fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Domingo, 01 Mai 2022

UCRÂNIA - A ofensiva da Rússia continua com duros combates no Donbass nesta segunda-feira (2), dia em que a esperada retirada de civis da cidade de Mariupol foi adiada, no momento em que a União Europeia elabora um plano para impor um embargo progressivo ao petróleo russo.

Pouco mais de 100 pessoas foram retiradas no fim de semana da grande siderúrgica de Azovstal, o último reduto de resistência ucraniana nesta área da região do Donbass, que está praticamente sob controle total da Rússia.

Dois blindados da ONU e outros veículos de ONGs internacionais, assim como jornalistas, aguardavam os moradores de Mariupol em Zaporizhzhia, cidade que fica a uma distância de 200 quilômetros ao noroeste e ainda está sob controle ucraniano, onde há um centro para abrigar os refugiados, segundo constatou a AFP.

Uma segunda retirada era esperada nesta segunda-feira, mas, pela tarde, a situação seguia sem qualquer indício de movimento.

A vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, declarou que "centenas de civis permanecem bloqueados".

 

9 de maio

Desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro, milhares de civis fugiram de Mariupol, onde as autoridades ucranianas acreditam que ainda há entre 100 mil e 120 mil pessoas.

Nesta cidade, que antes da guerra tinha uma população de meio milhão de habitantes, as autoridades de Kiev temem que 20.000 pessoas já morreram desde o início do assédio das tropas russas, que deixou a urbe portuária reduzida a escombros.

Moscou se concentra nas regiões sul e leste do país, em particular no Donbass, que inclui Donetsk e Luhansk, depois de fracassar na tentativa de tomar a capital Kiev nas primeiras semanas de guerra.

Os combates são especialmente intensos em torno de Izyum, Lyman e Rubizhne, posições que os russos tentam tomar para "preparar o seu ataque contra Severodonetsk", uma das principais cidades de Donbass ainda controlada por Kiev, afirmou nesta segunda o Estado-Maior ucraniano.

"A situação na região de Luhansk pode ser descrita em poucas palavras: continuam ativos os duros combates", advertiu o Ministério da Defesa da Ucrânia.

Com a proximidade do 9 de maio, data em que a Rússia celebra com grande pompa a vitória sobre a Alemanha nazista em 1945, o governador da região de Lugansk disse que espera "uma intensificação dos bombardeios".

Mas o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, parece descartar a ideia. "Nossos militares não ajustarão artificialmente suas ações a nenhuma data", disse, em uma entrevista ao canal de televisão italiano Mediaset no domingo.

O Ministério da Defesa ucraniano também estimou que é possível que a Rússia aproveite a oportunidade para "planejar a questão" de uma integração das "repúblicas" autoproclamadas pelos separatistas pró-russos no Donbass à Federação da Rússia, depois que Moscou reconheceu sua independência na véspera da invasão.

Os ucranianos também assinalaram que a Rússia pode anunciar a realização de um referendo na região de Kherson, no sul da Ucrânia, muito próxima da península da Crimeia, que foi anexada por Moscou após uma consulta popular em 2014, no contexto do conflito com os separatistas pró-russos.

A Rússia tem tentado garantir sua posição nas áreas sob o seu controle. No domingo, começou a circular na região de Kherson a moeda russa, o rublo, inicialmente junto com a hryvnia ucraniana.

Mas as forças da Ucrânia também recapturaram alguns territórios nos últimos dias e, nesta segunda-feira, disseram que seus drones afundaram duas embarcações de patrulha da Rússia nos arredores da Ilha das Serpentes, no Mar Negro, símbolo da resistência ucraniana depois que um grupo de guardas fronteiriços rejeitou a rendição em abril, após um chamado feito por um navio russo.

Contudo, o chanceler russo causou polêmica após ser perguntado sobre a afirmação de que o seu país busca "desnazificar" a Ucrânia, já que o presidente ucraniano é judeu. Em sua resposta, Lavrov afirmou que Hitler "tinha sangue judeu".

O chanceler israelense, por sua vez, qualificou as afirmações como "escandalosas" e convocou o embaixador da Rússia para pedir "explicações".

 

Retorno dos diplomatas a Kiev

Enquanto isso, as potências ocidentais aumentaram os envios de armas pesadas para a Ucrânia e, pouco a pouco, voltam a instalar missões diplomáticas em Kiev, já que muitas delegações foram transferidas para Lviv, no oeste do país.

Seguindo a tendência de muitos países europeus, os Estados Unidos esperam retornar à capital ucraniana "antes do fim deste mês", anunciou hoje a encarregada de negócios de Washington, Kristina Kvien.

A União Europeia, por sua vez, busca aumentar a pressão sobre a Rússia endurecendo as sanções.

Fontes diplomáticas afirmaram à AFP que o bloco europeu deve propor uma proibição por etapas da importação de petróleo russo, que representa 30% das aquisições do hidrocarboneto da UE.

Os ministros de Energia do bloco se reúnem nesta segunda-feira à tarde em Bruxelas para definir um calendário sobre a questão. A Comissão Europeia, em representação da UE, prepara atualmente o texto que poderia ser submetido aos países-membros na quarta-feira, segundo essas fontes.

Vários diplomatas afirmaram que a proibição do petróleo russo seria possível depois de uma mudança de postura da Alemanha, que resistia à medida por considerá-la potencialmente prejudicial para sua economia.

Já o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, durante uma visita a Berlim, fez um pedido de diálogo para acabar com a guerra, mas evitou condenar a invasão durante uma visita a Berlim.

Em quase 10 semanas de guerra, mais de 5,4 milhões de ucranianos fugiram do país, segundo a ONU, e mais de 7,7 milhões se tornaram deslocados internos, de acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

 

 

por AFP

Publicado em Guerra na Ucrânia

SÃO CARLOS/SP - Além de imunizar contra a Influenza pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúde e crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, agora a Secretaria Municipal de Saúde já está aplicando a vacina contra a gripe também em gestantes e puérperas.

“Estamos aplicando a vacina contra a gripe em todas as 23 unidades da saúde da família (USF’s) e nas 12 unidades básicas de saúde de segunda a sexta-feira”, explica Crislaine Mestre, diretora de Vigilância em Saúde, lembrando que o horário é das 8h às 16h.

Em São Carlos já foram aplicadas 24.765 doses contra a Influenza, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 33,3%; sendo que 2.107 doses foram aplicadas em trabalhadores da saúde (22,2%), 21.320 doses foram aplicadas em idosos (48,3%), 1.309 doses em crianças (9,6%) e 29 doses em gestantes (1,3%).

A vacina contra Influenza é trivalente é composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado.

As crianças de 6 meses a menor que 5 anos e profissionais da saúde também estão sendo a vacinadas contra o Sarampo em todas as unidades de saúde. 
O sarampo é uma doença infecciosa grave e bastante contagiosa que pode provocar complicações e até óbitos, principalmente em crianças menores de um ano. A transmissão acontece de pessoa para pessoa pelas vias aéreas, como ao tossir ou espirrar.

Entre os sintomas, estão tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar. Nas crianças, pode causar pneumonia, infecções no ouvido e inflamação no cérebro. 

Em 2016, o Brasil havia se livrado do vírus endêmico do sarampo, mas, dois anos depois, ele voltou a causar surtos no país. Entre 2019 e 2021, foram confirmados mais de 30 mil casos da doença. 
As vacinas contra o sarampo e a Influenza podem ser tomadas simultaneamente, exceto para as pessoas que foram diagnósticas com COVID-19.

SÃO CARLOS/SP - Uma jovem mulher saiu para se divertir no último sábado,30, em uma casa de shows na Rodovia Washington Luís, em São Carlos e foi vítima de assalto.

De acordo com a vítima de 22 anos, um sujeito teria esbarrado nela, momento esse que sentiu falta do aparelho celular e de dois cartões de crédito. O celular foi rastreado e a localização foi a Avenida Coronel José Augusto de Oliveira Salles, a Polícia foi até o local informado pelo rastreador, mas ninguém e nem o aparelho foi localizado.

Os cartões foram bloqueados, mas antes disso ocorrer a pessoa que subtraiu os cartões gastou R$48,00 em um depósito de bebidas na região central.

O caso foi registrado.

Publicado em Policial

SÃO PAULO/SP - Nesta segunda-feira, 2, Ana Maria Braga anunciou o nome do filho do Louro José durante o programa 'Mais Você', da TV Globo.

A decisão aconteceu através do voto popular, no entanto, a apresentadora contrariou a decisão do público e decidiu chamar o mascote por outro nome. Os telespectadores deveriam votar entre Louro Mané, Louro Júnior e Lourito.

"Dos três nomes, o mais votado foi... Mas antes eu vou cantar uma música. A música é assim... Seu pai cantava, tem um disco gravado pelo seu pai, eu vou te dar. Ele cantava assim: 'Qualé que é, qualé que é, eu sou o Louro, sou o Louro José'. Aí o mais votado foi Lourito, mas como eu sou a sua avó, eu vou te chamar de Louro Mané", afirmou.

Em seguida, Ana Maria justificou a preferência pelo outro nome. "Você vai cantar assim 'Qualé que é, qualé que é, eu sou o Louro, sou o Louro Mané'", acrescentou ela. "Fechado, Ana Maria. Adorei. Tá bom", concordou o papagaio.

A apresentadora também entregou para o neto o crachá no qual os dois nomes estão gravados. "Então tá aqui o seu crachá de Louro Mané e Lourito, que foi o que ganhou. Mas eu vou tomar a liberdade, se você me permitir, de chamá-lo de Louro Mané. Eu também já tô aprendendo a te amar", comentou. "É praticamente ser condecorado cavaleiro", disse a ave. "Um crachá assim a Globo não dá pra qualquer um", brincou a artista.

Confira:

 

 

FAMOSOS E CELEBRIDADES

Publicado em TV

SÃO CARLOS/SP - A Polícia Militar foi acionada na tarde de hoje, 02, e deteve um individuo acusado de tentar matar um homem no assentamento Sem-Terra, em São Carlos.

Segundo consta, o acusado é usuário de entorpecentes e quando usa drogas ele fica agitado e incomoda os vizinhos e na manhã desta 2ª feira, ele estava tentando colocar mourões na Rodovia Domingos Inocentinni.

Um homem que não teve sua identidade informada, estaria tentando impedir que o sujeito interditasse a rodovia, porém o sujeito ficou nervoso e partiu pra cima da vítima e lhe desferiu 6 facadas.

O SAMU foi acionado e socorreu a vítima para Santa Casa de Misericórdia.

A Polícia Militar deteve o acusado e o encaminhou à Central de Polícia Judiciária de São Carlos.

Publicado em Policial

ARARAQUARA/SP - Um criminoso furtou um ônibus, da Viação Venetur, na Avenida Francisco Vaz Filho, próximo à penitenciária e após andar quase quatro quilômetros com o veículo, por pouco não invadiu uma residência, na Rua Bahia, em Araraquara.

O ladrão, que confessou o furto durante sua prisão, perdeu o controle do ônibus, na esquina da Rua Bahia com a Avenida 22 de Agosto, e colidiu violentamente contra uma árvore que impediu que o veículo invadisse uma residência.

O criminoso fugiu em seguida, desorientado, levou com ele a chave do ônibus.

A Polícia Militar foi acionada e com apoio de populares, conseguiu deter o ladrão, após uma busca minuciosa na região.

Com a chave do veículo no bolso, ele confessou o crime e acabou detido. Durante a abordagem, os policiais notaram a dificuldade de fala e a agitação do acusado, que aparentava ter consumido alguma substância química.

O caso foi levado ao conhecimento do delegado de plantão, onde o criminoso, de 31 anos, foi autuado em flagrante pelo furto seguido de dano e ficou à disposição da justiça.

 

 

PORTAL MORADA

Publicado em Araraquara

BROTAS/SP - Aconteceu neste último final de semana a 31ª Edição do Desfile de Cavaleiros, que se iniciou com celebração religiosa na Igreja Matriz, comandada pelo Padre Sandro Portela. Em seguida foi realizada a homenagem às viúvas de personalidades brotenses e também ao Produtor Rural de 2022, Sr. CARLES MALAGUTTI CAMARGO.

Centenas de pessoas foram até as ruas do centro acompanhar a passagem dos cavaleiros e amazonas. A cidade recebeu comitivas de toda a região e até outros Estados.

O prefeito Leandro Corrêa e equipe organizadora estiveram presentes, Secretários Luiz Fernando Braz da Silva (Agricultura), João Marcos, que juntos do Sr. Ovídeo Corrêa compuseram a comissão organizadora do Desfile. Secretárias Fernanda Ragassi (Meio Ambiente), Juliana S. de Oliveira Chaves (Desenvolvimento Social), Leandro Gomes (Diretor de Cultura) e o Prefeito de Dourado Gino Torrezan também participaram.

Publicado em Brotas

SÃO CARLOS/SP - O dia do Trabalho foi marcado em São Carlos com uma linda festa realizada pela Associação dos amigos do Bicão em parceria com a prefeitura e Unimed.

Muita diversão como pula-pula, futebol de sabão, piscina de bolinha, escorrega e resgatando o jogo como Bets. Também teve chopp, pipoca, algodão doce, maçã do amor, refrigerante, pastel, churro, cachorro quente e muitas guloseimas gostosas.

Música também não faltou neste primeiro de muitos eventos que a Associação quer realizar num local que foi esquecido por muitas administrações, e que agora a associação em parceria com a Unimed, prefeitura e moradores em geral querem resgatar e fazer do Bicão um dos maiores parques do estado de SP.

A moradora Dre Castro disse em rede social que o parque estava esquecido, mas agora tudo vai mudar. “Um parque que estava esquecido pelo poder público e com a união de todos juntos a Associação dos Amigos do Bicão e córrego Medeiros, Prefeitura e a Unimed conseguimos fazer um evento maravilhoso para toda família nesse domingo. A revitalização do Bicão foi um evento espetacular, o povo unido já mais será vencido e vem mais por ai aguardem!” afirmou Dre.

Segundo os organizadores, mais de 5 mil pessoas passaram pelo local.

Publicado em Cidadania

SÃO CARLOS/SP - Infelizmente na madrugada de hoje, 02, um motociclista foi morto após um acidente de trânsito na Rua Visconde de Inhaúma, na região da USP, em São Carlos.

Era por volta das 3h30min, quando o SAMU e a Polícia Militar foram acionados e quando a USA (Unidade de Suporte Avançado) chegou ao local o óbito foi constatado. A vítima era Guilherme Christiano Nagashima, de 39 anos.

Não se sabe ao certo o que houve, mas existe indícios de que o motociclista teria colidido contra uma árvore.

A Polícia Militar, Civil e Técnica estiveram no local do acidente e o boletim de ocorrência (B.O) foi registrado na Central de Polícia Judiciária.

Publicado em Policial
Pesquisa, que considera as diferenças culturais, convida pais e mães para participação online

 

SÃO CARLOS/SP - Um estudo da UFSCar está convidando pais e mães brasileiros e estrangeiros para uma pesquisa sobre como eles lidam com as discordâncias na criação dos filhos. O objetivo é identificar as semelhanças e diferenças nos cuidados de filhos em dois tipos de casais: de nacionalidade mista (mãe ou pai brasileiros e o outro estrangeiro) e casais brasileiros, considerando os efeitos das diferenças culturais.
"Atualmente há milhões de pessoas saindo de seus países de origem em busca de novas oportunidades, e essa realidade cria demandas para lidar com diferenças culturais e também com a adaptação sociocultural", analisa Melissa Giannina Sueros Torres, graduanda do curso de Psicologia da UFSCar e responsável pelo estudo. "Dentro da Psicologia, e no cenário brasileiro, não existem pesquisas sobre o processo de adaptação cultural de imigrantes em contextos familiares e penso que a minha pesquisa será de muita importância para podermos entender como acontecem essas negociações entre os pais no cuidado de uma criança e como estes lidam com as diferenças culturais como, por exemplo, a linguagem e a religião", explica Torres.
A pesquisa "A criação de filhos em casais com um parceiro imigrante e em casais brasileiros" tem orientação da professora Elizabeth Joan Barham, do Departamento de Psicologia (DPsi), e apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Melissa Sueros Torres conta que o tema da pesquisa, relacionado à adaptação cultural, surgiu porque é estrangeira. Além disso, "ao me aprofundar no tema, entendi como esse fenômeno de adaptação sociocultural faz com que a pessoa desenvolva diversas habilidades para poder lidar com diferenças culturais. E, no contexto familiar, não é diferente, já que para construir e manter a relação coparental é necessário ter habilidades para lidar com diferenças. Mas essa demanda pode ser ainda maior em relacionamento entre pessoas que cresceram em dois países diferentes".

Como participar
Para participar do estudo, é preciso ter domínio de leitura e fala do Português (nível básico); ser pai ou mãe de uma criança; residir no Brasil; ser brasileiro ou estrangeiro; e ter acesso a um dispositivo com conexão com Internet.
A participação consiste em preencher um formulário online, com duração de 30 minutos. Em seguida, será agendada uma entrevista, pela plataforma Google Meet, com duração de 10 a 15 minutos. Os pais e mães interessados devem preencher o respectivo formulário, disponível pelos links https://bit.ly/3M0A3MQ (pais) e https://bit.ly/3vf3zsf (mães) ou, então, entrar em contato com a pesquisadora Melissa Sueros Torres, pelo e-mail melissa.sueros@estudante.ufscar.br, que também pode esclarecer dúvidas sobre o trabalho. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 50251921.0.0000.5504).
Publicado em Educação

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.