fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quarta, 05 Mai 2021

 

Nesta etapa devem ser imunizados idosos com 60 anos ou mais e professores. O intervalo entre a vacina contra a COVID-19 e a da Influenza deve ser de 14 dias

 

SÃO CARLOS/SP - Na próxima terça-feira (11/05) tem início a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta etapa serão contemplados idosos (com 60 anos ou mais) e professores das redes pública e particular de ensino. A imunização se estende até 8 de junho. 

O Ministério da Saúde ressalta que neste momento é importante priorizar a administração da vacina contra a COVID-19, mesmo para as pessoas contempladas no grupo prioritário da Influenza. A Norma Técnica do Ministério da Saúde ressalta que o intervalo mínimo entre as imunizações deve ser de 14 dias entre as vacinas.

Em São Carlos, a vacinação está sendo realizada nas unidades básicas de saúde (UBS’s) do Delta, Santa Paula, Vila Nery, Vila Isabel, Maria Stella Fagá, Botafogo e Cruzeiro do Sul, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30.

As Unidades de Saúde da Família (USF’s) também estão aplicando a vacina contra a gripe, porém com agendamento para as pessoas cadastradas no programa de saúde da família.

PRIMEIRA ETAPA – A primeira etapa da campanha termina na próxima segunda-feira, dia 10 de maio, e contempla crianças (de 6 meses a menos de 6 anos), gestantes, puérperas (mães que tiveram filho há pouco tempo), povos indígenas e trabalhadores da saúde. Em São Carlos já foram aplicadas 11.272 doses da vacina contra a gripe (H1N1) em 2021, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 11%. Das 11.272 pessoas vacinadas, 4.990 são crianças, 710 gestantes, 121 puérperas e 5.124 profissionais da saúde. 275 outros trabalhadores da saúde foram vacinados, porém como têm mais de 60 anos, já foram cadastrados como idosos, além de 52 indígenas. A primeira etapa vai até o dia 10 de maio.

A última etapa da campanha, a ser realizada entre 9 de junho e 9 de julho, contemplará pessoas com comorbidades (hipertensão, diabetes, asma, entre outras) ou deficiências permanentes, assim como caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e portuário, membros das forças de segurança e do Exército, além de funcionários do sistema prisional. A população privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas também serão imunizados nesta fase.  

Ano passado foram imunizadas 70.869 pessoas contra a gripe em São Carlos, 33.204 estavam no grupo de idosos (113,48%), 8.927 profissionais da saúde (113,95%), 6.863 crianças (41,57%), 963 gestantes (40,96%), 214 puérperas (55,30%). Também foram imunizados 1.348 professores (redes pública e particular), 2.887 adultos de 55 a 59 anos, 6.640 pessoas da força de segurança e salvamento, 13.726 pessoas com comorbidades e dos demais grupos outras 2.073 pessoas.

Publicado em Outras Notícias

 

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito comunica que na próxima segunda-feira (10/05) ocorrerá alteração do sentido de direção das ruas Princesa Isabel (trecho entre as ruas Paulino Botelho e Major Júlio Salles) e da rua Dr. Victor Manoel de Souza (trecho entre a rua Princesa Isabel até avenida Dr. Carlos Botelho).

A rua Princesa Isabel passará a ter mão única de direção no sentido Santa Casa – USP e a rua Dr. Victor Manoel de Souza passará a ter mão única de direção entre a rua Princesa Isabel e avenida Dr. Carlos Botelho. 

A alteração será necessária para maior fluidez no trânsito dessa região. Os agentes de trânsito estarão orientando os motoristas nos primeiros dias após as alterações.

Publicado em Trânsito

 

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirma nesta quinta-feira (06/05) os números da COVID-19 no município.

Foi registrado um óbito na quarta-feira (05/05) de um homem de Ibaté de 62 anos. Ele estava internado em hospital privado de São Carlos desde 14/04. Como determina o protocolo do Ministério da Saúde o óbito é contabilizado para a cidade de origem do paciente.

São Carlos contabiliza neste momento 17.491 casos positivos para COVID-19 (99 resultados positivos foram divulgados hoje), com 308 óbitos confirmados e 127 descartados.

Dos 17.491 casos positivos, 16.065 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 23 óbitos sem internação, 1.403 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 1.033 receberam alta hospitalar e 285 positivos internados foram a óbito. 

16.767 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 34.578 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (89 resultados negativos foram liberados hoje).

 

Estão internadas neste momento 102 pessoas, sendo 38 adultos na enfermaria (38 positivos). 8 pacientes estão em Unidades de Cuidados Intermediários (UCI), unidades para pacientes que recebem alta da UTI e ainda necessitam de cuidados. No total na UTI adulto estão internadas 54 pessoas (54 positivos). Somente na UTI/SUS 36 adultos e 1 criança ocupam leitos. Já na enfermaria/SUS estão internadas 12 pessoas adultas. Na rede particular 27 pessoas estão internadas na enfermaria e 18 na UTI. 

Na enfermaria SUS 1 criança está internada com resultado negativo para COVID-19. A criança que ocupa vaga de UTI/SUS também está com resultado negativo para a doença.

15 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos, sendo 6 em UTI/SUS e 4 em UTI de hospital particular.1 paciente de outro município está internado em enfermaria do SUS e 2 estão em enfermaria de hospital particular. Na UCI dois pacientes de outros municípios estão internados neste momento.

A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS adulto está em 97,3% (36 adultos estão internados). Neste momento a cidade opera com 37 leitos de UTI/SUS para adultos, sendo 27 na Santa Casa e 10 no Hospital Universitário (HU).

 

UPA – Duas pessoas estão neste momento sendo atendidas em leitos de estabilização da UPA Santa Felícia, sendo os 2 casos de enfermaria. Todos os pacientes já estão cadastrados e aguardam transferência via CROSS.

 

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 61.437 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 59.807 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 1.630 ainda continuam em isolamento domiciliar.

A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal (quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre - mesmo que referida -, calafrios ou dor de garganta ou dor de cabeça ou tosse ou coriza ou distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos), sendo que 39.837 pessoas já realizaram coleta de exames, 28.587 tiveram resultado negativo para COVID-19, 11.091 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 159 aguardam resultado de exame.

O boletim emitido diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabiliza as notificações das unidades de saúde da Prefeitura, Hospital Universitário (HU), Santa Casa, rede particular e planos de saúde.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - A segunda melhor data comercial do país, o Dia das Mães, comemorado neste próximo domingo (09), traz expectativas para os comerciantes, e para fomentar ainda mais as vendas, o comércio de São Carlos oferece sugestões de presentes com descontos e sorteios de brindes.

Segundo o diretor da Perfumaria Sumirê São Carlos, Danilo Loretto, a expectativa para a data é grande e já é possível sentir um aumento no fluxo de pessoas, sendo estimado um crescimento de 30% nas vendas, em relação às últimas semanas. “O horário especial, nessa sexta-feira e no sábado, irá contribuir muito para que possamos atender quem deixa para comprar o presente, na última hora”, avaliou.

Para incentivar as vendas, a loja está divulgando dicas de presentes nas redes sociais, promovendo lives de ofertas e sorteios. “Além disso baixamos os preços de diversos produtos mais requisitados nesta data comemorativa como perfumes, maquiagens, elétricos (secador, chapinha), entre outros itens que toda mãe adora ganhar”, acrescentou Loretto.

A empresária Elaine Aparecida Gaspar Garcia, da loja Lúmina Moda Feminina, ressalta que o comércio vem passando por um novo remodelamento de vendas e com o apoio das redes sociais a expectativa de venda para o Dia das Mães é excelente, visto que a loja apresenta ofertas para atrair todo o público com muita variedade de produtos. “Estamos trabalhando com ofertas de 15% de desconto em todo o vestuário, inclusive na coleção outono/inverno 2021. As peças da coleção verão/inverno 2020 estão com 40% desconto”.

O presidente da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) José Fernando Domingues, o Zelão, reforça os cuidados na hora de ir às compras e fala sobre a expectativa de vendas. “Acreditamos que a data irá de fato movimentar o comércio e trazer bons resultados. Porém não podemos descuidar das medidas de prevenção à COVID-19, portanto orientamos que as pessoas respeitem a limitação de 25% da capacidade total da loja, que evitem situações de aglomerações e sigam o distanciamento social”, pontuou Zelão.

Vale lembrar que nesta sexta-feira (07), o comércio ficará aberto das 9h às 20h e no sábado (08) das 9h às 17h.

Publicado em Comércio

BRASÍLIA/DF - Em depoimento nesta quinta-feira (6) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia no Senado, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, atribuiu à falta de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) o recrudescimento da pandemia no Brasil.

Há 45 dias no cargo, Queiroga fez aos senadores uma defesa enfática da vacinação, que considerou ser a "resposta da ciência" à pandemia. “Nós só temos um inimigo: o vírus, o novo coronavírus. E temos que unir as nossas forças para cessar o estado pandêmico dessa doença.” Segundo ele, além da questão sanitária, há outros aspectos que precisam ser considerados, como os socioeconômicos, que podem levar o país a uma situação “muito complexa”.

Em resposta ao relator da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL), Marcelo Queiroga disse que não autorizou a distribuição de hidroxicloroquina a estados e municípios para tratamento de pacientes com a covid-19. “Não tenho conhecimento de que está havendo distribuição de cloroquina”, afirmou. Já sobre a administração desse fármaco para o tratamento da covid-19, o ministro disse que se trata de uma questão técnica a ser discutida pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). “O ministro é a última instância na Conitec, então eu vou precisar me manifestar tecnicamente."

Marcelo Queiroga disse que, quando assumiu a pasta, encontrou uma situação em que a logística de distribuição de insumos “acontecia de forma apropriada”. Para ele, o colapso no sistema de saúde decorreu de uma "imprevisibilidade biológica” do vírus.

O ministro destacou as iniciativas de diálogo com organizações multilaterais, secretários estaduais e municipais e sociedades científicas. “Não devemos aprofundar divergências, mas construir consensos, criar estradas pavimentadas para a saída dessa situação complexa”, pediu.

Durante seu depoimento à CPI, Marcelo Queiroga destacou ainda o trabalho do novo chanceler, Carlos França, nas negociações com outros países e organizações para a obtenção de vacinas e insumos.

 

 

*Por Karine Melo - Repórter da Agência Brasil

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - A comerciante Anna Claudia Pigatin, realizou uma live no início da tarde de hoje, 06, falando do estado em que se encontra o mercado municipal “Antônio Massei”.

Sujeira, propriedade, toldos, dinheiro do condomínio... são algumas das questões da comerciante.

Assista a Live:

O que a prefeitura poderá dizer aos comerciantes e clientes do Mercado Municipal?

Você sabia?

O prédio onde atualmente funciona o Mercado Municipal de São Carlos foi inaugurado no dia 21 de abril de 1968 pelo prefeito municipal Antônio Massei, em substituição ao antigo Mercado, que se localizava à margem do Córrego do Gregório, oposta à atual.

Segundo registros, o primeiro bloco do Mercado Antigo foi construído por volta de 1903, o aumento da população tornou-o pequeno para a cidade, e em 1907 foi construído o segundo bloco, substituído pelo atual.

Em 25 de fevereiro de 2000, o Mercado Municipal passa ser denominado Mercado Municipal “Antônio Massei” em homenagem ao ex-prefeito responsável pela sua construção, que também foi servidor público municipal.

A praça do mercado recebeu o nome de Praça Maria Apparecida Resitano, comerciante que muito se empenhou em melhorar o Mercado Municipal, condômina que teve participação inclusive na inauguração do Mercado atual. Apparecida morreu em 29 de janeiro de 2002 com 69 anos de idade.

Publicado em Comércio

Marisa e Paulo Gullo, presidente do Sincomercio São Carlos e conselheiro do Sesc, já entraram nessa campanha

 

SÃO CARLOS/SP - O Sesc SP está com uma campanha emergencial do Mesa Brasil Sesc São Paulo arrecadando cestas de alimentos para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade, atingidas pela atual crise econômica, social e sanitária. Para isso, firmou parceria com quatro empresas que vendem cestas básicas de forma online.

Qualquer pessoa interessada em fazer uma doação poderá adquirir cestas acessando o sescsp.org.br/doemesabrasil e lá poderá escolher por qual empresa deseja comprar. A entrega das cestas doadas é feita, diretamente, no Sesc, que faz a distribuição dos alimentos.

Você pode ajudar doando e compartilhando essa iniciativa. Muita gente está precisando.

ACESSE AGORA E FAÇA SUA DOAÇÃO:

http://sescsp.org.br/doemesabrasil

Publicado em Cidadania

O​ Dr. Junior Silva, Psicanalista e especialista nesse assunto, conta como superar o luto e o que podemos aprender nessa fase

 

SÃO PAULO/SP - Estamos vivendo um momento ático em nossas vidas. Por conta da COVID-19 algumas pessoas estão perdendo amigos e familiares, é quase impossível não conhecer alguém que tem uma história para contar sobre essa doença. Na noite da última terça-feira, 4 de maio, o ator e humorista Paulo Gustavo, faleceu, aos 42 anos, vítima de Covid-19. Muitas pessoas, mesmo sem conhecê-lo pessoalmente, ficaram emocionadas e sofreram com a morte dele. Nas redes sociais havia muitas homenagens e mensagens, realmente houve uma comoção nacional.

Em conversa com o Dr. Junior Silva, Psicanalista, Hipnólogo e Coach, buscamos entender mais o motivo pelo qual a morte de celebridades mexe tanto com as pessoas. Ele também explicou sobre o luto e deu algumas dicas valiosas de como passar por esse período.

 

- O que é o luto?

Dr. Junior Silva: O luto é um conjunto de sentimentos de uma perda significativa, que pode ser gerada por uma morte ou qualquer situação que temos a certeza é irreversível, ou seja, não temos mais o que fazer ou viver com aquela pessoa ou situação.

- Por que o luto é importante?

Dr. Junior Silva: Viver o luto é organizar nossos sentimentos, é encerrar uma etapa da vida e recomeçar com outra que não podemos mudar. Quando reprimimos corremos o risco de trazer consequências emocionais lá na frente, pois o que não é resolvido um dia nossa mente vai cobrar.

​Eu a​tendo uma paciente dos Estado Unidos que não conseguiu viver o luto da perda da mãe, houve negação e devido a distância não conseguiu chegar a tempo para se despedir e vivenciar aquele encerramento de ciclo.

Essa negação do luto trouxe consequências físicas nela, ou seja, tinha dores psicossomáticas que tinham raiz emocional, onde a maioria dos sintomas era o que a mãe tinha na luta pelo câncer. Quando ela vivenciou o luto e se reconciliou com seus sentimentos​e a ​perda​,​ suas dores desapareceram.

 

- Como podemos passar pelo luto com mais facilidade? 

Dr. Junior Silva: A dificuldade de viver o luto acontece muito quando nos sentimos em dívida com quem nos deixou. Por exemplo, não fiz isso, não disse aquilo e agora não posso mais. Vivenciar com mais facilidade é reconhecer o quanto foi importante o outro em nossa vida e que tudo que vivenciamos de positivo ou negativo se tornará daqui para frente um legado de vida e não de destruição.

Dependendo das dívidas que temos e como lidamos, precisamos às vezes de um auxílio profissional.

 

- O que podemos aprender com o luto?

Dr. Junior Silva: Podemos aprender com luto que tudo tem o fim e que precisamos vivenciar o hoje como se fosse o último dia! O luto bem vivido nos traz o reconhecimento da importância e o que outro deixou de especial, pois o que perdemos pode não estar mais presente no dia a dia, mas estará no coração para o resto da vida.

 

- Por que a morte de pessoas famosas mexe com as pessoas? Por que ficamos tristes e abalados com a perda de uma pessoa que não conhecemos pessoalmente?

Dr. Junior Silva: Quando perdemos um familiar, perdemos alguém que gerou diferentes sentimentos, como, por exemplo, felicidade, mágoas, tristezas, alegrias. É um conjunto de sentimentos e ações que fomos convivendo ao longo da vida. O que não acontece quando perdemos uma celebridade.

A celebridade nos inspira, nos transmite alegria, fé e momentos divertidos. Ao perder uma pessoa famosa que admiramos, perdemos alguém que fala o que não falamos, faz o que não conseguimos, devolve o riso, a inspiração, devolve a esperança que não vemos em nós.

O Paulo Gustavo foi um pessoal incrível e um profissional maravilhoso. Ele transmitia fé e esperança não só nos seus papéis, mas também na sua essência. Nunca estamos preparados para as perdas, e principalmente a morte de pessoas nos inspira a ser melhor, nos diverte e nos dá esperança de uma vida melhor e mais leve.

 

- Por que não estamos preparados para a morte?

Dr. Junior Silva: Porque não fomos ensinados a perder, não gostamos da perda e muito cultural.

Por exemplo, um país pequeno chamado Butão é considerado o país mais feliz do mundo e como eles lidam com a morte? Eles não veem a morte como fim, mas como uma passagem para uma nova vida onde a pessoa tem o direito de viver o novo. Eles fazem algumas reuniões pós morte para relembrar o legado, o bom que esta pessoa construiu, tendo consciência que se fez o melhor sem dívida um com outro.

 

"Uma coisa muito importante, o luto não é o fim, mas o começo de um novo tempo de alguém ou de algo que nos ajudou a ser o que somos hoje! Como Padre Marcelo Rossi sempre diz: Saudade sim, tristeza não”,  concluí Dr. Junior. 

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - A Guarda Municipal deteve um indivíduo que teria cometido um assalto no último dia 04 de maio, em um estabelecimento comercial.

Segundo a vítima, o criminoso invadiu seu comércio e anunciou assalto, levando uma certa quantia de dinheiro.

Já no dia de ontem, 05, a empresária viu o meliante saindo de um supermercado na região da Estação Ferroviária, e detalhe, o indivíduo estava com a mesma roupa do assalto. Imediatamente a mulher acionou a Guarda Municipal que conseguiu deter o suspeito.

Diante dos fatos, o bandido foi conduzido à Central de Flagrantes, porém, como já havia passado o flagrante, o sujeito foi qualificado e liberado.

Publicado em Policial

SÃO PAULO/SP - Gabi Martins surpreendeu os fãs na quarta-feira (05) e mostrou detalhes de seu look do dia para se apresentar no programa ‘TVZ’, onde cantou diversos hits.

Porém, a ex-BBB também chamou atenção ao mostrar no Instagram detalhes de sua produção, toda trabalhada no roxo. Sem perder a sensualidade, Gabi apostou em diversos cliques ousados e levou os seguidores à loucura nas redes sociais.

Recentemente, Gabi Martins encantou os fãs ao postar em seu perfil no Instagram, um vídeo cantando “Disco Arranhado”, que fez sucesso na voz da dupla César Menotti e Fabiano. A canção interpretada por Gabi, foi escrita pelo namorado da morena, o músico Tierry. “Essa é mais uma do TieHit“, comentou o cantor.

 

 

*Por: Gabriela Ellin / METROPOLITANA

Publicado em Celebridades

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31            
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.