fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

SÃO CARLOS/SP - A Santa Casa de São Carlos está com processos seletivos abertos para o preenchimento de vagas em diferentes áreas do hospital. As oportunidades contemplam cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior, com atuação em setores assistenciais, de apoio e administrativos.
 
Os interessados devem encaminhar o currículo informando no assunto o nome da vaga pretendida para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Os candidatos aprovados deverão apresentar comprovante das vacinas obrigatórias: COVID-19 (três doses), Hepatite B (três doses), Tríplice Viral (duas doses) e Dupla Adulto (reforço atualizado). Confira abaixo as especificações de cada processo seletivo:
 
Auxiliar de Limpeza
Setor: Hotelaria.
Requisitos: Ensino Fundamental - Desejável 2º grau. Disponibilidade para jornada 12x36 (Diurno e Noturno).
Vaga também disponível para PCD.
 
Líder de Higiene e Limpeza Hospitalar
Setor: Hotelaria. 
Requisitos: Ensino Médio Completo; Disponibilidade total de horário; Conhecimento em Pacote Office, com ênfase em Excel; Bom Relacionamento Interpessoal; Proatividade; Organização e habilidade em Resolução de Conflitos. 
Diferenciais: Conhecimento dos processos de Limpeza Hospitalar (Terminal/Concorrente) e Gerenciamento de Resíduos. 
Vaga também disponível para PCD.
 
Fonoaudiólogo
Setor: Enfermarias, UTIs e Triagem Auditiva Neonatal.
Requisitos: Diploma, devidamente registrado, de curso de graduação em Fonoaudiologia, fornecido por instituição de ensino superior, reconhecido pelo Ministério da Educação; e registro profissional no Conselho Regional de Fonoaudiologia.
Vaga também disponível para PCD.
 
Técnico de Enfermagem
Requisitos: Curso Técnico de Enfermagem concluído, COREN Ativo e disponibilidade total de horário.
Vaga também disponível para PCD.
 
Para mais informações, é necessário entrar em contato com o setor de Recursos Humanos (RH) da instituição pelos telefones (16) 3509-1192 ou (16) 3509-1382. Venha fazer parte da nossa Missão: “Oferecer cuidado humanizado e seguro, desenvolvendo pessoas.”

SÃO CARLOS/SP - São Carlos segue sem registrar mortes por Covid-19 em 2026. As informações foram divulgadas pelo Departamento de Vigilância em Saúde, que apresentou os dados atualizados da doença no município.

Segundo o levantamento, abril fechou com 885 notificações e 45 casos confirmados. Em março, haviam sido registradas 313 notificações e 34 diagnósticos positivos.

O cenário atual é considerado mais controlado quando comparado aos períodos mais críticos enfrentados nos últimos anos. Ainda assim, a Vigilância em Saúde mantém o monitoramento dos casos e orienta a população a manter os cuidados básicos de prevenção.

O relatório também relembra os números registrados em 2025, quando a cidade teve meses com maior circulação do vírus, especialmente janeiro e fevereiro, que somaram mais de mil casos positivos.

Naquele ano, São Carlos registrou cinco mortes relacionadas à Covid-19, todas envolvendo pessoas com doenças pré-existentes.

SÃO CARLOS/SP - O cenário da dengue em São Carlos apresenta melhora significativa em 2026 na comparação com o ano passado. Dados atualizados apontam que o município soma 356 casos confirmados da doença neste ano, contra mais de 16 mil registros no mesmo período de 2025.

Segundo o balanço divulgado pelas autoridades de saúde, a redução chega a 98% nos casos positivos. O número de notificações também apresentou queda importante: foram 2.567 registros neste ano, enquanto em 2025 o total ultrapassava 20 mil casos suspeitos e confirmados.

Além disso, não há mortes registradas por dengue em 2026. Atualmente, quatro exames seguem em análise e 34 casos suspeitos foram descartados nesta semana.

O levantamento também aponta que todos os casos investigados de chikungunya e zika vírus acabaram descartados. Para febre amarela, não houve notificações na cidade.

Mesmo com os números mais baixos, a orientação das equipes de saúde continua sendo para que a população mantenha atenção aos cuidados preventivos, evitando água parada e possíveis focos do mosquito transmissor.

BRASÍLIA/DF - Os cursos de graduação em enfermagem de todo o país deverão ter formato presencial, duração de cinco anos e carga horária mínima de 4 mil horas. Além disso, o estágio supervisionado obrigatório deverá corresponder a 30% da carga horária total, no mínimo.

As mudanças estão previstas em resolução do Ministério da Educação publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (19) e servem para as modalidades bacharelado e licenciatura.

As instituições de ensino têm até 30 de junho de 2028 para se adaptar às novas regras.

A medida define princípios, estrutura curricular e critérios para a formação de profissionais da área em todo o país, alinhados aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase na promoção da saúde, na redução de desigualdades e no respeito à diversidade.

Entre os pontos principais, o texto destaca a integração entre ensino, pesquisa e extensão, além da articulação entre teoria e prática desde o início da graduação.

As novas diretrizes também detalham as competências esperadas dos profissionais, após a formação:

  • atuação no cuidado individual e coletivo, 
  • gestão de serviços de saúde, 
  • desenvolvimento de ações educativas e 
  • participação na formulação de políticas públicas. 

O currículo deve contemplar áreas como cuidado em saúde, gestão, pesquisa, desenvolvimento profissional e educação em saúde.

Para a formação em licenciatura, a norma prevê a atuação prioritária na educação profissional técnica de nível médio, com foco na formação de docentes para cursos técnicos em enfermagem. 

O projeto pedagógico deverá seguir diretrizes específicas da formação docente e valorizar princípios como inclusão, democracia e compromisso com o SUS.

De acordo com a resolução, as mudanças buscam atualizar a formação em enfermagem diante das demandas contemporâneas da saúde e fortalecer a qualificação dos profissionais que atuam no sistema público e privado.

 

 

AGÊNCIA BRASIL

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos (SMS) realizou no último sábado (16/05) mais um mutirão de atendimento no Centro Municipal de Especialidades (CEME), desta vez voltado para consultas oftalmológicas. A iniciativa faz parte da estratégia da Prefeitura para ampliar o acesso da população a exames e consultas especializadas e reduzir as filas de espera no município.

Na semana anterior, o CEME promoveu um mutirão para exames de ultrassom com doppler, procedimento utilizado para avaliar o fluxo sanguíneo em veias e artérias e auxiliar no diagnóstico de problemas como tromboses, aneurismas e varizes, além do monitoramento da saúde vascular.

De acordo com a supervisora do CEME, Alessandra Cristina Delfino Bueno, os mutirões vêm sendo realizados quinzenalmente, tanto durante a semana quanto aos sábados, das 7h às 16h, como forma de ampliar a capacidade de atendimento da unidade.

Alessandra disse, ainda, que além das consultas oftalmológicas, já foram realizados plantões para exames de ultrassom com doppler, exames de articulação e ultrassonografias abdominais. A supervisora também alertou para o alto índice de faltas nas consultas agendadas, situação que compromete a agilidade dos atendimentos.

Ela explicou que, quando o paciente não comparece e não informa previamente a ausência, a vaga acaba sendo desperdiçada, impedindo que outro paciente seja atendido. A orientação da unidade é que, em caso de impossibilidade de comparecimento, o usuário avise antecipadamente para que o horário possa ser disponibilizado a outra pessoa.

O secretário municipal de Saúde, Leandro Pilha, afirmou que a Prefeitura vem intensificando as ações para diminuir as filas de espera por consultas e exames especializados, seguindo determinação do prefeito Netto Donato dentro do planejamento da saúde pública municipal.

Segundo o secretário, a estratégia inclui a realização de mutirões e plantões em diferentes especialidades, sempre com pacientes encaminhados pela Atenção Básica. Ele destacou os recentes atendimentos para exames de ultrassom com doppler voltados à avaliação de varizes e carótidas, além do plantão oftalmológico realizado neste sábado.

Leandro Pilha ressaltou ainda que a ampliação dos atendimentos semanais tem permitido avançar na resolução das demandas represadas em diversas áreas da saúde. O secretário informou que a Secretaria de Saúde também conseguiu contratar um neuropediatra, especialidade considerada escassa no mercado, e que os atendimentos já estão sendo organizados para acelerar a redução da fila de espera na área.

Cristina Veríssimo, de 60 anos, que aguardava consulta oftalmológica há quatro meses, aprovou a iniciativa dos plantões aos sábados. Segundo ela, o atendimento em um dia fora do horário comercial facilita a vida de quem trabalha durante a semana. Cristina também elogiou a rapidez e a cordialidade da equipe do CEME.

A paciente Andreia de Campos, de 37 anos, encaminhada pela Unidade de Saúde do Vida Nova São Carlos, destacou a agilidade no agendamento da consulta. De acordo com ela, o atendimento foi marcado em menos de um mês e ocorreu no horário previsto.

A Secretaria Municipal de Saúde informou ainda que o próximo plantão do CEME, previsto para daqui a 15 dias, será destinado ao atendimento de crianças que necessitam de consulta com neuropediatra.

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade de São Paulo (USP) e Centro Universitário Central Paulista (UNICEP), realiza a Semana da Luta Antimanicomial 2026, que acontece até 22 de maio, com o tema “Cuidar em liberdade 25 anos construindo redes, direitos e cidadania”. O movimento é realizado em todo o Brasil e marca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio.

A programação em São Carlos teve início na última sexta-feira (1505), com a oficina “Somos Redes”, realizada no CAPS. Já nesta segunda-feira (1805), aconteceram as atividades centrais de mobilização, com uma caminhada da Praça Santa Cruz até a Praça do Mercado Municipal, reunindo usuários dos serviços de saúde mental, profissionais, estudantes e representantes da comunidade. No local foram realizadas oficinas de convivência, capoeira, palhaçaria e percussão. À tarde, no auditório do Paço Municipal, aconteceu o debate “Educação Permanente a importância da Atenção Primária na Rede de Atenção Psicossocial”.

“Dezoito de maio é o Dia da Luta Antimanicomial e este ano marca os 25 anos da reforma psiquiátrica. Estamos promovendo ações em defesa da saúde mental com oficinas, palestras e diversas atividades em parceria com USP, UFSCar e UNICEP”, destacou Carmem Pereira, chefe de seção de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde.

A programação continua nesta terça-feira (1905) com atividades abertas ao público. Às 9h, o CAPS IJ realiza o “CAPS IJ de Portas Abertas”. Às 10h, no CAPS AD, acontece a roda de conversa “Internar é cuidar Caminhos do cuidado além da internação”. Já às 13h30, o CAPS II promove o “CAPS II de Portas Abertas”. Encerrando o dia, às 18h, será realizada na Sala Multiuso da UFSCar a Oficina de Zines “Sobre o Cuidado em Liberdade”, na Praça da Cultura.

Na quarta-feira (2005), a programação começa às 9h com o “CAPS AD de Portas Abertas”. Às 17h30, o Teatro de Bolso da UFSCar recebe o Cine Clube Somos Cultura, com exibição e debate sobre o curta “Seu vazio em mim”, com presença do diretor Gabriel Jóia. Às 19h, o Centro Cultural da USP promove o Cine Comentário, com exibição e debate sobre o filme “Mommy”.

A programação da semana segue até o dia 22 de maio com palestras, rodas de conversa, oficinas, apresentações culturais e debates em diferentes espaços da cidade e instituições parceiras.

Psiquiatra explica procura por equilíbrio emocional e qualidade de vida após avanço dos medicamentos à base de semaglutida; movimento já é percebido em spa do interior paulista

 

SÃO CARLOS/SP - O avanço das canetas emagrecedoras, como os medicamentos à base de semaglutida, tem transformado não apenas a relação das pessoas com o corpo, mas também a forma como enxergam saúde e bem-estar. Se antes o emagrecimento aparecia como objetivo final, agora cresce a percepção de que perder peso, sozinho, não resolve questões ligadas ao estresse, à ansiedade, ao cansaço e à qualidade de vida.

Para a psiquiatra Anna Paola Chiarelli, é comum que muitos depositem expectativas emocionais em metas palpáveis, como emagrecer. “Muitas vezes, deslocamos a nossa insatisfação emocional para objetivos mais concretos e aparentemente mais fáceis de alcançar, como perder peso, trocar de emprego, fazer atividade física ou aumentar a vida social. Só que, quando essas metas são atingidas, a pessoa percebe que o desconforto continua ali. Isso acontece porque o problema não estava exatamente no corpo ou na meta em si, mas em questões mais profundas, ligadas à forma como nos relacionamos conosco mesmos, com nossas emoções e com nossa própria vida”, explica.

Segundo a médica de São Carlos, esse movimento ajuda a explicar o aumento da busca por desaceleração, equilíbrio emocional e saúde integral observado nos últimos anos. “O emagrecimento pode trazer benefícios importantes, inclusive para a autoestima e para a saúde física. Mas ele não resolve sozinho questões emocionais mais profundas. Por isso, muitas pessoas começam a perceber a necessidade de cuidar também do sono, das relações, da alimentação, da saúde mental e da qualidade de vida como um todo”, afirma.

Essa tendência já tem sido percebida no comportamento das pessoas que procuram o SPA Água Santa, em Descalvado. Segundo a empresária Fernanda Pozzi, a busca por saúde, descanso e qualidade de vida já representa cerca de 50% da procura de hóspedes do espaço.

“A popularização das cirurgias bariátricas e, mais recentemente, das canetas emagrecedoras mudou bastante o perfil de quem frequenta o spa. Hoje, muitas pessoas conseguem atingir a perda de peso que desejavam, o que é positivo. Mas ao mesmo tempo percebem que isso não resolve questões como estresse, excesso de telas, cansaço crônico ou até esgotamento profissional. Então passaram a focar mais em saúde e bem-estar”, afirma.

Com quase três décadas de funcionamento, o espaço recebe hóspedes de diferentes cidades do interior paulista e também da capital. Segundo Fernanda, muitas pessoas vão ao spa justamente em busca de uma pausa na rotina acelerada das grandes cidades. “Quando chegam aqui, muitos ficam impressionados com coisas simples, como ouvir pássaros, caminhar ao ar livre ou simplesmente ficar em silêncio. Esse contato com a natureza tem um impacto muito forte para quem vive em uma rotina extremamente acelerada e quer se desligar um pouco das telas para viver mais o momento presente”, conta.

A proposta para atingir esse bem-estar vai além da alimentação equilibrada e inclui atividades como yoga, hidroginástica, meditação, mobilidade, caminhadas e beach tennis. “Nossa ideia é estimular formas prazerosas de movimento e incentivar mudanças sustentáveis na rotina. Muita gente chega aqui sem nunca ter feito hidroginástica ou yoga, por exemplo, e acaba descobrindo atividades que levam para a vida. Quando existe prazer, o cuidado deixa de ser obrigação”, afirma Fernanda.

Para Anna Paola Chiarelli, hábitos ligados ao bem-estar funcionam como uma importante forma de prevenção em saúde mental, antes mesmo da instalação de quadros mais graves. “Aquilo que nossas avós apontavam como benéfico, hoje tem comprovação científica. A alimentação precisa ter como foco a nutrição de fato, e não apenas algo rápido para matar a fome e permitir que a rotina continue. Já a atividade física costuma ser um dos primeiros pilares da mudança de estilo de vida, porque ela acaba puxando os outros hábitos. Além dos benefícios físicos, o exercício traz sensação de bem-estar, prazer e realização”, ressalta.

A médica acrescenta que relações saudáveis também têm papel importante nesse processo. “Relações que promovem acolhimento, pertencimento e estímulo positivo são fundamentais para o equilíbrio emocional. Ao mesmo tempo, reconhecer relações desgastantes e se distanciar delas também faz parte do cuidado com a saúde mental. Tudo aquilo que favorece o bem-estar emocional funciona como prevenção ao adoecimento psíquico”, afirma.

Segundo Fernanda Pozzi, um dos aspectos mais marcantes observados no dia a dia do spa é justamente a criação de vínculos entre os hóspedes. “As pessoas chegam muito cansadas da rotina, do excesso de estímulos e da correria. Aqui, elas encontram outras pessoas vivendo algo parecido e acabam criando conexões muito fortes. Já tivemos até padrinhos de casamento que se conheceram aqui. Isso mostra o quanto o cuidado com a saúde também passa pelas relações humanas”, conclui.

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos, por meio do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA), realizou nesta semana ações do projeto “Sorrir para o Futuro” na ONG Nave Sal da Terra, instituição que atende cerca de 400 crianças e adolescentes de 2 a 12 anos.

O projeto foi desenvolvido pelas cirurgiãs-dentistas Rebeca Ienco e Luciana Cesar de Avellar, com foco na prevenção e no tratamento de doenças bucais por meio de procedimentos de mínima intervenção.

O “Sorrir para o Futuro” tem como objetivo reduzir a incidência de cárie dentária e promover saúde bucal por meio do Tratamento Restaurador Atraumático (ART), técnica que dispensa o uso de motor e anestesia, aliada a ações educativas, preventivas e de vigilância em saúde.

De acordo com a cirurgiã-dentista Rebeca Ienco, o projeto foi elaborado em 2025, quando ela ainda atuava como articuladora de saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo ela, a proposta surgiu para gerar impacto positivo na comunidade, respeitando a realidade local, os recursos disponíveis e as equipes envolvidas.

“O projeto é baseado em ações preventivas associadas à odontologia de mínima intervenção, priorizando procedimentos menos invasivos e realizados manualmente. Levar esse atendimento para escolas e instituições é fundamental para ampliar o acesso e promover saúde bucal desde a infância”, destacou Rebeca.

A cirurgiã-dentista Luciana Avellar ressaltou que a iniciativa poderá ser ampliada para outras instituições do município. Atualmente, o trabalho conta com a participação de seis auxiliares de odontologia, sete cirurgiões-dentistas da Estratégia Saúde da Família, quatro técnicas em higiene bucal e dois residentes de odontologia das Unidades de Saúde da Família.

Segundo Luciana, 397 crianças da ONG receberam atendimento preventivo, incluindo orientações sobre higiene bucal, ensino correto da escovação e aplicação tópica de flúor. Entre as crianças avaliadas, 181 apresentaram lesões de cárie.

“A proposta é reduzir esse índice nos próximos anos por meio da continuidade das ações preventivas e educativas”, explicou a dentista.

Em apenas quatro dias de trabalho, a equipe conseguiu concluir o tratamento odontológico das crianças atendidas, utilizando procedimentos de mínima intervenção. Além dos atendimentos clínicos, o projeto também promove orientações sobre alimentação saudável e os impactos do consumo excessivo de açúcar no desenvolvimento das cáries.

A presidente da ONG Nave Sal da Terra, Lúcia Nordi, destacou a importância da parceria com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde. Segundo ela, muitas famílias enfrentam dificuldades para levar os filhos ao dentista devido à rotina de trabalho.

“Trazer o atendimento até a ONG facilita muito o acesso das crianças aos cuidados odontológicos. Cerca de 400 crianças passaram pela avaliação e receberam atendimento de forma tranquila, sem medo”, afirmou.

Lúcia ressaltou ainda que as crianças permanecem na instituição das 7h às 18h, tornando essencial a realização do serviço diretamente no local.

Para Lindiamara Soares, diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial, o projeto Sorrir para o Futuro reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde com a prevenção e a promoção da saúde desde a infância. “Levar o atendimento odontológico até instituições como a Nave Sal da Terra amplia o acesso das crianças aos cuidados de saúde bucal e contribui para a redução de problemas futuros, garantindo um atendimento mais humanizado e acolhedor”.

Leandro Pilha, cirurgião-dentista e secretário municipal de Saúde, acredita que a saúde bucal é parte fundamental da saúde integral das crianças. “Esse projeto demonstra a importância do trabalho preventivo e da atuação das equipes multiprofissionais fora das unidades de saúde, chegando diretamente à comunidade. A Prefeitura segue investindo em ações que ampliem o acesso, promovam qualidade de vida e fortaleçam o cuidado com nossas crianças e adolescentes”, finaliza o secretário.

SÃO CARLOS/SP - A saúde pública de São Carlos recebeu mais um importante investimento nesta semana. A vereadora Cidinha do Oncológico esteve reunida nesta terça-feira com a supervisora do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Lilian Almeida Pinheiro, e com o cirurgião-dentista estomatologista Marcelo Domeniconi para oficializar a destinação de R$ 65 mil em emenda parlamentar para a unidade.

Entre as melhorias que deverão ser viabilizadas com o recurso está a aquisição de um bisturi eletrônico, equipamento que irá modernizar os atendimentos realizados no CEO, especialmente em pequenas e médias cirurgias na cavidade oral. O aparelho proporciona mais precisão nos procedimentos, segurança aos pacientes e melhores condições de trabalho aos profissionais da saúde.

Além de ampliar a capacidade de atendimento da unidade, o investimento também representa mais agilidade e eficiência no serviço prestado à população que depende do atendimento especializado oferecido pelo município.

Durante a reunião, Cidinha destacou a importância de fortalecer constantemente os investimentos na saúde pública e afirmou que acompanhar de perto a realidade das unidades tem reforçado ainda mais a necessidade de atenção à área.

“A saúde precisa ser uma prioridade permanente. Tenho acompanhado de perto as necessidades do município e sei o quanto cada investimento faz diferença no atendimento à população. Essa conquista é fruto de muito diálogo, compromisso e responsabilidade com as pessoas que dependem do serviço público diariamente”, afirmou a vereadora.

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a UNICEP, realizou na tarde desta quinta-feira (14/05) o XV Simpósio de Enfermagem. O evento aconteceu no campus da instituição e teve como tema “Tecnologia, Desafios e Valorização dos Profissionais de Enfermagem”.

A programação integra as atividades da Semana da Enfermagem, celebrada entre os dias 12 e 17 de maio, e reuniu professores, estudantes dos cursos de Enfermagem e Técnico em Enfermagem, além de servidores municipais da saúde.

O simpósio teve início na última terça-feira (12/05), com uma palestra sobre inteligência artificial aplicada à área da saúde. Já nesta quinta-feira, os debates abordaram o tema “Cuidar de quem cuida: violência e os direitos garantidos por lei aos profissionais da enfermagem”.

A coordenadora do curso de Enfermagem da UNICEP, Profª Gabriela, destacou a importância da parceria entre a instituição e a Prefeitura para a realização do evento.
“A participação da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, foi muito importante, porque foram abordados temas extremamente atuais e relevantes. Foi uma parceria construída em conjunto entre a UNICEP e a Prefeitura para a realização deste simpósio”, afirmou.

A diretora de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA) da Secretaria Municipal de Saúde, Lindiamara Soares, ressaltou que o encontro teve como principal objetivo valorizar os profissionais da enfermagem e fortalecer a qualidade do atendimento prestado à população.

“A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou este evento junto com a UNICEP buscando a valorização dos profissionais da enfermagem. Isso é muito importante, porque esses profissionais precisam ter espaços garantidos para debate, acolhimento e promoção da qualidade do atendimento. Hoje contamos com a presença de alunos da UNICEP e também de servidores públicos municipais da Atenção Primária à Saúde”, destacou.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.