fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Domingo, 21 Agosto 2022

SÃO CARLOS/SP - O vereador Azuaite Martins de França (Azuaite) lamentou o “autoritarismo e a truculência” do deputado federal Eduardo Bolsonaro contra o ex-secretário municipal Marcos Palermo, ao ser questionado nesta segunda-feira (22) sobre o não envio de uma ambulância ao SAMU de São Carlos. O fato aconteceu pela manhã na Praça Dr.Christiano Aldenfelder Silva (Praça da XV) durante ato de campanha do deputado pela reeleição.

Azuaite veiculou em sua página na rede social o vídeo que registrou o momento da cobrança feita por Marcos Palermo ao deputado sobre o envio da ambulância que havia sido prometida por Eduardo Bolsonaro. Na campanha passada, ele esteve na mesma praça e, na eleição, obteve mais de 10 mil votos no município. Em resposta, o filho do presidente da República profere palavrões e ironiza o ex-secretário de Saúde, que é afastado aos empurrões por um segurança do parlamentar.

“Para qualquer pessoa, é lamentável este tipo de atitude de agredir com xingamentos, principalmente quando tal comportamento vem de um deputado federal, que tem a obrigação de dar exemplo e seguir a lei”, afirmou Azuaite, ao destacar que Eduardo Bolsonaro “repete a conduta de Jair Bolsonaro, que profere xingamentos contra todos aqueles que pensam diferente dele”.

O vereador expressou sua solidariedade e voto de desagravo ao ex-secretário Marcos Palermo “que fez apenas uma cobrança justa de uma promessa”. Azuaite protocolou uma moção na Câmara Municipal em que repudia a atitude do deputado federal, qualificando-a de “um desrespeito à comunidade de São Carlos, que espera de um agente político uma conduta condizente com o decoro e a responsabilidade do cargo que ocupa”. Azuaite propõe que a moção seja enviada à Câmara dos Deputados.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida deu início nesta segunda-feira (22/08), no auditório do Paço Municipal, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
O evento que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social das pessoas com deficiências e para combater o preconceito e a discriminação, começou com a palestra da doutora em psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/Unidade Saúde), Lisandrea Rodrigues Menegasso Gennaro, que falou sobre os tipos de deficiências. “Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas. Por que não falamos deficientes e sim pessoa com deficiência?  Pessoa com deficiência é uma expressão que se mostra mais humanizada ao ressaltar à frente de sua deficiência, valorizando-a independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou intelectuais. Também corresponde ao novo paradigma adotado pelo Brasil ao ratificar a Convenção da ONU”, explicou a psicóloga.
Lisandrea falou, ainda, sobre a Lei n° 13.146, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade e sem discriminação, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais das pessoas com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania, promulgada em 2015. “Essa lei representa um avanço na inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. O documento, que entrou em vigor em janeiro de 2016, fixou punições para atitudes discriminatórias e mudanças em diversas áreas, com destaque para a educação”.
A psicóloga finalizou falando dos profissionais da educação especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar, o primeiro do Brasil. “Hoje temos 659 mestres e 233 doutores nessa área.  O curso contribui para que os educadores consigam vencer os desafios através de uma formação acadêmica sólida e estruturada, de modo que possam aproveitar o máximo de suas potencialidades com ideais transformadores, sendo responsáveis e agentes de transformação social”, disse a psicóloga Lisandrea Rodrigues Menegasso Gennaro.
Lucinha Garcia, secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, chamou a atenção para o tema desse ano “Superar barreiras para garantir a Inclusão”. “Estamos enfatizando a importância de toda a população participar da luta pela eliminação dos obstáculos impostos às pessoas com deficiência. Muitas dificuldades parecem intransponíveis, mas quando superadas, garantem a plena inclusão destas pessoas na sociedade. Até o próximo dia 31 de agosto vamos discutir com todas as áreas envolvidas nessa temática. O nosso objetivo é divulgar as atuais condições das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, visando a redução de barreiras e favorecendo a inclusão por meio de ações práticas. A semana também marca os 60 anos da APAE São Carlos e os 34 da ACORDE, por isso, também envolve ações de comemoração dessas entidades”, explicou a secretária.
Também participaram da abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla a secretárias municipais de Trabalhado, Emprego e Renda, Danieli Favoretto Valenti, de Educação, Wanda Hoffmann, de Cidadania e Assistência Social, Vanessa Soriano, de Saúde, Jôra Porfírio, a vereadora Cidinha do Oncológico, representando a Câmara Municipal, a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Margarida Maria Neo Roncon e o secretário de Segurança Pública, Samir Gardini, além de representantes de entidades que atendem pessoas com deficiência.

Confira a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla:

DIA 23/08 (TERÇA-FEIRA):
19h30 - Mostra Cultural dos Alunos da APAE em comemoração aos 60 anos da Entidade e 30 anos da Banda Marcial;
Local: Teatro Municipal de São Carlos - Rua 7 de setembro, nº 1.735, no Centro;

DIA 24/08 (QUARTA-FEIRA):
15h - Mostra Cultural dos Alunos da APAE em comemoração aos 60 anos da Entidade e 30 anos da Banda Marcial;
Local: Teatro Municipal de São Carlos - Rua 7 de setembro, nº 1.735, Centro.
DIA 25/08 (QUINTA-FEIRA):
10h30 - Palestra com Dra. Maria Alice da Defensoria Pública sobre os direitos da pessoa com deficiência;
Local: Auditório Wilson Wady Cury - Avenida São Carlos, nº 1.800, no Centro;
DIA 26/08 (SEXTA-FEIRA):
9h - Evento na Praça do Mercado Municipal com a participação de entidades assistenciais e parceiros. Serão oferecidos serviços de saúde (aferição de glicemia e pressão arterial), distribuição de kits odontológicos, corte de cabelo, manicure e para os alunos de entidades que atendem crianças com deficiência um passeio no Trenzinho Azul;
DIA 31/08 (QUARTA-FEIRA):
19h30 - Show de Talentos com alunos e funcionários da ACORDE;
Local:  Teatro Municipal de São Carlos - Rua 7 de setembro, nº 1.735, no Centro.

Publicado em Cidadania

SÃO CARLOS/SP - Um vídeo entre o prefeito Airton Garcia e o candidato a prefeito em 2020, Netto Donato, está movimentando a política São-carlense.

No vídeo, o prefeito anuncia Netto como novo secretário de governo de São Carlos. A secretaria estava sem o chefe da pasta desde a saída de Édson Fermiano. O Diário Oficial deve sair a nomeação entre hoje e amanhã.

Outras mudanças estão por vir.

Publicado em Política
Segunda, 22 Agosto 2022 10:45

Eduardo Bolsonaro visita São Carlos

SÃO CARLOS/SP - O deputado e candidato à reeleição Eduardo Bolsonaro (PL), esteve visitando São Carlos, na manhã desta segunda-feira, 22.

Eduardo Bolsonaro esteve conversando com correligionários e com a Rádio Sanca, onde falou sobre a reeleição do pai Jair Bolsonaro (PL), disse também que Lula não vai ganhar o pleito neste ano, falou do crescimento do Brasil com a gestão do seu pai, falou dos embargos da Rússia e de São Carlos. A entrevista será exibida às 16h30 no café com notícias.

Durante a visita, Eduardo Bolsonaro foi abordado pelo ex-secretário de saúde Marcos Palermo, onde o mesmo cobrou de forma incisiva uma ambulância, onde Palermo disse ter um vídeo do então candidato prometendo a vinda da ambulância, mas que até hoje não veio.

Seguranças e membros da Polícia Federal impediram que o também candidato a deputado federal Marcos Palermo se aproximasse do filho do presidente Bolsonaro.

O vídeo da possível promessa não foi mostrado por Palermo, mas posteriormente uma funcionária do SAMU mostou o vídeo ao deputado que recebe um oficio da chefe do SAMU, solicitando a ambulância. O deputado diz no vídeo que se tivesse oportunidade atenderia o pedido.

Publicado em Política

MATÃO/SP - O acostamento é a parte da via projetada para que o motorista pare somente em situações de emergência, como problemas com o veículo, acidentes e mal-estar ao dirigir.

No Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), consta a seguinte definição: “ACOSTAMENTO - parte da via diferenciada da pista de rolamento destinada à parada ou estacionamento de veículos, em caso de emergência, e à circulação de pedestres e bicicletas, quando não houver local apropriado para esse fim.”

Se realmente for necessário parar no acostamento, o motorista deve tomar alguns cuidados para evitar acidentes. O primeiro passo é fazer o uso correto da seta, indicando a intenção de derivação para o acostamento, seguir pela faixa da direita e reduzir a velocidade gradativamente, antes de acessar o acostamento.

Após estacionar da maneira mais correta possível, evitando que parte do veículo permaneça dentro da faixa de rodagem, deve-se ligar o pisca-alerta, sinalizando uma situação de emergência. Em seguida, o condutor deve sair do veículo e fechar a porta. Logo após, com todos os cuidados necessários, o motorista deve retirar ou solicitar a saída dos demais ocupantes do automóvel, incluindo, se for o caso, crianças e animais de estimação.

O próximo passo é posicionar o triângulo de sinalização no acostamento de forma correta. O dispositivo de alerta deve ficar a uma distância de 30 metros (cerca 50 passos) antes do veículo, de modo que seja visualizado por outros condutores com grande antecedência. Importante: se o automóvel estiver parado logo depois de uma curva, é necessário posicionar o triângulo antes dela.

Nas situações de emergência, quando se faz necessária a parada no acostamento, também é importante que todos os ocupantes do veículo, inclusive aqueles que fazem uso do transporte coletivo de passageiros, quando for o caso, se posicionem afastados do veículo e distantes da faixa de rolamento e acostamento da rodovia.

Somente depois de todos esses procedimentos, que precisam ser realizados com calma, o motorista deve ligar para a Polícia Rodoviária (estadual - 191; federal - 198) ou para a concessionária que administra a rodovia solicitando auxílio. Para contatar a AB Triângulo do Sol, os usuários devem telefonar para 0800 701 1609 (ligação gratuita) ou utilizar os telefones de emergência existentes a cada quilômetro das rodovias.

Cuidado com pedestres e ciclistas

Além de ser um local para parar o carro em situação de emergência, o acostamento, em alguns casos, também é o local para pedestres e ciclistas circularem. Por isso, o condutor precisa de atenção redobrada no momento em que for parar o veículo, para não causar um acidente.

AB Triângulo do Sol I Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo

A concessionária AB Triângulo do Sol é responsável pela administração de 442 quilômetros de rodovias que compreendem o Lote 9 do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo: Rodovia Washington Luís (SP-310), entre São Carlos e Mirassol; Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326), de Matão a Bebedouro; e Rodovia Carlos Tonanni / Nemésio Cadetti / Laurentino Mascari / Dr. Mario Gentil (SP-333), entre Sertãozinho e Borborema.

Publicado em Outras Cidades

SÃO CARLOS/SP - Se contar ninguém acredita, mas pode acreditar, pois a prefeitura conseguiu construir dois redutores de velocidade na Av. Cap. Riyoichi Ueno, no Planalto Verde, região sul de São Carlos.

Não somos contra as lombadas, mas desde que a avenida tenha iluminação pública, o que não tem, que inclusive já mostramos aqui. Motociclistas entraram em contato conosco inconformados, pois a noite ninguém vê nada.

“É um breu e agora tem dois perigos ali, primeiro de cair, pois quem não é a região ao passar pelo redutor pode levar um “capote”, o segundo perigo é ser assaltado, pois aqueles que já passaram por ali e sabem da lombada, vai reduzir a velocidade e naquela escuridão pode vir um bandido e te assaltar (sic)” disse motociclista.

Sabemos que a responsabilidade da iluminação pública é da CPFL, portanto, que as autoridades do município como vereadores e o prefeito, cobrem a concessionária, pois neste local é questão de segurança pública.

Um outro internauta pede proteção à Deus. “Que Deus nos proteja”.

Publicado em Trânsito
Aulas da pós-graduação, que é totalmente online, começam em setembro

 

SÃO CARLOS/SP - Estão abertas as inscrições para a terceira turma do Curso de Especialização em Fitoterapia Clínica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A pós-graduação, totalmente online, capacita os profissionais para prescrição fitoterápica na prática clínica, em prevenção e tratamento de diferentes doenças, considerando as características individuais dos pacientes e as interações medicamentosas. De acordo com os especialistas, a terapia farmacológica realizada com medicamentos fitoterápicos apresenta enorme contribuição para melhora na qualidade e expectativa de vida da população e, se utilizados de forma correta, apresentam ainda menor grau de efeitos adversos.
No curso da UFSCar são abordados princípios básicos em fitoterapia clínica, farmacologia, prescrição de fitoterápicos e fisiopatologia. Além disso, também há conteúdos relacionados ao controle do estresse, de inflamação e de dores, assim como disciplinas sobre distúrbios dos sistemas nervoso central, reprodutivo, cardiovascular, digestivo, renal, imunológico e respiratório. Também são tratados problemas de saúde na tireoide, diabetes e obesidade. Por fim, são apresentados conceitos de fitoterapia clínica no esporte, estética e epigenética.
O início das aulas está previsto para o mês de setembro. No total, são 364 horas divididas em 15 meses. Professores da UFSCar, especialistas convidados de outras Instituições e, inclusive, a Presidente da Associação Brasileira de Fitoterapia (ABFIT) integram o corpo docente da especialização. Nutricionistas, farmacêuticos, médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, biomédicos e outros profissionais da área da saúde podem participar. Os interessados podem se inscrever pela plataforma Box UFSCar, em www.box.ufscar.br. Na página há mais informações, como disciplinas, professores, carga horária, valores de investimento, dentre outras.
Publicado em Educação

SÃO CARLOS/SP - O vereador Bruno Zancheta (PL) logo em seus primeiros meses de mandato, visitou todos os ecopontos do município, realizando um raios-X dos pontos positivos e destacando os itens que precisam ser melhorados. 

 Bruno Zancheta destacou: “Temos em nossa cidade seis ecopontos, fiz questão de visitar todos e cada um tem sua particularidade. Irei enviar à Prefeitura um relatório de tudo que detectei e quais pontos precisam ser melhorados. Quero destacar o trabalho realizado por todas as pessoas que ali exercem suas atividades”.

 Ele destacou a necessidade da implantação de um ecoponto para atender os Distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia. "Irei protocolar um requerimento solicitando a implantação de ecoponto em nossos distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia. A realização do descarte correto de materiais é fundamental e para que isso aconteça, a população precisa de espaços adequados", frisou o parlamentar.

 Os ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho, grandes objetos (móveis, sofás, etc.) ou poda de árvore e resíduos recicláveis, sendo de extrema importância para todos os nossos munícipes realizarem o descarte de maneira correta.

Publicado em Política

ARARAQUARA/SP - Um dos homens presos em flagrante com uma caminhonete roubada na cidade de Araraquara no útlimo sábado, dia 20, tentou intimidar policiais civis e militares na delegacia de plantão durante a elaboração do flagrante. Os dois presos estavam na Vila Xavier com uma caminhonete Fiat/Toro, branca, roubada quando foram abordados pela Polícia Militar (PM) por volta de 20h00.

O roubo ocorreu às 17h20 no Jardim São Rafael enquanto um casal estava com o carro parado na frente de uma residência e colocava alguns produtos na caminhonete.

Agressivos e usando armas de fogo, os ladrões ameaçaram as vítimas, inclusive, com arma na cabeça e ameaças de morte. Após pegar a chave da caminhonete, os ladrões seguiram sentido ao município de Américo Brasiliense.

O veículo foi visto pelo sistema de câmeras passando pela rotatória da Avenida Manoel de Abreu e, pouco tempo depois, foi abordado pela Polícia Militar (PM) na Avenida Plínio de Carvalho.

No carro estavam dois homens, sendo um de 28 anos e outro de 22 anos, que foram encaminhados para a delegacia e presos em flagrante por roubo. As armas usadas no crime não foram encontradas.

Durante a elaboração do flagrante e interrogatório, o acusado de 28 anos estava bastante alterado e, inclusive, apontou o dedo para a autoridade policial, tentando intimidá-lo. Ele foi contido por investigadores da Polícia Civil. O preso ainda chutou grades da cela e ameaçou de morte um policial militar.

Os dois presos foram encaminhados para a cadeia de Santa Ernestina. O veículo foi devolvido para a vítima, sem danos.

 

 

Chico Lourenço / PORTAL MORADA

Publicado em Araraquara

FERNANDÓPOLIS/SP - Uma jovem de 19 anos teve escoriações pelo corpo depois de perder o controle do veículo e capotar o Fiat/Uno que pilotava. O fato foi registrado no domingo, dia 21, no KM 6 da vicinal Carlos Gandolfi, que liga Fernandópolis a São João das Duas Pontes.

Ela foi socorrida por uma unidade de resgate do Corpo de Bombeiros e encaminhada a UPA – Unidade de Pronto Atendimento em Fernandópolis.

As caudas do acidente ainda não foram divulgadas. O número de capotamento aumentou após o recapeamento da via que deixou um desnível entre a pista e o acostamento.

 

 

REGIÃOSP

Publicado em Outras Cidades

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Agosto 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.