fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Segunda, 22 Novembro 2021
Terça, 23 Novembro 2021 17:15

Cidadania aumenta cota mensal de gás

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, em virtude do aumento do gás de cozinha, mais de 30% somente esse ano, da pandemia da COVID-19 que causou a perda de renda de muitas famílias, registrou um aumento significativo nas solicitações de acesso ao “Benefício Eventual Recarga de Gás” garantido pelo município. 

Anteriormente eram repassadas 60 cotas mensais da recarga de gás, com a pandemia e o aumento do produto, foi necessário triplicar a aquisição desse benefício.

“Fizemos essa aquisição para atender todas as famílias que haviam solicitado o acesso a recarga de gás e também para garantir que não ocorra espera a esse benefício”, explica a secretária de Cidadania e Assistência Social, Vanessa Barbuto

Para atender a todos os pedidos que estavam cadastrados foi necessário passar de 60 recargas por mês para 191. “Conseguimos zerar a fila e a nossa ideia e atender os usuários com espera mínima entre o pedido, a aquisição e entrega do benefício”, afirma a secretária.

O benefício é eventual sendo uma medida de proteção social de natureza temporária e tem a intenção de prevenir e promover o enfrentamento das situações provisórias que possam fragilizar os indivíduos e suas famílias.

Publicado em Cidadania

SÃO PAULO/SP - A diretoria da Associação Procons Paulistas (APP) esteve na segunda-feira (22/11) na sede da Federação das Associações Comerciais do Estado de SP (FACESP), reunida com o deputado federal Marco Bertaiolli para solicitar um diálogo do parlamentar com todos os órgãos e entidades de Defesa do Consumidor antes da votação do PL 2666/2021, que dispõe sobre alterações no Código de Proteção e Defesa do Consumidor no âmbito das fiscalizações dos Procons. 

O PL que tramita em regime de urgência no Congresso traz grandes preocupações aos Procons, uma vez que pretende alterar dispositivos da Lei no 8.078, de 11 de setembro de 1990, especificamente no capítulo das sanções administrativas, afetando diretamente o poder de atuação dos Procons no tocante às fiscalizações.

Para o presidente da Associação Procons Paulistas, Érico de Melo, o PL demanda inúmeras alterações e caso seja aceito pela Câmara nos moldes atuais, será um retrocesso na defesa do consumidor. 

O deputado mostrou-se aberto ao diálogo com a Associação Procons Paulistas e se comprometeu a reavaliar o Projeto e ouvir o presidente da ProconsBrasil, que representa os Procons do Brasil. “Firmou ainda um compromisso conosco, no sentido de retirá-lo da pauta de votação desta semana, para uma readaptação conjunta”, afirma Érico de Melo.

Publicado em Política

BRASÍLIA/DF - A Comissão de Educação do Senado aprovou o projeto de lei que cria o feriado de Santa Dulce dos Pobres, a ser celebrado anualmente em 13 de março. A proposta segue para análise da Câmara dos Deputados e depois vai para a sanção presidencial.

Irmã Dulce, como é conhecida, foi canonizada em 2019, tornando-se a primeira santa brasileira reconhecida por seu trabalho pelas pessoas mais pobres. O dia 13 de março foi escolhido por ser o dia de sua morte. O projeto é do senador Angelo Coronel (PSD-BA) e foi aprovado na quinta-feira (18).

Publicado em Política

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP - O locutor de rodeios José Rodrigues Pereira, conhecido como Barra Mansa, morreu na madrugada desta terça-feira (23). Barra Mansa era locutor oficial da Festa do Peão de Barretos.

O locutor estava internado na Santa Casa de São José do Rio Preto, onde passou por uma cirurgia de emergência com um quadro de hérnia encarcerada, informou a assessoria dele.

O óbito foi registrado por volta de 5h30. Em sua página do Facebook e do Instagram, a equipe do locutor postou uma homenagem a ele.

 

“Barra Mansa sempre foi referência, ídolo do rodeio, e que deu a oportunidade para muitas pessoas de realizarem seu sonho. Uma pessoa de uma humildade sem igual, com uma fé inabalável, que sempre cuidou da família e dos amigos. A voz que nunca se cansa, descansou. O tenor das arenas está ao lado de Deus. Fica a memória do grande mestre das arenas do Brasil, a voz mais linda do rodeio se calou, mas sempre estará em nossos corações”, diz o post.

O corpo do Barra Mansa será velado (a partir das 14h) e enterrado (18h) nesta terça-feira no cemitério municipal de Adolfo (SP), cidade onde ele nasceu.

Publicado em Celebridades

SÃO CARLOS/SP - Uma mulher foi até o Plantão Policial para registrar uma ocorrência de agressão na noite de 2ª feira (22), em uma boate localizada na Rodovia Washington Luís (SP-310), em São Carlos.

A mulher de 48 anos, disse às autoridades policiais que após uma discussão foi agredida com puxões de cabelo, tapas e chutes. A vítima alega ainda que sofreu ameaças de morte e que devido as lesões iria passar por atendimento médico.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Guardas Municipais conseguiram deter um casal após furtar o Centro da Juventude ‘Lauriberto José Reys’, no bairro Cidade Aracy, em São Carlos.

Por volta das 6h de hoje, 23, os GMs que faziam ronda pelo equipamento público perceberam algo de estranho na unidade e foram averiguar, e imediatamente acionaram reforço. Durante a averiguação não encontraram ninguém no prédio. Porém, com o reforço de outra viatura os GMs realizaram uma varredura na região e encontraram um homem de 32 anos e uma mulher de 38 anos, carregando uma bolsa e uma mala.

A abordagem foi feita e no interior da bolsa e da mala havia vários artigos esportivos, objetos e chuveiro. Pelo rádio os Guardas Municipais foram avisados que uma janela estava arrombada.

O casal foi questionado sobre a procedência dos objetos e disseram que tinham ganho a bolsa e mala de um desconhecido.

Publicado em Policial

PEQUIM - A China vai manter a liquidez razoavelmente ampla e reduzir os custos de financiamento, especialmente para pequenas empresas, disse uma autoridade do banco central nesta terça-feira, numa tentativa de sustentar a economia.

O banco central vai aprofundar as reformas da taxa de juros e melhorar a transmissão para reduzir ainda mais os custos de financiamento, disse Zou Lan, chefe de mercados financeiros do Banco do Povo da China.

As declarações dele vieram um dia depois de o primeiro-ministro, Li Keqiang, dizer que as autoridades precisam evitar uma abordagem padronizada para ajudar o crescimento econômico.

Publicado em Economia

SÃO CARLOS/SP - Perto de completar 60 anos no sábado (27), o engenheiro de materiais da Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP), Luiz Henrique Capparelli Mattoso, foi surpreendido com uma notícia que chegou como um presente antecipado. Responsável por introduzir a nanotecnologia no agro, Mattoso integra a lista da Clarivate Analytics, que reconhece pesquisadores de classe mundial selecionados por seu desempenho excepcional em pesquisa.

Suas publicações foram citadas por outros pesquisadores mais de 14 mil vezes em trabalhos científicos ao redor do planeta. A lista é organizada pela Web of Sicience (WoS), uma das maiores bases de dados globais de citações, pertencente à Clarivate Analytics, e determinada por especialistas em bibliometria do Instituto para Informação Científica, nos Estados Unidos.

 "Parabéns, professor Luiz Henrique Capparelli, você é um Higly Cited Research – 2021. Você está neste grupo de elite reconhecido por sua excepcional influência na pesquisa, demonstrada pela produção de vários trabalhos citados que estão classificados entre 1% das citações da área e ano na Web de Science. Celebre o seu êxito", diz o comunicado enviado ao pesquisador no dia 16 de novembro pela Clarivate.

De acordo com os dados da Web of Scicence, as publicações de Mattoso foram referenciadas 14.330 vezes por outros pesquisadores, dentro e fora do Brasil, entre janeiro de 2010 e dezembro de 2020, período considerado para o ranking. Mas dados da plataforma Google Scholar aponta um número maior ainda - 24 mil citações.

A Clarivate Analytics, com base na Filadélfia (EUA), esclarece que, a cada ano, identificam os pesquisadores mais influentes do mundo ─ os poucos selecionados que foram citados com mais frequência por seus pares durante a última década. Segundo ela, em 2021, menos de 6.700, ou cerca de 0,1%, dos pesquisadores do mundo, em 21 campos de pesquisa e em múltiplos campos, ganharam esta exclusividade. Mattoso é destaque na área de Ciências Agrárias.

De poucas falas, mas de ideais inovadoras, como a introdução de novos materiais para o desenvolvimento, por exemplo, de nanocristais de celulose,  filmes comestíveis à base de frutas e vegetais, e sensores como a Língua Eletrônica, Mattoso recebeu o comunicado da Clarivate, sem alarde.

Humildemente ele diz que o mais importante é o reconhecimento da qualidade, da importância dos trabalhos em equipe desenvolvidos na Embrapa Instrumentação em temas que estão na fronteira do conhecimento, como a nanotecnologia. O pesquisador evidencia o espírito de trabalho em equipe citando um provérbio africano - "Se você quiser ir rápido, vá sozinho, mas se quiseres ir longe, vá acompanhado".

O chefe-geral da Embrapa Instrumentação, João de Mendonça Naime, lembra que Mattoso é pioneiro, em âmbito mundial, no desenvolvimento de nanociência e nanotecnologia aplicada à agropecuária.

"Ele foi capaz de formar uma equipe altamente especializada e captar recursos para viabilizar a infraestrutura e a aquisição de equipamentos, que vieram a constituir o Laboratório Nacional de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio (LNNA), o primeiro do mundo aplicado ao Agro. Hoje o Brasil ocupa posição de destaque no tema, já com diversos produtos nos mercados nacional e internacional", diz Naime.

Produção reflete em conquistas

Ganhador de várias premiações, entre elas, o Prêmio governador do Estado, Invento Brasileiro do Sedai e o Prêmio Scopus-Elsevier-Capes, Luiz Henrique Capparelli Mattoso contabiliza 12 patentes, 35 capítulos e 395 publicações em revistas especializadas indexadas e fator H 60 (Web of Science) e H 79 (Google Scholar).

O estudo sobre nanocristais de celulose a partir de fibras de casca de coco e os efeitos das condições de preparação sobre seu comportamento térmico e morfológico, publicado pelo jornal Carbohydrate Polymersda editora Elsevier, é o líder de citações por outros pesquisadores dentro e fora do Brasil, sendo referenciado mais de 920 vezes. O estudo envolve pesquisadores da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE), do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Os resultados da pesquisa mostraram que é possível obter nanocristais de celulose ultrafinos com diâmetros tão baixos quanto cinco nanômetros e razão de aspecto de até 60, que é a relação matemática mantida entre as duas dimensões — largura e altura — de uma imagem.  

Os nanocristais são semelhantes a grãos de arroz ou agulhas, mas com espessura cerca de 200 mil vezes menores, um material muito resistente, que apresenta rigidez da ordem de grandeza do aço. Além disso, permite a sua adição em outros materiais, mudando suas propriedades mecânicas.

As pesquisas para obtenção desses produtos, chamados de greens materials (materiais verdes), são realizadas desde 2007 na Embrapa Instrumentação, onde Mattoso introduziu estudos envolvendo a área de novos materiais. As pesquisas demonstram que esses materiais podem ser extraídos a partir de fibras lignocelulósicas de bagaço de cana, cascas de coco e de arroz, algodão, eucalipto, entre outras, e até de resíduos como madeira de reflorestamento descartada pela indústria.

A base estabelecida pelos cientistas na obtenção dos nanocristais no Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio (LNNA), sediado na Embrapa na Instrumentação, gerou a criação de uma startup em São Carlos, que testa a produção do produto em projeto-piloto, mas de olho na escala industrial.

Treinamento online terá tradução simultânea. Inscrições estão abertas

 

SÃO CARLOS/SP - Estão abertas as inscrições para a Capacitação Online em Infant Motor Profile (IMP), oferecida pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com a professora Mijna Hadders-Algra, do Instituto de Neurologia do Desenvolvimento, do Centro Médico Universitário de Groningen, na Holanda. O curso, que é dedicado aos profissionais da saúde, acontece em dois dias, 13 e 14 de dezembro, com tradução simultânea.
O IMP é um instrumento de avaliação quali e quantitativo usado para identificar disfunções no comportamento motor de bebês com idade entre 3 e 18 meses ou até 3 meses após atingirem a marcha independente. O mecanismo, que avalia especificamente o comportamento motor espontâneo provocado por meio de brinquedos, pode ser utilizado para analisar tanto crianças típicas quanto aquelas que apresentam algum tipo de risco para o desenvolvimento de alterações motoras, como no caso de recém-nascidos prematuros ou com paralisia cerebral.
Publicado em Educação

SÃO CARLOS/SP - Foi aprovada na sessão extraordinária da última sexta-feira (19), a proposta da vereadora Raquel Auxiliadora (PT), que apresentou uma emenda na Lei Orçamentária Anual 2022 (LOA), acrescentando os recursos necessários para a reabertura do Centro de Referência da Mulher (CRM). 

A luta pela retomada do serviço é um dos compromissos assumidos pelo mandato da vereadora. Neste ano, o tema foi debatido em várias reuniões da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, grupo que reúne representantes do poder público, organizações, movimentos sociais e da sociedade em geral para debater e propor ações em defesa dos direitos das mulheres.

O Centro de Referência da Mulher é responsável por oferecer serviços e atendimento especializado às mulheres vítimas de violência, cursos de inclusão digital, grupos terapêuticos e oficinas de formação para profissionais e comunidade. Foi inaugurado em 2008, chegando a atender em média 40 mulheres por mês, desempenhando também o papel de formação e articulação da rede de atendimento às mulheres. 

Para Raquel, a volta do atendimento especializado se faz ainda mais necessário no contexto de agravamento de violência contra as mulheres. “O CRM foi fechado em 2016 devido a uma estratégia de desmonte das políticas para as mulheres. Incluímos a emenda de R$350mil na Lei Orçamentária Anual para 2022 (LOA) porque é um serviço imprescindível e desde o seu fechamento passou a ser bandeira de luta do movimento de mulheres em nossa cidade”, explica a vereadora. 

Publicado em Política

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Novembro 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.