fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quinta, 02 Junho 2022

SÃO CARLOS/SP - A Polícia Militar deteve uma mulher dentro da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, quando a mesma procurou atendimento médico, devido ter sido agredida pelo ex-companheiro.

Segundo consta, a mulher de 32 anos, teria sido agredida na cidade vizinha de Ibaté, pelo ex-marido E.S.F, de 41 anos.  Depois da briga e agressões, ela se deslocou até a Santa Casa de São Carlos. Por se tratar de violência doméstica, a Polícia Militar foi acionada.

Os Militares conversaram com a mulher e ela informou que teve um caso com E.S.F por cerca de 10 anos, mas que há 4 meses o casal havia se separado. Disse ainda, que tem uma Medida Protetiva de Urgência contra o sujeito.

Ainda segundo a mulher, no dia 02, ela teria ido até Ibaté para limpar a casa do ex-casal e que durante a limpeza do imóvel o ex-cônjuge apareceu e lhe agrediu.

Até ai os PMs ouviram, porém para registrar a ocorrência é necessário os documentos da vítima, foi quando os PMs verificaram que existe em seu desfavor um mandado de prisão expedido no dia 02 de maio de 2022. A justiça da cidade de Américo Brasiliense mandou prender a mulher pelo crime de roubo. Ela tem que cumprir 06 anos e 20 dias de cadeia. Diante da situação, a mulher além de apanhar foi dormir na cadeia pública de São Carlos.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - O prefeito Airton Garcia recebeu no final da manhã desta sexta-feira (03/06), no paço municipal, o humorista Dedé Santana que está na cidade com o Illusion Circus, instalado na Avenida Getúlio Vargas, ao lado do Centro Municipal de Especialidades (CEME).
Manfried Sant'Anna, mais conhecido como Dedé Santana, 86 anos é ator, apresentador, diretor de cinema, dublador, humorista e roteirista brasileiro, conhecido por ter integrado os grupos humorísticos “Os Trapalhões” e “Dedé e o Comando Maluco”.
Hoje em dia, depois de muitos programas de sucesso na Globo e SBT, apoiado pelo amigo Beto Carreiro, Dedé vive a velhice realizando o seu sonho de vida: Dono de um circo que mistura cinema, teatro e humor e faz turnê por todo Brasil.
“Depois de dois anos de pandemia retornamos com as apresentações e escolhi começar por São Carlos por ser a terra de uma grande humorista, o Ronald Golias. Fiz questão de vir agradecer o prefeito Airton Garcia pela recepção que tivemos na cidade e pelo apoio que ele dá para a área cultural”, disse o humorista, com 63 filmes na carreira, eleito embaixador do circo no Brasil, arte que passou por oito gerações da sua família. 
Para o prefeito Airton Garcia foi uma honra receber o humorista que encanta gerações. “Apoiamos o circo. É uma diversão que sempre vai para todos os lugares, no início era o único entretenimento e que até hoje agrada gente de todas as idades. Além disso, assistir os Trapalhões era um programa da família brasileira, da minha família também”, revelou o prefeito de São Carlos.
Dedé Santana nasceu em 29 de abril de 1936 em uma família circense. Filho do palhaço Picolino (Oscar Santana) e da contorcionista Ondina Santana, foi criado por uma família que é descendente de ciganos, entre artistas de circo. É sobrinho do falecido ator e comediante Colé Santana.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - O vereador Bruno Zancheta (PL) protocolou um requerimento, aprovado na última terça-feira (31) em regime de urgência no legislativo, propondo melhoria na acessibilidade do “Espaço Braille”. O parlamentar é presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência no legislativo, tendo o vereador Ubirajara Teixeira (PSD) como secretário e o vereador Robertinho Mori (UNIÃO) como membro.

O “Espaço Braille” é um local público que proporciona à pessoa com deficiência visual um importante espaço para o desenvolvimento de suas atividades e uso da informação, sendo também utilizado para formação e lazer. São disponibilizados no “Espaço Braille” para toda a população mais de 1,5 mil volumes em braille, como por exemplo: dicionários, literatura infantil, juvenil, contos, ficção, romance, poesia, além de livros de física, química, matemática, ciências, entre outros.

“Após receber queixas de munícipes, estive no “Espaço Braille” e algo me deixou muito preocupado: detectei que temos a ausência de um piso tátil e também de uma linguagem comunicacional. Destaco o belíssimo trabalho realizado por toda equipe, porém, essa melhoria precisa ser realizada em caráter emergencial. Tornar nossa cidade mais acessível e inclusiva é também uma luta do nosso mandato”, finalizou Bruno Zancheta. 

 
 
Publicado em Política

UCRÂNIA - A Ucrânia sairá vitoriosa da guerra iniciada pela Rússia, garantiu nesta sexta-feira (3) seu presidente, Volodmir Zelenski, cem dias após o começo da invasão lançada por Moscou, cujas tropas intensificam sua ofensiva na região do Donbass.

Milhares de pessoas foram mortas, milhões fugiram de suas casas e cidades inteiras foram destruídas desde que o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou que suas forças invadissem a Ucrânia, em 24 de fevereiro.

O avanço do Exército russo foi retardado pela feroz resistência dos ucranianos, que conseguiram frustrar uma ofensiva-relâmpago para derrubar o governo pró-ocidental em Kiev e que forçou Moscou a reorientar suas forças para o leste, para conquistar a região mineradora do Donbass.

Apesar da resistência apoiada pelo Ocidente, Zelenski reconheceu que a Rússia triplicou a parte do território ucraniano sob seu controle. Com a península da Crimeia anexada em 2014 e as áreas do Donbass e do sul sob seu poder, a Rússia agora ocupa cerca de 125.000 km2 do território de seu vizinho.

O presidente ucraniano procurou transmitir uma mensagem de confiança aos seus compatriotas nesta sexta-feira (3) em um vídeo gravado da sede da Presidência em Kiev.

"A vitória será nossa", disse. "Os representantes do Estado estão aqui, defendendo a Ucrânia há cem dias", acrescentou.

Por sua vez, o Kremlin afirmou ter alcançado "certos" objetivos nos cem dias de ofensiva, segundo o porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov, que observou que as tropas libertaram várias cidades do que ele descreveu como "forças armadas pró-nazistas da Ucrânia".

 

"Destroem tudo"

As tropas de Putin estão concentradas no Donbass e a batalha é especialmente feroz na cidade de Severodonetsk.

Os combates continuam no centro da cidade e, segundo a Presidência ucraniana, os invasores estão "bombardeando infraestruturas civis e edifícios militares".

"Por cem dias, [os russos] estão destruindo tudo o que diferenciava a região de Luhansk", disse o governador regional, Sergii Gaiday.

O líder local acusou os russos de arrasarem hospitais, escolas e estradas, mas salientou que a população se apega ao território.

Gaiday declarou que as tropas ucranianas estão resistindo em uma área industrial, uma situação que lembra a da cidade portuária de Mariupol, no sul da Ucrânia, onde soldados se barricaram em uma siderúrgica até que finalmente se renderam no fim de maio.

A situação em Lysychansk, a cidade gêmea localizada em frente a Severodonetsk, na outra margem do rio, também parece terrível.

Quase 60% das casas foram destruídas e as redes de internet, telefonia móvel e gás foram cortadas, informou o prefeito Oleksandr Zaika. "Os bombardeios estão ficando cada vez mais intensos", apontou.

 

"Situação piora"

A outra região do Donbass, Donetsk, não está isenta de hostilidades, especialmente em Sloviansk, cerca de 80 km a oeste de Severodonetsk, cujos habitantes estão fugindo desesperadamente da cidade, onde não há água nem eletricidade.

"A situação está piorando, as explosões estão cada vez mais intensas e as bombas caem cada vez mais", disse à AFP Gulnara Evgaripova, uma estudante de 18 anos que embarcava em um ônibus para deixar a localidade.

Diante do rolo compressor russo, o Exército ucraniano, que perde entre 60 e 100 soldados diariamente, segundo Zelensky, aguarda a chegada dos avançados sistemas de mísseis Himars prometidos pelos Estados Unidos.

Apoiados pelos carregamentos de armas dos Estados Unidos e seus aliados da Otan, os militares ucranianos conseguiram conter o Exército russo — maior e mais bem equipado — e transformar o conflito em uma guerra de desgaste.

"Devemos nos preparar para o longo prazo (...) porque o que vemos é que esta guerra agora se tornou uma guerra de atrito", disse o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, após reunião com o presidente dos EUA, Joe Biden.

O coordenador da ONU para a crise na Ucrânia, Amid Awad, alertou nesta sexta-feira que a guerra "não terá vencedor" e sublinhou que o conflito "implica um preço elevado para os civis", citando "as vidas, casas, empregos e perspectivas perdidas".

Os países ocidentais e seus aliados procuram sufocar a economia russa com um pacote de sanções, na esperança que isso force Putin a ceder.

Na quinta-feira, os países da União Europeia aprovaram um sexto pacote de medidas contra a Rússia, que inclui um embargo, com exceções, às compras de petróleo.

As sanções procuram enfraquecer a economia russa, mas segundo o vice-primeiro-ministro russo responsável pela Energia, Alexander Novak, os europeus serão os primeiros a "sofrer" com o embargo petrolífero.

O cartel de produtores de petróleo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus dez parceiros, um grupo que inclui a Rússia, concordaram na quinta em aumentar a produção para conter o aumento dos preços.

Mas essa medida não acalmou os investidores e os preços continuaram a subir.

Diante da escalada dos preços dos alimentos, ligada ao fato de a Ucrânia ser um dos maiores produtores de cereais do mundo, o presidente da União Africana, o líder senegalês Macky Sall, reuniu-se com Putin.

Sall afirmou que a África é "vítima" desse conflito, devido à alta dos preços dos grãos, e defendeu a tese de que os produtos alimentícios russos fiquem fora das sanções.

 

 

AFP

Publicado em Guerra na Ucrânia

SÃO CARLOS/SP - Uma mulher de 24 anos, é acusada de agredir a filha de 11 anos, no bairro São Carlos 8. O caso foi registrado na Central de Polícia Judiciária de São Carlos.

O pai da jovem, disse aos policiais que viveu por muitos anos com a ex-cônjuge, porém a separação foi inevitável. Na justiça ele conseguiu ter o direito de visitar a menina.

Na última vez que foi visitar a filha, notou que ela estava com alguns vermelhões por todo corpo. Ao ser questionada, a garota disse que era agredida pela mãe.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

Publicado em Policial

SÃO PAULO/SP - Pelo visto o clima está bem tenso entre os famosos. Leão Lobo desabafou sobre sua relação com Faustão e Ana Maria Braga, afirmando que cortou a amizade com os dois. “São dois amigos que eu gostava muito e que perdi. E sinto muito mágoa por isso”, conta Leão.

Sobre Faustão, Leão revelou que a amizade acabou depois que o apresentador afirmou em rede nacional que não o conhecia. “Eu fui muito amigo do Faustão e ele foi uma decepção para mim. Eu era amigo de ficar grudado com ele no camarim. Ele falava ‘fica aqui comigo que você me dá força’. Fico tentando entender o que aconteceu”, lembra.

De acordo com Leão, a briga com Ana Maria foi bem mais dolorida. “Ela me maltratou no ar e me botou para fora do programa sem eu ter feito nada para ela. Um dia ela começou a me achincalhar no ar, levantou e fez um discurso que parecia contra mim. Perguntei se eu teria direito de resposta e ela disse que não. Aí eu levantei e saí chorando”, conta.

 

 

Por: Camilla Tochetto / METROPOLITANA

Publicado em Celebridades

SÃO CARLOS/SP - A pedido da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, o juiz Paulo Cesar Scanavez, da 1ª Vara da Família, ministrou nesta quinta-feira (02/06), no auditório do Paço Municipal, palestra sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) para servidores públicos municipais.
A palestra teve como objetivo levar mais informações da nova legislação. A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei nº 13.709 foi aprovada em 2018 e com vigência a partir de agosto de 2020, porém em virtude da pandemia da COVID-19, a maioria dos municípios está implantando somente esse ano.
A Lei fala sobre o tratamento de dados pessoais, dispostos em meio físico ou digital, feito por pessoa física ou jurídica de direito público ou privado, englobando um amplo conjunto de operações que podem ocorrer em meios manuais ou digitais. O juiz disse que a legislação se fundamenta em diversos valores, como o respeito à privacidade; à autodeterminação informativa; à liberdade de expressão, de informação, comunicação e de opinião; à inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem; ao desenvolvimento econômico e tecnológico e à inovação; à livre iniciativa, livre concorrência e defesa do consumidor e aos direitos humanos de liberdade e dignidade das pessoas.
De acordo com o secretário de Gestão de Pessoas, Dante Nonato, a Prefeitura vai formar um comitê com a participação também do gabinete do Prefeito e da Secretaria de Planejamento e Gestão, com controlador, encarregado e comissão. “Esse Comitê vai orientar todos os órgãos municipais de quais procedimentos devem ser efetivados para o cumprimento da lei. Ocorrerá definição dos papéis de cada um dos envolvidos no tratamento e divulgação de informações que estão sob poder do município”, explicou Nonato.
O secretário garantiu que mesmo com a Lei, informações de interesse público continuarão sendo fornecidas com fundamento pela Lei de Acesso à Informação (LAI), porém com um tratamento diferenciado, preservando, quando necessário, dados pessoais.
O juiz Paulo Cesar Scanavez frisou a necessidade do cuidado com o controle do caminho que os dados percorrem, tanto no âmbito pessoal quanto no das organizações públicas e privadas. “Essa questão chegou até nós a partir da Alemanha, foi uma exigência da União Europeia. As grandes empresas já se adaptaram no decorrer do tempo, mas ainda precisam fazer outras adaptações. Se uma empresa do exterior capta dados no Brasil e lá fora na matriz comete um desvio de dados, ela vai responder as penalidades da mesma forma pela Legislação Brasileira. Se a empresa não respeitar pode ter multa elevada e indenização por danos morais”, explicou o juiz.
Scanavez também falou da coleta e preservação dos dados. “Os dados pessoais têm que ser coletados e preservados, estes dados têm que ter uma finalidade específica, não pode haver desvio dessa finalidade e depende do consentimento de pai e mãe, quando se trata de dados pessoais de criança e adolescente”.
Quanto ao poder público, o juiz ressaltou que os munícipes têm seus dados pessoais confiáveis, portanto é necessário verificar o que está definido como dados pessoais, temos os dados sensíveis que são mais abrangentes porque eles diferenciam as pessoas entre si. “Por isso é muito importante preservar esses dados, assim não torna as pessoas alheias a tudo, indiferente do sistema, é um processo de inclusão e respeito”, finalizou o juiz da Vara da Família. A Lei inclui as redes sociais, que se não se adaptarem, identificada a fonte, que cometeu um desvio, podem sofrer as penalizações.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - Neste sábado (04/06), das 9h às 13h, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar o plantão de vacinação contra a COVID-19 e contra a gripe (influenza) nas unidades básicas de saúde (UBS’s) da Vila Isabel e do Santa Felícia e na Fundação Pró-Memória.
Nas unidades serão aplicadas doses contra a COVID-19 para crianças e adultos. A vacina contra a gripe para os grupos prioritários (crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, gestantes, puérperas, profissionais da educação da rede pública e particular, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades).
Já na Fundação Pró-Memória somente serão aplicadas doses dos imunizantes contra a COVID-19 e da gripe para pessoas com 12 anos ou mais, ou seja, não serão vacinadas crianças. 

VACINAÇÃO DURANTE A SEMANA – De segunda a sexta-feira todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e as Unidades de Saúde da Família (USF’s) realizam a vacinação tanto contra a COVID-19 para adultos, adolescentes e crianças e também contra a Influenza (para os grupos prioritários). As doses da COVID-19 são aplicadas das 9h às 14h. Já as doses contra a gripe e das demais vacinas de rotina das 8h30 às 16h.

SÃO CARLOS/SP - O vereador Azuaite Martins de França, em pronunciamento na última sessão plenária da Câmara de São Carlos, mencionou a repercussão das ações policiais que resultaram em mortes na Vila Cruzeiro, no Rio, e em Umbaúba, Sergipe, e afirmou que ambas "mostram a cara do Brasil, de suas instituições e de todos que, entrando em contradição, desmascaram-se quando pregam uma coisa e fazem outra".

Numa referência às 23 mortes ocorridas na Vila Cruzeiro em ação da Polícia Militar carioca no último dia 24 e de Genivaldo de Jesus Santos, asfixiado num camburão da Polícia Rodoviária em Umbaúba, Sergipe, no dia seguinte, Azuaite lamentou a  insensibilidade de autoridades. "Num país em que a vida de pobre, negro, nordestino, indígena não vale nada para as autoridades, mas valem muito para homens de bem", declarou.

"Aqueles que defendem a morte e a justificam pelo suposto crime que alguém possa ter cometido, pode atribuir a si qualquer adjetivo, exceto de humanistas e de cristãos", acrescentou. "Não são humanistas, não são cristãos, são pessoas insensíveis e fanatizadas. Vivemos num país que se fanatiza a cada dia que passa e se torna cada vez mais violento".

"Deus está no meio de nós e não acima de tudo e de todos", observou ao recordar que, em 1985, houve em São Carlos um movimento que pretendia incendiar livros didáticos por conta de um texto que apresentava Jesus Cristo habitando com os pecadores. Na ocasião, Azuaite foi o único vereador na Câmara a contestar aquele movimento reacionário.

O parlamentar disse não compactuar com "aqueles que pregam que bandido bom é bandido morto". E completou: "Justiça, julgamento e devido processo legal, direito de defesa representam uma instituição que está no mundo ocidental desde o século 13, o instituto do direito e da civilidade".

Azuaite lembrou que os acontecimentos do Rio e de Sergipe ocorreram no segundo aniversário da morte de George Floyd em Minneapolis, nos Estados Unidos, "gravada na memória de todos; um negro que foi sufocado por policiais no dia 25 de maio de 2020, comovendo o mundo todo, menos os homens de coração de pedra". 

"Ou defendemos o amor ou  defendemos o ódio e eu estou entre os que defendem o amor, uma questão humanitária, antes mesmo de ser uma atitude cristã", frisou. A seu ver, "todos os que possam, por uma lei muito aberta, adquirir armas e munições, deveriam estar com caneta e lápis na mão para alfabetizar um país de analfabetos".  O vereador fez alusão aos escândalos recentemente denunciados no MEC. "Ao invés de estar com caneta na mão, para assinar decretos favoráveis à Educação e o ensino, estava com um revólver que disparou no Aeroporto de Brasília".

"Este é o Brasil que está mostrando a sua verdadeira cara: não o Brasil dos brasileiros, mas o Brasil daqueles que se acham donos do país e se  colocam acima de tudo e de todos,  os grandes aliados daqueles o que se utilizam das armas para cometer crimes no Rio, nas milícias ou em qualquer outro lugar neste país para promover a injustiça. Defendo a liberdade e a justiça como princípios, em cima do ódio e da vingança jamais se ensejará a justiça", concluiu.

Publicado em Política
Episódio está disponível em diferentes plataformas online

 

SÃO CARLOS/SP - O novo capítulo do podcast "Bamo Proseá?", intitulado "O construtor de rabecas", aborda a história, a fabricação e as curiosidades da rabeca, o primeiro instrumento melódico utilizado no forró. Instrumento de arco, precursor do violino, no Brasil, a rabeca está presente de Norte a Sul e é tocada em manifestações populares e religiosas desde os tempos da colonização brasileira. O episódio está disponível em diferentes plataformas online, acessíveis via https://linktr.ee/BamoProsea.
O projeto de extensão "Bamo Proseá? Cotidiano e Cultura Caipira", do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), promove uma série de podcasts voltados ao universo caipira e que tratam de assuntos relacionados à música, à viola, à culinária, à literatura, às crenças e à religiosidade, entre outros.
Além das conversas do "Bamo Proseá?", o projeto também produz a seção "Dedo de Prosa", em podcasts menores e divertidos. Saiba mais em https://linktr.ee/BamoProsea.
A equipe é coordenada por Neusa de Fátima Mariano, professora do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So) da UFSCar. Dúvidas e sugestões de temas podem ser enviadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Publicado em Educação

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.