fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Domingo, 13 Março 2022

SÃO CARLOS/SP - Para celebrar o Dia Internacional do Consumidor será realizado um mutirão para negociação e quitação de dívidas com bancos e financeiras ao longo desse mês de março. A ação, que segue até o dia 31, é proposta e apoiada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com os Procons.

O Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira beneficiará o consumidor que tiver dívidas em atrasos com instituições financeiras, sendo que as dívidas serão negociadas pelos canais internos dos bancos e por meio da plataforma de mediação de conflitos consumidor.gov.br, que conta com a participação de mais de 160 instituições financeiras.

“Com esse mutirão buscamos solucionar os problemas financeiros de muitos consumidores e orientá-los a consumir de maneira consciente, principalmente neste momento delicado da economia que estamos vivendo com a alta nos preços de alimentos e combustíveis, e isso tem feito muitos consumidores a deixarem de pagar suas dívidas com bancos para priorizar sua alimentação”, destacou a diretora do Procon, Juliana Cortes.

Além da negociação de dívidas, o consumidor terá acesso a conteúdo exclusivo de orientação financeira com sugestões para gerir o orçamento doméstico, trocar dívidas mais caras por mais baratas e evitar endividamento de risco. Foi desenvolvida uma página específica para a iniciativa (www.mutirão.febraban.org.br), por meio da qual o consumidor será direcionado ao conteúdo de orientação financeira e aos canais para negociação.

Ainda neste mês será lançado o programa de Incentivos da plataforma de educação financeira “Meu Bolso em Dia Febraban”, desenvolvida em parceria com o Banco Central. A plataforma, aberta e totalmente gratuita, possui trilhas personalizadas para diferentes níveis de conhecimento e perfil de usuário, tem o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB) integrado ao seu sistema de diagnóstico, recomendação de conteúdo e agora passará a contar com o resgate de incentivos.

Os consumidores conseguirão acumular pontos no decorrer do seu aprendizado e resgatar incentivos exclusivos, oferecidos pelos bancos, de acordo com cada perfil de cliente. A plataforma “Meu Bolso em Dia Febraban” será um importante instrumento de orientação e prevenção do endividamento de risco. Outras informações podem ser obtidas por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Para participar do mutirão online, basta o consumidor acessar a plataforma consumidor.gov.br e realizar o seu cadastro, quando receberá o seu login e senha. Neste momento, o consumidor vai selecionar o banco que deseja solicitar a renegociação, clicar em registrar reclamação, e preencher o formulário, e colocar as informações da dívida e informar que deseja participar do mutirão de renegociação de dívidas.

Publicado em Comércio

SÃO CARLOS/SP - Uma mulher foi furtada na tarde do último sábado, 12, em estabelecimento que fica localizado às margens da Rodovia Washington Luís, em São Carlos.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - O 190 da Polícia Militar foi acionado para conter os ânimos após um desentendimento por causa de um som alto na Rua Rio Negro, no bairro Jockey Club, em São Carlos.

Era 17h40min, de 6ª feira (11), quando um casal estacionou um veículo em frente à residência que moram, mas ao parar ligaram o som, que os vizinhos acharam que estava muito alto.

Segundo informações, uma das vizinhas teria saído e ido tomar satisfação em posse de uma faca, ao chegar no veículo teria ameaçado a moça de 19 anos, que estava com companheiro de 28 anos.

Publicado em Policial

Com roupa assinada pelo queridinho das famosas, a apresentadora esbanja simpatia e samba muito na Sapucaí

 

SÃO CARLOS/SP - Esse final de semana foi agitadíssimo para a apresentadora Carla Prata. Com o carnaval se aproximando, os ensaios técnicos já estão a todo vapor.  Na sexta-feira, dia 11, ocorreu o ensaio da Vai-Vai, em São Paulo, onde Carla é Madrinha de Bateria e no domingo, dia 13, a bela desembarcou no Rio de Janeiro para ocupar a posição de Musa, da Imperatriz Leopoldinense.

Desta vez, para sambar muito na Sapucaí e representar a grandiosa Imperatriz, que possui oito títulos na elite do carnaval, a apresentadora escolheu um macacão sensual com as cores da escola - verde e prata, aberturas laterais e um ombro só, feito pelo estilista Rafael Carneiro

Publicado em Entretenimento

MIRANDÓPOLIS/SP - Um detento matou a esposa enforcada durante uma visita íntima na Penitenciária I “Nestor Canoa”, em Mirandópolis, na tarde deste último domingo (13).

De acordo com o boletim de ocorrência, Wellys Lopes Ribeiro, de 35 anos, confessou ter usado uma corda feita artesanalmente para amarrar e enforcar Patrícia Lopes Ribeiro, de 31 anos.

O crime foi descoberto somente quando a visita íntima chegou ao fim e o próprio detento chamou os agentes penitenciários para comunicar o assassinato.

O corpo ficou dentro de uma cela das 13h às 15h. A vítima também teve os cabelos cortados.

Publicado em Outras Cidades

ARARAQUARA/SP - A primeira morte confirmada por dengue no município de Araraquara foi de uma idosa, de 68 anos, que estava internada no HEAB e foi diagnosticada com a doença no dia 4 de março. Ela morreu na quinta-feira, dia 11. A mais nova vítima é uma mulher, de 39 anos, que faleceu no último sábado (12). A cidade já contabiliza 562 casos de dengue em 2021.

 

Como funcionará o atendimento?

Em virtude disso, e devido à queda na procura de pacientes suspeitos de Covid-19, a testagem para coronavírus deixará de ser feita no hospital de campanha a partir de quarta-feira — os atendimentos de Covid-19 permanecem na UPA da Vila Xavier, como ocorreu em toda a pandemia, 24 horas por dia.

A partir da próxima quarta-feira (16), o Hospital da Solidariedade (hospital de campanha) passará a atender casos suspeitos de dengue, oferecendo consulta, exames e reidratação. O serviço funcionará diariamente, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 19h.

Em visita ao hospital de campanha, no último sábado (12), o prefeito Edinho explicou o motivo das mudanças. "A partir de quarta-feira (16), o atendimento de Covid estará centralizado novamente na UPA da Vila Xavier. Quem tem sintomas de Covid, deve procurar a UPA da Vila Xavier. Sintomas de dengue, hospital de campanha. A partir de quarta-feira, a estrutura estará montada para o paciente fazer exames e testes na hora. Estamos montando uma máquina de hemograma no local. Precisando reidratar, também faremos a reidratação no hospital", declarou Edinho em transmissão nas redes sociais.

 

Sintomas da doença e documentos necessários para atendimento

Os sintomas de dengue são febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo. No momento em que o paciente procurar o atendimento, ele deve levar RG, Cartão SUS e um comprovante de endereço com CEP.

 

UPA Central também segue atendendo casos de dengue

Vale lembrar que a UPA Central também realiza o atendimento de casos suspeitos de dengue 24 horas por dia. A partir de quarta-feira, no período em que o hospital de campanha estiver fechado (entre 19h e 7h), os pacientes devem procurar a UPA Central.

Publicado em Araraquara

SÃO CARLOS/SP - As perdas e desperdícios agroalimentares gerados em volumes maciços a partir de operações e consumo agroindustriais poderiam ser transformados em diversos produtos de alto valor agregado, como bioplásticos e materiais avançados, para movimentar a chamada bioeconomia circular. É o que aponta um estudo realizado por pesquisadores da Embrapa, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e de instituições da Finlândia, Áustria e Canadá.

Parte da biomassa dos resíduos agroalimentares (FLW, sigla em inglês para food loss and waste) é atualmente reaproveitada, mas geralmente para aplicações de baixo valor agregado, como alimentação para o gado. Isso pode ser considerado uma subutilização, já que a versatilidade dos FLW permite a sua reutilização para produção de materiais avançados, com potencial de aplicação em dispositivos biomédicos, sensores, atuadores e dispositivos de conversão e armazenamento de energia.

O estudo ressalta a importância dos resíduos agroalimentares para o mercado de embalagens, principalmente, de alimentos, para o qual é bastante promissor, devido ao crescimento contínuo do setor, acompanhando a demanda cada vez maior por alimentos de conveniência e o aumento da população urbana.

De linear para circular

De acordo com os pesquisadores, a bioeconomia é baseada na transformação de recursos renováveis em produtos finais, incluindo materiais. No entanto, a economia circular propõe a transformação da atual cadeia de abastecimento linear (“pegue, faça, use, descarte”) em um modelo circular (“pegue, faça, use, recicle”), focado na otimização da eficiência de recursos e processos por meio da reutilização e dos diferentes tipos de reciclagem de produtos.

Eles acreditam que isso possibilitaria um ciclo cada vez mais perto de ser fechado, conduzindo a um sistema idealmente livre de resíduos e, assim, contrabalançar as deficiências socioeconômicas e ambientais existentes no modelo linear atual.

Para o engenheiro de materiais da Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP), Daniel Souza Corrêa, um dos autores do estudo, os FLW representam desperdício de recursos, incluindo água, trabalho e energia usados para produzir alimentos.

Os três eixos, que compreendem o nexus água-energia-alimento, exigem uso mais eficiente, equitativo e adequado frente ao possível esgotamento de recursos do ecossistema de produção. Até pouco tempo água-energia e alimentos eram gerenciados de forma independente, mas em emergente abordagem, passaram a ser tratados de forma conectada.

O conceito nexus - palavra de origem latina – vem demandando integração entre os três elementos, uso racional e governança de diferentes setores, considerando que o uso em excesso de uma das variáveis causa perda de outra e, consequentemente, nas cadeias de produção.

“Além disso, os resíduos agroalimentares contribuem para agravar o cenário das mudanças climáticas, com o aumento dos gases de efeito estufa (GEE). O gás metano, por exemplo, principal contribuinte para a formação do ozônio, é liberado durante a decomposição de matéria orgânica (como restos de alimentos encontrados em lixões e aterros”, diz o pesquisador.

Geração de bioplástico

O estudo “O nexus alimentos-materiais: bioplásticos de próxima geração e materiais avançados de resíduos agroalimentares”, foi publicado em 2021, na edição 43 na contracapa da Advanced Materials. A revista é uma das de maior impacto na área. No artigo, os cientistas avaliaram os avanços recentes na valorização dos FLW.

Além disso, exploraram aspectos de sustentabilidade associados às demandas de fabricação de materiais e dispositivos avançados e funcionais, bem como os desafios e estratégias para obter bioplásticos a partir desses resíduos agroalimentares.

Entre as aplicações apontadas está a transformação de perdas e resíduos agroalimentares em materiais “verdes”, uma opção emergente que utiliza biomassa residual e fluxos secundários da cadeia de abastecimento alimentar.

O professor do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar, Caio Otoni, primeiro autor do estudo, explica que a maioria dos bioplásticos atuais é de primeira geração, ou seja, produzidos a partir de plantas ricas em carboidratos ou proteínas que, pelo menos em alguns casos, poderiam ser usados como alimento ou ração animal. Entre elas, destacam-se milho, cana-de-açúcar, soja, trigo e batata, o que leva a divergências em torno de aplicações alimentares e não alimentares.

Por outro lado, o pesquisador diz que os bioplásticos de segunda geração são derivados de matérias-primas que não se destinam ao uso alimentar, incluindo celulose de madeira e FLW. Uma terceira geração de bioplásticos, ainda em desenvolvimento, envolve a produção direta de plásticos, ou seus blocos de construção, a partir de organismos vivos.

“Portanto, a utilização de resíduos agroalimentares (FLW) para obter materiais é compatível com os bioplásticos de segunda e terceira gerações, representando uma alternativa sustentável para as estratégias atuais de produção massiva de plásticos, sobremaneira os ditos de uso único”, avalia Otoni.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, o Brasil produz quase 37 milhões de toneladas de lixo orgânico anualmente, mas apenas 1% do que é descartado é reaproveitado. O lixo orgânico não tratado gera gás metano, nocivo à atmosfera, quando entra em decomposição nos aterros sanitários.

Desafio Global

A perda e o desperdício de alimentos são considerados um problema generalizado em todo o globo, um desafio à segurança alimentar, à economia e à sustentabilidade ambiental.

Reduzir o desperdício alimentar global per capita é uma das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como meta diminuir em 50% os FLW até 2030 (a meta foi definida em 2015).

De acordo com o estudo global Food Waste Index, divulgado em março do ano passado, a estimativa é de que 931 milhões de toneladas de alimentos, ou 17% do total de alimentos disponíveis para os consumidores em 2019, foram despejados por residências, varejos, restaurantes e outros serviços de alimentação.

Iniciativas promissoras

Na Embrapa Instrumentação, pesquisas para aproveitamento de subprodutos agroalimentares já vêm sendo realizadas há mais de duas décadas, frequentemente em parceria com grupos da UFSCar, de outras unidades da Embrapa, entre elas, a Embrapa Agroindústria Tropical, e de outras instituições do Brasil e do exterior, como o Departamento de Agricultura dos EUA, o USDA.

Segundo a engenheira de alimentos da Embrapa, Henriette M. C. Azeredo, coautora do estudo, além do reaproveitamento de subprodutos ou resíduos, existem casos em que se utilizam as partes comestíveis dos alimentos para a produção de materiais, neste caso, materiais comestíveis. Um exemplo são os filmes comestíveis à base de frutas, hortaliças e legumes.

Estas películas finas têm potencial para servir como embalagem primária e embalar de pizzas a sushi e, a depender da formulação, podem apresentar características físicas semelhante aos plásticos convencionais, como resistência mecânica e capacidade de barreira, além de igual capacidade de proteção dos alimentos. Esta linha de pesquisa, iniciada na Embrapa pelo pesquisador Luiz Henrique Capparelli Mattoso, pode ajudar a reduzir o desperdício de alimentos.

O uso de embalagens comestíveis é fundamental para a proteção dos alimentos, para evitar agentes de deterioração, danos mecânicos, desidratação, entre outros. Assim, o principal objetivo deve ser a minimização de FLW com o uso de materiais de longa duração, considerando a circularidade e a persistência dos recursos naturais dentro do ciclo econômico.

Barreiras ao uso

No entanto, os custos econômicos e diferenças de desempenho permanecem como barreiras importantes para o uso dos resíduos agroalimentares. Azeredo diz que, embora mais vantajoso do ponto de vista ambiental, a maioria dos bioplásticos tem desempenho inferior nas suas propriedades, comparados aos plásticos convencionais.

“Além de apresentarem desafios na processabilidade, requerendo adaptações de engenharia ou novos métodos, esses materiais geralmente têm propriedades mecânicas e de barreira inferiores aos dos plásticos convencionais. Estes são desafios a serem enfrentados com pesquisa e criatividade. Por outro lado, os materiais derivados de alimentos podem ter propriedades funcionais (como antimicrobianas e antioxidantes, por exemplo) que não são apresentadas pelos plásticos convencionais”, afirma a engenheira de alimentos.

Azeredo explica que a composição química complexa e heterogênea da biomassa derivada dos resíduos agroalimentares é um desafio, mas também pode oferecer grandes oportunidades, por exemplo, se táticas de fracionamento apropriadas forem aplicadas.

Bruno Dufau Mattos, pesquisador da Universidade de Aalto, na Finlândia, e coautor do trabalho, complementa que as estratégias de última geração usadas para reciclar FLW em materiais multifuncionais e avançados dependem da desconstrução e remontagem, síntese e engenharia de blocos de construção monoméricos, poliméricos e coloidais derivados de resíduos agroalimentares.

Azeredo enfatiza, no entanto, que os bioplásticos representam apenas uma pequena fração, cerca de 1% da produção total de plásticos. A principal aplicação são as embalagens, mais de 53%, o que representou 1,14 milhão de toneladas em 2019.

Para a pesquisadora, os bioplásticos poderiam substituir contrapartes tradicionais não renováveis ou criar soluções para os desafios tecnológicos atuais, melhorando assim os aspectos de sustentabilidade e circularidade da fabricação de materiais. 

SÃO CARLOS/SP - Na última semana, a Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia do Legislativo Municipal, que é presidida pelo vereador Azuaite Martins de França (Cidadania), tendo como secretário o vereador Bruno Zancheta (PL) e membro o vereador André Rebello (DEM), esteve na EMEB Carmine Botta, para buscar soluções para os problemas enfrentados por toda comunidade escolar no dia a dia. Eles foram recebidos pela diretora da unidade escolar, Débora Ferri.


“Quando recebemos o pedido dos pais, professores, enfim, de todos os membros da escola para realização da visita, prontamente atendemos. A situação que nos deparamos é muito triste: falta de professores, salas de aulas precisando de reforma emergencial, além de tantas outras coisas. Isso é algo que não podemos admitir”, frisaram os parlamentares.


Eles fizeram questão de destacar o estado de abandono da piscina e reforçaram o agradecimento a todos os vereadores, pois, após a visita de vários parlamentares, a piscina foi limpa. “Ver uma piscina que seria de grande valia para a escola naquela situação que encontramos é inadmissível, servindo de criadouro da dengue. Depois da visita de nossa Comissão e de outros vereadores (Elton Carvalho, Tiago Parelli), a Secretaria de Educação está tomando as medidas cabíveis. Quando unimos forças, as coisas acontecem", argumentaram os parlamentares.

Publicado em Política
Segunda, 14 Março 2022 09:37

15ª Tratorada na Babilônia foi um sucesso

SÃO CARLOS/SP - Ontem, 13, nossa reportagem esteve no Santuário de Nossa Senhora Aparecida da Babilônia, e acompanhou a 15ª Edição da Tratorada.

O inicio do evento começou com uma missa campal, teve o tradicional desfile de tratores seguido da benção dos produtores rurais, o almoço caipira, leilão de brindes e música sertaneja.

O reitor do Santuário, Padre Everton Luchesi, disse que foi um evento muito bem organizado e planejado e nada saiu dos conformes.

- Quero agradecer a comunidade que abraçou o evento, a Comissão Paixão Sertaneja, a Polícia Militar, a prefeitura através dos agentes de trânsito, João Tratores e todos que fizeram o evento acontecer. O mais bonito foi ver as famílias reunidas e confraternizando. A renda será revertida para a manutenção do nosso Santuário e da Creche Divina Providência.

Publicado em Outras Notícias

EUA - Nesse último domingo (13), em entrevista concedida ao site “Comic Book”, Daniel Radcliffe comentou sobre os rumores de que interpretará o novo Wolverine, nas telonas do cinema. Vale lembrar que o ator é extremamente conhecido e reconhecido por seu papel como o bruxinho ‘Harry Potter’.

Embora Daniel possa parecer uma escolha um tanto quanto inusitada, alguns fãs acreditam que, com uma boa transformação, ele poderia facilmente entrar na pele do herói da Marvel, já que teria a altura certa em relação aos quadrinhos (baixinho).

 

Daniel Radcliffe fala sobre os rumores dele ser o novo Wolverine

À respeito dos burburinhos que rondam por aí, Radcliffe disse que não tem informações à respeito: “Muitas vezes, as pessoas chegam até mim comentando sobre esses rumores de Wolverine. Mas, eu não sei nada.“, comunicou logo a princípio.

 

Astro de “Harry Potter” diz não se imaginar sendo o ‘Wolwerine’

Em seguida, apesar de afirmar que gosta das teorias dos fãs, o ator revelou que não se imagina interpretando o herói de “X-man”: “Eu gosto que as pessoas digam que o Wolverine é um cara baixinho nos quadrinhos, então um cara baixinho também deveria interpretá-lo. Mas eu não me vejo no papel.“, disse.

Publicado em Celebridades

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Março 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.