fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Segunda, 22 Março 2021

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirma nesta terça-feira (23/03) mais 2 óbitos por COVID-19 no município, totalizando 191 mortes.

Morreram na noite da última segunda-feira (22/03) um homem de 74 anos, internado em hospital público desde 01/03 e uma mulher de 64 anos, internada em hospital privado desde 21/02.

Também ontem (22/03) morreu um homem de 66 anos de Descalvado internado em hospital público de São Carlos desde 17/03.

A Vigilância Epidemiológica foi notificada nesta terça-feira (23/03) de surto em instituição de longa permanência de idosos. De 46 idosos, 7 apresentaram resultado positivo para COVID-19. De 48 funcionários, 1 apresentou resultado positivo para o coronavírus. O médico da instituição está avaliando os idosos e até o momento todos permanecem em isolamento na própria instituição. Todos os idosos e funcionários da instituição já receberam a primeira dose da vacina do laboratório AstraZeneca/Oxford/Fiocruz.

São Carlos contabiliza neste momento 12.782 casos positivos para COVID-19 (100 resultados positivos foram divulgados hoje), com 191 óbitos confirmados e 126 descartados.

Dos 12.782 casos positivos, 12.008 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 19 óbitos sem internação, 755 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 481 receberam alta hospitalar e 172 positivos internados foram a óbito.12.042 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 30.085 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (143 resultados negativos foram liberados hoje).

Estão internadas neste momento 126 pessoas, sendo 57 adultos na enfermaria (57 positivos, 2 suspeitos e 1 negativo). Na UTI adulto estão internadas 62 pessoas (61 positivos e 1 suspeito). 1 criança com resultado positivo para COVID-19 está internada em leito pediátrico de UTI/SUS. Neste momento 3 crianças estão internadas na enfermaria, todas com resultado negativo. 17 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos, sendo 11 em UTI/SUS e 2 em UTI de hospital particular. 1 paciente de outro município está internado em enfermaria do SUS e 3 em enfermaria de hospital particular.

A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS adulto está neste momento em 97,5% (38 adultos estão internados) e 1 criança está internada em UTI/SUS pediátrica. As duas vagas de UTI/SUS adulto já estão reservadas para pacientes de transferências CROSS. Na enfermaria/SUS estão internadas 27 pessoas. Na rede particular 36 pessoas estão internadas na enfermaria e 24 na UTI.

O município conta hoje com 44 leitos UTI/SUS, sendo 10 para adultos no Hospital Universitário (HU) e 34 na Santa Casa (30 leitos na ala adulto e 4 na ala pediátrica).

 

UPAS/CENTRO DE TRIAGEM – Neste momento 12 pessoas estão sendo atendidas em leitos de estabilização: 7 na UPA do Aracy, 2 na Vila Prado, 1 na Santa Felícia e 2 no Centro de Triagem do Ginásio Milton Olaio Filho.

 

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 51.401 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 49.601 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 1.800 ainda continuam em isolamento domiciliar.

A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal (quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre - mesmo que referida -, calafrios ou dor de garganta ou dor de cabeça ou tosse ou coriza ou distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos), sendo que 32.259 pessoas já realizaram coleta de exames, 24.033 tiveram resultado negativo para COVID-19, 7.982 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 244 aguardam resultado de exame.

O boletim emitido diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabiliza as notificações das unidades de saúde da Prefeitura, Hospital Universitário (HU), Santa Casa, rede particular e planos de saúde

Publicado em Coronavírus

 

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, realizou uma avaliação dos estudos que estão sendo realizados para a concessão do Cemitério Nossa Senhora do Carmo e a aquisição de um novo espaço para sepultamentos.

Durante a reunião realizada pelo presidente da Comissão e secretário municipal de Serviços Públicos, Mariel Olmo, foram repassadas as tramitações do processo baseado a partir de um estudo realizado pela Geo Brasilis Consultoria, Planejamento, Meio Ambiente e Geoprocessamento, que posteriormente, será levado para consultas e audiências públicas para possíveis ajustes ou sugestões por meio de debate popular.

O estudo tem como objetivo um novo espaço para que os sepultamentos da cidade possam ocorrer a partir de uma empresa especializada por meio de publicação por edital e de concorrência pública, que possibilitará ampliar a prestação de serviços na cidade com a supervisão da própria Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

“Com sinal positivo do estudo apresentado aos membros da Comissão, vamos encaminhar todo o material para abertura de consultas públicas e agendamento de uma audiência a ser realizada na Câmara Municipal de São Carlos. Nossa ideia é apresentar a proposta de concessão do Cemitério Nossa Senhora do Carmo, e futuramente, fazer a aquisição desse novo espeço para sepultamento”, explicou Mariel Olmo, secretário de Serviços Públicos.

Publicado em Outras Notícias

 

SÃO CARLOS/SP - No Dia Mundial da Tuberculose, 24 de março, data proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar atenção sobre a doença que ainda é considerada uma emergência global pelas instituições de saúde, o Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (CAIC), órgão da Secretaria de Saúde de São Carlos, chama atenção para a importância do diagnóstico precoce da infecção.

Segundo Daniela Falcão, enfermeira do CAIC e responsável pelo Programa de Tuberculose, em São Carlos 31 pacientes estão em tratamento com tuberculose ativa (quando a doença está ativamente produzindo sintomas e pode ser transmitida para outras pessoas) e 32 com tuberculose latente (quando a pessoa está infectada com o Mycobacterium tuberculosis, mas as bactérias não estão produzindo sintomas). “A doença tem tratamento, se a pessoa está com tosse por mais de duas semanas, cansaço, febre, perda de apetite e suor excessivo à noite, deve procurar qualquer Unidade Básica de Saúde ou Unidade de Saúde da Família e solicitar para fazer o exame de escarro para diagnóstico da tuberculose. Se tiver a doença, o paciente é encaminhado para tratamento aqui no CAIC”, informa a enfermeira, lembrando que devido a pandemia de COVID-19 também é necessário antes fazer o teste para o novo coronavírus.

Estima-se que houve redução mundial de 25% de testes diagnósticos para tuberculose desde o início da pandemia. O aumento da mortalidade pela doença é de 13%, de acordo com a OMS.

A tuberculose tem cura e o tratamento é oferecido de forma gratuita pelo SUS. Apesar da melhora dos sintomas logo nas primeiras semanas, é primordial seguir corretamente as orientações do médico durante a terapia completa, que dura no mínimo seis meses.

O CAIC São Carlos está localizado na avenida São Carlos, nº 3.392. Outras informações sobre os testes podem obtidas pelo telefone (16) 3419-8240.

 

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda informa que seguem abertas, até o dia 25 de março, as inscrições para a “V Conferência Municipal de Economia Solidária de São Carlos”, organizada pelo Conselho Municipal de Economia Solidária (COMESOL) e pelo Departamento de Apoio a Economia Solidária (DAES).

Neste ano, por conta da pandemia e das medidas sanitárias de distanciamento social, a conferência será realizada virtualmente. Os interessados em participar podem se inscrever, por meio do link: https://forms.gle/cycJSSGCaSoNRm8u9.

A partir da inscrição, o interessado receberá um e-mail com o link para a sala virtual do evento que será transmitido simultaneamente, ao vivo, no Facebook e Youtube do Fórum Ecosol São Carlos.

A participação é aberta ao público em geral, mas somente poderão se candidatar a uma vaga de conselheiro os membros de grupos previamente cadastrados no COMESOL.

No período da manhã será realizada a abertura oficial seguida da leitura e aprovação do regimento interno. Por fim, será feita uma avaliação da última gestão do Conselho. No período da tarde será a vez das falas de convidados sobre políticas públicas em Economia Solidária e os desafios para os próximos anos. Ao final da tarde será realizado um debate e a eleição virtual dos novos conselheiros da sociedade civil.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3371-9219 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Publicado em Outras Notícias

 

SÃO CARLOS/SP - O lobo guará, resgatado no final de dezembro de 2020 por uma força tarefa formada por profissionais do Parque Ecológico, Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Polícia Ambiental, UFSCar, Associação Mata Ciliar, ICMBio e EMBRAPA, em uma área rural de São Carlos, próximo a Fazenda Canchim, após denúncias da população ao ver o animal debilitado perto do Residencial Damha, vai passar por uma cirurgia nesta quarta-feira (24/03) no hospital veterinário do Parque Ecológico de São Carlos.

De acordo com o diretor do Departamento de Defesa Animal da Secretaria de Serviços Públicos, Fernando Magnani, o lobo que chegou com baixa imunidade e lesões de pele, já se encontra recuperado após um acompanhamento realizado pelo Parque Ecológico e supervisionado por uma zootecnista especialista em animais silvestres, contratada pela Prefeitura de São Carlos.

Porém para a soltura do animal a natureza a equipe do Parque Ecológico, após discussões técnicas internas e avaliações externas, sobre uma lesão que o animal tem desde a época da captura, entende que o melhor para o lobo guará será uma cirurgia para prover a consolidação adequada desses ossos já partidos. “Organizamos uma equipe formada por veterinário ortopedista, anestesista, veterinário clínico e médico ortopedista para operar o animal para a colocação de uma placa de titânio elaborada sob encomenda para ele. O procedimento será realizado na sala de cirurgia do Parque Ecológico, evitando dessa forma o deslocamento desnecessário do animal”, explicou Magnani.

Após a recuperação da cirurgia, o lobo guará será encaminhado para o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) que juntamente com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, providenciará a soltura do animal em seu habitat natural.

 

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - Uma mulher compareceu ontem, 22, ao 2º Distrito Policial para registrar uma ocorrência contra um casal, que segundo ela, teria lhe agredido no último sábado, 20, em São Carlos.

A mulher de 42 anos, disse aos Policiais que estava em uma festa (que não pode durante a pandemia), localizada na Avenida Morumbi, quando ela estava de costas e teve seu cabelo puxado por uma outra mulher e que um homem lhe agredia com tapas no rosto. Ainda segundo a vítima, ela ficou com uma lesão no braço, nas costas e no supercílio.

Publicado em Policial

INDONÉSIA - A Indonésia lançou um programa de vacinação em massa gratuito contra a covid-19 em uma tentativa de impedir a propagação do vírus e fazer sua economia voltar a se aquecer.

Mas o país está adotando uma abordagem diferente dos demais. Em vez de vacinar os idosos na primeira fase, depois dos trabalhadores da linha de frente, ela terá como alvo os trabalhadores mais jovens com idade entre 18 e 59 anos.

A Indonésia vai usar a CoronaVac, a mesma que o Instituto Butantan fornecerá para parte da população brasileira. No Brasil, no entanto, o Ministério da Saúde vai priorizar trabalhadores de saúde e idosos.

O presidente Joko Widodo, 59, foi a primeira pessoa no país a receber a vacina na quarta-feira. O vice-presidente Ma'ruf Amin, de 77 anos, não receberá a vacina ainda porque está fora do grupo prioritário.

Por que priorizar jovens adultos que trabalham?

O professor Amin Soebandrio, que faz parte de um conselho que assessorou o governo em sua estratégia de "juventude primeiro", argumenta que faz sentido priorizar a imunização dos trabalhadores — aqueles "que saem de casa e se espalham por todo o lugar e depois à noite voltam para casa, para suas famílias ".

"Nosso alvo é aqueles que provavelmente espalharão o vírus", disse ele à BBC Indonésia, serviço de notícias da BBC para o país.

Ele argumenta que essa abordagem dará ao país a melhor chance de obter imunidade de rebanho, algo que ocorre quando uma grande parte de uma comunidade se torna imune por meio de vacinações ou da disseminação em massa de uma doença.

Acreditava-se que 60-70% da população global precisaria ser imune para impedir que o coronavírus se propague facilmente. No entanto, esses números aumentarão consideravelmente se as novas variantes, mais transmissíveis, se espalharem amplamente.

"Esse é o objetivo de longo prazo — ou pelo menos reduziremos significativamente a propagação do vírus para que a pandemia fique sob controle e possamos fazer a economia andar novamente", disse o professor Soebandrio.

A Indonésia, com população de 270 milhões, tem o maior número cumulativo de casos de covid-19 no sudeste da Ásia. Segundo dados do governo, cerca de 80% dos casos são da população trabalhadora.

Embora escolas e escritórios do governo estejam fechados há quase um ano, o governo tem resistido a colocar em prática restrições rígidas, temendo o impacto na economia do país. Mais da metade da população trabalha no setor informal, portanto, para muitos, trabalhar em casa não é uma opção.

O ministro da Saúde do país, Budi Gunadi Sadikin, defendeu a estratégia e insiste que não se trata apenas da economia, mas de "proteger as pessoas e visar primeiro aqueles que provavelmente a pegarão e espalharão".

"Estamos nos concentrando em pessoas que têm que conhecer muitas pessoas como parte de seu trabalho; moto-táxi, policiais, militares. Portanto, não quero que as pessoas pensem que isso é apenas sobre economia. Trata-se de proteger as pessoas". ele disse.

E quanto aos idosos?

O governo argumenta que oferecerá também proteção aos idosos.

"Imunizar os membros que trabalham em uma família significa que eles não estão trazendo o vírus para dentro de casa, onde estão seus parentes mais velhos", disse Siti Nadia Tarmizi, porta-voz do Ministério da Saúde para o programa de vacinação contra covid-19.

A maioria dos idosos na Indonésia vive em lares com pessoas de outra geração, e isolá-los do resto da família costuma ser impossível.

"Portanto, é um benefício adicional dessa abordagem, que ao vacinar pessoas de 18 a 59 anos também oferece alguma proteção aos idosos com quem vivem", disse ela.

No entanto, há um problema: não se sabe se a vacina impede a disseminação do vírus ou se ela impede apenas o desenvolvimento de sintomas graves.

"Simplesmente não temos essa informação ainda", disse o professor Robert Read, especialista que assessora os departamentos de saúde do Reino Unido sobre imunização.

"A razão pela qual o Reino Unido não imunizou antes a população mais jovem, é que, primeiro, os mais jovens não contraem uma doença tão grave e, segundo, não fomos capazes de demonstrar ainda que as vacinas têm qualquer impacto na transmissão", disse ele.

A abordagem da Indonésia, disse ele, precisaria de uma absorção de vacina muito alta — "pelo menos 50% com toda a probabilidade, para impedir a morte e hospitalização em sua população mais velha".

"É possível que, se eles obtiverem taxas de cobertura muito altas, haja algum impacto na transmissão, embora obviamente ainda não tenhamos visto isso."

Que testes a Indonésia conduziu?

A Indonésia adotou sua abordagem única em parte porque a principal vacina que está usando não foi testada em idosos.

O país está dependendo fortemente da CoronaVac fabricada pela chinesa Sinovac para inocular sua população, com 3 milhões das 125 milhões de doses prometidas já entregues e sendo distribuídas para unidades de saúde em todo o país.

O governo só realizou testes na faixa etária de 18 a 59 anos como parte do estudo multipaíses Sinovac.

"Cada país poderia fazer testes em uma faixa etária diferente e a Indonésia foi convidada a fazer o teste com a população trabalhadora", disse a Dra. Nadia. A Indonésia vai começar a imunizar os idosos, diz o ministério, na segunda rodada, com vacinas da Pfizer-BioNTech e Oxford-AstraZeneca.

Mas mesmo que eles tivessem sido solicitados a testar em pessoas com mais de 60 anos, ela diz que provavelmente ainda estariam focados em imunizar a população trabalhadora primeiro, pois eles acreditam que isso protegerá a maioria das pessoas.

A Indonésia diz que a vacina da Sinovac tem uma eficácia de 65,3%, mas descobriu-se que é 50,4% eficaz em testes clínicos no Brasil, segundo os resultados mais recentes. Os especialistas dizem que somente quando tivermos dados completos saberemos sua real eficácia e seremos capazes de compará-la com outras vacinas.

Como os cientistas veem a estratégia?

"Não sabemos se vai funcionar e isso precisa ser avaliado", disse Peter Collignon, professor de doenças infecciosas da Australian National University.

Mas ele disse que faz sentido adaptar a estratégia de vacinação para as circunstâncias de um país.

"Se você é um país em desenvolvimento, posso ver como uma política de proteção de seus jovens trabalhadores adultos, aqueles que espalham mais o vírus, pode ser um método razoável, porque você não pode realmente dizer às pessoas para ficarem em casa."

O Prof Read concordou, dizendo: "Não cabe a nós, nos países ocidentais ricos, dizer a outros países ao redor do mundo o que eles deveriam estar fazendo". Ele disse que acha que a abordagem indonésia "pode ​​ser a coisa certa para o seu país" e destacou que, globalmente, todos não têm certeza de qual é a coisa certa a fazer no momento.

O professor Dale Fisher, do National University Hospital, disse que a Indonésia estava adotando uma "abordagem pragmática".

"Eles estão dizendo que vamos vacinar essa faixa etária sobre a qual temos os dados. É um grupo acessível e certamente ajudará a manter os negócios funcionando", disse ele.

Como a Indonésia está lidando com a pandemia?

O plano ambicioso da Indonésia não será fácil de executar.

A sua população é a quarta maior do mundo, espalhada por um vasto arquipélago junto ao equador, onde existem grandes desafios logísticos em termos de manter as vacinas à temperatura exigida.

O sistema de saúde já está sofrendo com o aumento do número de casos.

Os cemitérios em Jacarta, o epicentro da pandemia, estão lotados e os hospitais dizem que estão lutando para lidar com o número de pacientes.

O especialista em saúde pública, Dicky Budiman, da Griffith University, da Austrália, disse que o governo precisa fazer mais para proteger os vulneráveis, fortalecendo o que ele chamou de estratégia pandêmica fundamental: testar, rastrear e tratar e impor o distanciamento social.

O jornalista local Citra Prastuti em Jacarta, que acabou de se recuperar do vírus, disse que "sair de casa é como entrar em uma zona de guerra, com o número crescente de grupos familiares — parece que nenhum lugar é seguro o suficiente para nós".

Ela disse que as mensagens de saúde pública têm sido confusas e conflitantes. "As pessoas são incentivadas a ficar em casa durante o feriado, mas os hotéis oferecem descontos e não há restrições de transporte."

E não houve rastreamento de seu caso, disse ela, depois que relatou às autoridades de saúde locais.

"Portanto, não sei se estou incluída nos dados gerais da covid ou não", disse ela. "Acho que muitas pessoas veem a vacina como uma saída fácil, como a cura de todas as doenças, como o salvador final."

Há também uma preocupação sobre se a vacina é halal - algo importante para muçulmanos.

A gelatina derivada de porcos é usada como estabilizador em algumas vacinas, mas o consumo de carne de porco é proibido aos muçulmanos, que representam cerca de 90% da população indonésia.

E mensagens têm circulado nas redes sociais na Indonésia dizendo que a vacina Sinovac contém elementos de macacos.

O presidente Widodo, ele próprio um muçulmano, disse que não deveria se importar porque se trata de uma emergência de saúde, mas alguns estão procurando orientação religiosa.

O Conselho Ulema da Indonésia (MUI), cujo trabalho é decidir essas coisas, manteve longas discussões e, após uma auditoria profunda, anunciou que a vacina da Sinovac é halal.

Anteriormente, 30-40% das pessoas entrevistadas pelo Ministério da Saúde expressaram dúvidas sobre a vacina contra covid-19 e 7% disseram que não queriam ser vacinadas.

A preocupação sobre se a vacina era halal ou não foi uma das principais razões, disse a doutora Nadia.

"Louvado seja Deus, isso foi esclarecido", disse ela.

 

 

*Por: Rebecca Henschke e Pijar Anugrah / BBC

Publicado em Coronavírus

É direcionado a engenheiros, arquitetos, tecnólogos de edificações, gerentes e gestores de empreendimentos da construção civil

 

SÃO CARLOS/SP - Estão abertas as inscrições para nova turma do curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Obras, ofertado pelo Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A modalidade de ensino é a distância com aulas síncronas. 

O objetivo dessa iniciativa é transferir conhecimento para aperfeiçoar profissionais atuantes na construção civil, o que irá possibilitar melhor capacitação e atualização no que diz respeito à gestão de obras, com destaque aos principais tópicos: produtividade no uso dos recursos físicos, orçamentação, planejamento e controle de obras, qualidade e resíduos na construção civil.

Por se tratar de um curso de aperfeiçoamento (pós-graduação), exige-se que os participantes tenham concluído um curso de graduação. Seu público-alvo são principalmente engenheiros, arquitetos, tecnólogos de edificações, gerentes e gestores de empreendimentos da construção civil.

A carga horária é de 196 horas-aula, ministradas aos sábados das 8 às 17 horas, respeitando intervalos entre encontros e feriados. 

As inscrições estão abertas e os interessados podem se inscrever até 26 de março pelo site do curso (www.gestaodeobras.ufscar.br/portal), onde constam outras informações como corpo docente, estrutura do curso, calendário e investimento. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo whatsapp (19) 97160-1416.

Publicado em Educação

SÃO CARLOS/SP - O Sargento PM Ferreira e o Soldado PM Ribeiro, conseguiu deter um menor com drogas na Rua Fernão Dias, cruzamento com a Rua Brás Cubas, em São Carlos.

A equipe Dejem, realizava patrulhamento quando avistou o indivíduo, que ao ver a viatura dispensou uma sacola na cor branca contento 10 porções de maconha, 06 eppendorfs de cocaína e 10 porções de crack. Já em revista corporal no adolescente foi localizado R$ 121,00 em dinheiro.

R.H.A.B, foi conduzido ao Plantão Policial onde foi elaborado o ato infracional de tráfico de drogas, depois o menor foi liberado para sua mãe.

Publicado em Policial

SÃO PAULO/SP - Simaria deixou os fãs completamente apaixonados ao posar com looks diferentes no perfil da dupla Simone e Simaria nesta última segunda-feira (22).

A cantora deu um show de boa forma ao posar com diversas produções para diferentes ocasiões, desde as mais chiques até um look fashion e confortável para o dia a dia. Nos cliques, o corpão de Simaria chamou atenção e a publicação contou com mais de 72 mil curtidas!

Recentemente, mostramos por aqui que Simaria é uma rainha no sertanejo brasileiro e isso não é novidade para ninguém. Mas parece que a musa também gosta de mexer com o coração de seus seguidores com toda a sua boa forma.

 

 

*Por: Gabriela Ellin / METROPOLITANA

Publicado em Celebridades

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Março 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.