fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Terça, 30 Março 2021

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos publica na edição desta quinta-feira (01/04) do Diário Oficial do Município a alteração do dispositivo do Decreto Municipal Nº 167/2021 que dispõe sobre a adoção de medidas restritivas e temporárias de prevenção à disseminação do coronavírus.

Diante da existência da determinação judicial nos autos do processo nº 1002985-41.2021.8.26.0566, quanto ao permissivo de atividades na modalidade drive thru, o município revoga o decreto que proibia o sistema de vendas, ficando permitida a modalidade para as atividades consoante na disposição do Plano São Paulo.

Sonora com Presidente do Sincomercio de São Carlos, Paulo Roberto Gullo:

Publicado em Comércio

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos informa que o pagamento do salário referente ao mês de março dos servidores públicos municipais da administração direta e indireta será realizado até o 4°dia útil de abril, ou seja, até o dia 7 de abril, como permite a legislação.

Publicado em Outras Notícias

 

Nesta quinta a vacinação continua para idosos de 69 a 71 anos

 

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde informa que como a DRS III vai antecipar a entrega de novas doses de vacinas contra a COVID-19, a vacinação para idosos de 68 anos ou mais também vai ser antecipada para esta sexta-feira (02/04) e com plantão no sábado (03/04).

Tanto na sexta-feira (02/03) como no sábado (03/04) a vacinação vai ocorrer somente nos dois postos volantes na modalidade drive thru, localizados na FESC I, na Vila Nery e no Estádio Municipal Prof. Luís Augusto de Oliveira “Luisão”, na Vila Prado. O horário de vacinação será das 8h às 13h.

Também devem procurar os postos volantes idosos e profissionais de saúde que precisam receber a segunda dose de acordo com o agendamento da carteira de vacinação e pessoas com 69 ou mais que ainda não foram vacinados com a primeira dose.

O município vai receber mais 4.260 doses para essa etapa. A previsão é vacinar 1.904 pessoas com 68 anos. As outras 2.356 doses serão utilizadas para finalizar a imunização de idosos de 75 e 76 anos.

QUINTA-FEIRA – Nesta quinta-feira (01/04) a vacinação continua para a faixa etária dos 69 a 71 anos ou mais, porém também somente nos postos volantes da FESC e do Luisão, das 8h às 13h. Em virtude do ponto facultativo decretado nesta quinta-feira (01/04), as unidades de saúde não estarão abertas. Também podem receber a vacina os idosos e profissionais que já precisam receber a segunda dose da imunização.

Nesta faixa etária (69 a 71 anos) já foram aplicadas 5.142 doses da vacina, o que corresponde a 96,1% do público alvo, já que a previsão é imunizar 5.350 pessoas.

“Quem precisa receber a primeira dose no domingo (04/04) pode antecipar e nos procurar nos postos volantes tanto na quinta, sexta ou no sábado. Na segunda-feira (05/04) retornamos com os atendimentos nas unidades básica de saúde do Aracy, Vila Isabel, Azulville, Redenção, Botafogo, São José, Fagá e Santa Felícia. Nas unidades fixas o horário é das 9h às 13h.  Os postos volantes a partir de segunda também voltam a atender das 9h às 14h”, informa Denise Braga, diretora do Departamento de Gestão e Cuidado Ambulatorial.

É importante realizar o pré-cadastro do idoso no site www.vacinaja.sp.gov.br (não precisa levar impresso), o que agiliza o atendimento. No ato da imunização, é necessário que a pessoa apresente documento oficial com foto e CPF e, no caso dos idosos que agora receberão a segunda dose, devem levar também o cartão de vacinação. O idoso também deve preencher anteriormente o cadastro local no link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/VacinaJa e levar impresso. Quem não tiver como imprimir e for preencher o formulário no local, deve levar a própria caneta.

Quanto aos idosos acamados, o familiar ou responsável deve informar a condição de mobilidade no posto de saúde de referência durante a próxima semana. Com isso, a vacinação em domicílio será agendada pelos servidores da unidade.

Já os profissionais de saúde devem apresentar o próprio cartão de vacinação que comprova a data indicada de imunização, documento oficial com foto e CPF.

COMUNICADO FARMÁCIA DO CEME - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que nesta quinta-feira (01/04) e sexta-feira (02/04), a Farmácia do Centro Municipal de Especialidades (CEME), estará aberta das 7h30 às 12h30 para a entrega das medicações de urgência para as pessoas que passarem por atendimento no Centro de Triagem de Síndrome Gripal em funcionamento no Ginásio Milton Olaio Filho e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da Vila Prado, Santa Felícia e do Cidade Aracy. O Centro Municipal de Especialidades Médicas (CEME), fica localizado na rua Amadeu Amaral, 555, na Vila Isabel.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - O promotor de justiça, Mário de Paula, acompanhou na noite de terça-feira (30/03), os trabalhos da Força Tarefa de combate ao coronavírus no município. Entre as ações seguidas pelo promotor de justiça estava o trabalho de dispersão de pessoas aglomeradas e sem uso de máscaras em praças públicas, o funcionamento de lojas de conveniência após o horário permitido e a constatação de atividades religiosas.

Em São Carlos a Força Tarefa é composta pela Guarda Municipal, Departamento de Fiscalização, PROCON, Vigilância Sanitária e Polícia Militar. O trabalho é realizado por meio de câmeras do Centro de Controle Operacional da Guarda Municipal e a partir de denúncias de irregularidades de pessoas ou comércios que descumprem o que estabelece o Plano São Paulo e suas fases de restrições.

Durante o acompanhamento dos trabalhos, o promotor de justiça participou de blitz em locais alvos de denúncias e também visitou o Centro de Controle Operacional (CCO) da Guarda Municipal, destacando o apoio do Ministério Público junto ao município desde o início da pandemia no enfrentamento da doença.

“Com o aumento dos casos de COVID-19 em São Carlos, é muito importante que todas as instituições estejam voltadas para a importância do isolamento social e do cumprimento dos protocolos sanitários. Pelo que acompanhei, a Força Tarefa tem sido um grande instrumento de conscientização em São Carlos para conseguirmos um maior controle da pandemia”, parabenizou Mário de Paula.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Samir Gardini, mesmo com todas as restrições estabelecidas pelo Plano São Paulo e o intenso trabalho da Força Tarefa, ainda falta a conscientização das pessoas com a gravidade da doença. “É uma satisfação o município de São Carlos ser acompanhado de perto, e ter o apoio do Ministério Público nas ações de prevenção e conscientização no combate à doença. Infelizmente, como constatado pelo próprio promotor, muitas pessoas ainda não têm a consciência da gravidade da doença, o que torna o nosso trabalho difícil”, salientou Samir Gardini.

Publicado em Outras Notícias

 

SÃO CARLOS/SP - Com o objetivo de ampliar a qualificação profissional dos artistas do município, possibilitando-os a concorrer em editais diversos, o Departamento de Artes e Cultura, da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura, realiza a partir desta quinta-feira (01/04), um ciclo de encontros temáticos online em produção cultural.

Serão 12 encontros virtuais, conduzidos pela pesquisadora e produtora Cibele Ribeiro, em cada encontro será abordado um tópico específico. Não há necessidade de inscrição, os interessados poderão participar de quantos encontros quiserem, que acontecerão sempre às quintas-feiras, das 15h às 17h, em plataforma virtual, com link disponibilizado na página do CEMAC no Facebook,  http://facebook.com/cemac.saocarlos.

Cibele Ribeiro é artista da dança, diretora artística, pesquisadora e produtora. Mestre em Artes Cênicas pela UFRN e graduada em Ciências Sociais pela UNICAMP. Desenvolve a função de Parecerista/Curadora de projetos culturais desde 2015 e avaliou projetos culturais nas mais diversas áreas para os governos dos estados do Ceará, Paraná, Santa Catarina, Amapá e Distrito Federal, assim como para diversos municípios do interior de São Paulo, além de Belém (PA). Foi membro da Comissão Técnica de Avaliação dos projetos inscritos no Edital de Fomento da Lei Aldir Blanc – São Carlos.

“A qualificação profissional dos artistas do município é muito importante, ainda mais nesse tempo difícil que estamos passando com a pandemia. Logo no primeiro encontro vamos abordar os temas “desvendando a produção cultural, projetos culturais, leis de incentivo e editais”, garante o diretor de Artes e Cultura, Carlos Alberto Caromano.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirma nesta quarta-feira (31/03) mais 7 mortes por COVID-19 no município, totalizando 216 óbitos neste momento.

Nesta quarta-feira (31/03) foram confirmadas a morte de 3 pessoas no último dia 29 de março. O sistema E-SUS estava com problemas e as mortes foram lançadas somente hoje. Trata-se de homem de 87 anos, internado em hospital público em 23/03; de um homem de 79 anos, de São Carlos, internado em hospital de São Paulo em 18/03 e de uma mulher de 51 anos internada em hospital público desde 20/03.

Nesta terça-feira (30/03) faleceram mais 3 pacientes: homem de 77 anos, internado em hospital público desde 29/03; um homem de 62 anos, internado em hospital público em 06/02 e uma mulher de 76 anos, de São Carlos, internada em hospital de São Paulo em 12/03.

Já nesta quarta-feira (31/03) morreu uma mulher de 34 anos, com comorbidades graves, internada em hospital particular desde 15/03.

São Carlos contabiliza neste momento 13.944 casos positivos para COVID-19 (214 resultados positivos foram divulgados hoje), com 216 óbitos confirmados e 126 descartados.

Dos 13.944 casos positivos, 13.025 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 21 óbitos sem internação, 898 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 595 receberam alta hospitalar e 195 positivos internados foram a óbito.13.139 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 31.190 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (158 resultados negativos foram liberados hoje).

Estão internadas neste momento 131 pessoas, sendo 59 adultos na enfermaria (59 positivos). 7 pacientes estão em Unidades de Cuidados Intermediários (UCI), unidades para pacientes que recebem alta da UTI e ainda necessitam de cuidados. Na UTI adulto estão internadas 59 pessoas (58 positivos e 1 negativo). Na enfermaria/SUS estão internadas 24 pessoas. Na rede particular 39 pessoas estão internadas na enfermaria e 24 na UTI. Neste momento 4 crianças estão internadas na enfermaria SUS, todas com com resultado negativo.  2 crianças estão internadas em UTI/SUS com suspeita da doença.

16 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos, sendo 7 em UTI/SUS e 5 em UTI de hospital particular. Nenhum paciente de outro município está internado em enfermaria do SUS, 1 está em enfermaria de hospital particular e 3 estão em leitos de UCI.

A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS adulto está neste momento em 100% (35 adultos estão internados).

No total neste momento a cidade opera com 35 leitos de UTI/SUS para adultos, sendo 25 na Santa Casa (apesar de ter 30 vagas, somente 25 estão em operação. O hospital anunciou a falta de insumos e não retornou a admissão total de novos pacientes) e 10 no Hospital Universitário (HU).

UPAS/CENTRO DE TRIAGEM – Neste momento 14 pessoas estão sendo atendidas em leitos de estabilização: 2 na UPA do Aracy, 7 na Vila Prado, 5 na Santa Felícia. Nenhum paciente está neste momento em leito de estabilização do Centro de Triagem do Ginásio Milton Olaio Filho. Dos 14 pacientes, 4 são de alta complexidade.

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 54.481 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 51.982 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 2.299 ainda continuam em isolamento domiciliar.

A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal (quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre - mesmo que referida -, calafrios ou dor de garganta ou dor de cabeça ou tosse ou coriza ou distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos), sendo que 33.970 pessoas já realizaram coleta de exames, 25.105 tiveram resultado negativo para COVID-19, 8.692 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 173 aguardam resultado de exame.

O boletim emitido diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabiliza as notificações das unidades de saúde da Prefeitura, Hospital Universitário (HU), Santa Casa, rede particular e planos de saúde.

 

Publicado em Coronavírus

 

SÃO CARLOS/SP - Um grupo de amigos decidiu criar uma campanha dentro de uma plataforma de financiamento coletivo para ajudar a Santa Casa. A ideia é levantar recursos para a manutenção dos leitos de UTI COVID Adulto e da Unidade de Cuidados Intermediários do hospital.

“A ideia surgiu em um grupo de ex-alunos da Engenharia de Materiais pela UFSCar. E depois outros amigos aderiram. Temos um carinho muito grande por São Carlos. Depois de nos formarmos, cada um foi para um canto do país e temos amigos também no exterior. Com a repercussão internacional da crise pela qual passa a nossa saúde, inclusive na Santa Casa, resolvemos ajudar. E o jeito que encontramos foi através desse financiamento coletivo”, explica o engenheiro de materiais, Fernando Amancio Cruz.

A campanha foi disponibilizada em português e inglês, com o intuito de ser divulgada também no exterior. Para participar, é só clicar no link https://benfeitoria.com/Santacasaprecisadevoce e apoiar a campanha doando a partir de R$ 50.

“Esse apoio da comunidade é fundamental para que consigamos manter os nossos atendimentos. Desde o início da pandemia, o Ministério da Saúde tem repassado o valor de R$ 1600 de diária para um leito de UTI COVID. No entanto, com o agravamento dos pacientes, taxa de ocupação se mantendo em 100% e o aumento elevado dos custos com materiais e medicamentos, os nossos custos devem chegar a R$ 2.800 no próximo mês. Por isso, precisamos da ajuda de todos”, explica a Coordenadora Financeira e de Captação de Recursos da Santa Casa, Ariellen Guimarães.

 

SERVIÇO:

CAMPANHA EMERGENCIAL EM PROL DA SANTA CASA

https://benfeitoria.com/Santacasaprecisadevoce

 

Central de Captação de Recursos da Santa Casa

(16) 3509-1270 / (16) 99230-9294 (WhatsApp).

Segunda a Sexta-feira, das 8 às 20h

Aos sábados, das 8h às 14h.

 

 

Publicado em Outras Notícias

BRASÍLIA/DF - O presidente da República, Jair Bolsonaro, o ministro da Cidadania, João Roma, e os presidentes da Caixa, Pedro Guimarães, e da Dataprev, Gustavo Canuto, anunciaram hoje (31) que o pagamento do auxílio emergencial começa na próxima terça-feira (6).

Confira o pronunciamento:

No último dia 26, foi publicado decreto que regulamenta o pagamento do auxílio emergencial 2021, instituído no último dia 18 de março por meio de Medida Provisória.

O apoio financeiro será pago a trabalhadores informais de baixa renda e aqueles inscritos em programas sociais como o Bolsa Família, caso o novo benefício seja mais vantajoso.

 

 

*Por Agência Brasil

Publicado em Economia

Em parceria com o projeto Empoderando Refugiadas, empresa emprega mulheres com deficiência, doenças crônicas, mais de 50 anos e LGBTQIA+, promovendo a interiorização voluntária de 38 pessoas

 

SÃO CARLOS/SP - Focada em trazer ainda mais diversidade para o quadro de colaboradores e aumentar a capacidade e a entrega de valor da Iguatemi, a rede de shoppings encontrou no projeto Empoderando Refugiadas a inclusão transversal que promove em seu Comitê de Equidade.  A iniciativa, em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Rede Brasil do Pacto Global e ONU Mulheres, formou em dezembro de 2020 uma turma inédita que incluiu mulheres refugiadas com deficiências, doenças crônicas e/ou com necessidades especiais. Participaram também outras refugiadas que possuem familiares com deficiências e são as únicas provedoras de renda da família, representantes dos pilares geracionais (50+) e LGBTQIA+. A Iguatemi, juntamente com o Facebook, foi patrocinadora e contratou onze participantes.

“Começamos a jornada de inclusão com a mobilização do Comitê de Equidade para olharmos para nossos indicadores internos: mulheres e negros em liderança, pessoas com deficiências, entre outros. Vimos que os pilares são interseccionados e não precisam estar separados porque a realidade não é assim. Então, decidimos trazer a diversidade de forma transversal, para aumentar nossas perspectivas com projetos de maiores impactos, como é o caso do Empoderando Refugiadas”, explica a diretora de Recursos Humanos da Iguatemi, Vivian Broge.

A Iguatemi apostou na iniciativa como forma de capacitar mulheres refugiadas que estavam vivendo em abrigos na cidade de Boa Vista, Roraima. A companhia contratou 10 participantes, além do esposo de uma refugiada que está no final da segunda gestação - e tem um filho de dois anos com múltiplas deficiências.

Com o apoio da Operação Acolhida (força-tarefa humanitária coordenada pelo Governo Federal com o apoio do ACNUR, de outras agências da ONU e de mais de 100 entidades da sociedade civil) no processo de documentação e traslado, o grupo de 38 pessoas, entre contratadas e familiares, chegou em São Paulo no dia 25 de fevereiro e foi recebido pela equipe do ACNUR. As famílias foram abrigadas nos centros de acolhida Aldeias Infantis e Madre Assunta e recebem desde então um auxílio financeiro mensal complementar do ACNUR para apoiar a mudança e adaptação na nova cidade. As famílias contarão ainda com o apoio do projeto Acolhidos por Meio do Trabalho, iniciativa da Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI), responsável por auxiliar a busca de casas, custeio e mobiliário da moradia por três meses e por prestar assistência social ao grupo.

A contratação não é a última etapa do projeto Empoderando Refugiadas. Quando a empresa confirma a aprovação das mulheres no processo seletivo, é preciso prepará-las para a mudança até a cidade de destino, neste caso, São Paulo. Ainda em Boa Vista, as participantes fizeram exames admissionais, abriram suas contas bancárias e atualizaram a documentação pessoal e da família para a interiorização.

Dennys del Valle Diaz, 34 anos, é mãe de duas adolescentes gêmeas de 17 anos que tiveram paralisia cerebral no nascimento. Dennys, por sua vez, teve que passar por uma operação em decorrência de um câncer. Elas deixaram a Venezuela pela dificuldade em seguir com os tratamentos de saúde. As três participaram da capacitação oferecida pelo Empoderando Refugiadas e receberam resultado positivo da entrevista que fizeram com o Iguatemi. Junto da avó, elas se mudaram para São Paulo. 

“Decidi participar do Empoderando Refugiadas porque considerei que teria uma nova oportunidade para avançar e assim recomeçar minha vida junto de minhas filhas e minha mãe. É um presente de Deus porque pensei que já não teria possibilidade de estar novamente no mercado de trabalho. Achava que seria difícil alguém me contratar pela minha condição de saúde. Também considero uma oportunidade para as minhas filhas que são muito novas e têm esperança de ter uma vida melhor. Quero vê-las na universidade”, planeja Dennys. 

Atualmente, Dennys trabalha no setor de limpeza do shopping JK Iguatemi, enquanto Deneida atua no fraldário e Denice é jovem aprendiz no Iguatemi São Paulo. A mãe conta que tem interesse em seguir no trabalho, buscar crescimento na empresa para conquistar estabilidade e oferecer uma vida com segurança à família. Além das gêmeas que a acompanham na jornada, Dennys tem uma filha de 19 anos que ficou na Venezuela.

O projeto Empoderando Refugiadas é um evidente exemplo de diálogo com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente no Objetivo 5, que lida com a Igualdade de Gênero. “A igualdade de gênero é um direito humano fundamental e, além disso, é a base necessária para a construção de um mundo pacífico, de ideias propositivas e de relações sustentáveis. O esforço de alcance do ODS 5 é transversal à toda Agenda 2030 e requer que não somente as agências da ONU se engajem, assim como os setores públicos, privados e a academia para efetiva promoção do empoderamento de todas as mulheres e meninas, em todos os níveis”, afirma Maria Beatriz Nogueira, chefe do escritório do ACNUR de São Paulo.

A quinta edição do projeto ocorreu em Boa Vista entre setembro de 2020 a março de 2021. Foram oferecidas 70 vagas de formação para mulheres refugiadas em situação de vulnerabilidade. Deste total, 62 receberam o certificado do Senac Roraima pelo curso de Atendimento e Vendas e 32 foram contratadas pela Iguatemi, Lojas Renner, Unidas e Drogaria São Paulo. Mais de 180 pessoas foram interiorizadas para São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. A edição conta com apoio de Facebook, Sodexo, Unidas, MRV, Uber, Iguatemi e Lojas Renner. O projeto é executado em parceria com a AVSI Brasil, Operação Acolhida, Círculos de Hospitalidade, ADRA, Cáritas, Programa de Apoio à Recolocação de Refugiados (PARR) e Foxtime. 

Para saber mais sobre a contratação da Iguatemi e como o setor privado pode assumir responsabilidade na promoção de conhecimentos e na contratação de pessoas refugiadas, acesse www.empresascomrefugiados.com.br

 

 

 

*Por Yana Lima

Publicado em Comércio

SÃO CARLOS/SP - Um assalto deixou moradores no mínimo assustados na madrugada desta quarta-feira (31), na Rua Miguel Ruggiero, no bairro Jardim Novo Horizonte, em São Carlos.

Os moradores entraram em contato com a Radio Sanca para relatar o ocorrido e segundo eles, por volta das 4h, dois meliantes encapuzados e armados adentraram na casa e fizeram um ‘limpa’, levando pertences, botijão de gás, micro-ondas, forno elétrico e um veículo Fiat/Strada de cor prata, placas EAH – 9896.

Ninguém ficou ferido, porém aterrorizados.

Várias matérias já foram escritas de roubos e furtos em residências do Jardim Novo Horizonte e Jardim Tijuca, e segundo moradores, a maioria dos crimes foram registrados em boletim de ocorrência, mas aparentemente o 38º BPMi e a Guarda Municipal não aumentaram o patrulhamento na região.

“Pedimos pelo amor de Deus para um maior patrulhamento, pois nosso bairro é um pouco afastado da região central, mas é entrada e saída de duas grandes rodovias, ou seja, fácil para bandido vir assaltar e se evadir. Não aguentamos mais perder tudo o que conquistamos e sofrer ameaças de morte” desabafou a moradora.

Publicado em Policial

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Março 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.