fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Sábado, 30 Julho 2022

SÃO CARLOS/SP - Um acidente de trânsito deixou uma motorista ferida na madrugada de hoje, 31, na rotatória da Avenida Bruno Ruggieiro com a Rua Miguel Petroni, no Santa Felícia, em São Carlos.

Segundo consta, um GM que estava no UPA do bairro ouviu um grande barulho e foi ver o que havia acontecido. Constatou que na rotatória ocorreu o acidente de um carro Strada, branco, contra uma árvore.

O SAMU foi acionado assim como apoio de viatura da GM, que perceberam que a motorista apresentava sinais de possível embriagues e, após a vítima receber os devidos cuidados e ter alta pelo médico da Santa Casa que a atendeu, conduziram a motorista ao plantão policial.

No plantão, a motorista aceitou fazer a coleta de sangue para a realização dos respectivos exames, e a autoridade policial determinou a lavratura do B.O. de embriagues ao volante.

Publicado em Policial
Domingo, 31 Julho 2022 08:09

GAM apreende drogas no São Carlos 5

SÃO CARLOS/SP - Guardas Municipais do GAM apreendeu cocaína ontem, 30, na Rua Joaquim Gabriel Penteado, no bairro São Carlos V.

Os GMS realizavam patrulhamento pela região, quando na Rua José Quatrochi, 02 sujeitos estavam em atitude suspeita, que aliás, era tão suspeita que os dois saíram correndo e sumiram.

O GAM realizou diligências pela região e na Rua Joaquim G. Penteado, foi localizado próximo a uma árvore, 68 eppendorfs de cocaína.

A droga foi apresentada na Central de Polícia Judiciária. Ninguém foi preso.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal Especial de Infância e Juventude comunica que na próxima quinta-feira (04/08) e na sexta-feira (05/08) será realizada uma capacitação para a implantação do SIPIA, sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 
Devido a implantação do SIPIA o Conselho Tutelar vai atender nestes dois dias somente pelo sistema de plantão. As denúncias de violação de direitos de crianças e adolescentes devem ser realizadas neste período pelos telefones 153 ou 0800 77 100 43.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - Conforme já divulgamos anteriormente, o Instituto de Estudos Avançados - USP Polo São Carlos, reativou em abril último as suas atividades com a realização da primeira reunião entre os coordenadores dos grupos de trabalho que irão desenvolver seus projetos.

O IEA - USP Polo São Carlos - coordenado pelo Prof. Valtencir Zucolotto (IFSC/USP) e pelo vice-coordenador, Prof. Frank Crespílho (IQSC/USP), conta atualmente com cinco grupos de trabalho que irão se debruçar sobre as seguintes temáticas: “Educação nas Escolas”, “Inclusão Social”, “Cidades Globais”, “Observatório da COVID-19 e “Estudos sobre os Aspectos Regulatórios e os Impactos Econômicos e Sociais da Nanotecnologia”, sendo que “Inclusão Social” será o tema em destaque nesta reportagem, um projeto cujo coordenador é o Prof. José Marcos Alves, docente do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC - USP).

O objetivo principal deste grupo de trabalho, denominado “Grupo de Estudos de Ações Sociais do Campus USP São Carlos” (GEAS), é não só divulgar junto à sociedade as ações sociais que são realizadas por todas as Unidades do Campus USP de São Carlos, bem como atrair e trazer para o seu seio parceiros do mundo corporativo que possam subscrever projetos no sentido da Universidade apoiar de forma mais consistente as comunidades mais carentes de nossa cidade, indo ao encontro daquilo que é uma das prioridades da USP - se aproximar e apoiar o mais possível a sociedade.

Contextualizando o projeto

Neste contexto, vale a pena recordar as ações e o comprometimento da Universidade de São Paulo em termos de ações sociais. Em julho de 2019 ocorreu, no exterior, a terceira edição do denominado “Conselho Global de Líderes de Universidades”, um evento onde esteve presente o ex-reitor da USP, Prof. Vahan Agopyan, um encontro que esteve relacionado com um estudo feito pela Universidade de Oslo (Noruega), apontando que as universidades têm se afastado das necessidades e dos problemas da sociedade, criando assim um vácuo. Foram 45 as universidades presentes nesse evento, representando 25 países, tendo sido elaborada no final dos trabalhos a declaração “Reconstruindo a Universidade e as Relações com a Sociedade” - https://www.guc-hamburg.de/press/declaration-rebuilding-university.pdf .

Nesse mesmo ano, os três reitores das universidades paulistas - USP, UNICAMP e UNESP - reuniram-se no evento “USP Talks - Conectando a Universidade e a Sociedade”, igualmente relacionado com o problema relatado pela Universidade de Oslo, onde o Prof. Vahan Agopyan salientou que se fala muito do número de artigos científicos publicados e de sua importância para a ciência como dois indicativos da importância que as universidades têm. No entanto, o dirigente sublinhou que o que a sociedade espera é que as universidades tenham mais ações em prol de um benefício direto e imediato junto a ela, resolvendo inúmeros problemas que vão surgindo. Um outro evento, promovido e realizado pela USP, marcou o ano de 2020, reforçando a temática discutida anteriormente: tratou-se do encontro subordinado ao tema “Conselho Consultivo da USP discute o social e a valorização da educação básica”, o que demonstra, de fato, a preocupação dos gestores da USP em interagir cada vez mais com a sociedade, algo que tem sido quase que uma constante através da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), tendo como exemplos os programas “USP e a Comunidade”, desdobrado nos programas “USP Aproximação-Ação”, criado em 1998, e mais recentemente o programa “USP Aproxima Escola”.

As ações sociais no IEA - USP Polo São Carlos

Sobre as ações sociais inseridas no Campus USP de São Carlos, o Prof. Alves salienta, em primeiro lugar, o “Projeto Pequeno Cidadão” - http://pequenocidadao.sc.usp.br/ , criado em 1996 e com resultados surpreendentes, coordenado pela Prefeitura do Campus. “É um projeto com vinte e seis anos de atuação com resultados sociais extremamente importantes e com uma parceria muito sólida com a empresa internacional KPMG”, salientando que, em sua opinião, esse projeto foi o primeiro passo dado pelo Campus USP de São Carlos para se aproximar das populações com baixa renda. Os alunos que participam desse programa são selecionados e permanecem no Campus de São Carlos ao longo de quatro anos, quatro horas por dia nos períodos da manhã ou tarde, executando atividades educacionais, esportivas e recreativas, com direito a transporte e alimentação e utilizando a infraestrutura do CEFER – Centro de Educação Física, Esportes e Recreação do Campus USP de São Carlos. Tem sido um projeto de grande sucesso e alguns desses alunos saem daqui com um desejo enorme de ingressar em um curso superior. É um projeto muito importante, voltado para a sociedade, idealizado e implementado pelo Prof. Dagoberto Dario Mori, docente aposentado da EESC”, sublinha nosso entrevistado.

É fato que as cinco Unidades do Campus de São Carlos - Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Instituto de Química, Instituto de Física, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, e Escola de Engenharia, a que se lhes junta a Prefeitura do Campus e o Centro de Divulgação Científica e Cultural, já têm um histórico muito grande no que diz respeito à realização de ações sociais, o que incentivou a criação no final de 2020 do Polo de Ações Sociais USP São Carlos (PAS) no sentido de se congregar, fortalecer e divulgar todos os projetos, iniciativas e ações que sejam relevantes para a sociedade e que se transformem em um legado permanente.

Os principais objetivos do GEAS, no Instituto de Estudos Avançados - USP - Polo São Carlos, estão divididos em três frentes, a saber:

  1. Interagir com as comunidades bastante carentes e com problemas sociais graves que residem no entorno norte da Área 2 do Campus USP de São Carlos;

2 - Reforçar o relacionamento da USP com as escolas públicas de São Carlos e região, beneficiando os projetos e ações já realizadas anteriormente e em conjunto com a Diretoria Regional de Ensino, com resultados muito positivos;

3 - Trazer empresas da cidade para conhecerem as atividades da USP em termos de ações sociais e estabelecer parcerias para a criação de novos programas;

Sobre estes objetivos, o Prof. Alves comenta: “O Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP Campus de São Carlos (IAU - USP) desenvolve projetos para as populações carentes que vivem no entorno da Área 2 do Campus USP de São Carlos, mas é necessário expandir estes projetos. É importante construir infraestrutura desportivas, incentivo ao uso de espaços verdes, e a criação de programas para jovens e adultos residentes naquela área, valorizando a população local. A criação de um projeto na Área 2 com perfil semelhante ao “Projeto Pequeno Cidadão” da Área 1 seria um enorme benefício a esta população.   Quanto ao objetivo de estabelecer parcerias com empresas da cidade, com foco em ações sociais, saliento o projeto “Formação de Profissionais em Tecnologia da Informação” https://eesc.usp.br/noticias/posts_s.php?guid=27383&termid=not_geral inaugurado há cerca de três meses com o objetivo de iniciar a formação de alunos do ensino médio profissionalizante na área de TI, com o envolvimento da UFSCar e patrocínio da empresa “Tapetes São Carlos”. É um projeto extremamente importante, que conta com alunos da Escola Técnica Estadual Paulino Botelho, uma ETEC do Centro Paula Souza, e profissionais da Tapetes São Carlos. A proposta é capacitar jovens alunos e profissionais para trabalharem em uma área de alta demanda e cujo futuro se mantém muito promissor”, destaca o Prof. Alves.

A Universidade em total interação com a sociedade ! ... Esta é a motivação das ações do “Grupo de Estudos de Ações Sociais” do Campus USP de São Carlos (GEAS), cujo trabalho é desenvolvido no IEA - USP Polo São Carlos.

 

 

Rui Sintra

Publicado em Cidadania

SÃO CARLOS/SP - “Um marco da reação da sociedade brasileira contra o golpismo e um alerta contra aqueles que buscam o retrocesso a um período nefasto e obscurantista que o país já sepultou”. Assim o vereador Azuaite Martins de França (Cidadania), presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de São Carlos, qualificou a carta em defesa da democracia, lançada nesta semana pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), da qual foi um dos signatários iniciais. 

O manifesto está mobilizando a sociedade civil num movimento que Azuaite compara às articulações das Diretas-Já nos anos 80, que contribuíram para o fim do regime militar e a redemocratização do país.

Entre as personalidades que primeiro assinaram o documento estiveram ex-ministros como Pedro Malan e Armínio Fraga e ministros aposentados do Supremo Tribunal Federal (STF) como Ayres Britto, Carlos Velloso, Celso de Mello, Ellen Gracie, Eros Grau, Marco Aurélio Mello e Sepúlveda Pertence e também o padre Júlio Lancelotti e artistas como Chico Buarque e Arnaldo Antunes, além de banqueiros, empresários e cidadãos da sociedade civil.

O documento da USP é uma reação aos ataques sem provas do presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral brasileiro — pelo qual ele foi eleito nas últimas três décadas, sem contestações. 

Azuaite observou que “o Brasil não ficará refém das ameaças de um governante incompetente, porque o Brasil é maior do que aqueles que tentam usurpar nossa democracia e o Estado de Direito”.  Já em setembro do ano passado, num alerta contra as declarações golpistas do presidente da República, o vereador reuniu em São Carlos partidos políticos, sindicatos, associações e parlamentares na articulação de uma Frente em Defesa da Democracia, em oposição à "escalada do nazifascismo no país".

Com relação à Carta da Faculdade de Direito da USP, Azuaite ratificou seu teor, assinalando que as eleições brasileiras com o processo eletrônico de apuração têm servido de exemplo no mundo. "Tivemos várias alternâncias de poder com respeito aos resultados das urnas e transição republicana de governo. As urnas eletrônicas revelaram-se seguras e confiáveis, assim como a Justiça Eleitoral", ressaltou o texto.

Azuaite também concorda com a afirmação do manifesto de que  é preciso que os brasileiros fiquem alertas na defesa da democracia e do respeito ao resultado das eleições. “O Brasil será um pária no contexto internacional caso se sujeite aos arroubos autoritários e não caminhe na normalidade democrática”, declarou.

Uma versão em inglês da carta foi lançada na última quinta-feira (28), já que os Estados Unidos, depois do Brasil, são o segundo país com o maior número de acessos, seguido por Portugal, Reino Unido e Alemanha. Para subescrever o documento acesse https://www.estadodedireitosempre.com/assinar

Publicado em Política
Estudo teve mais 1,6 mil participantes de todo o Brasil, abordando as relações entre trabalho e família em diferentes setores

 

SÃO CARLOS/SP - Neste terceiro ano de convivência com a Covid-19, com medidas menos restritivas de distanciamento, diversas atividades já voltaram ao ritmo normal em escolas, empresas, comércios e nas rotinas familiares. Mas, no começo da pandemia, em 2020, a modalidade remota exigiu reorganização rápida na relação trabalho-família. Investigando a temática, uma pesquisa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi premiada em concurso nacional de artigos científicos promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A pesquisa que deu origem ao artigo vencedor integra o projeto de doutorado desenvolvido por Marcela Alves Andrade, estudante no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt) da UFSCar, sob orientação de Tatiana Sato, docente no Departamento de Fisioterapia da Instituição. Dentre outros resultados, o trabalho mostra conflito menor na relação trabalho-família em pessoas com mais de 60 anos e, no outro extremo, dificuldades maiores entre profissionais do setor de Educação.
A pesquisa, que teve início em 2020, configura estudo longitudinal em um grupo de trabalhadores denominado IMPPAC (Implicações da pandemia de Covid-19 nos aspectos psicossociais e capacidade para o trabalho em trabalhadores brasileiros - estudo longitudinal). A iniciativa recebeu apoio da Capes e, atualmente, tem financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).O objetivo central é avaliar aspectos psicossociais e a capacidade para o trabalho em profissionais de diversos setores econômicos, com acompanhamento longitudinal durante 12 meses. Foram aplicados questionários online junto a 1.698 trabalhadores, dentre os quais o Copenhagen Psychosocial Questionnaire (COPSOQ II-Br), desenvolvido na Dinamarca, traduzido e adaptado para o Português brasileiro pelo grupo de pesquisa liderado pela professora Sato. O questionário abrange uma série de aspectos, dentre os quais o conflito entre trabalho e família, tema do concurso de artigos científicos. "A partir do artigo, pudemos explorar este aspecto de forma mais aprofundada", explica Tatiana Sato.
"Nós tivemos de modificar nossa forma de trabalhar e de se relacionar com o trabalho dentro de casa com a família. Foi tudo muito brusco, inesperado e imprevisível. Então, este tema é muito relevante e interessante", destaca a professora. Neste contexto, o estudo identificou que o conflito foi menor em pessoas acima dos 60 anos, "o que atribuímos à maior experiência para lidar com o trabalho e a família e, também, ao fato de que os trabalhadores com mais idade podem ter tido redução da carga de trabalho na pandemia por comporem o grupo de risco".
Outros pontos importantes destacados na pesquisa referem-se ao trabalho no setor da Educação e ao medo de se contaminar no trabalho. Esses fatores, segundo a orientadora da pesquisa, foram associados ao conflito entre trabalho e família. "Sabemos que os professores foram altamente impactados pelo ensino remoto, o que gerou aumento das demandas de trabalho e da chance de conflitos com a vida familiar". Em relação ao medo de contaminação, a professora relata que no início da pandemia havia muito medo de que os familiares pudessem ser contaminados e, em decorrência dessa insegurança, muitos profissionais relataram durante a pesquisa que seus familiares desejavam que eles deixassem suas profissões, principalmente os da área da saúde, ou mudassem de emprego, mesmo que momentaneamente, para que o risco fosse minimizado. "Assim, o estresse emocional e psicológico devido ao medo da contaminação pode ter ocasionado conflitos entre diferentes membros da família", salienta a pesquisadora.
A docente aponta, no entanto, que algumas hipóteses iniciais do estudo não foram confirmadas. Uma delas relaciona-se à parentalidade e associava o conflito trabalho-família ao fato de se ter filhos. "Este resultado não se confirmou. Discutimos este aspecto compreendendo que ter filhos gera demandas, mas também pode ter contribuído para melhorar as relações entre o trabalho e a família, uma vez que os trabalhadores com filhos tiveram mais momentos de distração familiar e, assim, conseguiram gerenciar melhor o desgaste provocado pelo confinamento", expõe Sato. Outra expectativa do estudo era que as mulheres tivessem maior chance de conflito entre trabalho e família, por conta das demandas com os afazeres domésticos e de cuidado familiar, o que também não se confirmou.
A família é um fator determinante na vida do indivíduo e contribui positivamente para as relações interpessoais. "Portanto, os conflitos causados por altas demandas de trabalho e modificações nos processos de trabalho devido às medidas restritivas resultaram em reações sem precedentes, devendo ser cada vez mais objeto de estudo", reforça Sato. A docente também aponta que o estudo mostrou que o convívio social é importante para o bem-estar individual e coletivo e que nem todos os trabalhadores conseguem conciliar a demanda do trabalho e da família de forma positiva. "O retorno às atividades presenciais e as redes de apoio podem auxiliar neste processo. É fundamental que as famílias fiquem atentas a estas modificações de comportamentos, busquem separar as atividades de trabalho das atividades com a família e realizem mais atividades de lazer dentro e fora do ambiente familiar", recomenda a docente.
Para a doutoranda Marcela Andrade, o reconhecimento da pesquisa no concurso da Capes é um estímulo para a continuidade dos estudos. "Estar cursando o doutorado na UFSCar foi um fator decisivo para o sucesso das publicações internacionais e para a vitória neste concurso. É um caminho necessário fazer pesquisa sobre os aspectos psicossociais dos trabalhadores brasileiros, a fim de compreendermos os impactos diretos e indiretos, imediatos e tardios, ocasionados pela pandemia de Covid-19. Muito ainda há por se compreender, muitas hipóteses precisam ser confirmadas, e o único caminho para se alcançar isso é a pesquisa", conclui Andrade.
O artigo premiado será divulgado, em breve, em publicação específica do Observatório Nacional da Família.
Publicado em Educação

SANTO ANTÔNIO DO PINHAL/SP - Os amantes de destinos de inverno ainda têm tempo para curtir o friozinho em Santo Antônio do Pinhal, no coração da Serra da Mantiqueira, a apenas 172 km da capital. Consagrado como destino romântico, a cidade atrai casais em busca de descanso, tranquilidade e momentos a dois em meio à natureza. Quem consegue escapar durante a semana ainda pode aproveitar tarifas bem atrativas.

Outro ponto positivo é que Santo Antônio do Pinhal é uma opção mais tranquila e acessível que a badalada vizinha Campos do Jordão, que fica a 15 minutos de carro. Aliás, muitos turistas se hospedam em Santo Antônio do Pinhal para aproveitar as belezas naturais e a tranquilidade da cidade, mas acabam dando uma escapadinha para passear em Campos. Mas é claro que Santo Antônio do Pinhal tem diversas atrações.  

Quando o assunto é hospedagem, a Quatro Estações de Pinhal é uma ótima dica. Premiada com o selo Traveller’s Choice 2022 na categoria pousada charmosa com vista para as montanhas, a pousada oferece tarifas atrativas, chalés amplos e confortáveis. Algumas categorias possuem banheira com hidromassagem ou ofurô, teto solar retrátil e com vistas lindas para as montanhas da Serra da Mantiqueira.

Durante a semana, de domingo a quinta-feira, a diária para casal tem tarifas variando a partir de R$ 630 de agosto a dezembro, exceto feriados. No valor está incluso um delicioso café da manhã, com pães, bolos, frutas, geleias frescas produzidas na cidade e muitas outras guloseimas. A Pousada Quatro Estações de Pinhal também aceita pets. Para os filhos peludos é cobrado uma taxa de R$ 75, independentemente do período de hospedagem. São aceitos cães de pequeno porte. 

O que fazer em Santo Antônio do Pinhal  

O centro da cidade possui arquitetura com traços da cultura europeia e oriental, comunidades presentes na região. Os turistas podem visitar a igreja da Matriz, Mirantes e a fonte de Santo Antônio, com bica de água fresca que desce das montanhas. Outra opção são as diversas lojinhas do centro da cidade com lembrancinhas, artesanato local, roupas, móveis com design requintados e obras de arte.  

Por falar em obras de arte, recentemente Santo Antônio do Pinhal inaugurou o museu a céu aberto Odette Eid. O museu foi idealizado para comemorar o centenário da artista libanesa, renomada internacionalmente. O acervo conta com 16 esculturas em bronze e formam um roteiro que pode ser feito a pé pelos visitantes. Em exposição permanente, as obras estão divididas nas praças, fontes, mirantes, igrejas e outros locais públicos.

Como as principais atrações de Santo Antônio do Pinhal estão ligadas direta ou indiretamente a natureza, os visitantes podem fazer trilhas com diversos graus de dificuldade, conhecer bosques, rios, cachoeiras e nascentes, sendo a principal delas a Cachoeira do Lajeado. Mas, sem dúvida, o Pico Agudo é cartão postal e um passeio indispensável. 

Com aproximadamente 1.700 metros de altitude, o Pico Agudo sempre deslumbra os turistas com a beleza da vista de 360°. É possível admirar as montanhas da Serra da Mantiqueira, do Sul de Minas e do Vale do Paraíba, além de respirar ar puro e, claro, namorar em um cenário único.

No Pico Agudo ainda é possível assistir praticantes de parapente realizando voos no local. Se você for aventureiro e quiser experimentar a sensação de ganhar os céus da cidade, vale destacar que diversas agências locais agendam voos com instrutores preparados para garantir a adrenalina com segurança.

Outra opção interessante é conhecer a antiga Estação de trem Eugênio Lefèvre - ainda em atividade -, tomar um delicioso café e provar o famoso bolinho de bacalhau. A poucos metros da estação, também dá para visitar o Mirante Nossa Senhora Auxiliadora, com vista panorâmica para as cidades de Taubaté, Pindamonhangaba e Tremembé.  

Bistrô Seu Beneditú: gastronomia regional

Para os amantes da boa mesa, vale a pena saborear as delícias do Bistrô Seu Beneditú, instalado dentro da Pousada Quatro Estações de Pinhal. A gastronomia do Bistrô privilegia ingredientes orgânicos produzidos na cidade. Aberto ao público, Seu Beneditú atende todos os dias, das 12h às 15h para almoço e das 19h às 22h para jantar. O atendimento é realizado somente com reservas antecipadas.

Sobre a Pousada Quatro Estações de Pinhal 

A Pousada Quatro Estações de Pinhal possui o Bistrô Seu Beneditú, 10 chalés com estacionamento, Wi-Fi, lareira, frigobar, telefone, DVD, TV a cabo com mais de 100 canais, cama Queen Size e banheiros equipados com secador de cabelo. No que se refere ao lazer, a Quatro Estações de Pinhal oferece uma jacuzzi aquecida e uma piscina, salão de jogos e uma confortável sala de estar.

Para mais informações e reservas acesse www.pousada4estacoesdepinhal.com.br ou ligue (12) 3666-2260 ou envie mensagem para o WhatsApp (12) 99198-0944.

Publicado em Outras Cidades
Domingo, 31 Julho 2022 07:35

Aprenda como fazer vinho quente

SÃO PAULO/SP - O vinho quente é uma bebida europeia que se tornou tradicional nas festas de São João. Você pode estar pensando que estamos falando do quentão, mas não, esta é uma bebida diferente. Perfeita para os dias mais frios, essa receita é fácil de fazer, acompanhe.

Existem muitos tipos de vinho quente, mas neste texto você vai aprender a receita tradicional.

  • 1 l de vinho tinto
  • 5 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (café) de cravo-da-Índia
  • 1 canela em pau
  • Suco de uma laranja

Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo alto até levantar fervura. Após a fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos.

É possível acrescentar outros ingredientes sem mudar o modo de preparo. Maçãs picadas, abacaxi picado, uva passa são bem-vindos. Também dá para substituir o suco da laranja por laranja em rodelas ou picadas. O limão, o gengibre e pimenta também dão um toque especial à receita.

Há uma série de especiarias que podem contribuir para aguçar o sabor do seu vinho quente. Caso queira fazer a bebida sem álcool, substitua o vinho tinto por suco de uva e pronto.

 

 

Thaynara Firmiano - Revista Seleções

Publicado em Culinária
Domingo, 31 Julho 2022 07:26

Idosos caem no golpe do falso mecânico

ARARAQUARA/SP - Foi registrado na delegacia de polícia civil da cidade de Araraquara, mais um caso de estelionato conhecido como “golpe do falso mecânico”.

Desta vez, as vítimas foram dois idosos, sendo uma mulher de 66 e um homem de 81 anos, que tinham acabado de sair de um supermercado, na Região Central.

A mulher relatou em boletim de ocorrência que após saírem do supermercado, ouviram um barulho em seu veículo.

Eles resolveram parar o carro na Rua dos Viajantes (nas proximidades da Via Expressa). Em seguida, surgiu um homem loiro e abordou o casal, perguntando se os mesmos tinham seguro.

Logo após, o indivíduo mencionou que acionaria o seguro e realizou uma ligação telefônica. Em torno de 5 minutos depois, um outro homem loiro apareceu, vestindo um uniforme azul e disse que era o mecânico. O sujeito inspecionou o carro e disse ao casal que o problema estava em uma mangueira. Ele então “consertou” e cobrou o valor de R$ 29,90.

A única condição que o suposto mecânico impôs era que somente aceitava pagamento pelo cartão de débito. A idosa forneceu o cartão, porém, após 3 tentativas, o homem disse que a operação não fora realizada. O marido então ofereceu um outro cartão. Após o pagamento realizado, os dois homens saíram do local.

O casal relatou que em seguida ficaram desconfiados da situação e ao conferirem os aplicativos bancários, perceberam que caíram em um golpe.

Do primeiro cartão passado, foram debitados R$ 2.900,00 e do segundo, R$ 4.900,00, gerando um prejuízo total de R$ 7.900,00

O fato, que ocorreu no último dia 12 de julho, foi cadastrado na Polícia Militar através de Resolução e registrado na Polícia Civil na tarde desta sexta-feira (29), como Estelionato, deverá ser investigado.

 

 

Ed Junior / PORTAL MORADA

Publicado em Araraquara

GUARIBA/SP - Um grave acidente de trânsito deixou uma vítima fatal em uma Estrada Vicinal entre as cidades de Guariba-SP e Motuca-SP.

Segundo relatos, o motorista de um caminhão baú acabou perdendo o controle de direção e o veículo caiu dentro de um córrego. O caminhão pertence a uma empresa localizada na cidade de Ribeirão Preto-SP.

No local do acidente três pessoas foram socorridas, porém, uma das vítimas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Os nomes das vítimas não foram divulgados e as causas do acidente ainda serão apuradas pela Polícia Civil.

 

 

Fontes/Cidades Online e Alternativa Rincão

PORTAL MORADA

Publicado em Outras Cidades

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Julho 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.