fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Segunda, 30 Mai 2022

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA), comunica que a partir desta quarta-feira (01/06), os usuários do SUS que procurarem a Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Felícia para atendimento de síndrome gripal serão direcionados para Posto do SAAE, localizado na Rua Francisco Possa, Nº 1.450, próximo à sede da Guarda Municipal, no próprio bairro Santa Felícia.

A medida está sendo tomada para atender com maior conforto os pacientes com síndrome gripal e realizar os testes para diagnosticar a COVID-19 em um espaço maior, uma vez que a procura nesta unidade aumentou muito nos últimos dias.

O atendimento permanece das 7h30 às 16h.

Idosa de 99 anos voltou para casa sem nenhuma sequela devido ao rápido atendimento oferecido no hospital.

 

SÃO CARLOS/SP - A pouco menos de seis meses de completar 100 anos, a são-carlense Rosa Trufino levou um grande susto no último dia 26 de março, quando teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico. Ela fará cem anos no dia 20 de novembro.

Enquanto tomava café com leite na clínica onde mora, no Jardim Paraíso, começou a apresentar os sintomas. O técnico em enfermagem Samuel Ferreira da Silva percebeu e rapidamente acionou o socorro.

Rosa foi levada para a Santa Casa, onde foi atendida pela equipe de Neurologia. “Como ela chegou bastante rápido ao hospital, nós conseguimos oferecer a medicação, o trombolítico, que recanalizou o vaso sanguíneo e fez o fluxo sanguíneo voltar”, afirmou o neurologista e Coordenador do Serviço de Neurologia da Santa Casa, Dr. Vitor Pugliesi.

Ainda segundo o especialista, o medicamento trombolítico só pode ser usado em casos de AVC isquêmico, quando ocorre o entupimento de uma artéria cerebral, e deve ser administrado no período de até quatro horas e meia desde o diagnóstico do AVC.

Por conta disso, o atendimento rápido recebido por Rosa foi fundamental para o sucesso do tratamento. “É bem provável que ela teria voltado para as atividades dela com bastante sequelas. Poderia ter ficado acamada e dependente de outras pessoas para os cuidados básicos no dia a dia”, explicou o Dr. Vitor Pugliesi.

Por conviver com outros idosos que tiveram sequelas em virtude do AVC, Rosa conta ter sentido medo de não retomar as atividades: “Eu fiquei com medo, quem não fica? Está tudo normal, graças a Deus, a cabeça, tudo, nada mudou”.

 

ATENDIMENTO DE EXCELÊNCIA

De acordo com o Coordenador do Serviço de Neurologia, o hospital recebeu, em fevereiro, uma placa do Projeto Angels em reconhecimento ao trabalho realizado para a diminuição do tempo de atendimento de pacientes.

Atualmente, a Santa Casa conta com parâmetros melhores que os internacionais. “Se preconiza que, da chegada ao hospital até receber a medicação, o chamado tempo ‘porta-agulha’, teria que levar até 60 minutos, ou seja, uma hora. Na Santa Casa, o paciente recebe a medicação em 20 minutos, em média. E isso é muito bom, porque quanto mais tempo sem a medicação, mais tecido neurológico é afetado”, afirmou o Dr. Vitor Pugliesi.

O Projeto Angels está presente em mais de 150 hospitais no Brasil e mais de 2.800 hospitais no mundo, tendo como objetivo aumentar o número de centros capacitados para o atendimento do AVC.

 

UNIDADE DE AVC

Dr. Vitor Pugliesi explica que o objetivo é criar um espaço especializado dentro da Santa Casa, denominado de Unidade de AVC, para tratar apenas pacientes neurológicos. Hoje os casos mais graves ficam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e depois recebem alta para a enfermaria, onde iniciam a reabilitação.

Uma unidade especializada pode melhorar e muito o desfecho desses pacientes, que receberão atenção especial. “A ideia é que a gente tenha pelo menos seis leitos monitorizados e especializados no cuidado ao AVC. Isso vai fazer com que a gente consiga ofertar um conjunto de insumos em saúde: fisioterapia, fonoaudiologia, enfermagem especializada. Tudo isso vai melhorar ainda mais a qualidade do atendimento para esses pacientes”, concluiu.

SÃO CARLOS/SP - Em 2022 já foram registradas em São Carlos 1.843 notificações, com 1.017 casos positivos de Dengue, sendo 975 autóctones e 42 importados com 1 morte registrada. Para Chikungunya foram registradas 6 notificações, com 6 casos descartados. Para Febre Amarela foram registradas 2 notificações com 1 resultado negativo e 1 caso suspeito aguardando resultado do exame. Para Zika nenhuma notificação foi registrada até agora.
Os agentes de combate às endemias estão trabalhando nos seguintes bairros neste momento: Jardim Novo Horizonte, Jardim Maracanã e no Jardim Tijuca. 

2021 - Foram registradas 670 notificações, com 136 casos positivos para a Dengue, sendo 102 autóctones e 34 importados. Para Chikungunya foram registradas 30 notificações, com 30 resultados negativos para a doença. Para Febre Amarela foi registrada 1 notificação, com 1 caso descartado. Para Zika foram registradas 12 notificações, com 12 casos descartados. 

2020 - Foram registradas 1.638 notificações para Dengue com 640 casos positivos, 582 autóctones, 58 importados e 1 óbito confirmado. Para Febre Amarela foram registradas 6 notificações, com 6 resultados negativos para a doença. Para Zika foram registradas 7 notificações com 7 resultados negativos. Para Chikungunya não foi registrada nenhuma notificação.

SÃO CARLOS/SP - O prefeito Airton Garcia inaugurou na manhã deste terça-feira (31/05), o Complexo Viário "Melissa de Aquino", localizado no cruzamento das ruas Passeio das Palmeiras e Passeio dos Ipês, na região do Shopping Iguatemi.

A obra, uma contrapartida de R$ 300 mil, foi finalizada ano passado, porém em virtude da pandemia da COVID-19, somente foi inaugurada oficialmente agora.
O vereador Rodson Magno do Carmo é o autor da Lei Nº 20.397, de novembro de 2021 que denomina “Melissa de Aquino” o Complexo Viário.

A família da homenageada agradeceu Rodson Magno do Carmo pela sensibilidade do vereador ao propor o nome e ao prefeito Airton Garcia por sancionar a lei.
O prefeito Airton Garcia entregou uma placa aos pais da homenageada, João Paulo de Aquino e Leda Maria Cardinal de Aquino, com os seguintes dizeres: Que a lembrança do seu sorriso permaneça no coração de seus pais e irmão.

“Esta homenagem que prestamos à Melissa e à família é justa. Afinal, foi uma cidadã são-carlense que, apesar da pouca idade, exerceu com dedicação e espírito público todas as suas atividades comunitárias e profissionais, não apenas em São Carlos, mas também na nossa vizinha Araraquara. Como prefeito, esse reconhecimento me enche muito de orgulho”, disse Airton Garcia.

A Secretaria de Transporte e Trânsito também homenageou a mãe de Melissa de Aquino com um ramalhete de flores.

Participaram da solenidade os secretários de Transporte e Trânsito, Paulo Luciano, de Serviços Públicos, Mariel Olmo, o chefe de gabinete da Prefeitura, José Pires (Carneirinho), o vereador Marquinho Amaral, irmão, tios, amigos e a sobrinha Maria Eduarda Buzo de Aquino.

Melissa de Aquino nasceu em São Carlos, em 4 de abril de 1975, filha de João Paulo de Aquino João Paulo de Aquino e Leda Maria Cardinal de Aquino, servidores públicos, estudou o ensino básico e fundamental na E.E. Luís Augusto de Oliveira e o ensino médio na E.E. Álvaro Guião. Apaixonada por administração e direito público, ingressou, no ano de 1994, na Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Araraquara, e após 4 anos formou-se Bacharel em Administração Pública, cargo que exerceu com louvor na administração municipal, na também cidade vizinha, após lograr sucesso em concurso público no ano de 2002.

Católica atuante na paróquia de São Sebastião, casou-se no dia 17 de outubro de 2005, com Rodrigo Cutiggi, na capela do Colégio São Carlos. Aos 33 anos de idade e aos 5 meses da sua primeira gestação, veio a falecer após complicações geradas pela também morte do feto, na cidade de Araraquara.
Melissa foi sepultada no dia 6 de outubro de 2008 no cemitério Nossa Senhora do Carmo, em São Carlos.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - São Carlos registrou mais um óbito por COVID-19 nesta terça-feira (31/05), totalizando 595 mortes pela doença no município. O óbito foi de um homem de 88 anos, internado em hospital público desde 27/05. O paciente tinha recebido duas doses da vacina contra a COVID-19.

Foram registrados nesta terça-feira (31/05) mais 310 exames positivos e 384 negativos para COVID-19. 

Nenhum paciente com COVID-19 está neste momento em leito de estabilização das UPAS.

Publicado em Coronavírus

ARARAQUARA/SP - O Comitê de Contingência da Covid anunciou nesta terça-feira (31) que o uso de máscaras voltará a ser obrigatório no município de Araraquara. Segundo a secretária da Saúde, Eliana Honain, a medida será publicada em decreto e determinará o uso do acessório de proteção em ambientes fechados.

A flexibilização foi adotada em Araraquara no mês de março de 2022, seguindo decreto estadual que desobrigava o uso de máscaras no Estado de São Paulo. No entanto, a alta nas contaminações e, consequentemente, das internações por covid, levou o comitê a estabelecer o uso obrigatório em todos os ambientes fechados. A medida passa a valer imediatamente após a publicação do decreto.

Segundo o boletim do comitê desta segunda-feira (30), Araraquara atingiu 100% de ocupação nos leitos de enfermaria destinados ao atendimento de pacientes com covid-19. O total de internados no município era de 38 pacientes, sendo 34 em enfermaria e 4 em UTI, sendo 3 confirmados e 1 suspeito.

Dos 38 internados, 30 são moradores de Araraquara e 8 residem em outros municípios: Américo Brasiliense (4), Boa Esperança do Sul (1), Ibitinga (1), Motuca (1) e São Carlos (1).

A Santa Casa tem 4 pacientes, o Hospital São Paulo tem 11 pacientes, o Hospital São Francisco tem 3 pacientes, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 10 pacientes e o Heab tem 10 pacientes.

 

 

Luís Antonio / PORTAL MORADA

Publicado em Araraquara

Foram investidos cerca de R$ 5,5 milhões na obra; novo espaço visa melhorar as condições de trabalho dos militares e de atendimento à população

 

BAURU/SP - O secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, inaugurou, nesta segunda-feira (30), a nova sede do Comando de Bombeiros do Interior – 2 (CBI-2), em Bauru, com um investimento aproximado de R$ 5,5 milhões. O novo espaço visa melhorar as condições de trabalho dos militares e de atendimento à população beneficiada, a qual soma 9,2 milhões.

"Tudo começa com uma ideia, essa ideia vira um projeto, e o projeto tem seu início, meio e fim. Hoje o projeto está concluído. O comando do Corpo de Bombeiros está fincado no Interior", destacou o secretário.

"Essa nova instalação busca a dar suporte e abrigo adequado a toda essa estrutura existente", completou o comandante-geral da PM, coronel Ronaldo Miguel Vieira, ao citar que o CBI-2 é responsável pela coordenação de 375 municípios, inclusive com o atendimento a emergências pelo 193.

Do total injetado para realização da obra, R$ 1 milhão foi disponibilizado pelo Estado e o restante pelo município por meio do Fundo Municipal de Manutenção do Corpo de Bombeiros (FUMB).

As obras tiveram início em janeiro de 2020 e foram finalizadas em abril deste ano. O novo espaço está localizado na Avenida Odilon Cerqueira Braga, 2-25, na Vila Aviação, e conta com diversas salas, alojamentos, banheiros, inclusive com acessibilidade, além de espaços para reuniões e aulas, refeitório, cozinha, receptação e pátio coberto a fim de atender às necessidades dos bombeiros e também do morador que buscar pelo serviço.

"Tenho certeza que isso [a inauguração] representa um avanço muito grande porque vamos enxergar melhor as demandas e necessidades, e ofertaremos mais serviços. Além disso, os comandos regionais têm papel preponderante no plano de expansão do Corpo de Bombeiros", explicou o comandante do Corpo De  Bombeiros do estado, coronel Valdir Pavão, o qual também disse que há previsão de inauguração de 21 quarteis e bases até o fim desse ano.

Atualmente, o CBI-2 é comandando pelo coronel Nilton César Zacarias Pereira e tem em seu efetivo 66 bombeiros compondo o Estado-Maior e o Centro de Operações – Cobom (telefone de emergência 193), e outros 15 de Prontidão de Serviço 24 x 48 horas. Esses profissionais têm ainda o apoio de viaturas, como um micro-ônibus, um auto farol, um Comando de Operações, dois caminhões de apoio, três viaturas orgânica/transporte de pessoas e um utilitário.

O CBI-2 está estrategicamente localizado e integra seis unidades operacionais, sediadas em Ribeirão Preto, Marília, Bauru, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Araçatuba. No ano de 2021, na área territorial do Comando, foram atendidas mais de 185,7 mil ocorrências, dentre elas 22,6 mil de incêndio, 70,2 mil de resgate e 36 mil de salvamento. Entre os casos de destaque atendidos, está o soterramento de bombeiros civis, em Altinópolis, no fim do ano passado.

Publicado em Outras Cidades

UCRÂNIA - Um tribunal ucraniano condenou nesta terça-feira (31) a 11 anos e meio de prisão dois soldados russos acusados de bombardear com lança-mísseis múltiplos duas localidades da região de Kharkiv, no nordeste ucraniano, nos primeiros dias da guerra.

Alexander Bobykin e Alexander Ivanov foram declarados culpados de "violar os usos e costumes da guerra" após um julgamento que começou há algumas semanas, segundo a agência Interfax-Ucrânia.

Ainda de acordo com a agência, os dois acusados "reconheceram totalmente sua culpa e declararam que estavam arrependidos".

Na semana passada, o tribunal de Kiev condenou à prisão perpétua um soldado russo de 21 anos por crimes de guerra.

De acordo com o Ministério Público ucraniano, o país abriu mais de 12 mil investigações por crimes de guerra desde 24 de fevereiro, quando começou a invasão russa.

 

 

AFP

Publicado em Guerra na Ucrânia

Evento ocorre no dia 30 de julho, às 21h, na Oasis Eventos, e conta com um grandioso show com a banda Blitz.

 

SÃO CARLOS/SP - A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) inicia as vendas para o tradicional Jantar do Comerciante 2022. A festa ocorre no dia 30 de julho, às 21h, na Oasis Eventos, e contará com um grandioso show com a banda Blitz.

Oferecendo um gostinho do que está por vir, para 2022 são esperadas cerca de 1.000 pessoas, num jantar mais que especial e glamouroso com a presença da banda Blitz, que promete animar a todos os convidados.

A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) inicia as vendas para o tradicional Jantar do Comerciante 2022, no dia 01 de junho de 2022. A festa ocorre no dia 30 de julho, às 21h, na Oasis Eventos.

Os ingressos para o evento estarão à venda na sede da ACISC, localizada na Rua General Osório, 401, por R$ 170,00 (primeiro lote), R$190,00 (segundo lote) e R$210,00 (terceiro lote). Não serão vendidos convites na hora.

“Será um evento para ficar para a história da ACISC, assim como os dos outros anos. Este ano, faremos algo ainda mais moderno e sofisticado para nossos comerciantes, empresários e parceiros”, disse o presidente da ACISC, José Fernando Domingues.

 

História

O Jantar do Comerciante é promovido pela ACISC há mais de 43 anos, em uma forma de homenagear os comerciantes do ano eleitos com base na Lei Municipal 7435, responsáveis por movimentar a economia local e engrandecer o comércio de São Carlos.

Por sua tradição, há anos o jantar passou a ser um dos eventos mais aguardados pela classe empresarial, reunindo também autoridades, parceiros e imprensa, sendo considerado uma ótima oportunidade de networking, prospecção de negócios e muita diversão.

 

Homenageados

Devido a Pandemia da COVID -19, o último jantar em comemoração ao “Comerciante do Ano” foi realizado em 2019.  Sendo assim, a diretoria teve a missão de eleger 6 candidatos às vagas de “Comerciante do Ano” e “Comerciante Homenageado” em 2020, 2021 e 2022. Esta eleição é a mais importante para o comércio de São Carlos e tem tradição de 59 anos. Sendo assim, segue abaixo a lista dos eleitos:

 

 

Comerciantes do ano:

2022 – Hamilton Carlos Campanini – Nanmi Gastronomia e Bar Ltda

2021 – Daniele Fernanda Favoretto Valenti – CATE Valenti

2020 - Danilo Loretto – Sumirê

 

Comerciante homenageado:

2022 – Jaime Celso Bruno – Jayme Modas

2021 – Edison de Oliveira Cardoso – Kilomodas

2020 – Lucilene Gentil Moreira Pugliesi – Cacau Show

 

Além das seis empresas que fortalecem o desenvolvimento de São Carlos, o Jantar do Comerciante também destaca o patrocínio da UNIMED, Nanmi Restaurante e Lounge Bar, Sistema Clube de Comunicação, EPTV, Engefort, Imobiliária Cardinali, Jornal Primeira Página, CATE Valenti, Uniodonto, Jovem Pan, Vital Mais, Lorençoni Corretora de Seguros, SICOOB CREDIACISC, CIESP, Farmácia do Rosário, Sumirê, Art Point, Jeep, MApfre Seguradora, Supermercados Jaú e AC/Celular.

Publicado em Comércio

SÃO CARLOS/SP - O vereador Rodson Magno juntamente com o presidente da PROHAB, Walcinyr Bragatto, receberam na tarde desta segunda-feira, 30, a gerente de Área Social do CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), Valéria Sanches e sua equipe para realizar o levantamento das residências que participarão do “Programa Viver Melhor” no bairro Jardim Gonzaga.

O Programa Viver Melhor  leva qualidade de vida e proteção às famílias mais carentes por meio de intervenções na estrutura física das moradias que afetam sua segurança e saúde. Os tipos de serviços a serem executados pelas equipes do programa, sem custo para as famílias, abrangem coberturas, alvenaria, revestimento, piso, pintura, instalações elétricas e hidráulicas, instalação de esquadrias, melhorias em acessos e áreas comuns do núcleo habitacional, reparos de drenagem, entre outros. 

Rodson, que solicitou ao Governo do Estado o “Programa Viver Melhor”, destacou e agradeceu em especial ao amigo Fernando Marangoni, ex-secretário executivo da Secretaria Estadual de Habitação por todo apoio e parceria nesta conquista. “Serão 232 casas do bairro Jardim Gonzaga que participarão do programa, com isso, as famílias terão uma melhor qualidade de vida e proteção”, concluiu o vereador.

Publicado em Política

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.