fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quarta, 30 Março 2022

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, realiza nesta sexta-feira (01/04), a partir das 9h30, uma série de palestras e discussões sobre a conscientização do autismo com objetivo de reduzir a discriminação e o preconceito.

No próximo sábado, 2 de abril, será comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Instituído no fim do ano de 2007, pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data tem como principal objetivo conscientizar a sociedade para a questão, promovendo a reflexão e a inclusão. 

De acordo com a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Lucinha Garcia, a programação começará 9h30 e se estende até as 15h. “Já no sábado, dia 2 de abril, das 9h às 12h, programamos uma panfletagem no Mercado Municipal com distribuição de material educativo sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo ainda não é muito conhecido e a visão de muita gente é extremamente equivocada. Entendemos que o conhecimento é a melhor forma de combater o preconceito, garantir direitos e promover a inclusão”, explica a secretária.

O autismo é uma condição de saúde em que o indivíduo é afetado pela dificuldade de estabelecer comunicação, verbal e não-verbal, e, socialização. Mas os sintomas não são suficientes para incluí-los em nenhuma das categorias específicas do transtorno, tornando mais difícil o diagnóstico.

 A cor azul dentro do TEA, é porque no início dos estudos acreditava-se na maior incidência no sexo masculino. Hoje já se sabe que é encontrado igualmente em ambos os sexos. Outros símbolos bastante conhecidos, que também representam o autismo, são a peça de quebra cabeça e a fita de conscientização, que significam, respectivamente, a complexidade do autismo - e seus diferentes espectros, e a diversidade de pessoas e famílias que convivem com o transtorno.

A Secretaria Municipal de Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida está localizada na avenida São Carlos, nº 1.800, no centro.

Publicado em Cidadania

SÃO CARLOS/SP - No último sábado 26 de março a comunidade de Nossa Senhora do Carmo, São Carlos, celebrou seu cinquentenário com a presença de vários padres e de Dom Luiz Carlos.

O Bispo Diocesano, presidiu a celebração concelebrada com os padres presentes. Padre Pachielli e o Vigário Paroquial Padre Julio acolheram os fiéis presentes em grande número.

O pároco fez um resumo da história da Paróquia lembrando muito bem a participação dos fiéis em todos esses 50 anos. Um agradecimento muito especial aos padres da Congregação dos Passionistas que por 25 anos estiveram à frente da Paróquia A Paróquia Nossa Senhora do Carmo foi criada por decreto do Sr. Bispo Coadjutor, Dom Constantino Amstalden, no dia de São José, 18 de março de 1972.

Em seu agradecimento Padre Pachielli lembrou os padres que passaram pela Paróquia:

  • De 1972 a 1976: Padre Valério Mascarello
  • De 1976 a 1980: Padre Pedro Gabriel Gusso
  • De 1981 a 1984: Padre Carlos Negrão
  • De 1985 a 1989: Padre Jairo Dall Alba Foram 4 anos de grandes festas gaúchas.
  • De 1990 a 2001: Padre José Pedro de Araújo – Nossa Igreja pelos artistas Italianos, com o Padre José Pedro termina a sequência dos vigários passionistas.
  • De 2002 até 5 de abril de 2022: Padre Pachielli, o sacerdote completa 20 anos como Pároco desta comunidade paroquial de Nossa Senhora do Carmo.

Dom Luiz Carlos, nosso Bispo Diocesano falou da alegria e responsabilidade em celebrar 50 anos. Agradeceu todo comprometimento dos fiéis ao longo desses anos todos.

 

 

Diocese de SCB

Publicado em Cidadania

SÃO PAULO/SP - A advogada Deolane Bezerra movimentou seu Stories do Instagram na quarta-feira (30) ao reclamar do atendimento que recebeu em uma loja de grife do Shopping JK Iguatemi, em São Paulo.

Após ser mal recebida, a loira resolveu deixar as compras de lado: “Não comprei nem a bota nem a bolsa, porque o vendedor foi muito mal-educado. Ficou sem a venda e sem a comissão para largar de ser bobo”.

“Agora ele ficou com raiva grande de mim, ô praga da peste, quando fui sair da loja sai com tanta raiva quase dei com a cara no vidro, ainda bem que me avisaram. Olhei pra trás e falei: ‘sua praga não pegou'”, continuou ela.

A viúva de MC Kevin ainda revelou o motivo do desconforto: “Gente só porque eu quis gravar um stories, como sempre faço, quando venho nas lojas, eu faço as enquetes para vocês me ajudarem as coisas. Não pode filmar”, completou.

 

 

JETSS

Publicado em Celebridades

SÃO CARLOS/SP - Mais uma vez a equipe Canil da Guarda Municipal conseguiu apreender drogas em um ponto já conhecido de tráfico em São Carlos.

Os GMs estavam em patrulhamento, quando na Rua Riskalla Hadad, no bairro Romeu Tortorelli, avistou um sujeito em atitude suspeita, e o mesmo ao ver a viatura saiu correndo.

Com a ajuda da cachorra K9 Kyara, foi localizado nas imediações 47 pedras de crack, 13 pinos de cocaína, 61 invólucros de maconha e R$ 56,00 em dinheiro.

Tudo foi apreendido e apresentado à Central de Polícia Judiciária de São Carlos

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Nesta última 4ª feira (30), denuncias chegaram à Polícia Militar de que na Rua Thaynara Gabriely Pereira, no bairro Planalto Verde, em São Carlos, teria pessoas em posse de arma de fogo e um carro suspeito em uma casa.

Os Policiais foram averiguar, e chegando no local 4 pessoas foram abordadas e o veículo foi visto dentro de uma garagem. Na residência os Militares fizeram uma varredura e encontraram 10 munições calibre 45.

Segundo informações, o veículo em questão teria sido usado para alguns crimes, inclusive na morte do empresário de SP que ocorreu na Avenida Getúlio Vargas.

O carro foi apreendido e os suspeitos foram ouvidos pelo delegado e depois liberados. A DIG vai investigar o caso.

Publicado em Policial

Chamada para pacientes com dores provocadas por artrite localizada nas mãos

 

SÃO CARLOS/SP - Com base no desenvolvimento de várias pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por pesquisadores do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF), igualmente alocado nesse Instituto, tem sido possível, ao longo dos anos, instituir diversos protocolos e tratamentos para inúmeras doenças, numa contribuição importante para a área médica, visando suprir necessidades importantes na área da saúde no seio da sociedade. Terapias para minimizar os efeitos da Doença de Parkinson, na prevenção e combate à mucosite, no tratamento de dores provocadas pela fibromialgia, artrose e artrite e tratamento de câncer de pele não melanoma, além de vários tratamentos já realizados a pacientes com sequelas de COVID-19 - problemas respiratórios, vasculares e musculares, recuperação do olfato, paladar e tratamento de zumbidos no ouvido -, são alguns dos exemplos.

Neste contexto, o IFSC/USP, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de São Carlos (SCMSC) avança na criação de outros projetos na área da saúde, estando neste momento fazendo uma chamada para tratamento de 15 pacientes que tenham artrite nas mãos, um projeto inserido em uma nova linha de pesquisa que já contou com a participação de 60 pacientes que manifestaram, no final das sessões, uma melhora superior a 50% na manifestação de dor. Este novo tratamento (gratuito), que agora entra em uma segunda fase, visa reduzir ainda mais as dores provocadas pela doença nas mãos dos pacientes e que comprometem os normais movimentos articulares, sendo que, além de comprometer as articulações, há um forte impacto nos cotovelos e ombros.  

Os pacientes interessados em participar deste projeto deverão se cadastrar na Unidade de Terapia Fotodinâmica, localizada na Santa Casa da Misericórdia de São Carlos, através do telef. (16) 3509-1351.

Rui Sintra - Jornalista do IFSC/USP

O espetáculo com a Truks acontecerá no dia 2 de abril, sábado às 16h no teatro da unidade com venda de ingressos.

 

E se as histórias fossem diferentes?


SÃO CARLOS/SP - O espetáculo conta a bonita história do Planeta dos Aljenfios, onde seus habitantes são exatamente como as pessoas os imaginam. Porém, os problemas começam quando a fama do planeta se espalha pelo universo, e cada um dos milhares de viajantes estelares que se aproximam os imaginam de formas diferentes.

Não aguentando mais tantas mudanças e problemas, o Rei do planeta envia o Grande Sábio para o espaço, com a missão de encontrar uma solução. É aí, na solução encontrada, que falamos de forma sensível e poética sobre, não somente a aceitação com orgulho daquilo que somos, como sobretudo da beleza de aceitarmos também o outro, com todas as suas diferenças.
Espetáculo dinâmico e inovador que utiliza um recurso técnico que mistura bonecos com desenhos que são produzidos ao vivo, em cena.

A Cia Truks

Criada em 1990, a Cia Truks é referência nacional na arte do Teatro de Animação, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil. Recebeu os principais prêmios do segmento: Mambembe do MinC, APCA, Coca Cola de Teatro Jovem, O Teatro Cidadão, da Prefeitura de São Paulo, e o Estímulo da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, entre outros. Coordenou o Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação de São Paulo, espaço de referências desta linguagem artística, em projeto da Prefeitura do Município, entre 2002 e 2012. A Cia apresenta seus espetáculos de repertório em teatros, escolas, instituições e espaços de todo o Brasil. Além de participar de mostras e festivais em países do exterior, e em eventos e congressos vinculados à educação e à cultura. Paralelamente, ministra cursos e oficinas sobre o teatro para crianças, técnicas de animação de bonecos, objetos e figuras, além de cursos sobre procedimentos dramatúrgicos.


Ficha Técnica

Texto, Direção e Cenografia: Henrique Sitchin

Elenco: Henrique Sitchin e Gabriel  Sitchin

Criação e Animação das Figuras em Sombra: Valter Valverde

Iluminação e Trilha Sonora: Henrique Sitchin

Produção: Adryela Rodrigues

 

Serviço:

Data: dia 2 de abril, sábado.

Horário: 16h.

Ingressos: R$ 24,00 (inteira); R$ 12,00 (meia); R$ 12,00 (credencial plena). Gratuito para crianças abaixo de 12 anos.  Lugares limitados

Local: Unidade São Carlos – Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jd. Gibertoni – São Carlos – SP

Mais informações pelo telefone: 3373-2333

Publicado em Outras Notícias

SÃO PAULO/SP - O governador de São Paulo, João Doria, avisou seu vice, Rodrigo Garcia, que pretende ficar no cargo que deixaria nesta quinta (31) para disputar a Presidência. A surpreendente reviravolta abriu uma crise no PSDB, partido ao qual ambos são filiados.

A reunião entre ambos os políticos ocorreu por volta das 17h desta quarta (30) no Palácio dos Bandeirantes. A partir daí, uma romaria de aliados de Doria se formou à sede do governo paulista para tentar entender o movimento.

Doria cancelou dois eventos que teria nesta manhã e deve anunciar a desistência em uma entrevista marcada para as 16h. Ele avisou a seus aliados que irá anunciar a desfiliação do PSDB e acusar caciques do partido, Aécio Neves (MG) à frente, de o terem traído e forçado sua decisão.

Pessoas próximas a Rodrigo, que deixou o DEM no começo do ano passado após o partido rachar na disputa para a presidência da Câmara, chamaram Doria de traidor e coisa pior. Em resposta, ouviram que ele manteria a promessa de não disputar a eleição e apoiaria o vice para a disputa do governo estadual, conforme combinado desde 2018.

Ocorre que, nos planos do vice, tal disputa se daria com ele na cadeira de governador. Ele disse a amigos que não aceita concorrer com Doria no cargo.

Fora da cadeira de governador e com a rejeição anotada por Doria no estado, a situação do vice se complica bastante para disputar a vaga no segundo turno provavelmente contra Fernando Haddad (PT), hoje na mais confortável situação para ir à rodada final.

Alguns aliados ainda acreditam que Doria pode mudar de ideia, mas o estrago político está feito. A noite foi marcada por troca de telefonemas e mensagens de celular, poucas amigáveis. Um aliado muito próximo do governador se disse, nesta manhã de quinta (31), atônito com a decisão.

Afinal de contas, o tucano passou os três anos de seu governo prometendo não disputar a reeleição e indicando a disposição de tentar tirar Jair Bolsonaro (PL) da cadeira. Um aliado disse que ainda espera uma reversão até as 16h, quando Doria encerra um congresso de municípios no Bandeirantes.

Para ele, o objetivo do anúncio do governador é dar um xeque-mate no PSDB. Se foi isso, contudo, o tiro saiu pela culatra. Dois aliados tucanos de Doria, o chefe da Casa Civil Cauê Macris e o deputado Carlos Sampaio, foram à casa do irmão do governador, Raul, para tentar demover o político da decisão.

Explicaram que o apoio ao governo paulista na Assembleia Legislativa iria evaporar, implodindo todo o projeto de mais de duas décadas de poder do PSDB.

O partido está rachado desde as prévias vencidas por Doria no fim do ano passado, derrotando Eduardo Leite, o governador gaúcho que deixou o cargo na semana passada, mas permaneceu no partido com a promessa do grupo liderado pelo deputado Aécio Neves (MG) de tentar ter a legenda para disputar a Presidência.

Procurado, o governador não respondeu mensagens enviadas pela reportagem.

O desempenho fraco na última pesquisa Datafolha e o apoio de uma ala do partido à pretensão de Eduardo Leite (PSDB-RS) de virar a mesa das prévias tucanas e ser escolhido candidato ao Planalto estariam motivando o governador de São Paulo a abrir mão da disputa presidencial.

Leite renunciou ao governo do Rio Grande do Sul, anunciou que permanece no PSDB e disse que se vê em condições de ser candidato ao Planalto.

A mais recente pesquisa Datafolha mostra Lula (PT) com 43% das intenções de voto, contra 26% de Bolsonaro (PL), 8% de Sergio Moro (Podemos), 6% de Ciro Gomes (PDT), 2% de Doria e 1% de Simone Tebet (MDB).

Além disso, a rejeição de 30%, segundo a pesquisa Datafolha, atrapalha o plano do governador de se viabilizar como candidato da terceira via. Ele só perde nesse quesito para Bolsonaro e Lula, que são rejeitados por 55% e 37% respectivamente, segundo o levantamento.

Segundo aliados, Doria está particularmente frustrado com o fato de que seu esforço para trazer a vacina contra Covid-19 chinesa Coronavac ao país, efetivamente forçando o governo federal a investir no tema da imunização, não se materializou em apoio. O imunizante seria, em sua campanha, carro-chefe.

Em jantar de empresários em sua homenagem, na noite desta quarta (30), ao falar sobre a coligação apalavrada do PSDB com União Brasil e MDB, além da federação com o Cidadania, Doria afirmou que não precisa necessariamente ser o candidato. Ele citou os nomes de Moro e Tebet.

"Não é preciso ter a prerrogativa do eu, a prerrogativa é o Brasil, são os brasileiros. Temos que ter grandeza de alma", disse. "Essa grandeza exige desprendimento, exige a capacidade de enxergar adiante".

Doria afirmou que Lula e Bolsonaro são pesadelos, criticou os casos de corrupção no Ministério da Educação e a censura a artistas no Lollapalooza.

Segundo a revista Veja, durante o jantar, realizado na casa do empresário Marcos Arbaitsman, Doria reclamou muito do PSDB. Ele disse que está sendo traído pela articulação de Aécio e Leite.

Outro ponto que chamou a atenção na homenagem foi a ausência de Rodrigo. O vice-governador era presença confirmada, mas não apareceu. A possível desistência de Doria atrapalharia a estratégia eleitoral de Rodrigo, pré-candidato ao governo de São Paulo, pois ele deixaria de assumir o comando do Estado.

Rodrigo aparece com baixas intenções de voto, mas os aliados apostam que o jeito interiorano e o histórico de gestor público devem impulsioná-lo na corrida eleitoral.

No comando do governo, ele contaria com a máquina do Bandeirantes a seu favor, o que inclui distribuição de verbas a deputados e a prefeituras, por meio de convênios e obras.

Em ritmo de campanha, o vice já vinha cumprindo agendas de compromissos separadas de Doria, com viagens ao interior para liberar benesses e participar de inaugurações. Como mostrou a Folha, existe uma preocupação entre tucanos e aliados de que a rejeição a Doria contamine a campanha.

Os apoiadores de Doria estariam mobilizados para reverter a desistência da pré-candidatura.

Durante a semana, dois dos principais nomes da cúpula do PSDB, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o senador José Serra (SP), defenderam o respeito ao resultado das prévias, em uma tentativa de apaziguar a crise interna do partido.

 

 

FOLHA

Publicado em Política
Quinta, 31 Março 2022 08:56

Homem perde a vida durante pesca

SANTA ALBERTINA/SP - Um técnico de segurança do trabalho, de 57 anos, morreu durante uma pesca subaquática, em Santa Albertina, na noite da última terça-feira (29).

De acordo com o boletim de ocorrência, Ronei Alves Bilé estava em um rancho acompanhado de um colega e, durante a tarde, resolveu sair para praticar pesca subaquática.

Depois de um tempo, o amigo foi até o rio e encontrou alguns objetos boiando. Como não viu Ronei, pensou que ele poderia ter se afogado.

Os bombeiros foram acionados e, durante as buscas no rio, encontraram o corpo da vítima sem vida, a quatro metros de profundidade.

Um boletim de ocorrência foi registrado como morte suspeita e o caso vai ser investigado.

 

 

REGIÃOSP

Publicado em Outras Cidades

UCRÂNIA - A guerra na Ucrânia já está em seu segundo mês. Ainda sem o fim no horizonte, segue causando cada vez mais mortes e destruição. Entre humanos e também entre animais.

Pois um homem decidiu transformar a própria van em uma espécie de arca de Noé, com o objetivo de salvar 10 cangurus que viviam no zoológico Feldman Ecopark, em Kharkiv. O resgate aconteceu no último dia 24 e foi fundamental para salvar os animais dos bombardeios.

Para permitir que os bichos do zoo sobrevivam ao conflito, a equipe do local tomou a decisão de desesperada de soltar alguns animais nas florestas e também permitir a fuga de alguns deles que tiveram os seus abrigos destruídos pelas bombas.

 

 

TUDO BEM

Publicado em Meio Ambiente

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Março 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.