fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Segunda, 24 Mai 2021

 

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirma nesta terça-feira (25/05) mais uma morte por COVID-19 no município, totalizando 341 óbitos.
Trata-se de uma mulher de 79 anos, internada em hospital público desde 29/04 e óbito registrado nesta terça-feira (25/05). A paciente já tinha sido imunizada em março com a primeira dose da AstraZeneca.
Também morreu um paciente de 52 anos de Ibaté, internado em hospital público de São Carlos em 24/05 e óbito no mesmo dia.
São Carlos contabiliza neste momento 19.227 casos positivos para COVID-19 (91 resultados positivos foram divulgados hoje), com 341 óbitos confirmados e 129 descartados.
Dos 19.227 casos positivos, 17.643 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 25 óbitos sem internação, 1.559 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 1.146 receberam alta hospitalar e 316 positivos internados foram a óbito. 18.544 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 36.426 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (141 resultados negativos foram liberados hoje).
Estão internadas neste momento 117 pessoas, sendo 47 adultos na enfermaria (45 positivos e 2 suspeitos). 9 pacientes estão em Unidades de Cuidados Intermediários (UCI), unidades para pacientes que recebem alta da UTI e ainda necessitam de cuidados. No total na UTI adulto estão internadas 55 pessoas (55 positivos). Somente na UTI/SUS 34 adultos ocupam leitos. Já na enfermaria/SUS estão internadas 20 pessoas adultas. Na rede particular 33 pessoas estão internadas na enfermaria e 21 na UTI.

Continua depois da publicidade


Na enfermaria SUS 6 crianças estão internadas, 2 com suspeita da doença e 4 com resultado negativo para COVID-19. Nenhuma criança com suspeita da doença ocupa vaga de UT/SUS neste momento.
14 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos, sendo 7 em UTI/SUS     (7 adultos). Em UTI de hospital particular nenhuma pessoa de outro município está internada no momento. 2 pacientes de outros municípios, dois adultos, estão internados em enfermaria do SUS e 1 em enfermaria de hospital particular. Na UCI 4 pacientes de outros municípios ocupam vagas neste momento.
A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS adulto está em 92% (34 adultos estão internados).
Segundo a Santa Casa o hospital opera no momento somente com 27 leitos adulto para UTI (3 ainda permanecem fechados), 20 leitos de UCI e 6 de UTI infantil. O HU opera com 10 leitos de UTI e 4 de UCI.

UPA – 20 pessoas estão neste momento sendo atendidas em leito de estabilização. Os pacientes já estão cadastrados e aguardam transferência via CROSS.

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 65.671 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 63.566 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 2.105 ainda continuam em isolamento domiciliar.
A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal (quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre - mesmo que referida -, calafrios ou dor de garganta ou dor de cabeça ou tosse ou coriza ou distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos), sendo que 42.892 pessoas já realizaram coleta de  exames, 30.424 tiveram resultado negativo para COVID-19, 12.256 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 212 aguardam resultado de exame.
O boletim emitido diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabiliza as notificações das unidades de saúde da Prefeitura, Hospital Universitário (HU), Santa Casa, rede particular e planos de saúde.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - Os vereadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada pela Câmara Municipal de São Carlos para apurar possíveis irregularidades na gestão da Secretaria Municipal de Saúde quanto ao combate da pandemia de Covid-19, participaram com o presidente da Casa, na manhã desta terça-feira (25), de uma reunião com o prefeito Airton Garcia Ferreira e o secretário municipal de Saúde, Marcos Palermo, no plenário do Legislativo. O encontro contou também com a participação do chefe de gabinete da Prefeitura, José Pires (Carneirinho).

Na oportunidade, o presidente da CPI, vereador Marquinho Amaral, o relator Elton Carvalho e os membros Bruno Zancheta e Dé Alvim entregaram ao prefeito o Relatório Parcial da vistoria realizada no último domingo (23) em  equipamentos públicos de saúde do município com o objetivo de verificar as condições de trabalho dos funcionários e de atendimento prestado aos pacientes vítimas da Covid-19. A comissão é composta também pelo vereador Azuaite Martins de França.

Foram visitados o  Centro de Atendimento e Triagem de Síndrome Gripal, instalado no ginásio Milton Olaio Filho,as unidades de Pronto Atendimento do Cidade Aracy e do Santa Felícia.   Os integrantes da CPI da Saúde concluíram não haver um protocolo de atendimento e transferência de pacientes e apontaram problemas na Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde (Cross), alta de estrutura  na UPA do Santa Felicia e necessidade de instalação de um Hospital de Campanha com rigoroso protocolo de atendimento e equipe técnica capacitada para atender  pacientes graves de Covid-19.

Continua depois da publicidade

HOSPITAL DE CAMPANHA - Durante a reunião foram tomadas deliberações, anunciadas em seguida durante entrevista coletiva online concedida à Imprensa pelos integrantes da CPI e pelo presidente da Câmara, Roselei Françoso.  Entre as propostas acatadas pelo prefeito e pelo secretário estão a realização de testagem em massa no bairro Cidade Aracy, no horário das 13h às 20h, no Centro da Juventude e a implantação de um hospital de campanha com 20 leitos (10 semi intensivos e 10 de enfermaria) em local a ser definido, e instalação, nas dependências da FESC na Vila Nery, de uma unidade para recuperação de pacientes Pós-Covid, com equipe multidisciplinar. Terá continuidade a testagem de Covid no Ginásio Milton Olaio Filho e, com a ativação do Hospital de Campanha, a UPA do Santa Felícia retomará o atendimento normal.

O presidente da CPI, Marquinho Amaral e o relator, Elton Carvalho, informaram que visitas presenciais serão também feitas à Santa Casa e ao Hospital Universitário da UFSCar. Marquinho destacou a presença do prefeito à reunião na Câmara e disse que as medidas anunciadas são “conquistas da Câmara e da CPI, que com seriedade estão debatendo ideias, criticando o que está errado e trazendo soluções”. Ele agradeceu o apoio do presidente da Câmara, que tem atendido às solicitações e dado suporte aos trabalhos da CPI.

O prefeito Airton Garcia Ferreira afirmou após o encontro que “todos têm que se empenhar para ajudar a resolver ou minimizar a crise”, acrescentando que buscará a implantação do hospital de campanha.  O secretário Marcos Palermo avaliou a reunião como “muito proveitosa” e antecipou que “haverá avanços” na estrutura de atendimento de pacientes da Covid-19 no município.

OITIVA NA QUINTA-FEIRA – A CPI programou  para esta quinta-feira (27), às 10 horas, a realização da oitiva com o secretário municipal Marcos Palermo, agendada após análise de documentação enviada à análise da Comissão.

Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a população não terá acesso ao evento, mas poderá acompanhar ao vivo pela Rede Alesp (Canal 8 da NET), pela Rádio São Carlos (AM 1450) e pelo site, Youtube e Facebook oficiais da Câmara Municipal.

Após análise minuciosa de documentos e concluída a fase de oitivas, a CPI irá elaborar o relatório final conclusivo a ser encaminhado aos órgãos competentes para apontar responsabilidades e eventuais punições por irregularidades constatadas.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - Na madrugada de hoje, 25, bandidos invadiram a CEMEI Bruno Panhoca, localizada na Avenida Vicente Pelicano, 740, no Azulvile, em São Carlos.

Segundo informações, há mais ou menos três meses, a escola foi alvo de um assalto, porém na ocasião levaram a fiação externa da unidade e, como os fios foram furtados, desde então a escola estava sem alarme, ou seja, não havia comunicação com a Central da Guarda Municipal. Assim os meliantes tiveram todo tempo do mundo para fazerem ‘o limpa’ na escola.

Continua depois da publicidade

O levantamento está sendo feito para saber o que de fato foi levado pelos criminosos. A escola passa por reformas e com isso a escola está vulnerável e uma possível volta dos bandidos. Funcionários estão tirando o que tem mais de valor para evitar futuros prejuízos futuros.

A pergunta que fica é: Até quando nossas escolas vão ficar tão expostas a esses criminosos?

Publicado em Policial

RIO DE JANEIRO/RJ - De acordo com o NaTelinha, a ideia da direção da Rede Globo de tirar Fausto Silva do ar antes do fim do seu contrato, não foi aprovado pela área comercial da emissora. Já anunciado na Band, a Globo estaria receosa de que a permanência do apresentador até dezembro criaria um “esquenta” para a concorrente.

Continua depois da publicidade

Internamente, a Globo desaprovou a atitude de Fausto Silva de anunciar seu contrato com a Band antecedendo oito meses para encerrar seu atual compromisso. Segundo o portal, avaliação nos bastidores foi de uma atitude “precoce e movida pela emoção”. A emissora tinha a expectativa que ele poderia assinar com outro canal após não renovarem o compromisso, mas foi surpreendida do fato ter corrido já em abril.

Descontente com o acordo, a Globo estaria estudando a possibilidade de tirar Faustão do ar antes de dezembro. Mas o setor comercial entrou no caso e fez um levantamento, a pedido da direção-geral, do impacto que acarretaria abrir mão do principal produto do entretenimento da casa nos quatro principais meses de faturamento do mercado publicitário: setembro, outubro, novembro e dezembro. Além disso, em 2021, existe uma expectativa de vendas superiores ao do ano passado tendo um cenário da maior parte da população vacinada contra a Covid-19.

A saída antecipada do dominical da grade também provocaria um prejuízo milionário para Fausto Silva. A maior parte do seu alto salário vem da porcentagem de ações de empresas em seu programa. Há 32 anos como apresentador do domingo, Silva receberia apenas o valor fixo previsto no contrato.

 

 

*Por: ISTOÉ GENTE

Publicado em TV

Na ação também foram recolhidas mais de 40 munições

 

CRAVINHOS/SP - A Polícia Civil prendeu um homem, de 46 anos, por posse irregular de arma de fogo, na segunda-feira (24), na Estrada Engenho, na área rural de Cravinhos, no interior do Estado.

Continua depois da publicidade

Os trabalhos foram desempenhados por equipes da 2ª Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Ribeirão Preto.

O autor foi abordado em sua propriedade, depois que agentes ouviram um barulho de disparos de armas de fogo próximo ao local. Questionado, o homem confessou a posse de três armas e informou que tinha o registro de uma delas.

Na ação, foram apreendidas uma espingarda calibre 12, uma pistola calibre 7,65 e um revólver calibre 357, além de 44 munições do calibre .44. Quanto ao documento apresentado para a posse de uma das armas, este estava vencido desde 2014.

Todo o armamento foi apreendido e o homem preso em flagrante. Os fatos foram registrados na especializada e o autor liberado após o pagamento de fiança.

Publicado em Outras Cidades

SÃO CARLOS/SP - Chegou ao nosso conhecimento que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São Carlos está como diria na linguagem popular, na "UTI", afirmamos isso pois alguns funcionários procuraram a Rádio Sanca e nos informaram que a situação é desesperadora.

Continua depois da publicidade

Para se ter uma ideia, hoje o SAMU tem 5 Unidades de Suporte Básica (USB) e 2 Unidades de Suporte Avançado (USA), entretanto a USA 400 que é a unidade utilizada no dia-a-dia para socorro urgente está com problemas técnicos, e foi para a oficina. Fomos informados ainda que apesar do ótimo estado de conservação, ela é um veículo velho, com muita quilometragem, então mesmo com manutenção recorrente tende a falhar. Já a USA 500, que é justamente a reserva da USA 400 está batida, pois ocorreu um acidente no qual envolveu a ambulância, ou seja, de modo improvisado, para a cidade não ficar sem uma Unidade de Suporte Avançado, recorreram a USB 286 para fazer uma adaptação e funcionar de forma improvisada e muito limitada como uma Unidade de Suporte Avançada.

Neste momento São Carlos está com 4 Unidades de Suporte Básico e 1 Unidade de Suporte Avançado totalmente improvisada, o que é insuficiente para atender uma cidade com 250 mil habitantes, onde acidentes de trânsito ocorrem diariamente, e ainda o SAMU atende além de São Carlos, também os distritos de Santa Eudóxia e Água Vermelha, fora a região.

O que auxilia e muito a equipe do SAMU é a motolancia, que chega primeiro nas ocorrências e muitas vezes cancelam a ida de ambulâncias quando a ocorrência não é muito grave ou o socorro é ignorado pela própria vítima, entretanto, a os técnicos que trabalham na motolancia também estão necessitando de atenção, pois hoje existem apenas 2 técnicos que revezam entre eles, quando o necessário seriam uma equipe de 2 técnicos por plantão, pois as motolancias deveriam andar em dupla e hoje em São Carlos, eles andam sozinhos, sem apoio.

Outro problema enfrentado pelo SAMU é com relação ao Centro de Controle Operacional do SAMU (CCO), que hoje está com estrutura totalmente precária, antiga, necessitando urgente de uma revitalização e modernização, uma vez que é essencial para a prestação do socorro de toda população.

Fora tudo que citamos, a equipe ainda nos informou que as ambulâncias são constantemente usadas para fazer a remoção de pacientes com COVID-19 do Ginásio Milton Olaio Filho, para a Santa Casa, praticamente o dia todo, o que diminui ainda mais o número de ambulâncias que ficam disponíveis para atender acidentes e outras ocorrências.

Os funcionários do SAMU que conversaram com a reportagem da Radio Sanca, informaram que hoje se sentem desmotivados, pois antigamente eles recebiam prêmios e bonificações, mas isso foi tirado, o que os desmotivam, e ainda com a pandemia, ficam emocionalmente e fisicamente sobrecarregados, sem nenhum tipo de reconhecimento.

A Radio Sanca lembra os leitores que a muito tempo nossa equipe vem pedindo e informando a todos que a cidade necessita com urgência de uma USA 0 km, para atender com mais eficiência e suprir a necessidade em casos de grave acidente, porém até o momento, esse pedido foi ignorado, e mais do que nunca é necessário que algo seja feito!

Procuramos a Prefeitura e fomos informados através de nota enviada pela Secretaria de Comunicação o seguinte: 

"Todas as viaturas do Samu passam por manutenção preventiva e tem prioridade na entregas desses veículos, existe uma empresa contrata que realiza essa manutenção.

Quanto a renovação da frota existe um planejamento que depende de recursos para troca desses veículos." 

A equipe do SAMU procurou a Radio Sanca para que esse pedido chegue até as autoridades, ou seja, senhores vereadores, prefeitura e quem puder ajudar, pois a vida de muitos São-Carleses foram salvas graças ao SAMU, que hoje também precisa ser salvo, precisa de ajuda, e os profissionais nada mais pedem, do que condições dignas para poder continuar salvando a vida de quem mais precisa!

 

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - Estamos vivenciando no Brasil, a cada dia números exorbitantes de mortes devido a COVID 19 e juntamente o aumento da síndrome de Burnout.

Essa síndrome é caracterizada pelo esforço do indivíduo em se adaptar continuamente a situações estressantes. E, de tanto tentar se adaptar, ocorre o esgotamento. Vários motivos levam ao aumento do Burnout.

Muitas pessoas tiveram seus espaços reestruturados pelas empresas na tentativa de conter e proteger seus funcionários da disseminação do vírus. Antes, a circulação que era livre passa a ser restrita, trabalhos home office impostos e o que era considerada uma vantagem torna-se prejudicial para aqueles que não tem um espaço adequado e consequentemente passa a dividir sua atenção do trabalho com os filhos, e com o cansaço físico pela falta de um local apropriado. A comunicação mais distante ou distorcida entre empresa e funcionário faz com que haja a sensação das pessoas em terem que “mostrar trabalho” o que pode contribuir facilmente ao esgotamento profissional.

Além do esgotamento físico e emocional, a síndrome pode apresentar alguns sintomas como:

Falta de identificação com o próprio trabalho;

Dificuldade de concentração;

Alterações de humor;

Isolamento ou irritabilidade ao estar em contato com outras pessoas;

Perda de prazer por atividades que costumava gostar;

Pensamentos pessimistas;

Baixa autoestima.

Dor de cabeça, cansaço, palpitação, dores musculares, insônia, crises de asma e distúrbios gastrintestinais são manifestações físicas que podem ser apresentadas. Em diversas situações, porém, a síndrome de Burnout costuma ser confundida com diferentes distúrbios emocionais, visto que seus sintomas também estão presentes em outras patologias como por exemplo, ansiedade generalizada, estresse e depressão.

Mas, o que fazer para reduzir a possibilidade de desenvolver Burnout? Segue algumas dicas:

  • Tenha um local de trabalho: é importante estabelecer limites claros entre “trabalho” e “casa”. Para isso, um passo importante é estabelecer locais e objetos/equipamentos destinados apenas para finalidades profissionais.
  • Cuide de si próprio: praticar o autocuidado – investindo tempo, dinheiro ou atenção para melhorar algum aspecto do bem-estar – é importante em momentos de estresse. considere formas livres de autocuidado, como realizar uma série de outras atividades pessoalmente satisfatórias.
  • Práticas de exercícios físicos: o burnout acaba causando problemas físicos, por isso, a prática possibilita o fortalecimento muscular além dos demais benefícios, com sensação de bem-estar.

 

*Texto Escrito Por: Aline Cristina Gavioli – CRP:  06/164909

Programa Confortável Mente

Instagram@confortavelmente_psi

FacebookConfortável Mente

EUA - Os Estados Unidos (EUA) pediram nesta terça-feira (25) que especialistas internacionais avaliem a origem do novo coronavíru e os "primeiros dias do surto", em uma nova investigação sobre a origem do vírus responsável pela covid-19.

Agências de inteligência dos EUA estão examinando relatos de que pesquisadores de um laboratório de virologia chinês ficaram gravemente doentes um mês antes de os primeiros casos de covid-19 serem relatados em 2019, de acordo com fontes do governo dos EUA, que advertiram, no entanto, que ainda não há provas de que a doença se originou no laboratório.

"A fase 2 do estudo da origem da covid-19 deve ser lançada com termos de referência transparentes, com base científica e dando aos especialistas internacionais a independência para avaliar completamente a origem do vírus e os primeiros dias do surto", disse o secretário de Saúde dos EUA, Xavier Becerra, em mensagem de vídeo para a reunião ministerial anual da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Becerra não mencionou diretamente a China, onde os primeiros casos humanos conhecidos de covid-19 surgiram na cidade de Wuhan, em dezembro de 2019.

Continua depois da publicidade

A origem do vírus é fortemente contestada. Em relatório divulgado em março, escrito em conjunto com cientistas chineses, uma equipe liderada pela OMS, que passou quatro semanas em Wuhan em janeiro e fevereiro, disse que o vírus provavelmente foi transmitido de morcegos para humanos por meio de outro animal, e que "a introdução por meio de um incidente de laboratório foi considerada um caminho extremamente improvável".

Sobre uma nova missão de acompanhamento, o porta-voz da OMS Tarik Jasarevic disse à Reuters nessa segunda-feira (24) que a agência estava revisando as recomendações do relatório em nível técnico.

“As equipes técnicas prepararão uma proposta para os próximos estudos que deverão ser realizados e a apresentarão ao diretor-geral para sua consideração”, disse ele, referindo-se ao diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Jasarevic, lembrando observações de Tedros em 30 de março, disse que mais estudos seriam necessários em uma série de áreas, incluindo a detecção precoce de casos e clusters, os papéis potenciais dos mercados de animais, a transmissão por meio da cadeia alimentar e a hipótese de incidentes de laboratório.

 

 

*Por Stephanie Nebehay - Repórter da Reuters

Publicado em Saúde

BRASÍLIA/DF - Trabalhadores informais nascidos em agosto recebem hoje (25) a segunda parcela da nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.

O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a três semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta-corrente.

Também hoje, beneficiários do Bolsa Família com o Número de Inscrição Social (NIS) de dígito final 6 poderão sacar o benefício.

No último dia 13, a Caixa anunciou a antecipação do pagamento da segunda parcela. O calendário de depósitos, que começou no último dia 16 e terminaria em 16 de junho, teve o fim antecipado para 30 de maio.

 

Continua depois da publicidade

Ao todo, 45,6 milhões de brasileiros serão beneficiados pela nova rodada do auxílio emergencial. O auxílio será pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada (Veja guia de perguntas e respostas no último parágrafo).

Para os beneficiários do Bolsa Família, o pagamento ocorre de forma distinta. Os inscritos podem sacar diretamente o dinheiro nos dez últimos dias úteis de cada mês, com base no dígito final do NIS.

Calendário de pagamento das parcelas do auxílio emergencial.

Calendário de pagamento das parcelas do auxílio emergencial. - Arte/Agência Brasil

 

O pagamento da segunda parcela aos inscritos no Bolsa Família começou no último dia 18 e segue até o dia 31. O auxílio emergencial somente será depositado quando o valor for superior ao benefício do programa social.

Em todos os casos, o auxílio será pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada (Veja guia de perguntas e respostas).

 

 

*Por Wellton Máximo - Repórter da Agência Brasil

Publicado em Economia

SÃO CARLOS/SP - Mais um assalto ocorreu no último domingo (23), só que desta vez foi em um ponto de ônibus na Vila Prado, em São Carlos.

Continua depois da publicidade

Segundo informações, era por volta das 22h50min, quando a vítima de 52 anos, aguardava o coletivo e de repente um homem montado em uma motocicleta parou e anunciou o assalto.

A mulher saiu correndo, mas foi alcançada pelo bandido que lhe empurrou, vindo ao solo sofrendo escoriações pelo corpo. Ao cair o criminoso pegou o celular e fugiu. Nas proximidades a vítima existe um comércio que lhe ajudou acionando 190, mas até o momento ninguém foi encontrado.

Publicado em Policial

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31            
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.