fbpx

Realizar Acesso

Usuário *
Senha *
Lembrar
 
Radio Sanca Web TV - Domingo, 25 Outubro 2020

SÃO CARLOS/SP - Desde 1º de junho de 2020 a Rede Municipal de Ensino iniciou suas atividades pedagógicas de forma não presencial. A Secretaria de Educação, em conjunto com as unidades escolares, não tem medido esforços com o objetivo de garantir a aprendizagem de todos diante da pandemia do novo coronavírus.

Para as crianças da Educação Infantil de 0 a 5 anos, semanalmente os professores têm disponibilizado atividades e vivências lúdicas que contemplam os direitos de aprendizagem de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. 

Dentro desse contexto, a participação e a colaboração dos pais e familiares são importantíssimas e a Rede Municipal de Ensino agradece todos pelo empenho e dedicação para o desenvolvimento das potencialidades das crianças.

No Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano e para Educação de Jovens e Adultos, o mesmo movimento tem ocorrido, porém as atividades pedagógicas não presenciais desse nível e modalidade de ensino são planejadas pelos professores diariamente. As competências e habilidades propostas nas atividades aos estudantes são essenciais para ajudar a desenvolverem pensamento científico, crítico e criativo, comunicação, empatia, entre outras habilidades e atitudes essenciais para o mundo contemporâneo. Também é fundamental salientar que estas atividades têm caráter obrigatório.

É importante destacar que as atividades pedagógicas têm sido disponibilizadas por diferentes meios de comunicação e plataformas digitais: site da Secretaria Municipal de Educação, facebook das unidades escolares, grupos de whatsapp, canais no Youtube, material impresso entregue diretamente na escola, entre outros. Tudo para garantir o direito a Educação previsto na Constituição.

Por este motivo, a Rede Municipal de Ensino conta com o empenho e disposição de cada família que possui estudantes nesse nível de ensino para a organização de uma rotina de estudo, em que os estudantes possam realizar as atividades propostas pelas unidades escolares. Como podemos observar é uma responsabilidade compartilhada entre gestão e comunidade escolar.

“As aulas continuam, o ano letivo termina somente dia 23 de dezembro de 2020, ainda temos uma caminhada pela frente para que os objetivos sejam alcançados em relação ao ensino e aprendizagem dos estudantes. Vale destacar que a escola não parou, o trabalho continua, mesmo em tempos em que a tecnologia ganha destaque e a parceria entre escola e família são primordiais, existem tarefas compartilhadas dentro desse contexto”, destaca Cilmara Seneme Ruy, secretária de Educação de São Carlos. 

Nesse momento a Secretaria Municipal de Educação está definindo diretrizes e medidas educacionais para proteger os direitos de aprendizagem dos estudantes e mitigar os impactos causados pela pandemia, de forma a garantir o resgate e a continuidade do processo de ensino e aprendizagem, com a reorganização do currículo escolar e um programa de recuperação e reforço escolar para o ano letivo de 2021. 

Em caso de dúvidas os pais ou responsáveis devem procurar a escola em que o filho (a) está matriculado.

Publicado em Educação

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirma nesta segunda-feira (26/10) os números da COVID-19 no município.

São Carlos contabiliza neste momento 3.421 casos positivos para COVID-19 (22 resultados positivos foram divulgados entre sábado e hoje), com 52 óbitos confirmados e 86 descartados.

Dos 3.421 casos positivos, 3.162 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 3 óbitos sem internação, 256 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 192 receberam alta hospitalar e 49 positivos internados foram a óbito. 3.272 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 14.068 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (82 resultados negativos foram divulgados entre sábado e hoje).

Estão internadas neste momento 30 pessoas, sendo 13 adultos na enfermaria (7 positivos, 2 suspeitos e 4 negativos). Na UTI adulto estão internadas 12 pessoas (10 positivos e 2 suspeitos). Na enfermaria 4 crianças estão internadas, 1 com suspeita da doença e 3 com resultado negativo para COVID-19. Na UTI pediátrica 1 criança está internada também com suspeita da doença. Sete pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos. A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS está hoje em 42,9% (12 pessoas estão internadas em leitos de UTI/SUS).

 

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 17.906 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 16.739 pessoas já cumpriram o período de isolamento de 14 dias e 1.167 ainda continuam em isolamento domiciliar.

A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal (quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre - mesmo que referida -, calafrios ou dor de garganta ou dor de cabeça ou tosse ou coriza ou distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos), sendo que 10.575 pessoas já realizaram coleta de exames, sendo que 8.263 tiveram resultado negativo para COVID-19, 2.193 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 119 aguardam resultado de exame.

O boletim emitido diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabiliza as notificações das unidades de saúde da Prefeitura, Hospital Universitário (HU), Santa Casa, rede particular e planos de saúde.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - Uma colisão frontal envolvendo uma moto e um carro aconteceu na tarde desta segunda-feira (26), na Av. Morumbi.

Segundo o apurado, a moto estaria transitando pela Av. Morumbi, quando no cruzamento com a Rua Guará, houve a colisão com o automóvel. No local existe um semáforo, porém ninguém soube dizer ao certo por qual motivo ocorreu a colisão.

A garupa, uma mulher de 34 anos, foi arremessada e sofreu escoriações. Una equipe do SAMU foi acionada e atendeu a ocorrência, encaminhando as vitimas até a Santa Casa para cuidados medicos mais detalhados. 

Publicado em Trânsito

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, comunica que os cemitérios Nossa Senhora do Carmo e Santo Antônio de Pádua estarão liberados para visitação 31 de outubro até 4 de novembro, sempre das 8h às 17h.

A medida foi tomada em virtude do Dia de Finados, 2 de novembro, data em que os cemitérios costumam receber um número grande de visitantes. Para que isso não ocorra, já que a recomendação é evitar aglomerações em virtude da COVID-19, a Secretaria de Serviços Públicos está permitindo que as visitas sejam feitas durantes esses 5 dias.

Já limpeza dos túmulos somente será autorizada até sexta-feira (30/10). Já devido a Dengue a administração dos cemitérios solicita que os munícipes evitem água parada nos vasos sobre os túmulos e para que recolham o lixo e deposite nos latões instalados nos locais. Somente será permitida a entrada de pessoas que estiverem usando máscaras faciais de proteção.

AMBULANTES – A Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano comunica os ambulantes que pretendem comercializar produtos alimentícios, velas e flores, na Praça do Velório Municipal, de 31 de outubro até 2 de novembro, que o cadastro deve ser feito até a próxima quinta-feira (29/10), na sede da Secretaria localizada na rua Conde do Pinhal, nº 2190, no centro. O horário de atendimento é das 9h às 12h e das 14h às 16h.

De acordo com o diretor de Fiscalização são 30 vagas no geral. “Caso o número de interessados seja maior vamos fazer um sorteio no dia 30 de outubro, às 10h, lá na Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano”, explica Rodolfo Tibério Penela, diretor de Fiscalização.

Em virtude da pandemia os espaços e o tamanho das barracas foram padronizados, com 3X3 metros. Todos devem seguir os protocolos sanitários determinados pelo Plano São Paulo. Outras informações sobre o cadastramento podem ser obtidas pelo telefone 3362-1318.

Publicado em Cidadania

SÃO PAULO/SP - Nesta segunda-feira (26), Ana Maria Braga contou durante o programa “Mais Você”, da TV Globo, que passou por uma cirurgia na mão direita, por conta da Síndrome do Túnel do Carpo.

“Senti uma dor muito forte, fiquei uns 20 dias com um formigamento e ardência. Qualquer situação de pressão comprime o nervo. A causa pode ser inflamação, lesão, esforço repetitivo. Começa com um formigamento, a mão fica dormente”, disse Ana.

Ela explicou que uma das causas da síndrome é o esforço repetitivo e ainda agradeceu a equipe que a ajudou. “Queria muito agradecer aos médicos. Tenho que ficar quietinha por alguns dias, mas estou ótima”, ressalta. Durante o programa, foi possível ver Ana Maria usando uma proteção de gesso na mão.

 

 

 

*Por: Anna Karolina / METROPOLITANA

Publicado em TV

Transmissão acontece terça-feira (27), no Facebook da Unimed São Carlos

 

SÃO CARLOS/SP - Neste dia 27 (terça-feira), a partir das 18 horas, a Unimed São Carlos irá realizar uma live pelo Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A live terá a participação do mastologista, Carlos Erbolato, e da psicóloga Marina Monteiro, que irão abordar sobre prevenção, diagnóstico, tratamento e impactos psicológicos da doença.

Acompanhe a transmissão pela página do Facebook da Unimed São Carlos, compartilhe e envie suas perguntas!

Outubro Rosa

Entre as mulheres, o câncer de mama é o que causa mais mortalidade, sendo também o mais comum depois do câncer de pele. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é que, em 2020, sejam diagnosticados 66.280 novos casos e ocorram cerca de 17 mil óbitos.

Há mais de 20 anos, a campanha Outubro Rosa promove a conscientização sobre a doença. Apesar disso, a desinformação sobre o câncer de mama ainda é a principal barreira a ser superada, segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), em 2019.

Usuários de São Carlos, Itirapina, Piracicaba e Jaú terão acesso a pontos de wi fi

 

ITIRAPINA/SP - A Eixo SP Concessionária de Rodovias dá continuidade aos trabalhos de instalação de fibra ótica em rodovias agora com a implantação nas regiões de São Carlos, Itirapina, Piracicaba e Jaú. Frentes de trabalho iniciaram as atividades em 3 das rodovias sob concessão da empresa: SP 310 – Rodovia Washington Luís, SP 225 – Rodovia Paulo Nilo Romano e na SP 304 – Rodovia Geraldo de Barros.

A rede possibilitará trafegar dados, imagens e vídeo em alta velocidade e conectar todas as ferramentas tecnológicas que a Eixo SP adotará nas 12 rodovias que administra, conforme o contrato de concessão. O corredor será monitorado as 24h do dia por câmeras em todo o trecho permitindo a identificação de intercorrências na rodovia para o acionamento do recurso operacional. 

Ainda no pacote tecnológico da Eixo SP que demanda a rede de fibra ótica, estão previstos mais de 2 mil pontos de conexão wi fi para o contato entre o usuário e o CCO – Centro de Controle Operacional e PMVs – Painéis de Mensagens Variáveis.

As intervenções ocorrerão diariamente, no horário das 7h às 17h, sem interferências no tráfego e com reagendamento em caso de chuva. Para a segurança do condutor a recomendação é jamais parar na rodovia, apenas no acostamento e, sempre que necessitar, ligar para o atendimento ao usuário através do número 0800 170 8998. 

Publicado em Itirapina

Decreto municipal sobre o auxílio emergencial a espaços culturais é o principal tema, mas participantes podem perguntar sobre outros aspectos da Lei Aldir Blanc

 

 São Carlos/SP – O Fórum Cultura na Pauta e o CEMAC - Centro Municipal de Artes e Cultura - realizam nesta terça feira, 27/10, às 8h da manhã, um encontro online para tirar dúvidas sobre a primeira ação concreta da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc em São Carlos: a abertura de inscrição para requisitar auxílios para espaços culturais da cidade. 

O decreto foi publicado no último dia 20 de outubro e determina as regras para conceder um subsídio mensal de três parcelas de 3 mil a 10 mil reais para todas organizações, empresas, MEIs e até entidades sem CNPJ que comprovem atuação na área cultural nos últimos 24 meses antes do início do estado de calamidade pública (decretado em 20 de março). Como há uma gama ampla de entidades atendidas e muitas delas não têm o hábito de lidar com o dinheiro público - e às vezes nem possuem uma formalização jurídica -, o encontro tira-dúvidas será uma ótima oportunidade para esclarecer diversos pontos e mostrar como proceder nos diversos casos. 

Foram reservados ao todo R$ 789 mil para os espaços culturais da cidade. Os espaços devem estar cadastrados no site federal mapas.cultura.gov.br e comprovar sua situação de emergência cultural por meio da apresentação de documentos listados no decreto, que pode ser encontrado na página da prefeitura - www.saocarlos.sp.gov.br. 

 Como se inscrever

Os solicitantes do auxílio para espaços culturais deverão entregar os documentos presencialmente ou por meio de formulário eletrônico. O prazo é até dia 5 de novembro, às 16 horas. O primeiro passo é a efetivação do cadastro no site mapas.cultura.gov.br. Com isso, o representante do espaço cultural recebe um número no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC). Só então ele deverá reunir os vários documentos para comprovar seus gastos, ações culturais, número de funcionários, público atendido, entre vários outros aspectos. A entrega dos documentos pode ser por preenchimento eletrônico, com formulário disponível no endereço: https://forms.gle/FBSC6AugR3Yvu6Di9.  Os anexos para preenchimento estarão no link https://drive.google.com/drive/folders/13pbckEt0cwKgkeEIEWtDymyp9ewsqw3z. Os dois links também podem ser encontrados na página da prefeitura: www.saocarlos.sp.gov.br. Quem preferir poderá optar por fazer a entrega em envelope, diretamente no Centro Municipal de Artes e Cultura - CEMAC, na rua São Paulo, 745, de segunda a sexta, das 9h às 11h e das 14h às 16h, seguindo todos os protocolos sanitários. 

Em caso de dúvidas ou dificuldades para obtenção do número de SNIIC, o representante do espaço cultural pode entrar em contato com o Centro Público de Economia Solidária “Herbert de Souza” por meio do telefone (16) 3307-6808. 

Publicado em Outras Notícias

Foram apreendidas mais de 230 porções de maconha

 

ITAPIRA/SP - A Polícia Civil deteve, na última sexta-feira (23), dois adolescentes, de 16 e 17 anos, que foram flagrados armazenando drogas em um apartamento, no Conjunto Habitacional São Judas Tadeu, no município de Itapira.

A ação foi deflagrada por agentes da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da cidade, que foram até o local para cumprimento de um mandado de busca e apreensão relacionado a uma apuração de posse de arma.

Durante revista no imóvel, foram encontradas, no quarto dos jovens, três sacolas com diversos tabletes de maconha e alguns pacotes menores, somando 238 porções que totalizaram quase meio quilo do entorpecente.

Os materiais foram apreendidos e encaminhados ao Instituto de Criminalística (IC) para perícia. A dupla foi autuada em flagrante por ato infracional análogo ao tráfico de drogas e encaminhada à Vara da Infância e Juventude.

Publicado em Outras Cidades

Os suspeitos integram uma organização criminosa especializada em roubos e furtos de veículos para posterior venda

 

RIBEIRÃO PRETO/SP - A Polícia Civil capturou, nesta segunda-feira (26), três integrantes de uma quadrilha destinada a subtrair veículos, receptá-los, adulterá-los e depois vendê-los. Eles foram detidos nos municípios de Guaíra, Miguelópolis e Ribeirão Preto por meio de ordens judiciais cumpridas durante a Operação Desmonte.

A ação foi deflagrada por agentes das delegacias de investigações Gerais (DIG) e Sobre Entorpecentes (Dise), com apoio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior 3 (Deinter 3), das Delegacias Seccionais, da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Ribeirão e da Polícia Civil de Minas Gerais.

A investigação teve início há cerca de um ano, a partir do furto de um veículo VW/GOL ocorrido em Barretos. Com base em levantamentos realizados por meios de recursos tecnológicos de investigação, foi possível identificar os autores do crime e identificar a existência de uma complexa organização criminosa.

Segundo apurado, os criminosos adquiriam um veículo batido, capotado ou queimado, sem nenhuma restrição no chassi ou motor, por um preço baixo. Em seguida, eles furtavam ou encomendavam um veículo [também ilícito] com as mesmas características do que eles compraram. 

Depois, desmontavam as peças do veículo furtado, remontando-as no comprado, mantendo intactas a numeração do chassi e motor. Por fim, após devidamente montado, revendiam pelo valor de até oito vezes o preço que pagaram no veículo batido, capotado ou queimado. 

No decorrer das investigações, foi descoberto na cidade de Guaíra, um “cemitério” de veículos. Os criminosos usavam este local para retirar as peças dos veículos furtados. Com base nas informações levantadas, foram requisitados mandados de busca e apreensão e de prisões contra os possíveis membros da facção.

Durante as atividades de campo, foram realizadas três prisões em flagrante nas cidades de Guaíra, Miguelópolis e Ribeirão Preto. Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, furto, receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. 

Publicado em Ribeirão Preto

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Outubro 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31