fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Sábado, 21 Mai 2022
Domingo, 22 Mai 2022 09:53

Bolo de goiabada com requeijão

SÃO PAULO/SP - Nada como um bolinho com café para animar a tarde. A Quitanda, charmoso mercado localizado na rua Mateus Grou, em Pinheiros, ensina como preparar um bolo de goiabada com requeijão super fácil e rápido de fazer.

No estabelecimento você encontrará os melhores ingredientes que vão tornar a sua receita ainda mais deliciosa e nutritiva. A Quitanda conta com produtos de mercearia, hortifruti, açougue, padaria e itens de marca própria, perfeitos para dar um toque artesanal. Para maior comodidade, o cliente ainda pode comprar e receber as mercadorias da sua escolha em casa por meio do delivery. Vamos à receita?

Ingredientes:

  • 2 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 1 xícara de goiabada cremosa;
  • ½  xícara de água;
  • 4cs manteiga amolecida;
  • 1cs fermento em pó;
  • 3 ovos.

Para a calda:

  • ½  pote de requeijão;
  • 1 e ½  xícara de creme de leite fresco.

Modo de preparo:

  1. Misture a farinha com o açúcar e o fermento.
  2. Derreta a goiabada com a água.
  3. Bata os ovos com a manteiga até formar um creme, depois acrescente metade da mistura de farinha e bata levemente. Novamente acrescente metade da goiabada e bata levemente. Repita o processo com a farinha e a goiabada.
  4. Por fim, despeje a massa em uma forma untada, e leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 45 minutos.
  5. 4. Para a calda, misture em uma panela o pote de requeijão com o creme de leite fresco.

Sobre Quitanda: 

Nascida em 2007, a Quitanda é um mercado de produtos frescos de altíssima qualidade muito bem estabelecido no bairro de Pinheiros. O estabelecimento, que pertence ao grupo familiar Raízes, fincou pilares sólidos no universo da gastronomia, da saudabilidade e da sustentabilidade, cativando um público fiel e atendendo atualmente cerca de 60 mil clientes ao mês.

Publicado em Culinária

SÃO CARLOS/SP - Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, juntamente com o Parque Ecológico e o ONOVOLAB, realiza de 23 a 27 de maio a Semana da Biodiversidade.
 Vários setores estarão envolvidos no evento com atividades presenciais com palestras, oficinas, trilhas e passeios monitorados. Confira a programação completa:  

23 DE MAIO | 2ª FEIRA | 9H30
Biodiversidade no Município de São Carlos com Prof. Dr. Matheus Reis, diretor da SMMACTI Lançamento do Coletivo dos Apreciadores da Natureza 
Local: ONOVOLAB 
Apoio: Banco Santander

24 DE MAIO | 3ª FEIRA | 9H
Oficina de Observação e Contemplação da Natureza com o guia Matheus Reis Número de Vagas: 15 Inscrições: https://forms.gle/aqFb2g5peTHwvXvH
 Local: Parque do Espraiado

25 DE MAIO | 4ª FEIRA | 13H
Visita VIP ao Parque Ecológico, com acesso aos bastidores Número de Vagas: 20 Inscrições: https://forms.gle/RdKBws3vV4MPCgKQ6 
Local: Parque Ecológico

26 DE MAIO | 5ª FEIRA | 8H30
Passeio monitorado na trilha ecológica do Horto Municipal com Priscila Oliveira Número de Vagas: 20 Inscrição: https://forms.gle/o4y5Q6TPHro9KwCi9
 Local: Horto Municipal

27 DE MAIO | 6ª FEIRA | 9H
Palestra de encerramento Importância da restauração para a Biodiversidade: A experiência do Sítio São João com Flavio Marchesin, responsável pela Escola da Floresta 
Local: ONOVOLAB
 Apoio: Banco Santander

Publicado em Política

Artistas celebram a amizade de muitos anos com lançamento de álbum e parceria de músicas captadas no porão onde fica o endereço atual da gravadora que por coincidência foi residência de Renato nos anos 70

 

SÃO PAULO/SP - A amizade de Renato Teixeira e Fagner vem de longa data. Os músicos compõem juntos a alguns anos e resolveram colocar o desejo de lançar um álbum como prioridade. A ideia surgiu com a troca de e-mails e tomou forma com o surgimento dos aplicativos de áudios e mensagens que permitem e facilitam a troca de músicas e letras. O projeto ganhou vida agora na Kuarup, gravadora com mais de 40 anos, que tem seis álbuns de Renato Teixeira em seu catálogo e que o músico costuma chamar com carinho de sua casa fonográfica e sua antiga casa por uma inexplicável coincidência de endereços. Outro evento que tornou possível a realização do projeto do disco, gravações, ensaios e o lançamento do trabalho foi a inauguração do estúdio da Kuarup, espaço para atender os artistas contratados e parceiros da gravadora.

A sala ganhou o nome de Renato Teixeira pois o músico ensaiava no local nos anos 70 e recebia alguns artistas para tocar e compor como Belchior, Guilherme Arantes e Fagner, que em 1973 levou a fita de seu 1º disco Manera Fru Fru, Manera, para ouvir no estúdio improvisado, espaço que tinha também um cantinho para um modesto laboratório fotográfico. O endereço foi também sua residência onde vivia com a família e foi lá que ele compôs Romaria. Hoje por uma coincidência inexplicável o atual endereço é a sede da gravadora Kuarup em São Paulo, razão da inspirada e merecida homenagem. Resultado: a memória afetiva de Renato Teixeira foi para o espaço. O repertório de dez músicas é inédito e traz duas regravações, Tocando Em Frente e Mucuripe, celebrando a parceria de Renato Teixeira e Fagner, que mostram as suas influências paulista e cearense. A sonoridade não divide a personalidade musical de cada artista e sim acrescenta. O projeto reúne e mistura histórias, parcerias, composições, melodias, experiências, carreiras, estilos e naturezas diferentes. O álbum chama Naturezas e tem a data de lançamento nas plataformas digitais prevista para o dia 20 de maio, data muito especial, que comemora o aniversário de Renato Teixeira. A edição física em CD sai em junho. Comemorando 30 anos a música Tocando em Frente foi lançada como o primeiro single de trabalho, já lançada nas plataformas digitais, seguida pela inédita Eu Comigo Mesmo e o clássico Mucuripe, todas antecedendo o lançamento do disco. A bela arte gráfica do álbum foi comandada por Elifas Andreato, prestigiado e premiado designer, responsável por capas antológicas de discos dos mais importantes artistas da música popular brasileira, que nos deixou recentemente. A inédita capa do álbum Naturezas foi a sua última criação para discos fonográficos.

 

Faixa a faixa

 Abrem os trabalhos com dois clássicos criados com outros parceiros.

Tocando em Frente, de Renato Teixeira e Almir Sater (em Naturezas os três, Renato, Fagner e Almir cantam a canção) e Mucuripe, o clássico da dupla Belchior e Fagner, que também entra em cena para formatar uma espécie de saudação a parceria estreante.

Em seguida ouvimos Arte e Poesia, uma espécie de visão dos novos parceiros a respeito da vida moderna e onde eles se posicionam sobre o que possa ser melhor para si próprios nesses novos tempos.

Eu Só Quero Ser Feliz protagonizou talvez o momento mais maluco desse trabalho. Por um erro no envio de uma melodia para Renato Teixeira colocar letra, Fagner encaminhou uma gravação de uma música inédita de Antônio Adolfo que, por alguma razão, estava em seu arquivo no celular. Acontece. A canção chegou solada por um piano magnificamente bem tocado o quê levou Renato a desconfiar que o parceiro Fagner era também um pianista de tirar o fôlego. Surpreso com essa revelação Renato se animou e foi logo metendo a caneta naquelas notas expressivas. Era como se os versos já estivessem todos lá, pedindo para serem revelados. Para deixar o momento mais confuso ainda, surge a revelação de que já existia uma letra para aquela melodia, assinada pelo grande Fausto Nilo. Mas nesse tipo de situação, ninguém tem culpa, foi o destino que quis assim e depois de algumas informações, todas por sinal muito bem humoradas, Renato acabou se tornando o mais novo parceiro de Antônio Adolfo, por culpa das circunstâncias. Fagner como grande interprete que é sentiu toda a verdade da bela musica e diz como ninguém o recado da canção: a consciencia de que temos o dom de sermos felizes e a determinação de irmos sempre nessa direção. Para dar mais peso na mensagem da canção Renato cita uma frase de dona Francisca, mãe de Raimundo que lhe disse, quando ele partia para se transformar no grande Fagner: “Cada um sabe de si”!

Juro Procê, cantada por Renato Teixeira, é uma espécie de sinopse do sonho hippie onde jovens confrontavam e contestavam valores opressores em torno dos quais se organizaram socialmente todas as gerações surgidas no pós-segunda guerra. Sem complexidades, simples e direta, Juro Procê propõem uma vida vivida à luz do tempo, onde para se achar o bom caminho é preciso haver carinho, um bom vinho e um violão.

Eu Comigo Mesmo vem na sequência e aí percebemos os dois parceiros indo numa mesma direção. A conclusão surpreendente da canção é quase uma celebração da parceria que o tempo todo mostrou a unidade desses dois compositores brasileiros que fazem parte efetiva do grande cast da música popular brasileira. As vozes combinam com suas naturezas, ora Renato acostumado a contar histórias do seu jeito levando a narrativa com a naturalidade de sempre, ora Fagner, transbordando a energia que fez dele um dos maiores cantores do mundo. É nesse momento que mostram o quanto pode ser rico um trabalho que soma naturezas, histórias, comportamentos e, principalmente, amor pela arte.

Para O Nosso Amor Amém fala do momento da cura, quando algo que não ia bem com a saúde de uma pessoa deságua no passado e sente-se a leveza que evidencia as melhores sensações que um ser humano pode desfrutar quando o destino lhe sorri. De certa maneira cada um já passou, em algum momento da vida, pelo alívio que traz a cura. Então surge novamente Almir Sater e o trio se recompõe para emocionados, cantarem juntos e em uníssono a canção que fala de fé, esperança e cura. Um dos mais belos momentos desse expressivo manifesto de brasilidade que é o álbum Naturezas.

Linda de Mansinho é uma declaração de amor a alguém que foi embora e deixou a solidão em seu lugar. Mas a música, por mais torturante que seja a sua declaração de ausência, traz sempre uma aura de esperança. “Eu queria tanto abrir aquela porta e ver você chegando, linda de mansinho”. O bom astral da canção lembra outros momentos da MPB, onde a resignação não dói tanto pois, acompanhada de belos acordes, nos brinda com o consolo da alegria.

Rastros da Paixão é uma homenagem ao compositor Evaldo Gouveia, vizinho da casa, onde Fagner nasceu e foi criado em Fortaleza. Evaldo era afilhado de seus pais. Essa coincidência artística tem detalhes significativos: Evaldo e Fares Lopes, irmão mais velho de Fagner, formavam uma dupla de cantadores de serestas de grande prestigio em Fortaleza e isso marcou muito a infância de Raimundinho, como a vizinhança costumava tratar o menino Fagner. Não fazia tanto tempo que Evaldo partira e, motivado pela emoção da despedida do inesquecível vizinho, surge a melodia inspirada no universo de amor onde Evaldo criou um dos mais belos repertórios da música brasileira. Renato Teixeira, que conhece bem a maneira de Gouveia desenvolver seus raciocínios, fez sua parte: quem sentiu no peito o golpe dos seus versos, nunca mais será o mesmo cidadão. Viva Evaldo Gouveia!

Aqui é Ceará - essa melodia chegou no Renato à capela, que é quando a música não tem acompanhamento de qualquer instrumento. Só a voz, cantando a linha melódica.

Renato estava voando para Anguilla, um território ultramarino inglês no Caribe e, para deixar a travessia mais interessante, colocou o fone e compôs a letra no ar, voando para um ambiente marítimo que lembra muito o Ceará. Um observador mais atento percebe a métrica sugerida pela melodia conduzindo os versos. Renato confessa que além da homenagem ao estado de Fagner, a música reverencia tambem sua longa amizade com Belchior.

 

 Álbum Naturezas – Renato Teixeira e Fagner

 Repertório e ficha técnica

Músicas

  • Tocando em Frente
  • Mucuripe
  • Arte e Poesia
  • Eu Só Quero Ser Feliz
  • Juro Procê
  • Eu Comigo Mesmo
  • Para o Nosso Amor Amém
  • Linda de Mansinho
  • Rastros da Paixão
  • Aqui é Ceará
  •  

Sobre Renato Teixeira

Com uma carreira consagrada, celebrando 50 anos de estrada e mais de 30 álbuns lançados o cantor e compositor Renato Teixeira se consolida como uma das maiores expressões da música popular brasileira. Autor de clássicos como Romaria, eternizada por Elis Regina e Tocando Em Frente, gravada por Maria Bethânia, uma parceria dele com Almir Sater além de Um Violeiro Toca, gravada por Almir Sater e Sérgio Reis, o músico nascido em Santos, com passagem por Ubatuba e crescido em Taubaté, carrega em seu DNA a sexta geração de músicos da família Teixeira. Defensor incansável da música caipira e de raiz do Brasil, Renato coleciona várias parcerias e participações em projetos premiados como o disco Ao Vivo Em Tatuí, com a dupla Pena Branca & Xavantinho e os álbuns Amizade Sincera I e II com o cantor Sérgio Reis e os trabalhos Ar e +Ar com o eterno parceiro Almir Sater, que conquistaram o prêmio GRAMMY Latino, além de projetos com Zé Geraldo, Oswaldo Montenegro e Xangai entre outros artistas. Renato realizou o sonho de ter boa parte de seu vasto repertório de gravações e composições revisitado no projeto Terra de Sonhos, registro ao vivo que foi gravado com acompanhamento da Orquestra de Mato Grosso, considerado um dos trabalhos mais importantes de sua carreira e o que mais gosta de ouvir. O seu mais recente disco pela Kuarup sob regência do maestro Leandro Carvalho foi indicado ao GRAMMY Latino e ao Prêmio da Música Brasileira.

 

Sobre Fagner

Com uma carreira consolidada em mais de 45 anos de estrada e 40 discos lançados, a trajetória artística do músico, cantor, compositor e produtor Raimundo Fagner segue caminhos diferentes em uma bem sucedida missão de trazer a cultura nordestina e cearense para o Brasil e exterior em seus trabalhos e parcerias, se tornando um dos artistas mais versáteis e premiados da história da música popular brasileira de todos os tempos. A amizade com Belchior, Jorge Mello, Rodger Rogério, Ednardo e outros artistas criou o movimento Pessoal do Ceará, que trouxe outras sonoridades dentro da nova música que se fazia nos anos 70. Seu trabalho como produtor na gravadora CBS (atual Sony Music) nos anos 80 foi decisivo para revelar grandes nomes da MPB como Zé Ramalho, Elba Ramalho, Amelinha e Robertinho de Recife entre outros. Autor de clássicos como Canteiros, Mucuripe, parceria dele com Belchior, cantada por Elis Regina e eternizada por Roberto Carlos, o sucesso fez dele um grande compositor além de premiado intérprete de hits que tem a sua marca e voz inconfundível como RevelaçãoNoturno (Coração Alado), Eternas OndasDeslizes e Borbulhas de Amor. Eterno torcedor do time do Fortaleza o músico lançou vários discos, alguns em língua espanhola e outros projetos em parceria com Luiz Gonzaga, Ney Matogrosso, Belchior, Zé Ramalho e Zeca Baleiro, um projeto de gravação de serestas e acaba de gravar músicas em parceria com Elba Ramalho.

 

Sobre a Kuarup

Especializada em música brasileira de alta qualidade, o seu acervo concentra a maior coleção de Villa-Lobos em catálogo no país, além dos principais e mais importantes trabalhos de choro, música nordestina, caipira e sertaneja, MPB, samba e música instrumental em geral, com artistas como Baden Powell, Renato Teixeira, Ney Matogrosso, Wagner Tiso, Rolando Boldrin, Paulo Moura, Raphael Rabello, Geraldo Azevedo, Vital Farias, Elomar, Pena Branca & Xavantinho e Arthur Moreira Lima, entre outros.

Publicado em Pop & Arte
Evento, aberto ao público, apresenta à população resultados da quinta edição do projeto de arborização urbana

 

SÃO CARLOS/SP - No próximo dia 11 de junho, sábado, às 10 horas, será inaugurada, em São Carlos, o projeto Praça dos Amigos, uma iniciativa de extensão voltada à arborização urbana do município, numa parceria entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Rotary Club de São Carlos - Pinhal. A Praça dos Amigos está localizada no bairro Arnon de Mello, perto do Campus II da Universidade de São Paulo (USP). Na inauguração serão homenageadas 85 pessoas; as homenagens são fruto de doações individuais, no valor de R$ 120, em nome de um amigo ou amiga, que estará registrado em uma placa a ser descerrada no dia do evento. 
A Praça compreende uma área retangular de quase 10 mil m², indicada pela Prefeitura de São Carlos, também parceira da iniciativa. "A recém-criada 'Praça dos Amigos' se localiza numa região periférica da cidade de São Carlos e, por ser uma área relativamente nova, sofreu a supressão de vegetação nativa, o que é comum em áreas de expansão urbana. Assim, a região dessa nova praça apresenta uma grande carência de árvores, tornando o local mais árido, com muita poeira e pouca sombra", explicam Andréa Lúcia Teixeira de Souza, professora do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) da UFSCar e coordenadora do projeto de extensão, e Gustavo Galetti, doutor em Ciências Ambientais pela UFSCar. "O plantio de árvores tende a amenizar essas condições adversas ocasionadas pela falta da vegetação e atrair aves e outros animais, o que, além de contribuir para a melhoria paisagística do local, tende a aumentar o bem-estar da população, especialmente para aqueles que vivem na vizinhança da praça", completam.
A quinta edição do projeto teve início em dezembro de 2020, quando foram plantadas no local 135 árvores. "No entanto, ocorreu uma grande mortalidade de mudas, em função do ataque de formigas cortadeiras, da seca de 2021 e pelas próprias pessoas que frequentam a praça, restando apenas 70 mudas originalmente plantadas. Em dezembro de 2021, o local ganhou mais 80 mudas. E, em dezembro de 2022, iremos fazer um novo plantio para termos 150 árvores vivas no local", contabiliza Celso Rizzo, coordenador do projeto e sócio do Rotary - Pinhal. Os plantios complementares ocorrem "justamente para que, no mínimo, as árvores que representam os 85 homenageados consigam sobreviver após o término do projeto, previsto para janeiro de 2023".  
A área, segundo o rotariano, não apresenta calçamento ou outras benfeitorias. "Na realidade, a própria população não tem cuidado do local, pois ainda há grande descarte de lixo e entulho. O projeto não se propõe a limpar o lixo/entulho do local, pois não tem recursos para isso, mas apenas fazer o cuidado/replante das árvores e, em parceria com a Prefeitura Municipal, o corte do mato para não atrapalhar o crescimento das árvores", analisa. "O tema escolhido, Praça dos Amigos, foi justamente para selecionar e sensibilizar os interessados em participar do projeto desinteressadamente, que tenham consciência das dificuldades de manter o local, ou seja, verdadeiros amigos que se unem para tentar melhorar as condições de vida da população local por meio dos benefícios que as árvores trazem ao espaço urbano". 
Com a Praça dos Amigos, os parceiros totalizam a realização de cinco projetos no período de 2017 a 2022 (Praça das Mães e das Mulheres; Praça dos Pais e dos Filhos; Praça dos Advogados; e Praça dos Professores). "Esta edição é a que apresenta os maiores desafios para a manutenção das árvores plantadas. Temos de trabalhar não apenas os cuidados das árvores, mas também ajudar na conscientização da população local de que o espaço pertence e precisa dela e que as árvores irão melhorar a qualidade de vida de todos", avalia Rizzo.  

Inauguração
O evento que inaugura o projeto Praça dos Amigos é aberto ao público. A praça está localizada no bairro Arnon de Mello (entre as ruas Francisco Possa e Loegrin Marino e entre as avenidas João Dagnone e Dr. Gildney Carreri), em São Carlos. A quinta edição conta com a parceria especial da empresa DNA Consult. Mais informações sobre o evento e sobre o projeto podem ser solicitadas a Celso Rizzo, pelo telefone (16) 99101-2384 (também WhatsApp) ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Publicado em Cidadania

SÃO CARLOS/SP - O vereador Bruno Zancheta (PL), em pronunciamento na sessão plenária da Câmara na última terça-feira (17), voltou a cobrar uma solução urgente para a falta de professores na rede municipal de ensino.

 “Diversas unidades escolares estão sofrendo muito com a falta de professores, muitas vezes tendo que readequar o andamento da escola, como por exemplo, remanejar os horários de entrada e saída de cada turma”, afirmou o parlamentar. “Necessitamos de medidas efetivas para que isso pare de ocorrer”.

Bruno ressaltou que essa questão tem sido alvo de cobrança de todos os vereadores. “Como professor e Secretário da Comissão de Educação da Câmara Municipal, sei da importância de cada aula e nossas crianças e jovens não podem ser prejudicados,” completou ele, indignado com a situação.

Publicado em Política

Projeto inédito será realizado também na regional de Araraquara e poderá aumentar em até 50% a capacidade produtiva das indústrias

           

ARARAQUARA/SP - O Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) está lançando o projeto “Jornada da Transformação Digital”, que irá oferecer consultoria e suporte profissional para que cerca de 40 mil indústrias paulistas modernizem seus processos nos próximos quatro anos. Com essa iniciativa, estima-se que as indústrias de pequeno porte aperfeiçoem sua capacidade produtiva e se destaquem no mercado.

            O Digitalize é destinado às micros e pequenas empresas, que são aquelas com maior dificuldade de se modernizar e, também, as que estão em maior quantidade. Segundo o Ciesp, somente no estado de São Paulo, elas representam 82%.

            Para Bruno Franco Naddeo, diretor da regional do Ciesp – Araraquara, as indústrias que participarem da iniciativa alcançarão muitas vantagens: “Elas terão a oportunidade de se destacar em alguns quesitos como melhorar o nível de maturidade digital, diminuir o consumo de energia, ampliar sua competividade frente ao mercado e aumentar em até  50% a produtividade”.

            O projeto foi desenvolvido pelo Senai/Sebrae/Ciesp/Fiesp e terá custo zero para as indústrias associadas ao Ciesp na fase de diagnóstico, treinamentos e de revisão nos modelos de negócios.

            “As etapas iniciais serão gratuitas e na reta final, as empresas que precisarem investir em softwares e equipamentos receberão, ainda, uma consultoria específica para definição de qual a melhor fonte de financiamento”, pontua Naddeo.

            Será disponibilizado suporte para a formulação dos projetos que necessitarem de recursos, mas as primeiras etapas envolvem melhoria na eficiência energética, que reduz o valor da conta de energia elétrica e já impacta positivamente no caixa das empresas. “Outra etapa importante nesta reta inicial é o de manufatura enxuta, que aumenta a produtividade, sem a necessidade de investimentos em novas máquinas, apenas utilizando a revisão de processos”.

            O presidente do Ciesp, Rafael Cervone, lembra que a Jornada da Transformação Digital prevê a automação industrial e integração de diferentes tecnologias, dentre as quais está a digitalização das atividades industriais, a computação em nuvem, a internet das coisas, a inteligência artificial e o uso da robótica. Tudo no sentido de melhorar processos e a produtividade.

            “A iniciativa será essencial para apoiar a transformação digital nas empresas, modernizando a tecnologia e os modelos de negócios. O impacto será muito significativo, trazendo competitividade e maturidade digital”, diz Cervone.

            Para saber mais sobre a jornada e se inscrever para participar, preencha o formulário no www.ciesp.com.br/araraquara

 

Serviço:

Ciesp – Regional Araraquara

Endereço: Rua Napoleão Selmi Dei, 803 – Vila Harmonia – Araraquara- S.P

Contato: (16) 3322-1339

Publicado em Araraquara

AMÉRICO BRASILIENSE/SP - Na noite deste último sábado (21), um homem morreu baleado após um roubo em Américo Brasiliense.

O fato ocorreu em uma distribuidora de bebidas, próximo do cruzamento da Rua Nova Europa com a Avenida Araraquara, no Jardim Vista Alegre.

De acordo com as informações preliminares, o homem teria sido baleado por um disparo acidental. Ele seria um dos homens que estava praticando o roubo e ainda não foi identificado.

Uma ambulância do SAMU foi acionada, mas a vítima do disparo já estava sem vida. O outro suspeito está foragido.

 

 

PORTAL MORADA

Publicado em Outras Cidades

O material foi avaliado em meio milhão de reais

 

SUMARÉ/SP - Policiais da Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC) de Campinas, por meio da 1ª Delegacia de Investigações Gerais de Campinas (DIG), apreenderam na noite de quinta-feira (19), cerca de 20 toneladas fios de cobre, na cidade de Sumaré.

Os policiais encontraram o produto armazenado em nove bobinas, em um depósito de sucatas, sendo preparados por funcionários para ser triturado.

O proprietário do estabelecimento foi ouvido e liberado. As peças foram apreendidas e investigações prosseguem para apurar a sua procedência.

Publicado em Outras Cidades

Suspeito foi identificado em investigações contra o tráfico; pai do jovem ajudou na ação dos policiais

 

ITU/SP - Um jovem de 22 anos foi preso durante uma operação contra o tráfico de drogas em Itú, na última quinta-feira (19). A ação foi conduzida por policiais civis do Setor de Investigações Gerais (SIG), após apuração de que uma residência estaria sendo usada para guardar os entorpecentes no Jardim Europa. As equipes fizeram levantamentos, investigaram o caso e chegaram a um suspeito.

Durante diligências no bairro, um homem foi abordado pelos policiais civis ao sair da residência investigada. Ele afirmou ser pai do suspeito e permitiu que os agentes entrassem na casa e fizessem uma varredura pelo local.

No quarto do rapaz foram encontradas oito porções de maconha já embaladas e prontas para a venda, um pedaço de tijolo de maconha e um tijolo inteiro de da mesma droga. Foi encontrado ainda uma faca com resquícios de maconha, uma balança usada para pesar drogas e material para embalar o entorpecente.

Enquanto a residência era vistoriada, o suspeito chegou ao local. Indagado pelos policiais civis sobre o material encontrado, confessou que era de sua propriedade e que vinha promovendo o tráfico nas imediações.

Diante dos fatos, o jovem foi conduzido à presença da Autoridade Policial para as providências de Polícia Judiciária. Na sequência, foi colocado à disposição da Justiça.

Publicado em Outras Cidades

UCRÂNIA - Ucranianos que se abrigaram em uma estação de metrô em Kharkiv, no norte da Ucrânia, começaram a voltar para casa quando a cidade retomou seu sistema de transporte público no início desta semana após uma longa pausa.

Durante semanas, a estação de metrô na segunda maior cidade da Ucrânia acomodou cerca de 500 moradores que se abrigaram em meio aos violentos combates entre as forças ucranianas e russas. Eles formaram uma comunidade na casa improvisada.

Galina Svichkar morou na estação de metrô por mais de dois meses. Ela disse que as condições melhoraram com o tempo. "No começo, eu estava dormindo ali mesmo no chão, e as pessoas que usavam esta cama dobrável partiram para a Polônia", explica.

Sua filha também foi para a Polônia, em busca de uma vida melhor, mas Svichkar decidiu ficar. "Fiquei em casa na primeira semana. Achei que a Ucrânia e a Rússia chegariam a um acordo e que não haveria guerra. Mas o conflito continuou, então tive que deixar tudo para trás", diz a ucraniana.

Voluntários forneceram apoio de saúde mental aos moradores deslocados, especialmente às crianças pequenas. "Com as crianças, estamos tentando destraí-las dos traumas, porque elas estão sentindo tudo o que os adultos sentem, talvez até mais. Quando descemos aqui, pudemos ver a luz se apagar em seus olhos", disse Alexander Ivkov, um treinador de futebol.

A ucraniana Galina Svichkar finalmente pôde voltar para casa recentemente. Ao se despedir de seus companheiros ucranianos, ela também queria se separar do sofrimento.

Quando chegou em casa, a cena que ela deixou em março era a mesma. Sua vizinha Evgeniya Zhukovina disse que o prédio costumava tremer em meio a bombardeios constantes, enquanto as pessoas se escondiam no porão.

"Até agora, tudo voltou ao normal. Não quero que esses dias voltem. Simplesmente não quero", disse Zhukovina.

Para Svichkar, é hora de recomeçar a vida, que ela espera que seja pacífica e tranquila.

Após as derrotas sofridas em Kiev e sua região, os russos intensificaram suas ofnsivas na região leste da Ucrânia. Na última sexta-feira (20), o ministro da Defesa russo disse que o país estava perto de conquistar Lugansk, na região do Donbass, por completo.

 

 

Copyright © Thomson Reuters.

Publicado em Guerra na Ucrânia

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.