fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quarta, 27 Mai 2020

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirmou nesta quinta-feira (28/05) a situação epidemiológica do município para a COVID-19.
São Carlos está neste momento com 122 casos positivos para a doença (8 resultados positivos foram divulgados hoje), com 4 mortes confirmadas. 28 óbitos já foram descartados.
Dos 122 casos positivos, 96 apresentaram Síndrome Gripal e não foram internadas, 26 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 15 receberam alta hospitalar, 7 permanecem internados (3 UTI e 4 enfermaria adulto) e 4 positivos foram a óbito. 45 pessoas já se recuperaram totalmente da doença.
897 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus, já que hoje foram liberados outros 54 resultados negativos para a doença.
Estão internadas 19 pessoas, sendo 13 adultos na enfermaria (4 suspeitos e 3 positivos); 4 na UTI adulto (4 positivos, sendo 1 positivo de outro município e 4 suspeitos); na enfermaria infantil 2 crianças estão internadas com suspeita da doença. A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS está hoje em 33,4%.

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 2.656 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 2.354 pessoas já cumpriram o período de isolamento de 14 dias e 302 ainda continuam em isolamento.
A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal (febre, acompanhada de um ou mais sintomas como tosse, dor de garganta, coriza, falta de ar). 569 pessoas já realizaram coleta de exames, sendo que 474 tiveram resultado negativo para COVID-19, 76 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos positivos). 19 pessoas ainda aguardam o resultado.
O boletim emitido diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabiliza as notificações das unidades de saúde da Prefeitura, Hospital Universitário (HU), Santa Casa, rede particular e planos de saúde.

Publicado em Coronavírus

 

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Social, realiza nesta sexta-feira (29/05), às 10h, na base da Guarda Municipal, a entrega de armas de fogo para os agentes que passaram por treinamento técnico.
No último dia 2 de maio foi publicado no Diário Oficial do Município, o Decreto Nº 178, que regulamentou o porte de arma de fogo e munição pela Guarda Municipal de São Carlos, instituição criada pela Lei Municipal Nº 12.895 de 31 de outubro de 2001.
O decreto foi publicado considerando o disposto da Lei Federal nº 10.826/2003, que disciplina o registro e a posse de armas de fogo e dispõe sobre a aquisição, o cadastro, o registro, o porte e a comercialização de armas de fogo. Além disso, considerou o Acordo de Cooperação Técnica celebrado em 26 de março de 2019 com a Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal do Estado de São Paulo.
O porte de arma de fogo é pessoal, intransferível e revogável a qualquer tempo. A cautela de arma de fogo (fixa, diária, emergencial ou extraordinária) é ato consecutivo ao porte, pelo qual a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social cede ao Guarda Municipal o uso da arma de fogo de propriedade da Prefeitura de São Carlos.


Cautela fixa de arma de fogo é a cessão de armamento sem prazo determinado; cautela diária de arma de fogo, a cessão e devolução diária de armamento, que compreenderá o período entre a assunção do serviço e seu término; cautela emergencial de arma de fogo, a concessão extraordinária e imediata de nova arma de fogo ao Guarda Municipal envolvido em ocorrência policial que resulte na perda ou apreensão da arma de fogo.
“Vamos fazer a entrega de 60 revólveres calibre 38 que foram doados pela Prefeitura de Campinas, por meio da Academia da Guarda Municipal daquele município e de 50 pistolas Taurus, calibre 380, adquiridas com recursos do próprio município. Vamos fazer uma entrega rápida e sem a presença de todos os guardas para evitarmos aglomeração em virtude das determinações de distanciamento”, explica Samir Gardini, secretário de Segurança Pública.
A Guarda Municipal também adquiriu, com emenda do vereador e presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes, 4 armas calibre 12, mais potentes, para apoio e uso em situações mais complexas.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) São Carlos, comunica que iniciou nesta quinta-feira (28/05), a manutenção corretiva da bomba do poço do Centro de Produção, Reservação e Distribuição do Terra Nova.
A autarquia está trabalhando para que a substituição do equipamento de bombeamento seja realizada o mais rápido possível, porém a previsão é de que o serviço seja finalizado somente no domingo (30/05).


Durante esse período poderá ocorrer desabastecimento nos seguintes bairros: Terra Nova, Moradas 1, Moradas 2, Ipanema, São Carlos 3, Santa Angelina, Romeu Tortorelli e região do Santa Felícia. O SAAE também já providenciou carretas pipas para auxiliar no abastecimento.
A normalização do abastecimento ocorrerá de forma gradual. Em função das dificuldades geradas pela pandemia do novo coronavírus, o SAAE São Carlos solicita a compreensão e colaboração dos consumidores no sentido de utilizar água somente para tarefas essenciais.
Outras informações podem ser obtidas pelos usuários no serviço de atendimento pelo telefone 0800-111-064. A ligação é gratuita.

SÃO CARLOS/SP - Seguindo as orientações das autoridades civis e religiosas, a Diocese de São Carlos organiza o retorno das missas presenciais de forma limitada, organizada e gradual, desde que não firam as orientações e exigências das instituições municipal e estadual e, desde que se mantenha estável o quadro da pandemia do Covid-19.

O decreto publicado na manhã desta quinta- feira (27), por Dom Paulo Cezar Costa, Bispo Diocesano, flexibiliza missas com a presença de fiéis, devendo, porém, obedecer o limite máximo de pessoas seguindo as orientações dos especialistas de saúde e autoridades competentes de acordo com decretos municipal e estadual.

Além disso, os fiéis só poderão adentrar nas igrejas com máscaras, tendo que cumprir o distanciamento mínimo de 2 m entre cada duas pessoas. Ademais, todos que pertencem ao grupo de risco, devem na medida do possível permanecer em casa. Entretanto, encontros de pastorais, inclusive, a catequese, permanecem suspensos.

As orientações entram em vigor a partir desta quinta- feira dia 28 de maio de 2020, para os municípios onde já está autorizado a flexibilização e enquanto não for decidido em contrário pelo Governo do Estado.

Prot 136 – Decreto Episcopal

 

 

*Por: Sidney Prado

Publicado em Outras Notícias

A verba vai ser destinada para o custeio do Serviço de Nefrologia. O recurso foi depositado na conta da prefeitura em dezembro e ainda aguarda liberação

 

SÃO CARLOS/SP - A senadora Mara Gabrilli, do PSDB-SP, destinou emenda de R$ 300 mil reais para a Santa Casa, para o custeio do Serviço de Nefrologia do hospital. O dinheiro foi depositado na conta do município no dia 26 dezembro do ano passado e ainda depende da liberação da prefeitura.  

“Já visitei São Carlos algumas vezes e tenho muito carinho pela cidade e pela região. Conheço o importante papel que as Santas Casas realizam e sei de toda a dificuldade que existe para fechar as contas. Por isso, costumo destinar mais de 80% das minhas emendas parlamentares para a área de saúde em todo o estado de São Paulo. Espero que esse valor ajude a Santa Casa a atender bem e a melhorar a vida de muitos são-carlenses”, afirma a senadora.

O responsável técnico pelo Serviço de Nefrologia da Santa Casa, o nefrologista Douglas Pinotti, explica que, normalmente, nos serviços de hemodiálise, já se tem um gasto muito grande com material. Desde o material usado para fazer higienização do braço do paciente, o cateter que ele usa para fazer a hemodiálise, as agulhas que são descartáveis, as linhas de sangue que conectam o paciente à máquina e todos os materiais como luvas, máscaras, os aventais descartáveis. “E com a pandemia da COVID-19, esse consumo aumentou. Porque agora, estamos usando mais máscaras, luvas e aventais descartáveis. Por isso, essa verba vem em um momento muito propício e é primordial para garantir a manutenção do nosso atendimento de qualidade”.

A emenda é resultado do trabalho que vem sendo feito pela Santa Casa há quase dois anos, com a criação do Setor de Captação de Recursos. Em outubro, uma equipe do hospital - composta pelo diretor administrativo e financeiro do hospital, Odahi Leite Souza (representando o provedor Antonio Valério Morillas Júnior), Ariellen Fernanda Guimarães, coordenadora do setor de captação de recursos, e Marcos Daniel Sousa, assessor de captação de recursos - esteve em Brasília. “Participamos de uma audiência com a senadora Mara Gabrilli. E a senadora, sensível à causa da saúde e preocupada com as dificuldades das Santas Casas para manter as contas equilibradas, se prontificou a nos ajuda’, explica a coordenadora do Setor de Captação de Recursos, Ariellen Guimarães.

Para o provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Junior, “a emenda da Senadora Mara Gabrilli vai ajudar o hospital a enfrentar a pandemia da COVID-19. Os recursos vão ser fundamentais para manter o Serviço de Nefrologia, que funcionou de forma terceirizada por 30 anos e que assumimos há 1 ano. Nesse período, modernizamos os equipamentos e conseguimos reduzir a mortalidade de pacientes crônicos. Enquanto a média nacional gira em torno de 14%, na Santa Casa, esse índice é de 12%. E a ajuda da senadora, vai ser imprescindível para mantermos esse nível de qualidade”.

Publicado em Política

As doações são para ajudar o hospital e os profissionais no combate à pandemia

 

SÃO CARLOS/SP - Os Rotary Clubs de São Carlos e o Distrito 4540 entregaram para o hospital 8.210 máscaras e 12.900 luvas descartáveis. A doação foi feita pelo Fundo de Desastre do Rotary International: “ajudar a Santa Casa é fundamental pelo atendimento que o hospital está dando e salvando a vida das pessoas neste momento sem precedentes. Além disso, pela coragem e dedicação que todos os funcionários, que têm que se expor diariamente para cumprir essa missão. Os Rotary Clubs e as Casas da Amizade de São Carlos reconhecem isso e estão se empenhando em várias ações para ajudar”, afirma o Governador-Assistente, Guilherme Parsekian.

A LATAM AIRLINES de São Carlos também contemplou a Santa Casa com 150 máscaras modelo “Face Shield”. Essas máscaras protegem de forma mais segura a face dos profissionais que realizam procedimentos em pacientes com suspeita de COVID-19. Segundo o Gerente Sênior do Centro de Manutenção da LATAM, Marcos Melchiori, não foi preciso fazer nenhuma adaptação nas máquinas para a fabricação das máscaras: “nós confeccionamos as máscaras nas oficinas que, normalmente, fabricam peças para o interior de aeronaves. A mão de obra, as ferramentas e os materiais foram redirecionados para esta finalidade. Usamos os recursos que já tínhamos, como o ABS (um tipo de plástico resistente), usado para fazer braços de poltronas, mesas de refeição e outros. Estamos felizes em poder contribuir com a Santa Casa de São Carlos. Essa doação reforça o nosso compromisso de ajudar os profissionais da saúde a salvar vidas".

A Advogada Regina Oioli, preocupada com a proteção dos profissionais, doou duas bobinas com 100 metros de elástico, que vão ser usadas na confecção de máscaras: “mesmo em momentos difíceis, sempre temos algo a oferecer, seja algo material ou uma palavra de acolhimento. Essa é a importância da doação, pois sempre tem alguém precisando de ajuda”.

As Universidades também se uniram para ajudar a Santa Casa. Uma parceria entre o campus da Unesp em Araraquara e a UFSCar resultou na doação de 40 galões de 5 litros de álcool em gel: “buscamos entidades na cidade que precisavam desse produto. Contamos com a ajuda do Instituto de Química da UNESP em Araraquara e nos unimos na ação. Tivemos também o apoio da 3M do Brasil que doou os insumos para a fabricação do álcool gel e do Tenente-Coronel da Polícia Militar, Paulo Belonci, junto à Guarda Municipal de São Carlos, que viabilizaram a logística necessária para a entrega dos produtos”, explica o Doutorando da UFSCar, Eduardo Backes.

A Vice-Diretora do Instituto de Química da Unesp em Araraquara, Dulce Helena Siqueira Silva, conta que essa doação teve a participação de mais de 30 voluntários do próprio Instituto de Química e de empresas doadoras de insumos e embalagens para a fabricação e enchimento do recipiente com o produto: “inicialmente, recebemos a doação de álcool hidratado de uma usina. Já tínhamos alguns insumos e buscamos parcerias para a doação ou empréstimos de equipamentos, embalagens e espessante para a produção do álcool em gel. Sem essas parcerias, não conseguiríamos dar essa contribuição para ajudar na contenção da disseminação da COVID-19”.

O hospital recebeu outras doações de EPIs. O Tonin Superatacado doou 125 litros de álcool gel para a higienização das mãos dos profissionais e pacientes. De acordo com o gerente da unidade de São Carlos, Leandro Luiz da Silva, o Tonin Superatacado tem uma preocupação com a comunidade: “é um trabalho de responsabilidade social que a rede Tonin faz em todas as cidades onde atua. Nos preocupamos com toda a população e com o hospital. Essa foi uma forma que o Tonin encontrou de ajudar a combater e minimizar essa pandemia. Somos gratos por fazer parte da história da cidade”, conclui o gerente.

Continua depois da publicidade

SHOW VIRTUAL

O empresário Emerson Peronti organizou um show virtual, que aconteceu no dia 25 de abril e contou com a animação da Banda Vinil 78. Cerca de 1.700 pessoas assistiram à live. Durante a apresentação, foi possível arrecadar, através da vaquinha virtual, um total de R$ 2.865. Com esse valor, vai ser possível comprar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais que estão no trabalho de linha de frente.

“Como empresário da cidade, queria ajudar o hospital de alguma maneira. Pensamos em três critérios: ajudar o artista local, fazer a doação para uma Instituição de credibilidade e despertar um pouco de interesse nas pessoas sobre o trabalho da loja Peronti. A Santa Casa foi escolhida como parceira do show, por ser uma Instituição que inspira a confiabilidade que a gente queria levar para o evento, por ter uma tradição e por ser uma centralizadora de casos nesse momento de pandemia. O show virtual teve uma transmissão profissional e de qualidade e contou também com a doação do trabalho por parte da equipe técnica e também dos equipamentos.  Todos abraçaram essa causa”, conta Emerson.

 

DOAÇÃO DE FLORES PARA CAPELA E ENTREGA DE KITS DOS VOLUNTÁRIOS DO GRUPO DA SAÚDE  

A Capela São José da Santa Casa ganhou um pouco mais de cor. A Capelinha, como é conhecida, é visitada por pacientes e familiares e leva conforto espiritual e esperança em momentos difíceis diante das enfermidades. Pensando nisso, a gerente da Floricultura Águas Claras, Carolina Moraes, resolveu doar quatro vasos de flores para a decoração: “nosso intuito é sempre levar um pouco de alegria e cor pra onde a gente puder. As pessoas que frequentam a Capela, normalmente estão passando por situações delicadas. As flores são apenas um pequeno gesto para amenizar esses momentos de angustia e levar um pouco de alívio aos corações”, afirma Carolina.

Outra ação para levar um pouco de conforto espiritual para os profissionais e pacientes que estão no hospital, foi do Grupo da Saúde da Igreja Universal de São Carlos. Uma equipe com 14 voluntários se mobilizou e levou 120 kits de café da manhã para os profissionais do noturno. Além disso, o grupo se organizou em frente à Santa Casa, para orar pelos colaboradores do hospital: “fizemos um trabalho de valorização aos profissionais da saúde que estão nessa batalha contra o Coronavírus. Como nesse momento não podemos fazer as visitas religiosas, oramos do lado de fora pelos pacientes e profissionais. Temos que contar sempre com o poder da fé.  Tentamos mostrar o quão importante é o trabalho desses profissionais que tanto se dedicam pra ajudar a população” explica o Pastor, Robson de Lima Santana.

RECONHECIMENTO AOS PROFISSIONAIS

Como forma de valorizar e homenagear os profissionais pelo Dia do Enfermeiro(a), o proprietário da UltraEco Lavagem Ecológica de Veículos, Claudinei Martins Silveira, presenteou 10 profissionais com os serviços de lavagem completa, descontaminação, resina protetora e higienização dos bancos: “conheço bem as necessidades dos hospitais. Vendo a situação mundial, sei o quanto esses profissionais são necessários. Essa foi a maneira que encontrei para homenageá-los”.

Mais um morador de São Carlos demonstrou um gesto de solidariedade. O bombeiro aposentado, Rodrigo Lopes, contou com parceria do Laboratório Nobrevie e da Farmácia Magistral, para doar 100 unidades de creme hidratante para as mãos. “Trabalhei por quase 27 anos no Corpo de Bombeiros da cidade. Tenho uma relação muito próxima com o SMU e com a Santa Casa e sei o quanto é difícil trabalhar num hospital. Por isso, conheço de perto o trabalho desses profissionais. O fato deles estarem usando o álcool em gel em excesso, fazem com que as mãos fiquem ressecadas. Pensei em levar um cuidado maior pra eles com o apoio do Laboratório e da Farmácia. É importante que eles saibam que a população está torcendo por cada um eles e que logo tudo isso vai passar”, ressalta Rodrigo.

 

DOAÇÕES DE ALIMENTOS

E por mais uma semana, o Mesa Brasil do Sesc São Carlos ajudou a enriquecer a alimentação dos colaboradores e pacientes do hospital. O projeto, que visa recolher alimentos fora dos padrões de comercialização e destinar para as entidades, doou diversos tipos de legumes, frutas, verduras, mistura para bolo e 25 quilos de farinha de trigo. Além disso, foram doados vários tipos de salgados como empada, esfiha e kibe, que foram usados para complementar o chá da tarde dos pacientes

Publicado em Coronavírus

 

SÃO CARLOS/SP - Um capotamento de um Ford Escort aconteceu nesta quinta-feira (28) na Rodovia Washington Luiz, no Km 225 próximo ao Café BRAVA Gente em São Carlos.

Segundo apurado pelo repórter Maicon Ernesto, que esteve no local, o Escort seguia pelo sentido Interior / Capital, quando por motivos desconhecidos, próximo ao Café Brava Gente, o motorista perdeu o controle do veículo, atravessou o canteiro central e capotou na faixa que vai para a Capital / Interior.

A equipe de socorro foi acionada e a motolancia deu os primeiros atendimentos, auxiliada pela Polícia Militar Rodoviária.

A Unidade de Suporte Avançado (USA) do SAMU encaminhou a vítima para a Santa Casa com várias escoriações e desorientado. 

O resgate da concessionária que administra a rodovia e o resgate do Corpo de Bombeiros estiveram no local para dar apoio a ocorrência. 

Uma Auto Bomba e um Auto Tanque do Corpo de Bombeiros também compareceram ao local e tomaram todas as medidas de segurança para que um incêndio não se iniciasse, isolando a bateria do carro, jogando serragem na Rodovia para evitar novos acidentes. 

Publicado em Trânsito

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, finalizou no final da tarde desta última quarta-feira (27/05), a obra de recuperação das galerias e do leito do córrego do Gregório na rua São Paulo, na região do novo Fórum.

A obra foi necessária em virtude das chuvas do início do ano que estouraram as galerias de águas pluviais e causaram o desassoreamento dos córregos, um investimento de R$ 650 mil, com recursos do próprio município.

“Essa é outra obra emergencial de reparo aos estragos das chuvas que conseguimos fazer com recursos próprios, já que nem o Estado e nem a União nos enviaram qualquer recurso para essa finalidade. Também estamos trabalhando no desassoreamento de outros córregos, como do Monjolinho, na reconstrução de taludes e na construção de novos muros de contenção”, explica o secretário de Serviços Públicos, Mariel Olmo.

No desassoreamento de todos os córregos, com contenção dos taludes para segurar a erosão, a Prefeitura está investimento R$ 800 mil; na drenagem e recuperação das galerias pluviais mais de R$ 200 mil e na construção de novos muros e colocação de grades metálicas na beira dos córregos o gasto chega a R$ 400 mil.

O trânsito na rua São Paulo com a avenida Comendador Alfredo Maffei já está liberado nesta quinta-feira (27/05).

Vale ressaltar que a Rádio Sanca cobrou várias vezes por está obra, veja o vídeo abaixo.

 

Publicado em Política

MUNDO - A Rússia informou, nessa última quarta-feira (27), que decidiu adiar a cúpula dos países do Brics (bloco formado pelo Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul). A reunião estava marcada para julho, em São Petersburgo, mas teve de ser adiada em razão da pandemia do novo coronavírus.

A reunião dos chefes do Conselho de Estado da Organização de Cooperação de Xangai (SCO, na sigla em inglês) também foi adiada. Os eventos seriam realizados em São Petersburgo, de 21 a 23 de julho.

"As novas datas para as cúpulas serão determinadas dependendo do desenvolvimento da situação epidemiológica nos países do grupo e em todo o mundo", afirmou o comitê organizador em comunicado.

 

 

*Por Vladimir Soldatkin- Repórter da Reuters

*AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - Nas primeiras horas de hoje, 28, um Guarda Municipal acabou ferido ao tentar deter um bandido dentro de um comércio na região Central de São Carlos.

De acordo com informações, era por volta de 01h28 min, quando as câmeras de monitoramento da GM flagraram um criminoso arrombando as portas de uma loja na Rua General Osório. Imediatamente uma viatura se deslocou para o lugar e flagrou o sujeito dentro do estabelecimento. Um GM ao tentar deter S.W.M, de 38 anos, acabou caindo e ferindo o rosto.

O SAMU foi acionado e socorreu o Guarda Municipal, já o criminoso foi levado ao Plantão Policial, onde foi registrado a ocorrência, após isso foi recolhido ao Centro de Triagem de São Carlos.

O Guarda Municipal passa bem.

Publicado em Policial

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.