fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quarta, 19 Agosto 2020

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos informa nesta quinta-feira (20/08) os números da COVID-19 no município. São Carlos contabiliza neste momento 1.930 casos positivos para COVID-19 (46 resultados positivos foram divulgados hoje), com 33 mortes confirmadas. 70 óbitos já foram descartados. Um homem de 54 anos de outro município que estava internado em São Carlos desde 20/08 na UTI de um hospital particular, morreu hoje. Como estabelece o protocolo do Ministério da Saúde o óbito é contabilizado para o município de origem do paciente e não para São Carlos. Dos 1.930 casos positivos, 1.777 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 3 óbitos sem internação, 150 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 114 receberam alta hospitalar, 15 estão internadas, 1 paciente de São Carlos permanece internado na cidade de Jaú e 30 positivos internados foram a óbito. 1.491 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 6.884 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (94 resultados negativos foram divulgados hoje). Estão internadas neste momento 36 pessoas, sendo 22 adultos na enfermaria (9 positivos, 8 suspeitos e 5 negativos). Na UTI adulto estão internadas 12 pessoas (7 positivos, 2 suspeitos e 3 negativos). Nenhuma criança está internada neste momento na UTI. Na enfermaria 2 crianças estão internadas, 1 com suspeita da doença e outra com resultado negativo. 3 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos. A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS está hoje em 50%. Na rede privada nenhuma pessoa está internada UTI adulto. Na enfermaria outros 4 pacientes estão internados, 1 com resultado positivo para a doença e 3 com suspeita da COVID-19. Esses números já estão contabilizados no total de internações.

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 11.316 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 9.601 pessoas já cumpriram o período de isolamento de 14 dias e 1.715 ainda continuam em isolamento. A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal (febre, acompanhada de um ou mais sintomas como tosse, dor de garganta, coriza, falta de ar). 6.381 pessoas já realizaram coleta de exames, sendo que 5.180 tiveram resultado negativo para COVID-19, 1.291 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos positivos). 110 pessoas ainda aguardam o resultado. O boletim emitido diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabiliza as notificações das unidades de saúde da Prefeitura, Hospital Universitário (HU), Santa Casa, rede particular e planos de saúde.

Publicado em Coronavírus

No próximo sábado o atendimento volta ao sistema tradicional

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento comunica que a partir do próximo sábado, dia 22 de agosto, vai retomar a feira da agricultura familiar na região do Parque do Kartódromo com atendimento presencial e não mais pelo sistema drive thru. O horário permanece o mesmo, ou seja, das 7h às 13h.

“Estamos retomando o sistema tradicional das feiras, começamos pelo Varejão da Grécia e como os feirantes e consumidores seguiram os protocolos sanitários exigidos em virtude da pandemia, agora também vamos retornar a feira na região do kartódromo dessa maneira. Mas ressaltamos que todos os protocolos serão exigidos como distanciamento entre as barracas e disponibilização de álcool em gel. Ninguém poderá circular na feira sem máscara. O uso é obrigatório tanto para os produtores como para o público em geral”, alerta o secretário de Agricultura e Abastecimento. 

{https://soundcloud.com/radio-sanca/feira-na-regiao-do-kartodromo-nao-sera-mais-pelo-sistema-drive-thru}

Neste sábado serão montadas 20 barracas na região do Kartódromo e disponibilizadas frutas, verduras e legumes, além de derivados lácteos e de milho, ovos, café e o tradicional pastel, porém o consumo no local está vedado.

Já no domingo (23/08), das 6h às 12h, acontece o varejão da avenida Grécia, na Vila Prado, também pelo sistema tradicional.

Antes da pandemia do novo coronavírus também eram realizadas as seguintes feiras: às terças-feiras, das 6h às 12h na Praça XV; às terças-feiras, das 16h às 20h na Praça dos Ypês, no Santa Felícia; às quintas-feiras, das 6h às 12h na Praça Brasil, na Vila Nery, às quintas-feiras, das 16h às 20h no Parque do Bicão; e aos sábados, das 7h às 13h, na Praça dos Voluntários, no centro, a Feira da Agricultura Orgânica.

Publicado em Comércio

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica realiza no próximo sábado (22/08) o “DIA D” contra o sarampo. A ação faz parte da estratégia nacional da Campanha de Vacinação contra o Sarampo direcionada para o público de 6 meses a 49 anos de idade. 

A tríplice viral está disponível para as pessoas com idade entre 1 e 29 anos que não tomaram as duas doses previstas no calendário anual de vacinação. As crianças de 6 a 11 meses, devem receber a dose zero da vacina tríplice viral. O calendário nacional de vacinação prevê a aplicação da primeira dose da tríplice viral aos 12 meses e a segunda, aos 15 meses, para reforço.

Pessoas com idade entre 30 e 49 anos também podem ser vacinadas em caso de necessidade, que será avaliada por um profissional de saúde.
Em São Carlos a dose estará disponível das 8h às 17h nas seguintes Unidades Básicas de Saúde: UBS Cidade Aracy, UBS Vila Isabel, UBS Redenção, UBS São José e UBS Santa Felícia. Nos distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia a vacina será aplicada nas Unidades de Saúde da Família (USF’s).

O município recebeu 4.500 doses extras para a o “DIA D” da campanha, porém a vacina tríplice viral faz parte do calendário nacional de vacinação, portanto disponível o ano todo na rede pública de saúde. 

“Todos devem levar a caderneta de vacinação para que os profissionais de saúde possam avaliar o esquema de imunização”, ressalta Crislaine Mestre, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

Treze notificações da doença já foram registradas esse ano no município, sendo dois casos confirmados. Em 2019 foram registradas 121 notificações da doença com 30 casos confirmados. 19.697 pessoas foram imunizadas no município no ano passado. Em 2020, 5.578 foram aplicadas até o momento.

A campanha de intensificação da vacina contra o sarampo prossegue até dia 31 de agosto.

SÃO CARLOS/SP - Após muitos anos no PSDB, Júlio Soldado, assume a presidência do Partido Social Cristão (PSC), no qual se unirá ao grupo em apoio ao pré-candidato Deonir Tofollo, do Solidariedade.

Soldado é um político nato há mais de 25 anos na política São-carlense e deve reunir lideranças para fortalecer o partido e o grupo para as eleições de 2020. Com isso a coligação majoritária com o pré-candidato Deonir Tofollo, ganha mais 1 minuto de Rádio e Tv.

O cenário político de São Carlos está sendo desenhado e tudo deverá ser confirmado nas convenções municipais em setembro.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - Um indivíduo foi preso acusado de roubo na noite de ontem, 19, na Rua Francisco Schiavone, em São Carlos.

De acordo com informações recebidas, o 190 da PM foi acionado para atender uma ocorrência de roubo em um supermercado. Os PMs, ao chegar ao lugar dos fatos, encontraram o sujeito de 40 anos, detido por populares.

Os Policiais assumiram a detenção e ao revistar o sujeito foi localizado a quantia subtraída do estabelecimento comercial, diante dos fatos foi dado voz de prisão ao bandido e conduzido ao Plantão Policial.

O criminoso foi recolhido ao Centro de Triagem de São Carlos.

Publicado em Policial

SÃO PAULO/SP - Mãe de Luisa (10 anos) e de Bento (4 anos), frutos de seu relacionamento com o marido, Raoni Carneiro, Fernanda Rodrigues revelou, nesta última quarta-feira (19), como definiu o nome da filha. Em participação no programa “Encontro com Fátima Bernardes”, a atriz contou que a escolha por “Luisa” se deu por causa de seus personagens em “Malhação” e “Aquarela do Brasil”, que tinham o mesmo nome.

“Eu fiquei anos na ‘Malhação’, então ficou na minha cabeça. Depois eu ainda interpretei outra Luisa, em ‘Aquarela do Brasil’. Daí quando engravidei e era uma menina, não tinha a menor dúvida como ela ia se chamar”, explicou a artista.

Fernanda Rodrigues disse que está aproveitando a quarentena para rever, ao lado da filha, alguns de seus papéis na televisão. Vale lembrar que o último trabalho em novelas da atriz foi em “O Outro Lado do Paraíso”, em 2017. Ela também é apresentadora do programa “Fazendo a Festa”, no canal fechado GNT.

“É uma emoção enorme ela acompanhando a minha carreira. A gente viu ‘Estrela Guia’ outro dia, e ela ficou super emocionada”, contou a famosa.

 

 

*Por: Rodrgio Costábile / FAMOSIDADES

Publicado em Celebridades

RIBEIRÃO BONITO/SP - Equipes da Polícia Militar desencadearam operação saturação nos bairros Jardim Centenário e Malvinas, na cidade de Ribeirão Bonito, com o intuito de coibir furtos, roubos e tráfico de drogas na cidade.

Durante a operação militar, foram abordadas cerca de 20 pessoas entre adultos e adolescentes, bem como 03 veículos e três motocicletas, onde nada de ilícito foi localizado.

A ação foi realizada ontem, 19.

Publicado em Outras Cidades

Pastas, livros e documentos entram no rol

 

SÃO CARLOS/SP - Um melhor entendimento sobre a COVID-19 originou uma maior preocupação por parte dos cientistas e, consequentemente, de todos quantos se perfilaram no combate à pandemia.

As tecnologias voltadas para esse combate foram aparecendo rapidamente e promoveram melhorias consideráveis nas condições ambientais que minimizaram, em elevado grau, as chances de contaminação. Apesar de nada poder ser descartado, em especial os itens de proteção pessoal (máscaras e sanitizantes para mãos), ainda existem alguns desafios importantes que deverão ser vencidos.

Dentre estes está a descontaminação de dinheiro, item de grande circulação entre as pessoas, livros das bibliotecas e, principalmente, documentos que ainda têm a particularidade de passar de mão em mão nos diversos setores administrativos públicos e privados. Imaginemos quantos processos judiciais um jurista tem que manusear todos os dias e dividir com diversos colegas e funcionários? E as notas de dinheiro?

Todos sabem a alta circulação que eles apresentam.

Em um supermercado, o dinheiro pode chegar a passar por três mãos em menos de cinco minutos, sendo um dos itens mais contaminados que temos: e todos continuam andando com ele nos bolsos. Em um pedágio, o dinheiro pode circular por diversas mãos no espaço de poucos minutos. Estes itens, também precisam ser descontaminados. Como fazer?

Imagine passar uma luz ultra-violeta em todas páginas de um processo, ou mesmo borrifar álcool nas notas de dinheiro. Um trabalho moroso, complicado.

Pensando nisto e nas necessidades da própria Universidade de São Paulo, o  Instituto de Física de São Carlos, da USP, tendo como base a anterior criação de modelos similares, desenvolveu um sistema constituído por ciclos de vácuo (remoção do ar) e injeção de ozônio (gás sanitizante) para diminuir a contaminação destes itens. A designada Câmara de Ozônio, desenvolvida em parceria com duas empresas e com o apoio do programa EMBRAPII e FAPESP, consegue descontaminar, de forma eficiente, dinheiro, livros e documentos, minimizando o transporte dos microorganismos entre os usuários do mesmo item.

O sistema funciona colocando os itens em seu interior, fazendo vácuo, sendo que todo ar é retirado, mesmo entre as páginas de um livro ou entre as notas de um pacote de dinheiro. Após completado o ciclo de vácuo, gás ozônio é injetado na câmara, penetrando em todos os espaços que antes eram ocupados pelo ar. Como o gás ozônio oxida vírus e microorganismos em geral, ele promove a descontaminação dos itens sem haver a obrigação de, manualmente, descontaminar página a página, ou nota por nota.

Testes feitos com inóculos de microorganismos em pastas de processos, livros e pacotes de dinheiro, mostraram uma alta eficiência neste sistema. Os resultados mostrados abaixo demonstram esta eficiência.

De um modo geral, atinge-se mais de três casas logarítmicas de descontaminação, que representam diminuição de 99,9% dos microorganismos com três ciclos de vácuo-ozônio, um processo que leva menos de cinco minutos cada.

O processo é eficiente e preserva a qualidade dos itens processados, de modo que, por iniciativa da Pró-Reitoria da Universidade de São Paulo, começará a ser utilizado em muitas das unidades que precisam deste tipo de processamento.

Segundo o coordenador do projeto, Prof. Vanderlei Bagnato, a câmara de ozônio foi primeiro usada na descontaminação de máscaras para uso hospitalar, mas na verdade, ela serve para muito mais, sendo que agora chegou a hora de usar esta tecnologia para outros fins. Segundo Bagnato, o processo é altamente seguro e não expõe os usuários a qualquer contato com o ozônio.

Talvez no Brasil não seja necessário fazer o que a China fez, que teve que destruir grandes quantidades de dinheiro para de alguma forma conter a contaminação das pessoas.

 

 

*Por: Rui Sintra - IFSC/USP-CEPOF

MUNDO - Após oito anos no Paris Saint-Germain, o zagueiro Thiago Silva vai disputar o último jogo com a camisa da equipe francesa, domingo, na final da Liga dos Campeões. Capitão do time, o brasileiro poderá levantar a taça mais importante na história do clube.

"Tivemos alguns contratempos nos últimos três anos, quando caímos nas oitavas de final. É lógico que a cobrança cai em cima do capitão. Espero que no domingo seja uma partida vitoriosa", disse o jogador, que está no time parisiense desde 2012.

O defensor, de 35 anos, que estendeu seu contrato apenas até o final da Liga dos Campeões, fez questão de elogiar o goleiro Sergio Rico, substituto de Navas, fora do jogo por causa de uma lesão. "A atmosfera do grupo é muito boa, positiva. Não só dentro de campo, como vimos hoje, mas fora também. Quero parabenizar o Sergio pela atuação de hoje, ao entrar para atuar tão bem em um jogo tão difícil."

Thiago Silva afirmou que não tem contrato assinado com nenhum clube e afirmou que o companheiro e amigo Neymar tem tudo para ser apontado como o melhor do mundo na temporada. "Ele se preparou muito bem durante a pandemia e está sendo decisivo para nós. Espero que no domingo ele esteja iluminado. Ganhando ou não, acho que ele tem potencial para ser eleito o melhor do mundo."

O capitão tem o respeito por parte de seus companheiros neste momento de despedida do clube. "É um orgulho poder jogar ao lado de um capitão como o Thiago, que também é uma grande pessoa. Ele fez grandes partidas nesta temporada e liderou a equipe."

O técnico Thomas Tuchel preferiu destacar o trabalho de grupo da equipe. "Soubemos sofrer e trabalhar juntos. Demonstramos nossa força e conseguimos neutralizar a aceleração das jogadas do adversário. Agora vamos esperar o próximo obstáculo para sabermos o que precisamos preparar para colocar em campo."

 

 

*Por: ESTADÃO

Publicado em Esportes

SÃO CARLOS/SP - A Volkswagen está negociando o corte de funcionários nas 4 fábricas que tem no Brasil. Com a demanda reduzida por conta da pandemia do novo coronavírus, a montadora justifica que é preciso adequar o tamanho do quadro de empregados. A montadora tem fábricas nas cidades paulistas de São Bernardo do Campo, São Carlos e Taubaté e em São José dos Pinhais, no Paraná.

A empresa se reuniu nessa 4ª feira (19.ago.2020) com sindicatos da categoria. De acordo com representantes sindicais ouvidos pelo Estado de S. Paulo, a Volkswagen pretende demitir 35% dos atuais 15.000 funcionários. Ou seja, cerca de 5.000 pessoas seriam cortadas.

A Volkswagen confirmou, em nota, que existe 1 processo de negociação. No entanto, não falou qual o número de postos que serão extintos. Disse que estuda medidas de flexibilização e a revisão de acordos coletivos. O motivo principal é a “adequação do número de empregados ao nível atual de produção, com foco na sustentabilidade de suas operações no cenário econômico atual, muito impactado pela pandemia do novo coronavírus”.

Para justificar a necessidade do processo, a Volkswagen citou dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) que mostram que a produção de veículos da indústria brasileira deve cair 45% em 2020. “A recuperação do mercado, com queda prevista de 40% em relação a 2019, é projetada só para 2025”, segundo a companhia.

Porta-voz da montadora disse ao Estadão que a Volkswagen vai negociar a redução de salários e de benefícios como Participação nos Lucros e Resultados (PLR), vale transporte e convênio médico. A empresa pode ainda abrir planos de demissão voluntária.

Publicado em Economia

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Agosto 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31            
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.