fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Segunda, 08 Março 2021

 

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirma nesta terça-feira (09/03) mais uma morte por COVID-19 no município, totalizando neste momento 153 óbitos.

Trata-se de uma mulher de 77 anos, internada em hospital público em 08/03 com resultado positivo para COVID-19 e óbito no mesmo dia.

São Carlos contabiliza neste momento 10.985 casos positivos para COVID-19 (161 resultados positivos foram divulgados hoje), com 153 óbitos confirmados, 2 suspeitos e 119 descartados.

O óbito suspeito é de uma mulher de 33 anos que procurou atendimento na UPA do Santa Felícia nesta terça-feira (09/03) e que evoluiu a óbito. A coleta de material foi realizada e neste momento a Vigilância Epidemiológica aguarda o resultado do exame. A VIGEP também aguarda o resultado do exame de um homem de 79 anos, internado em hospital privado em 08/03 e óbito no mesmo dia.

Dos 10.985 casos positivos, 10.323 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 12 óbitos sem internação, 650 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 441 receberam alta hospitalar e 141 positivos internados foram a óbito. 10.351 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 28.239 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (121 resultados negativos foram liberados hoje).

Estão internadas neste momento 96 pessoas, sendo 40 adultos na enfermaria (37 positivos, 2 suspeitos e 1 negativo). Na UTI adulto estão internadas 55 pessoas (53 positivos e 2 suspeitos). Neste momento 1 criança está internada na enfermaria com resultado negativo para a doença. Nenhuma criança está internada na UTI. 22 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos, sendo 11 em UTI/SUS e 4 em UTI de hospital particular. 3 estão internados em enfermaria do SUS e 4 em enfermaria de hospital particular.

A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS está hoje (contabilizando os 4 leitos de pediatria SUS e os 40 de adultos) em 93,2% (41 pessoas estão internadas em leitos de UTI/SUS). Se contabilizarmos somente leitos de UTI/SUS adulto (40 leitos no total) o índice fica em 100%. Na enfermaria/SUS estão internadas 19 pessoas. Na rede particular 22 pessoas estão internadas na enfermaria e 14 na UTI.

Neste momento1 paciente com outras enfermidades, internado em UTI geral, foi testado e o resultado foi positivo para o novo coronavírus. O paciente permanece isolado na UTI geral, porém aguarda transferência para a UTI/SUS COVID-19.

O município conta hoje com 44 leitos UTI/SUS, sendo 10 para adultos no Hospital Universitário (HU) e 34 na Santa Casa (30 leitos na ala adulto e 4 na ala pediátrica).

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 47.816 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 44.843 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 2.973 ainda continuam em isolamento domiciliar.

A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal (quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre - mesmo que referida -, calafrios ou dor de garganta ou dor de cabeça ou tosse ou coriza ou distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos), sendo que 29.362 pessoas já realizaram coleta de exames, 22.294 tiveram resultado negativo para COVID-19, 6.824 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 244 aguardam resultado de exame.

O boletim emitido diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabiliza as notificações das unidades de saúde da Prefeitura, Hospital Universitário (HU), Santa Casa, rede particular e planos de saúde.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - Com a proximidade do Dia Internacional do Consumidor, celebrado no dia 15 de março, os comerciantes de São Carlos estão investindo em lives promocionais e sorteios para atrair os consumidores por meio das vendas online, nesse momento de fase vermelha que a cidade enfrenta em decorrência da pandemia da COVID-19.

Na Sumirê haverá promoções diárias e sorteios semanais de kits para atrair o consumidor. Segundo o diretor da perfumaria Danilo Loretto a saída para driblar a crise econômica e sanitária foi investir nas mídias digitais, na criação de um catálogo online e nas lives commerces. “Estamos investindo em promoções diárias de produtos, sorteios e ativações estratégicas de marketing em nossas redes sociais para reforçar nossa presença online e estimular as vendas pelo nosso delivery”, destacou Loretto.

Ele conta que os investimentos vão além, com o treinamento da equipe para realizar o atendimento pelo sistema de delivery e por meio da contratação de uma plataforma online para agilizar e padronizar o atendimento, e também acompanhar os pedidos via WhatsApp. “Todas essas ações têm nos ajudado bastante, porém nada substitui o atendimento presencial em nossas lojas. O apoio da ACISC é fundamental neste momento, mas sobretudo a união dos comerciantes e apoio dos clientes”, salientou o diretor.

Nesse sábado (13) a Ótica Vitória São Carlos vai realizar uma live com lançamentos e promoções. Na Live também será realizada um sorteio de um óculos de sol da grife Carmim. Nesse período de pandemia a Consultora e Técnica, Cristina Rocha diz que o atendimento está sendo realizado principalmente via whatsapp. “Por esse meio disponibilizamos diversos catálogos para os nossos clientes com as fotos de algumas peças, caso goste, ele nos envia a foto e assim já passamos o seu valor”, disse Cristina.

Ela ressalta que o consumidor também pode enviar uma foto da sua receita médica e fazer orçamento do preço de suas lentes. “Com essa situação delicada começamos a trabalhar com o serviço de leva e traz, no qual o motoboy faz a retirada do produto e entrega assim que fica pronto. Também trabalhamos com o atendimento em domicilio, nesse atendimento separamos algumas peças relacionadas com o gosto do cliente e vamos até a sua residência, para que ele possa escolher a armação, tudo é feito seguindo as recomendações de prevenção à Covid-19”, acrescentou a consultora.

Para apoiar os comerciantes a ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) lançou a campanha denominada: “Apoie o comércio de São Carlos, faça as suas compras online”, que visa informar e conscientizar o consumidor a fazer as suas compras online, destacando as vantagens das compras pelo aplicativo Whatsapp, lives commerces e pelos sistemas de delivery e drive-thru nesse período de pandemia. “Estamos apoiando todas as formas seguras de vendas e incentivando a mudança de hábito dos consumidores, além de reforçar a facilidade que a compra online oferece assim como a segurança”, reforçou o presidente da entidade José Fernando Domingues.

Publicado em Comércio

SÃO CARLOS/SP -  A Prefeitura de São Carlos, por meio da Vigilância Epidemiológica informou na manhã desta terça-feira (9) os números da vacinação contra o COVID-19 no município de São Carlos.

Até o momento já foram vacinadas 24.066 pessoas, sendo elas profissionais da saúde e idosos.

Dos Profissionais de saúde 8,617 já tomaram a 1ª dose e 6.239 já tomaram a 2ª, totalizando 14.856 profissionais da saúde imunizados em São Carlos.

Já os idosos foram 9.160 idosos imunizados com a 1ª dose e até o momento só 50 idosos até esta terça-feira (9) foram imunizados com a 2ª dose, totalizando 9.210 idosos que já tomaram a vacina no município.

O governo de São Paulo já anunciou que na próxima segunda-feira (15) ira iniciar a imunização dos idosos de 75 e 76 anos, mas São Carlos ainda não fez nenhum anuncio oficial, uma vez que depende da chegada de mais vacinas no município.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, realizou neste mês de março a instalação de placas informativas em 60 escolas municipais e estaduais com os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Organização das Nações Unidas (ONU 2030).

A implantação de painéis com os objetivos do desenvolvimento sustentável ODS -17 - 2030 das Nações Unidas, tem como finalidade promover uma plena e total compreensão do projeto e suas implicações econômicas, ecológicas, sociais e ambientais.

O primeiro passo, foi colocar a informação visível, detalhada e bem elaborada nas escolas municipais e estaduais, para futuramente propiciar aos alunos e professores a informação sobre os objetivos propostos, e também, promover a discussão destes temas, afim de desenvolver uma visão sistêmica e integrada de ação sustentável no município.

O uso dos 17 objetivos para trabalhos, discussões, projetos e programas, inicialmente ao nível das escolas, visa estabelecer uma base firme e consistente para futuros desenvolvimentos na sociedade, nas associações, industrias comércio e cidadania em geral. O primeiro passo com a instalação nas escolas, é uma meta inicial do projeto que terá a finalidade em consolidar esta primeira etapa.

De acordo com diretora de Departamento de Políticas para Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação, Simone Botega Xavier “a evolução da discussão dos temas nas escolas entre alunos e professores, certamente haverá difusão para os diferentes setores da sociedade atingindo todos os níveis desejados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação”.

“A promoção de uma visão sustentável com ações permanentes depende desta indução pelo poder público, especialmente pelo poder executivo que pode iniciar o processo apoiando, promovendo, dando oportunidade para futuros avanços em todas as outras áreas do município de São Carlos”, acrescentou o secretário municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, José Galizia Tundisi.

Publicado em Educação

 

Pesquisa publicada em revista científica comprovou a detecção do coronavírus em novembro de 2019 em Florianópolis

 

FLORIANÓPOLIS/SC - Pesquisadores da universidade de Burgos, na Espanha, e da Universidade Federal de Santa Catarina, coordenaram um estudo que demonstra a presença do SARS-CoV-2, o novo coronavírus que provoca a covid-19, em águas residuais do Brasil ainda em novembro de 2019.

Conforme informou nesta terça-feira (8) a instituição espanhola, o estudo, publicado pela revista Science of the Total Environment, analisou especificamente a presença do patógeno em águas residuais em Florianópolis.

Todos os resultados da pesquisa indicavam que o SARS-CoV-2, provavelmente, circulava sem ser detectado no Brasil desde aquela época, dois meses antes da notificação do primeiro caso na América do Sul, em 21 de janeiro de 2020 e um mês antes da confirmação dos primeiros positivos em Wuhan, na China.

No estudo, foram analisadas as águas residuais humanas de Florianópolis, recolhidas diretamente da rede de esgoto, para a detecção do novo coronavírus, durante o período de outubro de 2019 e março de 2020.

O patógeno foi detectado mediante diferentes sistemas de RT-qPCR, recomendados por centros de controle de doenças dos Estados Unidos, Europa, entre outras. Todos os resultados positivos de amostras foram confirmados posteriormente por laboratório independente.

Para corroborar a veracidade das conclusões, foram sequenciados os produtos de RT-qPCR para confirmar a identidade com o SARS-CoV-2, e foi feito um estudo de sequenciação direto e completo das amostras de água residual.

Além disso, as amostras de três análises posteriores (de dezembro de 2019, fevereiro e março de 2020) deram positivo em todos os testes RT-qPCR, inclusive com um forte aumento nas amostras colhidas no início de março do ano passado.

Esta é a primeira detecção da presença do RNA do vírus SARS-CoV-2 no continente americano, e indica a presença e circulação do patógeno 56 dias antes da primeira notificação oficial de um caso clínico de Covid-19 no continente, e mais de 90 dias antes do primeiro positivo no Brasil.

Os resultados também demonstraram que a carga viral do novo coronavírus se manteve constante de novembro de 2019 até março de 2020, para em seguida sofrer aumento que coincidiu com o início dos casos em Santa Catarina.

Por R7

 

Publicado em Coronavírus
Terça, 09 Março 2021 14:34

Bandido rouba veículo no Cruzeiro do Sul

SÃO CARLOS/SP - No dia Internacional da Mulher, 08 de março, uma mulher teve seu veículo roubado na rua Alan Kardec, esquina com a Rua Bahia, no Jardim Cruzeiro do Sul, em São Carlos.

Segundo informações, a mulher de 39 anos, tinha acabado de sair do trabalho, quando adentrou no veículo e um marginal surgiu no vidro aparentemente armado e sob fortes ameaças, obrigou a moça a sair do carro, levando assim o Uno Vivance, cor preto, com placas EVG-4605, no carro ainda, o criminoso levou a bolsa, celular e o dinheiro.

A mulher registrou a ocorrência e a Polícia investiga o caso.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - O coordenador do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus, Mateus de Aquino, juntamente com o secretário de Segurança Pública, Samir Gardini e o comandante da Guarda Municipal, Michael Yabuki, se reuniu na última segunda-feira (08/03), com o presidente  da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), José Fernando Domingues (Zelão) e com Paulo Roberto Gullo, presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio) para tratar de alguns abusos ocorridos no setor durante o fim de semana.

O Comitê apresentou aos representantes do comércio algumas fotos e vídeos recebidos através de e-mail e redes sociais da Prefeitura de vários locais funcionando, e, portanto, transgredindo as regras do Plano São Paulo de combate à COVID-19, pois na Fase Vermelha não se permite os atendimentos presenciais em estabelecimentos não-essenciais, além de aglomerações nas portas de lojas.

O secretário de Segurança Pública, Samir Gardini, disse que o Plano São Paulo, na Fase Vermelha, não permite o atendimento presencial em comércios que não são essenciais. “Precisamos de mais cuidado, pois nossa região tem quase 100% de ocupação de leitos de UTI há vários dias, por isso os comerciantes necessitam tomar maiores precauções”, observou.

Mateus de Aquino, coordenador do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus reforçou o pedido de cuidado. “Gostaria de enfatizar aos representantes do comércio que reforcem junto à categoria o respeito à Fase Vermelha do Plano SP, senão poderemos ter medidas mais restritivas, até via Poder Judiciário, bem como não conseguiremos conter a disseminação do vírus”, ponderou.

 “Sempre buscamos o equilíbrio entre a saúde e a manutenção da economia de nossas empresas, mas agora concordamos que realmente é necessário aumentar as restrições para a diminuição da disseminação do coronavírus. Agora é hora do comércio não essencial de São Carlos atender as restrições, se limitando a fazer somente delivery e drive thru, o que é permitido. Cada empresário do comércio deve continuar a fazer a sua parte, como temos feito desde o início. Não abram meia-porta nos seus estabelecimentos, não atendam internamente, não criem nenhuma situação que possa criar filas e não se exponham a multas, punições e conflitos”, afirmou Paulo Gullo.

O presidente da ACISC, José Fernando Domingues, o Zelão, reforça que para avançarmos na escala do Plano São Paulo, retomando a flexibilização, todos precisam colaborar e seguir corretamente as recomendações das vendas por drive thru e delivery. Voltar à situação de fechamento de comércio é preocupante para todos nós e por isso precisamos unir esforços”.

A ACISC também está trabalhando na divulgação e orientação aos comerciantes e aos consumidores de como realizarem as vendas online e de como os consumidores podem fazer as suas compras em segurança.

Publicado em Comércio

RIO DE JANEIRO/RJ - Isis Valverde encantou os mais de 24 milhões de seguidores do Instagram ao divulgar um ensaio especial celebrando o Dia Internacional das Mulheres na segunda-feira (08).

A morena deixou os fãs impressionados ao apostar numa produção poética e dar um show de saúde e boa forma ao surgir nos cliques arrasando no carão de modelo e mostrando até mesmo algumas de suas tatuagens secretas nos registros.

 

“Sou fera, sou bicho, sou anjo e sou mulher. Sou minha mãe e minha filha, minha irmã, minha menina. Mas sou minha, só minha e não de quem quiser”, escreveu na legenda da publicação, que contou com mais de 160 mil curtidas na rede social.

 

 

*Por: Gabriela Ellin / METROPOLITANA

Publicado em Celebridades

BRASÍLIA/DF - O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, informou na segunda-feira (8) que o governo decidiu prorrogar por mais três meses o prazo de carência dos empréstimos concedidos a empresários por meio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

Criado em maio do ano passado como uma forma de ajudar pequenos empresários a enfrentar a crise provocada pela pandemia, o Pronampe permitiu ao empresário pegar até 30% do faturamento em empréstimo, com pagamento em 36 vezes e juros de até 1,25% mais taxa Selic.

O programa tinha prazo de carência de oito meses, e os empréstimos começariam a ser pagos neste mês. Ao todo, as três fases do programa em 2020 emprestaram R$ 37,5 bilhões a 517 mil empresários.

"O Ministério da Economia acabou de aprovar uma extensão de três meses na carência. Ou seja, aquele empresário que tomou recursos em agosto e que teria que começar a pagar agora [...] terá mais três meses, no meio dessa situação muito difícil, para ter um pouco de alívio", afirmou Costa.

Segundo o secretário, o governo articula um projeto de lei para permitir que recursos do Pronampe não usados em 2020 (cerca de R$ 2 bilhões) sejam usados em 2021.

Carlos da Costa afirmou ainda que negocia com o Senado mais R$ 4,8 bilhões para ajudar a socorrer empresas.

 

 

*Por G1 e TV Globo

Publicado em Economia

SÃO CARLOS/SP - Já estão abertas as inscrições para a “V Conferência Municipal de Economia Solidária de São Carlos”, a ser realizada de forma virtual no dia 25 de março pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, juntamente com DAES – Departamento de Apoio a Economia Solidária e o COMESOL - Conselho Municipal de Economia Solidária.

Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 25 de março por meio do link: https://forms.gle/cycJSSGCaSoNRm8u9. A partir da inscrição, o inscrito receberá um e-mail com o link para a sala virtual do evento que será transmitido simultaneamente, ao vivo, no Facebook e Youtube do Fórum Ecosol São Carlos.

 A participação é aberta ao público em geral, mas somente poderão se candidatar a uma vaga de conselheiro os membros de grupos previamente cadastrados no COMESOL. No período da manhã será realizada a abertura oficial seguida da leitura e aprovação do regimento interno. Por fim, será feita uma avaliação da última gestão do Conselho. No período da tarde será a vez das falas de convidados sobre políticas públicas em Economia Solidária e os desafios para os próximos anos. Ao final da tarde serão realizados um debate e a eleição virtual dos novos conselheiros da sociedade civil.

Criada pela Lei nº 15.779/2011 a Conferência Municipal de Economia Solidária, ocorre a cada 2 anos e tem como finalidade analisar os avanços, limites e desafios da Economia Solidária no município, bem como as estratégias para a implantação das políticas públicas. O tema desta edição será uma comemoração e avaliação da lei que institui o programa no município.

 Na oportunidade, os inscritos poderão debater sobre o processo de integração das ações de apoio a Economia Solidária fomentada pelo governo e sociedade civil; debater sobre participação da sociedade civil no conselho e eleger os representantes da sociedade civil que farão parte do Conselho Municipal de Economia Solidária de São Carlos (COMESOL), além de debater e subsidiar com propostas, contendo visão de futuro para que o Conselho Municipal de Economia Solidária de São Carlos possa construir ações voltadas às especificidades de cada setorial representado no mesmo.

“Esse encontro é de grande importância para discutirmos dentro da a Economia Solidária a geração de empregos e as oportunidades, em especial, para os empreendedores e microempreendedores que tem nesse programa a base de seu sustento e recursos. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda apoia a iniciativa e estamos prontos discutirmos e aprimorarmos o programa na gerarão de mais empregos e renda”, enfatizou o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Nino Mengatti.

Economia Solidária - A Economia Solidária é um sistema econômico baseado na existência de empreendimentos (empresas) nas quais a gestão é realizada coletivamente pelos trabalhadores, com democracia direta nas relações de produção, com justa distribuição dos resultados, sem dominação entre seus membros.

 Os Empreendimentos Econômicos Solidários (EESs) podem atuar em todos os setores da economia, primário, secundário e terciário, e em todas as atividades econômicas como produção, comercialização, serviços, distribuição, consumo, crédito, poupança, finanças solidárias, trocas e outras que venham a surgir. Anualmente, o Conselho Municipal de Economia Solidária realiza um cadastramento de Empreendimentos Econômicos Solidários. No último levantamento feito em 2020, o município contava com 11 grupos, totalizando 200 pessoas.

Publicado em Outras Notícias

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Março 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.