fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Segunda, 29 Março 2021

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos por meio da Secretaria de Comunicação enviou uma nota à imprensa afirmando que no período de 27 de março a 4 de abril, o comércio essencial e não essencial, incluindo bares e restaurantes, somente poderão atender por delivery, com proibição de retirada de produtos no local e por drive thru. Essa determinação fez com que o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SINHORES) entrasse com uma liminar pedindo a liberação ao menos do serviço de drive thru aos bares e restaurantes..A juíza da Vara da Fazenda Pública de São Carlos, Gabriela Muller Carioba Attanasio, concedeu a liminar ao Sindicato de Hoteis, autorizando o serviço no município, fato que havia sido vedado pelo prefeito Airton Garcia em decreto municipal. Na demanda movida à justiça, o sindicato alegou os inúmeros prejuízos causados pela pandemia de COVID-19.

O sindicato afirmou na liminar que “estamos enfrentando a pior situação desde o início da quarentena, mesmo estando na fase mais restrita do Plano São Paulo há meses. ” Segundo a juíza Gabriela: “...a cidade de São Carlos, mantida na fase vermelha desde o dia 06/02/2021, foi submetida à fase emergencial do Plano São Paulo e, não bastasse toda a dificuldade já vivida, sofreu mais restrições impostas pelo prefeito municipal, através do Decreto nº 156, de 25 de março de 2021, castigando ainda mais a categoria, obrigando muitos empresários a encerrarem suas atividades, pois não faturaram o suficiente para pagar suas contas”.

No pedido o sindicato propôs seja permitido que seus associados e sua categoria possam vender suas refeições através da modalidade drive-thru, (modalidade em que o cliente faz o pedido, realiza o pagamento e retira o produto de dentro do veículo). “Ressalta que tal restrição foi criação do Prefeito Municipal de São Carlos, não estando prevista no Plano SP, nem mesmo na fase emergencial e, portanto, em nada contrariando as ordens emanadas do Governo Estadual, segundo as quais, consoante se verifica no sitio do próprio Governo de São Paulo, a modalidade de retirada sem sair do carro (DRIVE-THRU) está expressamente autorizada. Por fim, sustenta que, não bastassem os argumentos fáticos e de desrespeito ao Princípio da Isonomia, o Decreto ora atacado se ressente de claro vício de inconstitucionalidade, posto que estabelece medidas que violam os direitos fundamentais do cidadão, tais como, restrição à fruição do direito ao uso da propriedade privada, o direito ao trabalho e circulação de pessoas, as quais não podem subsistir”, salientou a magistrada.

 “Assim, a fim de se preservar o exercício da atividade econômica dos estabelecimentos representados pela impetrante, mas, tendo em vista a velocidade e o exponencial de propagação do Covid-19, bem como o momento de pico da epidemia, noticiado pela imprensa, a liminar será concedida, para que possam exercer as suas atividades comerciais de forma pretendida, contudo, devem ser respeitadas todas as medidas sanitárias de higiene, prevenção e regras de distanciamento social recomendadas pelas autoridades competentes. Ante o exposto, concedo a liminar, a fim de autorizar os estabelecimentos comerciais (bares, lanchonetes, restaurantes e similares), representados pela impetrante, a funcionarem na modalidade “Drive Thru”, sem que o(s) consumidor(es) saia(m) do(s) carro(s), devendo ser adotadas todas as medidas sanitárias recomendadas pelas autoridades competentes, notadamente o uso de máscaras, para redução da transmissibilidade da covid -19 e regras de distanciamento social, enquanto executadas as atividades, de modo a preservar a saúde pública e prevenir a dispersão do vírus, sob pena de revogação da medida”, finalizou a juíza Gabriela Muller Carioba Attanasio.

A Rádio Sanca tentou contato com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura mas até o momento nenhuma resposta foi dada. A medida deve entrar em vigor assim que a Prefeitura for notificada da decisão da juíza.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP – A Rádio Sanca foi um dos primeiros veículos de imprensa a noticiar que os restaurantes populares estariam fechados no dia de ontem, segunda-feira (29) e que essa ação causou a revolta e indignação do secretário de Agricultura e Abastecimento, Paraná Filho.

Na oportunidade nós da Rádio Sanca entramos em contato com Paraná que afirmou que nos daria uma entrevista assim que tudo estivesse resolvido, também procuramos a secretaria de Comunicação, uma vez que foi citada na fala do secretário, afirmando que a secretaria de Comunicação era incompetente.

A nota da secretaria pode ser conferida clicando aqui.

O secretário Paraná Filho se reuniu com o vice-prefeito Edson Ferraz e o secretário de Governo Edson Fermiano e através de decreto, conseguiram fazer com que o serviço dos restaurantes e outras demandas da secretaria de Agricultura e Abastecimento fossem retomados, e nesta terça-feira (30) Paraná deu entrevista para a Rádio Sanca.

Durante a entrevista, Paraná Filho tocou em diversos pontos importantes que serão citados nesta matéria e podem ser conferidos em detalhe no vídeo da entrevista.

Kit da Merenda Escolar

Além dos restaurantes populares que tiveram seu funcionamento prejudicado, as entregas destes kits também foram prejudicadas, uma vez que o secretário Paraná afirmou que por conta do decreto a secretaria estaria fechada, e sem saber se a situação seria revertida ou não, ele não poderia autorizar que o caminhão com os kits viesse para São Carlos sem a certeza de tudo ocorrer da forma correta. A fala completa pode ser vista no vídeo.

Ovos de pascoa para as crianças da rede municipal

O secretário Paraná afirmou que neste ano de 2021 as crianças não receberão ovos na pascoa. Segundo ele, a melhor saída, principalmente com a pandemia e com a entrega dos kits da merenda marcadas para o dia 5 de abril, a melhor opção é entregar caixas de bombons no dia das crianças, por que não ovos de pascoa? A resposta pode ser conferida no vídeo da entrevista.

Estradas Rurais

O secretário Paraná também afirmou que pretende realizar grandes manutenções em duas principais estradas rurais de São Carlos, porém segundo ele, por conta do decreto mais um serviço foi prejudicado e atrasado, e Paraná dá mais detalhes do que será feito na entrevista feita com o Jornalista Ivan Lucas.

Veja a entrevista COMPLETA:

Publicado em Outras Notícias

ARARAQUARA/SP - Representantes do governo federal acionaram a Polícia Militar na noite de segunda-feira (29), depois que diversos outdoors contra o presidente Jair Bolsonaro foram instalados na cidade.

Com frases como “Bolsonaro seu governo é genocida”, o caso foi levado ao conhecimento dos delegados da Polícia Civil e da Polícia Federal.

Por conta de manifestantes e para evitar o tumulto a Polícia Militar foi acionada para a Rua Domingos Zanin, próximo ao hospital de campanha, para manter a ordem.

O outdoor considerado calunioso foi assinado pela UNE (União Nacional dos Estudantes).

O caso foi registrado como calúnia e injúria e será investigado pela polícia federal.

Após a saída das viaturas do local, militantes derrubaram e incendiaram o outdoor.

 

 

*Por: PORTAL MORADA

Publicado em Araraquara

SÃO CARLOS/SP - Os Policiais Soldado Trindade e Soldado Coutinho, estavam em patrulhamento e conseguiram deter um sujeito que estava sendo procurado pela Justiça.

Era por volta das 21h de ontem, 29, quando os PMs avistaram três pessoas na Rua Octávio da Silva, no bairro Cidade Aracy, região sul de São Carlos, e como estavam em atitude suspeita a abordagem foi realizada, porém nada de ilícito foi encontrado, mas após consulta via Copom, constou que E.A.S, 29 anos, estava sendo procurado pela Justiça no art.248.

Diante da situação o indivíduo foi levado ao Plantão Policial, e depois recolhido ao Centro de Triagem de São Carlos.

Publicado em Policial

Dentre outras atribuições, entidade titula especialistas da área e reúne cerca de 200 profissionais entre os associados

 

SÃO CARLOS/SP - O professor Tiago da Silva Alexandre, docente do Departamento de Gerontologia (DGero) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), foi eleito, na última semana, presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia em Gerontologia (Abrafige) para um mandato de dois anos. Além da experiência na gestão de outras entidades, Tiago Alexandre também tem forte atuação em pesquisas na área.

A Fisioterapia em Gerontologia atende a população idosa, ou seja, aqueles com mais de 60 anos de idade, e é uma especialidade recente, reconhecida há quatro pelo Conselho Federal de Fisioterapia. Os principais cenários de atuação dos profissionais da área são: hospitais, ambulatórios, clínicas, instituições de longa permanência para idosos, centros-dia, ambiente domiciliar, ensino, pesquisa e gestão de serviços.

"Entretanto, o mais importante é que esse profissional especialista, além de todo o conhecimento acerca do processo do envelhecimento, sabe lidar com as síndromes geriátricas, altamente prevalentes nessa população, e com a alta carga de multimorbidades que afligem o idoso, o que faz dele um profissional diferenciado dos demais", destaca o docente da UFSCar e novo presidente da Abrafige.

A Associação foi fundada em 2017 e, dentre suas finalidades, está reunir fisioterapeutas especialistas em Gerontologia de todo o território nacional para fins técnicos, científicos e culturais; contribuir para fortalecer e promover assistência qualificada na área tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) como no sistema privado; organizar, promover e realizar eventos; desenvolver e implementar estratégias para a capacitação e atualização de especialistas em Fisioterapia em Gerontologia, bem como estabelecer os critérios e as diretrizes de concessão do título de especialista e seus associados em conformidade com a legislação vigente. Informações completas sobre a Abrafige podem ser acessadas no site www.abrafige.com.br.

Eleição e propostas

A eleição do professor Tiago Alexandre e da nova equipe gestora foi realizada na última semana, de forma online, e contou com a participação de todos os associados que escolheram, por unanimidade, a chapa vencedora. O novo presidente da Associação considera que a vitória é reflexo de diversos fatores, como sua atuação na fundação da Abrafige; sua experiência como diretor científico da entidade nas duas primeiras gestões e seu conhecimento administrativo em outras sociedades; além da sua atuação acadêmica e como pesquisador. "Tudo isso permitiu que eu pudesse reunir um grupo que conduzirá os trabalhos de nossa associação nos próximos dois anos", refletiu.

Dentre as propostas da nova gestão, Tiago Alexandre destaca os desafios de aumentar o número de sócios e de titulados pelo Brasil; aprimorar o gerenciamento da entidade e ampliar a divulgação da especialidade; ofertar cursos de aprimoramento e realizar o I Congresso Brasileiro de Fisioterapia em Gerontologia. Além disso, o novo presidente cita a proposta de realizar a segunda prova de título de especialista da Associação, a articulação com cursos de Especialização e Residências em Fisioterapia em Gerontologia existentes no Brasil, e a defesa dos interesses técnicos e aprimoramento dos procedimentos da área junto ao SUS e à iniciativa privada. Além do professor da UFSCar, a chapa "Todos pela Especialidade" tem profissionais com atuação reconhecida em diversas regiões do Brasil. O grupo tomará posse em abril.

Currículo

Tiago Alexandre da Silva é fisioterapeuta, tem especialização em Gerontologia, realizou metrado e doutorado em reconhecidas instituições brasileiras e estrangeiras e fez pós-doutorado no Departamento de Saúde Pública e Epidemiologia da University College London (UK). Ele é docente do DGero da UFSCar e orientador permanente dos Programas de Pós-Graduação em Fisioterapia (Conceito 7 CAPES) e Pós-Graduação em Gerontologia (Conceito 3 CAPES) da Universidade, além de ter sido coordenador multicampi de acompanhamento de Programas de Pós-Graduação na Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Instituição, entre 2018 e 2021. Tem ampla atuação em entidades como Abrafige e a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Na área de pesquisa é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNpq (nível2), líder do Grupo de Pesquisa "Epidemiologia e Envelhecimento", desenvolvendo e orientando estudos em: Epidemiologia da Fragilidade e Estratégias de Enfrentamento; Envelhecimento Osteomuscular: Impactos Funcionais e Mecanismos de Reabilitação; Transtornos Mentais Neurocognitivos: Epidemiologia, Fatores Associados e Instrumentos de Avaliação; e Família e Cuidador. Além disso, o docente coordena o International Collaboration of Longitudinal Studies of Aging (InterCoLAging), um consórcio de estudos longitudinais de vários países, sediado no DGero, e coordena o estudo "Envelhecimento Musculoesquelético: repercussões metabólicas, funcionais e risco de mortalidade em pessoas com mais de 50 anos de idade", um Projeto Jovem Pesquisador financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Publicado em Educação

Ação é fruto da articulação entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Universitário

 

SÃO CARLOS/SP - Desde a semana passada, o Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar/Ebserh) está promovendo capacitações para médicos que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município e médicos residentes. As atividades são realizadas em encontros presenciais na Unidade de Simulação em Saúde (USS), que fica na área Norte do Campus São Carlos, seguindo todos os protocolos de segurança recomendados em virtude da pandemia de Covid-19.

As capacitações "Atuação médica na parada cardiorrespiratória" e "Acesso a vias aéreas superiores (intubação)" foram realizadas em cinco encontros com 33 médicos que atuam nas UPAs da cidade. Nas próximas duas semanas, outra turma de profissionais médicos e residentes participa de capacitações com a temática "Parada cardiorrespiratória e ventilação pulmonar". As capacitações consistem em aulas expositivas e práticas simuladas em manequins, orientadas por Paulo Ramacciotti, chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividades de pós-graduação do HU, e Paulo de Oliveira Vasconcelos Filho, docente do Departamento de Medicina da UFSCar.

A organização e realização das atividades também contam com o apoio de Rafael Luporini, docente do DMed e coordenador da USS, e a colaboração de Flávia Cassemiro, técnica de Enfermagem da Unidade. 

Thiago Russo, gerente de Ensino e Pesquisa do HU e docente do Departamento de Fisioterapia da UFSCar, fala sobre o objetivo das capacitações: "Apoiar a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Carlos na capacitação dos profissionais médicos que atuam nas unidades de pronto atendimento da cidade. Trata-se de uma ação importante que mostra a articulação entre SMS e a UFSCar".

Para Amanda Tobal Verro, médica de uma UPA de São Carlos que participou da primeira turma dessas capacitações, "o curso é de extrema excelência, fornecendo conteúdo teórico e prático, que não recebemos no nosso dia a dia. As aulas práticas tiveram conteúdo muito atualizado, tanto da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, quanto de sites internacionais que fornecem o conteúdo mais novo que existe". Além das novidades, a médica ressaltou a oportunidade de colocar em prática as técnicas de intubação e acessos centrais dos pacientes e também destacou a qualidade do material disponibilizado no curso. 

De acordo com Russo, novas capacitações serão oferecidas para atender outras demandas da SMS de São Carlos e também para outros grupos de profissionais, como os enfermeiros.

RIO DE JANEIRO/RJ - Pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) mostra que o plástico é responsável por 70% dos resíduos encontrados nos mares brasileiros. Segundo o estudo, realizado durante 2020, o isopor é o segundo resíduo mais presente, com participação de 10%.

Os dados, divulgados no último dia 25, são do projeto Lixo Fora D’Água, da Abrelpe, iniciado em 2018. De acordo com o levantamento, os resíduos coletados nas orlas das praias têm cerca de 10% de sua origem in loco, ou seja, nas próprias praias. O restante (90%) é proveniente de outras áreas urbanas.

“Constatamos que os resíduos no mar são predominantemente itens de consumo domiciliar. E os fragmentos de plástico e isopor deteriorados, por exemplo, indicam origem distante da praia”, destaca o diretor presidente da Abrelpe, Carlos Silva Filho.

Segundo a pesquisa, em 2020 houve uma queda drástica da presença no mar de itens como bitucas de cigarro, canudos e copos descartáveis. Em contrapartida, itens como tampinhas e lacres de garrafas plásticas continuaram a ser encontrados com frequência. Outros materiais também chamaram atenção, como sacolas plásticas de comércios e supermercados, hastes flexíveis, garrafas PETs, isopor, calçados e até assentos de vaso sanitário.

 

 

Bruno Bocchini - Agência Brasil

*PLANETA

Publicado em Natureza

OTTAWA/TORONTO - Autoridades de saúde do Canadá disseram que não oferecerão mais a vacina contra Covid-19 da AstraZeneca para pessoas com menos de 55 anos e solicitaram uma nova análise dos benefícios e riscos do imunizante com base em idade e gênero.

A decisão vem na esteira de relatos de coágulos sanguíneos raros, sangramentos e, em alguns casos, mortes após a vacinação, sobretudo em mulheres jovens. Nenhum caso do tipo foi relatado no Canadá, onde cerca de 307 mil doses da AstraZeneca já foram administradas.

"Estamos interrompendo o uso da vacina da AstraZeneca em adultos de menos de 55 anos à espera de uma análise adicional dos riscos e benefícios", disse o vice-chefe canadense de saúde pública, Howard Njoo, em uma entrevista à mídia.

O Conselho Nacional de Aconselhamento de Imunização (Naci), um grupo de especialistas independentes, informou que a taxa de incidência de coágulos ainda não está clara. Até agora, 40% das pessoas que os desenvolveram morreram, mas esta cifra pode baixar à medida que mais casos são identificados e tratados precocemente, disse a entidade.

"Com base no que se sabe neste momento, existe uma incerteza substancial sobre o benefício de se oferecer a vacina contra Covid-19 da AstraZeneca a adultos de menos de 55 anos", disse o conselho em uma recomendação por escrito.

A AstraZeneca disse em um comunicado que respeita a decisão do Naci e que está trabalhando ativamente com a avaliação das autoridades de saúde do Canadá. A farmacêutica britânica também reiterou que as autoridades do Reino Unido, da União Europeia e também da Organização Mundial da Saúde (OMS) consideram que os benefícios do produto superam de longe os riscos em todas as faixas etárias.

Mais tarde, Njoo observou que o Canadá está adotando esta abordagem "prudente" porque vacinas alternativas estão disponíveis – até agora, a maioria do suprimento canadense veio da Pfizer e da Moderna.

Pessoas com mais idade correm mais risco de hospitalização e morte da Covid-19, e a complicação parece ser mais rara nos mais velhos, disse o Naci, por isso podem receber a vacina "com um consentimento informado".

 

 

 

*Por David Ljunggren e Steve Scherer / REUTERS

Publicado em Saúde

ÁFRICA - O elefante-africano está à beira da extinção: essa é a conclusão do relatório publicado recentemente pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, em inglês) e estabelecido a partir de uma nova contagem do animal no continente. Se em levantamentos anteriores os elefantes encontrados eram considerados de uma única espécie, a nova contagem separa o animal em dois tipos diferentes – e ambos estão severamente ameaçados de desaparecer da natureza.

Enquanto os Elefantes-da-Savana (Loxodonta africana, em sua nomenclatura científica) viram sua população reduzir em 60% nos últimos 50 anos – e ser classificada como uma espécie “em perigo” – os Elefantes-da-Floresta (Loxodonta cyclotis), menores e comumente encontrados na selva da África Central e Ocidental, desapareceram em cerca de 86% ao longo do mesmo período, e se encontram na lista vermelha, entre as espécies mais ameaçadas. Segundo a estimativa, no início dos anos 1970 existiam cerca de 1,5 milhão de elefantes por toda África: em 2016 esse número havia caído para 415 mil.

A destruição do habitat do animal é outra ameaça determinante

Tal queda se acentuou especialmente a partir de 2008, por conta de um aumento sensível na caça ao animal, a fim de retirar e vender seu marfim: o pico de tal prática se deu em 2011, mas a ameaça segue até hoje. A invasão e destruição de seu habitat é outra ameaça crescente: atualmente os elefantes ocupam somente 25% de seu território original no continente africano, em queda que acompanha o ritmo do desaparecimento do maior animal terrestre do planeta.

Venda de marfim financia o terrorismo

Segundo Lee White, ministro da Água e Florestas do Gabão, um dos países que mais concentra populações de elefante no mundo, o marfim retirado ilegalmente dos animais é quase todo revendido para a Nigéria, e ajuda a financiar o Boko Haram, braço do Estado Islâmico que atua na África Ocidental, principalmente na Nigéria, em Chade e nos Camarões. “Por isso esta é mesmo uma guerra transfronteiriça contra o crime organizado e até contra o terrorismo”, afirma White.

“Transformámos biólogos em guerreiros, transformámos pessoas que se juntaram para observar os elefantes e trabalhar na natureza, nos parques nacionais, em soldados que foram para a guerra para garantir a sobrevivência dos elefantes”, diz o ministro, elencando algumas medidas de conservação tomadas no país, como a criação de reservas e santuários, vem trazendo bons resultados.

A caça para venda de marfim ameaça o animal e financia o grupo terrorista Boko Haram

“Precisamos acabar urgentemente com a caça e garantir que habitat seja suficiente para que os elefantes da floresta e da savana sejam conservados”, afirmou Bruno Oberle, diretor-geral da IUCN.

 

 

 

*Por: Vitor Paiva / HYPENESS

Publicado em Meio Ambiente

ÁSIA - Um novo estudo publicado pela revista científica Clinical and Experimental Otorhinolaryngology, que indicou que o recurso som ambiente do Samsung Galaxy Buds Pro é eficaz para ajudar pessoas com perda auditiva leve a moderada a ouvir melhor os sons ao seu redor.

A pesquisa foi realizada em parceria com o Centro Médico da Samsung, o hospital líder da Ásia com excelentes serviços de saúde e conclusões de pesquisas. O estudo avaliou a eficácia de um aparelho auditivo, um dispositivo de amplificação sonora pessoal e o Galaxy Buds Pro. De acordo com os autores, nenhum outro estudo havia incluído fones de ouvido sem fio ao avaliar o desempenho clínico dos aparelhos auditivos. O estudo é o primeiro a demonstrar o benefício potencial dos fones de ouvido sem fio para indivíduos com deficiência auditiva leve a moderada e que o dispositivo tem o potencial de melhorar a vida de 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo que atualmente vivem com algum grau de perda auditiva¹.

O Galaxy Buds Pro foi submetido a três testes principais: avaliação eletroacústica, avaliação de amplificação sonora e avaliação de desempenho clínico. Também foi descoberto que, ao usar o Galaxy Buds Pro, os indivíduos foram capazes de entender melhor as palavras faladas. Isso sugere que, junto com aparelhos auditivos e dispositivos de amplificação sonora pessoal, o Galaxy Buds Pro pode potencialmente fornecer benefício comunicativo para indivíduos com perda auditiva e, especialmente, para aqueles com perda leve e moderada.

As características eletroacústicas de cada dispositivo foram avaliadas para ver se atendiam aos principais critérios de desempenho para aparelhos auditivos: nível de pressão de saída do som, faixa de frequência, ruído de entrada equivalente e distorção harmônica total. Os resultados revelaram que o Galaxy Buds Pro atendeu a cada um desses quatro critérios, indicando que eles apresentam desempenho comparável aos aparelhos auditivos.

 

 

*Por: TechBreak

Publicado em Ciência & Tecnologia

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Março 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.