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Radio Sanca Web TV - Quinta, 19 Mai 2022

Dirigir em condições de baixa visibilidade requer uma série de cuidados para que a viagem transcorra em segurança; veja algumas dicas

 

RIO CLARO/SP - Com a chegada da época mais fria do ano, torna-se mais comum a formação de neblina, principalmente durante as manhãs. E pegar a estrada nessas condições exige dos motoristas muita cautela. Isso porque a névoa que se forma reduz bastante a visibilidade, o que aumenta o risco de acidentes. O perigo é ainda maior em rodovias de pista simples.

Dirigir na neblina requer uma série de cuidados. Os procedimentos dependem da intensidade do nevoeiro. Em caso de neblina muito densa, a melhor decisão é parar o veículo em local seguro e esperar até que a visibilidade melhore. E local seguro, de acordo com o gerente de Operações da Eixo SP, Paulo Balbino, são os postos de combustíveis, bases da Polícia Rodoviária, bases de atendimento ao usuário (SAU), mas jamais o acostamento. Segundo ele, os motoristas devem seguir viagem em baixa velocidade até encontrar alguma dessas opções seguras.

Porém, se a intensidade da neblina permite dirigir com relativa segurança, a primeira grande dica ao motorista é não usar farol alto, pois ele prejudica ainda mais a visibilidade. O correto, segundo Paulo Balbino, é utilizar farol baixo ou farol de neblina, que lançam luz mais próximo do asfalto, onde a camada do nevoeiro é menos densa.

Outra recomendação importante é não ligar o pisca-alerta com o veículo em movimento. De acordo com Balbino, essa decisão pode provocar sérios acidentes porque o motorista que segue atrás poderá pensar que o veículo com o pisca-alerta ligado está parado e vai frear bruscamente, podendo ocasionar colisão traseira.

Evite ultrapassagens

Reduzir consideravelmente a velocidade do veículo no trecho com neblina também é medida de segurança que deve ser adotada nessas ocasiões. “Isso é importante porque, caso haja necessidade de usar os freios, a frenagem será mais segura”, afirma Paulo Balbino. Se a orientação é reduzir a velocidade, consequentemente, as ultrapassagens devem ser evitadas ao máximo. O motorista precisa estar preparado para frear a qualquer instante. Veículos, pessoas ou animais podem aparecer de repente.

Outra dica é o usuário, antes de sair de casa, buscar informações sobre as condições da rodovia, ligando para o serviço 0800 das concessionárias, no caso da Eixo SP o número é 0800 17 8998. Se as condições climáticas não forem favoráveis, o melhor a fazer é não pegar a estrada naquele momento.

Para aqueles que estão em viagem, a Eixo SP utiliza os painéis de mensagens variáveis (PMV), instalados ao longo do trecho sob concessão, para informar as condições do tráfego. Câmeras de monitoramento e viaturas operacionais paradas alertando os motoristas também são empregadas pela Concessionária para servir de apoio e orientação.

Paulo Balbino ressalta que praticar a direção defensiva é importante em qualquer momento, mas em situações que exigem maior atenção dos motoristas, como dirigir em meio à neblina, ela é fundamental. “A prudência na condução dos veículos salva vidas. Não importa se o motorista é experiente ou novato, é sempre importante dirigir com cautela”, orienta.

Sobre a Eixo SP

A Eixo SP Concessionária de Rodovias administra mais de 1.221 km de estradas que passam por 62 municípios da região de Rio Claro, no centro do Estado, até Panorama, no extremo oeste, na divisa com o Mato Grosso do Sul. O maior contrato sob supervisão da Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo) terá investimentos na ordem de R$ 14 bilhões em obras de ampliação, conservação, além da modernização de serviços ao usuário. Para mais informações acesse: www.eixosp.com.br.

Publicado em Outras Cidades

ARARAQUARA/SP - Na manhã desta sexta-feira (20), uma distribuidora de gás sofreu uma tentativa de assalto, na rua José Alves de Souza Góes, na Vila Biagioni, na cidade de Araraquara.

Um homem invadiu o estabelecimento e anunciou o assalto. Após a ação, os presentes no local reagiram e entraram em luta corporal com o assaltante. Diante da situação, o homem deu coronhadas na cabeça das vítimas.

Dois irmãos, uma mulher de 34 anos e um rapaz de 29 anos, sofreram ferimentos graves na cabeça, foram socorridos pela USA (Unidade de Suporte Avançado) e encaminhados à UPA Central.

Segundo informações, a arma estava apta e em condições de realizar disparos, que só não foram efetuados pois o tambor do revólver estava travado.

A Polícia Militar deteve o assaltante no local do crime onde foi preso em flagrante.

 

 

PORTAL MORADA

Publicado em Araraquara

SÃO CARLOS/SP - "Após dois anos do início da pandemia da COVID-19, período em que foram necessários aplicação de medidas sanitárias, distanciamento e isolamento social, ocorreu uma diminuição das notificações de casos de violência contra crianças e adolescentes e ao mesmo tempo um aumento da exposição à violência intrafamiliar". Foi dessa maneira que a Conselheira Tutelar Larissa Camargo iniciou a sua palestra durante a formação para o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente realizada no Paço Municipal dentro da programação da Campanha “Não Pode”.

Somente neste primeiro semestre de 2022 já foram atendidas pelos Conselhos Tutelares de São Carlos (Regiões I e II) 95 crianças e adolescentes, sendo 15% desse total com confirmação para violência sexual. Em 2021, durante o ano todo, foram atendidos 141 crianças e adolescentes, sendo 34 casos confirmados de violência sexual; em 2020 foram 79 notificações, com 12 casos confirmados para violência sexual e em 2019, antes da pandemia, foram atendidos 90 crianças e adolescentes, com 18 casos de confirmação de violência sexual.

“Nós tivemos um aumento nos números após dois anos de pandemia. Nós sabíamos que isso iria acontecer pela falta de notificação, principalmente em 2020. O que percebemos é que a maioria das crianças que atendemos são de famílias vulneráveis. Dificilmente uma criança chega somente com a situação de violência sexual, mas também de conflito familiar, envolvendo drogadição e alcoolismo dos pais ou responsáveis. Sempre é uma criança exposta a várias violações”, afirmou Larissa Camargo.

Já os casos de exploração sexual confirmados são menores. Em 2021 foram confirmados 2, em 2020, 1 caso, e em 2019 também foram 2 casos. “A exploração sexual é mais difícil de ser comprovada e admitida pelas famílias das vítimas, uma vez que ocorre um sistema de troca. Quem explora paga alimentação, uma conta de água ou de luz para a família, fornece roupas e calçados, o que torna mais difícil a denúncia e confirmação”, revela a conselheira.

Larissa Camargo também falou sobre a diferença entre violência sexual e estupro de vulnerável. “Quando a vítima tem menos de 14 anos é considerado estupro de vulnerável, mesmo que haja consentimento no ato sexual ou demais atividades”.

A pediatra do Hospital Universitário (HU) Mariana Bueno da Silva San Felice, responsável pelo ambulatório multidisciplinar “Adolescer”, foi a segunda palestrante da manhã e falou sobre os atendimentos realizados pelo Hospital Universitário (HU) de vítimas de violência. “Temos dois ambulatórios, o Acolher e o Adolecer que atendem casos referenciados pelas unidades de saúde, Conselhos Tutelares e Centros de Referência de Assistência Social. Realizamos o atendimento, ouvimos a vítima e a família, solicitamos exames e acompanhamos mensalmente essa criança. Os adolescentes passam pelo mesmo processo, porém também pedimos exames de sorologia e no caso das meninas, de gravidez e acompanhamos caso a caso. A maioria dos casos é de violência sexual, porém recebemos todos os tipos de violência”, finaliza a pediatra.

A secretária de Infância e Juventude, Ana Beatriz Sodelli, garantiu que a escuta especializada será implantada para minimizar a revitimização da criança ou adolescente e contribuir para a fidedignidade do depoimento. “O prefeito Airton Garcia já autorizou e estamos abrindo um processo licitatório para a contratação da escuta especializada, um investimento de R$ 490 mil para que o município tenha esse mecanismo”, revelou a secretária.

A escuta deve ser realizada por órgãos da rede de proteção nos campos da educação, da saúde, da assistência social, da segurança pública e dos direitos humanos, com o objetivo de assegurar o acompanhamento da vítima ou da testemunha de violência, para a superação das consequências da violação de direitos.

Participaram da palestra a secretária de Cidadania e Assistência Social, Vanessa Soriano, representantes das áreas da saúde, educação e de entidades.

CONFIRA OS NÚMEROS DOS CONSELHOS TUTELARES (UNIDADES I E II):
NÚMERO DE CRIANÇAS/ADOLESCENTES ATENDIDAS COM SUSPEITA OU CONFIRMAÇÃO DE VIOLÊNCIA SEXUAL:

2019 – 90 
2020 – 79 
2021 – 141 
2022 – 95 

VIOLÊNCIA SEXUAL CONFIRMADA:
2019 – 18
2020 – 12
2021 – 34
2022 – 14

EXPLORAÇÃO SEXUAL CONFIRMADA:
2019 – 2
2020 – 1
2021 – 2

NÚMERO DE MEDIDAS PREVENTIVAS APLICADAS PELOS CONSELHOS TUTELARES:
2019 – 151
2020 – 131
2021 – 323

NÚMERO DE MEDIDAS PROTETIVAS APLICADAS PELOS CONSELHOS TUTELARES:
2019 – 151
2020 – 131
2021 – 323

PORCENTAGEM DE CRIANÇAS/ADOLESCENTES DO SEXO FEMININO COM SUSPEITA OU CONFIRMAÇÃO DE VIOLÊNCIA SEXUAL:
2019 – 88%
2020 – 74%
2021 – 83%

PORCENTAGEM DE CRIANÇAS/ADOLESCENTES DO SEXO MASCULINO COM SUSPEITA OU CONFIRMAÇÃO DE VIOLÊNCIA SEXUAL:
2019 – 12%
2020 – 26%
2021 – 17%

MÉDIA MENSAL DAS VIOLÊNCIAS:
Psicológica

2019 – 1
2020 – 2
2021 – 9
Física 
2019 – 6
2020 – 6
2021 – 14
Sexual
2019 – 11
2020 – 15
2021 – 27

Publicado em Cidadania

SÃO CARLOS/SP - O vereador Bruno Zancheta (PL), se reuniu com o secretário Municipal de Transporte e Trânsito Paulo Luciano e voltou a cobrar que a lei de sua autoria, 20.383/2021, que propõe a gratuidade do transporte coletivo para pacientes em tratamento contra o câncer seja um compromisso da empresa vencedora do processo licitatório.

O parlamentar pontuou: “Conversei com o sempre solícito secretário de Transporte e Trânsito, cobrando para que seja firmado um compromisso verdadeiro para atender todos esses pacientes que necessitam desse tratamento tão agressivo, contra o câncer. Estamos aguardando a finalização do processo licitatório para avançar em relação a este assunto”.

“Fazemos leis para beneficiar toda população e sabemos que processo licitatório do transporte coletivo está próximo de ser finalizado. Reiterei nosso pedido de gratuidade do transporte coletivo para pacientes em tratamento contra o câncer”, completou o vereador.

Publicado em Política

RIO DE JANEIRO/RJ - O jornalista William Bonner pode estar com os dias contados na TV Globo. Na quinta-feira (19), um colunista afirmou que o comandante do "Jornal Nacional" teria avisado a emissora carioca que não vai cumprir o seu atual contrato até o fim, e pretende deixar o canal em breve.

A informação veio de Alessandro Lo Bianco, que trabalha no programa "A Casa é Sua", da RedeTV!, ao lado da apresentadora Sonia Abrão. Segundo ele, Bonner teria avisado a direção da casa que deve sair do jornal após o primeiro semestre de 2023.

De acordo com fontes do colunista, Bonner -- que assinou novo contrato com a Globo em agosto de 2021 -- quer fazer a cobertura das eleições deste ano para a Presidência da República e do primeiro semestre do próximo governo. Após isso, pretende se aposentar. Até o momento, o jornalista não se pronunciou a respeito das informações de Lo Bianco.

 

Salário de Bonner é alto

Na renovação de contrato, Bonner pode ter feito a família Marinho, dona da Globo, abrir a carteira: Lo Bianco afirmou que os vencimentos do jornalista estão em torno de R$ 1,8 milhão por mês, fora um bônus que gira entre R$ 300 a R$ 400 mil mensais pela publicidade veiculada nos comerciais do jornal, o mais assistido do país.

Como sempre, nem Bonner e nem a Globo se manifestaram a respeito do salário ganho por ele pelo trabalho na emissora. Recentemente, ele se afastou das redes sociais para, segundo o próprio, "viver a vida real".

 

 

Luiz Henrique Oliveira / BOLAVIP BRASIL

Publicado em TV

15° dia da ação também foi marcado pelas prisões de 11 pessoas ligadas a crimes de pedofilia

 

SÃO JOÃO DA BOA VISTA/SP - A Operação Sufoco completou duas semanas de atividades na quarta-feira (18), dia que teve como destaque a prisão do autor de uma tentativa de homicídio e do latrocínio cometido contra uma universitária, no último final de semana, em São João da Boa Vista. Além disso, quase 20 pessoas foram detidas por crimes relacionados à pedofilia e cometidos pela internet. Autores de roubos, furtos e tráfico de drogas também foram capturados.

Na região de Piracicaba, a Polícia Civil de São João da Boa Vista, em conjunto com policiais militares e guardas municipais, prendeu o homem responsável pelo latrocínio que vitimou uma universitária, encontrada morta a facadas no último dia 15. O criminoso foi encontrado em meio a um matagal e as apurações que levaram à sua identificação foram conduzidas pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) do município. O suspeito responderá por latrocínio e também por uma tentativa de homicídio, cometido um dia antes.

"Nada vai fazer voltar a vida dessa jovem. O que nos engrandece é que a Polícia Civil conseguiu, juntamente com a Polícia Militar, a guarda municipal da área, dar uma resposta para a sociedade", destacou o delegado-geral de polícia, Osvaldo Nico Gonçalves, durante entrevista coletiva sobre o caso. "Tem que mandar para a cadeia e mostrar o exemplo. Fez, vai ter que pagar", completou.

Em outra ocorrência, a Divisão de Crimes Cibernéticos (Dcciber), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), prendeu 11 pessoas em flagrante durante a segunda fase da operação "Skyfall", que foi realizada integrada à operação Sufoco para combater a pedofilia na rede mundial de internet.

Integrantes da Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco), da 5° Delegacia Seccional de Polícia Leste, prenderam oito pessoas envolvidas em falsos leilões virtuais, durante a operação "Dark Office", também realizada em integração com a operação Sufoco. Os autores foram detidos em dois escritórios usados para cometer os delitos, localizados nas cidades de São Paulo e Atibaia.

Agentes do 10° Distrito Policial da Capital capturaram uma mulher envolvida no roubo a um homem e cumpriram um mandado de prisão contra seu comparsa, que já se encontrava detido. A vítima conheceu os criminosos em uma casa de shows, onde beberam cervejas e depois se deslocaram para outro bar. No local, mais bebidas alcoólicas foram ingeridas e o rapaz perdeu os sentidos. A vítima acordou posteriormente em uma praça, sem os documentos, dinheiro e celular, os quais foram levados pelos suspeitos. Além disso, transações bancárias indevidas foram realizadas da sua conta.

Equipes do 24 °DP, por sua vez, prenderam o autor de dois roubos a residências, localizadas nas regiões de Cangaíba e Pinheiros, em São Paulo.

Em Campinas, policiais da 1° Delegacia de Investigações Gerais (DIG), da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), prenderam um homem envolvido em roubos de carga e uma mulher em flagrante por porte de uma pistola nove milímetros e receptação de uma carga de cigarros roubada.

Em Araçatuba, integrantes do 2º Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) detiveram um adolescente que transportava dez tabletes de maconha e oito pacotes de skunk em uma bolsa, dentro de um ônibus de viagem.

Policiais do 15º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) prenderam criminosos durante um roubo de caminhão com retenção do motorista, que estava refém dos suspeitos. A ação ocorreu em Guarulhos, na Grande São Paulo, e a vítima foi libertada.

 

Prisões e apreensões

A Operação Sufoco já deteve mais de 1,8 mil pessoas, vistoriou 36,6 mil motocicletas, das quais mais de 1,2 mil foram apreendidas, apreendeu cerca de 10,5 toneladas de drogas e retirou das ruas 128 armas ilegais.

Também foram recolhidos simulacros de armas, cartões bancários, máquinas de cartão, celulares e carcaças de celulares, veículos de alto valor, itens de informática, alta quantia em dinheiro nacional e estrangeiro, entre outros objetos.

 

Operação Sufoco

A Operação “Sufoco” foi iniciada no último dia 4 para combater a criminalidade, com destaque para os delitos cometidos por falsos entregadores de delivery, na cidade de São Paulo, se estendendo para a região metropolitana e interior. A ação começou no mesmo dia em que foi anunciado um aumento na quantidade de policiais nas ruas da Capital, dobrando o efetivo operacional por meio de atividades extras.

Publicado em Outras Cidades

IBATÉ/SP - A Prefeitura de Ibaté continua ampliando o alcance da rede de iluminação pública nos bairros da cidade. O cruzamento do final da rua Belmiro Boni com a estrada de servidão localizada aos fundos do bairro Jardim Icaraí, recebeu a instalação de luminárias e a iluminação de um espaço de recreação, localizado ao lado, também foi recuperada.

O serviço de extensão da rede de iluminação busca contemplar locais que já contam com a rede de distribuição de energia e necessitam apenas da instalação de luminária. 

A prefeitura adquiriu um caminhão com cesta aérea hidráulica acoplada para auxiliar na manutenção corretiva e preventiva da rede elétrica de prédios, praças e locais públicos. 

Além desses serviços, a prefeitura também iniciou a troca de lâmpadas comuns por LED. A melhoria consiste na substituição das comuns amarelas (de vapor de sódio) por novas luminárias de tecnologia LED (Light Emitting Diode).

Nesse primeiro momento, foram substituídas as lâmpadas das principais vias de acesso e centrais do município, entre elas, a avenida São João, que foi contemplada na sua totalidade.
Vandalismo

Na contramão dessas melhorias, a Prefeitura de Ibaté identificou atos de vandalismo no bairro Jardim Icaraí. Na Praça da Igreja, fios de baixa tensão, onde são ligadas as luminárias que ficam nos postes de iluminação, foram furtados. As próprias luminárias também foram furtadas.

Esse não foi um caso isolado! Constantemente a equipe de elétrica da prefeitura tem registrado esse tipo de situação. 

A prefeitura tem um orçamento anual para atender a demanda de toda a cidade e não pode e nem tem condições de realizar o mesmo serviço diversas vezes.

Publicado em Ibaté

BRASÍLIA/DF - A Caixa Econômica Federal libera neste sábado (21) mais um saque extraordinário de R$ 1.000 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores nascidos em julho.

O crédito é realizado de forma automática na conta do aplicativo Caixa Tem. Após o crédito do valor, é possível pagar boletos e contas, utilizar o cartão de débito virtual para pagamento em lojas, sites ou aplicativos, além de fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos pagando com o QR Code nas maquininhas.

O valor também pode ser transferido para outras contas bancárias da Caixa ou de outro banco. É possível ainda realizar transações por meio do Pix, além de fazer o saque nos terminais de autoatendimento da Caixa e nas casas lotéricas.

No Aplicativo FGTS, os trabalhadores podem consultar a data prevista para o pagamento e o valor que será creditado.

Informações sobre o saque extraordinário do FGTS podem ser obtidas no Aplicativo FGTS, no menu “Saque Extraordinário”, ou os canais oficiais da Caixa, no telefone 4004-0104, para capitais e regiões metropolitanas, e o 0800 104 0104 para demais regiões.

Veja o calendário:

FGTS: Caixa libera novo saque de R$ 1.000 nesta semana; veja calendário

© Fornecido por IstoÉ DinheiroFGTS: Caixa libera novo saque de R$ 1.000 nesta semana; veja calendário

 

 

ISTOÉ DINHEIRO

Publicado em Economia

BRASÍLIA/DF - Durante o recesso de fim de ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) turbinaram os contracheques de servidores com pagamentos de horas extras que representaram um incremento de até R$ 19 mil nos extratos de dezembro e janeiro – meses em que o volume de trabalho do funcionalismo público na capital federal decai substancialmente.

O total dos custos das Cortes com os salários daqueles que permaneceram de plantão no período de descanso no Poder Judiciário chega a R$ 1,5 milhão. No Supremo, os custos com horas extras são quatro vezes maiores do que no TSE. A Corte constitucional dispensou R$ 1,2 milhão de seu orçamento no pagamento de serviços extras essenciais em dezembro, quando apenas cinco dos seus 11 ministros trabalharam. O montante foi destinado a 347 servidores. A cifra caiu para R$ 5 mil pagos a 45 pessoas em janeiro deste ano.

O que se observou no recesso de 2022 no Supremo foi um salto nos custos com a mão de obra extraordinária. A Corte saiu de um gasto de R$ 238 mil entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021 para o atual R$ 1,2 milhão. Já nos dois meses de recesso no TSE foram pagos R$ 298 mil por horas de trabalho adicionais; de dezembro de 2020 a janeiro de 2021, o valor foi de R$ 352 mil.

Apesar de ter desembolsado menos do que o Supremo com horas extras, foi no TSE em que os maiores valores foram pagos aos servidores. Um analista jurídico da Corte eleitoral ganhou R$ 19 mil pelas horas extras no recesso do Judiciário. O holerite desse mesmo servidor atingiu um rendimento líquido de R$ 49 mil em janeiro deste ano graças aos ganhos extraordinários e outros benefícios, como o 13.º salário. Além dele, outros 18 funcionários ganharam valores extras entre R$ 10 mil e R$ 18 mil por exceder a carga horária no período.

O custo do TSE com os serviços de um grupo limitado de funcionários designados para trabalhar no recesso mantém a lógica de anos anteriores. No fim do ano passado, o diretor-geral da Corte ganhou mais de R$ 22 mil pelas horas extras entre dezembro e janeiro. Dezenas de servidores tiveram vencimentos na mesma faixa.

Em nota enviada ao Estadão, o TSE afirmou que “os pagamentos se referem ao serviço extraordinário prestado em anos anteriores, bem como a serviços realizados para manter o tribunal em funcionamento durante o período de recesso”, previstos em resolução sobre o trabalho nessa época do ano. A Corte eleitoral, contudo, não especificou quais foram as funções essenciais desempenhadas por esses servidores que justificariam os aumentos significativos nos holerites. Procurado pela reportagem, o STF não respondeu até a conclusão desta edição.

Os gastos dos tribunais com horas extras são regulamentados por uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que define como expressamente extraordinário qualquer trabalho desenvolvido durante o período de recesso. A regra obriga as Cortes a observar o sistema de plantões do Judiciário, o que equipara o trabalho nos meses de recesso forense a serviços prestados em feriados.

“Cada tribunal acaba por adotar um sistema interno de plantões, mas, ainda que haja essa autonomia na atuação dos mesmos, eles não estão isentos de obedecerem, nessas escolhas, aos princípios constitucionais que norteiam toda a administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”, disse a advogada Gabriella Miranda, especialista em Direito Público.

 

 

Weslley Galzo / ESTADÃO

Publicado em Política

ITÁLIA - O proprietário de uma cafeteria italiana está incrédulo depois de ser multado em 1.000 euros (R$ 5.200) por não exibir o custo de um expresso de 2 euros, aproximadamente R$ 10.

O dono do café Ditta Artigianale em Florença foi punido pela polícia depois que um cliente o denunciou no final de abril por não anunciar seus preços conforme exigido por lei.

O inspetor Leonardo Magnolfi, da polícia local de Florença, disse que um cliente do sexo masculino denunciou o café por não exibir o preço do café atrás do balcão – como dita a lei. A polícia acompanhou a queixa e multou a loja em 1.000 euros depois de verificar que o preço estava realmente ausente.

O dono do café, Francesco Sanapo, recorreu ao Facebook para reclamar da multa, que ele disse ter surgido depois que um cliente ficou surpreso com o custo de 2 euros de um expresso descafeinado.

Sanapo é um barista premiado e estrela de “Caçadores de Café”, um programa do canal de comida italiana “Gambero Rosso”. Escrevendo no Facebook na segunda-feira, Sanapo disse: “Não estou aqui para discutir a multa, que será feita nos escritórios competentes e estou pronto para pagar pelos meus erros”.

No entanto, ele disse que sentiu que tinha que falar pelo bem da indústria da hospitalidade e “o futuro do café italiano”. A empresa promove suas credenciais de comércio justo, enquanto seu site afirma que trabalha “exclusivamente com bons cafés… bons em seu sabor e bons em sua ética”.

Sanapo escreveu: “Estou aqui para garantir que ninguém mais fique indignado se pagar dois euros por um expresso. É uma missão e vou cumprir com a cabeça erguida”.

Ele argumentou que, embora o preço não estivesse visível, ele estava disponível no menu do código QR.

O inspetor Magnolfi disse que os policiais verificam regularmente se há violações do regulamento em lojas e estabelecimentos de alimentos e bebidas. Ele disse que, em média, eles emitem cerca de 15 multas desse tipo a cada ano – para uma variedade de produtos, incluindo sorvete e roupas.

Magnolfi disse que “exibir o preço de um produto ou bem é um dos princípios fundamentais na salvaguarda do consumidor”. Ele disse que aceita que alguns possam se surpreender com a multa “que pode parecer excessiva para um café de dois euros, mas isso é a lei”. Ele acrescentou que o café costuma custar entre 1 e 1,5 euros, o que “provavelmente foi o que alarmou o consumidor em primeiro lugar”.

 

 

ISTOÉ DINHEIRO

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