fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quarta, 12 Mai 2021

 

SÃO CARLOS/SP - O prefeito Airton Garcia e o vice-prefeito Edson Ferraz, juntamente com a secretária de Cidadania e Assistência Social, empossaram nesta quinta-feira (13/05), os novos integrantes do Conselho Municipal da Comunidades Negra, biênio 2021/2023. A cerimônia de posse foi realizada de forma virtual em virtude da pandemia da COVID-19.

O Conselho Municipal da Comunidade Negra de São Carlos é ligado à Secretaria de Cidadania e Assistência Social que hoje, trabalha na construção de várias ações para a luta contra o preconceito e o avanço na igualdade racial.

Disputaram a eleição representantes de entidades, associações de bairros, ONG's, Clubes de Serviços, Sindicatos e Conselhos dos Trabalhadores, de Comunidades Tradicionais de Terreiros, de Cursinhos Comunitários e de Grêmios e Escolas de Samba, devidamente registrados e que fazem ações voltadas para a comunidade negra. 

Para Glaziela Solfa Marques esse é um momento muito importante para a cidade. “É uma fase de renovação. Vamos trabalhar muito para implementar novas propostas fruto do trabalho dos membros deste Conselho, que é uma instância de natureza participativa da sociedade civil que atua na indicação e formulação de políticas afirmativas. Vamos trabalhar juntos no enfrentamento ao racismo”, disse a secretária de Cidadania e Assistência Social.

Continua depois da publicidade

Conheça os novos membros do Conselho Municipal da Comunidade Negra de São Carlos:

- Representantes do Poder Público:

a) Secretaria Municipal de Governo

Titular: Juliana Pereira Cortes

Suplente: Leila Cristina de Figueiredo Arruda

b) Secretaria Municipal de Esporte e Cultura

Titular: Lucas Peruzzi

Suplente: Sander Rogerio Poli

c) Secretaria Municipal de Saúde

Titular: Landerson Aparecido Batista

Suplente: Josenil Pereira Cunha

d) Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão

Titular: Carlos Antônio dos Santos Junior

Suplente: Rosangela Cristina do Nascimento Costa

e) Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação

Titular: Fatima Elvira Briganti Asenha

Suplente: Simone Aparecida Botega Xavier

f) Secretaria Municipal de Fazenda

Titular: Perola Luccas Conceição

Suplente: Octavio Ribeiro da Silva Neto

g) Progresso e Habitação de São Carlos S/A

Titular: Flavia Aparecida Massoli Rocha

Suplente: Cesar Leonardo da Silva Ribeiro

h) Secretaria Municipal de Educação

Titular: José Claudio Salvador

Suplente: Maria Alice Zacharias

i) Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social

Titular: Fernando Calzavara de Oliveira

Suplente: Ricardo Pagan Marion

 

- Representantes da Sociedade Civil:

a) Associação Sal da Terra - AST

Titular: Edson Doniseti Hilário

Suplente: Reginaldo Orbilem de Sousa

b) Sociedade Presbiteriana de Assistência Social - Abrigo de Idosos Helena Dornfeld

Titular: Keila Maria Candido

Suplente: João Carlos de Oliveira

c) Associação Cultural dos Artesãos e Artistas de São Carlos - Unidos pela Arte

Titular: Digenir Chaves Fugazza

Suplente: Fabiana Chaves Fugazza Domingos

d) Associação dos Moradores do Parque Residencial Maria Stella Fagá

Titular: Maria Amélia Semifoque

Suplente: Isabel Cristina Soares de Oliveira Silva

e) Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté

Titular: Alexandre Fermiano

Suplente: Júlio Henrique da Silva

f) Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais de São Carlos

Titular: Carmelita Maria da Silva

Suplente: Wagner Ramos

g) Instituto Bene Silva de Pesquisas Históricas e Ações Sociais Ltda.

Titular: Benedito Elson da Silva

Suplente: Claudio Luís de Oliveira

h) Associação de Gestores do Esporte e Entretenimento - AGEE

Titular: Antonio Zacarias da Silva

Suplente: Antonio José dos Santos

i) Associação Dilectum - Predileção Preferida

Titular: Gabriel Gomes da Silva

Suplente: Ana Paula Miller Gomes da Silva

Publicado em Outras Notícias

 

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirma nesta quinta-feira (13/05) os números da COVID-19 no município.

São Carlos contabiliza neste momento 18.125 casos positivos para COVID-19 (83 resultados positivos foram divulgados hoje), com 318 óbitos confirmados e 128 descartados.

Continua depois da publicidade

Dos 18.125 casos positivos, 16.626 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 23 óbitos sem internação, 1.476 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 1.100 receberam alta hospitalar e 295 positivos internados foram a óbito. 17.365 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 35.114 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (64 resultados negativos foram liberados hoje)

Estão internadas neste momento 107 pessoas, sendo 35 adultos na enfermaria (31 positivos e 4 suspeitos). 10 pacientes estão em Unidades de Cuidados Intermediários (UCI), unidades para pacientes que recebem alta da UTI e ainda necessitam de cuidados. No total na UTI adulto estão internadas 57 pessoas (56 positivos e 1 suspeito). Somente na UTI/SUS 36 adultos e 1 criança ocupam leitos. Já na enfermaria/SUS estão internadas 15 pessoas adultas. Na rede particular 24 pessoas estão internadas na enfermaria e 21 na UTI. 

Na enfermaria SUS 4 crianças estão internadas, sendo 1 com suspeita da doença e 3 com resultado negativo para COVID-19. A criança que ocupa vaga de UTI/SUS também está com resultado negativo para a doença.

15 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos, sendo 6 em UTI/SUS e 2 em UTI de hospital particular. 1 paciente de outro município está internado em enfermaria do SUS e 2 estão em enfermaria de hospital particular. Na UCI 4 pacientes de outros municípios estão internados neste momento.

A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS adulto está em 97,3% (36 adultos estão internados). Neste momento a cidade opera com 37 leitos de UTI/SUS para adultos, sendo 27 na Santa Casa e 10 no Hospital Universitário (HU).

 

UPA – 6 pessoas estão neste momento sendo atendidas em leito de estabilização da UPA Santa Felícia, todos casos de baixa e média complexidade. Os pacientes já estão cadastrado e aguardam transferência via CROSS.

 

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 62.976 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 60.963 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 2.013 ainda continuam em isolamento domiciliar.

A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal (quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre - mesmo que referida -, calafrios ou dor de garganta ou dor de cabeça ou tosse ou coriza ou distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos), sendo que 40.813 pessoas já realizaram coleta de exames, 29.117 tiveram resultado negativo para COVID-19, 11.492 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 204 aguardam resultado de exame.

O boletim emitido diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabiliza as notificações das unidades de saúde da Prefeitura, Hospital Universitário (HU), Santa Casa, rede particular e planos de saúde.

Publicado em Coronavírus

Homens foram detidos na região sul da cidade

 

SÃO CARLOS/SP - Na tarde de hoje, 13, a Polícia Militar deteve dois homens acusados de tráfico de drogas no bairro Eduardo Abdelnur, em São Carlos.

Segundo consta, a dupla estava ‘de boa’ na Rua Sidnei Andrade da Penha, quando avistaram os Policiais de Rocam e saíram em disparada, mas como a dupla não tem preparo físico de atleta, ambos foram abordados.

Continua depois da publicidade

Em revista corporal em um deles foi localizado uma certa quantia de drogas. No local onde estavam também havia entorpecentes.

Diante dos fatos a dupla foi levada até a Central de Polícia Judiciária e as drogas apreendidas.

Publicado em Policial

BRASÍLIA/DF - O presidente Jair Bolsonaro participou hoje (13) de uma cerimônia de entrega de 500 casas populares do Residencial Oiticica I, localizado no bairro Benedito Bentes, em Maceió. De acordo com o Planalto, os investimentos beneficiarão cerca de 1,5 mil pessoas a um custo de R$ 40 milhões.

Bolsonaro aproveitou o evento para anunciar que, em breve, a inclusão no programa Bolsa Família será feita por meio de um aplicativo que, segundo ele, vai “libertar as pessoas mais humildes do jugo de quem quer que seja”.

Durante a cerimônia de entrega das chaves das casas populares, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, disse que em 2020 o governo federal entregou 450 mil residências e que este ano outras 400 mil serão entregues. “O que o nordestino precisa é de ferramentas para se emancipar”, disse o ministro ao comentar que a inauguração de uma quarta etapa do Canal do Sertão permitirá que 113 mil alagoanos tenham acesso a água tratada.

Ao ouvir manifestações da plateia contra o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, o senador alagoano Renan Calheiros (MDB), Marinho disse que o país está assistindo a uma “tentativa torpe de desconstruir a imagem do governo”, e que isso estaria sendo feito por "insatisfeitos que querem que voltem os tempos antigos".

Bolsonaro também fez críticas a Calheiros. “Sempre tem alguém picareta e vagabundo querendo atrapalhar o trabalho daqueles que produzem. Se Jesus teve um traidor, temos um vagabundo inquirindo pessoas de bem em nosso país. É um crime o que vem acontecendo com essa CPI”, disse o presidente. “Um recado que tenho para esse indivíduo: se quer fazer um show, tentando me derrubar, não o fará. Somente Deus me tira daquela cadeira”, acrescentou.

Ontem, durante a CPI da Pandemia, o senador Renan Calheiros pediu a prisão do ex-secretário especial de Comunicação Social Fábio Wajngarten por considerar que ele mentiu à comissão. “Se este depoente sair daqui ileso, vamos abrir uma porta que depois vamos ter muita dificuldade para fechar. Se não tomamos decisões diante do flagrante evidente, é óbvio que isso vai enfraquecer a comissão.”

Mas o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM) negou o pedido. “Eu não sou carcereiro de ninguém”, disse.

O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), saiu em defesa de Wajngarten e se desentendeu com Renan Calheiros. Os dois trocaram ofensas e a reunião foi suspensa.

Continua depois da publicidade

Agradecimentos à Câmara

Durante a cerimônia de hoje, dirigindo-se ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), Bolsonaro lembrou que ambos já foram do mesmo partido, o PP, e agradeceu a forma como o parlamentar tem conduzido os trabalhos da Casa. “Você tem sido excepcional naquilo que o Executivo lhe pede. E digo mais: Legislativo e Executivo não são dois poderes. São um só.”

Já o presidente da Câmara reforçou que os poderes “são independentes, mas são harmônicos”, e que a harmonia entre Legislativo e Executivo “impera no momento em que as matérias de interesse do Brasil são votadas semanalmente na Câmara dos Deputados”.

“Ontem votamos uma matéria que permitirá destravarmos as obras no Brasil como um todo, e licenciamentos ambientais menos burocráticos”, disse ao lembrar que a Comissão de Constituição e Justiça aprovou também uma proposta que levará, para discussão nos plenários da Câmara e do Senado, o voto impresso e auditável. “Ao final da sessão, publicamos o ato que criará uma comissão especial para esse fim”, disse Lira. “O importante é que não paire dúvida na cabeça dos brasileiros, com relação a isso”, acrescentou.

 

Viaduto na BR-316

Após a entrega das casas, Bolsonaro se dirigiu ao Complexo Viário BR-104 e BR-316 para inaugurar um viaduto que pretende dar mais fluidez e segurança aos motoristas da região. De acordo com a Confederação Nacional do Transporte, a BR-316, que liga os estados do Norte ao Nordeste do país, é a que apresenta maior número de mortos por acidentes em todo o país.

Foram investidos R$ 77,4 milhões na obra, por onde passam, diariamente, mais de 50 mil veículos. “Transformamos o trevo da morte em uma importante intersecção que passará a ser conhecida agora como o trevo da vida”, disse o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Segundo o Ministério da Infraestrutura, o novo complexo viário conta com três níveis, incluindo uma rotatória no plano da rodovia, dois túneis com duas faixas, além da passagem superior por um viaduto com três faixas – uma será exclusiva para o transporte público –, passeio e ciclovia.

 

 

*Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil

Publicado em Política

BRASÍLIA/DF - A CPI da Covid no Senado suspendeu o depoimento do ex-secretário de Comunicação da Presidência da República Fabio Wajngarten após uma discussão acalorada e com troca de xingamentos entre o relator da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL), e o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro.

Renan havia pedido a prisão em flagrante de Wajngarten por mentir à comissão, segundo o senador, mas o presidente do colegiado, senador Omar Aziz (PSD-AM), rejeitou.

O senador Flávio Bolsonaro, que não é integrante da CPI, compareceu à reunião pouco depois da decisão de Aziz e provocou tumulto ao referir-se ao relator como "vagabundo".

"Imagina um cidadão honesto dizendo a verdade ser preso por um vagabundo como Renan Calheiros", disse Flávio em defesa de Wajngarten. Em resposta, o relator da CPI rebateu e chamou o filho do presidente também de "vagabundo".

O senador acusou outros depoentes de faltarem com a verdade na CPI, na sua opinião, e também questionou a veracidade de entrevista do ex-secretário publicada pela revista Veja --que motivou sua convocação à CPI--, na qual Wajngarten criticou o Ministério da Saúde pela demora na compra da vacina da Pfizer.

Continua depois da publicidade

Para Renan, Wajngarten promoveu um "espetáculo de mentira" à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O senador citou como exemplo declarações do ex-secretário sobre a campanha de mídia "O Brasil não pode parar". O ex-secretário disse à CPI que a campanha estava em fase de teste e em "nenhum momento" teve autorização para ser veiculada.

"O presidente (da CPI) pode até decidir diferentemente, mas eu vou diante do flagrante evidente pedir a prisão de vossa senhoria. Ele pode decidir diferentemente, mas eu vou pedir, porque o espetáculo de mentiras que nós vimos hoje aqui é algo que não vai se repetir, e não pode servir de precedente", disse Renan.

O relator argumentou ainda que deixar Wajngarten sair ileso do depoimento poderia abrir uma porta para que outros sintam-se confortáveis em não falar a verdade à comissão.

Aziz, por sua vez, afirmou que o país precisa de equilíbrio e que não seria "carcereiro". Argumentou ainda que Wajngarten prestou informações importantes à CPI.

No depoimento à CPI nesta quarta, o ex-secretário não confirmou teor de parte de entrevista concedida à Veja em abril deste ano. A revista chegou a divulgar áudios da fala de Wajngarten na tarde desta quarta para sustentar o texto que publicou, o que motivou acusações de que Wajngarten teria mentido aos senadores.

Ele também foi confrontado ao evitar comentar sobre a campanha "O Brasil não pode parar", sob o argumento de que esteve afastado do cargo por mais de 20 dias por estar contaminado com a Covid-19.

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) veiculou vídeo em que Wajngarten participou de live com outro filho de Jair Bolsonaro, o deputado Eduardo (PSL-SP). Na ocasião, o ex-secretário afirmava que mesmo convalescente, estava trabalhando e avaliando campanhas.

A CPI deve retomar o depoimento de Wajngarten ainda nesta quarta, após a ordem do dia no plenário do Senado.

 

 

*Por Maria Carolina Marcello / REUTERS

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - Os vereadores Bruno Zancheta (PL), Elton Carvalho (Republicanos) e Ubirajara Teixeira – Bira (PSD) estão questionando os gastos da Prefeitura Municipal de São Carlos a respeito da reforma do campo de futebol na região do bairro Jardim Paulistano.

Após uma série de denúncias feita por munícipes em suas redes sociais, na última sexta-feira (7), os parlamentares foram fiscalizar a reforma deste local, que recebeu um investimento de R$226.912,23, recursos disponibilizado por meio de emenda parlamentar do Deputado Federal Luiz Carlos Motta (PL), solicitada pelos vereadores Malabim (PTB) e Marquinho Amaral (PSDB).

Continua depois da publicidade

No período de reforma a prefeitura ressaltou a importância do espaço para os munícipes e o lazer local, porém a realidade é bem diferente devido às reais condições do espaço. 

Os parlamentares, espantados com a real situação, alegaram: “Não podemos aceitar que uma reforma recém-entregue esteja nessas condições deploráveis. Precisamos de maiores esclarecimentos dos órgãos competentes para ver o que realmente foi feito no local”.

“Estamos fiscalizando e cobrando da Prefeitura esclarecimentos sobre esta obra que foi feita, esse é o nosso papel quanto parlamentares”, completaram os vereadores.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - Um bandido não estava se preocupando com o frio que fazia na madruga de hoje, 13, em São Carlos, e resolveu agir, furtando a fiação de um semáforo na Avenida Comendador Alfredo Maffei, esquina com a Rua Visconde de Inhaúma.

Por volta as 3h20min, Policiais avistaram o individuo caminhando com uma mochila, o sujeito demonstrou ficar apreensivo com a presença da viatura, assim foi abordado. No interior da mochila foi localizado fios de eletricidade.

Continua depois da publicidade

Ao ser questionado o bandido teria informado o local onde foi feito a subtração. No local os PMs visualizaram o semáforo com fios cortados.

Desta forma, o bandido foi conduzido ao Plantão Policial, onde foi autuado em flagrante delito e preso.

Publicado em Policial

Capacitação ofertada pela UFSCar recebe inscrições até o mês de junho

 

SÃO CARLOS/SP - Trabalhar o emocional de jovens e crianças nunca foi tão necessário, inclusive dentro da sala de aula. Para auxiliar educadores no desenvolvimento de aspectos psicológicos e sociais no processo de ensino-aprendizagem, estão abertas as inscrições para a segunda turma do Curso de Atualização "Competências socioemocionais docentes e currículo escolar: diálogos entre teoria e práticas", oferecido online pelo Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Identificar as próprias emoções e a dos outros, saber lidar com frustrações e resolver problemas, evitar os impactos de sentimentos negativos e ter uma atitude positiva em relação à vida são algumas das chamadas competências socioemocionais. Ganhando cada vez mais espaço na educação infantil, essas habilidades auxiliam tanto no desenvolvimento profissional, fazendo com que o conhecimento ensinado seja absorvido de maneira mais eficiente, quanto na evolução pessoal.

Segundo o professor Estéfano Vizconde Veraszto, docente do DCNME da UFSCar e coordenador do Curso de Atualização, a evolução da tecnologia digital acelerou a comunicação, mudou a maneira de consumo da informação e reconfigurou os mais diferentes setores da sociedade. Porém, a maioria das escolas brasileiras não conseguiu acompanhar todas essas mudanças no mesmo ritmo. "De forma geral, a educação tradicional tem privilegiado o desenvolvimento do pensamento lógico e de habilidades cognitivas relacionadas a conteúdos como a matemática e o letramento", relata.

Dessa forma, características importantes para a formação de qualquer pessoa têm sido colocadas em segundo plano. Para o especialista, o grande desafio para a educação no século XXI tem sido manter o ensino de conteúdos históricos, valorizando a formação técnica, ao mesmo tempo em que se busca inserir essas competências e habilidades para a formação de um ser transformador na sociedade. "Precisamos preparar crianças e jovens para se tornarem indivíduos críticos, criativos, que consigam se relacionar consigo mesmo e com os outros de forma respeitosa, ao mesmo tempo que adquirem conhecimento. A formação de qualquer pessoa deve ser pautada não apenas no viés intelectual, mas precisa levar em conta também a moral e a ética. Os profissionais precisam se atualizar", explica o especialista.

Continua depois da publicidade

"Quem aprende a gerenciar as emoções ainda na infância e a identificar seus pontos fortes se torna um adulto melhor preparado para os desafios da vida", ressalta Estéfano. No Curso de Atualização "Competências socioemocionais docentes e currículo escolar: diálogos entre teoria e práticas", ofertado pela UFSCar, são abordados desde fundamentos teóricos até ferramentas práticas, passando por currículo escolar, plano de ensino - presencial, híbrido e a distância, gestão do tempo, avaliações e legislação.

As aulas ainda contam com espaços para discussões sobre o tema e relatos de experiências. Com atividades semanais em plataformas digitais, os alunos podem estudar de acordo com seus horários disponíveis. No total, são 96 horas. Os interessados podem se inscrever até o dia 21 de junho. Mais informações, como valor de investimento, em www.bit.ly/competenciasturma2.

Publicado em Educação

BRASÍLIA/DF - Uma portaria publicada na 4ª feira (12) com as metas do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) não inclui a aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2021.

A portaria é assinada pelo presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro e traça um planejamento das atividades a serem realizadas no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021. 

O documento até cita o “planejamento e preparação técnica” para o Enem 2021, mas não fala em aplicação. Segundo a portaria, os objetivos foram elaborados a partir da análise do PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual) deste ano.

Continua depois da publicidade

Há outras provas entre as metas com a descrição de “exames realizados”. Eis a lista:

  • Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes);
  • Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros); e
  • Encceja (Exame Nacional de Competências de Jovens e Adultos).

Em nota enviado ao site G1, o Inep garantiu a realização do exame no 2º semestre. O órgão não explicou, no entanto, porque o Enem não consta entre as metas. Nos anos anteriores, a prova aparecia nos objetivos anuais do Inep.

“O Ministério da Educação e o Inep (Instiuto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) trabalham para realizar o Enem em 2021. O edital referente aos pedidos de isenção da taxa de inscrição já foi inclusive publicado. O sistema será aberto para solicitações de isenção na próxima semana, em 17 de maio”, afirmou o Inep.

O Poder360 procurou o Ministério da Educação e o Inep para verificar por qual motivo o Enem não aparece entre as metas anuais. Até a publicação desta reportagem, não houve retorno.

 

 

*Por: Poder360

Publicado em Educação

EUA - Emissões de gases de efeito estufa estão encolhendo a estratosfera, de acordo com um estudo publicado pela revista cientifica online Environmental Reasearch Letters. Os pesquisadores chegaram á conclusão usando dados de observação de satélites datando desde 1980 e variados modelos climáticos.

A estratosfera, segunda maior camada da atmosfera, localizada há 50 quilômetros da superfície terrestre, entre a troposfera e a mesosfera, já está cerca de meio quilômetro mais fina. Se nada for feito para controlar a emissão de gases de efeito estufa, dizem os cientistas responsáveis pela pesquisa, a camada deverá encolher mais 1,3 quilômetros até 2080. As mudanças podem afetar operações de satélite, sistemas de navegação por GPS e as comunicações de rádio.

Continua depois da publicidade

A troposfera é a camada mais baixa, na qual vivemos. O dióxido de carbono lançado no ar todos os dias tem um efeito duplamente nocivo. Entre nós, as moléculas esquentam e expandem, empurrando o limite mais baixo da estratosfera. Quando o gás sobe, a molécula esfria e encolhe, fazendo com que a camada acima diminua ainda mais.

O estudo, que reúne especialistas e instituições da Europa e Estados Unidos, apenas comprova uma hipótese que vem sendo aventada desde 1980, com as primeiras medições de satélites. Emissão de gases e poluição estão aumentando a troposfera e diminuindo a estratosfera, com consequências que podem ser avassaladoras para a humanidade.

 

 

*Por: VEJA.com

Publicado em Meio Ambiente

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31            
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.