fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Domingo, 31 Outubro 2021
Segunda, 01 Novembro 2021 17:21

PM recupera veículo furtado de professora

SÃO CARLOS/SP - A Rádio Sanca noticiou o furto de um Uno nesta 2ª feira (1º), onde uma professora estacionou o carro na Rua Riachuelo, no Centro, e quando voltou o automóvel não estava mais no local.

Com uma ação rápida da Polícia Militar, o veículo foi localizado no bairro Planalto Verde, região sul de São Carlos. No carro estavam três homens, sendo dois maiores de idade e o outro menor.

O trio foi conduzido ao Plantão Policial, onde ficaram à disposição da Justiça.

A professora esteve no Plantão Policial, onde agradeceu muito a ação efetiva da Polícia, e agradeceu a imprensa pela ajuda da divulgação.

Publicado em Policial

SÃO PAULO/SP - O estado de São Paulo liberou a partir desta segunda-feira (1º) a realização de shows em pé, baladas, bares e eventos esportivos com 100% de público. A liberação se dá após quase dois anos de distanciamento e reclusão devido à pandemia da covid-19.

A permissão acontece no momento em que o estado atinge mais de 87% da população adulta com esquema vacinal completo e queda no número de internações pela doença. A taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado hoje é de 26,6%, e na Grande São Paulo, de 36,4%.

No entanto, medidas de segurança continuam obrigatórias, como o uso obrigatório de máscaras em qualquer ambiente e respeito aos protocolos de higiene. Para entrada e participação nesses eventos, os estabelecimentos e organizadores deverão exigir um comprovante com esquema vacinal completo, ou seja, duas doses da vacina CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer ou dose única da Janssen. Também precisarão disponibilizar álcool em gel 70% em locais de fácil acesso ao público.

Quem ainda não tiver concluído o esquema vacinal, deverá apresentar um comprovante com a primeira dose e um teste negativo para a covid-19 do tipo PCR realizado em até 48 horas antes do ingresso no evento; ou um teste negativo de antígeno realizado nas últimas 24 horas. Além da utilização da máscara de proteção facial durante a permanência no espaço, há a recomendação de distanciamento entre as pessoas.

De acordo com a última atualização do Plano SP, cabe a cada município definir se segue o governo do estado. A prefeitura da cidade de São Paulo seguiu a orientação e liberou todos os eventos a partir de hoje.

As orientações para a retomada de grandes eventos com controle de público partiram das análises do Comitê Científico do Governo do Estado, que seguirá monitorando e apoiando a gestão para o combate à pandemia e a retomada segura das atividades socioeconômicas.

 

 

Por Ludmilla Souza - Repórter da Agência Brasil

Publicado em Outras Notícias

ARARAQUARA/SP - Os cemitérios municipais de Araraquara – cemitério São Bento e cemitério dos Britos - estão prontos para o feriado nacional do Dia de Finados. O Cemitério São Bento, o mais antigo de Araraquara, inaugurado em 1895, é o que deverá receber um número maior de visitantes, até 7 mil. Nos Britos, se estima até 2 mil visitantes.

"Os serviços de limpeza foram intensos nessas últimas semanas, inclusive houve remodelação da sinalização na área de estacionamento", destaca a gerente administrativa de cemitérios municipais, Sandra Mendonça.

No Dia de Finados não será permitida serviços de limpeza e manutenção em nenhum dos dois cemitérios.  Vale acrescentar que os serviços de reforma nos túmulos serão retomados a partir do dia 8 de novembro.

O servidor estadual Artur da Rocha, acompanhado da esposa Isabel Janke e da tia Ermelinda Rocha, aproveitou a tarde dessa sexta-feira (29) para conferir a limpeza periódica dos túmulos de parentes e homenagear os pais com flores.

"É o primeiro Finados sem a minha mãe (Rosmari Ortega da Rocha) entre nós. Trouxemos flores e fizemos orações. Agora, está tudo em ordem para as visitas dos parentes, inclusive já neste fim de semana", relatou Artur Rocha.

 

Esquema de visitação

Durante a visitação, na terça-feira, das 6h30 às 18h, a população terá acesso em seis portões do São Bento: ruas Humaitá (2) e Imaculada Conceição (1) e avenidas Espanha (2) e Portugal (1). De acordo com protocolo sanitário de combate ao coronavírus, será exigido do visitante o uso de máscara e distanciamento social.

As normas do Cemitério São Bento também serão válidas para o outro cemitério municipal, o dos Britos, no Vale do Sol, que tem acesso pela Avenida Heitor Honório Real.

O trânsito permanecerá interditado nas vias de acesso principal dos dois cemitérios, durante o horário de visitação.

No cemitério São Bento, o tráfego de veículos ficará interrompido na Rua Humaitá (rua 9), no trecho entre as Avenidas Portugal e da Saudade. No cemitério dos Britos, não será permitida circulação de veículos nos acessos pela Avenida Antônio Honório Real e pela Rua Ettore Berti.

Os ambulantes que permanecerão no entorno deverão cumprir as medidas sanitárias dispostas no decreto municipal que trata da pandemia de Covid-19, incluindo uso de máscaras. É obrigatório o cumprimento das regras do Código de Posturas, incluindo alvará de funcionamento e licença sanitária do município de Araraquara, no caso de comercialização de alimentos, que será permitida somente nas vias adjacentes dos cemitérios. Na entrada, será permitida venda de produtos religiosos, como velas, flores, entre outros.

 

Mais visitados

Localizado na quadra 1 B, na Rua 2, próximo ao antigo portão em frente à Avenida Portugal, o túmulo simples do escravizado Eduardo é um dos mais visitados no São Bento. Alforriado em 1886, por sua honradez e fidelidade, Eduardo recebe orações, flores e agradecimentos por graças alcançadas.

Na quadra 3 A, avenida 00, o túmulo do médico José de Freitas Madeira, que morreu precocemente aos 32 anos de idade, é repleto de placas de agradecimento aos que recorrem a ele em orações.

Nelsinho Santana, o menino de fé e perseverança, morto aos 9 anos, tem memorial na Avenida 2, Quadra 5 A, próximo ao portão da Rua Imaculada Conceição. Atualmente é "Servo de Deus" perante a igreja Católica e o próximo passo para sua beatificação é o reconhecimento de seus milagres. Seus despojos foram transladados para a Paróquia Bom Jesus em Ibitinga em 2011. (Fonte: Clarissa Grassi)

 

Missas

Cinco missas estão programadas para o Cemitério São Bento no Dia de Finados, sendo três de manhã – 7h, 9h e 11h – e mais duas no período da tarde – 15h e 17h.

A programação religiosa terá mais três missas no cemitério municipal dos Britos, na região do Vale do Sol e Jardim Acapulco, na região noroeste de cidade. Duas de manhã (7h e 9h) e uma à tarde (15h).

 

 

*Por: PORTAL MORADA

Publicado em Araraquara
Segunda, 01 Novembro 2021 14:11

Uno é furtado no Centro de São Carlos

SÃO CARLOS/SP - Nesta 2ª feira (1º), uma professora da rede municipal de ensino entrou em contato com a Radio Sanca pedindo ajuda na divulgação do furto do seu veículo na Rua Riachuelo, no Centro de São Carlos.

A professora disse que estacionou o carro na referida via, mas quando voltou o UNO de placas BWR5H02, não estava mais no local. A Polícia Militar foi acionada, mas até o momento o carro não foi localizado.

Se alguém tiver informações ligue 190 ou entre em contado com a servidora pelo telefone (16) 99625-8319.

Publicado em Policial
Exposições virtuais estão disponíveis no site da Biblioteca até 16 de novembro

 

SÃO CARLOS/SP - Até o dia 16 de novembro, a Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) apresenta as exposições fotográficas virtuais "Ilce Granzotti - Óleo sobre Tela" e "Concurso de Fotografia do Cerrado: Edição 2021".
Ilce Granzotti é formada em Artes Plásticas, restauração em pintura de cavalete e iconografia (Arte Bizantina). Gosta de pintar em cores o que não expressa em palavras, despertando os sentidos do público sem querer imitar a realidade. A mostra contempla quadros pintados por ela entre 2007 e 2019.
Já a exposição do "Concurso de Fotografia do Cerrado: Edição 2021" é organizada pela equipe do projeto Trilha da Natureza, do Departamento de Apoio à Educação Ambiental (DeAEA), da Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS) da UFSCar. Em 2021, o concurso está em sua quarta edição, com o objetivo de correlacionar a arte da fotografia com a divulgação da biodiversidade da área remanescente de Cerrado presente no Campus São Carlos da UFSCar. Nesta edição (a segunda em formato online), em função da proximidade do aniversário de 30 anos da Trilha da Natureza (em abril de 2022), foi aberta uma categoria de registros históricos de atividades educativas e culturais, que tenham sido realizadas ao longo dos anos no Cerrado. 
Na exposição, estão as fotografias enviadas por 32 participantes, sendo 55 fotos na categoria de "Registro de Ambiente" e 17 na categoria de "Registro Histórico". A votação para a escolha das melhores está aberta até o dia 10 de novembro, por meio deste formulário (https://forms.gle/sWQCDX3K961Uymdk7). Os votos do público irão compor 30% da nota final, enquanto os outros 70% serão compostos pela avaliação de fotógrafas e fotógrafos profissionais. A divulgação das imagens ganhadoras irá ocorrer em uma live a ser transmitida pelo Facebook do projeto Trilha da Natureza (https://www.facebook.com/TrilhaDaNaturezaUfscar), no dia 17 de novembro, às 19 horas.
As mostras podem ser visitadas pelo público, gratuitamente, no site da BCo, em https://www.bco.ufscar.br/servicos-informacoes/area-para-exposicoes.

 

Publicado em Educação
Segunda, 01 Novembro 2021 09:55

Travesti é baleada e conduzida à Santa Casa

SÃO CARLOS/SP - Neste final de semana uma travesti de 26 anos foi atingida por disparos de arma de fogo no Jardim São Paulo, em São Carlos.

A travesti disse aos PMs que estava trabalhando com programas sexuais, quando um carro se aproximou e o motorista com uma arma de fogo em mãos começou a atirar em sua direção. Ao ser questionada se conhece ou autor, ela negou.

A UR (unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros) e a USA (Unidade de Suporte Avançado) atendeu a ocorrência, e a travesti foi levada até a Santa Casa de Misericórdia, onde está internada.

Publicado em Policial

SÃO PAULO/SP - A partir do dia 1 de novembro (HOJE), o WhatsApp deixa de funcionar em celulares com versões mais antigas dos sistemas operacionais Android e iOS (confira a lista abaixo).

Se a versão do sistema que seu celular usa é antiga, é melhor ficar de olho para não ser pego de surpresa.

As mudanças ocorrem porque, segundo o Facebook, os sistemas operacionais mais antigos são mais difíceis de garantir a segurança dos usuários.

O WhatsApp não será mais compatível com aparelhos Android com o sistema operacional 4.0.4 e versões anteriores, iOS 10 (sistema operacional do iPhone e do iPad) e o KaiOS 2.5.1 — terceiro sistema operacional mais popular do mundo.

O comunicado do WhatsApp alerta que: “para continuar usando o aplicativo é preciso atualizar o sistema ou transferir a conta para um aparelho com uma versão mais recente”.

Com relação ao iPhone, o comunicado recomenda aos usuários a usarem a versão mais recente do iOS, da Apple, ou que façam backup do seu histórico de conversas antes de 1º de novembro.

O WhatsApp seguirá funcionando nos modelos iPhone SE, iPhone 6S e iPhone 6s Plus, mas desde que os usuários atualizem o sistema operacional para uma versão do iOS 10 em diante.

No final de 2020, o WhatsApp já havia deixado de ser oferecido para alguns celulares e para todos os aparelhos com sistema operacional inferior à versão 4.0.3 do Android, 9.0 do iOS ou KaiOS 2.5.1 no Linux.

 

Lista dos celulares em que o WhatsApp não irá funcionar mais:

Apple – iPhone (2007), iPhone 3G (2008), iPhone 3GS (2009), iPhone 4 (2010) e iPhone 4S (2011);

Samsung – Galaxy Trend Lite, Galaxy Trend II, Galaxy S2, Galaxy S3 mini, Galaxy Xcover 2, Galaxy Core e Galaxy Ace 2

LG – LG Lucid 2, Optimus F7, Optimus F5, Optimus L3 II Dual, Optimus F5, Optimus L5, Optimus L5 II, Optimus L5 Dual, Optimus L3 II, Optimus L7, Optimus L7 II Dual, Optimus L7 II, Optimus F6, Enact, Optimus L4 II Dual, Optimus F3, Optimus L4 II, Optimus L2 II, Optimus Nitro HD and 4X HD, e Optimus F3Q

ZTE – ZTE Grand S Flex, ZTE V956, Grand X Quad V987 e Grand Memo

Huawey – Huawei Ascend G740, Ascend Mate, Ascend D Quad XL, Ascend D1 Quad XL, Ascend P1 S e Ascend D2

Sony – Sony Xperia Miro, Sony Xperia Neo L e Xperia Arc S

Demais aparelhos – Alcatel One Touch Evo 7, Archos 53 Platinum, HTC Desire 500, Caterpillar Cat B15, Wiko Cink Five, Wiko Darknight, Lenovo A820, UMi X2, Faea F1 e THL W8.

 

 

*Por: CATRACA LIVRE

Publicado em Outras Notícias

SÃO PAULO/SP - Depois de criticar a postura e os comentários de Maurício Souza, o apresentador Felipe Andreoli foi questionado por piadas que fez no passado. Os prints foram expostos nas redes sociais por simpatizantes do ex-jogador, que foi demitido do Minas Tênis Clube devido a declarações homofóbicas.

“O Andreoli de 2021 é muito diferente do de 2010. Eu quero aprender, o tempo todo. Cada vez mais”, rebateu com classe o exposed. Leia, abaixo, a resposta completa.

“Sim, o print é eterno. Coisas que foram ao ar, coisa que escrevi e falei estão documentadas. Absurdos. O que era considerado piada, hoje sabemos que mata. E por isso é crime. O mundo mudou, longe de ser suficiente.”

“Mas tenho orgulho de ter aprendido, estudado a ponto de poder lutar e combater no lado certo. O Andreoli de 2021 é muito diferente do de 2010. Eu quero aprender, o tempo todo. Cada vez mais. Eu tô aqui pra mudar e pra mostrar que faz parte da construção do ser humano.”

“E seguirei atento para ser um agente ativo no caminho de uma sociedade de liberdade e respeito.”

Maurício Souza entrará com ação judicial contra Andreoli, Casagrande e a TV Globo por danos morais, calúnia, difamação e injúria.

 

Homofobia é crime!

Em junho de 2019, o Supremo Tribunal Federal decidiu que o crime de homofobia deve ser equiparado ao de racismo. Os magistrados entenderam que houve omissão inconstitucional do Congresso Nacional por não editar lei que criminalize atos de homofobia e de transfobia. Por isso, coube ao Supremo aplicar a lei do racismo para preencher esse espaço.

 

Como denunciar pela internet

Em casos de homofobia em páginas da internet ou em redes sociais, é necessário que o usuário acesse o portal da Safernet e escolha o motivo da denúncia.

Feito isso, o próximo passo é enviar o link do site em que o crime foi cometido e resumir a denúncia. Aproveite e tire prints da tela para que você possa comprovar o crime. Depois disso, é gerado um número de protocolo para acompanhar o processo.

Há aplicativos que também auxiliam na denúncia de casos de homofobia. O Todxs é o primeiro aplicativo brasileiro que compila informações sobre a comunidade, como mapa da LGBTfobia, consulta de organizações de proteção e de leis que defendem a comunidade LGBT.

Pelo aplicativo também é possível fazer denúncias de casos de homofobia e transfobia, além de avaliar o atendimento policial. A startup possui parceria com o Ministério da Transparência-Controladoria Geral da União (CGU), órgão de fiscalização do Governo Federal, onde as denúncias contribuem para a construção de políticas públicas.

Com a criminalização aprovada pelo STF, o aplicativo Oi Advogado, pensado para conectar pessoas a advogados, por exemplo, criou uma funcionalidade que ajuda a localizar especialistas para denunciar crimes de homofobia.

 

Delegacias

Toda delegacia tem o dever de atender as vítimas de homofobia e de buscar por justiça. Nesses casos, é necessário registrar um Boletim de Ocorrência e buscar a ajuda de possíveis testemunhas na luta judicial a ser iniciada.

As denúncias podem ser feitas também pelo 190 (número da Polícia Militar) e pelo Disque 100 (Departamento de Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos).

 

 

CATRACA LIVRE

Publicado em Celebridades

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta 2ª feira (1º), os postos de vacinação contra a COVID-19 que funcionarão no plantão nos feriados de 2 de novembro (finados) e 4 de novembro (aniversário de 164 anos de São Carlos) e nos pontos facultativos decretados nos dias 1º, 3 e 5 de novembro.

FERIADOS/PONTOS FACULTATIVOS – Durante esta semana a vacina contra a COVID-19 permanecerá sendo aplicada. No dia 1º/11 (HOJE), no dia 3/11 (quarta-feira) e no dia 5/11 (sexta-feira), decretados pontos facultativos, a imunização será realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cidade Aracy, na Fundação Pró-Memória e na Paróquia São Nicolau de Flue, das 7h30 às 15h30. No Ginásio Milton Olaio Filho o horário permanece das 7h30 às 18h30. Não é necessário agendamento.

Na terça-feira (02/11), feriado de finados e na quinta-feira (04/11), aniversário de São Carlos, a vacinação será realizada somente no Ginásio Milton Olaio Filho, das 7h30 às 18h30, também sem agendamento.

Já no sábado (06/11) o plantão será realizado na UBS do Cidade Aracy, das 9h às 13h e no Ginásio Milton Olaio Filho, das 7h30 às 18h30, sem agendamento.

Publicado em Coronavírus
Segunda, 01 Novembro 2021 09:10

Surdez atinge 15 milhões Brasil

15 milhões de brasileiros têm problemas auditivos

 

SÃO PAULO/SP - Pelo menos 800 milhões de pessoas sofrem alguma perda auditiva no mundo, entre as quais mais de 15 milhões de brasileiros têm problemas auditivos, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dia 10 de novembro é uma data que tem como meta alertar a população sobre a prevenção e combate a surdez. Para falar sobre o tema, Dr. Alexandre Colombini, médico otorrinolaringologista, ressalta que todo o sintoma que impossibilita a pessoa de escutar direito é considerado surdez (pode ser total ou parcial).

Essa doença pode começar desde o ventre materno com problemas de má-formação na orelha interna do bebê ou com problemas de infecção gestacional, por exemplo, que também pode comprometer essa audição. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Otologia, de cada mil crianças nascidas no país, três a cinco já nascem com deficiência auditiva, sabia?

Além disso, a surdez pode ser adquirida ao longo da vida, infelizmente. Dessa forma, é fundamental que o paciente procure um especialista na área caso pare de escutar, pois quanto mais cedo tratar melhores serão os resultados. 

DIAGNÓSTICO: entre o diagnóstico, pode ser desde um cerumin (rolha de cera) que está atrapalhando a audição até uma perda induzida por ruídos excessivos ou induzida por medicações fortes, tumores, acidentes ou traumas.

Mas calma!  A prevenção é a palavra chave do dr. Alexandre  para cuidar da sua saúde auditiva:

1- Nunca manipule o seu ouvido com haste flexível, com grampo de caneta, pois pode levar a traumas no tímpano e ouvido que pode causar perda da audição;

2- Automedicação sem orientação médica ou receita caseira como azeite quente;

3- Evitar ficar próximo de caixas de som e moderação no uso de fones de  ouvidos sempre com o volume até a altura indicada. 

4- Para garotada uma alerta e cuidado com o som auto no carro e lugares fechados (que não vaza). Acima de 85 decibéis ainda são piores.

5- Após o nascimento do bebê faça o teste da orelhinha e fique atento na fase da alfabetização da criança.

6- Atenção às doenças do ouvido, como as otites; qualquer sensação incômoda, procure logo um otorrinolaringologista.

7- Assoe o nariz, de forma suave, duas vezes por dia. A medida evita a entrada de secreções que podem causar perda auditiva, dor, pressão nos ouvidos e zumbido.

8- SOS alimentação saudável ajuda na audição, sabia?  Em um estudo realizado foi evidenciado a associação de alto consumo de carboidratos a maior predisposição de desenvolvimento de perda auditiva relacionada a idade (2). 

9- Já atividades físicas regularmente aliadas a uma alimentação saudável diminui o risco de perda auditiva. Um estudo realizado em Boston mostrou que um Índice de Massa Corporal maior (IMC maior ou igual a 25) e maior circunferência da cintura estão relacionados com um aumento do risco de perda auditiva. Essa pesquisa realizada com mulheres mostrou que as que caminhavam por duas ou mais horas por semana tinham menor probabilidade de sofrer perda auditiva (3).

 

Sobre o médico:

Dr. Alexandre Colombini é Otorrinolaringologista, formado pelo renomado Instituto Felippu e Membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial – ABORL-CCF. Suas áreas de atuação: Otorrinolaringologia clínica e cirúrgica com enfoque nas patologias nasais, cirurgia endoscópica, ronco e apneia.

Publicado em Ciência & Saúde

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Novembro 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.