fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Segunda, 23 Mai 2022

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos departamentos de Gestão do Cuidado Ambulatorial e de Vigilância em Saúde, comunica que a partir desta quarta-feira (25/05), a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila São José também vai atender casos de síndrome gripal e realizar os testes para diagnóstico da COVID-19.
Com a inclusão da UBS da Vila São José sobe para 5 as unidades referenciadas para atendimento da síndrome gripal, já que a população também pode procurar as UBS do Santa Felícia, do Cidade Aracy, do Botafogo e do Azulville.
Para o atendimento de síndrome gripal e realização de exames da COVID-19 não é necessário fazer agendamento nessas 5 unidades, elas atendem a demanda espontânea de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h.

VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 - Já a vacinação contra a COVID-19 para adultos e adolescentes de 12 a 17 anos de segunda a sexta continua sendo realizada na Fundação Pró-Memória, USF do Aracy Equipe I, USF CDHU, USF Jardim São Carlos, USF do Munique/Astolpho e USF do Jockey/Guanabara, também das 8h às 16h. Para crianças a vacinação contra a COVID-19 permanece sendo realizada nas unidades USF do Antenor Garcia, UBS da Redenção, UBS da Vila Isabel, UBS da Vila São José e USF Angelina/Arnon. O horário de vacinação também é das 8h às 16h em qualquer uma das unidades. 

FALTOSOS/VACINAÇÃO/COVID-19 – O Departamento de Vigilância em Saúde informa que de acordo com o relatório analítico de faltosos do Vacivida, a cidade contabiliza nesta terça-feira (24/05), 11.365 pessoas sem a segunda dose da vacina contra a COVID-19 e 53.762 que ainda não tomaram a dose de reforço (terceira dose).
Das 11.365 que ainda não completaram a imunização com a segunda dose, 1.544 deixaram de tomar a segunda dose da AstraZeneca, 5.143 da Coronavac e 3.433 da Pfizer adulto e 1.245 da Pfizer pediátrica. A faixa etária com o maior número de faltosos, 5.847, tem 18 anos; 1.830 faz parte da faixa etária de 20 a 29 anos, seguido por 1.313 pessoas com 30 e 39 anos.
Já das 53.762 pessoas ainda não compareceram aos postos de vacinação para receber a dose de reforço ou terceira dose, 16.843 são pessoas que receberam as duas primeiras doses da AstraZeneca, 21.451 da Coronavac, 13.495 da Pfizer e 1.965 receberam uma dose da Janssen. 15.190 são pessoas da faixa etária entre 20 e 29, seguidas por 12.985 de 30 a 39 anos e de 40 a 49 anos ainda faltam 10.349 pessoas. Os idosos (60 anos ou mais) somam 5.569 pessoas sem a terceira dose.


VACINÔMETRO – Já foram aplicadas 631.699 doses das vacinas contra a COVID-19, sendo 241.165 referentes a 1ª dose, o que corresponde a 94,76% da população em geral e 222.560 referentes a 2ª dose, o que representa 87,45% da população. 167.974 pessoas também já receberam a dose de reforço o que corresponde a 66% da população.
São Carlos também já aplicou 30.525 doses pediátricas (5 a 11 anos), sendo 17.970 (83,37%) referente a primeira dose e 12.555 (58,24%) a segunda dose.

Publicado em Coronavírus

Os recursos são provenientes de devolução do duodécimo da Câmara na presidência do vereador Lucão Fernandes

 

SÃO CARLOS/SP - O prefeito Airton Garcia, juntamente com o vereador Lucão Fernandes e o chefe de gabinete da Prefeitura, José Pires (Carneirinho), entregou na manhã desta terça-feira (24/05), no pátio da garagem municipal, dois veículos Renault KWID para o Departamento de Vigilância em Saúde.

Os veículos foram adquiridos com recursos de devolução do duodécimo da Câmara Municipal quando o vereador Lucão Fernandes era presidente do Legislativo.  “Foi uma demanda do nosso departamento para o vereador Lucão que entendeu a nossa necessidade e nos atendeu prontamente”, disse Crislaine Mestre, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, agradecendo o vereador.

“Os valores desses veículos são incalculáveis pelos benefícios que vão proporcionar à população. As profissionais do Departamento de Vigilância me procuraram e levei essa necessidade ao prefeito Airton Garcia no momento da devolução de recursos da Câmara para a Prefeitura, e ele autorizou a destinação para a compra dos veículos. Fico feliz em poder contribuir para a Saúde, independente do setor”, disse o vereador Lucão Fernandes que entregou as chaves dos veículos juntamente com o prefeito Airton Garcia.

Para o prefeito Airton Garcia a devolução do duodécimo ajuda muito o município. “Agradecemos todos os vereadores que nos ajudam com essa devolução de recursos e dessa forma conseguimos melhoria em diversos setores”, agradeceu o prefeito.

Um dos veículos vai atender a equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária. O outro vai atender as demandas extramuros do próprio Departamento de Vigilância em Saúde que inclui a Vigilância Epidemiológica e a Zoonoses. 

Também participaram da entrega dos veículos a chefe de gabinete da Secretaria de Saúde, Jôra Porfírio, a supervisora da Vigilância Sanitária, Fernanda Cereda, a supervisora da Vigilância Epidemiológica, Camila Félix Francisco, e os secretários municipais de Transporte e Trânsito, Paulo Luciano, de Serviços Públicos, Mariel Olmo.

Publicado em Política

UCRÂNIA - Quase 200 corpos em estado de decomposição foram localizados no que sobrou de um "bunker" em Mariupol, na Ucrânia, segundo denunciou, nesta terça-feira (24), Petro Andryushchenko, assessor do prefeito da cidade portuária.

"Durante a retirada de escombros de um prédio de vários andares, foram encontrados no porão 200 corpos em alto grau de decomposição", informou o representante do governo municipal, em mensagem veiculada no Telegram, conforme publica a agência ucraniana de notícias Unian.

Ainda de acordo com o relato de Andryushchenko, os moradores da região se recusaram a recolher os corpos encontrados no local. Dessa maneira, os cadáveres ficaram dentro do abrigo destruído.

A retirada parcial de escombros teria feito com que o cheiro dos corpos em decomposição fosse sentido em quase todo o bairro onde estava localizado o bunker.

Andryushchenko explicou que os processos de retirada e transporte para o devido sepultamento, estão, praticamente, paralisados, devido às normas decretadas pela "corporação estatal" de Donetsk.

As regras estabelecem que, para o sepultamento "oficial" gratuito, é preciso enfrentar uma fila, depois de o corpo ter sido levado ao necrotério, onde deve ser declarado o achado.

"Devido a tais condições, uma grande quantidade de cadáveres foram embalados em um necrotério improvisado", explica o assessor, em mensagem que é acompanhada por fotos da instalação, feita na rua.

"A cidade se transformou em um grande cemitério", lamenta o representante do governo de Mariupol.

 

 

EFE

Publicado em Guerra na Ucrânia

SÃO CARLOS/SP - O vereador Bruno Zancheta (PL) acompanhou na última segunda-feira (23), a visita do governador do Estado de São Paulo Rodrigo Garcia no município de São Carlos. Na oportunidade, o governador anunciou mais de R$50 milhões em investimentos para nosso município.

O jovem parlamentar solicitou ao governador recursos para nossa cidade, principalmente com a implantação de uma Delegacia de Apoio à Pessoa com Deficiência: “Como presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência do legislativo, tendo como secretário o vereador Ubirajara Texeira – Bira (PSD) e como membro o vereador Robertinho Mori (PSL), sei da dificuldade que as pessoas com deficiência enfrentam diariamente. Com a implantação de tal medida conseguiríamos aliar dois fatores, a segurança e a comodidade para que as pessoas possam ser ouvidas e assistidas da melhor maneira possível. Gostaria de agradecer ao governador Rodrigo Garcia que recebeu nossas demandas e se comprometeu em estudar e colocá-las em prática”.

Bruno Zancheta também solicitou recursos para área da saúde visando à melhoria de nossa rede municipal e recursos para a causa animal.  

Publicado em Política
Terça, 24 Mai 2022 11:12

Homem é assassinado no Jockey Club

SÃO CARLOS/SP - São Carlos registrou um homicídio na manhã de hoje, 24, na Rua Wesley Herrick, no bairro Jockey Club.

Segundo informações, a Clayton José Dias Júnior, de 29 anos, estava em um bar, quando uma pessoa encapuzada entrou no estabelecimento e com uma arma de fogo efetuou sete disparos e entrou em um carro preto e fugiu.

O SAMU foi acionado assim como a Polícia Militar, quando a USA (Unidade de Suporte Avançado) chegou, foi constatado o óbito.

A Polícia Militar faz diligências, mas ninguém foi encontrado. A Polícia Civil também está no local para investigar o caso.

Publicado em Policial

ALEMANHA - O asteroide que provocou a extinção de boa parte das espécies de dinossauros há 66 milhões de anos não selou somente o destino dos animais, mas também alterou a rota evolutiva de plantas, flores e frutas. É essa a conclusão de um estudo recente, realizado por pesquisadores do Centro Alemão de Pesquisa Integrada em Biodiversidade (iDiv) e da Universidade de Leipzig: a extinção dos dinossauros provocou mudanças radicais no comportamento e no futuro da vegetação do planeta a partir de então.

O princípio de tal efeito é ligado diretamente à extinção em massa dos animais: muitos deles eram herbívoros, e as ausências, no consumo e manipulação das plantas e frutas causaram uma redução na velocidade evolutiva média e no desdobramento em novas espécies vegetais. A conclusão contraria a ideia recorrente de que, com o desaparecimento dos animais, as vegetações viveram uma explosão de crescimento, diversificação e evolução.

Já a velocidade de plantas com grandes frutos, segundo o estudo, permaneceu praticamente constante, com o tamanho dos frutos aumentando no período após a extinção. “Assumimos, portanto, que a falta de influência de grandes herbívoros levou a vegetações mais densas nas quais plantas com sementes e frutos maiores tinham uma vantagem evolutiva”, afirmou Renske Onstein, pesquisador que liderou o estudo, realizado a partir da análise de plantas fossilizadas e outras ainda vivas.

De acordo com a pesquisa, ao longo dos primeiros 25 milhões de anos que sucederam o asteroide, a vegetação enfrentou mudanças expressivas, com diversas plantas perdendo mecanismos de defesa, como espinhos, enquanto outras começaram a crescer frutos maiores. “Assim, pudemos refutar a suposição científica anterior de que a presença de grandes frutos de palmeiras dependia exclusivamente de mega-herbívoros”, diz o autor. “Traços de defesa sem predadores aparentemente não ofereciam mais vantagens evolutivas”, explicou o cientista.

Segundo o estudo, com a perda das defesas das plantas, os animais menores também passaram a comer grandes frutas e, assim, espalhar suas sementes. Não por acaso, essas defesas retornaram na maioria das espécies de palmeiras, quando os novos mega-herbívoros surgiram, como elefantes e rinocerontes. O estudo foi publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society.

 

 

Vitor Paiva / HYPENESS

Publicado em Meio Ambiente

GENEBRA - A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta terça-feira que havia 131 casos confirmados de varíola dos macacos e 106 outros casos suspeitos desde que o primeiro foi relatado em 7 de maio fora dos países onde geralmente se espalha.

Embora o surto seja incomum, ele pode ser contido e limitado, disse a OMS, que está convocando mais reuniões para apoiar os Estados-membros com mais conselhos sobre como lidar com a situação.

A varíola dos macacos é uma infecção viral geralmente leve que é endêmica em partes da África Ocidental e Central. Ela se espalha principalmente por contato próximo e, até o recente surto, raramente era vista em outras partes do mundo. A maioria dos casos recentes foi relatada na Europa.

"Encorajamos todos vocês a aumentar a vigilância da varíola dos macacos para ver onde estão os níveis de transmissão e entender para onde estão indo", disse Sylvie Briand, diretora da OMS para Preparação Global para Riscos Infecciosos.

Ela afirmou que não está claro se os casos são a "ponta do iceberg" ou se o pico de transmissão já passou.

Em declarações na Assembleia Mundial da Saúde em Genebra, Briand reiterou a opinião da OMS de que é improvável que o vírus tenha sofrido uma mutação, mas disse que a transmissão pode estar sendo impulsionada por uma mudança no comportamento humano, principalmente quando as pessoas voltam a socializar à medida que as restrições da Covid-19 vão sendo retiradas no mundo todo.

Muitos, mas não todos, os casos foram relatados em homens que fazem sexo com homens, e Briand disse que é particularmente importante tentar prevenir a transmissão sexual.

 

 

Por Jennifer Rigby e Mrinalika Roy / REUTERS

Publicado em Saúde

NOVA YORK - A cidade de Nova York desconectou na segunda-feira (23) sua última cabine de telefone público de moedas, as famosas "payphone booth", que têm sido substituídas durante anos por terminais de Wi-Fi gratuitos.

Contudo, os fãs do Superman podem ficar tranquilos: Manhattan conservará quatro cabines telefônicas fechadas, nas quais o jornalista Clark Kent entra para se "transformar" em super-herói.

Nesta segunda pela manhã, Nova York pôs fim a um mito que sobreviveu na cultura popular durante décadas em quadrinhos, fotos, cinema e televisão.

Diante dos jornalistas, as autoridades municipais e o presidente (equivalente a subprefeito) do bairro de Manhattan, Mark Levine, testemunharam a desmontagem, e a remoção em cima de um caminhão, da última "booth" (cabine) com dois telefones, que, durante anos, ficou situada na esquina da 7ª Avenida com a Rua 50, no centro da Big Apple, marcada pelo símbolo da campainha azul da empresa de telecomunicações Bell System.

"Estive aqui hoje para o último adeus do famoso - ou vergonhoso? - telefone público de NYC. Não vou sentir falta de seus tons de discagem, mas tenho que reconhecer que senti um nó no estômago nostálgico ao vê-lo partir", escreveu Mark Levine no Twitter.

O democrata disse que realmente não sente falta da época em que esses telefones funcionavam uma a cada duas vezes, quando era preciso procurar uma moeda de 25 centavos nos bolsos ou fazer fila para usar o telefone em plena rua e à vista dos transeuntes.

Os telefones públicos começaram a desaparecer da paisagem nova-iorquina no início dos anos 2000, na medida em que os telefones celulares se popularizavam, e se acelerou a partir de 2010 com a explosão dos telefones celulares inteligentes, os "smartphones".

A partir de 2015, Manhattan acelerou a instalação de milhares de terminais LinkNYC que oferecem Wi-Fi e chamadas locais gratuitas. Estes novos pontos de acesso serão progressivamente conectados à rede 5G.

"Realmente é o fim de uma era, mas também, esperamos, o início de uma nova era com um acesso mais igualitário à tecnologia", disse Levine, em alusão aos bairros do norte de Manhattan, em particular o Harlem, com pior cobertura de redes de telefonia e internet.

Segundo a imprensa local, Manhattan conservará quatro cabines telefônicas antigas no Upper West Side, na avenida West End, na altura das ruas 66, 90, 100 e 101.

 

 

AFP

Publicado em Ciência & Tecnologia

SÃO CARLOS/SP - A DIG (Delegacia de Investigações) foi informada de que uma arma de fogo de fabricação caseira estava escondida em uma residência na Avenida Júlio Francisco, no bairro Planalto Verde, em São Carlos.

Os Policiais foram averiguar a denúncia e ao chegar ao local fizeram uma varredura na casa que está abandonada, quando no forro do imóvel foi confirmada a informação e a arma foi localizada.

Ninguém foi detido, mas o caso será investigado.

Publicado em Policial

ARARAQUARA/SP - Na manhã de segunda-feira (23), um estudante de 16 anos foi agredido por criminosos durante um roubo, no Centro da cidade de Araraquara.

O jovem estava na calçada da Avenida Brasil, por volta de 06h30 da manhã e aguardava seu amigo para irem juntos à escola. De repente, ele foi surpreendido por dois elementos em uma moto escura.

O garupa foi em direção à vítima e o agrediu com socos no peito e no rosto, atingindo seu olho esquerdo e em seguida, roubou seu aparelho celular. Em seguida, os ladrões fugiram do local.

As características da motocicleta, assim como as dos criminosos, foram passadas para a Polícia. Na delegacia, foi registrado o Boletim de Ocorrência e o celular foi bloqueado através do fornecimento do IMEI.

A Polícia Civil deve investigar o fato.

 

 

PORTAL MORADA

Publicado em Araraquara

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.