fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Terça, 24 Mai 2022

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria de Cidadania e Assistência Social com apoio da Secretaria de Saúde, aproveitou a “Operação Frente Fria” para vacinar contra a gripe as pessoas em situação de rua.

Desde da entrada da frente fria na cidade, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social intensificou as rondas realizadas em várias regiões da cidade para convidar os moradores em situação de rua a pernoitar na Casa de Passagem (antigo Albergue Noturno) ou na Igreja São João Batista. 

“Aproveitamos as rondas e também oferecemos a vacina para as pessoas em situação de rua acolhidas durante a Operação Frente Fria. O Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial, através da equipe do Consultório na Rua operacionalizou a vacinação e o Departamento de Vigilância em Saúde participou da ação, disponibilizando os imunizantes e materiais necessários para aplicação”, explica a secretária de Cidadania e Assistência Social, Vanessa Soriano.

Desde o início da operação Frente Fria já foram aplicadas 123 doses da vacina da Influenza (gripe), sendo 57 doses no albergue da Igreja São João Batista, 15 doses na Casa de Passagem, 45 doses na Casa de Nazaré e 21 doses nas ruas.

Desde a previsão da entrada de uma frente fria na cidade, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social também realizou a distribuição de 630 cobertores, já que durante as rondas as pessoas são abordadas, informadas sobre as vagas na Casa de Acolhimento e na Igreja São João Batista, locais onde podem fazer a higiene pessoal, dormir e se alimentar, porém para aquelas que não aceitam ir para o acolhimento, recebem cobertores. Também são ofertados os serviços oferecidos pelo Centro POP.

A Casa de Passagem (Albergue) fica na rua Rotary Clube, 101, na Vila Marina. O telefone é o 3361-1267. A Igreja São João Batista fica na rua Antônio Carlos Ferraz Sales, 1.315, no Santa Felícia e o Centro POP está localizado na rua São Joaquim, 818, no centro. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 8h às 17h. O telefone é o 3307- 4795.

RÚSSIA - A Rússia examinará a possibilidade de trocar prisioneiros com a Ucrânia depois dos julgamentos dos combatentes ucranianos detidos, afirmou o vice-ministro russo das Relações Exteriores, Andrei Rudenko.

"Vamos analisar tudo isso depois que os que se renderam forem julgados e do anúncio das sentenças", disse. "Antes, as discussões sobre uma troca são prematuras", acrescentou.

Na semana passada, os últimos combatentes ucranianos da estratégica cidade de Mariupol, que ficaram entrincheirados durante semanas na grande siderúrgica Azovstal, se renderam.

De acordo com o Ministério da Defesa russo, mais de 4.000 soldados ucranianos foram capturados.

As autoridades ucranianas desejam organizar uma troca de prisioneiros de guerra, mas a Rússia considera que parte deles, que integram o batalhão Azov, são combatentes neonazistas culpados de crimes de guerra, e não militares.

No sábado (21), o deputado e negociador russo Leonid Slutski declarou que Moscou "examinaria" a possibilidade de trocar combatentes do regimento citado por Viktor Medvedchuk, empresário ucraniano próximo ao presidente russo Vladimir Putin. Ele foi detido em meados de abril na Ucrânia.

Rudenko, no entanto, afirmou nesta quarta-feira que a Rússia não considera tal troca. "Não, não vamos analisar isso. Não temos essa informação no Ministério das Relações Exteriores", disse.

O líder separatista pró-Rússia Denis Puchilin afirmou na terça-feira que a Procuradoria-Geral da república autoproclamada de Donetsk estava trabalhando com Moscou para decidir a composição do tribunal responsável por julgar os prisioneiros ucranianos.

Rudenko afirmou que não tem informações sobre a questão.

 

 

 

por AFP

Publicado em Guerra na Ucrânia

Evento religioso ocorre nos dias 27, 28 e 29 de maio depois de dois anos de interrupção devido à pandemia

 

SÃO CARLOS/SP - A tradicional Festa dos Padroeiros de Santa Eudóxia volta a ocorrer neste próximo final de semana, dias 27, 28 e 29 de maio, depois de dois anos de interrupção devido à pandemia de Covid-19.

Para o presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Roselei Françoso (MDB), é um importante momento para Santa Eudóxia. “Agradeço a todos os organizadores e apoiadores desta tradicional festa”, frisa o parlamentar.

A organização da festa é da Paróquia São Sebastião, comunidade local e Prefeitura de São Carlos. Os vereadores Roselei Françoso, André Rebello, Tiago Parelli, Professora Neusa, Robertinho Mori e Bruno Zancheta destinaram emenda parlamentar para apoiar o evento.  

“Essa é uma festa realizada há 50 anos pela paróquia de São Sebastião com o apoio da Prefeitura, dos vereadores e população do distrito”, lembra Roselei, que é natural do distrito. “É uma festa importante para os moradores do distrito”, conta.

A festa de caráter religioso é realizada na praça da igreja de São Sebastião, à rua Cel. Joaquim Cintra, e presta homenagens aos padroeiros do distrito, Santa Mártir Eudóxia e São Sebastião do Quilombo.

Devido à pandemia de Covid 19 a festa não ocorreu nos dois últimos anos. “Além da importância religiosa, essa festa movimenta a economia local com a venda de pratos típicos e artesanatos”, salienta Roselei.

Serão três dias de celebrações, missas, show de prêmios, shows musicais, cavalgada, procissão de cavaleiros e barracas de comidas típicas e de artesanato.  Mais informações (16) 99786 9421.

PROGRAMAÇÃO

Dia 27, sexta-feira

19h30 – Santa Missa

20h30 – Show de prêmios

 

Dia 28, sábado

17h00 – Barracas Típicas

18h00 – Santa Missa

19h30 – Orquestra de Violeiros

21h00 – Show – Banda Dígito III

 

Dia 29, domingo

09h00 – Procissão e benção dos cavaleiros (Fazenda III Marias)

11h00 – Banda Marcial Municipal de Ibaté

11h30 – Tradicional Churrasco no Salão Paroquial

16h00 – Procissão dos Andores e Santa Missa c/ bispo D. Luiz Carlos Dias

18h00 – Leilão de gados e prendas

20h30 – Encerramento com shows de Gabriel Violeiro e Ricardo Fernandes

Publicado em Cidadania

UVALDE, Texas - As 19 crianças e dois professores mortos em uma escola primária do Texas estavam em uma única sala de aula da quarta série onde o atirador entrou, disseram autoridades nesta quarta-feira sobre o tiroteio mais letal em escola dos Estados Unidos em quase uma década que reacendeu o debate sobre as leis de armas no país.

A polícia cercou a Robb Elementary School em Uvalde, no Texas, quebrando janelas em um esforço para retirar crianças e funcionários, disse o porta-voz do Departamento de Segurança Pública do Texas, Chris Olivarez, à CNN. Os policiais invadiram a sala de aula e mataram o atirador, identificado como Salvador Ramos, de 18 anos.

Ramos iniciou seu ataque atirando na avó, batendo seu carro e entrando na escola usando equipamento tático e carregando um rifle, disseram as autoridades. Sua avó sobreviveu, mas está em estado grave.

Investigadores estaduais e federais ainda estão trabalhando para determinar o motivo do atirador, disse Olivarez à MSNBC. Várias crianças também ficaram feridas, afirmou ele à Fox News, embora não tenha uma contagem exata.

O ataque, que ocorreu 10 dias depois que um declarado supremacista branco atirou em 13 pessoas em um supermercado em um bairro majoritariamente negro de Buffalo, levou o presidente Joe Biden a pedir leis mais rígidas de controle de armas em um discurso no horário nobre para o povo norte-americano.

"Como nação, temos que perguntar quando, em nome de Deus, vamos enfrentar o lobby das armas", disse ele.

Biden ordenou que as bandeiras sejam hasteadas a meio mastro diariamente até o pôr do sol no sábado por causa da tragédia.

O ataque no Texas é o tiroteio em escola mais letal desde que um atirador matou 26 pessoas, incluindo 20 crianças, na Sandy Hook Elementary School, em Connecticut, em dezembro de 2012.

 

 

Por Brad Brooks / REUTERS

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Depois de dois anos de pandemia da COVID-19, o Circuito Arena está de volta de forma presencial. No próximo domingo (29/05), a partir das 18h, a população vai poder assistir à apresentação de jovens artistas do grupo Big Band do Projeto Guri - Polo São Carlos.

A apresentação será no Teatro de Arena “José Saffioti Filho”, anexo ao Teatro Municipal Drº Alderico Vieira Perdigão, local onde foram realizadas diversas edições do Circuito Arena, programa que tem como objetivo proporcionar atividades culturais, gratuitamente, à população de São Carlos. 

Durante o período mais difícil da pandemia da COVID-19 (março de 2020 até abril de 2022), pensando nos artistas locais já que o distanciamento social era necessário, a Secretaria de Esportes e Cultura, por meio do Centro Municipal de Artes e Cultura (CEMAC), criou o “Circuito Arena em Casa”, solução que a Prefeitura encontrou para aproximar os artistas locais com o público, realizando 200 apresentações pela internet.

O diretor de Cultura, Carlos Alberto Caromano, lembra que a última apresentação presencial do Circuito Arena aconteceu em comemoração do Dia da Mulher em março de 2020. “Agora é um recomeço. As pessoas não estão mais acostumadas com essas apresentações no Teatro de Arena, mas a ideia é essa, recomeçar o trabalho oferecendo apresentações que agradem toda a família”, revela Caromano.

O Circuito Arena começou em julho de 2017 com apresentações musicais, teatrais e circenses.

Publicado em Outras Notícias

SÃO PAULO/SP - Segundo informações divulgadas pelo portal “Observatório da TV”, a apresentadora Sabrina Sato, que recentemente assumiu a apresentação de dois programas do “GNT”, canal da Rede Globo, poderá estar a frente de uma terceira atração.

Além do “Desapegue Se For Capaz” e do “Saia Justa”, a celebridade pode estar sendo cotada para comandar o “Vídeo Show”, da emissora carioca, que voltará a ser exibido em 2023. Sabrina se juntaria à Maisa Silva, que de acordo com o veículo, também vai assumir o programa.

No entanto, em entrevista ao “A Tarde é Sua”, Sato negou a informação: “Gente, eu não estou sabendo de nada não. Eu sei que estou trabalhando direto. Minha rotina está sendo uma verdadeira correria. Eu estou gravando todos os dias, desde o carnaval. Para vocês terem noção, eu ainda não tive uma folga”, contou.

 

 

 

Por: Laís / METROPOLITANA

Publicado em TV

SÃO CARLOS/SP - Uma quadrilha deixou um vendedor em pânico na tarde de ontem, 24, na Rua Professora Janete Maria Martinelli Lia, no bairro Cidade Aracy 2, em São Carlos.

Segundo consta, o homem de 38 anos, é vendedor de roupas intimas, e estava realizando entrega das peças aos clientes, quando dois bandidos o abordaram e o renderam, momento esse que apareceu mais dois meliantes e o obrigaram a ir com seu veículo até o final da rua, onde foi abandonado.

O carro um GM Classic da cor prata com placas DVO-7125, R$ 400,00 em dinheiro e as peças intimas foram levados pela quadrilha.

A vítima foi até a Central de Polícia Judiciária e registou o roubo.

Publicado em Policial

CAMPO GRANDE/MS - A Embrapa Pantanal (MS) e a Embrapa Gado de Corte (MS), em parceria com a Associação Brasileira de Produtores Orgânicos (ABPO), avaliaram a dinâmica do desenvolvimento da cadeia produtiva de bovinos criados em sistema orgânico no Pantanal Sul-Mato-Grossense. Em apenas três anos, de 2013 a 2016, foi registrado aumento acima de 200% no número de animais e na quantidade de carne proveniente dessa cadeia. O número de produtores e abates cresceu mais de 100% no mesmo período. Crescimento exponencial dos abates mensais com certificação de carne sustentável também foi observado no período de junho de 2020 a maio de 2021.  

Segundo os autores do estudo, todas as regiões do Pantanal têm vocação para a produção de carne orgânica. Boas práticas de produção, certificadas, com atendimento a requisitos que vão do tipo de alimento fornecido ao rebanho ao cumprimento de legislação específica (leia nesta matéria), dão direito ao uso de selos de carne orgânica e sustentável.

A pecuária é a principal atividade econômica da região pantaneira e vem sendo desenvolvida de maneira extensiva há mais de 200 anos, com a utilização racional dos recursos naturais, principalmente das forrageiras nativas.  "A crescente produção de carne orgânica e sustentável pode ser uma opção capaz de contribuir para que se mantenham as boas condições de conservação ambiental do bioma”, afirma o pesquisador da Embrapa Urbano Abreu, líder das atividades sobre a temática.

A produção na região atende ainda à demanda do mercado consumidor por produtos obtidos por meio de sistemas de produção ambientalmente corretos e socialmente justos. Isso agrega valor ao produto, além de oferecer uma carne de melhor qualidade ao consumidor. Abreu lembra que uma parcela da população mundial se preocupa com a utilização de compostos químicos na produção animal. Os processos de pecuária orgânica seguem critérios de qualidade que incentivam a conservação ambiental, a saúde humana, os direitos dos trabalhadores e o bem-estar animal”, destaca, afirmando que há muitas oportunidades no mercado de orgânicos. “Em especial, para os certificados premium e gourmet e de vínculo com a origem”, completa, ressaltando que os produtos também ajudam a valorizar o bioma.

Propriedades certificadas

Atualmente, de acordo com o Gerente-Executivo da ABPO, Silvio Balduíno, há fazendas certificadas em produção de carne orgânica e sustentável em todas as regiões pantaneiras do Mato Grosso do Sul (MS). As marcas Korin, Wessel, Malunga, Farmi, Taurinos e Bio Carnes já comercializam o produto nos mercados interno e externo. Há seis indústrias frigoríficas credenciadas para fazer o abate desses animais: Boibrás Ind. Com. Carnes e Sub Produtos Ltda (São Gabriel do Oeste), Frima Frigorífico Marinho Ltda (Corumbá), JBS (Campo Grande), Frigo Balbinos (Sidrolândia), Frizelo Frigoríficos Ltda (Terenos) e Naturafrig Alimentos Ltda (Rochedo).

Pesquisas em Pecuária Orgânica e Sustentável

A produção de carne orgânica no Pantanal iniciou-se com a formação da ABPO, que elaborou um protocolo de produção, no qual foram incorporados os conceitos de qualidade e sustentabilidade nas bases social, ambiental e econômica.  Os pesquisadores da Embrapa, juntamente com parceiros da ABPO e WWF, deram início às pesquisas relacionadas à produção de pecuária orgânica no Pantanal em 2004. Ao longo dos  anos, foram realizados estudos de casos de implantação e desenvolvimento de sistemas orgânicos no Pantanal, com levantamento de custos e análises dos pontos que apresentavam necessidade de pesquisa analítica dos sistemas de produção. Quem organiza e decide sobre os sistemas são os produtores pantaneiros.

O estudo avaliou a quantidade de carne orgânica produzida, número de produtores, reses e lotes abatidos em Mato Grosso do Sul (2013-2016). A análise mostrou a evolução da cadeia produtiva da carne orgânica: gargalos, oportunidades e demandas, além da taxa de crescimento médio. As avaliações mostraram um crescimento acima de 200% no número de animais e da quantidade de carne dessa cadeia produtiva, e acima de 100% no número de produtores e de abates. Os números avaliados em apenas três anos mostram que o interesse do consumidor por esse tipo de carne diferenciada é crescente.

Por outro lado, o peso médio individual das carcaças diminuiu 0,6%, provavelmente refletindo o direcionamento da ABPO em trabalhar com fêmeas mais jovens com melhor acabamento. Esse aspecto é de fundamental importância para a análise da eficiência econômica desses sistemas de produção. Pois a redução da idade do animal ao abate pode levar ao aumento da produtividade por unidade de área pelo uso mais eficiente do espaço das fazendas, com menor tempo e custo de produção. Isso mostra que a adoção de novas tecnologias será necessária para o desenvolvimento das cadeias da carne orgânica e sustentável visando ao aumento da produtividade e redução de perdas. As informações geradas possibilitam direcionar o crescimento dessa cadeia de forma mais eficiente com o objetivo de gerar lucro.

Vários criadores pantaneiros vêm se associando, com o objetivo de se beneficiar desse sistema natural de criação e procurando alternativas tecnológicas para aumentar a produtividade animal. Após o marco legal da Carne Sustentável do Pantanal de MS, ocorrido em novembro de 2018, e, apesar da pandemia, o mercado se organizou. E no período de junho de 2020 a maio de 2021 foi observado um crescimento exponencial (Figura 1) dos abates mensais com certificação de carne sustentável

Modo de produção diferenciado

O pesquisador Urbano Abreu explica que a superação dos desafios da produção diferenciada de alimentos requer harmonizar abordagens tradicionais com adoção de visões sistêmicas, que considerem o funcionamento específico e a integração dos diferentes elementos da cadeia agroalimentar. “As dificuldades próprias do Pantanal como a logística, a falta de estradas e de escolas, o isolamento geográfico, as dificuldades em desenvolver agricultura para alimentação dos animais, o ciclo das cheias e secas, entre outras variantes, são desafios naturais nesse sistema de produção”.

Urbano detalha, em relação ao sistema orgânico, que existem restrições impostas pela legislação, principalmente nas questões nutricionais, uma vez que não se pode utilizar uréia (derivado de petróleo) para melhor aproveitamento da forrageira com fibra grosseira (capim seco). “Além da proibição da utilização de cultivares transgênicas, tais como soja, milho e outras que só podem ser adotadas até determinado limite. Os produtos para formulação das rações de engorda não transgênicas são atualmente escassas no mercado”, completa o pesquisador.

Legislação

Embora a produção pecuária bovina no Pantanal esteja bem próxima a um sistema orgânico de produção, para a sua certificação são exigidos alguns critérios e procedimentos básicos. A legislação da produção orgânica está estabelecida na Lei nº 10.831/03, conhecida como a “Lei dos Orgânicos”, regulamentada pelo Decreto no 6.323, de 27 de dezembro de 2007, bem como na Instrução Normativa nº64/2008 substituída pela IN 46/2011, considerada como uma das principais regulamentações (Brasil, 2008 e 2011), uma vez que visa orientar os processos e as práticas de manejo da produção animal e vegetal brasileira.

O pesquisador ressalta que todas as fazendas certificadas obrigatoriamente necessitam de um Responsável Técnico (RT) treinado - veterinário, zootecnista ou engenheiro agrônomo. Elas são acompanhadas por dois tipos de certificadoras: a primeira direcionada para rastreabilidade dos animais, realizada do nascimento dos bezerros ao abate, ligada ao SISBOV do Ministério da Agricultura; e uma segunda relacionada ao ajuste do sistema de produção (orgânico ou sustentável). 

 

Políticas públicas para a cadeia produtiva

Em 2018, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul aprovou legislação que oficializa o incentivo fiscal para produção de carne orgânica, com a criação do Subprograma “Carne Sustentável e Orgânica do Pantanal”, no âmbito do Programa de Avanços na Pecuária de Mato Grosso do Sul (Proape), por meio da Resolução conjunta Sefaz/Semagro nº 074, de 22 de novembro de 2018 (Mato Grosso do Sul, 2018).

A certificação de Carne Sustentável da ABPO segue o protocolo registrado junto ao CNA. O Subprograma foi criado junto com a ABPO e tem por objetivo fomentar a competitividade e incentivar a pecuária bovina de baixo impacto ambiental no Pantanal. Essa política estimula a produção baseada no modelo tradicional, com baixo nível de intervenção nos recursos naturais existentes na região para linha de produtos característicos e diferenciados, com maior agregação de valor e devidamente certificados, por empresas independentes de terceira parte acreditadas pelo Inmetro.

Em paralelo, as normas do programa da carne orgânica segue o protocolo nacional de propriedades que se enquadram na lei federal do Sistema Brasileiro de Conformidade Orgânica. O IBD Certificação é que faz a certificação dos dois programas.

Segundo Silvio Balduíno, os pecuaristas da região que se dedicarem à produção de uma proteína orgânica ou sustentável poderão optar por duas premiações, para  receber o plus pela certificação - para o sistema orgânico (devem seguir a legislação de produção orgânica determinada pelo Lei Federal n° 10831), isenção de 67% do ICMS. E para o sistema sustentável (adoção do protocolo da ABPO), com isenção de 50% do ICMS.

Cátia Urbanetz, Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pantanal, ressalta que o trabalho da empresa desenvolvido sobre o tema tem favorecido o desenvolvimento da cadeia produtiva na região. “A geração de informações técnicas e análises realizadas pela Embrapa Pantanal em parceria com a ABPO embasaram políticas estaduais de isenção fiscal de 67% do imposto devido em operações com bovinos orgânicos certificados. Isso gerou impacto econômico para os produtores rurais, reafirmando o papel relevante da instituição junto a eles e ao governo do estado do Mato Grosso do Sul”, afirmou Cátia.

Raquel Brunelli d´Avila / Embrapa Pantanal

Publicado em Natureza

SÃO CARLOS/SP - Mais um homicídio aconteceu em São Carlos nesta semana, desta vez foi na rua Professor Nelson Camargo Lima, no bairro Cidade Aracy 2.

Segundo informações, na madrugada de hoje, 24, moradores ouviram disparos de arma de fogo e ao ir até a rua visualizaram um corpo estendido no chão e acionaram o SAMU e a Polícia Militar.

O SAMU ao chegar constatou o óbito de Ricardo Luzi Barbizan, de 33 anos, a delegada Dra. Beatriz Mendes Pereira Lopes, deram inicio as investigações, conversando com populares. A Polícia Cientifica também esteve no local e apurou que no corpo haviam 3 perfurações.

Até o momento ninguém foi preso.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Um homem foi preso por tráfico de drogas no bairro Jacobucci, em São Carlos, na noite de ontem, 24, pela Guarda Municipal.

Segundo consta, os GMs do GAM (Grupamento de Apoio Motorizado), realizava patrulhamento, quando no cruzamento entre as Ruas Júlio Prestes de Albuquerque e Sebá Jorge Keppe, avistaram um sujeito em atitude suspeita e a abordagem foi realizada.

Em revista corporal foi encontrado no bolso 03 pinos de cocaína e R$ 60,00 em dinheiro. Em buscas nas proximidades do flagrante, foi encontrado 67 pinos de cocaína.

Diante dos fatos, C.R.M, foi conduzido à Central de Polícia Judiciária, onde ficou à disposição da justiça.

A droga e o dinheiro foram apreendidos.

Publicado em Policial

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.