SÃO CARLOS/SP - O podcast "Feira da Madrugada", produzido a partir de pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFSCar, recebeu menção honrosa no Prêmio de Divulgação Científica em Ciências Sociais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais (Anpocs) 2024, anunciado no dia 18 de outubro. Premiada na categoria Docente, a produção tem na equipe Felipe Rangel Martins e Luana Dias Motta, docentes no Departamento de Sociologia da UFSCar, e foi realizada em parceria com a equipe do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da Universidade.
"Feira da Madrugada" tem base na tese de doutorado de Rangel - defendida no PPGS em 2019 - e conta, em seis episódios, a história do centro de comércio popular na cidade de São Paulo que transformou a história recente do bairro do Brás, movimentando a economia da capital paulista e criando conexões com outros estados e até com países vizinhos. Com o apoio da Urban Studies Foundation, Rangel voltou a campo em 2023 para contar essa história a partir das memórias e experiências dos próprios trabalhadores que fizeram da Feira da Madrugada o maior polo de comércio popular da América Latina.
"Para nós, foi muito importante poder contribuir para contar a história da Feira da Madrugada em outra linguagem, na linguagem do podcast, que alcança públicos muito mais amplos do que o texto acadêmico. É a história de pessoas tentando ganhar a vida em uma atividade tão importante social e economicamente quanto marginalizada", expressa Rangel. "Por estar baseado em uma pesquisa de doutorado, o podcast não só leva a história para outros públicos, como também contribui para validar socialmente o conhecimento produzido na universidade, mostrando parte do que a gente faz aqui. Por tudo isso, recebemos a menção honrosa com muita felicidade. É um reconhecimento não apenas do nosso trabalho coletivo, mas também da importância da história contada e da tarefa de divulgação científica", complementa.
"O prêmio foi a coroação de um processo de trabalho conjunto, colaborativo e muito substantivo de uma equipe grande e muito competente. Para nós, Felipe e eu, docentes sem nenhuma experiência em divulgação científica, foi um processo de muito aprendizado", complementa Motta, que participou na elaboração dos roteiros e é a apresentadora do podcast. "Apenas para dar um exemplo, eu me aventurei na locução, mas fui dirigida por um jornalista com experiência nesse tipo de produção, e certamente isso foi decisivo para termos uma narrativa, em termos de forma, mais cadenciada e clara para o ouvinte. Ou seja, o maior aprendizado não foi que nós dois, docentes, aprendemos a fazer um podcast e estamos prontos para tocar um próximo projeto sozinhos ou com nossos estudantes. O que ficou evidente foi o contrário: projetos de divulgação científica precisam ser feitos a partir da parceria e do diálogo entre pesquisadores e profissionais da área. Para isso, a universidade e as agências de fomento precisam oferecer infraestrutura para que possamos imaginar e implementar outras formas de comunicar nosso fazer científico de modos diversos e para outros públicos, para além da academia", defende.
O podcast estreou em julho deste ano e, para o lançamento, teve roda de conversa com a participação de Margarida (Meg) Ramos e Kleber Ramos, ambulantes da Feira da Madrugada, com trechos que podem ser conferidos em vídeo produzido pelo LAbI. Todos os episódios e outras informações relacionadas estão disponíveis em https://podcastfeiradamadrugada.com.br.
Outras premiações
A Sociologia da UFSCar recebeu duas outras premiações da Anpocs por ocasião da realização do 48º Encontro Anual da Associação. Maria Aparecida de Moraes Silva, Professora Visitante no PPGS, recebeu o Prêmio Anpocs de Excelência Acadêmica. E Nikolas Pallisser, doutorando no PPGS sob orientação de Valter Roberto Silvério, e Alan Caldas, doutor pelo PPGS com orientação de Vera Cêpeda, receberam o Prêmio Luiza Bairros para artigos sobre temáticas étnico-raciais. Todos os detalhes podem ser conferidos no site da Anpocs.
SÃO CARLOS/SP - Durante a próxima edição da Feira de Economia Solidária, no domingo (27/10), na Praça XV, vai ter Hip-Hop no coração de São Carlos, celebrando a cultura urbana e valorizando a diversidade. Será um encontro de artistas locais e o público para fortalecer o movimento, preservar a história e promover uma sociedade mais justa.
Das 15h às 18h será realizada uma Oficina de Grafite e das 18h às 21h vai ter Batalha de MC’s. Quem for na Feira de Economia Solidária também poderá apreciar e adquirir peças do artesanato local e escolher entre várias opções de alimentação.
A Feira é um espaço conquistado pelos empreendimentos solidários cadastrados em São Carlos para exposição, comercialização e consumo de produtos de artesanato, serviços e alimentação, com objetivo de valorizar o trabalho artesanal e proporcionar a geração de renda.
SÃO CARLOS/SP - Na sequência da “Série de Concertos USP” que assinala, desde março último, as comemorações dos 30 anos do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), a USP Filarmônica apresenta no próximo dia 30 de outubro, às 20h00, na sede-social do São Carlos Clube – Av. São Carlos, 1919 -, atendendo a que, por motivos técnicos, este concerto não se poderá realizar no Saguão do Centro de Convenções localizado na Área-2 do Campus USP São Carlos.
Assim, em seu penúltimo concerto, a USP Filarmônica apresentará a “Orquestra de Estudantes da FFCLRP-USP” sob a regência do Maestro Lucas Eduardo da Silva Galon e com a participação dos solistas Raquel Paulin (soprano), Juliana Taino (mezzo-soprano) e Samuel Silva (violoncelo).
Neste concerto serão interpretadas as seguintes obras:
Homero de Sá Barreto (1884-1924)
Romance para violoncelo solo e orquestra – com orquestração de Lucas Eduardo da Silva Galon;
Anônimo pradense do século XIX
Duas Modinhas Pradenses – pesquisa de Adhemar Campos Filho e George Olivier Toni (Lira Ceciliana de Prados, MG), com harmonização e orquestração de Rubens Russomanno Ricciardi;
Lucas Eduardo da Silva Galon (*1980)
Busque Amor Novas Artes, Novo Engenho para mezzo-soprano solista – soneto de Luís Vaz de Camões (ca.1524-1579 ou 1580);
Claudio Santoro (1919-1989)
Com poemas de Vinícius de Moraes (1913-1980) e orquestrações de Rubens Russomanno Ricciardi
- Amor em Lágrimas para mezzo-soprano solista;
- Ouve o Silêncio para soprano solista;
Rubens Russomanno Ricciardi (*1964)
Agora que Sinto Amor para soprano solista – com poema de Fernando Pessoa (1888-1935);
Henrique Alves de Mesquita (1830-1906)
Os Beijos de Frade – Lundum para soprano solista – com letra de Eduardo Diniz Villas-Boas (?-1891) e arranjo de Rubens Russomanno Ricciardi;
Dolores Duran (1930-1959)
A Noite do Meu Bem para soprano solista – com orquestração de Rubens Russomanno Ricciardi;
José Gustavo Julião de Camargo (*1961)
Venid a Sospirar para mezzo-soprano solista – invenção musical sobre canção do século XVI: Venid a Sospirar al Verde Prado do Cancioneiro de Elvas, Portugal;
Rubens Russomanno Ricciardi (*1964)
- Lilia, oh Lilia! – Minueto para mezzo-soprano solista – com poema do cancioneiro de Domingos Caldas Barbosa (Lereno Selinuntino) (ca.1740-1800);
- Lundum da Nhanhazinha para mezzo-soprano solista, com cantus firmus de Gilberto Mendes (1922-2016) e poema do cancioneiro de Domingos Caldas Barbosa (Lereno Selinuntino) (ca.1740-1800);
Lupcínio Rodrigues (1914-1974)
Felicidade para soprano e mezzo-soprano solistas – com orquestração de Rubens Russomanno Ricciardi;
Raquel Paulin (soprano) – formada pela Escola Municipal de Música de São Paulo, foi premiada no Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas. Vem atuando, em especial, como solista no Theatro São Pedro e no Theatro Municipal, em São Paulo, em inúmeras récitas de ópera e concertos sinfônicos. No seu repertório constam papéis como Lucy, na ópera The Telephone de Gian Carlo Menotti; Lauretta, em Gianni Schicchi de Giacomo Puccini; e Cecy, em Il Guarany de Antônio Carlos Gomes. Recentemente, atuou como solista das orquestras de Campinas e do Paraná, bem como da USP Filarmônica, em especial pela 56º edição do Festival Música Nova “Gilberto Mendes”, em Ribeirão Preto.
Juliana Taino (mezzo-soprano) – graduada pela Faculdade de Artes Alcântara Machado em São Paulo. Integrou o Opera Studio do Theatro Municipal de São Paulo e a Academia de Ópera do Theatro São Pedro. Venceu os concursos Jovens Solistas da Fundação Clóvis Salgado, Maria Callas, Linus Lerner e da Academia de Ópera de Florença. Atuando desde 2011, já foi solista, entre outros, do Theatro Municipal de São Paulo, do Palácio das Artes em Belo Horizonte e do Theatro São Pedro em São Paulo. Em 2023, debutou no Festival de Ópera do Amazonas com Anna Bolena (Donizetti) e no Teatro Colón de Buenos Aires em Il Turco in Italia.
Samuel Eduardo da Silva (violoncelo) – iniciou seus estudos no Projeto Guri, com Ladson Bruno Mendes e Robson Fonseca. Licenciado em música pelo Centro Universitário Claretiano, é hoje bacharelando pelo Departamento de Música da FFCLRP-USP (na classe do professor André Micheletti) e mestrando pela UFRN (sob orientação de Fabio Presgrave). Atualmente leciona na ALMA (Academia Livre de Música e Artes - Polo Guará) e CEMART (Barretos). É músico da Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos e bolsista da USP Filarmônica.
O Maestro:
Lucas Eduardo da Silva Galon (maestro convidado) – Professor doutor do Departamento de Música da FFCLRP-USP, é compositor, multi-instrumentista, maestro e escritor/pesquisador na linha de pesquisa da Poíesis Crítica. É doutor, mestre e graduado em Música pela ECA-USP, com pós-doutorado pela FFCLRP-USP (Filô). Foi docente da UNAERP e da CECH-UFSCar. Foi diretor artístico da Academia Livre de Música e Artes (ALMA) e da Instituição Aparecido Savegnago, bem como coordena o projeto USP Música-Criança em São Joaquim da Barra. É diretor artístico do Festival Música Nova “Gilberto Mendes” e autor, entre outros, do livro Villa-Lobos - Conceitos Fundamentais, pela Fundação do Livro de Ribeirão Preto. Recentemente, numa parceria da ALMA com a USP Filarmônica, regeu a sua ópera The Young King (com libreto inspirado em obra de Oscar Wilde) em estreia mundial.
Os ingressos antecipados para este concerto – com entrada livre e gratuita – estarão sendo distribuídos no dia 29 de outubro, na Assessoria de Comunicação do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) entre as 09h00/11h30 e 14h00/17h30, e no dia do evento, na sede-social do São Carlos Clube - Av. São Carlos, 1919 -, entre as 18h30/19h55.
O Circuito Sesc de Corridas – Etapa São Carlos acontecerá no dia 24 de novembro, domingo, às 7h30, com inscrições a partir de 30/10, para as distâncias 3 km ou 6 km.
SÃO CARLOS/SP - Vem aí mais uma etapa São Carlos do Circuito Sesc de Corridas. A prova acontecerá no dia 24 de novembro, domingo, com largada e chegada em frente ao Sesc São Carlos, na avenida Comendador Alfredo Maffei, às 7h25 (para pessoas com deficiência) e às 7h30 (demais participantes), nas distâncias 3 km e 6 km. O percurso é aferido pela Federação Paulista de Atletismo.
Os interessados devem acessar o Portal Sesc SP em www.sescsp.org.br/saocarlos, no período de 30/10 a 17/11, onde serão direcionados para o regulamento e inscrição na atividade, que tem vagas limitadas. Poderão participar atletas de ambos os sexos, a partir de 15 anos. Os inscritos receberão kit com camiseta, número de peito e chip de cronometragem.
A prova é realizada pelo Sesc São Carlos com apoio do Sincomércio, Prefeitura e EPTV.
Sobre o Circuito Sesc
O Circuito Sesc de Corridas é uma iniciativa desenvolvida pelo Sesc com o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas e promover a saúde e o bem-estar de seu público prioritário, assim como a comunidade em geral.
As provas e as atividades do Circuito Sesc de Corridas são realizadas em vários estados do Brasil, tanto nos grandes centros como em municípios do interior e comunidades periféricas, o que amplia a participação de todas as pessoas e incentiva quem é iniciante na modalidade.
Em 2023, foram mais de 100 corridas realizadas por todo o país, mobilizando cerca de 80 mil pessoas, das mais variadas faixas etárias.
Criado em 2018, o Circuito Sesc de Corridas incentiva à prática de exercícios físicos e difunde um estilo de vida saudável. Também atua promovendo a integração dos participantes e familiares, por meio de ações de lazer e entretenimento, realizadas paralelamente às provas. O Sesc desenvolve outras atividades dentro da área esportiva e de desenvolvimento físico, atendendo pessoas com os mais diversos níveis de habilidade. Para tanto, mantém uma moderna e bem equipada estrutura de lazer, que reúne os requisitos de acessibilidade, sustentabilidade e socialização.
Serviço:
Inscrições: de 30/10 a 17/11, em www.sescsp.org.br/saocarlos
R$ 15,00 para Credencial Plena e meia e R$ 30,00 inteira
Local: Unidade São Carlos – Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jd. Gibertoni – São Carlos – SP - Mais informações pelo telefone: 16 3373-2333
Levantamento da Acirp aponta que setor de comércio e serviços responde por 84% do montante a ser pago aos trabalhadores
RIBEIRÃO PRETO/SP - A economia de Ribeirão Preto receberá uma injeção significativa de recursos com o pagamento do 13º salário em 2024.
O montante bruto é estimado em R$ 735.047.969,18, o que corresponde a R$ 646.842.212,88 após a dedução da alíquota de 12% do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) indicam que a cidade conta com 247.416 trabalhadores ativos aptos a receber o benefício.
Conforme estudo realizado pelo Instituto de Economia Maurílio Biagi da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (IEMB-Acirp), o setor de comércio e serviços responde por 84% do montante total a ser pago. Juntos, os dois segmentos somam aproximadamente R$ 621 milhões em 13º salário, beneficiando 206.489 trabalhadores.
Ainda segundo estimativa do IEMB-Acirp, aproximadamente R$ 519,8 milhões do montante total do salário adicional pago aos empregados deverão ser destinados ao consumo.
“Essa injeção de recursos tem um efeito multiplicador importante, especialmente em setores como o comércio e serviços que são diretamente beneficiados pelo aumento no consumo”, avalia o analista do IEMB-Acirp Lucas Ribeiro.
O pagamento do 13º é dividido em duas parcelas, sendo a primeira (50% do valor bruto) paga até 30 de novembro e a segunda, com os descontos, até 20 de dezembro. A expectativa é que R$ 367,5 milhões sejam desembolsados pelos empregadores na primeira parcela e outros R$ 279,3 milhões na segunda, já considerando as deduções.
Crescimento do mercado de trabalho
O estudo do IEMB-Acirp aponta um crescimento de 16,03% na injeção total de recursos do 13º salário em relação ao ano anterior, o que coloca 2024 como o ano de maior impacto econômico desde 2021, quando o benefício atingiu a marca de R$ 733,2 milhões.
“Este aumento é atribuído, principalmente, ao crescimento do mercado de trabalho em Ribeirão Preto”, destaca Ribeiro.
Agropecuária e indústria registraram os maiores crescimentos percentuais no valor do 13º salário, com elevações de 64,58% e 19,4%, respectivamente, em relação ao ano anterior.
Por outro lado, a construção civil apresentou o aumento mais modesto, de 2,35%, influenciado pela queda no salário médio e pelo tímido crescimento no número de empregados.
De acordo com o INCA, Brasil deve registrar cerca de 74 mil novos casos da neoplasia em 2024; maiores taxas são apontadas nas regiões Sul e Sudeste do país
SÃO PAULO/SP - O cenário do câncer de mama no Brasil e no mundo traz números expressivos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença contabiliza 2,3 milhões de casos por ano e, em 95% dos países, a neoplasia é a primeira ou segunda causa de morte feminina.
No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) indica que os tumores de mama respondem por cerca de 10% (73.610) dos 704 mil novos diagnósticos de câncer esperados para 2024, sendo as maiores taxas de registro nas regiões Sul e Sudeste.
Diante desta dimensão, o câncer de mama ainda gera muitas dúvidas, assim como informações equivocadas. Para desmistificar alguns conceitos, o oncologista Diocésio Andrade, da Oncoclínicas Ribeirão Preto, aborda os principais mitos e verdades sobre o assunto.
- Toda mulher com câncer precisa fazer a retirada das mamas?
Mito – A indicação formal da remoçãodas mamas acontece em dois cenários: em casos de mutação dos genes BRCA1/BRCA2 ou em pacientes que realizaram previamente a radioterapia para tratamento de linfoma na região do mediastino. Na ausência dessas duas situações, a necessidade de retirada das mamas deve ser discutida com o mastologista levando em consideração o tamanho e estágio do tumor.
Existem duas opções de cirurgias: a conservadora (quadrantectomia), que remove o quadrante onde está o tumor, preservando o restante da mama; e a mastectomia, que retira toda a glândula mamária, sendo indicado em situações de tumores maiores ou em mulheres com risco elevado de recorrência da doença.
- Quem já teve câncer de mama pode colocar silicone?
Verdade - Pacientes que trataram câncer de mama e foram submetidas a cirurgias de remoção parcial ou total dos seios podem realizar procedimentos estéticos de forma segura, seja com uso de prótese ou com outros métodos disponíveis, como a inserção de músculo ou gordura da própria paciente. Inclusive, está se tornando comum a realização de cirurgia plástica reparadora no mesmo momento da retirada do tumor.
- A reconstrução mamária é indicada para toda paciente?
Mito - Este tipo de cirurgia não é indicado para toda mulher que teve câncer de mama, a recomendação depende de cada caso e do estágio da doença.
- Amamentar diminui os riscos da doença?
Verdade - Durante o período de aleitamento, as taxas de determinados hormônios que favorecem o desenvolvimento desse tipo de câncer caem na mulher. Além disso, alguns processos que ocorrem durante a amamentação promovem a eliminação e renovação de células que poderiam ter lesões no material genético diminuindo assim as chances de câncer de mama na mulher.
- A mulher pode amamentar depois da reconstrução mamária?
Mito - Após a mastectomia, a amamentação não é mais viável. A cirurgia retira todo o tecido mamário, incluindo as estruturas necessárias para a lactação. Entretanto, em casos da retirada de apenas uma das mamas, tendo a outra preservada, é possível amamentar normalmente com o seio saudável.
- Quem usa prótese de silicone pode fazer mamografia?
Verdade – A cápsula fibrosa que se forma em volta do implante pode tornar o tecido mais rígido e dificultar a execução do exame, mas não o impossibilita de ser realizado. É importante que quem possui prótese avise ao técnico radiologista para que ele saiba posicionar a mama corretamente para exercer menor pressão sobre o seio.
- O câncer de mama tem cura?
Verdade – Cada paciente deve ser analisada individualmente e quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores serão as chances de cura. Entretanto, os avanços em cirurgias oncológicas e novas terapias garantem altos índices de bons resultados no tratamento.
Alunos de saxofone, clarinete, contrabaixo e violoncelo se apresentam no dia 28, na sede da entidade; Teatro Municipal de Sertãozinho recebe peça com alunos do curso de teatro, no dia 29. As duas exibições são gratuitas e abertas ao público
SERTÃOZINHO/SP - Alunos da Instituição Aparecido Savegnago promove, no dia 28 de outubro, o Concerto Pedagógico com apresentações de instrumentos como saxofone, clarinete, contrabaixo e violoncelo. A apresentação é gratuita, aberta ao público e será realizada às 19h30, no Auditório Isaura Bolsoni Savegnago, na sede da entidade, em Sertãozinho.
O recital faz parte do desenvolvimento artístico dos estudantes, possibilitando maior aprendizado e experiência. Ao todo, 25 alunos vão se apresentar ao público.
“O Concerto Pedagógico proporciona aos alunos e alunas de instrumento a oportunidade de uma execução pública das obras que estão sendo trabalhadas em sala de aula. A apresentação, individual ou coletiva, faz parte do processo de experiência interpretativa e controle emocional. Um exercício caro para o ofício do instrumentista”, destaca Sara Cesca, coordenadora pedagógica e artística da IAS.
A preparação dos alunos é realidade desde as primeiras aulas com o instrumento. No Concerto, são apresentados peças e estudos que contemplam as etapas pedagógicas de cada estudante.
Espetáculo “O Menino Maluquinho”
Em homenagem ao escritor e desenhista Ziraldo – falecido em abril deste ano - , a Instituição Aparecido Savegnago e os alunos da disciplina de teatro apresentam o espetáculo “O Menino Maluquinho”, no dia 29 de outubro.
Inspirado no famoso livro do artista, o texto foi adaptado para a peça teatral pela professora Thais Foresto, com a participação de 32 alunos e duração de 30 minutos. Em uma montagem que busca trazer novos ares à obra literária, o espetáculo vai celebrar a infância.
“Estamos nos preparando desde o começo do ano, com exercícios e jogos que trabalham aspectos do corpo, da voz e da cena. Depois, começamos as leituras da obra, exercícios de improvisação sobre a história e, posteriormente, a marcação de cenas. Os alunos estão empolgados e tenho a certeza que será uma ótima experiência para as crianças e adolescentes”, explica Thais.
Antes do espetáculo, os alunos da classe de violão do professor Marco Papa farão uma abertura, trazendo no repertório algumas composições aprendidas em sala de aula como "Canção do vento", "Remando suavemente" e "Tia Rodhy". É uma oportunidade de trazer ao público outras artes que são ensinadas na Instituição.
O espetáculo acontece no próximo dia 29, às 19h30, no Teatro Municipal de Sertãozinho, localizado na Rua Washington Luiz, nº 1131, Jardim Sumaré. A peça teatral tem entrada gratuita.
Serviço
Concerto Pedagógico com a participação de alunos e alunas de saxofone, clarinete, contrabaixo e violoncelo da IAS
Data: Segunda-feira, dia 28 de outubro
Horário: 19h30
Local: Auditório Isaura Bolsoni Savegnago
Endereço: Rua José Bonini, 536, São João, Sertãozinho/SP
Entrada: Gratuita
Espetáculo “O Menino Maluquinho”
Data: Terça-feira, dia 29 de outubro
Horário: 19h30
Local: Teatro Municipal de Sertãozinho
Endereço: Rua Washington Luiz, nº 1131, Jardim Sumaré, Sertãozinho/SP
Entrada: Gratuita
Tenha uma festa horripilantemente divertida
SÃO PAULO/SP - Com a chegada de outubro, o Halloween, uma das festas mais divertidas e assustadoras do calendário, se aproxima. Muito mais do que apenas fantasias, doces e travessuras, a data também é marcada por um universo de decoração criativa e presentes temáticos, que vêm ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Seja para transformar a casa em um verdadeiro cenário de terror ou para surpreender amigos e familiares com mimos inspirados na data, as opções são infinitas.
Embora o Halloween seja uma tradição norte-americana, no Brasil, a festa vem ganhando cada vez mais adeptos. De acordo com a ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil), as vendas de produtos relacionados a data têm registrado um crescimento anual de 30%. Nas escolas, empresas e até em festas particulares, o mês de outubro se transforma em um período de diversão e criatividade, com decorações caprichadas e presentes temáticos.
Decorações de halloween: o terror que enfeita
Deixar o ambiente preparado para o Halloween vai além das tradicionais abóboras iluminadas e das teias de aranha falsas. Este ano, as tendências em decoração para a data incluem elementos mais sofisticados e detalhados, que garantem um ar misterioso e envolvente à celebração.
“Luminárias em formatos inusitados, como caveiras por exemplo, criam uma iluminação suave e temática, ao mesmo tempo em que adicionam um toque macabro à mesa ou às prateleiras. Canecas temáticas com guloseimas, são perfeitas para dar as boas-vindas aos convidados logo na entrada”, sugere Fábio Farias, CEO e fundador da rede de franquias Love Gifts.
Outro ponto forte são as decorações, como banners e cortinas feitas de tiras de papel ou ráfia, que ajudam a criar o clima perfeito em qualquer espaço. Além disso, as figuras suspensas oferecem uma maneira prática e eficaz de transformar o ambiente, deixando-o horripilantemente divertido.
Presentes temáticos: surpreenda com criatividade
“O Halloween também é uma oportunidade para presentear amigos e familiares com itens criativos e personalizados. A ideia é fugir dos presentes convencionais e apostar em produtos temáticos, que trazem a magia da data para o dia a dia”, pontua Farias.
Canecas em formato de abóbora e caveira são excelentes opções para quem busca unir funcionalidade e diversão. "Para os amantes de doces, as estampadas, recheadas de doces temáticos, fazem o maior sucesso — não só entre as crianças, mas também com os adultos", destaca.
Se a ideia é presentear com algo mais duradouro, os itens de decoração também se destacam como opções incríveis. Pantufas com temas de terror, luminárias decorativas ou até pequenos bonecos são opções que podem agradar quem adora entrar no clima do Halloween.
"As almofadas para balde de pipoca e bebida são um verdadeiro sucesso na Love Gifts. Assistir a um filme a dois, mesmo que seja de terror, é sempre uma excelente opção para curtir juntinhos e essas almofadas conquistaram os apaixonados," conclui Farias.
Seja para quem deseja montar uma festa assustadora ou surpreender alguém com um presente temático, o Halloween é a oportunidade perfeita para usar a criatividade e entrar no clima sombrio da data. Afinal, entre doces, travessuras e decorações de arrepiar, o que não pode faltar é diversão!
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.