fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Segunda, 14 Outubro 2024

SÃO CARLOS/SP - Nos dias 18 de outubro e 22 de novembro, das 8h30 ao meio dia, serão realizadas oficinas do projeto de extensão "Graduação 10: Interprofissionalidade para uma nova formação", que tem como objetivo promover espaços críticos para incorporação da prática da interprofissionalidade nas ações formativas.

As atividades são voltadas a estudantes, docentes, técnico-administrativos, preceptores e demais parceiros intersetoriais da UFSCar e ocorrerão no Núcleo de Formação de Professores, na área Norte do Campus São Carlos. As inscrições devem ser realizadas neste formulário online.

A iniciativa é de um Grupo de Trabalho composto por membros do programa institucional "Educação Interprofissional e Prática Colaborativa da UFSCar - EIPC", vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) e do Centro de Ciências Exatas de de Tecnologia (CCET).

Publicado em Educação

Com o tema “De presente, o agora” e mais de 30 ambientes, mostra encerra a 6ª edição no domingo, dia 20 de outubro 

 

RIBEIRÃO PRETO/SP - Ainda dá tempo de se inspirar com as principais tendências e inovações do setor de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores na CASACOR Ribeirão Preto. A mostra, que reúne mais de 30 ambientes – entre livings, cozinha, quartos, banheiros, varandas, home offices e lofts –, todos assinados por profissionais que são referência no mercado, vai até o próximo dia 20 de outubro, domingo. “Foram meses de muito trabalho e ótimos resultados. O público se encantou com os projetos apresentados pelos integrantes do elenco deste ano, que foram além da estética, do conforto e da funcionalidade, trazendo novos conceitos, identidade e significado aos espaços”, detalha Maurício Siqueira, diretor da mostra na cidade. 
 
Um dos destaques é o Automundi Experience, de Bruno Castanhari, que utilizou a metáfora da caverna de Platão - um mundo de falsas percepções da verdade - para dar vida ao ambiente. A tecnologia assume o protagonismo no local, com óculos de realidade virtual e painéis de LED em alta resolução refletidos em espelhos. “O Automundi Experience é uma demonstração do potencial da tecnologia no presente, com uma experiência imersiva e transformadora no agora”, define o arquiteto.
 
Outro ambiente que chama a atenção na mostra é o “Domo Refúgio Máxima Gourmet”. Taiza Moiteiro surpreendeu ao adotar a forma singular do domo geodésico. “Ao conhecer a estrutura do domo geodésico, pensei em criar um verdadeiro refúgio, que oferecesse paz e tranquilidade, cercado pela natureza. É um lugar bem equipado, com itens de última geração, sustentável e que proporciona serenidade e aconchego”, declara a arquiteta. 
 
Experiências gastronômicas
 
A CASACOR Ribeirão Preto também oferece ao público experiências gastronômicas únicas. Após a imersão nas tendências e novidades, é possível se deliciar com cardápios repletos de personalidade, como o do Latulia Restaurante e Costelaria, especialista em cortes nobres feitos na brasa; do bar Noipê, que traz opções de entradas, pratos principais e drinks; e da Cookie Stories, com cookies, cafés e lanches rápidos. 
 
Special Sale

 
Seguindo a tradição, em sua última semana a CASACOR promove a Special Sale. Móveis, objetos, obras de arte, eletroeletrônicos e acessórios diversos de grandes marcas parceiras – com a curadoria dos renomados profissionais participantes da mostra – podem ser adquiridos com preços reduzidos em até 50%. “Muitas pessoas que visitam os espaços costumam expressar esse desejo de levar para casa algumas peças ou até mesmo composições completas. Essa é a oportunidade”, ressalta Siqueira. 
 
Sobre a CASACOR 2024
 
A 6ª edição da CASACOR Ribeirão Preto acontece até o dia 20 de outubro, com o tema “De presente, o agora”. Obra de João Barreto e Francisco Segnini, a nova casa, construída em 1974, fica na Avenida Costábile Romano, 931, no bairro Ribeirânia.
 
A venda de ingressos está disponível no site: www.casacor.com.br ou na bilheteria na mostra.

Publicado em Ribeirão Preto

BRASÍLIA/DF - A Petrobras reduzirá o preço do gás natural para as distribuidoras em 1,41% a partir de novembro. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (14), no Rio de Janeiro, pelo diretor executivo de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim, que destacou ainda a queda de 17% no preço do produto desde 2023.

Ele lembrou que o gás natural é uma parte importante da transição energética e afirmou que o governo e a Petrobras têm como objetivo preços competitivos para consumidores para ajudar na massificação do gás, um elemento importante do programa brasileiro porque emite menos que os outros combustíveis fosseis.

“Então, agora em novembro, acabei de ter essa informação, a gente vai reduzir em 1,41% o preço do gás por conta do câmbio pela cotação do Brent em relação ao trimestre anterior, lembrando que, desde 2023, já foram reduzidos de 17% do preço do gás desde janeiro de 2023, isso no governo Lula, mais de 1,41% agora neste trimestre. É uma mudança e um movimento importante”, disse, acrescentando que os contratos são trimestrais.

O anúncio foi feito durante café da manhã, nesta segunda-feira (14), com a presença da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e outros diretores da companhia.

 

Diversificação maior

Tolmasquim informou, ainda, que a diretoria da companhia aprovou agora em outubro novas ofertas de contratos de gás de distribuidoras com uma diversificação maior.

“As distribuidoras podem fazer um tipo de contrato jogando com flexibilidade, prazos, início de fornecimento, local de entrada e indexador. Jogando com essas variáveis a gente tinha 20 possibilidades de combinação de contratos anteriormente. Esse novo pacote aprovado pela diretoria faz passar de 20 para 48 possibilidades para as distribuidoras”, detalhou.

Além do preço competitivo, o diretor considerou interessante a aprovação de um prêmio de incentivo à demanda. Nesse prêmio haverá um preço 10% inferior ao preço de referência para consumos que sejam acima do compromisso do cliente.

“Se o cliente tinha um valor para compromisso mínimo e ultrapassar o compromisso, tem que ter uma redução de 10% no preço de referência. Isso também vai nesse sentido da política de dar mais acesso ao gás”, revelou, destacando que a medida vale para as distribuidoras.

 

 

CRISTINA INDIO DO BRASIL - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Economia

BRASÍLIA/DF - Com mais de 2,3 mil focos de incêndio detectados nas últimas 48 horas, o Brasil já acumula este ano até o domingo (13), 226,6 mil registros detectados pelo Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número representa aumento de 76% na comparação com o mesmo período de 2023.

De acordo com os dados do Inpe, do total de focos detectados, 49,4% ocorreram na Amazônia. O Cerrado é o segundo bioma mais afetado em números absolutos com 32,1%. O Pantanal, embora tenha registrado 6% do total de focos do país, foi o bioma que observou o maior crescimento de incêndios na comparação com 2023: um crescimento de 1.240%.

Áreas do Pantanal e da Amazônia estão com alerta de chuvas intensas, conforme boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgado nesta segunda-feira (14). No entanto, até dezembro, o Inmet prevê predomínio de chuva abaixo da média histórica em grande parte da Região Norte, com baixos níveis de umidade no solo em grande parte da região no mês de outubro. Na Amazônia, o estado do Pará registrou 466 focos de calor nas últimas 48 horas. Já o Mato Grosso contabilizou 189 focos.

O Matopiba (região que reúne os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), onde predomina o bioma Cerrado, apresentou 826 focos nas últimas 48 horas. A região está hoje com alerta de baixa umidade, com risco aumentado de incêndios florestais em uma faixa que se estende do Sul do Maranhão, passando por grande parte do Piauí e alcançando o centro-norte baiano.

De acordo com o governo federal, há 3.732 profissionais em campo atuando no enfrentamento aos incêndios florestais na Amazônia, Pantanal e Cerrado. Também foram disponibilizadas 28 aeronaves.

Na última sexta-feira (11), o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, declarou que o governo federal está totalmente mobilizado para atender todos os estados afetados. "Estamos constantemente monitorando e avaliando os mais variados casos. Não por acaso, mantemos uma Sala de Situação para discutir ações emergenciais diante das mudanças climáticas, que se tornam cada vez mais frequentes e severas", acrescentou.

 

Seca

A Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA) declarou situação de escassez hídrica nos rios Madeira e Purus, no Amazonas; Tapajós e Xingú, no Pará; e em toda a região hidrográfica do Paraguai, no Pantanal. Com a baixa das águas dos rios, comunidades ficaram isoladas na Amazônia e vários rios atingiram os menores níveis observados nas séries históricas.

Nesse domingo (13), o Rio Paraguai registrou a mínima histórica superando o recorde registrado em 1964, na estação do município de Ladário, em Maro Grosso do Sul.

 

 

FABÍOLA SINIMBÚ - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Natureza

BRASÍLIA/DF - Levantamento nacional feito pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados, da FSB Holding, mostra que o número de candidatos eleitos no domingo (05) ligados às áreas da saúde, militar e religiosa tiveram aumento em relação às eleições municipais anteriores, enquanto os ligados à educação tiveram queda.

A pesquisa identificou a área dos candidatos eleitos a prefeito ou vereador por meio de termos utilizados junto do nome disponibilizado nas urnas, como cabo, policial, irmão, pastor, doutor, e professor.

De acordo com o levantamento, foram eleitos 1.098 profissionais de saúde para vereador e prefeito no país. O número é um recorde nos últimos 24 anos e representa aumento de 32% em relação a 2020, quando 826 foram vitoriosos. No período de 2000 até 2024, o crescimento foi de 627%, o equivalente a cerca de sete vezes.

Já os eleitos com nome na urna com termos relacionados à educação somaram 1.622. O resultado representa uma queda de 1,4% em relação a 2020, quando 1.645 foram eleitos. No período de 2000 até 2024, o crescimento foi de 250%, ou seja, mais que o triplo.

O levantamento mostra ainda que foram eleitos 469 candidatos com identidades religiosas no nome de urna. O número representa aumento de 6% em relação a 2020, quando foram eleitos 442. No período de 2000 até 2024, o crescimento foi de 63%. Nesses 24 anos, o recorde de religiosos vitoriosos nas eleições municipais foi em 2016, com 485 eleitos.

Já os candidatos eleitos com patentes militares somaram 152. O número é recorde nos últimos 24 anos e representa aumento de 13% em relação a 2020, quando foram eleitos 134. No período de 2000 até 2024, o crescimento foi de 36%.

 

 

POR AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Política

CAMPINAS/SP - Um homem de 44 anos foi preso em flagrante por policiais civis da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) no sábado (12). Ele transportava mais de meia tonelada de maconha e cocaína escondidas em uma carga de carnes. A abordagem aconteceu em Campinas, no interior de São Paulo.

Os agentes investigavam possíveis rotas interestaduais usadas por criminosos para facilitar o transporte de drogas até a capital paulista. Durante o monitoramento de veículos na região, a equipe recebeu informações sobre a localização de um caminhão que estaria carregado com entorpecentes.

O suspeito foi identificado, e os agentes interceptaram o veículo. Segundo a Polícia Civil, o homem trabalhava há dois meses em uma transportadora e saiu do Paraná com destino à capital paulista.

Em contato com a empresa, os policiais descobriram que o suspeito não havia saído do trajeto, mas que estacionou por cerca de 30 minutos na cidade de Pontes, no Mato Grosso do Sul, e que a temperatura da carga de carnes refrigeradas havia diminuído.

Durante a abordagem, o suspeito recebeu uma ligação em que um segundo envolvido confirmava o transporte das drogas. O criminoso foi levado até um frigorífico nas proximidades, onde a equipe iniciou a vistoria.

Foram encontrados e apreendidos 748 tijolos de cocaína e 282 de maconha, totalizando 670 quilos.

O homem foi detido e levado à 2ª Dise de Campinas, onde o caso foi registrado como tráfico de drogas, localização e entrega de veículos.

Publicado em Outras Cidades

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Outubro 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.