fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Terça, 16 Junho 2020

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirmou nesta quarta-feira (17/06), mais uma morte pelo novo coronavírus. Esse é o 10º óbito confirmado no município desde o início da pandemia. Trata-se uma mulher de 69 anos atendida no dia 14/06 com parada cardiorrespiratória não revertida. Foi realizada coleta de amostra para exame do tipo PCR. O resultado foi liberado hoje, positivo para COVID-19. Outra mulher de 83 anos internada desde 16/06 faleceu hoje com suspeita da doença. A Vigilância ainda aguarda o resultado do exame. São Carlos contabiliza neste momento 337 casos positivos para a doença (22 resultados positivos foram liberados hoje), com 10 mortes confirmadas e uma suspeita. 35 óbitos já foram descartados até o momento. Dos 337 casos positivos, 287 pessoas apresentaram Síndrome Gripal e não foram internadas, 1 óbito sem internação, 49 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 31 receberam alta hospitalar, 9 estão internados e 10 positivos foram a óbito. 224 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 1.378 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus. Estão internadas neste momento 32 pessoas, sendo 20 adultos na enfermaria (5 positivos – sendo 1 de outro município, 7 suspeitos, 8 negativos - sendo 1 de outro município); na UTI adulto hoje estão internadas 9 pessoas (6 positivos - sendo 1 de outro município, 1 suspeito e 2 negativos). Duas crianças estão internadas na enfermaria com resultado negativo para a doença, sendo uma residente em outro município. Na UTI Pediátrica 1 criança permanece internada resultado negativo para a COVID. A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS está hoje 50%.

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 3.425 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 2.962 pessoas já cumpriram o período de isolamento de 14 dias e 463 ainda continuam em isolamento. A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal (febre, acompanhada de um ou mais sintomas como tosse, dor de garganta, coriza, falta de ar). 1.206 pessoas já realizaram coleta de exames, sendo que 882 tiveram resultado negativo para COVID-19, 274 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos positivos). 50 pessoas ainda aguardam o resultado. O boletim emitido diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabiliza as notificações das unidades de saúde da Prefeitura, Hospital Universitário (HU), Santa Casa, rede particular e planos de saúde.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - Desde o início da pandemia do novo Coronavírus, a ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) arrecadou e distribuiu mais de 1 tonelada de alimentos para famílias e entidades necessitadas na cidade.

Juntamente com o Subcomitê de Assistência Social [composto pelo Ciesp, ACISC, OAB e Sincomércio] a entidade participou da campanha de arrecadação de alimentos e produtos de higiene pessoal que totalizaram mais de 250kg de alimentos não perecíveis e cerca de 30 litros de leite. Os itens foram entregues ao Centro de Direitos Humanos de São Carlos.

A ACISC também contribuiu efetivamente na campanha “Quarentena Solidária”, ao lado da Imobiliária Cardinalli, arrecadando e repassando mais 560kg de alimentos não perecíveis, que foram destinadas para as famílias que passam por dificuldades em razão da pandemia. Segundo o empresário Italinho Cardinalli, a campanha arrecadou e distribuiu mais de 10 toneladas de alimentos, no total. “Momento de união e de solidariedade já que muitas famílias estão passando por dificuldades neste momento de crise em que o mundo vive”, afirmou.

As ações solidárias não pararam por aí. A entidade também arrecadou mais 389kg de alimentos não perecíveis que foram repassados para o Abrigo de Idosos Dona Helena Dornfeld, localizado na Vila Brasília, em São Carlos.

“Ações pontuais como essas são de um cunho social muito importante. Em nome da ACISC, agradecemos a cada pessoa que nos ajudou a ajudar muita gente que estava precisando de alimentos em suas casas”, avaliou o presidente da entidade, José Fernando Domingues.

Zelão ressalta que essas ações continuam. “Aqueles que ainda quiserem fazer doações de alimentos podem levar na sede da nossa associação, que a gente vai destinar para quem necessita”, afirmou.

Sobre a Associação

Fundada oficialmente em 22 de fevereiro de 1931, a Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) é uma instituição sem fins lucrativos, que visa defender, assistir, amparar, orientar, instruir e coligar as classes que representa.

Além dos relevantes serviços e assessoria que presta aos associados, a ACISC desempenha um papel decisivo na defesa dos interesses da iniciativa privada. A atuação firme e decidida da Diretoria Executiva, Comissão Fiscal e Conselho Consultivo, resultam em uma participação cada vez maior dos empreendedores nas decisões de interesse coletivo, influenciando o desenvolvimento econômico de São Carlos e região.

Atualmente, a entidade congrega mais de 2000 empresas dos mais variados setores econômicos, sendo estas responsáveis pela manutenção de quase 8 mil postos de trabalho. Gente que, unida, gera emprego, impostos e renda para nosso país.

Publicado em Cidadania

SÃO CARLOS/SP - Após se aposentar no dia 25 de março deste ano, o Tenente-Coronel Valdemir Guimarães Dias deixou o comando do 38 BPM/I de São Carlos, e o Major Luiz Enrique Souza Ikeda assumiu interinamente o comando do batalhão.

No dia 27 foi anunciado que o Tenente-Coronel Sérgio Mussolini Filho assumiria o comando do 38 BPM/I, porém segundo informações obtidas pela Rádio Sanca, o Tenente-Coronel Mussolini não irá mais assumir o comando de São Carlos, indo para Araraquara, portanto, o Major Ikeda continuará como comandante interino do trigésimo oitavo e o Capitão Nucci no Subcomando do batalhão.

Ainda não se sabe quem irá assumir definitivamente o 38 BPM/I de São Carlos mas a Rádio Sanca trará em breve mais informações sobre o possível novo comandante do policiamento militar de São Carlos.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Um roubo aconteceu na manhã desta 4ª feira (17), na Rua João de Oliveira, no bairro Vila Carmem, em São Carlos, deixando uma idosa ferida.

De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), no início da manhã os cachorros da senhora de 67 anos, começaram a latir sem parar, a mulher foi ver e ao sair na garagem se deparou com criminoso. O sujeito apontou uma “arma de fogo” e pediu dinheiro, já a idosa começou a gritar e foi impedida pelo bandido. O sujeito empurrou a senhora para dentro da casa e começou a procurar dinheiro, mas como não encontrou pegou o celular da vítima e saiu correndo e ao pular o muro deixou cair um simulacro de arma de fogo, ou seja, era uma imitação de revólver.

A PM foi acionada e registrou o boletim de ocorrência e o simulacro foi apreendido.

A boca da senhora ficou com ferimentos.

Publicado em Policial

BOA ESPERANÇA DO SUL/SP - Um homem de 50 anos foi acusado de abuso sexual contra uma criança de 3 anos em Boa Esperança do Sul. Segundo informações, a mãe da criança, de 20 anos, procurou a delegacia na noite de terça-feira (16) e relatou que a menina havia dito que foi abusada por um amigo do avô paterno.

A mãe disse que durante a manhã, enquanto dava banho na criança, ela gesticulou apontando para a parte íntima e comentou que o acusado teria dito a ela que “o seu era grande”.

Mais tarde, a mãe estava conversando com a sogra e a menina contou que o avô a levou para casa e a deixou sozinha com um amigo, que abaixou seu short e acariciou sua vagina, introduzindo o dedo.

A avó tentou examinar a menina, mas ela não deixou e disse “não vovó, vai sangrar igual da outra vez”.

A mãe tentou perguntar quando teria ocorrido o fato, mas a criança não soube precisar o dia.

O acusado não foi localizado. A criança passará por exames no IML e o caso será investigado pela Polícia Civil.

 

 

*Por: PORTAL MORADA

Publicado em Outras Cidades

SÃO PAULO/SP - O pastor Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, está cortando salários e pessoal em sua rede de TV e de rádio. Ele também tem reduzido pagamentos para uma parte da estrutura de sua igreja. As informações são do colunista Ricardo Feltrin, do Uol.

De acordo com a coluna, boa parte dos templos da Mundial estão com contas atrasadas, como débitos de aluguel, água, luz e outros custos de manutenção. Há algumas semanas, as igrejas foram reabertas, no entanto, o dinheiro do dízimo não tem sido suficiente para quitar as dívidas.

Nas pregações na TV, Valdemiro tem pedido aos fiéis que façam um “sacrifício extra” e doem mais que o dízimo nestes tempos de pandemia. Durante a quarentena, o pastor postou um vídeo desabafando: “Vão quebrar a minha igreja”.

Recentemente, o Ministério Público Federal exigiu que o pastor tirasse do ar um vídeo em que ele fazia a propaganda de uma semente – que ficou conhecida como “o feijão mágico” – e que prometia uma falsa cura para a Covid-19.

 

 

*Por: ISTOÉ

Publicado em TV

Pesquisa de doutorado busca fisioterapeutas para responderem a questionário online

 

SÃO CARLOS/SP - Uma pesquisa de doutorado desenvolvida na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) tem por objetivo avaliar conhecimentos, práticas e barreiras ao exercício físico de pacientes com Covid-19 internados em unidades de terapia intensiva (UTIs). Os pesquisadores convidam fisioterapeutas que atuam na linha de frente junto a esses pacientes para responderem a um questionário online sobre a temática.

O estudo é realizado por Thaís Marina Biazon, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt), sob orientação de Renata Gonçalves Mendes, docente do Departamento de Fisioterapia (DFisio), e coorientação de Cleiton Augusto Libardi, professor do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana, todos da UFSCar. 

Biazon explica que o exercício físico investigado no estudo se refere à mobilização precoce focada na redução da atrofia muscular no paciente crítico com Covid-19. De acordo com ela, essa mobilização auxilia na redução do tempo de ventilação mecânica necessária e das taxas de mortalidade durante a internação na UTI, além de diminuir a dependência funcional e evitar a piora da qualidade de vida dos pacientes sobreviventes ao estado crítico.

Além da importância na promoção do cuidado dos pacientes com Covid-19 nas UTIs, a pesquisa deve trazer contribuições para os profissionais que atuam com esse público. "A expectativa é auxiliar na disseminação científica do conhecimento e das práticas clínicas dos fisioterapeutas intensivistas no Brasil", afirma Biazon.

Para o desenvolvimento do estudo estão sendo convidados fisioterapeutas que atuam junto a pacientes com Covid-19 internados em UTIs. Os participantes devem responder a este questionário online (https://bit.ly/2YbDp9c). O tempo de resposta varia entre 5 e 10 minutos e o anonimato dos participantes será mantido. O prazo final para resposta é o dia 31 de julho. 

Dúvidas podem ser esclarecidas com a pesquisadora, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 32138820.9.0000.5504).

Publicado em Coronavírus

SÃO PAULO/SP - Gilberto Gil e a cantora Iza se reúnem em uma transmissão ao vivo neste sábado (20), a partir das 20h. No roteiro, a dupla cantam as canções de Gil. Esta é a primeira vez que os artistas fazem um show completo juntos.

O cenário será na casa do cantor, na região serrana do Rio e pode ser visto no canal do Youtube oficial do cantor e no canal da Mastercard no Brasil. O show vai angariar fundos para a ONG Ação da Cidadania, que combate a fome e busca reduzir os dados do coronavírus no país. Durante a apresentação, um QR Code estará disponível para as doações.

 

 

*Por: Juliene Moretti / VEJASP

Publicado em Pop & Arte

As doações foram entregues nos 19 pontos de coleta, durante o Mapeamento da COVID-19, realizado no fim de semana

 

SÃO CARLOS/SP - A rede de restaurantes Habib’s doou 400 esfirras e 24 garrafas de refrigerante para a alimentação dos 57 profissionais de saúde e voluntários que participaram da 1ª etapa do “Testar para Cuidar – Programa de Mapeamento da COVID-19 em São Carlos”, no último fim de semana.

Os funcionários da empresa entregaram as doações nos 19 pontos de coleta do Mapeamento, espalhados por várias regiões de São Carlos. “Sou de São Carlos e sempre tive vontade de ajudar a Santa Casa, por saber da importância do hospital para a minha cidade. Quando fui informado do Mapeamento da COVID-19, entendi que era a hora de colaborar. E ajudei do jeito que sabemos fazer, fornecendo alimentação”, explica o gerente do Habib’s em São Carlos, Luis Rogério de Lucca.

A primeira etapa do “Testar para Cuidar” foi concluída no fim de semana. Na quinta (11) e sexta-feira (12), as pessoas selecionadas receberam uma senha para comparecerem em um ponto de coleta no sábado ou no domingo. Nos locais, responderam um questionário e passaram pela coleta de sangue para saber se tiveram ou não o Coronavírus.

Esse é o maior levantamento de identificação da prevalência da COVID-19 feito em um município em testagens por número de habitantes. “TESTAR PARA CUIDAR – PROGRAMA DE MAPEAMENTO DA COVID-19” irá entrevistar e testar 5.600 pessoas na cidade, em 4 etapas de trabalho. O diagnóstico será feito por meio dos exames sorológicos do tipo Elisa, fornecidos pela Prefeitura, que são considerados mais precisos que os testes rápidos aplicados nos demais mapeamentos feitos pelo país. Os exames estão sendo realizados no Laboratório de Morfologia e Patologia (DMP) da UFSCar.

Vanessa Madrid Vivo é médica residente em Clínica Médica na Santa Casa de São Carlos. É um dos 57 voluntários e profissionais de saúde que participam do “TESTAR PARA CUIDAR”. “Eu trabalho na ALA COVID da Santa Casa. E tenho acompanhado de perto como a doença pode trazer consequências graves, independentemente da idade do paciente. Por estar na linha de frente no combate à pandemia, fiz questão de participar desse projeto. Com o resultado do Mapeamento, vamos conseguir nos preparar melhor para oferecer uma assistência ainda maior aos pacientes”.

A médica residente também elogiou a doação feita pelo Habib’s: “Nós conseguimos ter um momento de pausa na hora do almoço. Foi um momento de união e de descontração. E entendemos que a doação foi um reconhecimento do nosso trabalho e de todo esforço que nós temos feito para enfrentar e superar essa pandemia. Nós agradecemos muito”.

 

Publicado em Coronavírus

MUNDO - O Banco Central do Chile (BC) anunciou nesta última terça-feira (16) que manterá sua taxa de juros em 0,5% e estenderá as medidas de apoio às pequenas e médias empresas, considerando o agravamento do impacto da pandemia no país.

O Conselho do Banco "estima que a evolução da economia requer uma intensificação do impulso monetário", afirmou em comunicado. "Portanto, juntamente com a manutenção do TPM (taxa de juros) em 0,5%, decidiu expandir o uso de instrumentos não convencionais", acrescentou.

O BC decidiu lançar uma segunda etapa do programa que apresentou em março, quando o vírus começou a avançar no Chile, chamado Facilidade de Crédito Condicional ao Aumento das aplicações bancárias (FCIC).

O plano, que totaliza um montante de 16 bilhões de dólares, foi prorrogado por mais oito meses.

"Este programa considera o fortalecimento de incentivos para a entrega de crédito bancário a pequenas e médias empresas e a fornecedores de crédito não-bancário", afirmou a autoridade monetária.

Também concordou em implementar um programa especial de compra de ativos, no valor de até oito bilhões de dólares, dentro de seis meses.

"Através dos dois programas, recursos adicionais serão mobilizados para até 10% do PIB", afirmou o BC.

As medidas respondem à complexa situação devido ao coronavírus no país, que já registrou mais de 215.000 casos e supera 3.300 mortes.

Além disso, a pandemia causou um colapso da economia em 14,1%, uma queda que o BC estima "se aprofundará em maio e junho" devido a medidas de quarentena para conter o vírus.

"O mercado de trabalho também está passando por uma deterioração significativa, acompanhada de quedas em vários indicadores e expectativas de consumo em níveis notavelmente pessimistas", afirmou o Banco Central.

No cenário externo, "o relaxamento das medidas de confinamento" em vários países após a queda nas taxas de contágio e mortalidade, destacam as surpresas nos dados industriais da China, assim como as vendas e o emprego nos Estados Unidos.

Em maio, a inflação anual caiu para 2,8% e a pressão do aumento dos preços foi significativamente reduzida devido à queda abrupta da atividade no segundo trimestre.

 

 

*Por: AFP

Publicado em Economia

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.