fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quinta, 09 Junho 2022

SÃO CARLOS/SP - O PROCON Municipal de São Carlos iniciou na última segunda-feira (06/06) uma operação de fiscalização em parceria com a ANP (Agência Nacional do Petróleo) e verificou as licenças pertinentes ao funcionamento dos postos revendedores de combustíveis; a qualidade do etanol, gasolina e diesel comercializados na cidade; assim como a calibragem de volume das bombas de abastecimento. 
No total foram visitados 7 postos, dos quais 1 apresentou vício de qualidade nos testes preliminares realizados no local, ou seja, foi detectado a concentração de etanol anidro em percentual acima do permitido na gasolina comum e por isso 2 tanques e 4 bicos foram lacrados no ato fiscalizatório e o posto foi autuado. Nos demais postos visitados a ANP coletou amostras para posterior análise dos combustíveis, em laboratório, e também recolheu três notas fiscais de compra de cada combustível comercializado afim de avaliar sua origem e preço. 
A equipe de fiscalização do PROCON de São Carlos acompanhou os testes realizados pelo fiscal credenciado da ANP, engenheiro químico Jorge Augusto Daroz de Moraes, bem como verificou a oferta de produtos e serviços, a precificação dos combustíveis, a disposição das informações legalmente obrigatórias no estabelecimento comercial e as lojas de conveniência, sendo que em duas lojas foram encontrados produtos vencidos. Constatada a infração, o fiscal do PROCON procedeu com a orientação de retirada imediata dos produtos da área de venda e autuação.
A chefe de Seção e Apoio à Fiscalização do órgão afirmou que foi uma semana intensa de trabalho, pois devido à realização dos testes preliminares de qualidade e volume nos locais vistoriados o procedimento chegou a durar até 3 horas, em um único posto revendedor, garantindo desta forma a celeridade do procedimento e o respeito ao artigo 18 da Lei 8.078/90. “Me sinto grata porque conseguimos atender todas as denúncias formalizadas junto ao PROCON de São Carlos devido ao apoio do vereador Paraná Filho, que solicitou formalmente esta operação em nome da Câmara Municipal, na audiência pública de 10/02/2022. Agradeço também à ANP que atendeu prontamente nossa solicitação de fiscalização”, disse Leila Cristina de Figueiredo Arruda.
São impróprios ao uso e consumo: os produtos cujos prazos de validade estejam vencidos; os produtos deteriorados, alterados, adulterados, avariados, falsificados, corrompidos, fraudados, nocivos à vida ou à saúde, perigosos ou, ainda, aqueles em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação e os produtos que, por qualquer motivo, se revelem inadequados ao fim a que se destinam.
O Procon de São Carlos atende remotamente pelo site procon.saocarlos.sp.gov.br ou pessoalmente mediante agendamento prévio através do link: http://agendamento.saocarlos.sp.gov.br/agendamentoProcon.php ou do telefone/WhatsApp (16) 3419-4510.
Eventuais excessos contrários à legislação e ao Código de Proteção e Defesa do Consumidor poderão configurar prática abusiva nos termos do artigo 39.

Publicado em Outras Notícias

FINLÂNDIA - Preocupada com sua segurança após a invasão da Ucrânia, a Finlândia reforçará sua fronteira com a Rússia com cercas, anunciou o Ministério do Interior nesta sexta-feira (10).

Diante do temor de que Moscou possa usar imigrantes para exercer pressão política, o governo finlandês prepara modificações legislativas para facilitar a construção de cercas mais fortes em sua fronteira de 1.300 quilômetros com a Rússia.

"O objetivo da lei é melhorar a capacidade operacional da guarda fronteiriça para responder a ameaças híbridas", disse à AFP Anne Ihanus, assessora do Ministério do Interior.

"A guerra na Ucrânia contribuiu para a urgência desta questão", acrescentou.

Hoje, as fronteiras da Finlândia têm, em sua maior parte, cercas de madeira, usadas para impedir o deslocamento do gado.

"O que queremos construir agora é uma cerca robusta com um efeito de barreira real", disse a diretora da divisão jurídica da guarda de fronteira finlandesa, Sanna Palo.

"Muito provavelmente a cerca não cobrirá toda fronteira leste, mas se concentrará nos locais considerados mais importantes", explicou.

A Finlândia apresentou, recentemente, sua candidatura para ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e a Rússia advertiu que a adesão seria "um erro grave com consequências de longo alcance".

 

 

por AFP

Publicado em Guerra na Ucrânia

SÃO CARLOS/SP - São Carlos registrou mais dois óbitos por COVID-19 nesta sexta-feira (10/06), totalizando 600 mortes pela doença no município.  Morreu um homem de 65 anos, internado na rede pública desde 07/06. O paciente já tinha recebido 4 doses da vacina contra a COVID-19. Também morreu um homem de 50 anos que deu entrada em hospital público, porém veio a óbito antes de ser internado. O paciente já tinha recebido duas doses da vacina contra a COVID-19. 

Foram registrados nesta sexta-feira (10/06) mais 190 exames positivos e 379 negativos para COVID-19. 

Dois pacientes positivados para COVID-19 estão em leito de estabilização da Vila Prado. Eles aguardam transferência para hospital público via CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde).

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - No dia 13 de junho a Igreja celebra um dos santos mais populares do mundo: Santo Antônio de Pádua. Conhecido por seus inúmeros milagres, com devotos não somente na Europa, mas como também nas Américas e demais continentes.

Para refletir mais sobre a vida e ensinamentos do Santo, conhecido como exímio orador, pregador do Evangelho e doutor da Igreja, a Paróquia de Santo Antônio de Pádua, em São Carlos, inicia hoje,10, o Tríduo em Louvor ao Padroeiro.

Nesta sexta-feira, às 19h, o Tríduo começa com tema “Fé e Oração”, presidida pelo Padre Jonas Rafael da Silva. No sábado, 11, às 18h30 o tema será “Esperança e Eucaristia”, com o padre Aymoré. Já no domingo, 12, às 18h30, o tema é “Caridade e os Pobres”, com o Padre Marcelo Aparecido de Souza.

No dia 13, Dia do Padroeiro, vamos ter 7 celebrações Eucarísticas, confira:

  • 7h – Santa Missa iniciando as festividades, missa e benção do bolo com Padre Aymoré
  • 9h – Missa com Padre Cristian Henrique Capelatto
  • 11h – Missa com Padre João Victor Bulle
  • 13h – Missa com Padre Dionísio dos Santos
  • 15h – Missa com Padre Everton Luchesi
  • 17h – Missa com Padre Fabrício Henrique dos Santos
  • 19h – Missa de encerramento das festividades e procissão com a imagem de Santo Antônio, com a presença de Dom Eduardo Malaspina.

 

Lembramos que o bolo de Santo Antônio já está sendo vendido e será retirado no dia do Padroeiro após a primeira missa matinal.

História

No Brasil, quando falamos em Santo Antônio logo lembramos de sua fama de “casamenteiro”, mas a vida e testemunho de fé do Padroeiro de nossa Comunidade o colocam em posição que vai além dessa devoção antoniana. Chamado também de “o doutor evangélico” possui grande contribuição para a Igreja.

Nascido no ano de 1195, em Lisboa, foi batizado como Fernando pelos pais Martinho de Bulhões e Teresa Taveira.

Aos 15 anos, atendendo ao chamado de Jesus ingressou no Convento dos cônegos de Santo Agostinho, em São Vicente. Após dois anos, solicitou transferência para o mosteiro de Santa Cruz, de Coimbra, onde teve o primeiro contato com frades franciscanos, que se hospedavam no convento e, pouco tempo depois acabaram sendo martirizados em Marrocos, tendo seus restos mortais traslados para Coimbra.

Fernando pôde então contemplar os corpos daqueles mártires, situação que o tocou tanto que deixou os agostinianos para vestir a túnica grossa e marrom dos franciscanos. Foi para o Convento de Olivais, onde adotou o nome de Antônio.

Depois de estudar a regra franciscana, partiu para o Marrocos. Porém após ser acometido de uma enfermidade, teve que retornar a sua terra natal. No caminho de retorno devido a uma tempestade e ventos contrários, o navio foi arrastado para a distante Sicília, e permaneceu ali por dois anos.

No dia 8 de maio de 1221 foi para Assis para participar de um dos capítulos da ordem, era um entre muitos naquele momento. Quando quase todos os conventuais partiram, Antônio foi notado por Frei Graziano, ministro provincial da Romagna.

Em setembro do ano seguinte, durante as ordenações sacerdotais dos religiosos dominicanos e franciscanos, na cidade de Forlì, nenhum dos presentes aceitou dirigir o habitual sermão, o que levou o superior de Montepaolo a convidar Antônio.

À medida que o discurso se desdobrou, em latim fluente, com profunda fundamentação teológica e espiritualidade envolvente, ficou latente a missão de Santo Antônio como pregador na Romagna, e região do sul da França e na Itália. Antônio também foi convidado a ensinar teologia em Bolonha, onde permaneceu por dois anos.

Em 1230, foi liberado das posições de governo da ordem e recebeu o novo papel de “pregador geral”, com a faculdade de ir livremente onde ele considerasse apropriado, para representar a Ordem no Papa Gregório IX.

 

SERVIÇO:

TRÍDUO DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Local: Avenida Sallum - Vila Prado - São Carlos

Fone: 16 - 3371-1117

Publicado em Cidadania

SÃO CARLOS/SP - Neste sábado (11/06), das 8h às 13h, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar o plantão de vacinação contra a COVID-19 e contra a gripe nas unidades básicas de saúde (UBS’s) da Vila Isabel e do Santa Felícia e na Fundação Pró-Memória.
Nas unidades serão aplicadas doses contra a COVID-19 para crianças e adultos. A vacina contra a gripe para os grupos prioritários (crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, gestantes, puérperas, profissionais da educação da rede pública e particular, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades).
Já na Fundação Pró-Memória somente serão aplicadas doses do imunizante contra a COVID-19 para pessoas com 12 anos ou mais e contra a gripe para os grupos prioritários, ou seja, não serão vacinadas crianças. 


VACINAÇÃO DURANTE A SEMANA – De segunda a sexta-feira todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), todas as Unidades de Saúde da Família (USF’s) e a Fundação Pró-Memória realizam a vacinação tanto contra a COVID-19 para adultos, adolescentes e crianças e também contra a Influenza (para os grupos prioritários). As doses da COVID-19 são aplicadas das 9h às 14h. Já as doses contra a gripe e das demais vacinas de rotina das 8h às 16h.

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Serviços Públicos, por meio do Departamento de Defesa Animal, realiza no próximo fim de semana, dias 11 e 12 de junho, mais uma etapa de castração de animais domésticos (cães e gatos) em unidade móvel.
Desta vez a unidade móvel de castração será instalada no São Carlos VIII, na rua Luiz Luchesi Filho, em frente ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O horário de atendimento será das 7h30 às 17h.  Serão castrados 400 animais que já estavam agendados no CADPETSãoCarlos, sistema online para agendamento das cirurgias de castração que funciona através do link http://servico.saocarlos.sp.gov.br/canil
Os tutores dos animais cadastrados no CADPETSãoCarlos receberão a confirmação com a data, horário e local da cirurgia por e-mail. Os animais devem estar em jejum e os tutores devem levar documentos pessoais.
“Estamos seguindo rigorosamente o cronograma semestral, inclusive com mais essa etapa encerramos a programação aprovada para o primeiro semestre 2022. Além da castração, realizamos avaliação física, vermifugação, orientação e conscientização sobre para a posse responsável de animais domésticos”, explica Fernando Magnani, diretor de Proteção Animal da Secretaria de Serviços Públicos.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Mariel Olmo, já foram realizados 1.631 procedimentos cirúrgicos, porém oferecidos quase o dobro de vagas. “Desde o início das ações de castração nos bairros, realizamos mais de 1.600 cirurgias, porém algumas pessoas agendam e no dia não levam o animal. Em novembro do ano passado foram oferecidas 600 vagas para cirurgias, porém somente foram levados 398 animais. Na etapa passada oferecemos 400 vagas no Cidade Aracy, apareceram 297 animais. Por isso, solicitamos aos tutores que se agendado o horário, não deixam de levar o animal”, alerta Mariel Olmo, secretário de Serviços Públicos.
Os procedimentos cirúrgicos de castração são realizados em base móvel, toda equipada e com profissionais habilitados com reconhecimento dos órgãos oficiais.

Publicado em Cidadania

EUA - A Apple comprou o filme sobre a Fórmula 1 que tem Brad Pitt a encabeçar o elenco e Lewis Hamilton como co-produtor. É uma película liderada pelo conceituado produtor Jerry Bruckheimer e realizada por Joseph Kosinki (que se notabilizou em Top Gun: Maverick).

Esta semana, a Apple Original Films anunciou a aquisição deste filme, que conta ainda com o guionista Ehren Kruger (de Top Gun: Maverick) e com o produtor-executivo Penni Thow. Por agora, não foram revelados detalhes sobre o título do filme, nem sobre datas de produção e lançamento, nem sobre a plataforma em que irá estrear.

Ao site CNET, Jerry Bruckheimer falou um pouco do trabalho de Hamilton nesta produção: ‘A experiência dele é fenomenal. É ótimo ouvi-lo, pegar no cérebro dele com um escritor e o Joe nas mensagens Zoom enquanto constroem a história. É o mesmo de trabalhar com os nossos pilotos de caças [para Top Gun]’.

 

 

Bernardo Matias / AutoGear

Publicado em Entretenimento

Olá, Sophia, fiz o cancelamento do saque extraordinário do FGTS. Posso fazer novamente a solicitação?

PERGUNTA DA INTERNAUTA JESSICA

 

SÃO PAULO/SP - Resposta: Não. A Caixa informa que o cancelamento do crédito do saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) — chamado de "desfazimento" pelo banco — não pode ser desfeito.

Por isso quem está em dúvida se utiliza ou não esse dinheiro não deve pedir cancelamento. Melhor não fazer nada. Isso porque o valor fica disponível até 15 de dezembro de 2022. Caso não haja saque até esse dia, ele voltará para a conta do FGTS corrigido.

 

O que é o saque extraordinário do FGTS?

É um saque de até R$ 1.000 que pode ser feito por trabalhadores com saldo no FGTS. Os créditos estão sendo liberados de acordo com a data de aniversário dos trabalhadores e feitos via conta poupança digital. O dinheiro poderá vir tanto de contas ativas (do emprego atual) quanto de contas inativas (de empregos anteriores) que o trabalhador tenha.

O valor fica disponível até 15 de dezembro de 2022. Caso não haja saque até esse dia, ele voltará para a conta do FGTS corrigido.

 

Como consultar o saldo do FGTS

A consulta do valor do saque extraordinário do FGTS pode ser realizada por meio do app FGTS.

 

Onde o dinheiro vai ser depositado?

O dinheiro é depositado de forma automática, em nome do trabalhador, na conta poupança social digital, que é movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Todos os trabalhadores que têm conta do FGTS com saldo disponível terão direito ao saque extraordinário, com exceção daqueles que anteciparam o saque-aniversário.

 

Confira o calendário do saque extraordinário

  • Nascidos em janeiro – 20 de abril
  • Nascidos em fevereiro – 30 de abril
  • Nascidos em março – 4 de maio
  • Nascidos em abril – 11 de maio
  • Nascidos em maio – 14 de maio
  • Nascidos em junho – 18 de maio
  • Nascidos em julho – 21 de maio
  • Nascidos em agosto – 25 de maio
  • Nascidos em setembro – 28 de maio
  • Nascidos em outubro – 1º de junho
  • Nascidos em novembro – 8 de junho
  • Nascidos em dezembro – 15 de junho

________________________

 

Se tiver dúvidas sobre economia, dinheiro, direitos e tudo o mais que mexe com o seu bolso, envie suas perguntas para “O que é que eu faço, Sophia?” pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Sophia Camargo, do R7

Publicado em Economia

SÃO CARLOS/SP - A Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) de Araraquara, com apoio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de São Carlos, realizou na quinta-feira (09/06), no auditório do Paço Municipal, uma capacitação para servidores da rede assistencial social sobre o cuidado e preparo para o atendimento às mulheres vítimas de violência no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
A capacitação foi coordenada por Paulo Albano Filho, diretor da DRADS Araraquara, Luciana Cristina Sanches do Núcleo de Convênios da Diretoria Regional e por Marcela Belém, da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, que ministrou palestra sobre os impactos negativos na vida das vítimas de violência doméstica e como deve ser o atendimento dessas mulheres na rede de assistência.
“O isolamento social contribuiu para o crescimento dos conflitos familiares e obrigou mulheres a permanecerem em convivência com seus agressores por um período mais prolongado e com maior dificuldade para solicitar ajuda ou escapar dessa situação. Hoje no Brasil a cada dois minutos, 5 mulheres são espancadas e 80% dos casos o agressor é o parceiro. O número de casos de feminicídio também apresentou aumento em diversos estados do Brasil. Também aumentaram os registros de violência psicológica e diminuiu a sensação de proteção nesses dois anos de pandemia. Agora com o retorno dos atendimentos presenciais, precisamos nos atualizar para tratar dessas vítimas e fazer o enfrentamento da violência contra a mulher”, explicou Marcela Belém.
No período da tarde foram montados grupos e realizada uma oficina com a mesma temática. Cada município fez um relatório dos serviços que disponibiliza para as mulheres vítimas de violência e os números de casos atendidos, além do número de denúncias registradas.
O Centro de Referência de Assistência Social de São Carlos (CREAS) oferece o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Indivíduos e Famílias em situação de violência e violações de direitos (PAEFI). Dentre as diferentes situações de violência, atende mulheres vítimas de violência intrafamiliar, com objetivo de garantir proteção social, realizando trabalho social a fim de fortalecer a mulher, orientá-la sobre seus direitos, medidas protetivas, alternativas de apoio e acolhimento tanto na rede de apoio familiar como em equipamentos específicos a depender da complexidade da situação.
De janeiro a abril desse ano foram registrados 50 novos casos de mulheres atendidas no serviço PAEFI/CREAS. Além dos novos casos a equipe do CREAS atende outras mulheres que iniciaram o acompanhamento em períodos anteriores, sendo a violência contra a mulher presente em aproximadamente 30% do total de casos mensal em acompanhamento no CREAS.
A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de São Carlos possui outros dois equipamentos que acolhem mulheres em situação de violência. A Casa Abrigo que atende especificamente mulheres vítimas de violência em situação de risco de morte e a Casa de Apoio Feminina (modalidade Casa de Passagem) que acolhe mulheres sem outras alternativas de rede de apoio em situação de vulnerabilidade social.
Participaram da capacitação representantes dos municípios de Américo Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Borborema, Cândido Rodrigues, Descalvado, Dobrada, Dourado, Fernando Prestes, Gavião Peixoto, Ibaté, Ibitinga, Itápolis, Matão, Motuca, Ribeirão Bonito, Rincão, São Carlos, Santa Ernestina, Santa Lucia, Santa Rita do Passa Quatro, Tabatinga, Taquaritinga e Trabiju.

Publicado em Cidadania
Últimas vagas estão disponíveis. Atividades são online e gratuitas

 

SÃO CARLOS/SP - Estão abertas as inscrições para as últimas vagas para o Programa de Telessaúde da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), voltado a idosos com demência e seus cuidadores. As atividades são promovidas em formato online e totalmente gratuitas.
A equipe do Programa é multidisciplinar composta por fisioterapeutas, educadores físicos, psicólogo, gerontólogos e médico e oferece exercício físico, orientações gerais sobre as demências e manejo do comportamento.
Cuidadores de idosos com demências, como Alzheimer, demência vascular, frontotemporal, Parkinson, demência com corpos de Lewy, dentre outras, podem participar da iniciativa, assim como os idosos cuidados, que tenham estágio leve a moderado da demência e que possam realizar atividade física. Interessados devem se inscrever por este link (https://bit.ly/3GYvlgP), que tem mais informações sobre a ação. 

Telessaúde da UFSCar
O projeto é uma iniciativa do Laboratório de Pesquisa em Saúde do Idoso (LaPeSI) da UFSCar e é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Seu objetivo é analisar os efeitos da telerreabilitação para idosos com demência e seus cuidadores, em relação a três aspectos no cotidiano dessa população: saúde mental, qualidade de vida e capacidade funcional (que se refere à habilidade de realizar atividades físicas e mentais do cotidiano, garantindo a autonomia da pessoa). Mais informações podem ser acessadas no Facebook (Programa Telessaúde Lapesi UFSCar) e Instagram do projeto (@projetotelessaude.ufscar).
Publicado em Educação

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.