fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Sábado, 06 Agosto 2022

SÃO CARLOS/SP - Por volta das 19h de sábado,06, a Guarda Municipal recebeu várias solicitações de perturbação do sossego público em uma república no bairro Nova Instância, em São Carlos.

Os GMs se deslocaram para o local para orientação, onde foi constatado alguns veículos estacionados irregularmente e com o som muito alto, em contato com os responsáveis que se prontificaram em encerrar com a festa.

No local havia mais ou menos umas 300 pessoas.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Quatro unidades escolares da rede municipal de ensino participarão do projeto ECOARTE a partir desta segunda-feira, 8 de agosto. O ECOARTE é um projeto social que busca mudar a forma como as crianças e jovens se relacionam com o meio ambiente e que vai levar para dentro das escolas um circuito de atividades no qual serão abordados os principais conceitos dos 5 “R”s da sustentabilidade, que são: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. 
Realizado em parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (SME) e NTICS Projetos com patrocínio da Colgate-Palmolive, o ECOARTE vai impactar diretamente cerca de 2 mil estudantes do município de São Carlos matriculados na rede. Na parceria com a SME, os circuitos serão instalados nas unidades escolares entre os dias 8 e 12 de agosto, para alunos na faixa etária de 6 e 12 anos de idade. 
“Para os nossos estudantes será mais uma oportunidade de desenvolver conhecimento e tecnologia com teoria e noções práticas atuando e pensando diretamente com os principais desafios enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo, na promoção do crescimento sustentável global até 2030”, afirma a Profa. Wanda Hoffmann, secretária municipal de Educação.
Entre os dias 9 e 12, o projeto vai passar pela Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria Ermantina Carvalho Tarpani, EMEB Dr. Alcyr Affonso Leopoldino, EMEB Arthur Natalino Deriggi e EMEB Antônio Stella Moruzzi, com circuitos em seis horários diferentes para que todos os estudantes possam participar. A equipe técnica da SME atua diretamente nas atividades sob coordenação da bióloga Isabela Pelatti.
Em formato itinerante, serão montadas seis estações de trabalho, formando um circuito de atividades. Na primeira estação, chamada “Recicle essa ideia”, os alunos passarão por um diagnóstico socioambiental, depois, terão uma breve introdução sobre reciclagem, ressignificação do resíduo sólido e a importância do consumo consciente.
“Por meio da educação, podemos formar cidadãos mais conscientes e engajados, que possam realmente ser agentes de transformação dentro das suas casas e comunidades. Essa é a nossa missão”, diz Ana Carolina Xavier, diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos.
Na segunda estação, chamada “Ressignificar”, os alunos serão convidados a analisar vários itens que, normalmente, são descartados no lixo e a partir deles, criar brinquedos e objetos de uso diário. Todos os itens usados nessa oficina serão trazidos pelos estudantes.
Ao término da atividade, eles serão encaminhados para a próxima estação, onde vão conhecer sobre a vida terrestre e marinha e depois, poderão confeccionar esculturas de seu animal favorito ou pintar um quadro expressando o aprendizado sobre o tema. 
A estação 4 é chamada “Jogo do Clima”, onde os facilitadores apresentam um grande tabuleiro e os alunos são as peças. O jogo envolve temas climáticos e os estudantes são estimulados a trazerem ideias simples que podem contribuir para a contenção da mudança climática.
No encerramento do circuito, é apresentada uma oficina teatral interativa com a peça “Reciclando Ideias'', onde são abordados todos os conceitos aprendidos e a dinâmica se dá com a participação dos alunos.
O projeto ECOARTE vai trabalhar três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, sendo eles, Educação de Qualidade (4), Consumo e Produção Responsáveis (12) e Vida Terrestre (15). 
Em 2022, a NTICS Projetos celebra 20 anos promovendo o desenvolvimento sustentável através de projetos e soluções inovadoras. Desde sua fundação, a empresa já desenvolveu mais de mil projetos, impactando diretamente cerca de 10 milhões de pessoas. Baseada em São Paulo, Flórida (EUA) e Deutschland (GER), há três anos a NTICS Projetos têm aprofundado os projetos nos temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e desde 2018 direcionam esforços quanto ao alinhamento dos projetos para os ODS propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas) no Brasil e Estados Unidos.
Para saber mais sobre o programa ECOARTE, acesse: https://ntics.com.br/ecoarte/home, na internet.

Publicado em Educação

SÃO CARLOS/SP - Os dirigentes da cooperativa de crédito Sicoob Crediacisc participaram em Ribeirão Preto, do Encontro de Lideranças e Comunicadores do Cooperativismo Paulista, que aconteceu no Hotel Mont Blanc Premium e reuniu representantes de diversas cooperativas.

Durante a abertura, o presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande, destacou a retomada de atividades presenciais e o papel fundamental que as cooperativas paulistas desempenharam desde que a pandemia de Covid-19 começou. “Eu fico honrado de poder representar as cooperativas de São Paulo”, destacou. Ele ressaltou a resiliência do modelo de negócios cooperativista. “Nós temos cooperativas com 80 anos, em um ambiente em que as empresas atuam por 4, 5 anos. E é nas dificuldades que as cooperativas fazem diferença, não somente no Brasil, mas no mundo todo”.

Na sequência do evento, o cientista social, mestre e doutor em Ciência Política pela USP e pós-doutor, Humberto Dantas, abordou a relevância da democracia em nossa realidade e a importância da representação política. Os dirigentes assistiram à apresentação do gerente do Sistema Ocesp, Luis Antonio Schmidt, sobre o novo programa de Compliance, e do assessor de Relações Institucionais, Ricardo Saboya, sobre a importância da representação política para o cooperativismo.

Já os comunicadores participaram da mesa redonda "Comunicação estratégica e colaborativa" com o jornalista José Nêumanne Pinto, o radialista e professor da USP Luiz Fernando Santoro, e a gerente de Comunicação do Sistema OCB, Samara Araújo.

Para o diretor presidente do Sicoob Crediacisc, Marcos Martinelli, interagir com outras cooperativas e acompanhar as novidades do sistema é sempre importante para atualizar informações. “Hoje somos 18,5 milhões de cooperados no Brasil e um setor que cresce cada dia mais, unir esses esforços é o caminho”, frisou.

Já o vice presidente do Conselho de Administração da cooperativa e diretor titular do Ciesp São Carlos, Marcos Henrique dos Santos, o Encontro foi uma oportunidade de reencontrar antigas cooperativas, compartilhar conhecimentos e obter mais conhecimento. “O movimento cooperativista vem crescendo e é necessário acompanharmos as novidades”, destacou. 

Publicado em Comércio

SÃO PAULO/SP - O risoto de camarão é um dos risotos mais queridos pelo brasileiro amante de frutos do mar. Neste post você vai aprender a melhor receita de risoto de camarão para servir aos amigos.

Esta receita de risoto é muito saborosa e perfeita para quando você quer fazer um jantar ou almoço especial.

  • 300 g de camarão
  • 2 xícaras de arroz arbóreo
  • 200 ml de vinho branco
  • 300 g de queijo parmesão ralado
  • 1 cebola média picada
  • 1 l de caldo de legumes
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 3 colheres (sopa) manteiga
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • Salsinha a gosto

COMO PREPARAR

Deixe o camarão em uma tigela marinando no sal e pimenta por 15 minutos. Em seguida, em uma frigideira, frite os camarões na manteiga e reserve-os.

Em uma panela funda, acrescente o azeite e a cebola. Em seguida, adicione o arroz e deixe refogar bem.

Coloque o vinho branco e mexa bem até sentir o cheiro do álcool evaporando; depois deixe secar.

Coloque uma concha do caldo de legumes e mexa o arroz. Repita o processo conforme o arroz for secando. É importante mexer o arroz para que ele libere o amido.

Quando o arroz estiver cozido, mas ainda al dente, desligue o fogo e coloque o parmesão e misture.

Em seguida, coloque uma colher de manteiga gelada e misture.

Acrescente a salsinha picada. Para finalizar, acrescente os camarões e sirva quente.

 

 

Gabriela Botafogo - Revista Seleções

 

Publicado em Culinária

SÃO CARLOS/SP - O vereador Djalma Nery (PSOL) apresentou na Câmara Municipal um requerimento solicitando à Prefeitura informações sobre a aplicação de multas ambientais e multas vinculadas à proteção animal no município. 

Segundo o parlamentar, para a elaboração de políticas públicas, é necessário obter diagnósticos precisos sobre o tema em pauta. Djalma é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Proteção Ambiental da Câmara Municipal.

O requerimento é dirigido às Secretarias Municipais de Serviços Públicos, de Habitação e Desenvolvimento Urbano, de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação e de Segurança Pública (Guarda Municipal). O vereador solicita os números referentes à quantidade de multas ambientais (queimadas, descartes, supressão, poluição, etc.) e a quantidade de multas vinculadas à proteção animal, ambas aplicadas no município a partir de janeiro de 2021 até os dias atuais.

 

Publicado em Política
Inscrições podem ser feitas até hoje, 7 

 

SÃO CARLOS/SP - Entre os dias 8 e 12 de agosto, acontece a quinta edição da Semana da Matemática da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), cujo objetivo é promover a integração entre estudantes, professores e membros de diversas instituições de ensino de Matemática e suas áreas afins.
O evento acontecerá no formato presencial, no Departamento de Matemática da UFSCar, Campus São Carlos, porém algumas palestras poderão ser acompanhadas de forma remota. São oferecidas atividades diferenciadas, criativas e desafiadoras, com a finalidade de ampliar as habilidades e os conhecimentos dos alunos. 
Os temas das palestras se destacam entre pesquisas recentes e de relevância na área de Matemática, expectativas e oportunidades de trabalho de um formando em Matemática e boa qualidade de vida acadêmica dos estudantes. Haverá também atividades culturais promovendo a socialização entre os participantes.
A Semana da Matemática da UFSCar é organizada conjuntamente pelos cursos de graduação em Matemática, pós-graduação em Matemática, pós-graduação em Ensino de Ciências Exatas, mestrado profissional em Matemática, Programa de Educação Tutorial (PET) e Departamento de Matemática.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na página do evento (https://bit.ly/32A53wn) até hoje, 7 de agosto. Haverá uma sessão de pôsteres. Mais informações neste link (https://bit.ly/32A53wn).
Publicado em Educação

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP - Quatro pessoas ficaram feridas em uma confraternização entre amigos após uma churrasqueira acendida por álcool explodir neste final de semana em um apartamento do Parque Estoril, na cidade de São José do Rio Preto. Uma das vítimas foi socorrida em estado grave com 41% do corpo queimado.

De acordo com informações do boletim de ocorrência, uma das testemunhas contou que os amigos estavam assando carne em uma churrasqueira de pedra, alimentada por um dispositivo com álcool, quando ao adicionarem mais combustível a churrasqueira explodiu.

Quatro pessoas foram socorridas com ferimentos, sendo que uma das vítimas foi socorrida com 41% do corpo queimado. Ela foi levada para o Hospital de Base de Rio Preto, mas seu estado de saúde não foi informado.

 

 

REGIÃOSP

Publicado em Outras Cidades
Domingo, 07 Agosto 2022 07:35

Trio é preso após assalto em Araraquara

ARARAQUARA/SP - Três indivíduos foram presos na madrugada de sábado (6), após um roubo a duas mulheres, na Rua São Bento (Rua 3), na cidade de Araraquara.

Uma viatura da Polícia Militar estava em patrulhamento quando recebeu um chamado para uma ocorrência de tentativa de roubo na Rua Nove de Julho (Rua 2).

No local, uma testemunha relatou que três homens tentaram roubar o veículo de um cliente que estava estacionado em frente à uma farmácia. Segundo a testemunha, os indivíduos não tiveram sucesso, pois o motorista ligou o carro e conseguiu escapar.

De posse das características e vestimentas dos homens, os policiais iniciaram diligência pela Região Central. Durante as buscas, um novo chamado via COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar), solicitava apoio da viatura. Desta vez, um roubo consumado tinha acabado de acontecer na Rua São Bento.

Os policiais se deslocaram rapidamente e fizeram contato com as vítimas, sendo duas mulheres, uma de 26 e a outra de 29 anos. Elas relataram que foram abordadas por três ladrões armados que levaram seus celulares e fugiram a pé.

A descrição apresentada pelas vítimas coincidia com a dos elementos da tentativa de roubo ao veículo.

Um cerco foi realizado e um dos elementos foi detido nas proximidades do Terminal Central de Integração (TCI), ele portava um dos celulares roubados. Questionado, acabou confessando o crime, porém, negou conhecer os outros elementos.

Os outros dois homens foram detidos posteriormente na Praça Jardim Primavera (cruzamento da Avenida Bento de Abreu com a Rua Nove de Julho).

Os dois foram revistados e nada de ilícito foi encontrado. O outro celular roubado não estava com os homens, porém, os três foram reconhecidos pelas vítimas e receberam voz de prisão em flagrante.

Após o registro da ocorrência no Plantão Policial, eles foram encaminhados à Cadeia Pública de Santa Ernestina-SP.

 

 

Ed Junior / PORTAL MORADA

Publicado em Araraquara

IBATÉ/SP - Em agosto, a 14ª edição do programa Viagem Literária começa sua jornada por 63 cidades do Estado de São Paulo. 

A parceria entre a Prefeitura de Ibaté e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio do programa Viagem Literária, traz nas dependências da Biblioteca Municipal, nesta segunda (08), às 9h (também com transmissão pela rede social facebook.com/prefeituradeibateoficial) e às 14h, o módulo Contação de Histórias: Jogos e Brincadeiras, com o grupo de contadores de histórias Cia. Bisclof. O módulo é dirigido a públicos de todas as idades. 

Os contadores de histórias vão transformar a biblioteca do município em territórios de jogos, brincadeiras, histórias, músicas e muita diversão, com atividades lúdicas, como jogar, pular, correr, cantar, dançar e ouvir histórias, despertando o interesse pela leitura, incentivando a formação de novos leitores e fortalecendo os vínculos entre a biblioteca e a população. 

Além da Cia. Bisclof, participam desta jornada os grupos A Hora da História, Ademir Apparício Júnior, Camila Genaro, Cia. Duo Encantado, Cia. Girolê, Cia. Malas Portam, Cia. Ruído Rosa, Crialudis, Fernanda Munhão, Ih, Contei!, Kiara Terra, Mandingueiras da Pracinha, Sandra Guzmán e Tricotando Palavras. 

As ações propostas pelos contadores de histórias visam estimular a imaginação e contribuem para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de crianças, jovens e adultos, auxiliando na comunicação, socialização, autonomia, construção do conhecimento e melhora nas habilidades espaciais e motoras. 

A bibliotecária Letícia Silveira conta que é muito importante promover contatos pessoais entre escritores e população a fim de aproximá-los e mostrar que os escritores não são pessoas inacessíveis, incentivando e aguçando o interesse de jovens e adultos pelo mundo da literatura.

Cia. Bisclof
Fundada em 2015 pela atriz e contadora de histórias Adreísa Cangussú e pelo músico e arte-educador Ricardo Barison, a companhia surgiu do desejo de dialogar por meio da arte com públicos de todas as idades, utilizando linguagem lúdica, divertida e acessível.

Publicado em Ibaté
Visitação é gratuita e aberta ao público

 

SOROCABA/SP - Para comemorar os 368 anos da cidade de Sorocaba, celebrados em 15 de agosto, a Biblioteca Campus Sorocaba (B-So) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) organizou a exposição #tbt Sorocaba: a terra rasgada antes da selfie. A mostra conta com materiais que fazem parte do acervo da B-So, como fotografias antigas, livros, filmes e documentários sobre a cidade. 
A intenção também é valorizar autores e artistas sorocabanos, aproximando a memória e a história da cidade dos frequentadores da Biblioteca e também exaltando os personagens reais que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento de Sorocaba nas áreas artística, cultural e científica. Além dos livros que falam sobre a história, as espécies de animais, os lugares históricos, a vegetação e as paisagens do município, a mostra apresenta fotografias antigas de locais emblemáticos de Sorocaba.
A exposição pode ser visitada entre 8 e 26 de agosto, no horário de expediente da B-So: de segunda a quinta-feira, das 13 às 22 horas, e sexta-feira das 9 às 18 horas. A entrada é gratuita.
Publicado em Outras Cidades

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Agosto 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.