fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Sexta, 26 Agosto 2022

SÃO CARLOS/SP - Existe um ditado popular que diz: “não há nada tão ruim que não possa piorar” no caso estamos nos referindo ao SAMU São Carlos que está sofrendo com falta de ambulâncias em condições perfeitas de trabalho.

De acordo com denúncias que chegaram até nosso jornalismo, a ambulância (286) Unidade de Suporte Básico (USB), ficou mais de uma semana na manutenção mecânica e voltou ontem,26, ao trabalho, porém, hoje, 27, a mesma teria quebrado novamente. Como pode?

No vídeo em frente a maternidade você vê a quantidade de óleo vazando, colocando a vida dos profissionais e dos pacientes em risco. Neste momento a ambulância, está baixada novamente para manutenção.

Colocaram a (USA 500) Unidade de Suporte Avançado, que é a reserva técnica da (USA 400) para trabalhar como básica, até aí tudo bem, porém, a (USA 50O) sua sirene é muito baixa, o que prejudica o deslocamento e agilidade da equipe, pois durante uma ocorrência os motoristas e pedestres não conseguem ouvir a sirene, além dos problemas técnicos da viatura.

A USA 400, está bem conservada, porém está com vazamento de óleo também, e pode parar a qualquer momento, pois segundo os denunciantes, essa ambulância tem 12 anos de uso, e até agora não foi substituída.

Nesse momento o SAMU está trabalhando com quatro ambulâncias básicas, sendo que uma está (improvisada) e também estão em condições ruins.

  • Ambulância 288 UPA CIDADE ARACY
  • Ambulância 284 UPA VILA PRADO
  • Ambulância 282 BASE CENTRAL.
  • USA 500 improvisada como BÁSICA.

Os denunciantes nos pediram sigilo em seus nomes para não sofrerem possíveis represarias e nos disseram que nesse momento as 4 ambulâncias estão sucateadas, para atender São Carlos com mais de 250 mil habitantes e rodovias ao entorno da cidade e vidas podem ser perdidas.

A população não pode ficar esperando, a vida não tem preço.

SÃO PAULO/SP - Na sexta-feira, 26, a candidata à Presidente da República Simone Tebet (MDB), foi a última a ser sabatinada pelos jornalistas Willian Bonner e Renata Vasconcellos, no Jornal Nacional da Rede Globo.

Nos 40 minutos no qual a candidata teve direito, assim como os demais candidatos, Tebet não obteve a audiência que Jair Bolsonaro (PL) teve. De acordo com a pesquisa Kantar em tempo real, foi 25,2 pontos de média e pico de 27 pontos na maior cidade do Brasil, São Paulo.

A entrevista de Simone Tebet no Jornal Nacional marcou, na pesquisa em tempo real da Kantar, 25,2 pontos de média e pico de 27 em São Paulo.

Pode ter sido prejudicada pelo horário eleitoral gratuito, que começou a ser veiculado nesta sexta-feira, a sabatina com a candidata do MDB não chegou perto dos índices de audiência obtidos por Ciro Gomes (28,5), Lula (31,9) e Bolsonaro (32,7) na maior região metropolitana do Brasil.

Nessa pesquisa, um ponto de audiência engloba 205.755 telespectadores.

No mesmo horário, o SBT ficou em segundo lugar com 5,6 pontos, seguido por Record com 5,4, Band com 2,9 e RedeTV com 1,0.

Neste domingo, 28, a Band inicia a série de debates ao vivo pela TV aberta no Brasil, onde os candidatos serão sabatinados por jornalistas e confrontados entre si através de perguntas e respostas. O que resta saber se todos irão comparecer.

 

 

IMPRENSA BRASIL

Publicado em Eleições 2022

SÃO CARLOS/SP - Um homem foi detido por populares na madrugada de sexta, 26, acusado de tentar roubar um jovem na Rua Dona Alexandrina, em São Carlos.

Segundo consta, o jovem de 24 anos, foi rendido pelo criminoso com uma “gravata” e sob ameaças queria o celular da vítima. O que o bandido não esperava é que populares que passavam pelo local fossem intervir, onde A.G.S, foi rendido.

A Polícia Militar foi acionada e encaminhou o sujeito à Central de Polícia Judiciária de São Carlos, onde foi autuado em flagrante e recolhido ao Centro de Triagem de São Carlos.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - O Procon São Carlos e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realizaram nesta sexta-feira (26/08) uma nova etapa da Operação Olhos de Lince com a finalidade de combater às irregularidades em postos de combustíveis.
Durante toda a semana o Procon São Carlos recebeu denúncias de supostas adulterações em bombas de abastecimento. Cinco postos de combustíveis foram fiscalizados, porém não foram encontradas irregularidades. “Testamos os bicos de todas as bombas e de todos os tipos de combustíveis. Foi um trabalho minucioso com a finalidade de fechar cada vez mais o cerco contra àqueles que cometem irregularidades e indícios de fraude que lesam o consumidor”, explicou André Di Salvo, diretor do Procon São Carlos.
Os fiscais do Ipem verificam à presença de corpo estranho nas bombas de combustível, erros volumétricos, violação do plano de selagem do instrumento, entre outros. 
Quando são encontradas bombas de combustíveis com indícios de fraude, após apreensão dos componentes eletrônicos e interdição das mesmas, os fiscais identificam qual é a permissionária que presta serviço naquele estabelecimento e, então, é feito um levantamento nas atividades realizadas por esta permissionária também em outros postos da rede.
Caso seja constatada alguma irregularidade em relação a prestação de serviço e ao não atendimento ao Regulamento Técnico Metrológico a que estão sujeitas, é aberto um processo administrativo propondo o descredenciamento desta permissionária. Detectada a fraude é revogada a autorização de manutenção de bombas de combustíveis. 
“Não encontramos irregularidades hoje, porém é muito importante que os consumidores façam denúncias. Operações como a Olhos de Lince são importantes devido a integração das instituições, ampliando uma verificação mais ampla nos estabelecimentos”, finalizou o diretor do Procon São Carlos, André Di Salvo.
As denúncias podem ser feitas no PROCON São Carlos no site http://procon.saocarlos.sp.gov.br/ ou pelo WhatsApp (16) 3419-4510. O agendamento para o atendimento presencial deve ser feito no link: http://agendamento.saocarlos.sp.gov.br/agendamentoProcon.php.

Publicado em Comércio

SÃO CARLOS/SP - Em 2022 já foram registradas em São Carlos 2.558 notificações, com 1.398 casos positivos de Dengue, sendo 1.348 autóctones e 50 importados com 1 morte registrada. Para Chikungunya foram registradas 21 notificações, com 16 casos descartados e 5 aguardando resultado de exame. Para Febre Amarela foram registradas 2 notificações com 2 resultados negativos. Para Zika nenhuma notificação foi registrada até agora. 

2021 - Foram registradas 670 notificações, com 136 casos positivos para a Dengue, sendo 102 autóctones e 34 importados. Para Chikungunya foram registradas 30 notificações, com 30 resultados negativos para a doença. Para Febre Amarela foi registrada 1 notificação, com 1 caso descartado. Para Zika foram registradas 12 notificações, com 12 casos descartados. 

2020 - Foram registradas 1.638 notificações para Dengue com 640 casos positivos, 582 autóctones, 58 importados e 1 óbito confirmado. Para Febre Amarela foram registradas 6 notificações, com 6 resultados negativos para a doença. Para Zika foram registradas 7 notificações com 7 resultados negativos. Para Chikungunya não foi registrada nenhuma notificação.

Adversário de Airton Garcia nas duas últimas eleições, agora é peça chave na relação com a Câmara.

 

SÃO CARLOS/SP - Com discurso conciliador, diálogo como palavra de ordem, e em defesa contumaz da Câmara Municipal, o novo articulador político da Prefeitura de São Carlos, Netto Donato, assumiu a Secretaria de Governo na última segunda-feira, 22 de agosto, com a missão sem precedentes na história política da cidade: colocar um ponto final na desarmonia instalada entre o quinto andar do Paço Municipal e o edifício Euclides da Cunha, sede do Poder Legislativo. Advogado, 41 anos, casado, dois filhos, atual presidente do PSDB local e segundo colocado nas duas últimas eleições municipais (2016 e 2020), Antonio Donato Netto - que usa o nome Netto Donato como figura pública – disse que foram a coragem particular e o espírito público que o motivaram a aceitar o convite e o desafio nessa nova etapa dos seus 14 anos de atividade política em São Carlos.
Durante a semana, esse foi o tom nas entrevistas em emissoras de rádio. Netto Donato afirmou que não há outros interesses na empreitada. “Se a decisão fosse unicamente pessoal, jamais entraria. Ficaria só com a pedrinha sendo jogada no vidro, acusando, atacando. Só que esse não é o meu perfil. Eu gosto de resolver problemas. Estudei para isso, e especificamente na área pública”, salientou, ao lembrar que este é o momento de ajudar a cidade, o governo e o prefeito Airton Garcia. “É perceptível que o prefeito quer um novo rumo, uma nova maneira no jeito de governar. E a prova são as mudanças que ele tem feito. Adversários políticos durante a campanha eleitoral não significa que não possa haver convivência saudável”.
Em uma resposta clara e contundente aos boatos que pairam por razões óbvias, o novo solista dessa orquestra política local, como advogado que é, se defende. “Embora há quem fale, não há oportunismo da minha parte neste momento. Oportunismo seria se o governo estivesse ‘as mil maravilhas’ e eu entrasse ali no final. Pelo contrário, entro numa situação muito difícil. E não importa se você pode ajudar e auxiliar o prefeito junto com os demais secretários durante 50 dias ou durante dois anos. Estou dando minha contribuição para a cidade agora, em um dos momentos em que ela mais precisa”.
Ao ser questionado sobre uma possível postura de traição, defendida por alguns agentes políticos da cidade, Netto Donato rebate e diz que não seria (porque não é) tão leviano assim. “Eu não iria cometer um erro tão banal assim, de ingressar em um governo, sem ter conversado com lideranças e correligionários do meu partido. Chamei e executiva, conversei, expliquei a situação, e todos eles concordaram. Foi unânime. Porque não estou pensando em 2024, estou pensando São Carlos e em São Carlos hoje”.

RELAÇÃO COM A CÂMARA -  Consciente da sua função mais ‘espinhosa’, o novo secretário de Governo sabe que a interlocução com a Câmara, e com todos os vereadores, pode significar o êxito ou o fracasso como nome importante e estratégico na hierarquia administrativa e de gestão política da Prefeitura. “Não existe alguém (pode até ter igual), na cidade de São Carlos, que respeite mais a Câmara e os vereadores como eu. Reconheço a importância deles. A cidade não anda sem harmonia entre esses dois poderes. E essa escolha do prefeito Airton Garcia demonstra que ele está receptivo à ideia de restabelecer o convívio e, sobretudo, o diálogo natural, harmônico e independente. Já fiz contato com o presidente Roselei Françoso e pedi uma data para eu fazer uma visita institucional aos vereadores. Sempre tive respeito pela Casa quando trabalhei lá. Quero construir essa mesma relação sadia agora, como secretário de Governo”.
Perguntado acerca da relação pessoal e política com o vice-prefeito Edson Ferraz, Netto Donato é enfático. “Edson Ferraz é nosso vice-prefeito, de fato e de direito. Ele foi eleito junto com o prefeito Airton Garcia. Precisamos respeitar e temos que conversar, normalmente. Não há motivos para brigas, para discussões sem propósitos. Entrei para tentar promover a conciliação com todos e trazer mais harmonia e tranquilidade ao governo. É o que desejo e espero com todos, sem exceção, prefeito, vice, secretários, vereadores”.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - Na sexta-feira (26) a vereadora Cidinha do Oncológico protocolou requerimento solicitando informações sobre transporte fora do domicílio, para atender aos pacientes da rede municipal de saúde.

 Cidinha destacou que vários munícipes procuraram seu gabinete para relatar o problema da falta de transporte fora do domicílio. “Muitos pacientes perderam suas consultas em cidades como Américo Brasiliense, Ribeirão Preto e região”, declarou.

 Segundo a parlamentar, “os pacientes não vão para fora do domicílio por livre e espontânea vontade e sim porque a referência para seu tratamento não é em nossa cidade”.

 A parlamentar salienta que é função do poder legislativo através da atuação do vereador fiscalizar e auxiliar os atos do poder executivo municipal, portanto, está solicitando informações sobre o valor gasto com transporte fora do domicílio no período de janeiro a julho de 2022, quantos pacientes utilizaram esse serviço e para quais cidades.

 

Publicado em Política
Objetivo é criar tarefa de reconhecimento que considere contexto cultural do Brasil

 

SÃO CARLOS/SP - A habilidade de reconhecer as emoções das outras pessoas é crucial para o convívio em sociedade. E essa habilidade pode ser modulada pelo contexto cultural e características físicas. Por isso, para validar um banco de faces a fim de avaliar o reconhecimento de emoções no contexto brasileiro, uma pesquisa da área da Psicologia da UFSCar está convidando voluntários. 
"Estudos mostram que indivíduos reconhecem com maior precisão emoções de pessoas que tenham a mesma raça e gênero quando comparados com indivíduos de raça e gênero diferentes, expressando a mesma emoção", afirma Daiene de Morais Fabrício, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSi) da UFSCar, que conduz o trabalho. Além disso, a pesquisadora relata que alguns estudos reportaram que a taxa de acerto ao categorizar emoções de faces jovens é maior quando comparada com faces idosas. "Diante disso, evidencia-se que o desempenho em uma tarefa de REFE (Reconhecimento de Expressões Faciais das Emoções) pode ser modulado tanto pelo perfil do participante quanto pelas características dos estímulos apresentados. Elementos culturais como raça, sexo e faixa etária são aspectos bastante relevantes para o reconhecimento das emoções através da expressão facial. Considerando a heterogeneidade desses elementos no território nacional, é de extrema importância que tarefas que avaliem o REFE levem em consideração esses aspectos", avalia Daiene Fabrício.
O trabalho leva em consideração emoções básicas, conforme os estudos do psicólogo norte-americano Paul Ekman - alegria, tristeza, medo, nojo, raiva e surpresa -, além de faces neutras. Para a doutoranda em Psicologia, a importância e aplicabilidade do estudo está relacionada à criação de uma tarefa para avaliar o reconhecimento de emoções que leve em consideração a variabilidade cultural existente no País. "No Brasil, ainda não há um banco de faces de acordo com a distribuição populacional do País para as variáveis idade, sexo e raça para avaliar a habilidade de reconhecer emoções através da face", complementa.
A pesquisa, intitulada "Desenvolvimento e validação de uma tarefa de reconhecimento de expressões faciais das emoções para o contexto brasileiro", tem orientação do professor do Departamento de Gerontologia (DGero), Marcos Hortes Nisihara Chagas, e coorientação da professora Monalisa Muniz Nascimento, do Departamento de Psicologia (DPsi), com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Participação
Para participar, os voluntários devem ter idade igual ou superior a 18 anos e saber ler e usar o computador. Interessados devem contatar a pesquisadora responsável (Daiene) pelo telefone (16) 99236-8890 (também WhatsApp) para combinar dia e horário em que deverão comparecer ao Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar. Projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 30253420.0.0000.5504).
Publicado em Educação

AMÉRICO BRASÍLIENSE/SP - Uma operação da Polícia Civil de Américo Brasiliense com apoio de equipes da Delegacia Seccional de Araraquara apreendeu drogas, dinheiro, material para manipulação e embalo de entorpecentes e uma réplica de uma pistola semiautomática nos predinhos da CDHU no bairro Jardim São Judas, em Américo Brasiliense. Cinco pessoas estão detidas na delegacia, sendo dois adolescentes e três maiores de idade.

A Operação Playground, comandada pelo delegado titular de Américo Brasiliense, Jesus Nazaré Romão, começou nas primeiras horas dessa sexta-feira, dia 26, e contou com reforço de equipes da Polícia Civil de cidades da região.

Segundo o delegado, as investigações começaram há dois meses e identificaram que as drogas chegavam para um adolescente, que fazia a distribuição. Os entorpecentes foram localizados em alguns apartamentos do condomínio vertical da CDHU.

O delegado ressaltou que a investigação terá continuidade com o objetivo de descobrir o possível envolvimento dos detidos em roubos a comércios na ciadde, inclusive, utilizando a réplica de arma de fogo. Os detidos aguardam a decisão do delegado.

 

 

PORTAL MORADA

Publicado em Outras Cidades

JOSÉ BONIFÁCIO/SP - Uma carga de vinho argentino transportada ilegalmente em uma ambulância foi apreendida na manhã de quinta-feira (25), na Rodovia BR-153, em José Bonifácio.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), equipes da corporação realizavam patrulhamento de rotina quando abordaram o veículo com placas de Florestopolis (PR).

Ao ser questionado, o motorista afirmou carregava apenas 56 garrafas de vinho tinto de mesa. Porém, foram encontradas 300 garrafas de vinho argentino na ambulância.

Ainda de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a carga transportada ilegalmente e o veículo foram apreendidos. O condutor foi liberado, mas será investigado por descaminho.

 

 

REGIÃOSP

Publicado em Outras Cidades

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Agosto 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.