fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Terça, 16 Agosto 2022

SÃO CARLOS/SP - A parceria entre a Prefeitura Municipal de São Carlos e o Governo do Estado continua rendendo frutos e, nesta sexta-feira (19/08), mais munícipes serão beneficiados no plano das cirurgias eletivas. Isso porque, através de conversas com o Departamento Regional de Saúde (DRS-III Araraquara), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conquistou mais 40 avaliações para cirurgias oftalmológicas de catarata, que serão executadas no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Taquaritinga.
Todos os pacientes contemplados já foram comunicados e devem ir à SMS nos próximos dias para retirar o agendamento. A Prefeitura fornecerá transporte para todas as pessoas assistidas, assim como criará um grupo no aplicativo de mensagens WhatsApp – com adesão voluntária – para disponibilizar instruções e esclarecer dúvidas durante o processo pré-operatório de forma remota e prática.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Jôra Porfírio, os mutirões de avaliações cirúrgicas têm mostrado bons resultados nas especialidades abrangidas, retirando um número expressivo de pessoas da fila de espera e proporcionando qualidade de vida à população.
“Somente no plano das cirurgias oftalmológicas, conseguimos assistir 241 pessoas com os mutirões fora do município nos últimos 60 dias, assim como mais de 100 casos de cirurgia geral. A Prefeitura não tem medido esforços para conquistar cada uma destas vagas e, por isso, agradeço o prefeito Airton Garcia pelo apoio que nos fornece para que o município consiga atender cada uma destas pessoas, seja viabilizando recursos ou dando suporte no plano administrativo”, destaca Jôra.
A secretária também enfatiza a importância de as pessoas manterem seus cadastros atualizados, haja vista o grande número de impossibilidade de confirmações com os pacientes que a Saúde tem encontrado.
“Infelizmente, muitas pessoas trocam o número de telefone e acabam se esquecendo de comunicar os serviços de saúde para que possamos contata-las futuramente. Sendo assim, estas pessoas acabam não sendo localizadas quando procuramos informa-las do agendamento de cirurgias, exames ou outros procedimentos. Solicitamos a todos que se encontram nesta situação para que passem na Secretaria Municipal de Saúde a fim de atualizar seu cadastro”, finaliza.
A Secretaria Municipal de Saúde fica na avenida São Carlos, nº 947, no Centro.

RÚSSIA - A Otan exigiu, nesta quarta-feira (17), uma "inspeção urgente" da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) na usina de Zaporíjia, no sul da Ucrânia, alvo de ataques dos quais russos e ucranianos se acusam mutuamente, aumentando o temor de um desastre nuclear. Kiev alertou que qualquer cenário é possível, enquanto suas equipes de resgate participam de exercícios simulados de agressões a instalações nucleares e suas tropas reforçam uma contraofensiva na Crimeia, anexada por Moscou em 2014.

A explosão em um depósito militar russo na Crimeia, na terça-feira (16), é parte de uma tentativa ucraniana de enfraquecer as bases de retaguarda russas, no sul da Ucrânia. O exército russo revelou que um depósito militar perto de Djankoi, no norte da região anexada pela Rússia, tinha "sido danificado em consequência de um ato de sabotagem", sem, no entanto, nomear os responsáveis.

Em um vídeo obtido pela agência de notícias AFP, é possível ver nuvens de fumaça, das quais surgem bolas de fogo. “Várias infraestruturas civis, incluindo uma linha de alta tensão, uma central elétrica, uma linha ferroviária, bem como várias casas foram danificadas”, informou o exército russo.

As explosões ocorrem uma semana depois que outro aeródromo militar russo foi danificado, em Saki, na Crimeia. Moscou mencionou, então, um acidente, enquanto especialistas e imagens de satélite pareciam revelar o resultado de um ataque ucraniano. Pelo menos nove aviões foram destruídos, segundo o analista dinamarquês Oliver Alexander.

Desde a invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro, a Crimeia tem servido como base logística para as forças russas. A ofensiva no sul da Ucrânia, que permitiu a Moscou conquistar grandes extensões de território nas primeiras semanas da guerra, começou por esta região.

O Instituto Norte-Americano para o Estudo da Guerra (ISW) analisa que esses ataques a posições russas na Crimeia sejam "parte de uma contraofensiva ucraniana coesa destinada a recuperar o controle da margem ocidental do Dnipro". As forças de Kiev também dispararam contra pontes que atravessam esse rio, com o objetivo de impedir o abastecimento e o reforço das tropas russas presentes na região de Kherson, prossegue o relatório americano.

Nesta quarta-feira, a Ucrânia ameaçou derrubar a ponte Kerch, construída por Moscou para conectar a Rússia à península anexada da Crimeia. "Esta ponte é uma estrutura ilegal e a Ucrânia não deu permissão para a sua construção", escreveu o assessor presidencial ucraniano, Mikhailo Podoliak, no Telegram.

Neste 175º dia da guerra, o governador pró-ucraniano da região de Donetsk, Pavlo Kyrylenko, relatou vários bombardeios russos que deixaram pelo menos dois mortos e treze feridos nas regiões separatistas do leste da Ucrânia.

 

Infraestruturas são alvo

Ao mesmo tempo, os russos miram nas infraestruturas ucranianas, como as redes de abastecimento de água. É o que destaca Franck Galland, especialista em questões de segurança relacionadas aos recursos hídricos.

“Antes do conflito, Mariupol havia investido maciçamente em redes para abastecimento de água. Hoje, estes investimentos estão todos parados e a infraestrutura existente foi destruída. Mesmo se houver paz amanhã, a cidade levará cerca de 20 anos para se reconstruir”, explicou em entrevista à RFI o autor de "War and Water” (edições Robert Laffont). “A população não é abastecida e os hospitais, sem água, não podem tratar dos feridos”, acrescenta.

 

Medo de acidente nuclear

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que é "urgente autorizar uma inspeção pela AIEA" na usina nuclear de Zaporíjia. Ele também pediu a "retirada de todas as forças russas" da maior central elétrica da Europa, controlada por Moscou desde o início de março. A ocupação russa da usina de Zaporíjia "representa uma ameaça séria para as instalações [e] aumenta o risco de um acidente ou um incidente nuclear", alertou.

 

Ciberataque

Nesta terça-feira (16), o operador público ucraniano de usinas nucleares Energoatom denunciou um ciberataque russo "sem precedentes" contra o seu site, afirmando, no entanto, que a operação na usina não foi interrompida. O grupo de piratas russos "People's Cyber ​​​​Army" usou 7,25 milhões de robôs de internet que atacaram o site Energoatom por três horas, garantiu a empresa ucraniana, mas sem "impacto considerável".

A Ucrânia deve se preparar para "todos os cenários" na usina nuclear de Zaporíjia, ocupada por tropas russas e alvo de repetidos bombardeios, alertou o ministro do Interior ucraniano, Denys Monastyrsky, nesta quarta-feira.

Moscou e Kiev se acusam mutuamente por esses ataques que visam a usina. "Ninguém poderia imaginar que as tropas russas iriam disparar contra reatores nucleares usando tanques. Era algo impensável", afirmou o ministro durante uma viagem a Zaporíjia, cidade localizada a cerca de cinquenta quilômetros desta instalação nuclear.

 

Preparação para acidentes nucleares

Dezenas de equipes de resgate ucranianas participaram, nesta quarta-feira, de exercícios de primeiros socorros em caso de acidente nuclear em Zaporíjia. Equipados com máscaras de gás e roupas de proteção, eles treinaram para retirar os feridos e limpar os veículos contaminados.

"Devemos nos preparar para todos os cenários possíveis", disse Monastyrsky,  acusando a Rússia de ser um "estado terrorista”. De acordo com a mesma fonte, “enquanto a Rússia controlar a usina nuclear de Zaporíjia, há grandes riscos".

O chefe do operador nuclear ucraniano Energoatom, Petro Kotin, estima que até 500 soldados russos, bem como cerca de cinquenta veículos militares, incluindo blindados e tanques, estejam na usina nuclear de Zaporíjia neste momento. “O pior é que, nas últimas duas ou três semanas, eles colocaram esses veículos na sala de máquinas das unidades 1 e 2", onde a eletricidade é produzida, disse Kotine, ex-diretor da instalação.

Publicado em Guerra na Ucrânia

SÃO CARLOS/SP - Uma onça-parda foi vista, na noite do último domingo (14), no Damha I, um condomínio de luxo de São Carlos

Câmeras do circuito de segurança flagraram o animal passeando pela parte externa do condomínio. O animal não chegou a entrar no residencial na área em que ficam as casas e não houve relatos de moradores sobre ocorrências envolvendo o felino.

ONÇA-PARDA

É o segundo maior felino das Américas. A onça-parda, graças a sua alta capacidade de adaptação, ocorre em diversos biomas de norte a sul do continente, podendo viver tanto em florestas densas quanto em arredores de áreas urbanas.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - Um idoso de 71 anos, foi detido e conduzido pela Polícia Militar ontem, 16, por suspeita de tentar a fazer sexo com uma cadela em um sítio na zona rural de São Carlos.

Segundo informações, no sítio localizado às margens da Rodovia Dr. Paulo Lauro (SP-215), moram o idoso, a filha, o genro e seus dois netos. A filha de 41 anos, chegou para o almoço e teria sentido um odor alcoólico no pai e queria descobrir onde o idoso havia guardado a cachaça. Então, a filha almoçou e se deitou fingindo que estaria dormindo. Neste momento a filha de 8 anos, avisou a mãe que o avô teria amarrado a cachorra em uma árvore. A mulher levantou-se e foi ver e encontrou o pai sentado na terra e na sua frente a cachorra encostada no órgão sexual do idoso. Ainda segundo informações, a filha teria gravado e o idoso ainda teria dito que estava gostoso.

Publicado em Policial

BRASÍLIA/DF - Os candidatos pré-selecionados ao Fundo de Financiamento Estudantil ( Fies) deverão apresentar de hoje (17) até a próxima sexta-feira (19) a complementação das informações das inscrições pelo endereço eletrônico.

Em 2022 foram ofertadas 110.925 vagas para o Fies. Pelas regras do programa, todos os não pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos na lista de espera. “Cabe ao candidato acompanhar, na página do Fies, sua eventual pré-seleção durante as convocações por meio da lista de espera, que serão realizadas no período de 22 de agosto a 22 de setembro”, alertou o Ministério da Educação.

Após a etapa de complementação da inscrição, é necessária a validação das informações declaradas no ato da inscrição. O prazo é de até cinco dias úteis após a data da complementação da inscrição, realizada na página do Fies, no portal Acesso Único.

O procedimento de validar as informações deve ser realizado diretamente na instituição de ensino superior para a qual o candidato tenha sido pré-selecionado. Cabe à instituição informar ao estudante sobre o meio a ser utilizado para o recebimento da documentação exigida, que pode ser em formato físico ou digital.

Publicado em Educação

SÃO CARLOS/SP - Cantor sertanejo e são-carlense, Pedro Henrique, conhecido como PH, fará dois shows em Goiânia, a Capital da Música Sertaneja, no maior festival de churrasco do Brasil, Let's Grill Festival.
 
PH se apresentará nos dias 20 e 21 de agosto. Com entrada gratuita, o festival será realizado no estacionamento do Goiânia Shopping.
 
A programação começa no sábado (20), às 12 horas e segue até 22 horas. No domingo (21), o encerramento será às 20 horas. Serão 18 horas de muito churrasco, divididas em dois dias de festa, com oito estações de carnes para quem gosta de cortes especiais, preparados por assadores consagrados, a exemplo de Rick Bolzani.
 
A expectativa é que mais de 100 mil pessoas visitem o Let’s Grill Festival – edição Goiânia e que sejam consumidas mais de três toneladas de carne.

Publicado em Outras Notícias

SÃO PAULO/SP - Na segunda-feira (15), Fausto Silva recebeu em seu programa “Faustão na Band", os atores Moacyr Franco e Max Fercondini. Em um determinado momento do bate-papo, o apresentador acabou ficando sem graça ao levar uma ‘patada’ de um dos convidados no palco do programa.

No momento, eles falavam sobre relacionamentos amorosos, até que Moacyr 'pregou uma peça’ no apresentador ao ser questionado sobre o número de vezes que ele tinha se casado: “Mas pera aí, você [Max Fercondini] conversa com o Moacyr, porque o Moacyr, casou poucas vezes, quantas vezes Moacyr?”, perguntou o apresentador que levou uma resposta atravessada. “Não é da sua conta”, respondeu o comediante.

Publicado em TV

SÃO CARLOS/SP - Um homem de 52 anos, perdeu a vida enquanto empurrava um veículo no acostamento da Rodovia Washington Luís, entre São Carlos e Ibaté, na noite de ontem, 16.

Segundo informações, Joabes Lima da Silva, seguia com seu Chevette, quando o carro teria apresentado problemas mecânicos e o condutor abriu a porta e tentou empurrar o veículo para o acostamento, quando um caminhão atropelou Joabes.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, assim como SAMU e a concessionária que administra a rodovia, quando o médico do SAMU constatou o óbito.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos comunica que estão abertas as inscrições para os cursos de manicure e pedicure com nail arts (80 horas), padaria artesanal (12 horas), cuidador de idosos (240 horas) e de Libras (45 horas). 
As capacitações serão oferecidas no Centro da Juventude Elaine Viviani, localizado na avenida Papa Paulo IV, nº 1.000, no Monte Carlo e na sede do Fundo Social de Solidariedade, localizado na rua Francisco Maricondi, nº 375, na Vila Marina.
No Centro da Juventude Elaine Viviani serão oferecidos os cursos de manicure e pedicure com nail arts (7 vagas por turma) e de padaria artesanal (7 vagas por turma). As aulas para o curso de manicure e pedicure as aulas serão ministradas às segundas, terças e quartas das 8h às 11h20 (turma 1) e das 18h às 21h20 (turma 2), com início no próximo dia 29 de agosto. As aulas para o curso de padaria artesanal serão realizadas às quartas e quintas das 8h30 às 14h30. Para a primeira turma as aulas acontecerão nos dias 24 e 25 de agosto e para a segunda turma nos dias 31 de agosto e 1 de setembro. 

Publicado em Cidadania

SÃO CARLOS/SP - Embora tenha ficado acordado na reunião realizada na última sexta-feira (12) na Prefeitura, que a Procuradoria Geral do Município enviaria à Câmara Municipal nesta terça-feira (16) um projeto de lei em cumprimento à decisão judicial que determinou alteração no Estatuto da Educação (Lei 13.889/06) regularizando a carga horária dos professores III e que o Poder Legislativo colocaria o projeto em votação no regime de urgência, para análise e aprovação o mais rápido possível, a Prefeitura de São Carlos não enviou.

“Diante do descumprimento do acordo, exijo que a Prefeitura de São Carlos cumpra a decisão judicial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. O projeto de lei que cumpre os 50 minutos dos professores era para estar nesta Casa hoje e a Procuradoria do Município não enviou. Sentença judicial não se discute, se cumpre”, ressaltou o presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Roselei Françoso (MDB) durante sua fala na 27ª Sessão Ordinária da Câmara.

A alteração da Lei considerará sentença da juíza Gabriela Muller Carioba Attanasio, que em maio de 2021 decidiu “declarar a nulidade do ato administrativo de atribuição de aulas, considerando hora/relógio, devendo o município se abster de praticar qualquer ato com a finalidade de implementar essa sistemática”.

Ainda de acordo com a decisão judicial “quando a lei for omissa o juiz decidirá de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito”, não há como retroceder na sistemática que vem sendo praticada há anos, até que a matéria seja debatida e a legislação municipal ajustada e aclarada.

Publicado em Política

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Agosto 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.