz Camargo, localizado na Avenida Grécia, no bairro Boa Vista, em São Carlos.

Boiadeiro estava na tradicional feira livre aos domingos, quando avistou o banheiro e inconformado gravou o vídeo neste último domingo (11). 

Assista ao vídeo.

"Olha o descaso, pia quebrada, descarga nao funciona, não tem iluminação... Só que pra atual administração parece que está tudo bem. Se o pessoal precisar utilizar o banheiro não tem" desabafou Boiadeiro.

A Rádio Sanca, sempre com sua independência e imparcialidade foi até o local e constatou o descaso.

Veja as fotos abaixo.

Publicado em Política

BRASÍLIA/DF - A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia negou pedido de habeas corpus feito pela defesa da deputada federal Flordelis, acusada de ser a mandante da morte do marido, o pastor Anderson do Carmo. Ele foi assassinado a tiros dentro de casa, no dia 16 de junho do ano passado.

Flordelis está sendo monitorada pela justiça do Rio de Janeiro por meio de uma tornozeleira eletrônica.

Na decisão, a ministra argumenta que o STF não é a instância competente “para conhecer e julgar habeas corpus, quando for paciente autoridade com prerrogativa de foro, nos casos em que aquela condição processual não a qualifique para ser julgada, diretamente, nesta instância judicial”.

Na decisão, Cármen Lúcia afirma que as medidas impostas são justificadas, diante da gravidade das acusações.

“A decisão do Juízo processante fundamenta-se em fatos supervenientes demonstrativos da insuficiência das medidas cautelares antes impostas à paciente, justificando-se devidamente, por elementos razoáveis e adequados à excepcional gravidade dos crimes em apuração (homicídio consumado triplamente qualificado, homicídio tentado duplamente qualificado, uso de documento ideologicamente falso, associação criminosa) e diante das denúncias de tentativa de intimidação de uma das testemunhas de acusação pela ré Flordelis dos Santos de Souza”.

Cármen Lúcia pondera também que “as medidas fixadas na decisão questionada – monitoramento eletrônico e recolhimento domiciliar noturno – não dificultam ou impedem o exercício do mandato parlamentar”, conforme alegado no pedido da defesa.

A defesa da deputada informou que respeita as decisões judiciais e irá concentrar esforços no pedido de habeas corpus feito ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

 

 

*Por Akemi Nitahara - Repórter da Agência Brasil

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - O Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio) informa que a região de São Carlos segue na fase amarela do Plano São Paulo até, pelo menos, o dia 16 de novembro, porém com horário de funcionamento presencial do comércio ampliado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (com duas horas de intervalo) ou das 9h às 18h (com uma hora de intervalo), já aos sábados, das 9h às 17h, nos dois primeiros sábados de cada mês (demais sábados a abertura é opcional até às 17h)

 

O protocolo sanitário continua o mesmo, assim como a capacidade máxima de público em 40%.

Publicado em Comércio

As novas operações já estão abertas para o público

 

São Carlos/SP – Para oferecer um mix de lojas cada vez mais completo aos clientes, acompanhando as tendências de mercado, o Iguatemi São Carlos recebeu neste mês duas novas operações no centro de compras: TIM e Samsung.

            A loja da TIM acompanha a estratégia da operadora de ampliação do atendimento a clientes no Estado de São Paulo. Somente em setembro, a empresa inaugurou sete pontos de venda no estado e, até o final do ano, serão mais de 42 novas revendas. A loja de São Carlos é estratégica para a companhia de telecomunicações, uma vez que é referência de atendimento para clientes de cidades vizinhas em um raio de 100 km. O local está adequado aos protocolos sanitários e de distanciamento social, com controle de fluxo e agendamento de atendimento online para os clientes. Ainda, todos os colaboradores receberam treinamento específico para a nova rotina.

            O espaço físico da Samsung chega ao empreendimento com layout moderno e reforçando o perfil da empresa em oferecer experiências conectadas e imersivas com os mais recentes lançamentos da marca. Também estará disponível aos consumidores o atendimento Smart Service, em que consultores especializados na linha Galaxy estarão à disposição para auxiliar e orientar na realização de backups, transferência de dados, diagnóstico de falhas e configuração de novos aparelhos. A loja faz parte dos mais de 300 endereços da Samsung situados em todo o Brasil.

As novas operações acompanham o horário de funcionamento do Iguatemi São Carlos: de segunda a sábado, das 12h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 20h. “A abertura dessas revendas reforça a variedade de lojas no shopping, integrando um mix já amplo e que atende ao público com opções diversas de estilos, preços e necessidades. A TIM e a Samsung são marcas conceituadas e que, com certeza, só agregarão aos frequentadores do centro de compras”, afirma Carolina Albuquerque, gestora de marketing do Iguatemi São Carlos.

 

Serviço

Shopping Iguatemi São Carlos

Endereço: Passeio dos Flamboyants, 200, São Carlos

Informações: www.iguatemi.com.br/saocarlos

Publicado em Comércio

SÃO PAULO/SP - O fenômeno dos fundos de investimento imobiliário registrado nos últimos dois anos vai se intensificar e permanecer por um bom tempo no País, desde que as condições macroeconômicas permitam a manutenção dos juros baixos. O diagnóstico, apresentado de forma unânime por especialistas reunidos no Summit Imobiliário 2020, aponta também novas formas de financiar o setor.

“O FGTS e a poupança, além, claro, do crédito bancário são linhas de financiamento bem definidas. Mas como ainda temos um déficit habitacional e faltam recursos precisamos encontrar novas formas de financiamento para não ficarmos correndo atrás do rabo”, afirma Adalberto Bueno, do Grupo Bueno Netto. Para o empresário, que em 45 anos de vida profissional nunca viu os juros no patamar que ele se encontra atualmente, os fundos imobiliários, nesse contexto, têm tudo para ser um dos mais importantes meios de financiamento do setor, desde que a estabilidade econômica, ainda que tênue, esteja presente.

A manutenção de um cenário com juros baixos e inflação sob controle é uma premissa para qualquer tipo de discussão sobre formas alternativas de financiamento imobiliário, segundo Reinaldo Lacerda, sócio da Hieron Patrimônio Familiar e Investimento. Para ele, com a maturação do mercado, tanto as soluções de financiamento quanto as de crédito vão começar a surgir fora dos sistemas tradicionais. “O interessante é termos mecanismos onde os fundos de investimentos imobiliários possam carregar dívidas no longo prazo mas, ao mesmo tempo, oferecer liquidez para o investidor no curto prazo. As pessoas nem sempre vão carregar dívidas por 30 anos”, diz.

Um dos caminhos que ainda não foram trilhados pelos fundos de investimento imobiliário, segundo os debatedores, é o que leva ao mercado imobiliário residencial. O que mostra que existe muito espaço para o crescimento desses tipos de investimento.

De acordo com Leandro Bousquet, sócio da Vinci Partners e Head de Real State, não há dúvida que esses instrumentos ainda apresentam pouco impacto em imóveis em construção. “Mas esse veículo é uma alternativa bastante interessante. Vejo como um caminho natural essa migração para financiamentos alternativos. Assim que o investidor passar a se sentir mais confortável, ele vai ampliando o apetite ao risco. Com isso, o impacto dos fundos na produção imobiliária será maior.”

 

Políticas Públicas

O representante do governo federal na discussão, Gustavo Tillmann, diretor do departamento de Gestão de Fundos da Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia, afirmou que todas as mudanças feitas nos últimos meses no FGTS para o enfrentamento da pandemia levaram em consideração a sustentabilidade futura do Fundo. “A mensagem é positiva. O FGTS é um fundo que permite fazer políticas públicas. Para o dia de amanhã, quando a pandemia passar, ele está com todas as condições de alavancar novas operações para que o mercado imobiliário possa gerar renda e também mais empregos."

De acordo com os números apresentados durante o Summit Imobiliário 2020, o FGTS tem hoje em caixa cerca de R$ 390 bilhões e 90% de todo esse montante está voltado para o setor de habitação.

 

Demanda por crédito impulsiona setor bancário

Se depois do otimismo moderado do início do ano a pandemia levou o grau de incerteza de muitas áreas financeiras para níveis estratosféricos, entre os departamentos de crédito imobiliário de vários bancos não foi diferente. O cenário, entretanto, mudou depois de alguma calibragem na rota. O que se vê agora, principalmente por causa das baixas taxas de juros, é uma demanda aquecida por crédito.

“Depois que baixamos as taxas dos nossos produtos, observamos uma resposta muito rápida”, afirma Sandro Gamba, diretor executivo de Negócios Imobiliários do Santander Brasil. Segundo o executivo, enquanto em maio a demanda por crédito no Santander girou ao redor de R$ 7 bilhões, em agosto, depois da mudança nas taxas, o valor chegou aos R$ 11 bilhões.

Ao conseguir enfrentar os desafios de passar a queda de juros para produtos na ponta da cadeia, o Itaú Unibanco também tem colhido bons frutos, segundo Danilo Caffaro, diretor de Crédito Imobiliário e Consórcios do banco. “Nós temos esse papel de contribuir para esse mercado que é super importante para a nossa economia.”

Para José Ramos Rocha Neto, diretor executivo do Banco Bradesco, a desburocratização do processo de contratação de crédito imobiliário e até a questão da migração para o home office estão ajudando a sustentar esse crescimento. “As pessoas estão procurando imóveis com espaço para trabalhar e os canais digitais vêm facilitando muito.”

 

 

*Por: Eduardo Geraque, especial para o Estadão

Publicado em Economia

ARARAQUARA/SP - Um homem de 31 anos foi acusado de estupro pela mãe de uma adolescente de 13 anos, no Jardim Água Branca, na cidade de Araraquara, nesta última segunda-feira (12).

De acordo com informações, a mãe da garota procurou a Polícia após a filha contar que havia mantido relações sexuais com o tio. Questionada, a garota disse que fez sexo com o tio por curiosidade, há três dias.

A adolescente foi levada ao IML para exames.

O caso foi registrado como estupro de vulnerável e será apurado pela Polícia Civil.

 

 

*Por: PORTAL MORADA

Publicado em Araraquara

SÃO CARLOS/SP - Policiais da Atividade Delegada conseguiram deter um menor com entorpecentes na Avenida Dr. Gildeney Carreri, no bairro Santa Angelina, em São Carlos.

De acordo com informações, o patrulhamento era realizado quando o menor ao avistar a viatura saiu correndo dispensando uma sacola plástica, porém como não conseguiu correr muito o jovem foi abordado. Ao ser questionado o menor disse que estava assumindo horário de vendas de drogas no local. Na sacola havia 104 pedras de crack, 26 trouxinhas de maconha e R$ 26,00 em dinheiro.

Desta forma, R.A.M, foi conduzido ao Plantão Policial, onde foi ouvido pelo delegado Walmart Silva Negre e depois foi liberado a sua genitora.

Publicado em Policial

Evento tem atividades para todas as idades, de 17 a 23 de outubro

 

SÃO CARLOS/SP - De 17 a 23 de outubro, acontece em todo o Brasil a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o tema "Inteligência Artificial: a nova fronteira da Ciência Brasileira". A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), visa promover a cultura científica junto a públicos variados. A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) preparou uma programação intensa e variada para o período, com ações que vão de palestras e minicursos a oficinas de culinária molecular, compreendendo atividades para pessoas de todas as idades.

Dentre os assuntos que serão abordados nos minicursos, palestras, mesas-redondas e seminários estão, além do tema principal da Semana - a Inteligência Artificial -, a riqueza e o potencial escondido em diferentes biomas brasileiros, como o Cerrado, dentre outros; novos materiais para diferentes aplicações; relações entre Tecnologia e Cultura; Biotecnologia; Genética; e outras áreas do conhecimento.

Na programação também está edição online do tradicional Circo da Ciência, com desafios e outras atividades voltadas para estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, organizadas pelos grupos PET (do Programa de Educação Tutorial) das áreas de Química, Física, Matemática e Biologia. O Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica promove apresentações teatrais, oficinas, concurso de vídeos e contação de histórias.

A programação completa está disponível no site do evento, em https://snct17.faiufscar.com, onde é possível realizar inscrições nas atividades, até o dia 14 de outubro. A página também traz uma seleção de materiais audiovisuais voltadas à disseminação do conhecimento, como a produção do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) relacionada à Covid-19; vídeos de divulgação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) e Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) sediados na UFSCar e matérias produzidas pela TV UFSCar.

A organização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na UFSCar é da Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq), com apoio da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) e da Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter) da Universidade. A programação nacional da Semana pode ser consultada em https://snct.mcti.gov.br/.

Publicado em Educação

SÃO PAULO/SP - Hariany Almeida atraiu completamente os olhares dos seguidores depois de posar de biquíni em um clique do Instagram. A ex-BBB aproveitou o último domingo (11) de sol e esbanjou a ótima forma física aos fãs.

Na legenda ela escreveu: “Aproveitando o calor nesse domingo ?”.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Aproveitando o calor nesse domingo ?

Uma publicação compartilhada por Hariany Almeida (@hariany) em

Recentemente, Hariany Almeida hipnotizou seus seguidores com um clique deslumbrante em seu perfil do Instagram.

No registro, a musa esbanjou estilo em um look bem à vontade, colocando o corpão pra jogo e impressionando com toda a sua beleza e boa forma.

 

 

*Por: Geórgia Santiago / METROPOLITANA

Publicado em Celebridades

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Outubro 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.