fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Segunda, 15 Março 2021

Evento começa em 25 de março e passará por 47 províncias do Japão

 

MUNDO - Os organizadores da Olimpíada de Tóquio pediram nesta terça-feira (16) que os espectadores que acompanharem o revezamento da tocha nas ruas usem máscaras e pratiquem o distanciamento social para ajudar a evitar a disseminação do novo coronavírus (covid-19).

Eles também disseram que a equipe do revezamento da tocha precisa ter exames de coronavírus negativos para partir de Tóquio.

O evento de 121 dias deve começar no dia 25 de março no centro de treinamento J-Village, de Fukushima, uma preparação para o início dos Jogos em 23 de julho, que foram adiados em 2020 por causa do coronavírus.

    "Não tem problema as pessoas assistirem na lateral das ruas, mas quando o fizerem, gostaríamos que praticassem o distanciamento social e evitassem multidões", disse o presidente-executivo da Tóquio 2020, Toshiro Muto, em uma coletiva de imprensa. "Queremos garantir um revezamento da tocha seguro não somente para os corredores, mas para as pessoas das comunidades locais que são gentis o suficiente para sediá-lo".

Os organizadores têm a tarefa inédita de planejar o maior evento poliesportivo do mundo durante uma pandemia. Eles enfrentam decisões difíceis sobre a entrada de torcedores estrangeiros e a quantidade de espectadores nos locais de competição.

Ilustrando as complicações da organização da Olimpíada, a jogadora de futebol japonesa Nahomi Kawasumi disse que não participará do revezamento da tocha, já que no ano passado desistiu do evento devido à pandemia.


Por Chris Gallagher - Repórter da Agência Reuters - Tóquio

Publicado em Esportes


Dados do Imperial College London mostram que 100 infectados transmitem, em média, para outras 123 pessoas

 

SÃO PAULO/SP - A taxa de transmissão da covid-19, estimada pelo Imperial College London, chegou nesta terça-feira (16) ao patamar mais alto observado em 2021.

Os dados mostram que o chamado Rt — uma mediana de quantas pessoas um indivíduo com o vírus é capaz de infectar — atingiu 1,23. O registro anterior havia sido de 1,13.

Na prática, se antes 100 pessoas infectadas transmitiam o vírus para outras 113, agora, as mesmas 100 podem passá-lo para 123.

Estas 123 têm potencial para transmitir para outras 151, que vão infectar outras 186, depois, 228... representando assim uma aceleração da pandemia no país.

Apenas quando o Rt estiver menor que 1 é que há um indicativo de redução do contágio. Neste ano, o Brasil chegou a 1,02, mas nunca abaixo disso.

As estimativas do Imperial College encontram respaldo na realidade. A média diária de novas infecções pelo coronavírus disparou nas últimas duas semanas no país, chegando ao recorde de 71.443 no último dia 13.

O mesmo tem ocorrido com as médias diárias de mortes, que ontem foi de 1.841.

Segundo o Imperial College, o Brasil pode ter 15,1 mil mortes por covid-19 entre hoje e 22 de março. Na semana anterior, os pesquisadores contabilizaram 12,3 mil óbitos.

Por R7

 

Publicado em Coronavírus

 

Interessados têm até o dia 18 de março para fazer a inscrição

SÃO CARLOS/SP - A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) prorrogou o período de inscrição para os candidatos que pretendem concorrer ao processo seletivo do curso de Pedagogia EaD da Instituição.


Os candidatos podem se inscrever até o dia 18 de março, atentando-se para a alteração dos dados no momento da geração da Guia de Recolhimento da União (GRU), pois é preciso incluir a data de 18/03 no campo indicado para "Data de validade/vencimento".


Para inscrever-se no processo seletivo, o candidato deve comprovar a conclusão do Ensino Médio e a realização de uma das últimas cinco edições (2019, 2018, 2017, 2016, 2015) do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a partir do qual será feita a classificação com a nota da redação.


Vale lembrar que estão sendo ofertadas 150 vagas para o curso de Pedagogia EaD, das quais 50% serão destinadas a candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em instituição pública de ensino, com reserva de vagas para pessoas que se autodeclaram pretas, pardas ou indígenas, para pessoas com deficiência e para quem possui renda de até 1,5 salários mínimos. Por isso, no momento da inscrição, o candidato deve observar a modalidade na qual concorrerá à vaga.


Outras informações podem ser obtidas por meio do contato com a Secretaria Geral de Educação a Distância: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os documentos podem ser conferidos no Portal da UFSCar (www.ufscar.br).

Publicado em Outras Notícias

RIBEIRÃO PRETO/SP - A Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) anunciou nesta terça-feira (16) o fechamento de atividades essenciais e a restrição na circulação de pessoas na cidade por ao menos cinco dias contra o avanço da pandemia da Covid-19 e uma situação classificada como de pré-colapso nos sistemas público e particular de saúde.

Segundo o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), a cidade entrará em "lockdown".

Válidas a partir desta quarta-feira (17), as restrições devem se estender pelo menos até domingo (21), e são mais rígidas do que as recentemente impostas pela fase emergencial decretada pelo governo do estado.

Com isso, somente serviços emergenciais poderão funcionar e atividades até então permitidas para atendimento ao público, como supermercados, padarias e oficinas mecânicas, poderão operar apenas por delivery.

Pouco depois do anúncio, mercados da cidade começaram a registrar filas.

Além disso, as autoridades informaram que as pessoas que não estiverem com alguma necessidade ou motivo não devem sair de casa. Serviços públicos oferecidos pela Prefeitura, como o transporte nos ônibus, estarão suspensos. Antes disso, a administração municipal já havia anunciado a suspensão da maior parte dos atendimentos nas unidades de saúde.

"Realmente é uma restrição mais forte possível na tentativa de evitar a circulação das pessoas", afirmou o secretário de Governo Antonio Daas Abboud.

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) também disse que os municípios integrantes da região metropolitana receberão as mesmas orientações, a serem publicadas no Diário Oficial ainda nesta terça-feira.

"Eu vou encaminhar para todos os prefeitos da nossa região metropolitana as medidas que estamos tomando aqui. E, pelo que pude conversar com a maioria deles, a intenção é acompanhar o município sede da região metropolitana em função do pré-colapso da estrutura hospitalar e assistencial", disse.

Apesar disso, as autoridades ressaltaram que o cronograma municipal de vacinação contra a Covid-19 está mantido.

Podem funcionar

  • hospitais
  • UPA
  • serviços de saúde
  • farmácias
  • delivery de alimentação, supermercados, hortifruti e entrega de gás
  • delivery de alimentação e restaurantes
  • coleta de lixo
  • cemitérios
  • posto de gasolina em horário reduzido (das 6h às 20h)
  • autoatendimento presencial exclusivamente em agências bancárias
  • serviço de transporte de mercadorias de outros municípios com destino a cidade ou o contrário

Não podem funcionar

  • bancos - atendimento presencial - e lotéricas

  • transporte coletivo
  • escolas
  • comércio de rua e shoppings
  • lojas de conveniência
  • salões de cabeleireiro e outros equipamentos de estética
  • academias e clubes
  • serviços públicos
  • praças e parques
  • treinos de equipes de alto rendimento esportivo

Colapso na saúde

As novas restrições, segundo a Prefeitura, são tomadas em um contexto de risco de esgotamento total na estrutura de atendimento para pacientes com Covid-19 tanto na rede pública quanto na rede particular de saúde.

Dos dez hospitais que atendem pacientes graves do novo coronavírus, seis estão com 100% de ocupação nesta terça-feira (16). Além disso, o secretário municipal de Saúde, Sandro Scarpelini, destacou o aumento nos números de óbitos na cidade.

As mortes registradas em 15 dias de março - 82 - já representam mais da metade das de fevereiro - 139 e o número máximo de pacientes internados, de 243, é 26,5% maior do que em relação ao ano passado, com 192.

"Nessa situação a gente não consegue garantir assistência para todos de uma maneira rápida como tem sido a proposta desde o começo dessa pandemia. Estamos no limite, muito tênue, situação muito perigosa. Estamos em uma situação de pré-colapso do sistema de saúde", afirmou Scarpelini.

 

 

 

*Por G1 Ribeirão Preto e Franca

Publicado em Ribeirão Preto

Ação ocorreu em São Roque e autora confessou que sabia da existência das drogas na postagem; o responsável pelo envio das substâncias teve a prisão preventiva solicitada à Justiça

 

SÃO ROQUE/SP - A Polícia Civil prendeu um mulher, de 21 anos, após flagrá-la recebendo 80 comprimidos de ecstasy por meio de uma encomenda dos Correios. A ação ocorreu na última sexta-feira (12), em São Roque, no interior do Estado.

Os investigadores locais souberam da entrega para a suspeita e passaram a monitorar sua casa, na rua Esmeralda. Assim que o funcionário dos Correios fez a entrega para a moça, os agentes realizaram a abordagem e encontraram as drogas dentro da encomenda.

Questionada, a mulher contou que era promotora de eventos e que a postagem era do homem responsável por organizar as festas que ela divulgava. A suspeita confessou que sabia que a entrega se tratava de entorpecentes.

De posse da identificação do suspeito responsável pelo envio das substâncias, os policiais civis foram até a casa dele, também em São Roque, mas não o localizaram.

Todo a droga foi apreendida para pericia e a mulher presa em flagrante. Ela foi levada à delegacia sede do município, onde foi indiciada por tráfico de drogas e permaneceu detida à disposição da Justiça. O homem investigado teve a prisão preventiva solicitada à Justiça.

Publicado em Outras Cidades

SÃO CARLOS/SP - Um morador na Rua Rafael de Abreu Sampaio Vidal, esquina com a 28 de setembro, no Centro, gravou um vídeo e pede encarecidamente que o SAAE resolva um vazamento de água que ocorre há muito tempo. Vale ressaltar que outras pessoas já fizeram suas reclamações ao SAEE, mas até agora nada foi feito.

“Já fui no SAAE e já liguei no 08000 e me disseram que devido a pandemia foi reduzido o número de funcionários, poxa então fica vazando água? Ou seja, dinheiro público indo literalmente pro ralo?” disse o morador.

No vídeo ainda, o morador pede à população que compartilhe o vídeo para que isso seja resolvido o quanto antes, pois são milhares de litros d’água tratada indo embora. 

A Rádio Sanca está entrando em contato com a autarquia para tentar resolver esta situação que aflige os moradores da região.

Telefone do SAAE: 08000-111-064

Publicado em Outras Notícias

ARARAQUARA/SP - Por volta das 4h da madrugada desta terça-feira (16), um homem foi esfaqueado por um criminoso na Avenida Padre Antônio Cezarino, na Vila Xavier, na cidade de Araraquara.

De acordo com informações, a vítima tem uma lanchonete e distribuidora de bebidas e estava trabalhando com delivery. Depois de arrumar o estabelecimento, ele terminou o turno por volta das 03h30.

O homem, ao chegar no portão, foi atacado pelo criminoso, que estava no interior da casa. Ele atacou o homem com uma faca e teve o peito perfurado após entrar em luta corporal.

O bandido fugiu a pé, mas foi pego pela PM na Rua São Bento, na região central de Araraquara. A vítima foi socorrida para a UPA Central com ferimentos no rosto e no peito, e ficou em observação.

A esposa da vítima reconheceu o bandido na delegacia. O autor foi preso em flagrante por latrocínio e ficou a disposição da justiça.

 

 

*Por: Marcelo Bonholi / PORTAL MORADA

Publicado em Araraquara

Com mais de 150 atividades gratuitas no ambiente digital, o Festival convida o público a uma jornada de aprendizado criativo envolvendo artes visuais e tecnologias. E pela primeira vez está sendo disponibilizado gratuitamente o Almanaque FestA!, uma mistura de livro, manual, guia e caderno de jogos, repleto de histórias, curiosidades, atividades e outras experiências

 

SÃO CARLOS/SP - O FestA! – Festival de Aprender do Sesc São Paulo é aquele momento do ano para celebrar o fazer artístico e a descoberta do potencial criativo de cada um por meio do encontro com artistas, educadores e públicos diversos. Dessa vez, o Festival acontece no meio digital – de 19 a 28 de março – em uma programação de bate-papos, lives, oficinas, cursos e intervenções, com opções para diversas faixas etárias, nos canais e redes sociais das unidades do Sesc em todo o estado de São Paulo. Mesmo com o uso intenso da tecnologia, o evento busca um contato com os fazeres artísticos ancestrais e tradicionais, sem deixar de olhar para o futuro dessas artes.

Por meio de atividades que unem artes, tecnologias e diferentes práticas culturais, o FestA! – Festival de Aprender busca incentivar o prazer pelo fazer artístico em distintas gerações e favorecer o reconhecimento do potencial criador presente em cada indivíduo. As mais de 150 atividades gratuitas se voltam aos mais variados perfis de públicos com diferentes faixas etárias e interesses.

Para Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo “2020 ficará marcado não somente como o ano em que a convivência entre as pessoas foi afetada pela pandemia de covid-19. Ele também deverá ser lembrado como o período em que nos vimos chamados a reinventar os meios de nos relacionarmos e, principalmente, de cuidarmos uns dos outros. É nesse sentido que o FestA! – Festival de Aprender, impedido de promover a reunião entre os que cultivam o prazer de aprender e de criar, remodela o seu formato e vai ao encontro desses aprendizes-criadores em suas casas”.

Realizado anualmente pelo Sesc São Paulo desde 2017, o FestA! – Festival de Aprender teve que se reinventar em sua mais nova edição. Com os planos de encontros presenciais suspensos em 2020 e sem perspectivas de quando seria possível reunir pessoas novamente, o que parecia um impedimento virou um desafio. Apesar do isolamento, houve um crescimento na procura de novos aprendizados, muitos com foco na criatividade, e o Festival atua justamente na aproximação desses públicos diversos, convidando-os a conhecer uma amostra do que é oferecido regularmente na programação de cursos e oficinas da instituição, permitindo a possibilidade do encontro, mesmo que à distância.

 

Programação online e plural

Contemplando cursos online, dicas, vídeos, bate-papos e lives, as atividades do FestA! – Festival de Aprender aliam artes visuais e tecnologias e acontecem virtualmente nas 40 unidades do Sesc no Estado de São Paulo.

A programação traz vários destaques como o bate-papo Sair a Terreiro: Artes e Tecnologias em Confluência com o rapper, cantor e compositor Emicida, que acontece dia 19 de março, sexta-feira, às 18h30, no Facebook do Sesc SP e no YouTube do Sesc Registro. Com mediação de Priscila Oliveira, educadora no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Registro, o encontro tem ainda participação da líder quilombola Maria da Guia Marinho, da cientista social, educadora popular e moradora da comunidade da Enseada da Baleia, na Ilha do Cardoso, em Cananéia, Tatiana Cardoso e do artista visual urbano Xadalu.

Para quem gosta de artes gráficas, nos dias 19 de março (sexta-feira, das 11h às 16h), 20 de março (sábado, das 11h às 20h) e 21 de março (domingo, das 11h às 21h30), no YouTube do Sesc 24 de Maio, acontece a Printa-Feira na Rede!, a versão online da tradicional feira de arte impressa autoral e publicações alternativas e independentes do Sesc 24 de Maio. Quinze participantes, de diferentes segmentos dentro das artes gráficas, farão lives de aproximadamente 40 minutos em que apresentam seu trabalho editorial e mostram algum aspecto da impressão e edição gráfica relacionada à sua produção. Além das lives, haverá seis bate-papos com editores sobre diversos assuntos ligados à produção editorial e financiamento coletivo – e um fanzine exclusivo para download.

A produção têxtil latino-americana marca presença com a série Linha-Continente: Tramas Latinoamericas, que acontece dia 20 de março, sábado, às 15h, com as artistas e artesãs têxteis mexicanas da Malacate – Colectiva de Mujeres Autónomo y Autogestivo e dia 27 de março, sábado, às 15h, com a artista têxtil peruana Ana Tereza Barbosa. Os encontros serão um misto de bate-papo e oficina em que se ensinará/demonstrará algo muito simples e breve como um ponto de bordado ou um nó de um quipu (ou khipu). Na oficina Trama: Faça seu KHIPU Adaptado (dias 25 e 26 de março, quinta e sexta-feira, às 19h), o Historiador e Promotor Cultural peruano Adrian Ilave mostra técnicas para utilizar o instrumento incaico como uma ferramenta de comunicação.

Em Desenha e Fala: Floresta de Pé, Fascismo no Chão (dia 24 de março, quarta-feira, às 20h, no YouTube do Sesc Consolação) o público é convidado a conversar e desenhar a partir de propostas do artista Denilson Baniwa e da educadora Ana Paula Anderson, que debatem tentativas de aproximar cidade e floresta. Já na oficina Colado em Casa: Oficina de Colagem Digital com Softwares Gratuitos (dias 23 e 25 de março, terça e quinta-feira, das 15h às 17h – encontros sequenciais), o designer e artista visual Matheus Souza apresenta possibilidades de remixagem da imagem através da colagem digital.

 

Atividades para os pequenos

O FestA! – Festival de Aprender também reservou uma programação específica para as crianças. A oficina Terra Fértil para Crianças (dia 20 de março, sábado, às 11h) é um estímulo para interação de famílias com o brincar, resgatando a delicadeza da brincadeira no quintal, estimulando a imaginação, lançando mão dos brinquedos não estruturados, dando às crianças (de 3 a 12 anos) algo totalmente sem estrutura, uma massa, colorida, para criar seu mundo.

Objetos Impressos: Desenhar com Carimbos de Utensílios e Elementos do Cotidiano (dias 20 e 21 de março, sábado e domingo, às 16h30 – encontros independentes) é uma oficina que tem como ponto de partida a prática artística de apropriação de objetos de caráter urbano e cotidiano que, ao serem impressos, revelam imagens e enfatizam desenhos e formas deslocados de seu contexto original. Já na oficina Ateliê de Invenções: Maurizio Zelada (dia 21 de março, domingo, às 11h, no Facebook, Instagram e YouTube do Sesc Birigui), o inventor Maurizio Zelada abre as portas do seu ateliê e apresenta suas invenções e traquitanas. O criador de diversos elementos cênicos do programa Castelo Rá Tim Bum também vai ensinar a fazer uma engenhoca simples e divertida.

Parte das atividades da programação do FestA! oferece vagas limitadas e acontece por meio de plataformas de videoconferência. As inscrições para esses encontros têm início a partir das 14h do dia 17 de março em sescsp.org.br/inscricoes

 

Almanaque FestA!

Novidade da quarta edição do FestA! – Festival de Aprender, o Almanaque FestA! potencializa a criação de diferentes universos artísticos, por qualquer pessoa, em qualquer lugar. Para tanto, foram reunidos arte-educadores da equipe do Sesc São Paulo e artistas de diversas linguagens. Com 102 páginas e dividido em sete seções – Impressão, Matriz & Cópia; Trama; Traço; Pigmento; Forma & Volume; Imagem, Tempo & Movimento e Remix – o Almanaque reúne curiosidades, histórias, exemplos, jogos e proposições criativas para que se possa dividir experiências.

Não é preciso ter conhecimento prévio para realizar as atividades, só é necessário ter vontade e deixar a criatividade fluir. A ideia é que as pessoas desenvolvam juntas a curiosidade pelas artes visuais e suas tecnologias, colocando as mãos na massa e transformando seus entornos.

A versão impressa da publicação será distribuída gratuitamente, a partir do mês de abril, a 70 mil trabalhadores de baixa renda, do comércio, serviços e turismo, o público prioritário do Sesc, exclusivamente por meio do programa de relacionamento com empresas da instituição. Para o público em geral, o Almanaque FestA! já está disponível para consulta online, download gratuito e impressão a partir da plataforma Sesc Digital, em sescsp.org.br/almanaquefesta

 

Para roteiro:

FestA! – Festival de Aprender – De 19 a 28 de março.

Programação Sesc São Carlos

oficina
desCONSTRUÇÃO do OLHAR: exploração da criatividade e desenho
Com Lucas Tannuri
Os participantes escolhem pequenos objetos para ressignificá-los e criarem desenhos a partir deles. Não há a necessidade de saber técnicas de desenho, a  metodologia da oficina será focada na imaginação, adentrando a técnica de perspectiva, entrelaçando desenho e observação do dia a dia e das situações que nos permeiam.
Lucas Tannuri é publicitário, formado pela Universidade de Araraquara e atua no mercado audiovisual desde 2003. Embasado por uma estética humanizada e uma preocupação com a linguagem utilizada, dedica-se à fotografia, ao design, aos trabalhos audiovisuais e à ilustração, por meio da L'art Produtora, empresa a qual dirige, atuando in loco e, acima de tudo, supervisionando todos os trabalhos por ela assinados. Como ilustrador, além de desenhar para caderno infantil de jornal impresso por vários anos e assinar outros trabalhos gráficos, bem como abstract graphics e animações de videoclipes. Além disso, publicou em 2018, em conjunto com sua filha, o livro "O Grande Desafio das Pequenas Coisas", com desenhos inspiradores.
Formato: aulas via zoom para inscritos previamente,
Dia 19/3, sexta, das 14h às 18h
Inscrição - Grátis

16 anos

ateliê
Objetos impressos: desenhar com carimbos de utensílios e elementos do cotidiano
Com Mirella Marino
A oficina tem como ponto de partida a prática artística de apropriação de objetos de caráter urbano e cotidiano que, ao serem impressos, revelam imagens e enfatizam desenhos e formas deslocados de seu contexto original. Os participantes constroem novas composições, investigando maneiras de transformar esses elementos por meio da imaginação e construindo narrativas que componham um pequeno livro.

Encontro 1 - Carimbos:  a proposta é que objetos de nossas casas sejam utilizados como carimbos, de tal forma a despertar novos olhares para esses elementos e para o nosso entorno. Os participantes são convidados a experimentar o uso dessas "matrizes" inusitadas como ponto de partida para a criação de novas imagens, interferindo posteriormente nestas impressões por meio da colagem. 

Encontro 2  - Frotagem: Os participantes são convidados a investigarem diferentes texturas e superfícies de suas casas e a partir dessas apropriações construírem novas imagens com o uso da técnica da colagem.

MIRELLA MARINO é artista visual, vive e trabalha em São Paulo. Participa de exposições coletivas e individuais e em 2004 recebeu o Prêmio Estímulo CPFL pelo trabalho realizado no Museu de Arte de Ribeirão Preto. Desde 2005 realiza trabalhos em grandes dimensões destinados a edifícios em diversas cidades do país. Publicou dois livros infantis pela Companhia das Letrinhas: 2 Cores (2011) e Impressão das Coisas (2014), ambos em parceria com a artista Renata Bueno.

Você vai precisar de:
Papel sulfite
Papéis coloridos
Giz de cera
Cola bastão
Tinta guache ou corante alimentício
Esponjas de lavar louça
Tesoura
Objetos da casa que possam ser carimbados
Almofadas de tinta para carimbo (opcional)

Plataforma Zoom
Dias 20 e 21/3, sábado e domingo, das 16h30 às 18h30
Grátis
Vagas limitadas. Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em inscricoes.sescsp.org.br
Livre

oficina
Edição de Poemas Sonoros
Com Renato Assis, educador do Espaço de Tecnologias e Artes.
Gravação de trechos de poemas de Manoel de Barros, que serão editados em software livre para construção do ambiente sonoro de um novo poema.
Recomendável instalar no computador o software livre Audacity (https://www.audacityteam.org/download/)

Plataforma Zoom
Dia 24/3, quarta, das 15h às 17h
Ação Online
Grátis
Vagas Limitadas. Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em inscricoes.sescsp.org.br
12 anos

oficina
Animação de poemas com Scratch
 Com Renato Assis, educador do Espaço de Tecnologias e Artes.
Os participantes são convidados a desenvolver seu poema animado utilizando o  Scratch,  uma ferramenta online que permite criar sequências animadas, desenhos interativos e até jogos em 2D. Com ele, é possível não somente criar objetos digitais de aprendizagem, mas, principalmente, se apropriar da linguagem de programação.
Plataforma Zoom
Dia 25/3, quinta, das 15h às 17h
Grátis
Vagas limitadas. Inscrições a partir das 14h do dia 17/3 em inscricoes.sescsp.org.br
10 anos

ateliê
Desobjetos de tecer: exploração de objetos comuns como instrumentos de tecer
Com Coletivo Meio Fio
A partir da leitura de poemas de Manoel de Barros, adultos e crianças são convidados a explorar objetos comuns (canetas, chaves de fenda e pentes) como instrumentos de tecer.

Vídeo 1- Bordado em Peneiras
Inspirados pela leitura de "O menino que carregava água na peneira" bordaremos em ponto cruz uma peneira na desfunção, função poesia.

Vídeo 2 - Tricô em chave de fenda, colher de pau e afins.
"Não quero saber como as coisas se comportam. Quero inventar comportamento para as coisas". Manoel de Barros descomporta a função de objetos e significados de palavras. Assim como o poeta, observaremos a casa e com um par de chaves de fenda, colheres de pau ou canetas tricotaremos as entrelinhas.

Vídeo 3 - Tricô de dedo e de pente
Chamem as crianças que iremos tecer a partir de um pente e, como Manoel de Barros, criar uma nova didática da invenção.

COLETIVO MEIOFIO foi criado em 2015 e desenvolve projetos que transformam espaços e narrativas por meio do fazer manual têxtil, trabalhando com a construção de valores de identidade e comunidade. Já atuou em 30 cidades, envolvendo em tramas mais de 4 mil participantes em projetos para instituições culturais como o Sesc SP, Sesc MG, Masp, Centro Cultural Banco do Brasil, MIS, Centro Cultural São Paulo, Itaú Cultural.

FORMATO: 3 Vídeos tutoriais+ PDF com instruções para cada vídeo. Serão publicados no Youtube da unidade em 3 dias consecutivos.
De 26 a 28/3, sexta a domingo, das 16h30 às 17h30
Grátis
10 anos
 

 

Programação completa: sescsp.org.br/festa

Siga @etasescp @sescsp #FestanoSesc
+ perfis e canais de todas as unidades

Publicado em Entretenimento

Teste é uma importante ferramenta para o rastreamento de lesões precursoras do câncer do colo do útero, o terceiro tipo de câncer mais comum entre as brasileiras

 

JAÚ/SP "A pandemia não é desculpa para não fazer o teste de Papanicolaou", afirma a ginecologista do Hospital Amaral Carvalho (HAC) Lenira Mauad. O lembrete da médica sobre o exame que detecta o câncer do colo do útero é um reforço da campanha nacional celebrada neste mês, o Março Lilás.

   A mobilização alerta para o terceiro tipo de câncer mais comum entre as brasileiras – o segundo mais frequente entre os tumores ginecológicos. A doença é causada pela infecção por alguns tipos do HPV (Papilomavírus Humano), transmitidos pelas relações sexuais. "Esse tipo de infecção é muito comum, mas, em algumas mulheres, o HPV  pode causar alterações nas células dos órgãos genitais, principalmente no colo do útero, e com o tempo, se não detectadas e tratadas,  podem evoluir para câncer. O teste de  Papanicolaou é uma importante ferramenta na detecção dessas lesões precursoras do câncer do colo do útero que são curáveis na maioria dos casos", explica Lenira. 

 

Quando fazer o Papanicolaou?

  A especialista do HAC Lenira Maria Queiroz Mauad.jpg Mulheres que já tiveram relações sexuais, especialmente a partir dos 25 anos, devem fazer o Papanicolaou periodicamente. Após dois exames com resultados normais, a coleta pode ser espaçada com intervalo máximo de três anos.

"Infelizmente, ainda há muitas mulheres que passam quatro, cinco anos sem fazer o exame, e acabam detectando lesões em estágio mais avançado", lamenta a profissional do HAC.

   Lenira afirma ainda que, por conta da pandemia, muitas mulheres deixaram de procurar atendimento médico ou realizar o exame. "Isso não pode acontecer. Temos um teste eficiente, gratuito, disponível nos postos de saúde".

   No Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico do HAC, as jauenses podem agendar um horário pelo telefone (14) 3602-1241 para fazer o Papanicolaou com segurança, já que no local estão sendo mantidas todas as medidas de precaução contra a COVID-19.

   Em 25 anos de atuação, o serviço atendeu mais de 64 mil mulheres. "Nossa experiência e dados mostram que o diagnóstico precoce garante quase 100% de cura. Hoje, a taxa de mortalidade das mulheres rastreadas pelo programa é praticamente zero", destaca a médica. 

 

Prevenção desde a infância

   No Brasil, desde 2014, o Ministério da Saúde incentiva a prevenção desde a infância, antes do início da vida sexual, com a aplicação da vacina contra o HPV. Meninas de nove a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, podem ser vacinados gratuitamente nos postos de saúde. "Mas a procura ainda é baixa. É importante que os pais ou responsáveis autorizem e incentivem a imunização. É mais uma forma de evitar a infecção pelo vírus e reduzir as chances do desenvolvimento do câncer do colo do útero e outras doenças relacionadas", completa.

Publicado em Outras Cidades

GROENLÂNDIA - Após uma realocação de núcleos de gelo para um subúrbio de Copenhague (Dinamarca), em 2017, pesquisadores da Universidade de Copenhague encontraram caixas fechadas com núcleos de gelo datadas de 1966 – os primeiros núcleos de gelo perfurados na Terra.

As análises do gelo há muito esquecido foram concluídas e são apresentadas em um novo estudo com resultados inovadores. O trabalho foi publicado na revista “PNAS”.

Dentro dos núcleos, que vêm das profundezas do manto de gelo em Camp Century, Groenlândia, os pesquisadores da Universidade de Copenhague e seus colegas belgas e americanos se tornaram os primeiros a encontrar esses macrofósseis com milhões de anos.

 

Galhos e folhas inteiros

Os fósseis são grandes o suficiente para serem vistos sem um microscópio.

“Nós nos beliscamos sobre o tesouro que havíamos encontrado! Porque dentro dos núcleos, que em sua maioria se assemelham a cascalho compactado, pudemos identificar galhos e folhas inteiros, perfeitamente preservados após milhões de anos. Nunca havíamos encontrado nada assim, nem outros pesquisadores”, explicou a professora Dorthe Dahl-Jensen, do Instituto Niels Bohr da Universidade de Copenhague.

“Análises completas de DNA são normalmente necessárias para identificar quais plantas e animais estão no gelo”, ela prosseguiu. “Mas aqui, podemos ver as coisas imediatamente. O gelo foi perfurado em um local incrível onde havia obviamente plantas e galhos antes que o gelo cobrisse a Groenlândia.”

 

Detalhes do passado

Galhos e folhas revelam uma história rara e única sobre a vegetação da paisagem da Groenlândia como era há milhões de anos, quando o clima da Terra era mais quente e a maior ilha do mundo não era coberta por gelo.

“Entre as folhas, galhos e restos de plantas que encontramos estão hepáticas (Marchantiophyta) e um tipo de musgo lanoso. Nossas análises mostram que eles vêm da floresta boreal – as florestas de coníferas, bétulas e salgueiros comuns no Canadá e no Alasca. Essas plantas e árvores resistentes são tolerantes ao frio”, explicou Dorthe Dahl-Jensen.

Os núcleos de gelo também forneceram aos pesquisadores conhecimentos sobre as mudanças climáticas na Groenlândia que datam de vários milhões de anos. Esse conhecimento é útil para nos ajudar a perscrutar a bola de cristal e ver o clima do futuro.

“Depois de medirmos os isótopos de água no gelo, podemos confirmar descobertas anteriores de que o manto de gelo está intacto e cobriu a Groenlândia por cerca de 1 milhão de anos. Antes disso, havia períodos entre os mantos de gelo em que a Groenlândia ficava sem gelo. Esses resultados ilustram o quão incrível é o gelo e como ele pode suportar tanto – incluindo períodos de temperaturas mais altas como a que estamos agora”, explicou a professora de paleoclimatologia.

 

Forte influência

De acordo com ela, porém, o gelo será fortemente influenciado pelo aumento da temperatura que vários modelos climáticos preveem que ocorrerá nos próximos 100 anos.

“Se ocorrer o pior cenário, os mantos de gelo da Groenlândia e da Antártida começarão a derreter, o que pode fazer com que o nível do mar suba até 70 metros. No entanto, isso levará muito tempo, milhares de anos. Felizmente, ainda podemos fazer algo sobre isso e evitar essas grandes elevações do nível do mar – é uma questão de ação”, diz ela.

O próximo passo para trabalhar com os núcleos de gelo esquecidos do Camp Century é realizar análises de DNA do gelo e dos resíduos sedimentares. “Veremos se podemos encontrar vestígios de besouros, borboletas e outros insetos também”, concluiu a professora Dahl-Jensen.

 

*Por: PLANETA

Publicado em Meio Ambiente

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Março 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.