SÃO PAULO/SP - O Brasil se despede de um dos maiores boxeadores se sua história. José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, morreu nesta quinta-feira, dia 24 de outubro de 2024, em São Paulo, aos 66 anos. O principal peso-pesado e uma das direitas mais pesadas do boxe brasileiro sofria de encefalopatia traumática crônica, também conhecida como demência pugilística, diagnosticada em 2013.
A notícia do falecimento de Maguila foi confirmada pela sua esposa, Irani Pinheiro, em entrevista ao canal de TV "Record".
- Ele estava, ficou 28 dias internado, e a gente procurou não falar com a imprensa, porque eu procurei cuidar da minha família. É o momento de cada um. O Maguila estava há 18 anos com encefalopatia traumática crônica... Há 30 dias, foi descoberto um nódulo no pulmão, ele sentiu muitas dores no abdômen, tiraram dois litros de água do pulmão, não conseguimos fazer a biópsia - relatou Irani.
Maguila nasceu no dia 11 de julho de 1958, em Aracaju. Dos 17 anos em que lutou, acumulou um cartel de 85 lutas, 77 vitórias (61 por nocaute), sete derrotas e um empate técnico. Com seu jeito carismático e suas entrevistas folclóricas, foi cativando o público. Entre as lutas mais especiais da carreira, estão os confrontos com nomes como Evander Holyfield e George Foreman.
ge
SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) esclarece que trabalha desde ontem à noite, 23/10, para ajudar a diminuir os impactos causados pela chuva de quase 90 milímetros que causou transtornos em algumas regiões da cidade, principalmente na região dos Shoppings Iguatemi e Passeio, com a desobstrução, por duas vezes seguidas, de alguns bueiros que entupiram.
O SAAE deixa claro, também, que o entupimento de bueiros não significa que a autarquia não executa cronograma de limpeza: pelo contrário, eles recebem manutenção periódica e preventiva. O que ocorre é que São Carlos estava 263 dias sem chuva e com ela, agora, vieram muitos detritos, pedras, grama, resíduos de construção civil.
Vale ressaltar que logo cedo, na manhã desta quinta-feira, 24/10, equipes do SAAE estiveram fazendo vistorias em vários locais atingidos pela chuva. Até este momento há grupos de servidores da autarquia realizando lavagem no centro da cidade, limpeza na região da rotatória do Cristo e na CDHU. O ponto mais crítico, na Avenida Trabalhador São-Carlense, próximo a ‘Curva do Joinha’, foi onde uma galeria de águas pluviais entrou em colapso em decorrência do volume elevado de água. Portanto, o SAAE executa a limpeza dessa via e também o conserto da galeria para que, o mais rápido possível, o trecho seja liberado para o trânsito.
É pertinente enfatizar, também, que não houve alagamentos na cidade. Existiram, apenas, registros de pontos com lâminas de água em virtude da grande quantidade de chuva. Por causa disso, alguns bueiros não suportaram a demanda na região central, na Avenida Trabalhador São-Carlense e CDHU.
Além do SAAE, também atuam e atuaram equipes das Secretarias de Obras e de Serviços Públicos.
SÃO CARLOS/SP - O vereador Roselei Françoso (MDB), protocolou na Câmara Municipal de São Carlos, uma Manifestação de Apelo à Volkswagen do Brasil Fábrica de Motores São Carlos, para que reveja decisão e reintegre o ex-vereador Ronaldo Lopes ao quadro de funcionários da empresa.
Roselei cita que recebeu com estranheza e preocupação a notícia sobre a demissão imotivada de Ronaldo Lopes do quadro de funcionários da Volkswagen, decisão essa anunciada uma semana após a realização das eleições municipais, nas quais Ronaldo concorreu ao cargo de vereador.
Durante a sessão da Câmara desta terça-feira (22), Roselei disse que a alegação de que o ex-vereador teria feito campanha na porta da fábrica como justificativa para a sua demissão não parece justa. “Essa decisão nos parece injusta e incoerente, considerando que tal prática é habitual durante períodos eleitorais em unidades da Volkswagen, inclusive neste ano, como verificado na unidade de Taubaté e, além disso, a demissão contraria um acordo estabelecido entre a empresa e os trabalhadores, que garante a estabilidade de emprego até o ano de 2028”, citou o vereador.
Roselei citou ainda que foi colega de Ronaldo Lopes na Volkswagen do Brasil entre 1997 e 2000 e que conhece sua postura ética e seu comprometimento com os princípios da empresa.
“Em seus 28 anos de serviços prestados à Volkswagen, Ronaldo sempre demonstrou uma conduta irrepreensível e um forte compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores e o crescimento da unidade fabril de São Carlos”, disse Roselei.
Ele também destacou que Ronaldo Lopes foi peça fundamental na implantação da Comissão de Fábrica, um instrumento que trouxe inúmeros benefícios tanto para os trabalhadores quanto para a empresa e a cidade de São Carlos.
“Essa demissão sem justificativa plausível, além de ocorrer em um momento inoportuno, representa uma perda significativa para as relações de trabalho na fábrica, especialmente considerando sua importância como líder junto ao chão de fábrica e defensor dos direitos da categoria; por isso apresentei essa Moção de Apelo à Volkswagen para que reveja sua decisão e reintegre Ronaldo Lopes ao quadro de funcionários, como medida de justiça à um funcionário de ilibado histórico de trabalho e de respeito ao sistema de liberdade democrática vigente em nosso país”, finalizou Roselei.
SÃO CARLOS/SP - A Defesa Civil informa que nesta quarta-feira (23/10) a chuva precipitada até 23h foi de 88 mm. Foram registrados pontos de pequenos alagamentos em algumas vias da região central (baixada do mercado), sem transtornos. Na região da Rotatória do Cristo um bueiro entupiu, porém a equipe do SAAE está no local para resolver o problema.
Na avenida Francisco Pereira Lopes com a Rua Dr. Serafim Vieira de Almeida , no Parque Arnold Schimidt, também foi registrado pequeno ponto de alagamento na pista, o trânsito ficou parado, mas já está liberado.Na região do Shopping Passeio, na beira do Monjolinho, ocorreu um desmoronamento de parte do muro de um condomínio, próximo ao Cemei José Marrara, sendo necessário intervenção e desvio do trânsito neste ponto da avenida Trabalhador São-carlense. A Secretaria de Transporte e Trânsito solicita que os motoristas evitem essa região nesta quinta-feira (24/10).
Na praça Itália no momento da chuva mais forte uma das pistas teve um alagamento leve, já escoado. Na região do CDHU não foi registrado nenhum transtorno. Uma árvore caiu no Jardim Gibertoni, na região do SESC, sem transtornos.
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, por meio do Departamento de Fiscalização, comunica aos ambulantes que pretendem comercializar produtos alimentícios, velas e flores, na Praça do Velório Municipal, nos dias 31 de outubro e 01 e 02 de novembro, deverão fazer a inscrição na próxima segunda-feira, dia 28 de outubro, das 9h às 11h ou das 14h30 às 16h, na sede da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano, localizada na rua Comendador Alfredo Maffei, nº 3055.
“Os espaços e o tamanho das barracas foram padronizados, com 3X3 metros e distanciamento de no mínimo 1 metro. Todos os ambulantes devem possuir os licenciamentos regulares para participar desse evento”, disse o diretor de Fiscalização, Rodolfo Tibério Penela.
Serão disponibilizados 10 locais para a venda de flores e velas, 16 locais para barracas de alimentação e 5 food trucks (disponibilizados no estacionamento do velório municipal) no Cemitério Nossa Senhora do Carmo.
Outras informações sobre o cadastramento podem ser obtidas pelo telefone (16) 3362-1065.
SÃO CARLOS/SP - O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de São Carlos, dentro da programação do Dia Nacional de Luta contra a Exposição ao Benzeno, 5 de outubro, fez uma alerta quanto a importância da conscientização sobre os perigos que o Benzeno traz a saúde dos trabalhadores, especialmente para aqueles dos postos de combustíveis, onde o contato com a substância química é frequente.
“O Benzeno, além de ser inflamável é altamente tóxico, se entrar no organismo de uma pessoa em quantidades elevadas, normalmente pela inalação, pode causar alterações nas células e desencadear uma série de doenças. É inclusive um composto com grande potencial cancerígeno”, ressalta Denise Martins, diretora de Vigilância em Saúde.
As orientações do CEREST é para que os trabalhadores não utilizem flanela, estopa e tecidos similares para a contenção de respingos e extravasamento na atividade e para que os empregadores capacitem todos os trabalhadores expostos ocupacionalmente ao Benzeno com treinamento com carga horária mínima de 4 horas, além de sinalizar em local visível, na altura das bombas de abastecimento de combustíveis líquidos contendo Benzeno, indicando os riscos dessa substância, nas dimensões de 20 x 14 cm com os dizeres: “A gasolina contém benzeno, substância cancerígena. Risco à saúde”.
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) tem como função principal dar suporte técnico ao SUS para a promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e vigilância da saúde dos trabalhadores.
Prestar assistência especializada a trabalhadores com doenças relacionadas ao trabalho; promover, proteger e recuperar a saúde dos trabalhadores; investigar as condições do ambiente de trabalho;
realizar inspeções em locais de trabalho que possam ser perigosos para a saúde dos trabalhadores; emitir parecer técnico sobre os locais de trabalho que forem inspecionados; recolher, sistematizar e divulgar informações sobre a saúde do trabalhador; apoiar a capacitação e educação permanente dos profissionais e técnicos da rede do SUS; desenvolver ações de promoção à saúde do trabalhador; participar do treinamento e capacitação de profissionais relacionados com a saúde do trabalhador, são algumas das atividades do CEREST, que integra a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST).
PRESIDENTE PRUDENTE/SP - Em meio à mata fechada, a equipe da Polícia Civil, acompanhada por um cão farejador do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) e um drone, localizou dois tonéis enterrados contendo mais de 20 quilos de maconha em Presidente Prudente. A apreensão faz parte da Operação Oryza, para combater o tráfico de drogas na região.
A equipe da 2° Delegacia de Investigação Sobre Entorpecente (Dise) apurava a atuação de quadrilhas com o tráfico de drogas na área rural do jardim Morada do Sol. Durante o trabalho das equipes, foi descoberto o endereço onde o entorpecente era guardado.
Com o auxílio de um drone, a equipe conseguiu identificar o primeiro local, que guardava cerca de três quilos de maconha, uma balança de precisão, embalagens e uma espingarda. Com a chegada do cão farejador, foi encontrado o segundo tonel, com mais 34 tijolos da droga.
O caso foi registrado como localização/apreensão de objeto na 2° Dise. Os policiais prosseguem com as investigações para identificar os envolvidos que estavam atuando na região.
SÃO PAULO/SP - Tá chegando! Enquanto aguardamos a sequência de “Moana – Um Mar de Aventuras” (2016), um novo teaser oficial foi revelado nesta segunda (21). Na prévia vemos mais da nova vilã da trama.
Os detalhes da história ainda são um mistério, sabemos apenas que será ambientada três anos depois do primeiro aclamado filme.
Auli’i Cravalho e Dwayne "The Rock" Johnson retornam como vozes de Moana e de Maui, respectivamente. Com direção de Dave Derrick Jr., “Moana 2” tem estreia no Brasil em 28 de novembro.
Vale lembrar ainda que, além da animação, um remake em live-action com Dwayne Johnson no elenco também está em desenvolvimento pela Disney, previsto pra lançar em julho de 2026.
band
SÃO PAULO/SP - A concretização do sonho da casa própria tem se tornado cada vez mais cara. Segundo o Índice FipeZap, só nos nove primeiros meses deste ano, os preços dos imóveis, no Brasil, aumentaram, em média, 5,88%, superando os 3,31% de inflação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulados no período.
Além do valor do imóvel e das elevadas taxas de juros cobradas nos financiamentos, os compradores se deparam com taxas, impostos e despesas diversas que podem comprometer o orçamento e, no limite, inviabilizar o negócio.
O que poucos sabem é que, desde 1973, uma lei federal concede a quem adquire seu primeiro imóvel um desconto de 50% nas taxas que tabeliães e registradores cobram para elaborar documentos como escrituras e registros - os chamados emolumentos.
A Lei de Registros Públicos (Lei nº 6.015), de 1973, estabelece que o abatimento se aplica à aquisição de imóveis financiados por meio do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) – ou seja, com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviços (FGTS) ou da caderneta de poupança e que, pelas regras atuais, não ultrapassem R$ 1,5 milhão.
É o próprio comprador ou seu representante legal quem deve exigir o desconto, informando ao cartorário que está adquirindo seu primeiro imóvel residencial, financiado. Muitos, contudo, desconhecem o benefício – embora algumas imobiliárias, corretores e instituições financeiras informem seus clientes, chegando mesmo a, em alguns casos, incluir a informação no contrato de compra e venda.
Maria Eugênia Gonçalves/ Arquivo pessoal
Foi o caso da jornalista Maria Eugênia Gonçalves. No ano passado, ela e seu marido financiaram um apartamento no bairro da Lapa, em São Paulo. Por comodidade e segurança, o casal contratou os serviços de uma assessoria imobiliária. Além de identificar a instituição bancária com taxas de juros mais atraentes, a empresa os ajudou a checar a situação legal do imóvel e a reunir os documentos necessários à obtenção do crédito bancário, cuidando da parte burocrática.
“Também foram eles que me informaram que, por se tratar do nosso primeiro imóvel, teríamos desconto de 50% nas taxas cobradas pelos cartórios”, disse Maria Eugênia à Agência Brasil. Só com isso, a jornalista poupou pouco mais de R$ 3,8. Uma economia bem-vinda, já que, além de gastar quase todas as suas economias, o casal demorou cerca de dois meses para se mudar após apanhar as chaves da casa nova.
“Neste meio tempo, tivemos que pagar o aluguel do apartamento antigo; o financiamento; dois condomínios, além de outras taxas. Tivemos despesas com a mudança e com pequenos reparos”, relembrou Maria Eugênia, defendendo a importância de medidas que aliviem os compradores. “Isso é essencial em um momento em que a pessoa está assumindo uma dívida enorme, um compromisso financeiro que envolve várias despesas paralelas.”
Segundo o presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), João Teodoro Silva, embora a Lei de Registros Públicos já esteja em vigor há cinco décadas, muitas pessoas, incluindo alguns profissionais que atuam no setor imobiliário, desconhecem a existência do benefício.
Presidente no Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), João Teodoro da Silva. Foto: João Teodoro da Silva/Facebook
Silva também lembrou que a mesma lei estabelece limites para a cobrança de custas cartorárias na compra de habitações de interesse social. “Nestes casos, há um escalonamento que leva em conta o tamanho do imóvel ou se ele foi adquirido por cooperativa habitacional”, acrescentou o presidente do Cofeci.
“O que acontece é que, geralmente, as pessoas desconhecem este direito e, portanto, não o cobram. Na medida do possível, temos procurado informar a quem adquire um imóvel que este dispositivo legal existe. Até porque, ele facilita a realização de negócios, sendo importante para o mercado em geral e para os corretores imobiliários em particular, já que tende a facilitar a aquisição de um imóvel”, finalizou Silva.
AGÊNCIA BRASIL
EUA - A Coca-Cola teve lucro líquido de US$ 2,85 bilhões no terceiro trimestre de 2024, ou US$ 0,66 por ação, de acordo com balanço divulgado na quarta-feira, 23. O resultado ficou abaixo do ganho de US$ 3,09 bilhões apurado no mesmo período de 2023.
Com ajustes, a gigante americana do setor de bebidas registrou lucro por ação de US$ 0,77 entre julho e setembro, resultado que ficou acima da previsão de analistas consultados pela FactSet, de US$ 0,75.
A receita da Coca-Cola teve queda anual de 1% no trimestre, a US$ 11,85 bilhões, superando o consenso da FactSet, de US$ 11,61 bilhões.
No balanço, a empresa americana também elevou o guidance para o lucro líquido ajustado em 2024, prevendo crescimento de 14% a 15%. A estimativa anterior era de alta de 5% a 6%.
Em reação inicial, a ação da Coca-cola chegou a subir mais de 1% no pré-mercado em Nova York, antes de inverter o sinal e cair 2,16% às 8h26 (de Brasília).
POR ESTADAO CONTEUDO
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.