SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos informa nesta quinta-feira (16/04) a situação epidemiológica do município para o novo coronavírus (COVID-19).
São Carlos contabiliza 8 casos positivos, com 2 mortes confirmadas. Nesta quinta-feira (16/04) foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL) mais um caso positivo de uma mulher de 65 anos, que ficou internada e recebeu alta no fim de semana. Neste momento são 6 mortes SUSPEITAS em investigação.
Um homem, 95 anos, que estava internado desde 7 de abril morreu na noite de quarta-feira (15/04), porém o IAL liberou o resultado do exame e deu negativo para a COVID-19.
Subiram para 163 os casos suspeitos descartados, já que nesta quinta outros 41 exames negativos para a doença foram liberados pelo IAL e laboratórios credenciados.
Estão internadas 22 pessoas, sendo 10 adultos (enfermaria), 3 crianças (enfermaria), 7 adultos em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 2 crianças na UTI.
NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 1.317 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 1.003 pessoas já cumpriram o período de isolamento de 14 dias e 314 ainda continuam em isolamento. Essas pessoas não realizam mais exame para a COVID-19 (protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde).
O boletim emitido diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabiliza as notificações das unidades de saúde da Prefeitura, Hospital Universitário (HU), Santa Casa, rede particular e planos de saúde.
BRASÍLIA/DF – Após semanas de desavenças, o presidente Jair Bolsonaro demitiu o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, nesta quinta-feira, 16. O oncologista Nelson Teich vai assumir o cargo. O anúncio deve ser feito ainda nesta quinta-feira, 16.
Teich se reuniu com o presidente pela manhã, quando, segundo interlocutores do presidente, causou boa impressão. O médico foi consultor da área de saúde na campanha de Jair Bolsonaro, em 2018, e é fundador do Instituto COI, que realiza pesquisas sobre câncer. Teich teve o apoio da classe médica e contou a seu favor a boa relação com empresários do setor da saúde. O argumento pró-Teich no Ministério da Saúde é o de que ele trará dados para destravar debates “politizados” sobre a covid-19.
Em artigo publicado no dia 3 de abril em sua página no LinkedIn, o escolhido para a Saúde critica a discussão polarizada entre a saúde e a economia. “Esse tipo de problema é desastroso porque trata estratégias complementares e sinérgicas como se fossem antagônicas. A situação foi conduzida de uma forma inadequada, como se tivéssemos que fazer escolhas entre pessoas e dinheiro, entre pacientes e empresas, entre o bem e o mal”, afirma ele no texto.
Desde o início da crise do coronavírus, Mandetta e presidente vinham se desentendendo sobre a melhor estratégia de combate à doença. Enquanto Bolsonaro defende flexibilizar medidas como fechamento de escolas e do comércio para mitigar os efeitos na economia do País, permitindo que jovens voltem ao trabalho, o agora ex-ministro manteve a orientação da pasta para as pessoas ficarem em casa. A recomendação do titular da Saúde segue o que dizem especialistas e a Organização Mundial de Saúde (OMS), que consideram o isolamento social a forma mais eficaz de se evitar a propagação do vírus.
Os dois também divergiram sobre o uso da cloroquina em pacientes da covid-19. Bolsonaro é um entusiasta do medicamento indicado para tratar a malária, mas que tem apresentado resultados promissores contra o coronavírus. Mandetta, por sua vez, sempre pediu cautela na prescrição do remédio, uma vez que ainda não há pesquisas conclusivas que comprovem sua eficácia contra o vírus
As últimas atitudes do ex-auxiliar elevaram a temperatura do confronto e, na visão de auxiliares, o estopim da nova crise foi a entrevista dada por Mandetta ao programa Fantástico, da Rede Globo, na noite de domingo. O tom adotado pelo ministro foi considerado por militares do governo e até mesmo por secretários estaduais da Saúde como uma “provocação” ao presidente.
Na terça-feira, em entrevista da série “Estadão Live Talks”, o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que Mandetta "cruzou a linha da bola” quando disse, no domingo, que a população não sabe se deve acreditar nele ou em Bolsonaro. “Cruzar a linha da bola é uma falta grave no polo. Nenhum cavaleiro pode cruzar na frente da linha da bola”, explicou o vice. “Ele fez uma falta. Merecia um cartão”, continuou Mourão.
Auxiliares do presidente observam que Bolsonaro só não dispensou o ministro antes porque fazia um cálculo pragmático. Interlocutores dos dois lados afirmavam que tanto Mandetta como Bolsonaro estavam calculando a melhor forma de troca no ministério. Ambos queriam fugir do ônus da mudança de comando da saúde em plena covid-19.
Saúde. Sem citar o nome do oncologista Teich, que havia se reunido mais cedo com Bolsonaro, Mandetta afirmou que o então candidato à sua vaga é bom pesquisador, mas não conhece o SUS.
Mandetta disse que a sua equipe poderia ajudar na transição e até mesmo compor a próxima gestão da pasta. "Ajuda ai, Denizar, fica um tempo aí, se a pessoa te pedir. Cada um ajude com o que puder ajudar", disse Mandetta, dirigindo-se ao atual secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Denizar Vianna.
Vianna e Teich foram sócios no Midi Instituto de Educação e Pesquisa, empresa fechada em fevereiro de 2019.
*Por: Julia Lindner / ESTADÃO
Os novos respiradores e leitos foram colocados na UTI Cardiológica do hospital e oferecem tratamento mais eficiente e humanizado
SÃO CARLOS/SP - A Santa Casa recebeu do Rotary de São Carlos-Pinhal, em parceria com o Rotary Clube de Saronno, na Itália, 10 novas camas de UTI 2 respiradores de última geração para a UCO (Unidade Coronariana da Santa Casa, que funciona como uma UTI Cardiológica). O investimento total foi de R$ 180 mil reais.
Os 10 leitos, mais modernos, facilitam o trabalho dos funcionários e a movimentação dos pacientes para todos os setores de exames do hospital, sem ter que mudar de cama, como acontecia com as antigas. Além disso, por serem elétricas, possuem comandos automatizados, que permitem que os pacientes fiquem sentados como numa poltrona, a 90º graus, o que ajuda no processo de recuperação. Antes, para manter o paciente nessa posição, era preciso improvisar, colocando vários travesseiros nas camas antigas.
Os novos colchões também ajudam muito, já que são do tipo ‘casca de ovo’, que evita formação de feridas em pacientes.
“Nós começamos esse projeto em outubro de 2019, com mais uma grande ajuda do nosso clube irmão da Itália, Rotary Club de Saronno. Nossa intenção era trazer mais conforto para os pacientes da UCO, já que os leitos que haviam lá eram bem antigos e estavam em péssimo estado. Agora, com a pandemia do Coronavírus, temos ainda mais certeza de que fizemos o investimento certo na hora certa e ficamos muito felizes em saber que isso poderá ajudar e muito a nossa Santa Casa”, explica o atual presidente do Rotary de São Carlos-Pinhal, Paulo Ceneviva.
O coordenador das UTIs da Santa Casa, o médico Bento Gomes de Moraes Neto, afirma que os novos leitos “além de facilitar o trabalho dos enfermeiros, técnicos e fisioterapeutas, ajudam a acelerar a recuperação do paciente, já que colaboram para um atendimento mais qualificado e humanizado. Com isso, faz com que eles recebam alta mais cedo”.
Segundo o provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Júnior, “o Rotary Clube é hoje um dos principais parceiros da Santa Casa. Só o Rotary São Carlos Pinhal, além dessa doação dos leitos de UTI, ajudou o hospital a equipar a Sala Amarela do Pronto-Socorro, o Banco de Sangue e montar nova sala de parto na Maternidade. E nesse momento em que o mundo todo está concentrando esforços para enfrentar a pandemia do Coronavirus, esse apoio é ainda mais fundamental”.
SÃO CARLOS/SP - Um bueiro no meio da Rua Francisco Possa, no grande Santa Felícia, em São Carlos, está causando discussões e já ocorreram acidentes por lá, contou uma moradora que entrou em contato co a Rádio Sanca.
Nossa reportagem foi até a rua em questão ver a situação e ouvir a moradora, que segundo ela, o bueiro foi sinalizado por moradores, pois acidentes de motos já aconteceram por lá.
“Ivan Lucas, antes da sinalização alguns acidentes foram registrados aqui, depois os moradores sinalizaram com galhos, pedaços de madeiras e do jeito que dava. Um amigo entrou em contato com a prefeitura, tanto é que sinalizaram com o cavalete, mas um veículo acertou em cheio e quebrou o cavalete, conforme você vê nas fotos” disse moradora.
Nossa reportagem constatou que o bueiro está afundando e em volta um grande buraco está se abrindo, e a pergunta que fica é: Se a prefeitura já sinalizou significa que estão cientes do assunto, certo? E por que não vieram arrumar? Estão esperando um acidente mais grave?
Fotos: Ivan Lucas
SÃO PAULO/SP - Padre Fábio de Melo foi o convidado da live feita pela a apresentadora Márcia Goldschmidt, na noite de terça-feira (14). Na conversa, os dois falaram sobre diversos assuntos e um não passou despercebido: a revelação de que o sacerdote quase largou a batina por amor.
“Olha, eu já me apaixonei antes de me tornar padre e quase me decidi por sair. Eu fazia faculdade de Filosofia, eu vivi uma paixão muito avassaladora, que durou aí uns quatro, cinco meses”, relembrou o religioso.
Ele se sentiu à vontade para continuar e contou que na época, o Padre Leo – que foi muito presente em sua vida -deu um conselho pontual.”Ele virou e falou assim: ‘Você não vai deixar de viver esse amor. Você fez votos temporários, você ainda não é nada definitivo, você está ensaiando, vai que essa mulher é a mulher da sua vida’. Ele foi muito sábio em me aconselhar a viver aquela situação”, disse Fábio.
A identidade da grane paixão não foi revelada, sendo que foi ela que colocou um fim no romance. O sacerdote relatou que chorou muito por conta do episódio e que ela era uma mulher linda e inteligente.
De acordo com Fábio, eles se reencontraram dez anos depois: “Eu fui com um grupo de amigos para Florianópolis e um dia depois de assistir o filme “Dois Filhos de Francisco”, eu passei por uma loja no shopping e gostei de uma camisa. Entrei, experimentei várias camisas e pedi um desconto para a vendedora da loja. Ela disse que iria falar com a gerente e eu não era um padre conhecido, era recém-ordenado e aí a vendedora pediu um minutinho porque a gerente estava conversando com a supervisora e quem era a supervisora? Ela. Reconheci na hora.”
A surpresa foi grande para o padre, que até citou Tom Jobim na entrevista. Assista o trecho:
https://www.instagram.com/tv/B_A_F7NHk8t/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading
*Por: Gabriela Bulhões / PIPEIFY
PIRACICABA/SP - Os policiais militares do 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) descobriram uma central de distribuição de drogas, que funcionava em uma residência, no bairro Tatuapé, na tarde da última quarta-feira (15). No local, os policiais teriam localizado um tijolo de maconha, uma porção maior de maconha, sacola com cocaína, 286 trouxinhas de maconha, 48 pinos de cocaína, 25 pedras de crack, balança de precisão e embalagem de drogas. Um homem foi preso acusado de envolvimento com o tráfico de drogas.
Por volta das 10h30, os policiais faziam patrulhamento em local conhecido como ponto de tráfico de drogas, quando teriam avistado um homem, que trajava shorts jeans e camiseta listrada cinza e verde. Assim que percebeu a aproximação dos policiais, ele correu para os fundos da residência, mas foi alcançado pelos policiais. Durante busca pessoal nada ilícito, mas ele teria confessado que realizava o tráfico de drogas e apontou que no fogão, especificamente no forno, estaria uma mochila contendo drogas. No local informado pelo suspeito, os policiais teriam localizado as porções de entorpecentes. Algumas já estariam separadas para a venda e outras ainda seriam separadas em embalagens menores para a comercialização.
O homem foi encaminhado ao Plantão Policial, onde foi autuado em flagrante sob acusação de tráfico de drogas. O suspeito não quis informar quem seria o fornecedor dos entorpecentes.
*Por: Cristiani Azanha / JORNAL DE PIRACICABA
SÃO CARLOS/SP - O vereador Roselei Françoso (MDB) solicitou informações da Prefeitura de São Carlos sobre a distribuição de merenda escolar durante o isolamento social. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) garantiu os recursos para a aquisição de alimentos aos municípios que decretaram estado de calamidade, situação da cidade desde 10 de abril (Decreto 159).
O parlamentar elaborou um requerimento para questionar o município. “Minha ligação com a Educação é muito próxima e, por isso, sou muito procurado por professores, merendeiras e pais de alunos”, salienta Roselei. “Tem muitos servidores da educação que querem se voluntariar para ajudar em qualquer ação que venha a ser adotada”, frisa.
Para Roselei, embora as aulas estejam paralisadas totalmente desde 23 de março, muitas famílias com filhos na Rede Municipal de Educação têm na merenda escolar um importante complemento da alimentação diária. “O Poder Público precisa garantir essa alimentação”, explica, ao lembrar da Lei 11.947/2009, que criou o Programa Nacional de Alimentação Escolar.
A resolução publicada no dia 9 de abril pelo FNDE, além de garantir a transferência dos recursos para Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), sugere ao Poder Público local medidas para distribuição da merenda para se evitar aglomerações. “O FNDE sugere, inclusive, que o município mantenha a compra de alimentos da agricultura familiar como forma de incentivar a economia local”, explica Roselei.
No requerimento enviado à Prefeitura, Roselei também destaca que o governo estadual anunciou o programa Merenda em Casa para atender com R$ 55,00 apenas os alunos provenientes das famílias que recebem Bolsa Família, deixando de fora outros 4 milhões de alunos. “A Defensoria Pública entrou com uma ação e, num primeiro momento, conseguiu uma liminar que garantia o auxílio-merenda a todos os alunos, mas depois o governo estadual conseguiu derrubar”, explica.
A Prefeitura de São Carlos criou um Subcomitê Social, coordenado pela Secretaria de Assistência Social, para analisar todas essas situações. Para Roselei, como há verba específica do Governo Federal, é fundamental que as Secretarias de Educação e Agricultura e Abastecimento coordenem as ações relativas à merenda no período do isolamento social. “O Poder Público tem condições de articular esforços para atender os mais necessitados”, destaca.
RIO CLARO/SP - A prefeitura de Rio Claro ampliou a quantidade em estoque de medicamentos e insumos utilizados nas unidades de saúde. Muitos destes itens são fundamentais para o enfrentamento do coronavírus, como os equipamentos de proteção individual (EPI) utilizados pelos profissionais de saúde.
“Apesar das dificuldades financeiras, conseguimos manter um estoque relativamente grande de itens que são importantes para os atendimentos de saúde no município, especialmente os EPIs”, destaca o prefeito João Teixeira Junior.
Máscaras, aventais, macacões, luvas e toucas estão entre estes equipamentos que são utilizados por quem está na linha de frente nos atendimentos nas unidades de saúde. “Neste momento de pandemia a demanda por estes materiais aumentou muito e estamos trabalhando para manter o estoque do município abastecido”, acrescenta o prefeito Juninho.
Também foram adquiridos vários medicamentos, alguns deles distribuídos gratuitamente à população para tratamentos de hipertensão e diabetes, por exemplo, e também soro fisiológico e material de ortopedia.
“A estimativa é de que até dezembro o município tenha um investimento total de 7 milhões de reais em medicamentos e insumos”, informa Maurício Monteiro, secretário de Saúde. O material recebido já está sendo enviado às unidades de saúde. “A compra de medicamentos e insumos tem sido priorizadas para que possamos atender com qualidade a população”, finaliza Maurício.
*Por: PMRC
LEME/SP - Um cadáver masculino foi encontrado na área rural da cidade de Leme, na tarde desta última quarta-feira (15).
Segundo informações, o Corpo de Bombeiros foi acionado e quando chegou ao local, constatou-se que a vítima já estava sem vida e apresentava lesões na cabeça.
No local os Policiais Militares que atenderam a ocorrência, encontraram capas de sofá, com manchas de sangue. Após os trabalhos da Perícia Criminal, o corpo foi removido do local e encaminhado ao IML – Instituto Médico Legal onde deverá passar por necropsia para identificar as causas da morte.
O crime será investigado pela Polícia Civil. O nome da vítima não foi divulgado.
*Por: REPÓRTER BETO RIBEIRO
PORTO FERREIRA/SP - O prefeito Rômulo Rippa decretou estado de calamidade pública no âmbito do município de Porto Ferreira em decorrência da pandemia do novo coronavírus (covid-19).
A medida leva em consideração as diversas normativas já expedidas em níveis federal, estadual e municipal que tratam da grave situação de saúde pública vivenciada em todo o país e no mundo.
O objetivo é atender ao disposto no art. 65 da Lei de Responsabilidade Fiscal, que dispensa o atingimento dos resultados fiscais previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
A proposição decorre, especialmente, da necessidade de ações imediatas para enfrentamento da emergência de saúde pública ocasionada pela covid-19 e de seus impactos nas finanças públicas, como ampliação de gastos com despesas adicionais e redução de receitas e da arrecadação em razão da paralisação de diversas atividades econômicas.
Esta medida tem o objetivo de autorizar o município a atuar num regime diferenciado de execução orçamentária por conta da calamidade, com efeitos, por exemplo, nas metas fiscais e despesas de pessoal.
O decreto será submetido à análise da Assembleia Legislativa de São Paulo. Vale ressaltar que tanto o Governo de São Paulo, quanto a União, já decretaram o estado de calamidade pública.
*Por: Cléber Fabbri
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.