fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Sábado, 18 Junho 2022

Com um charme especial, a cidade do santo casamenteiro está entre os destinos românticos mais famosos e próximos da capital para quem busca tranquilidade e contato com a natureza

 

SANTO ANTÔNIO DO PINHAL/SP - Santo Antônio do Pinhal, a apenas 172 km de São Paulo, é uma típica cidade do interior, tranquila e charmosa, encravada no coração da Serra da Mantiqueira. Consolidado como um dos principais destinos românticos próximos a capital paulista, a cidade também é ideal para pequenas viagens durante a semana para descansar ou fazer home office em meio às montanhas.

Em termos de hospedagem, a Pousada Quatro Estações de Pinhal é uma ótima opção. Considerada uma das melhores e mais charmosas da região, ela é focada em casais e oferece tarifas atrativas. Durante a semana, de segunda a quinta-feira, a diária para casal tem tarifas variando a partir de R$ 670 nos meses de junho e julho. No valor está incluso um delicioso café da manhã, com pães, bolos, frutas, geleias frescas produzidas na cidade e muitas outras guloseimas.  

Outro ponto positivo da Quatro Estações de Pinhal é o fato de aceitar pets. Para os filhos peludos é cobrado uma taxa de R$ 75, independentemente do período de hospedagem. São aceitos cães de pequeno porte. Em caso de dúvidas sobre o tamanho do seu pet, consulte a equipe da pousada. 

A cidade também é uma opção de destino de inverno mais tranquilo que a badalada vizinha Campos do Jordão, que fica a 15 minutos de carro. Aliás, muitos turistas se hospedam em Santo Antônio do Pinhal para aproveitar as belezas naturais e a tranquilidade da cidade, mas acabam dando uma escapadinha para passear em Campos. Mas é claro que Santo Antônio do Pinhal tem diversas atrações.  

O que fazer em Santo Antônio do Pinhal  

O centro da cidade possui arquitetura com traços da cultura europeia e oriental, comunidades presentes na região. Os turistas podem visitar a igreja da Matriz, Mirantes e a fonte de Santo Antônio, com bica de água fresca que desce das montanhas. Outra opção são as diversas lojinhas do centro da cidade com lembrancinhas, artesanato local, roupas, móveis com design requintados e obras de arte.  

Por falar em obras de arte, recentemente Santo Antônio do Pinhal inaugurou o museu a céu aberto Odette Eid. O museu foi idealizado para comemorar o centenário da artista libanesa, renomada internacionalmente. O acervo conta com 16 esculturas em bronze e formam um roteiro que pode ser feito a pé pelos visitantes. Em exposição permanente, as obras estão divididas nas praças, fontes, mirantes, igrejas e outros locais públicos.

Como as principais atrações de Santo Antônio do Pinhal estão ligadas direta ou indiretamente a natureza, os visitantes podem fazer trilhas com diversos graus de dificuldade, conhecer bosques, rios, cachoeiras e nascentes, sendo a principal delas a Cachoeira do Lajeado. Mas, sem dúvida, o Pico Agudo é cartão postal e um passeio indispensável. 

Com aproximadamente 1.700 metros de altitude, o Pico Agudo sempre deslumbra os turistas com a beleza da vista de 360°. É possível admirar as montanhas da Serra da Mantiqueira, do Sul de Minas e do Vale do Paraíba, além de respirar ar puro e, claro, namorar em um cenário único.

No Pico Agudo ainda é possível assistir praticantes de parapente realizando voos no local. Se você for aventureiro e quiser experimentar a sensação de ganhar os céus da cidade, vale destacar que diversas agências locais agendam voos com instrutores preparados para garantir a adrenalina com segurança.

Outra opção interessante é conhecer a antiga Estação de trem Eugênio Lefèvre - ainda em atividade -, tomar um delicioso café e provar o famoso bolinho de bacalhau. A poucos metros da estação, também dá para visitar o Mirante Nossa Senhora Auxiliadora, com vista panorâmica para as cidades de Taubaté, Pindamonhangaba e Tremembé.  

Bistrô Seu Beneditú: gastronomia regional

Para os amantes da boa mesa, vale a pena saborear as delícias do Bistrô Seu Beneditú, instalado dentro da Pousada Quatro Estações de Pinhal. A gastronomia do Bistrô privilegia ingredientes orgânicos produzidos na cidade. Aberto ao público, Seu Beneditú atende todos os dias, das 12h às 15h para almoço e das 19h às 22h para jantar. O atendimento é realizado somente com reservas antecipadas.

Sobre a Pousada Quatro Estações de Pinhal 

A Pousada Quatro Estações de Pinhal possui o Bistrô Seu Beneditú, 10 chalés com estacionamento, Wi-Fi, lareira, frigobar, telefone, DVD, TV a cabo com mais de 100 canais, cama Queen Size e banheiros equipados com secador de cabelo. No que se refere ao lazer, a Quatro Estações de Pinhal oferece uma jacuzzi aquecida e uma piscina, salão de jogos e uma confortável sala de estar.

Para mais informações e reservas acesse www.pousada4estacoesdepinhal.com.br ou ligue (12) 3666-2260 ou envie mensagem para o WhatsApp (12) 99198-0944.

Publicado em Turismo e Viagem
Domingo, 19 Junho 2022 08:54

Homem é baleado no Antenor Garcia

SÃO CARLOS/SP - Na madrugada de hoje, 19, um homem de 28 anos, foi baleado na região sul de São Carlos.

Segundo consta, a vítima estava em uma bicicleta pela Rua Guerino Baldan, quando de repente pareceu um sujeito em uma motocicleta e efetuou os disparos acertando o rosto, ombro e clavícula do ciclista.

A vítima foi socorrida à Santa Casa de Misericórdia e não quis falar sobre o autor dos disparos.

As Polícias Militar, Cientifica e Civil estiveram no local, porém ninguém foi preso até o momento.

O caso será investigado.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria de Transporte e Trânsito (SMTT) informa que nos dias 21, 22 e 23 de junho vai interditar as vias do entorno da Praça Antônio Prado (Estação Ferroviária/Fundação Pró-Memória) e do acesso ao viaduto Antônio Massei (viaduto 4 de novembro), localizado na rua Cândido Padim. A interdição será necessária para que a Secretaria de Obras Públicas realize o recapeamento dessas vias.

A SMTT recomenda aos motoristas que utilizem outras rotas alternativas como a Praça Itália e o Pontilhão da Rua Itália (Travessa 8). Os desvios estarão sinalizados e os agentes de trânsito estarão no local para orientação. Conforme os serviços forem sendo realizados as vias serão liberadas para o trânsito.

Publicado em Trânsito
Material é voltado para aplicação desde o Ensino Fundamental até cursos de graduação e também para população em geral

 

SÃO CARLOS/SP - Tomando o Rio Monjolinho como tema principal, dois livros didáticos lançados recentemente pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) buscam aproximar conteúdos teóricos de Ecologia ao cotidiano de crianças e adolescentes. Além disso, o material apresenta reflexões, voltadas ao público em geral, sobre as consequências da poluição em ecossistemas aquáticos. 
O trabalho, coordenado pela professora voluntária Raquel Aparecida Moreira, do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva (DEBE) da UFSCar, é resultado de um projeto de extensão da UFSCar, com a participação de professores e alunos de São Carlos. Juntos, eles buscaram preencher uma lacuna, evidenciando a importância de metodologias alternativas, por meio da confecção de materiais didáticos, utilizando insumos de baixo custo. 
As obras "Desvendando o rio Monjolinho" (https://bit.ly/3MPgTZN) e "A importância da preservação dos rios" (https://bit.ly/3Oe308m) foram publicadas pela editora RFB, em formato online; são gratuitas e destinadas a alunos dos cursos de graduação de Ciências Biológicas e Ciências Ambientais, alunos e professores dos ensinoss Fundamental e Médio de escolas de São Carlos e região, responsáveis pela gestão escolar (direção e equipe pedagógica) e também à população em geral. 
"O ensino de Ciências e Biologia nos ensinos Fundamental e Médio, respectivamente, de modo geral, apresenta dificuldades devido à complexidade de seus conceitos e à falta de recursos pedagógicos diversificados, ficando muitas vezes restrito a aulas teóricas com o uso de livros didáticos", explicam os organizadores. "Particularmente nos aspectos relacionados ao estudo dos conteúdos de Ecologia, ainda existe carência de recursos didáticos que relacionem conteúdos teóricos aos fenômenos observáveis na natureza. Assim, a confecção e uso de materiais didáticos com objetos diversificados visa proporcionar a compreensão dos conteúdos de forma clara, significativa e contextualizada", complementam. 
Para produzir o material, foram realizadas revisões de literatura compreendendo o histórico e estudos anteriores relacionados aos impactos antrópicos sobre a biota aquática do Rio Monjolinho. O livro "Desvendando o rio Monjolinho" (www.rfbeditora.com/ebooks-2022/ebook-54) também conta com três propostas de atividades a serem realizadas em sala de aula, que fazem parte do contexto do material, incluídos como material suplementar em forma de roteiro de aula prática. A segunda obra, o livro de atividades "A importância da preservação dos rios" (www.rfbeditora.com/ebooks-2022/ebook-55), para alunos do Ensino Fundamental I, inclui propostas de atividades como colorir e desenhar. Ambos incentivam a assimilação de conceitos científicos, possibilitando aos usuários do material um aumento no interesse e motivação sobre problemas ambientais, tendo como foco o rio Monjolinho, um dos importantes corpos d´água que abastece a cidade de São Carlos (SP).
"A nascente da Bacia Hidrográfica do Rio Monjolinho fica a leste da cidade, localizada em propriedade privada. O rio termina na divisa geográfica de São Carlos e Ribeirão Bonito, desaguando no rio Jacaré-Guaçu. O Monjolinho percorre toda a cidade e recebe vários afluentes, cada um formando microbacias", explica a coordenadora da iniciativa.  
Os livros têm como autores os estudantes de graduação em licenciatura em Ciências Biológicas da UFSCar, Maria Beatriz Magoci (primeira autora) e Kauê Ruggiero; e as professoras Renata Paro, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP - campus de São Carlos), Elisa Garcia, da Escola Estadual Gabriel Félix do Amaral, Odete Rocha, do DEBE-UFSCar, e Raquel Aparecida Moreira, do DEBE e coordenadora do projeto de extensão; e o doutorando Diego Gomes, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN) da UFSCar. 
O trabalho é fruto do projeto de extensão "A construção de materiais didáticos auxiliares no processo de ensino-aprendizagem em Ecologia, Ecotoxicologia, Limnologia e introdução de conceitos sobre bioindicadores de qualidade ambiental", vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar.
Publicado em Educação

SÃO CARLOS/SP - A Câmara Municipal realiza nesta segunda-feira (20), às 10h, uma sessão extraordinária para discutir e votar em primeiro turno o projeto de lei No.220, da Prefeitura, que estabelece as diretrizes de elaboração da Lei Orçamentária do Município para o exercício de 2023.

O projeto protocolado na Câmara no dia 29 de abril recebeu pareceres da Comissão de Legislação,  Justiça, Redação e Legislação Participativa e da Comissão de Economia, Finanças e Orçamento e foi tema de uma audiência pública no último dia 27 de maio.

A LDO dispõe sobre as alterações na legislação tributária, a limitação de empenhos, os repasses ao terceiro setor, as despesas com pessoal e as emendas parlamentares. Também inclui os anexos de metas e prioridades da administração municipal, os anexos de metas e riscos fiscais e a relação das obras em andamento.

A votação em segundo turno, também em sessão extraordinária, foi agendada para o próximo dia 30 às 10 horas

Publicado em Política

ARARAQUARA/SP - Neste final de semana durante a Operação Sufoco, com vistas à prevenção criminal, a equipe do Tático Ostensivo Rodoviário da Polícia Militar Rodoviária, realizou a abordagem de um caminhão VW/8.160, que transportava uma Toyota/Hilux, pela Rodovia Washington Luis (SP-310), em Araraquara-SP.

Ao realizar fiscalização dos veículos, foi constatado que o emplacamento original da Toyota/Hilux seria outro, sendo então identificada como produto de furto na data de 11/06/2022, pelo município de Ribeirão Preto-SP.

Foi dada voz de prisão ao condutor do caminhão e ele foi encaminhado ao Plantão Policial, sendo no local autuado por Receptação.

 

 

Ed Junior / PORTAL MORADA

Publicado em Araraquara

Doações podem ser feitas nos pontos de coleta instalados nos postos de atendimento ao usuário (SAUs)

 

ITIRAPINA/SP - A Eixo SP Concessionária de Rodovias está participando da Campanha Inverno Solidário 2022 promovida pelo Fundo Social do Estado de São Paulo. A iniciativa tem como objetivo arrecadar cobertores novos e agasalhos em boas condições para ajudar a população em situação de vulnerabilidade social a enfrentar o período mais frio do ano. As caixas para coleta estão disponíveis nos postos dos Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUs) de Itirapina, Bauru, Brotas, Junqueirópolis e Regente Feijó. Confira as localizações abaixo. As doações poderão ser feitas até o dia 29 de julho.

A exemplo de anos anteriores, a ação conta com o apoio da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e das 20 concessionárias de rodovias e seus parceiros. No ano passado, a campanha arrecadou 14.882 peças de roupas e cobertores, que foram entregues a instituições assistenciais de 81 municípios.

Pontos de arrecadação:

  • SAU 01 – Itirapina (SP 310, km 200,4, sentido Norte)
  • SAU 12 – Bauru (SP 225, km 224, sentido Leste)
  • SAU 21 – Junqueirópolis (SP 294, km 648,5, sentido Oeste)
  • SAU 24 – Regente Feijó (SP 425, km 444,3, sentido Sul)
  • SAU 31 – Brotas (SP 225, km 135,8, sentido Oeste)

 

Sobre a Eixo SP

A Eixo SP Concessionária de Rodovias administra mais de 1.221 km de estradas que passam por 62 municípios da região de Rio Claro, no centro do Estado, até Panorama, no extremo oeste, na divisa com o Mato Grosso do Sul. O maior contrato sob supervisão da Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo) terá investimentos na ordem de R$ 14 bilhões em obras de ampliação, conservação, além da modernização de serviços ao usuário. Para mais informações acesse: www.eixosp.com.br.

Publicado em Itirapina

SÃO PAULO/SP -  Estamos no mês de junho e, com ele, além do friozinho típico que marca a chegada do inverno, chega também a época de saborear as delícias típicas das festas juninas. É pensando nisso que a Quitanda, charmoso mercado localizado na rua Mateus Grou, em Pinheiros, ensina como preparar um delicioso curau de milho. 

No estabelecimento você encontrará os melhores ingredientes que vão tornar a sua receita ainda mais nutritiva e cheia de sabor. A Quitanda conta com produtos de mercearia, hortifruti, açougue, padaria e itens de marca própria, perfeitos para dar um toque artesanal. Para maior comodidade, o cliente ainda pode comprar e receber as mercadorias da sua escolha em casa por meio do delivery. Confira o passo a passo.

Ingredientes:

  • 6 espigas de milho verde;
  • 1 litro de leite;
  • 1 pitada de sal;
  • 250g de açúcar;
  • Canela em pó para polvilhar.

Modo de preparo:

  1. Com uma faca afiada, com cuidado, solte os grãos do sabugo do milho, cortando o mais rente possível.
  2. Transfira os grãos para o liquidificador e bata juntamente com o leite, até formar um creme. Passe a mistura por uma peneira para retirar o bagaço da casca do grão de milho.
  3. Despeje o creme em uma panela, acrescente o sal, o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo sempre até que a mistura engrosse.
  4. Abaixe o fogo, e cozinhe por cerca de 15 minutos. A massa deve ficar grossa mas ainda cremosa. Sirva polvilhado com canela.

Sobre Quitanda: 

Nascida em 2007, a Quitanda é um mercado de produtos frescos de altíssima qualidade muito bem estabelecido no bairro de Pinheiros. O estabelecimento, que pertence ao grupo familiar Raízes, fincou pilares sólidos no universo da gastronomia, da saudabilidade e da sustentabilidade, cativando um público fiel e atendendo atualmente cerca de 60 mil clientes ao mês.

Publicado em Culinária

SÃO PAULO/SP - A menos de quatro meses da eleição, dois projetos federais de impacto em São Paulo dividem os pré-candidatos ao governo paulista e jogam luz sobre o trabalho do ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos): a privatização do Porto de Santos e a concessão do Aeroporto de Congonhas. Considerados os ativos mais valiosos da União no Estado, ambos podem ser desestatizados ainda neste ano sob críticas da sociedade civil, que pede mais diálogo e menos pressa para a realização dos leilões.

Idealizada durante a gestão de Tarcísio no Ministério da Infraestrutura, a concessão de Congonhas está marcada para 18 de agosto, já no período de campanha. A notícia foi comemorada pelo pré-candidato de Jair Bolsonaro nas redes sociais, com vídeos e declarações. “Atenção, São Paulo! Batida de martelo para Congonhas e Campo de Marte já tem data. Vamos comemorar mais de R$ 3,5 bilhões em investimento privado contratado. Investimento esse que vai se tornar emprego e oportunidade para os paulistas”, escreveu.

O aeroporto foi incluído na sétima rodada de concessões aeroportuárias da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), que prevê alcançar ao menos R$ 7,3 bilhões em investimentos nos 15 aeroportos incluídos no pacote – o Campo de Marte também está na lista.

A confirmação da concorrência, porém, virou alvo de moradores do entorno de Congonhas e de representantes do setor da aviação geral, que reclamam de falta de diálogo e garantias jurídicas sobre o futuro das operações. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e a Câmara Municipal de São Paulo promoveram audiências públicas nos últimos dias para tentar intermediar acordos, mas sem resultado.

Presente na reunião da Alesp, o representante da associação Jardim Novo Mundo, Guilherme Canton, demonstrou preocupação com a saúde dos moradores diante de um possível aumento de ruído e poluição na área de Congonhas. “Ninguém aqui é contra a concessão, mas a forma que está sendo conduzida acreditamos ser prejudicial”, disse.

 

Vizinhança

Na esteira das queixas, o ex-prefeito Fernando Haddad, pré-candidato petista ao governo, disse ser evidente que a desestatização de Congonhas, com viés de expansão, terá “impactos tremendos” tanto na população do entorno como em toda a zona sul de São Paulo. “Isso sem falar de questões de segurança e ambientais”, disse.

Entre as principais reclamações está o fato de o estudo de impacto ambiental do aeroporto, feito em 2008, não ter sido atualizado, assim como não foi planejada nenhuma medida de mitigação no trânsito. Hoje, são cerca de 22,7 milhões de passageiros por ano, número que pode chegar a 30 milhões.

O ex-governador Márcio França (PSB), também pré-candidato, afirmou que Congonhas e o Porto de Santos são dois equipamentos públicos que envolvem gravemente o seu entorno. “Delegar seus assuntos cotidianos para alguém que chama o Aeroporto de Congonhas de ‘Congonha’ (em referência a uma declaração dada por Tarcísio) é bater no rosto de paulistas”, disse.

 

Baixada Santista

Ex-prefeito de São Vicente, na Baixada Santista, França também critica a falta de participação da região no processo de privatização do porto – a União pretende converter a gestão estatal em privada até o final do ano e leiloar os últimos seis terminais. “Todo processo relativo aos portos de Santos, Guarujá e Cubatão deveria incluir as prefeituras e Câmaras envolvidas”, disse.

Haddad critica ainda a intenção de se instalar, a partir de um novo plano de desenvolvimento e zoneamento do porto, um terminal de fertilizantes na área de Outeirinhos, contígua ao câmpus da Unifesp e vizinha a moradias e comércios. O temor é que o depósito abrigue nitrato de amônia, a mesma substância química que provocou a explosão no Porto de Beirute, em 2020.

Associações de bairro da localidade já pediram ajuda ao Ministério Público Estadual. “Cabe perguntar por que depois de três anos e meio sem colocar uma única moeda de investimento no Estado, o governo agora, às portas da eleição, decide apressar privatizações feitas de afogadilho”, questionou Haddad.

Tarcísio rebate e diz que, quando ministro, esteve à frente de 83 leilões de ativos de infraestrutura que garantiram cerca de R$ 90 bilhões em investimentos contratados para o Brasil. “Todos as concessões seguem rito pré-determinado para a realização do leilão, incluindo ampla discussão com a sociedade e setores envolvidos, além da apreciação pelo Tribunal de Contas da União. O Porto de Santos, por exemplo, recebeu cerca de 600 contribuições, que serão analisadas antes do envio do projeto para a corte de contas. Já a estruturação do projeto de concessão do aeroporto de Congonhas foi anunciada no início da atual gestão, em 2019.”

 

Pressa

Prefeito de Santos, o tucano Rogério Santos afirmou que é preciso rever o “tempo das coisas”. Segundo ele, há um distanciamento prejudicial entre as decisões tomadas em Brasília e as demandas das cidades. “Enviamos um documento de 25 páginas para análise da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em fevereiro e até agora não obtivemos resposta. Não somos contra, mas estão antecipando os processos”, disse Santos, que afirmou ter pedido ajuda de Tarcísio em janeiro, ainda enquanto ministro.

Sem citar diretamente as duas desestatizações, o governador Rodrigo Garcia (PSDB) afirmou ser favorável aos negócios, mas ressaltou que as concessões promovidas pelo Estado envolvem amplo debate com a sociedade civil, poder público e iniciativa privada.

A assessoria de Tarcísio e do Ministério da Infraestrutura negaram pressa na condução dos projetos e afirmaram que ambos são fruto de um longo processo de discussão com os atores envolvidos. Sobre os pedidos da Prefeitura de Santos, a pasta diz que está dentro do prazo.

“Não existe pressa e sim trabalho firme e eficiência por parte do governo federal na estruturação de projetos que serão transformadores para São Paulo e para o Brasil”, ressaltou Tarcísio.

 

 

Adriana Ferraz / ESTADÃO

Publicado em Política

SÃO PAULO/SP - Para quem aproveitou o fim de semana para participar da Mega-Sena de sábado (18), saiba que nenhuma aposta registrada conseguiu acertar os seis números extraídos, fazendo com que o prêmio principal acumule novamente.

 

Veja a seguir o resultado da Mega-Sena 2492:

10 - 30 - 31 - 33 - 42 - 52.

 

Dessa maneira, no próximo concurso, que acontece quarta-feira (22), o valor da faixa principal estará estimado em R$70 milhões, e você não pode perder esta oportunidade de ficar milionário.

Nas faixas secundárias, muitos apostadores terão motivos para comemorar. Todas as 6.645 apostas que acertaram quatro números irão ganhar R$1.001,01 cada, enquanto que as 65 apostas que acertaram cinco números irão faturar cerca de R$71.634,15.

 

 

SORTE ONLINE

Publicado em Economia

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.