fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Terça, 16 Novembro 2021
Quarta, 17 Novembro 2021 14:04

GM detém menor com drogas no Santa Felícia

SÃO CARLOS/SP - Um menor foi detido pela Guarda Municipal acusado de tráfico de entorpecentes no bairro Santa Felícia, em São Carlos.

O patrulhamento nas proximidades do equipamento público, CRAS, era realizado, quando dois indivíduos avistaram a viatura e empreenderam fuga. Porém um deles que havia dispensado uma porção de maconha foi detido e após revista foi encontrado no seu bolso R$80,00 em dinheiro.

Os GMs com o apoio da cadela Índia, vasculharam a região onde o menor estava e foi localizado em um cano de calha na sarjeta, mais 23 porções de maconha.

O menor foi levado à CPJ, e depois recolhido à Fundação Casa, em São Carlos.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - As tecnologias que poderão ajudar a vencer os desafios pós-pandemia em frutas e hortaliças serão discutidas num webinar organizado pela Embrapa Instrumentação (São Carlos - SP), nesta quinta-feira (18), às 16 horas, com transmissão pelo canal da Embrapa no YouTube. O evento marca o lançamento da 7ª edição do Curso de Tecnologia Pós-Colheita em Frutas e Hortaliças.

O webinar terá a participação do presidente da Embrapa Celso Moretti e do deputado federal Vitor Lippi (autor da emenda parlamentar que possibilitou tornar o curso virtual e gratuito), abordando as políticas públicas no tema e como a Empresa poderá ajudar produtores, consumidores e toda a cadeia a diminuir as perdas e o desperdício, com base na ciência.

Acesso aos alimentos, drones e tecnologias convergentes

A situação do acesso aos alimentos e o desperdício também serão abordados pelo analista Gustavo Porpino, da Embrapa Alimentos e Territórios, colaborador com iniciativas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Já o uso de drones para frutas e hortaliças será apresentado pelo pesquisador Lúcio Jorge, da Embrapa Instrumentação.

O pesquisador e ex-presidente da Embrapa Silvio Crestana vai abordar as novas relações produtor-consumidor no espaço digital, as tecnologias convergentes (Biotecnologia, Nanotecnologia, TICs e Ciências Cognitivas) e os impactos na pós-colheita, principalmente, como elas poderão afetar o setor de frutas e hortaliças depois da pandemia da Covid-19.

Conteúdo multimídia e tendências

Na abertura, o pesquisador Marcos David Ferreira vai apresentar as novidades do conteúdo dinâmico, tais como vídeos, podcasts, animações, e outros recursos didáticos que podem ser acessados via celular, tablet ou computador. “É uma nova dinâmica, pois a pessoa poderá cursar os módulos no local e no horário mais adequado para ele”, explica o coordenador do curso.

A carga horária, que ocorria de forma presencial durante cinco dias, agora está organizada em seis módulos (cerca de 68 horas), que abordam a regulação (rastreabilidade); a colheita e o beneficiamento; tecnologias disruptivas (nanotecnologia a análise não destrutiva), além dos produtos que podem agregar valor para o produtor rural (minimamente processados).

“Nesses 10 anos de curso muitas transformações ocorreram, com ênfase para a sustentabilidade, segurança alimentar e segurança do alimento. O curso busca conectar o conteúdo com as tendências e as tecnologias que podem fazer a diferença para o usuário, de forma a atender estudantes, pesquisadores, técnicos, extensionistas, empresários, entre outros públicos de interesse. O webinar é um motivador da discussão para essas pessoas”, finaliza Marcos David.

 

 

Edilson Pepino Fragalle 

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura deverá regulamentar o Programa “Cata-Treco”, destinado a coletar e remover objetos e materiais inservíveis descartados em ruas e calçadas na cidade, conforme projeto de autoria do vereador Azuaite Martins de França (Cidadania), que foi aprovado pela Câmara Municipal, na terça-feira (16).

O projeto de lei número 444 recebeu 16 votos favoráveis e nenhum contrário e agora será remetido ao prefeito Airton Garcia Ferreira para ser sancionado. O programa exclui a coleta de lixo doméstico urbano e rejeito da construção civil. Na discussão da matéria na Câmara, cinco vereadores se manifestaram na tribuna, elogiando a iniciativa.

Segundo Azuaite, o objetivo do “Cata-Treco”é recolher objetos em desuso, como colchões, móveis, eletrodomésticos, entre outros, evitando que sejam colocados nas ruas, terrenos baldios, rios e córregos, ocasionando enchentes e possíveis focos de proliferação de vetores na cidade. “A finalidade é evitar que materiais inutilizados sejam depositados em vias públicas com a garantia de ações adequadas de descarte para o munícipe”, disse o vereador. Outros efeitos apontados foram a melhoria da limpeza urbana e a conscientização da população. “A casa mais limpa não é a que mais se varre, é a que menos se suja”,disse.

Azuaite lamentou que a Prefeitura não tenha levado em conta propostas ambientais que apresentou como alternativas para reduzir a poluição do ar pelos ônibus e providências locais relacionadas à drenagem urbana, resíduos sólidos e ainda alternativas para minimizar os efeitos das crises hídrica e energética.

Sobre o projeto aprovado, o parlamentar disse que o programa Cata-Treco deverá fazer a cada semana ou a cada 15 dias a remoção de materiais como sofás, camas e colchões descartados pelos munícipes. “Se houver criatividade do serviço social articulado com o serviço de coleta do material descartado, será possível criar uma oficina de reciclagem desses objetos e oferecer às famílias de baixa renda”, declarou Azuaite. “Isso é política pública que atende à limpeza da cidade e atende à compreensão das necessidades das famílias pobres”.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - Na noite de ontem, 16, uma mulher de 47 anos, teve seu carro roubado na Rua Bernardino Fernandes Nunes, na Vila Celina, em São Carlos.

De acordo com a vítima, ela seguia pela referida rua, quando próximo a uma ponte uma motocicleta a fechou e o garupa em posse de uma arma de fogo, anunciou o assalto, lhe obrigando a descer do veículo. O assaltante entrou no carro e ambos fugiram. Imediatamente a vítima acionou a Polícia, mas até o momento ninguém foi preso.

O carro é um Fiesta preto, placas EPX-7209, quem ver o veículo acione imediatamente a Polícia Militar 190.

Publicado em Policial

ARARAQUARA/SP - Na noite de terça-feira (16), um homem de 62 anos foi preso por atentado ofensivo ao pudor em um condomínio residencial na região noroeste da cidade de Araraquara.

A Polícia Militar foi até o local após denúncia de tentativa de estupro e em contato com a vítima, uma idosa de 70 anos, a mesma relatou que seu sobrinho de 62 anos, havia sido o autor do crime. Segundo a vítima, o homem reside com ela no imóvel.

A mulher disse aos PMs que o sobrinho estava ingerindo bebida alcoólica e em dado momento, colocou o pênis para fora e disse para ela masturbá-lo. Constrangida, a idosa relatou outros dizeres impublicáveis proferidos pelo homem.

A mulher pediu socorro para seu filho que foi até o local e, muito nervoso, o homem desferiu um soco no rosto do acusado.

Para a Polícia, o homem negou as acusações e disse que a tia mentiu sobre os fatos e foi agredido sem motivo algum pelo filho dela.

Os envolvidos foram encaminhados ao Plantão Policial e após ouvir as partes, o sobrinho foi preso por Atentado Ofensivo ao Pudor. O homem agora fica à disposição da justiça até que os fatos sejam esclarecidos pela Polícia Civil.

 

 

 

*Por: Ed Junior / PORTAL MORADA

Publicado em Araraquara

SÃO PAULO/SP - Indignado com a forma como foi dispensado da CNN Brasil, o jornalista Evaristo Costa decidiu processar a emissora com a pretensão de indenização. De acordo com a coluna de Ricardo Feltrin, do UOL, o ex-Globo acusa a CNN Brasil de desrespeito profissional e danos morais e materiais.

Conforme Evaristo, ele ficou sabendo da dispensa ao assistir o noticiário da emissora. Contudo, para o jornalista, ele devia ter sido o primeiro a ser informado e, o fato de não ter acontecido isso, fez com que a situação fosse humilhante. “Me chutaram pelas portas dos fundos”, desabafou, na época do ocorrido.

De acordo com a CNN, foram feitas todas as tentativas possíveis e imagináveis para que Evaristo permanecesse na casa, mas, segundo a emissora, o jornalista recusou todas as propostas feitas.

 

Processo e indenização

Como apurou a coluna de Feltrin, Evaristo está pedindo uma indenização de R$ 300 mil. O processo ainda está em estágio inicial e não tem data prevista para um desfecho.

 

 

ISTOÉ GENTE

Publicado em TV

SÃO CARLOS/SP - Se você acha que já viu de tudo, acho que esse fato que vai ler aqui pode ser a primeira vez.

A Polícia Militar foi acionada através do 190 para atender uma ocorrência de furto no bairro Cidade Aracy II, em São Carlos, até aí tudo normal.

Os Militares foram até a Avenida Rino Sannicolo, e os PMs ouviram os relatos da vítima, mas quando os Militares pediram os documentos do sujeito, e após consulta, constou que J.C.S, de 39 anos, estava sendo procurado pela justiça e que tinha um mandado de prisão expedido no dia 27 de fevereiro de 2020 pela justiça de Rio Claro.

O sujeito foi encaminhado ao Plantão Policial e recolhido ao Centro de Triagem de São Carlos.

Publicado em Policial

Crianças em situação de vulnerabilidade social são beneficiadas na ação. As cartinhas devem ser entregues presencialmente na associação.

 

SÃO CARLOS/SP - A campanha Cartinhas para o Papai Noel da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) foi oficialmente lançada. Através da ação, as crianças em situação de vulnerabilidade social poderão deixar as cartinhas com o seu pedido de presente de Natal na caixa de correio instalada na associação, localizada na Rua General Osório n° 401.

A iniciativa vai atender 90 crianças e será realizada até o dia 13 de dezembro, numa parceria com o Instituto ADN e a MUUV Electric Motors, que também vão adotar as cartinhas.  

“Vamos recebê-las até o dia 13 de dezembro e a entrega dos presentes será realizada no dia 18 do mesmo mês. É importante que um número de telefone seja escrito na carta para entrarmos em contato com a família da criança. Essa campanha acontece para valorizarmos o espírito natalino com solidariedade e esperança”, disse o presidente da associação, José Fernando Domingues, o Zelão.

 

CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE CARTAS:

 - Cartas manuscritas de crianças em situação de vulnerabilidade social;

 - Cartas de crianças de até 12 anos de idade;

 - Crianças com Deficiência (PCD), independentemente de idade;

 - Apenas uma carta por criança;

- Só serão aceitas cartinhas com um contato telefônico.

Publicado em Comércio

SÃO CARLOS/SP - A Polícia Militar prendeu um sujeito que estava sendo procurado pela Justiça. A ação ocorreu hoje, 17, na Avenida São Carlos, no Centro.

Os Policiais realizavam patrulhamento, quando na referida Avenida um homem foi visto caminhando e o mesmo ao ver a viatura ficou visivelmente nervoso. Diante disso, os Militares realizaram a abordagem e em revista corporal nada de ilícito foi encontrado, mas ao ser indagado sobre seu nome, o mesmo disse um outro nome tentando ludibriar os PMs, como não obteve sucesso, disse o verdadeiro nome e em pesquisa via COPOM foi constatado que estava sendo procurado no artigo 155, e com pena a cumprir até 2027.

Desta forma, M.S.R, foi conduzido ao Plantão Policial, onde ficou preso.

 

ART. 155

Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa. ... § 2º - Se o criminoso é primário, e é de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de reclusão pela de detenção, diminuí-la de um a dois terços, ou aplicar somente a pena de multa.

Publicado em Policial

Estatísticas apontam que incidência do autismo mais que duplicou em 12 anos

 

SÃO PAULO/SP - A quantidade de casos de autismo apresentou um aumento nos últimos anos. Dados das estatísticas norte-americanas do CDC (Central of Disease Control) mostram que a prevalência do TEA (Transtorno do Espectro Autista) aumentou de 1 em cada 150 crianças em 2000-2002, para 1 em 68 crianças durante 2010-2012 e 1 em 59 crianças em 2014, e no levantamento do mês de março de 2020, alcançou-se a marca de 1 em cada 54 crianças. Isso significa que a incidência do autismo mais que duplicou em 12 anos, aumentou quase 16% apenas no período de dois anos entre 2012 e 2014, e 9%, um pouco menos, em um período de 6 anos até 2020.

A Profa. Dra. Giovana Escobal e a psicóloga Dafne Fidelis, que possuem sólida formação conceitual em pesquisa, atendimento e supervisão na área de Análise de Comportamento, explicam que o aumento dos diagnósticos acende um alerta para que pais e profissionais de diversas áreas procurem informações sobre os direitos desse público. “Conhecer os direitos do autista é essencial para minimizar as barreiras socioambientais que podem obstruir a participação plena e efetiva na sociedade. É preciso conhecer as leis para assegurar que todos os benefícios sejam usufruídos. A sociedade em geral está desinformada, mas esse é um cenário que precisa ser mudado”, explicam.

Segundo o advogado Roberto Rabelati, as leis garantem a proteção do autista, extinguindo qualquer forma de discriminação, além de reafirmar todos os direitos de cidadania destas pessoas. “No contexto escolar por exemplo, é de direito da pessoa autista contar com o acompanhamento de um profissional que possua as especializações e qualificações necessárias para lidar com a criança com TEA”, esclarece.

Rabelati conta que uma dúvida frequente é em relação aos planos de saúde, ou seja do entendimento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em relação as sessões da terapia ABA. “Os pais se preocupam com o número de sessões ABA que são ofertados, e se pode ser feita a escolha da clínica, pois as terapias precisam ser contínuas. Por isso, para garantir um futuro com dignidade para as crianças, é necessário contar com apoio jurídico”, diz.

O advogado ainda complementa que “apesar da decisão do local onde será feita as sessões ABA ser do juiz, os pais podem reunir elementos que mostrem que a criança já tem uma rotina e que já é atendida em um determinado espaço e que precisa ser dado uma continuidade no processo de evolução da criança”.

O advogado ainda destaca que diversas questões estão asseguradas pela lei e que, por este motivo é preciso conhecimento. “A população precisa ser conscientizada, precisa receber informações de qualidade e entender que um autista inserido no contexto social, escolar, de trabalho, de maneira adequada e com os apoios necessários, trazem benefícios não só para ele, mas para todos ao redor”, explica.

“Com essa inclusão é possível tornar pessoas mais humanas, sujeitos mais empáticos, mais tolerantes, mais sensíveis e que cooperam mais”, finalizam as especialistas e diretoras do Instituto ABAcare, Giovana Escobal e Dafne Fidelis.

Instituto referência em terapia ABA

Ribeirão Preto possui um instituto referência em terapia ABA para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o ABAcare. A organização oferece apoio para pacientes com atrasos no desenvolvimento intelectual, de linguagem, e também capacitação e consultoria para as pessoas envolvidas com esse público.

Com localização privilegiada o Instituto está instalado na Av. Carlos Consoni, 791, no bairro Jardim Canadá em Ribeirão Preto.

Informações sobre acompanhamentos, cursos e consultorias podem ser encontradas por meio do site http://www.abacare.com.br, ou no Facebook e Instagram @institutoabacare.

Publicado em Ciência & Saúde

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Novembro 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.